Bolsonaro anuncia Milton Ribeiro como novo ministro da Educação

O presidente Jair Bolsonaro anunciou, nesta sexta-feira (10), a indicação do professor Milton Ribeiro para ministro da Educação. Ribeiro é doutor em educação pela Universidade de São Paulo (USP), mestre em direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e graduado em direito e teologia. Desde maio do ano passado, integra a Comissão de Ética da Presidência da República. O decreto de nomeação foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União. O cargo estava vago desde a semana passada, quando a nomeação de Carlos Alberto Decotelli foi revogada, sem que ele tivesse tomado posse, depois de uma série de inconsistências curriculares terem vindo à tona. Ribeiro é o quarto ministro da Educação do governo Bolsonaro. Em declarações recentes, o presidente disse que estava buscando um nome de perfil “conciliador” para a função.

Auxílio Emergencial: Caixa libera saques e transferências para aprovados no terceiro lote nascidos em junho

A Caixa Econômica Federal libera a partir deste sábado (11) os saques e transferências da primeira parcela do Auxílio Emergencial para os aprovados inscritos no aplicativo e site dentro do terceiro lote, e que aniversariam em junho – um total de 400 mil trabalhadores. Ao todo, o lote inclui 5,9 milhões de beneficiários. Os saques e transferências serão realizados conforme o mês de nascimento do trabalhador e vão até o dia 14 de julho. Esses trabalhadores já tiveram o dinheiro liberado na poupança social digital entre os dias 16 e 17 de junho.

Queiroz deixa a prisão usando tornozeleira eletrônica

Fabrício Queiroz deixou, na noite de hoje (10), o Complexo Penitenciário de Gericinó, na zona oeste do Rio de Janeiro, onde estava preso desde o dia 18 de junho no Presídio Bangu 8. Atendendo a decisão judicial, Queiroz saiu da penitenciária com tornozeleira eletrônica e cumprirá pena em prisão domiciliar. A esposa de Queiroz,  Márcia Aguiar, continua foragida e a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária do Rio informou que aguarda que ela compareça na Coordenação de Patronato Magarinos Torres, órgão da secretaria, para que, conforme decisão judicial, seja “instalada uma tornozeleira eletrônica” em Márcia. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) informou que recebeu hoje o ofício do Superior Tribunal de Justiça (STJ) informando sobre a conversão da prisão preventiva de Fabrício Queiroz e da mulher dele, Márcia Aguiar em prisão domiciliar. O desembargador Mílton Fernandes de Souza, do Órgão Especial do TJRJ é o autor do alvará de soltura de Queiroz. O magistrado determinou que a decisão do STJ seja cumprida. Queiroz, ex-assessor do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ), na época em que o parlamentar era deputado estadual na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), foi beneficiado por uma decisão de ontem (9) do presidente do STJ, João Otávio de Noronha, que atendendo a um pedido da defesa dele, concedeu prisão domiciliar ao ex-assessor e à mulher dele, Márcia Aguiar. Ela é considerada foragida desde o dia 18 de junho, porque não foi encontrada para o cumprimento do mandado de prisão expedido pela Justiça do Rio de Janeiro na Operação Anjo, que resultou na prisão do marido.

Polícia Federal encontra R$ 6 milhões em imóvel de ex-secretário de Saúde do Rio

A Polícia Federal encontrou cerca de 6 milhões de reais em um imóvel de Edmar Santos, ex-secretário estadual de Saúde do Rio de Janeiro, preso na manhã desta sexta-feira. O dinheiro, que ainda está sendo contado, estava em um endereço em Itaipava, distrito de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro. Santos é investigado por suspeitas de irregularidades em contratos emergenciais sem licitação de quase um bilhão de reais do governo Wilson Witzel (PSC), durante a pandemia do novo coronavírus. A ação faz parte de mais um desdobramento da Operação Mercadores do Caos, desencadeada pelo Grupo de Atuação Especializada no Combate à Corrupção (Gaecc) do Ministério Público (MP-RJ) em parceria com a Polícia Civil. Edmar Santos era o chefe do ex-subsecretário estadual de Saúde Gabriell Neves, que está preso. Em entrevista exclusiva a VEJA em abril, Neves revelou que as compras da secretaria eram determinadas por Santos. Em Bangu 8, durante depoimento aos promotores, o ex-subsecretário admitiu as irregularidades nos contratos. Os dois foram exonerados dos cargos por Wilson Witzel. No entanto, o governador deslocou Edmar Santos para outra função, mas a Justiça impediu o ex-secretário de continuar trabalhando na gestão estadual.

