Brasileiros repatriados da China estão a caminho de Anápolis

Os primeiros brasileiros que serão repatriados da China após o surto de coronavírus em Wuhan embarcaram na aeronave da Força Aérea Brasileira nesta sexta-feira, 7. A operação foi solicitado pelos próprios brasileiros após a região em que viviam tornar-se epicentro da epidemia que já matou mais de 700 pessoas na China. Após o resgate, os brasileiros ficarão em quarentena por dezoito dias na Base Aérea de Anápolis, em Goiás. Militares e três diplomatas brasileiros que farão parte do resgate também ficarão isolados. Duas aeronaves VC-2, modelo Embraer 190, decolaram da Base Aérea de Brasília, na quarta-feira 5 com destino a Wuhan, para realizar a operação, que foi apelidada de Operação Regresso à Pátria Amada Brasil. Cada avião pode transportar até 30 passageiros.

Cientistas da China identificam possível hospedeiro do coronavírus

O surto do novo coronavírus na China pode ter se espalhado de morcegos para humanos através do tráfego ilegal de pangolins, os únicos mamíferos escamosos do mundo, que são apreciados na Ásia para alimentos e medicamentos, disseram pesquisadores chineses. Embora protegido pelas leis internacionais, o pangolim é um dos mamíferos mais traficados da Ásia, já que sua carne é considerada uma iguaria em países como a China e suas escamas são usadas na medicina tradicional, de acordo com a organização não-governamental World Wildlife Fund. (WWF). “Esta última descoberta será de grande importância para a prevenção e o controle da origem (do vírus)”, informou a Universidade Agrícola do Sul da China, que liderou a pesquisa, em comunicado em seu site.

Coronavírus: Saúde anuncia centro de vigilância na fronteira com Venezuela

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, anunciou nesta quinta-feira (6), a instalação de um centro de vigilância emergencial na fronteira do Brasil com a Venezuela. A medida está relacionada à epidemia mundial do novo coronavírus, com epicentro na China. De acordo com Mandetta, o ministério enviará pessoas para instalar um centro de operações de emergências e treinar profissionais locais. A estrutura já estava nos planos da pasta, mas o coronavírus agilizou a organização. O núcleo de vigilância deve ser instalado em Pacaraima (RR), mas ainda não há prazos e informações técnicas confirmadas, afirmou o ministro após reunião com secretários estaduais e municipais. A entrada de venezuelanos no País por Roraima aumentou o risco da ocorrência de sarampo, dengue e difteria, doenças identificadas na Venezuela, de acordo com o chefe da pasta.

Anuncie na Rede Nova de Comunicação

MPF investiga atuação do governo de Rondônia no pedido de recolhimento de livros

O Ministério Público Federal (MPF) instaurou nesta sexta-feira, 7, um procedimento para investigar a atuação da Secretaria Estadual de Educação de Rondônia (Seduc) na determinação para recolhimento de livros nas escolas públicas estaduais. Na última quinta-feira, 6, o governo de Rondônia pediu que fossem recolhidos dezenas de livros, entre eles clássicos da literatura brasileira como Macunaíma, Agosto, Os Sertões e Memórias Póstumas de Brás Cubas. A alegação era de que as obras tinham “conteúdos inadequados às crianças e adolescentes”. O procurador da República Raphael Bevilaqua pediu que a Seduc envie cópias integrais dos documentos em que constam a relação de livros a serem recolhidos e as motivações da Secretaria para retirada dos exemplares.

Ratinho Junior diz que pode cortar ICMS de combustíveis se governo federal garantir repasse ‘para que as coisas não parem’

O governador do Paraná Ratinho Junior (PSD) afirmou, nesta sexta-feira (7), que pode cortar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) se o governo federal garantir repasse ao estado “para que as coisas não parem”. A declaração foi dada em um evento em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba. Na quarta-feira (5), o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) afirmou que zeraria os tributos federais caso os governadores cortassem o imposto estadual.

Operação Chabu: Prefeito de Florianópolis e mais seis pessoas são denunciadas por organização criminosa

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (sem partido) e outras seis pessoas foram denunciadas pelo Ministério Público Federal (MPF) por integrarem organização criminosa. Conforme a acusação, o grupo tinha como objetivo vazar informações sigilosas a políticos e empresários sobre operações das polícias Civil e Federal. O suposto crime foi investigado na Operação Chabu. A denúncia é do dia 17 de janeiro e foi apresentada pela Procuradoria Regional da República da 4ª Região, em Porto Alegre (RS).

Península Antártica registra 18,3ºC, recorde de temperatura

A base de Esperanza, localizada no extremo norte da Península Antártica, registrou a temperatura de 18,3°C, a maior já assinalada, informou a Organização Meteorológica Mundial (OMM) nesta sexta-feira (7). A temperatura foi registrada na base argentina na quinta-feira (6). “(Esta) não é uma cifra que você associaria normalmente com a Antártida, nem no verão. Isso bate o recorde anterior de 17,5ºC, que foi estabelecido em 2015”, disse a porta-voz da OMM, Clare Nullis, aos repórteres em Genebra. “A Península Antártica está entre as regiões do planeta que esquentam mais rápido. Ouvimos muito sobre o Ártico, mas esta parte particular da Península Antártica está esquentando muito rápido.”

Defesa Civil monitora áreas com risco de deslizamentos e municípios fazem limpeza de estragos causados pela chuva

Dezesseis cidades de Santa Catarina, que ficam no Litoral Norte, Norte, Vale do Itajaí e Grande Florianópolis, são monitoradas com risco de deslizamento na manhã desta sexta-feira (7), conforme boletim da Defesa Civil atualizado às 8h. Garuva, Ilhota, São Francisco do Sul, Itajaí, Balneário Camboriú e Canelinha estão em situação é de alerta por causa da quantidade de água acumulada. Outras dez cidades exigem atenção e observação.

Bolsonaro autoriza Forças Armadas em torno do Presídio Federal de Brasília

O presidente Jair Bolsonaro autorizou o emprego das Forças Armadas em torno do Presídio Federal de Brasília. O decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO) com a decisão está publicado no Diário Oficial da União, desta sexta-feira (7/2). O documento também é assinado pelos ministros Sérgio Moro (Justiça), Fernando de Azevedo e Silva (Defesa) e Augusto Heleno (GSI). A justificativa para medida estaria na ameaça de fuga do líder do Primeiro Comando da Capital (PCC), Marcos Willians Herbas Camacho, o Marcola, que está no complexo. A decisão vale pelo período de 7 de fevereiro a 6 de maio de 2020. Azevedo e Silva definirá a alocação dos meios disponíveis e o raio de atuação. Ainda segundo o decreto, o emprego das Forças Armadas será realizado “em articulação com as forças de segurança pública competentes e com o apoio de agentes penitenciários do Departamento Penitenciário Nacional do Ministério da Justiça e Segurança Pública.”

Governo vai deixar pontos polêmicos da reforma administrativa para depois

O governo não desistiu totalmente de avançar com pelo menos parte da reforma administrativa este ano, apesar de não ter sequer mencionado o projeto na mensagem do presidente Jair Bolsonaro enviada ao Congresso, na segunda-feira, na volta do recesso parlamentar. A ideia é seguir com o plano de fatiar a proposta. Mas o governo deve enviar, ainda no primeiro semestre, apenas o texto que define três categorias de servidores públicos, a serem contratados no futuro, e deixar os temas mais polêmicos para depois das eleições.

FUTEBOL

Campeonato Carioca – Taça Guanabara

Flamengo x Madureira: 55 mil ingressos vendidos para jogo deste sábado

A torcida do Flamengo comparecerá em peso para o duelo deste sábado, contra o Madureira, pela última rodada da fase de grupos da Taça Guanabara. De acordo com a última parcial divulgada pelo clube, 55 mil ingressos já foram vendidos para o jogo. Flamengo x Madureira está marcado para as 18h, no Maracanã. O duelo pode confirmar a classificação do Rubro-Negro para as semifinais.

Fluminense x Botafogo

Fluminense e Botafogo travam o primeiro Clássico Vovô da nova década neste domingo, às 16h (de Brasília), no Maracanã, pela última rodada da fase de grupos do primeiro turno do Campeonato Carioca. E os ingressos para a a partida já estão à venda.

Campeonato Paulista

Ponte Preta x Palmeiras

Ponte Preta e Palmeiras se enfrentam neste sábado, às 19h30, no estádio Moisés Lucarelli. O jogo, que será disputado na cidade de Campinas, é válido pela quinta rodada do Campeonato Paulista. A Ponte inicia contra o Palmeiras uma sequência decisiva para o futuro de Gilson Kleina.

Corinthians x Inter de Limeira

A escalação do Corinthians é um mistério para a partida contra a Inter de Limeira, domingo, às 16h (de Brasília), na Arena Corinthians, pela quinta rodada do Paulistão, mas a tendência é que o técnico Tiago Nunes aposte num time misto. Na tarde desta sexta, o técnico Tiago Nunes fechou a parte final do treino da tarde e não deu pistas de seus 11. Há, porém, alguns indícios de mudanças.