Inverno no Hemisfério Sul começa neste sábado

Começa hoje (20), às 18h44, o inverno no Hemisfério Sul. A estação é marcada como um período menos chuvoso nas regiões Sudeste, Centro-Oeste, e de parte das regiões Norte e Nordeste, O invero se estenderá até as 10h31 do dia 22 de setembro. A diminuição da chuva em boa parte do país acaba por reduzir também a umidade relativa do ar, favorecendo o aumento de queimadas, incêndios florestais e a incidência de doenças respiratórias. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), as localidades que, no inverno, costumam apresentar maiores quantidades de chuva são o noroeste da Região Norte, leste do Nordeste e parte da Região Sul. Outras características da estação são as incursões de massas de ar frio, procedentes do sul do continente. Por causa delas, há no país, queda “acentuada” das temperaturas médias do ar. Também são observadas formações de nevoeiros e/ou névoa úmida nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste, decorrentes das inversões térmicas. Segundo o Inmet, as massas de ar frio podem resultar em temperaturas inferiores a 22 ºC sobre a parte leste da regiões Sul e Sudeste, com fenômenos como a formação de geadas nas regiões Sul, Sudeste e no estado do Mato Grosso do Sul; neve em áreas serranas e planaltos da Região Sul; e episódios de friagem nos estados de Rondônia, Acre e no sul do Amazonas.

Justiça nega pedido de prisão domiciliar a Fabrício Queiroz

Na madrugada deste sábado (20) a desembargadora Suimei Cavaleiri, da 3ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, negou o pedido de substituição de prisão preventiva por domiciliar, feito pelo advogado Paulo Catta Preta ao ex- assessor do senador Flávio Bolsonaro ( Republicanos- RJ), Fabrício Queiroz. Como o processo está sob segredo de Justiça, a íntegra da decisão não foi divulgada. Ainda sem data definida, o mérito do habeas corpus será julgado pelo colegiado da 3ª Câmara Criminal. Na última quinta-feira (18), Queiroz, investigado em um suposto esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio e por lavagem de dinheiro, foi preso em Atibaia, no interior de São Paulo. A casa onde ele estava pertence a Frederick Wassef, advogado da família Bolsonaro. Segundo informações dada pelo caseiro da propriedade à polícia, o caseiro afirmou que ele estava no local havia mais de um ano. No mesmo dia o ex-assessor foi transferido para o Rio de Janeiro, onde está preso no Complexo Penitenciário de Gericinó, conhecido como Bangu 8. Por causa da pandemia de Covid-19, Queiroz ficará isolado por 14 dias, em uma cela de 6m2, com chuveiro, sanitário e pia.

Mário Frias é nomeado para a Secretaria Especial de Cultura

O ator Mário Frias foi o escolhido pelo presidente Jair Bolsonaro para ser o novo titular da Secretaria Especial de Cultura. A decisão foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União nesta sexta-feira, 19. Frias será o quinto secretário da Cultura do governo, sucedendo Regina Duarte, que ficou pouco mais de dois meses no cargo, e Roberto Alvim, demitido depois de usar elementos nazistas em um discurso. O ator foi um dos poucos artistas que compareceram à posse de Regina Duarte, em março. Ele o presidente almoçaram no Palácio do Planalto há um mês. O decreto publicado nesta sexta-feira, 19, traz apenas a assinatura do presidente Jair Bolsonaro, mas não a do ministro do Turimo, Marcelo Álvaro Antônio, a quem a pasta é subordinada.

Reunião de ministros de Bolsonaro com Moraes tem tom de ”missão de paz”

A reunião ocorrida na tarde desta sexta-feira (19/6) entre os três ministros do governo do presidente Jair Bolsonaro e o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) ocorreu em tom de missão de paz e foi vista como “construtiva”. Esse foi o primeiro passo do governo para levantar uma bandeira branca na tentativa de pacificar as relações entre o Executivo e o Judiciário. O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Luiz Mendonça, o ministra da Secretaria-Geral, Jorge Oliveira, e o advogado-geral da União, José Levi Mello viajaram a São Paulo com a missão de “baixar as temperaturas” e restabelecer a ponte de comunicação entre os poderes. Os três ministros desembarcaram no final da tarde em Brasília e se dirigiram diretamente ao Palácio da Alvorada para relatar a Bolsonaro os termos da conversa com o magistrado.

Flávio Bolsonaro é intimado pelo MPF para depor no caso dos supostos vazamentos da PF em operação

O senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ) foi intimado pelo Ministério Público Federal no Rio de Janeiro para prestar depoimento por causa da investigação criminal que apura supostos vazamentos da PF na Operação Furna da Onça, deflagrada em 2018, como adiantou o colunista Lauro Jardim, em O Globo. A investigação teve início após revelação feita pelo empresário Paulo Marinho de que Flávio teria tido conhecimento prévio da operação que apurava o esquema de rachadinha na Assembleia Legislativa do Rio.

Contradições entre o que pensam Weintraub e o Banco Mundial

Para exercer a função, para a qual já foi formalmente indicado pelo governo brasileiro, Weintraub não dependerá apenas da chancela dos outros oito países que compõem o grupo liderado pelo Brasil no órgão, mas também precisará mudar, ao menos temporariamente, parte de suas convicções. Ex-integrante da ala ideológica do governo Bolsonaro, Weintraub é um discípulo do escritor Olavo de Carvalho, crítico do que ele chama de globalismo, ideologia de gênero e negacionista do aquecimento global como um fenômeno produzido pela ação humana. “O Banco Mundial tem como consenso a necessidade do combate às mudanças climáticas, a importância da igualdade de oportunidades entre os gêneros para o desenvolvimento econômico dos países e o valor do diálogo multilateral”, afirma o ex-presidente do Banco Mundial Otaviano Canuto, que já esteve na cadeira pleiteada por Weintraub. Mais do que isso, a instituição financia projetos que promovam esses valores.

Consulta sobre nova data do Enem começa neste sábado

A consulta sobre a nova data do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 poderá ser feita a partir deste sábado (20) na página do participante. Para participar, é preciso acessar a página, com CPF e senha utilizados no cadastro do portal único do Governo Federal, o gov.br, e indicar o período em que prefere fazer as provas. São três opções disponíveis: Enem impresso: 6 e 13 de dezembro de 2020/Enem Digital: 10 e 17 de janeiro de 2021, Enem impresso: 10 e 17 de janeiro de 2021/Enem Digital: 24 e 31 de janeiro de 2021 e Enem impresso: 2 e 9 de maio de 2021/Enem Digital: 16 e 23 de maio de 2021. A edição 2020 do Enem recebeu 6,1 milhões de inscrições e 5,7 milhões já estão confirmadas. As próximas etapas do Enem incluem a divulgação do resultado do recurso relacionado à solicitação de tratamento pelo nome social e a divulgação do resultado do recurso relacionado à solicitação de atendimento especializado do Enem impresso, ambas previstas para o dia 25.

Sisu, ProUni e Fies também tem as datas alteradas

Além do Enem, o Ministério da Educação (MEC) alterou a data das inscrições aos principais programas de acesso à universidade para atender a uma solicitação das instituições de ensino superior públicas e privadas. As inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do segundo semestre, que deveriam ter sido feitas entre os dias 16 e 19 deste mês, agora estão previstas para o período de 7 a 10 de julho. O prazo para inscrições no Programa Universidade Para Todos (Prouni), que seria de 23 a 26 de junho, agora será aberto no dia 14 de julho. E o Financiamento Estudantil (Fies), que teria inscrições efetuadas de 30 de junho a 3 de julho, passou para 21 a 24 de julho. A mudança ocorre devido à suspensão de algumas atividades acadêmicas e administrativas nas universidades por causa da pandemia de covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus.

Brasil tem 49.101 mortes por coronavírus, mostra consórcio de veículos de imprensa (atualização das 8h)

O Brasil tem 49.101 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h deste sábado (18), aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O consórcio divulgou na sexta-feira (19), às 20h, o 12º balanço, com os dados mais atualizados das secretarias estaduais naquele momento. Desde então, GO e RR divulgaram novos dados. Veja os dados atualizados às 8h deste sábado (20): 49.101 mortes e 1.039.119 casos confirmados

Coronavírus em SC: Estado confirma 16.322 casos e 234 mortes por Covid-19

Santa Catarina tem 16.322 casos confirmados de Covid-19, sendo que 13.599 estão recuperados e 2.489 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado na tarde desta sexta-feira, 19. O coronavírus causou 234 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,43%. Dos 12 óbitos mais recentes, 11 eram idosos e apresentavam comorbidades. A exceção é um homem de 32 anos, residente em Chapecó, que não tinha registro de outras doenças.

Paraná registra 12.785 casos do novo coronavírus com 419 mortes, diz Sesa

O número de casos do novo coronavírus chegou a 12.785 no Paraná, segundo boletim divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa), nesta sexta-feira (19). O levantamento aponta que o estado registra 419 mortes pela doença. Em comparação com o boletim divulgado no dia anterior, o número de casos aumentou em 868 e foram confirmadas 13 novas mortes.

Paraná: Semana é marcada por ampliação de leitos e medidas restritivas

Diante da escalada do número de casos de Covid-19 no Paraná, o governador Carlos Massa Ratinho Junior determinou novas medidas restritivas de circulação exclusivas para a Região Metropolitana de Curitiba, área que concentra o maior número de casos. Uma outra outra medida, que alcança todo o Paraná, é a restrição na venda e consumo de bebidas alcoólicas para auxiliar o controle das aglomerações. O Paraná atingiu nesta semana a marca de 12.785 casos e 419 mortos. Ao mesmo tempo, o Governo do Estado reforçou a programação de leitos de UTI e de enfermaria exclusivos para o enfrentamento da doença. Foram ativados mais de 100 novos leitos de UTI em diversas regiões do Paraná e o número total de novos espaços exclusivos para tratamento das infecções já alcança 749. Também foi autorizada a contratação de novos profissionais para atendimento nos hospitais universitários. A semana também foi marcada por novas redes de solidariedade e por orientação aos profissionais que trabalham em frigoríficos e nas cooperativas, fundamentais para a economia paranaense. O Governo do Estado autorizou o início das obras de ampliação da sede do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Ivaí e Região (Cisvir), que é um centro de especialidades médicas, e manteve o rigor sobre a transparência no controle de gastos e a divulgação da queda de arrecadação dos cofres públicos, o que torna o Paraná referência nacional de acesso aos dados públicos.

Pandemia afetou tratamento de câncer, aponta instituto 

Além de ter causado 445.535 mortes em todo o mundo até sexta (19), o novo coronavírus impôs cuidados que, se por um lado ajudam a conter a disseminação da covid-19, por outro criaram desafios adicionais ao enfrentamento de outras doenças. Uma das consequências da pandemia foi o atraso no diagnóstico e a interrupção do tratamento de casos de câncer. Situações que, segundo especialistas, podem contribuir para o agravamento da enfermidade. Uma pesquisa que o Instituto Oncoguia realizou entre os dias 29 de março e 10 de maio revelou que 43% dos 429 pacientes oncológicos que responderam ao questionário foram impactados pela pandemia, contra 55% de entrevistados que disseram não ter sido prejudicados. Entre os que declararam ter sido afetados pela crise sanitária, 15% afirmaram que seus tratamentos tinham sido adiados. Dez por cento relataram que não conseguiam agendar consultas e 6% que seus tratamentos haviam sido cancelados, sem previsão de retorno. Os 12% restantes relataram diferentes efeito da pandemia sobre suas rotinas.

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio de R$ 37 milhões

A Mega-Sena sorteia neste sábado (20) o prêmio de R$ 37 milhões. As seis dezenas do concurso 2.272 serão sorteadas, a partir das 20h (horário de Brasília), no Espaço Loterias Caixa, no Terminal Rodoviário Tietê, na cidade de São Paulo. As apostas podem ser feitas até as 19h (horário de Brasília), em qualquer casa lotérica credenciada pela Caixa, em todo o país ou pela internet. O volante, com seis dezenas marcadas, custa R$ 4,50.

Ferrari fará teste em Mugello, a pista está perto de garantir GP em 2020

De olho na possibilidade crescente de Mugello receber um segundo GP da Itália em 2020, a Ferrari decidiu usar a pista como palco de testes na semana que vem, alterando os planos iniciais de realizar a atividade em Fiorano, de olho em uma possível vantagem sobre os rivais. Um outro motivo para o uso da pista que fica na região da Toscana é constante mudança de elevação do relevo ao longo de uma volta, característica marcante no circuito da primeira corrida de 2020, em Spielberg, na Áustria. Vale lembrar que além de a Ferrari ser dona da pista, e também de Fiorano, a última vez que outras equipes andaram no autódromo de Mugello foi durante testes na temporada de 2012, com carros que pertenciam a outra era da Fórmula 1.

Conmebol não garante final da Libertadores no Maracanã: “Temos que esperar a evolução do vírus”

Em entrevista à “Rádio Rivadavia 630”, da Argentina, o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, não garantiu a realização da final da Libertadores de 2020 no Maracanã. O dirigente reforçou que o desejo da entidade é manter a decisão no Rio de Janeiro, mas o cenário pode mudar de acordo com a evolução da pandemia do novo coronavírus. “Sobre a final única no Maracanã, é todo um tema. Temos que esperar como segue o vírus e a sua evolução. Nosso desejo segue sendo o mesmo, mas estamos presos a isso”

Mediação do STJD com Botafogo, Fluminense e Ferj termina sem acordo; decisão fica para este sábado (20)

Ainda não foi nesta sexta-feira que terminou a novela envolvendo o Campeonato Carioca. Após quatro horas de mediação no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) com Botafogo e Fluminense aliados contra a volta dos jogos em junho devido ao quadro da pandemia do novo coronavírus no Estado, Ferj e demais clubes do Rio, não houve acordo. Uma nova reunião virtual acontecerá neste sábado, às 11h (de Brasília), somente entre os clubes, a federação e a mediadora.

Barcelona fica no 0 a 0 com o Sevilla e pode perder liderança do Espanhol

O Barcelona tropeçou fora de casa nesta sexta-feira e pode ter se complicado no Campeonato Espanhol. Jogando no vazio estádio Ramón Sánchez Pizjuán, o time catalão não passou do 0 a 0 com o anfitrião Sevilla e agora corre o risco de ser superado pelo Real Madrid na liderança da tabela, no decorrer da rodada. O Barça chegou aos 65 pontos. Se o rival vencer a Real Sociedad fora de casa, no domingo, alcançará a mesma pontuação. Mas ficará com o primeiro posto da classificação por levar vantagem no confronto direto, que é o primeiro critério de desempate na tabela do Espanhol. Já o Sevilla segue em terceiro, com 52 pontos.

Fonte: Agência Brasil/EBC