Mourão: empresários pedem definição de metas para a Amazônia

O vice-presidente Hamilton Mourão se reuniu com representantes empresariais brasileiros nesta sexta-feira (10), no Palácio do Planalto, para debater medidas de combate ao desmatamento na Amazônia. É o segundo dia consecutivo em que Mourão, que preside o Conselho da Amazônia, se reúne com empresários para tratar do assunto. Ontem (9), ele participou de uma videoconferêcia com investidores estrangeiros. “Todos eles colocam a questão de que a gente tem que ter uma meta, reduzir o desmatamento ao mínimo aceitável, e as pessoas entenderem que não podem desmatar”, afirmou Mourão, após reunião desta sexta. Segundo agenda oficial, Mourão esteve com Marina Grossi, presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), colegiado que reúne 60 dos maiores grupos empresariais do país, com faturamento equivalente a cerca de 45% do Produto Interno Bruto (PIB, soma de bens e serviços produzidos no Brasil) e responsáveis por mais de 1 milhão de empregos diretos. Também participaram da reunião Marcello Brito, presidente da Associação Brasileira do Agronegócio (ABAG) e Paulo Hartung, presidente da Indústria Brasileira de Árvores (IBÁ). O ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participou por meio de videoconferência.  Os dois encontros de Mourão com investidores foram motivados por uma carta que o governo federal recebeu, em junho, de empresas brasileiras e estrangeiras em que elas manifestam preocupações relacionadas ao desmatamento e pedem a defesa de uma agenda do desenvolvimento sustentável. De acordo com o vice-presidente, o Conselho da Amazônia está desenvolvendo um plano de trabalho que possa apontar metas precisas de redução do desflorestamento na região. “Eu prefiro que a gente consiga terminar o nosso planejamento e eu dizer que daqui até 2022, a cada semestre, eu vou reduzindo em X por cento, até chegarmos num ponto aceitável. Algo factível, e não ficar fazendo promessa que eu não vou cumprir.”

Governo prorroga presença das Forças Armadas na Amazônia Legal

O governo federal decidiu prorrogar até 6 de novembro a presença das Forças Armadas na Amazônia Legal. Um decreto de Garantia da Lei e da Ordem, com a autorização, assinado pelo presidente Jair Bolsonaro, foi publicado nesta sexta-feira (10) no Diário Oficial da União. Com a decisão, fica estendido o prazo para a realização da Operação Verde Brasil 2, voltada para coibir a prática de crimes ambientais na região. A operação é direcionada ao combate ao desmatamento ilegal e a focos de incêndio. “Fica autorizado o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem e em ações subsidiárias, no período de 11 de maio a 6 de novembro de 2020, na faixa de fronteira, nas terras indígenas, nas unidades federais de conservação ambiental e em outras áreas federais nos estados da Amazônia Legal”, diz o decreto.

Receita alerta para retorno de obrigações adiadas na pandemia

As empresas e os demais contribuintes devem estar atentos para o retorno de obrigações com o Fisco adiadas durante a pandemia do novo coronavírus. Tributos e declarações que haviam sido suspensos ou postergados voltam a valer em julho. A Receita Federal emitiu um alerta para orientar o contribuinte. A contribuição patronal ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e os Programas de Integração Social (PIS) e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) devem ser pagas neste mês. O mesmo ocorre com a contribuição de empresas e de empregadores domésticos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). No caso das contribuições para o INSS, a Cofins e o PIS/Pasep, a suspensão só valeu para as quotas de abril e de maio, cujo pagamento foi transferido para agosto e outubro, respectivamente. As quotas de junho, com vencimento em julho, devem ser quitadas. A contribuição da empresa para o INSS deve ser paga até o dia 20, assim como a contribuição da agroindústria e dos empregadores rurais para a Previdência Social. As contribuições para a Cofins e o PIS/Pasep devem ser quitadas até o dia 24. No caso do FGTS, o governo adiou o pagamento das quotas de abril, maio e junho. Os valores poderão ser divididos em seis parcelas, de julho a dezembro, sem multas e encargos. A quota deste mês deve voltar a ser paga no dia do vencimento. A contribuição para o empregador doméstico venceu na última terça-feira (7).

Governo quer dobrar participação do modo ferroviário em oito anos

A participação das ferrovias no total de transportes no Brasil deve chegar a mais de 30% em até oito anos. Esse é o plano do governo federal, de acordo com o ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas. Ele discutiu as ações do Executivo para a área em webinar promovido pela Revista Ferroviária hoje (10). Atualmente, o modo ferroviário responde por 15% do ecossistema de transporte brasileiro. A meta é dobrar isso nos próximos oito anos. Freitas defendeu que a consecução deste objetivo deverá ser garantida a partir das concessões de ferrovias planejadas do Executivo. “A estratégia ferroviária pretende reequilibrar a matriz de transportes e dobrar a participação do modo ferroviário em oito anos, a partir dos investimentos planejados e plantados. Vamos trazer inovações para o marco regulatório de maneira que facilite a chegada do investimento privado”, disse o ministro no debate virtual. O titular da pasta da Infraestrutura defendeu e apontou benefícios das concessões. Segundo ele, este modelo poderá gerar investimentos e melhorar a qualidade do serviço com redução dos tempos de viagem, melhoria da segurança e diminuição dos custos de operação. Além das novas concessões e autorizações, o ministro citou também dentro das estratégias a renovação antecipada de contratos. Ele projetou que os investimentos mobilizados com essas medidas podem ficar entre R$ 40 bilhões e R$ 100 bilhões.

Covid-19: Brasil passa de 70 mil mortes e 1,8 milhão de casos

As mortes por conta da pandemia do novo coronavírus passaram da casa dos 70 mil, segundo atualização diária divulgada pelo Ministério da Saúde hoje (10). Nas últimas 24h, foram registrados 1.214 óbitos, totalizando 70.398. O número total de mortes representa um aumento de 1,7% em relação a ontem (9), quando o painel trazia 69.184 óbitos desde o início da pandemia. De acordo com a atualização do ministério, 651.666 pessoas estão em acompanhamento e 1.078.763 se recuperaram. Há ainda 4.000 mortes em investigação. O número de casos confirmados desde o início da pandemia chegou a 1.800.827. O sistema do ministério contabilizou 45.048 pessoas desde o balanço de quinta-feira. O total representa aumento de 2,5% em relação a ontem, quando o sistema marcava 1.755.779 casos confirmados. Foi o sexto dia em número de novos registros desde o início da pandemia.

SC: Estado confirma 40.106 casos e 459 mortes por Covid-19

O Governo do Estado informou que há 40.106 casos confirmados de Covid-19, dos quais 32.934 estão recuperados e 6.713 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 10. A doença respiratória causou 459 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,14%. O número de municípios com casos confirmados é 280, um a mais que no dia anterior. A cidade de Urubici passou a figurar na lista. O local com a maior quantidade de pacientes com Covid-19 é Joinville, que contabiliza 3.213 casos. Na sequência, aparecem Blumenau (2.769), Chapecó (2.747), Balneário Camboriú (2.475), Itajaí (2.260), Florianópolis (1.980), Concórdia (1.440), Palhoça (1.236), Criciúma (1.068) e São José (891).

Paraná: Saúde registra mais 47 mortes pelo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde registrou nesta sexta-feira (10) 2.063 novas confirmações e 47 mortes pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma 39.064 casos e 961 mortos em decorrência da doença, desde o início da pandemia. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto. INTERNADOS – 800 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados hoje (sexta-feira). 644 pacientes estão em leitos SUS (242 em UTI e 402 em leitos clínicos/enfermaria) e 156 em leitos da rede particular (57 em UTI e 99 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.046 pacientes internados, 521 em leitos UTI e 525 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos. MORTES – Estão confirmadas mais 47 óbitos. Todos estavam internados. São 22 mulheres e 25 homens, com idades que variam de 23 a 96 anos. As mortes ocorreram entre os dias 22 de junho a 10 de julho. Os pacientes que morreram residiam em Cascavel (7), Londrina (4), Maringá (3), Arapongas (3), Curitiba (3), Foz do Iguaçu (3), Rio Branco do Sul (2), Fazenda Rio Grande (2), Cambé (2), Astorga (2). E uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios também morreu: Assaí, Barbosa Ferraz, Campina Grande do Sul, Campo do Tenente, Colombo, Colorado, Guarapuava, Lapa, Ortigueira, Paranaguá, Paula Freitas, Piraquara, Rio Negro, Santa Fé, Santa Terezinha de Itaipu, São José dos Pinhais.

LOTERIA

Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio estimado em R$ 40 milhões

O concurso 2278 da Mega-Sena deste sábado (11) deve pagar um prêmio estimado em R$ 40 milhões aos apostadores que acertarem as seis dezenas sorteadas. Também são premiados os que acertam a cinco e quatro números dentre os 60 disponíveis no volante de apostas. Em cada volante devem ser marcados de seis 6 a 15. A aposta mínima, com seis números, custa R$ 4,50. A mais cara, com 15 dezenas, sai por R$ 22.522,50.

FÓRMULA 1

São Paulo acredita em confirmação de GP Brasil de Fórmula 1 em 2020

O governador do estado de São Paulo, João Doria, e o prefeito da capital paulista, Bruno Covas, estão otimistas quanto à edição 2020 do Grande Prêmio do Brasil de Fórmula 1. Eles avaliam que as condições sanitárias do município (que recebe a prova desde 1972 e, ininterruptamente, desde 1989) possibilitam a realização da corrida, que ainda não foi confirmada no calendário. A temporada do campeonato, que iniciaria em março, foi adiada devido à pandemia do novo coronavírus (covid-19) e só começou no último domingo (5). “Estamos em contato com a organização, mostrando os números da pandemia na capital e dando a eles total tranquilidade para manter a prova. Estamos mostrando que os números da cidade não são a realidade do país como um todo, que deixa a organização preocupada. Esperamos que eles [Liberty Media, empresa responsável pela F1] compreendam que não há risco para a prova ser disputada em novembro”, declarou Covas em entrevista coletiva nesta sexta (10). Já Doria sublinhou que o contrato para realização da corrida no autódromo José Carlos Pace (Interlagos) está em vigência até o fim de 2020. “Em relação a este ano, o contrato tem de ser cumprido de parte a parte, havendo condições sanitárias, e tudo indica que sim. Há também o contrato com a Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão. A nossa posição é de que o contrato será cumprido”, afirmou o governador na mesma entrevista coletiva.

GP da Estíria: terceiro treino livre é cancelado por causa da forte chuva em Spielberg

O terceiro treino livre para o GP da Estíria, segunda corrida da temporada 2020 da Fórmula 1, foi adiado devido à forte chuva na região do autódromo de Spielberg, na Áustria. Até havia condições para a circulação do helicóptero médico, condição exigida para a realização de qualquer atividade, mas a pista estava molhada demais , e as condições de segurança para a pilotagem eram péssimas. A Fórmula 1 trabalha com uma ligeira melhora do tempo para o horário do treino de classificação, às 10h (de Brasília), o que possibilitaria a realização da sessão que definirá as posições de largada para o GP da Estíria. Caso isso não aconteça, a categoria pretende realizar a classificação no domingo pela manhã, até três horas antes do horário da largada, às 10h10 (de Brasília). Essa sinalização é contrária ao que a própria categoria havia informado na sexta-feira, quando foi divulgado na transmissão de TV que os tempos do segundo treino livre seriam considerados para a definição do grid.

FUTEBOL

SBT transmitirá Flamengo x Fluminense pela final do Carioca

O Campeonato Carioca voltará à televisão aberta. O SBT acertou um acordo com o Flamengo e exibirá a partida decisiva do torneio, que será disputada na próxima quarta-feira (15). A informação foi divulgada pelo jornalista Flávio Ricco, do portal “R7”. A primeira partida da decisão do Campeonato Carioca, no entanto, permanece sem uma emissora. O jogo deverá ser exclusivo da FluTV, canal do Fluminense no YouTube, que transmitiu a final da Taça Rio na última quarta-feira (8) justamente contra o Flamengo. A iniciativa partiu da Loterj, patrocinadora do estadual, que procurou o comercial do SBT. A emissora de Sílvio Santos aceitou a iniciativa e, apesar de o contrato ainda não ter sido assinado, as afiliadas do canal já foram informadas por comunicação interna sobre a mudança de programação na próxima semana. Com a iniciativa, o SBT volta a exibir uma partida de clubes do eixo Rio-São Paulo. A última vez que o canal havia exibido partidas de estaduais foi no Campeonato Paulista de 2003, em um torneio marcado por uma guerra jurídica entre a emissora paulista e a Globo pelos direitos de transmissão da competição.

Nordeste retoma o futebol neste sábado com amistoso na Paraíba; confira previsão em cada estado

Já são mais de quatro meses sem futebol na região que tem mais campeonatos estaduais no país. Mas a espera do torcedor nordestino para ver a bola rolar novamente acaba neste sábado. O torcedor paraibano vai ter em seu estado o retorno do futebol. O amistoso entre Treze e Perilima, que se preparam para a retomada do Campeonato Paraibano, marca a volta do futebol nordestino. As duas equipes, que são de Campina Grande, jogam na cidade, no Estádio Presidente Vargas, casa do Galo da Borborema. A partida, que está marcada para as 15h30, ficou em xeque durante a semana. É que os jogos de futebol no estado só devem ser liberados a partir da próxima segunda-feira. Por conta disso, a duelo amistoso entre Treze e Perilima ficou na dependência de uma liberação da Prefeitura de Campina Grande.

Fifa adia início das eliminatórias sul-americanas para outubro

A Federação Internacional de Futebol (FIFA) anunciou nesta sexta (10) que adiou para outubro o início das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2022, que acontece no Catar. Inicialmente, os jogos classificatórios seriam realizados em março, mas foram adiados por causa da pandemia do novo coronavírus (covid-19). Recentemente, em declaração pública, o presidente da Fifa, o ítalo-suíco Gianni Infantino, chegou a cogitar o início da competição em setembro, mas mudou de opinião após consulta a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) e a outras confederações do continente. Na primeira janela das eliminatórias da Copa, dentro de três meses, o Brasil estreia contra a Bolívia.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná