Neve e Chuva Congelada atingiram 11 municípios de SC; ao menos 40 têm temperaturas negativas ao amanhecer

Onze cidades catarinenses registraram neve entre quinta-feira (20) e a tarde desta sexta-feira (21), sendo três delas na Grande Florianópolis, informou a Epagri/Ciram. Segundo o órgão estadual que monitora o tempo em Santa Catarina, a neve e a chuva congelada foram registradas na Serra, Grande Florianópolis e também no Norte do estado. Ao menos 40 municípios tiveram temperaturas negativas no amanhecer desta sexta, a menor delas no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra, onde fez –8,6ºC. Foi a menor temperatura do ano e também a menor nesta estação meteorológica desde 2013. Na Grande Florianópolis, a neve ocorreu na parte serrana da região, nas cidades de Major Gercino, Anitápolis e Rancho Queimado. Com o frio intenso, nesta sexta ainda foi possível observar a neve nesses locais. Em Rancho Queimado fez 0ºC e, em Major Gercinono, 2ºC nesta sexta. Em Anitápolis não há estação meteorológica. Já na capital fez 9ºC ao amanhecer. Além da Grande Florianópolis, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urupema, Urubici, na Serra, e Grão Pará, no Sul, registraram “chuva congelada” na noite de quinta-feira (20). No Norte catarinense, o fenômeno ocorreu nesta sexta em Joinville, São Bento do Sul e Mafra nessas duas últimas, já durante a tarde.

Paraná amanhece com temperaturas negativas e geada em várias regiões

Depois do registro de neve em Tijucas do Sul, na região Metropolitana de Curitiba, e de chuva congelada na capital, na sexta-feira (21), o sábado (22) também amanheceu gelado e com geada em grande parte das regiões, segundo o Sistema Meteorológico Simepar. De acordo com o meteorologista Lizando Jacóbsen, a menor temperatura do estado foi de -5,7°C, em General Carneiro, no sul do estado. Curitiba amanheceu com 1,4ºC e em Colombo, na região metropolitana, o sábado começou com -0,4ºC. Várias cidades do estado também tiveram temperaturas baixas e negativas. Por volta das 8h30, todas as cidades do Paraná tinham mínimas abaixo de 10ºC. O frio deve continuar intenso pelo menos até segunda-feira (24). Depois, perde força e as temperaturas voltam a subir aos poucos durante a semana. Não há previsão de chuva para os próximos dias, segundo o especialista. No domingo (23), a capital paranaense deve ter mínima de 4ºC, e a máxima não deve passar de 15ºC. Em Rio Negro, a mínima deve ser de 0ºC, União da Vitória 2ºC, e Guarapuava deve começar o dia com 5ºC.

Caixa abre 770 agências hoje das 8h até 12h

A Caixa abre hoje (22), de 8h às 12h, 770 agências para atendimento aos beneficiários do auxílio emergencial e do saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). As pessoas nascidas de janeiro a junho poderão realizar o saque em espécie do auxílio emergencial. Já os trabalhadores nascidos entre janeiro e março poderão sacar o FGTS Emergencial, conforme calendário criado para evitar aglomerações em agências e unidades lotéricas. Veja a relação de agências que estarão abertas. O banco reforça que todas as pessoas que procurarem atendimento durante o funcionamento das agências serão atendidas e que não é preciso chegar antes do horário de abertura.

ANS suspende reajuste de planos de saúde por 120 dias

Os planos de saúde estão proibidos até o fim do ano de reajustar as mensalidades, decidiu hoje (21) à noite a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), em reunião extraordinária. A suspensão dos aumentos por 120 dias, de setembro a dezembro, foi aprovada por quatro votos favoráveis e uma abstenção. Estão congelados os preços de todos os tipos de planos: individuais, familiares e coletivos. A suspensão valerá tanto para os reajustes anuais como para os aumentos decorrentes de mudança de faixa etária dos planos de assistência médica e exclusivamente odontológica. Os aumentos concedidos até agora não serão revistos. Em nota, a ANS informou que medidas futuras para reequilibrar os contratos e compensar o impacto da suspensão sobre as operadoras serão decididas em futura reunião, ainda sem data. Somente na ocasião, a agência decidirá se os planos poderão cobrar retroativamente os clientes a partir de janeiro. Para os reajustes de planos individuais e familiares, não haverá anúncio nem autorização de reajuste em 2020. Isso porque o percentual máximo de reajuste, tradicionalmente definido entre maio e julho, não tinha sido divulgado. Os planos coletivos com menos de 30 participantes (empresariais e por adesão) tiveram os aumentos suspensos de setembro a dezembro, sem possibilidade de revisão de reajustes anteriores. Negociados livremente entre a operadora e o contratante, os reajustes dos planos com 30 participantes ou mais estão suspensos de setembro a dezembro, mas a empresa contratante poderá escolher se pagará o preço com ou sem o reajuste. Nesse caso, a opção deverá ser informada à operadora do plano.

Pressões

Ontem (20), o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse que poderia pautar a votação de um projeto de lei para suspender o aumento das mensalidades em 2020 caso a ANS não tomasse a decisão. Segundo ele, reajustar um plano em 25% representa um desrespeito à sociedade em meio à pandemia do novo coronavírus. Por meio de nota, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) informou que, por basearem-se em custos do ano anterior, os reajustes de 2020 não refletiriam os efeitos da pandemia sobre o sistema de saúde. A entidade informou ter recomendado a suspensão dos reajustes até julho. Segundo a ANS, não faz sentido reajustar os planos com base nos custos de 2019 porque houve queda na demanda em parte dos atendimentos médicos, como cirurgias eletivas. Segundo a Abramge, o impacto da demanda reprimida sobre os atendimentos adiados ainda está sendo avaliado e somente agora o sistema de saúde volta à normalidade.

INSS adia para setembro retomada do atendimento presencial em agências

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) adiou para setembro a retomada do atendimento presencial em suas agências. A data ainda não foi definida e poderá ser anunciada ainda nesta sexta-feira (21). A reabertura estava prevista para a próxima segunda-feira (24). A suspensão do atendimento nas unidades ocorreu em março em razão da pandemia de covid-19 e, desde então, o INSS e a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia vem prorrogando o atendimento remoto aos segurados e beneficiários. O cidadão que tiver necessidade de acessar os serviços do INSS continua podendo recorrer aos canais remotos, o aplicativo Meu INSS e a Central 135. Segundo o INSS, essas formas de atendimento continuarão sendo utilizadas mesmo após a reabertura das agências e serão adotadas medidas para simplificação dos procedimentos e a ampliação do prazo para cumprir exigências. Ainda de acordo com o órgão, em um primeiro momento, o tempo de funcionamento das unidades da Previdência será parcial, com seis horas contínuas, e o atendimento será exclusivo aos segurados e beneficiários com agendamento prévio pelos canais remotos. Também serão retomados os serviços que não possam ser realizados por meio dos canais de atendimento remotos como perícias médicas, avaliação social e reabilitação profissional. As agências que não oferecerem as condições mínimas para o funcionamento presencial poderão ficar de fora da reabertura. Neste caso, será mantido o regime de plantão reduzido para tirar dúvidas.

Receita abre consulta ao 4º lote de restituição do IR na segunda-feira

A Receita Federal abre nesta segunda-feira (24), às 9 horas, a consulta ao quarto lote de restituição do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) de 2020. O crédito bancário para 4.479.172 contribuintes será realizado no dia 31 de agosto, totalizando o valor de R$ 5,7 bilhões. Desse total, R$ 248.630.681,67 referem-se ao quantitativo de contribuintes que têm prioridade legal: 6.633 contribuintes idosos acima de 80 anos, 36.155 contribuintes entre 60 e 79 anos, 4.308 contribuintes com alguma deficiência física ou mental ou doença grave e 17.787contribuintes cuja maior fonte de renda seja o magistério. Foram contemplados ainda 4.414.289 contribuintes não prioritários que entregaram a declaração até o dia 19 de junho de 2020. Para saber se teve a declaração liberada, o contribuinte deverá acessar a página da Receita Federal na internet. Na consulta à página da Receita, no Portal e-CAC, é possível acessar o serviço Meu Imposto de Renda e ver se há inconsistências de dados identificadas pelo processamento. Nesta hipótese, o contribuinte pode avaliar as inconsistências e fazer a autorregularização, mediante entrega de declaração retificadora. A Receita disponibiliza, ainda, aplicativo para tablets e smartphones que facilita consulta às declarações do IRPF e situação cadastral no CPF. Com ele será possível consultar diretamente nas bases da Receita Federal informações sobre liberação das restituições do IRPF e a situação cadastral de uma inscrição no CPF.

Governo vai lançar novo programa habitacional

O ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, disse hoje (21) que, na próxima semana, o governo federal vai lançar um novo programa de habitação popular e que pretende “apoiar fortemente” os municípios para a regularização fundiária de suas áreas. “Nós precisamos atacar uma situação que é muito ruim, metade da população brasileira que mora em habitações no país não tem a escritura pública”, disse. Hoje, o governo atua por meio do Programa Minha Casa Minha Vida, em parceria com a Caixa Econômica Federal, e atende famílias de diversas faixas de renda, com diferentes modalidades de contratação e recursos oriundos do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), por exemplo. Marinho participou hoje (21), ao lado do presidente Jair Bolsonaro, da entrega de 300 moradias a famílias de baixa renda de Mossoró, no Rio Grande do Norte, em um conjunto habitacional que leva o mesmo nome do município. Os investimentos da União na construção das residências somam R$ 18,3 milhões e vão beneficiar mais de 1,2 mil pessoas.

Covid-19: Brasil tem mais 1.054 mortes e 30.355 casos confirmados

Nas últimas 24 horas, o Brasil registrou 1.054 mortes por covid-19 e 30.355 pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Os dados foram apresentados no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite desta sexta-feira(21). Com isso, o total de óbitos chegou a 113.358. O resultado marcou um aumento de 1% sobre ontem, quando o painel trazia 112.304 falecimentos. Ainda conforme a atualização do Ministério da Saúde, o total de casos confirmados acumulados chegou a 3.532.330. A soma representou crescimento de 0,8% sobre ontem, quando o número de pessoas infectadas desde o início da pandemia estava em 3.501.975. A atualização do Ministério registrou ainda 748.217 pessoas em acompanhamento e outras 2.670.755 que já se recuperaram. A taxa de letalidade (número de mortes pelo total de casos) ficou em 3,2%. A mortalidade (quantidade de óbitos por 100 mil habitantes) atingiu 53,9. A incidência dos casos de covid-19 por 100 mil habitantes é de 1680,9.

SC: Estado confirma 129.072 casos, 117.156 recuperados e 1.960 mortes por Covid-19

Santa Catarina tem 129.072 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 117.156 se recuperaram e  9.956 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 20. A Covid-19 causou 1.960 mortes no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,52%. Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina e 196 têm registro de ao menos um óbito. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, com 10.863 casos. Na sequência estão Blumenau (7.662), Balneário Camboriú (5.398), Florianópolis (5.139), Chapecó (4.925), Itajaí (4.543), Criciúma (4.235), Brusque (3.849), São José (3.649) e Palhoça (3.536). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 74%. Isso significa que, dos 1.478 leitos existentes no estado, 384 estão livres e 1.094 estão ocupados, sendo 474 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Governo sanciona Lei que autoriza farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica contra a mulher

Uma notícia importante para as famílias catarinenses. O Governador Carlos Moisés sancionou a Lei 17.985/2020, nesta quarta-feira, 19, que autoriza os atendentes de farmácias e drogarias a receberem denúncias de violência doméstica e familiar contra a mulher. A autoria do Projeto de Lei é da deputada estadual Luciane Carminatti. “É uma honra sancionar a lei que visa garantir mais um canal de comunicação para as mulheres informarem sobre agressões sofridas no ambiente familiar, neste período tão adverso que estamos vivenciando”, declarou o governador. A nova lei, publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) nº 21.335, estabelece que os atendentes das farmácias e drogarias, ao receberem a denúncia, devem comunicar imediatamente às autoridades competentes para adotarem com urgência as medidas protetivas necessárias e cabíveis.  A denúncia poderá ser feita de forma presencial ou por telefone, sendo que o profissional deverá pegar os dados da pessoa, como nome, endereço e número de telefone. Quando não for possível haver menção expressa da denúncia, deverá ser utilizada a frase de passe “Preciso de Máscara Roxa. É como se fosse um código para a comunicação segura entre o denunciante e o atendente. Ao ser mencionada a frase de passe pelo cliente, o funcionário do estabelecimento deverá informar à pessoa que o produto não está disponível e fazer a comunicação imediata às autoridades. A lei já está em vigor e vale para os estabelecimentos em funcionamento durante a vigência do estado de calamidade pública em decorrência da pandemia de coronavírus em Santa Catarina. Cabe ao Poder Executivo regulamentar a lei em todos os aspectos necessários a sua efetiva aplicação.

>>> Confira na íntegra a Lei nº 17.985

Paraná: Saúde registra mais 2.328 casos de coronavírus; óbitos são 37

A Secretaria de Estado da Saúde confirma nesta sexta-feira (21) 2.328 novos casos de Covid-19 e mais 37 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Estado soma 113.335 casos e 2.894 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto. INTERNADOS – São 1.028 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 internados: 830 estão em leitos SUS (384 em UTI e 446 em leitos clínicos/enfermaria) e 198 em leitos da rede particular (69 em UTI e 129 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.048 pacientes internados, 509 em leitos UTI e 539 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. ÓBITOS – A secretaria estadual informa a morte de mais 37 pacientes residentes no Estado. Todos estavam internados. São 18 mulheres e 19 homens com idades que variam de 37 a 90 anos. Os óbitos ocorreram entre 14 de julho e 21 de agosto. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (14), Colombo (3),Ponta Grossa (3) e Londrina (2), e houve um óbito em cada um dos seguintes municípios: Almirante Tamandaré, Apucarana, Arapongas, Balsa Nova, Cambe, Cascavel, Dois Vizinhos, Fazenda Rio Grande, Florestópolis, Janiópolis, Lapa, Palmas, Pinhais, São José dos Pinhais e Toledo.

INTERNACIONAL

Californianos enfrentam calor e pandemia para fugir de incêndios

Milhares de californianos deslocados se reuniram sob ordens de retirada, em meio a uma onda de calor e uma pandemia nessa quinta-feira (20), quando incêndios causados por raios se alastraram pela vegetação seca, pela grama e pelo chaparral nos arredores da Baía de San Francisco. Como a sequência mais intensa de raios incendiários a atingir a Califórnia em mais de uma década está sobrecarregando os bombeiros, autoridades estão se mobilizando desde quarta-feira para obter os reforços necessários fora do estado. Estima-se que mais de 11 mil raios, a maioria no norte e no centro da Califórnia, deflagraram mais de 370 incêndios diferentes nesta semana, dando origem a quase duas dúzias de grandes problemas que ameaçam milhares de lares e provocam retiradas em massa. “Não sobrou nada”, disse o morador Nick Pike à CapRadio de Sacramento, depois que ele e três vizinhos perderam as casas próximas da cidade de Vacaville, a cerca de 88 quilômetros ao nordeste de San Francisco. Dezenas de casas e outros edifícios ficaram em ruínas. A agência de notícias Associated Press relatou que os incêndios florestais deixaram pelo menos cinco mortos, citando comunicados das autoridades.

LOTERIA

Mega-Sena sorteará hoje prêmio de R$ 40 milhões

A Mega-Sena pagará R$ 40 milhões aos acertadores do concurso 2292, a ser realizado neste sábado (22). Segundo a Caixa Econômica Federal, as seis dezenas serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, localizado no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), nas casas lotéricas credenciadas pela Caixa em todo o país ou pela internet. A cartela, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

BRASILEIRÃO – SÉRIE A – JOGOS DESTE SÁBADO 22 DE AGOSTO

AO VIVO
15h-Champions League Feminino-Lyon (F) x Bayern Munique (F)-ESPN BRASIL
15h-Champions League Feminino-Arsenal (F) x PSG (F)-ESPN

BRASILEIRÃO – SÉRIE A

16h-Brasileirão Série A-Athletico PR x Fluminense-TNT, EI PLUS (INTERNET)
16h-Campeonato Francês-Lille x Rennes-TV5 MONDE
19h-Brasileirão Série A-Internacional x Atlético Mineiro-TNT, PREMIERE FC
21h-Brasileirão Série A-Goiás x Atlético GO-PREMIERE 4

BRASILEIRÃO – SÉRIE A – JOGOS DE DOMINGO 23 DE AGOSTO

R Casa Visitante Transmissão Data Local
5 CAP FLU TNT sáb. 22/08 16h Arena da Baixada
5 COR FOR Premiere sáb. 22/08 19h Arena Corinthians
5 INT CAM TNTPremiere sáb. 22/08 19h Beira-Rio
5 GOI ACG Premiere sáb. 22/08 21h A Definir
5 FLA BOT Premiere dom. 23/08 11h Maracanã
5 VAS GRE TVPremiere dom. 23/08 16h São Januário
5 PAL SAN GloboPremiere dom. 23/08 16h Allianz Parque
5 BGT CFC Premiere dom. 23/08 16h Nabi Abi Chedid
5 CEA BAH Premiere dom. 23/08 18h Castelão
5 SPO SAO SporTVPremiere dom. 23/08 19h Ilha do Retiro

Liga dos Campeões pode definir quem será o melhor jogador do mundo

Paris Saint-Germain (PSG) e Bayern de Munique entram em campo neste domingo (23), às 16h (horário de Brasília), no Estádio da Luz, em Lisboa (Portugal), para decidirem qual é o melhor time da Europa. Se a equipe alemã tenta o sexto título da história, os franceses chegam na final da Champions League pela primeira vez. Contudo, há outra disputa em jogo. Quando a bola rolar, Neymar e Lewandowski terão toda a partida pela frente para convencer técnicos e capitães das seleções filiadas à Fifa, além de jornalistas especializados, de que um deles é o melhor jogador do mundo. Isto porque a a entidade máxima do futebol profissional, apesar de não fazer a cerimônia de entrega, divulgará o vencedor do prêmio “FIFA The Best”.

Jorge Jesus estreia no Benfica, com nove brasileiros no elenco

após a passagem triunfante pelo Flamengo, o técnico Jorge Jesus enfrenta neste sábado (22) o primeiro desafio no comando do Benfica, de Portugal. O time fará um amistoso com o Estoril e Jesus poderá dar a primeira oportunidade para o trio brasileiro recém-contratado: Gilberto (ex-Fluminense), Pedrinho (ex-Coritnhians) e Everton Cebolinha (ex-Grêmio). O duelo será no no Centro de Treinamento (CT) do clube em Setúbal, região metropolitana de Lisboa. O Estoril  terminou na quarta posição da segunda divisão do Campeonato Português. Será o primeiro teste dos seis amistosos dos encarnados nesta pré-temporada. O principal objetivo do Benfica é chegar em forma na partida eliminatória da fase de grupos da Champions League 2020/2021. O confronto está previsto para ocorrer nos dias 15 ou 16 de setembro. O adversário ainda será definido. O Benfica ainda conta com mais seis brasileiros no elenco. O goleiro Helton Leite (ex- Botafogo), os zagueiros Francisco Morato (formado na categoria de base do São Paulo) e Jardel (ex-Avaí); o meio-campista Gabriel (ex-Resende); e os atacantes Carlos Vinícius (com passagem nas categorias de base de Palmeiras e Santos) e Dyego Sousa (ex-Moto Club, do Maranhão).

Sevilla vence Inter de Milão por 3 a 2 e conquista hexa da Liga Europa

O Sevilla conquistou o hexacampeonato da Liga Europa, nesta sexta-feira (21), ao derrotar a Inter de Milão por 3 a 2 em partida disputada em Colônia (Alemanha). O time espanhol é o maior vencedor da história da competição, e levantou mais uma taça após um confronto com um primeiro tempo frenético, e o gol do título saindo dos pés de um brasileiro que tinha tudo para ser o vilão da final, mas acabou saindo como herói.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná