Ministério da Saúde confirma 3 casos da linhagem BA.2 da variante ômicron

O Ministério da Saúde informou nesta sexta-feira (4) que foram identificados no Brasil três casos da linhagem BA.2 da variante ômicron – um no Rio de janeiro e dois em São Paulo, todos notificados à pasta. O caso do Rio de janeiro, identificado na capital, foi confirmado pela Secretaria de Estado de Saúde no início da noite desta sexta-feira. As autoridades de saúde do Rio não sabem se a pessoa infectada esteve recentemente na Ásia ou na Europa, regiões onde há um aumento dos casos de Covid-19 relacionados à subvariante BA.2. A pasta não passou informações detalhadas relacionadas aos casos do estado de São Paulo.

As Variantes pelo Brasil

Segundo boletim divulgado pelo ministério, entre os dias 3 e 29 de janeiro, foram registrados 63.981 casos de variantes de preocupação no Brasil e suas respectivas sublinhagens. Os registros ocorreram em todos os estados do país. Veja a distribuição por variante:

  • 68,15% da delta
  • 51,55% da gama
  • 10,43% da ômicron (em 15 estados)
  • 0,93% da alfa (17 estados)
  • 0,01% da beta (5 casos em São Paulo, Bahia e Goiás)

Covid-19: Ômicron responde por 96% de amostras analisadas, diz Fiocruz

A variante Ômicron está presente em todas as regiões do país e respondia, no fim de janeiro, por 95,9% das amostras do coronavírus SARS-CoV-2 que passaram por análise genética da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Os dados foram divulgados hoje (4) pela Rede Genômica Fiocruz que avaliou 3.739 sequenciamentos feitos entre 14 e 27 de janeiro. A dominância da nova variante sobre as demais cepas em todo o país ocorreu ao longo do mês de janeiro, já que em dezembro a Ômicron foi detectada em 39,4% dos genomas sequenciados.

A Fiocruz informa que os primeiros genomas da Ômicron no Brasil são de amostras do fim de novembro. A partir daí, a variante se expandiu rapidamente até superar a variante Delta ainda em dezembro nas regiões Sudeste, Nordeste e Sul.

O sequenciamento genético é feito por amostragem a partir de material coletado de testes RT-PCR positivos para SARS-CoV-2. Atuam nesse trabalho o Laboratório de Viroses Respiratórias e Sarampo do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz) e unidades da Fundação em seis estados, em parceria com Laboratórios Estaduais de Saúde Pública (LACENs) e com a Coordenação-Geral de Laboratórios do Ministério da Saúde.

Ômicron tem mutação já vista em cepas anteriores, mostra pesquisa

A partir da análise genética, pesquisadores observaram que todas as mutações existentes na Ômicron, variante do novo coronavírus identificada em novembro de 2021, já haviam sido descritas anteriormente. Essa descoberta ajuda a entender a eficácia de vacinas já existentes para a nova cepa. “Nós usamos programas de bioinformática e comparamos o genoma, principalmente a proteína spike, dessa variante Ômicron com demais variantes virais, no caso Alfa, Beta, Gama e Delta, e outras variantes de interesse também”, disse o pesquisador da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp) e coordenador do estudo, Ricardo Durães-Carvalho.

Durães-Carvalho explica que esses programas de biologia computacional permitem encontrar “regiões parecidas entre as variantes, principalmente nas regiões onde o vírus se liga à célula hospedeira, que é um processo inicial de entrada no humano e começa o processo infeccioso”. O pesquisador acrescenta que, se a “chavinha” que se liga à célula humana for parecida com outras cepas, o vírus é alvo de anticorpos. “Fizemos uma certa associação que possivelmente uma vacina de fato que foi produzida contra uma variante pode ser de fato eficaz contra essa variante também.” O pesquisador conta que o estudo também usa ferramentas de evolução molecular, pela qual se estuda o nível molecular com que o vírus evolui ao longo do tempo. “Como ele está evoluindo é uma forma de você monitorar aquele vírus”.

Segundo Durães-Carvalho, a pesquisa identificou que o coronavírus tem mutações parecidas em todas as variantes, “ou seja, ele carrega esse traço de similaridade”. “Se o vírus tem essa característica de as novas gerações trazerem mutações compartilhadas com outras variantes virais, a gente supõe, com as devidas proporções de eficácia vacinal — é bom também ressaltar isso —  que as vacinas são altamente prováveis de serem também eficazes”, diz, destacando que é necessário ser cauteloso com esta afirmação. O pesquisador reforça ainda a importância da vacinação e respeito às medidas sanitárias. “Um dado de relevância é que de 90% das pessoas que estão hospitalizadas, e vindo a óbito, são pessoas que não tomaram a vacina ou são pessoas que estão com esquema vacinal incompleto, mostrando a importância de se tomar vacina”.

Covid-19: dados indicam 26,27 milhões de casos e 630,4 mil mortes

Dados das autoridades de saúde indicaram que o Brasil chegou a 26.275.831 pessoas infectadas desde o início da pandemia. Nas últimas 24 horas, foram registrados 184.311 diagnósticos positivos da covid-19. Ontem, o sistema de informações da pandemia registrava 26.091.520 casos acumulados.

A quantidade de casos em acompanhamento de covid-19 passou dos 3 milhões, com 3.027.672. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.

Ainda conforme dados das secretarias estaduais e municipais de saúde, 630.494 pessoas perderam a vida em função de complicações associadas à covid-19. Entre ontem e hoje, as autoridades de saúde confirmaram 493 mortes. Ontem, o painel contabilizava 630.001 óbitos. Ainda há 3.183 óbitos em investigação. A investigação ocorre pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas saber se a causa foi covid-19 demanda exames e procedimentos posteriores.

Dados de mortes e casos de covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 4 de fevereiro de 2022.
Dados de mortes e casos de covid-19 divulgados pelo Ministério da Saúde no dia 4 de fevereiro de 2022 – Divulgação/ Ministério da Saúde

.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (158.872),  Rio de Janeiro (79.026), Minas Gerais (57.655), Paraná (41.397) e Rio Grande do Sul (37.092). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.886), Amapá (2.057), Roraima (2.104), Tocantins (4.016) e Sergipe (6.120).

.
SC: Estado confirma 1.488.428 casos, 1.400.301 recuperados e 20.732 mortes
.

Santa Catarina já registrou 1.488.428 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.400.301 se recuperaram e 67.395 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta sexta-feira, 4. O coronavírus causou 20.732 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,39%.

Esses números representam uma diminuição de 742 no número de casos ativos e houve mais 42 óbitos em relação ao último boletim. Registrou-se um crescimento de 10.880 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados aumentou 11.580.

>>> Confira aqui o boletim diário desta sexta-feira, 4
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Os dados apontam que há 228 municípios sem registros de óbitos nos últimos sete dias, incluindo cidades como Gaspar, Biguaçu, Araranguá, Mafra e Xanxerê.

O Governo do Estado estima que haja 289 municípios com casos ativos. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Serra (1.546 para cada 100 mil habitantes). Em seguida, estão Oeste (1.512) e Meio-Oeste (1.348). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (504), Alto Uruguai Catarinense (612) e Planalto Norte (652).

Atualmente, há 1.048 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 913 estão ocupados, sendo 309 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 87,1%.

Governador Carlos Moisés recorre ao TCU para evitar aumento na tarifa de energia elétrica

O governador Carlos Moisés encaminhou representação ao Tribunal de Contas da União (TCU) defendendo a suspensão da execução dos contratos decorrentes do chamado procedimento simplificado para contratação (PSC) de energia de reserva, promovido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) no final de 2021.

No documento, o chefe do Executivo catarinense defende que a medida é necessária a fim de “evitar grave lesão ao interesse público, notadamente o aumento do custo de vida da população e da produção nacional”.

Foto: Leopoldo Silva/Agência Senado

Isso porque, conforme levantamento realizado pela Procuradoria-Geral do Estado (PGE), o PSC “surpreendeu negativamente pelo alto custo envolvido, em especial para a produção de energia elétrica pelas Termelétricas à Gás”. Pelos cálculos da própria ANEEL, os preços médios fixados no PCS são cerca de oito vezes maiores que a média dos outros leilões de energia, com o MWh chegando ao valor de R$ 1.563,61.

Esse quadro, argumenta Carlos Moisés ao TCU, “tem o condão de gerar um impacto ao consumidor final que supera os R$ 40 bilhões, com impactos tarifários superiores a 4,5% a todos os consumidores do país”. Além disso, outra questão levantada pelo governador na representação é que o tal impacto tarifário seria arcado pelos contribuintes “sem uma contrapartida proporcional em segurança ao sistema, uma vez que haverá um acréscimo de meros 0,42% na capacidade disponível”.

Ou seja, mesmo pagando mais, não haveria a garantia do fornecimento de energia elétrica em caso de necessidade. “Destaca-se que o custo ainda pode vir a aumentar, tendo em vista que o principal insumo utilizado pelas termelétricas à gás é justamente o gás natural, cujos preços já aumentaram mais de 100% desde o início de 2021”, prossegue a representação assinada por Moisés e protocolada pela PGE nesta sexta-feira, 04.

Saúde confirma mais 62 casos e 17 óbitos pela H3N2 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou mais 62 casos e 17 óbitos em decorrência da H3N2 no Paraná. As informações foram extraídas nesta sexta-feira (4) por meio do Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). A doença é um tipo do vírus da Gripe Influenza A e desde dezembro já registrou 1.924 casos e 83 mortes em 226 municípios. Em janeiro, o Paraná declarou estado de epidemia de H3N2, considerando o rápido contágio, direto ou indireto da doença. O Estado não registrava tantos casos neste período desde o início do monitoramento dos casos da Influenza A (H3) pela Sesa em 2016.

Os novos óbitos foram registrados em Curitiba (8), Toledo (2), Almirante Tamandaré, Campina Grande do Sul, Ipiranga, Londrina, Nova Fátima, Paranaguá e Piraquara e ocorreram entre os dias 30 de dezembro e 3 de fevereiro. As mortes referem-se a dez mulheres e sete homens com idades entre 32 e 94 anos. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, reforçou a importância das medidas de prevenção. “Sabemos que este número é muito maior do que o registrado e precisamos evitar o contágio pela doença. O uso de máscaras, a lavagem das mãos e distanciamento social previne a infecção dos vírus respiratórios, incluindo a influenza”, disse.

DIAGNÓSTICO – Atualmente os diagnósticos de Influenza são realizados nos serviços de saúde após procura por atendimento e também nas 34 unidades sentinela do Paraná – responsáveis pela detecção de doenças circulantes por meio de amostras aleatórias. Já com relação a nominação da cepa do vírus, a confirmação depende do sequenciamento genômico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

Confira os dados completo por município AQUI 

Anvisa alerta que 50 Ervas Emagrecedor está proibido no Brasil

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) divulgou hoje (4) um alerta sobre os produtos com a marca 50 Ervas Emagrecedor. De acordo com a agência, o 50 Ervas Emagrecedor está proibido no país desde 2020 por não estar regularizado como medicamento. O comércio de produtos com propriedades terapêuticas não autorizados pela Anvisa é atividade clandestina.

Uma mulher de 42 anos morreu na madrugada de ontem (3), em São Paulo, após ingerir um composto com 50 ervas que promete perda de peso. A mulher, que não tinha problemas prévios de saúde, sofreu uma lesão irreversível no fígado e precisou de um transplante de urgência. Mesmo após passar por cirurgia e receber um novo fígado, o corpo da paciente rejeitou o órgão transplantado e ela faleceu.

Segundo a Anvisa, alguns dos ingredientes do suposto emagrecedor têm autorização para uso somente em medicamentos, como fitoterápicos, e não em suplementos alimentares e também não pode ser classificado como alimento. Entre estes componentes estão o chapéu de couro, cavalinha, douradinha, salsa parrilha, carobinha, sene, dente de leão, pau ferro e centelha asiática.

Em seu alerta, a Anvisa explica que “qualquer produto com propriedades terapêuticas, por exemplo, com a promessa de emagrecimento, só pode ser comercializado no Brasil com autorização da Anvisa”. Além disso, o comércio desse tipo de produto só pode acontecer em farmácias ou drogarias, já que substâncias com propriedades terapêuticas são consideradas medicamentos. A agência disponibiliza informações sobre produtos proibidos e registrados como medicamentos. Para saber se um produto é proibido pela Anvisa, acesse este link. Para saber se um produto é registrado como medicamento, acesse este link.

Chuvas causaram 33 mortes em São Paulo, segundo Defesa Civil

As chuvas que atingem o estado de São Paulo desde sexta-feira (28) causaram 33 mortes, segundo a Defesa Civil. De acordo com dados atualizados na noite de hoje (4), os problemas relacionados ao mau tempo deixaram 14 pessoas feridas, uma desaparecida e 5.572 famílias desalojadas ou desabrigadas. Desalojados são aqueles que se viram forçados a deixarem suas casas e estão morando na casa de outras pessoas. Já os desabrigados se deslocaram para abrigos públicos após terem suas casas danificadas ou ameaçadas pelas chuvas.

A Defesa Civil informou que as ocorrências, como deslizamentos, alagamentos, quedas de árvores e muros, foram registradas em 39 municípios do estado. Franco da Rocha, na Região Metropolitana de São Paulo, foi a mais afetada, com 17 mortes até o momento. Também registraram óbitos nas cidades de Itapevi (1 morte), Arujá (1), Francisco Morato (4), Embu das Artes (3), Várzea Paulista (5), Jaú (1) e Ribeirão Preto (1).

A Defesa Civil forneceu, até o momento, 1.012 cestas básicas, 1.316 kits de higiene/limpeza  e 1.154 kits dormitório. O governo do estado anunciou, no domingo (30), a liberação de R$ 15 milhões para um total de 10 cidades. Os recursos anunciados estão sendo destinados aos municípios de Arujá (R$ 1 milhão), Francisco Morato (R$ 2 milhões), Embu das Artes (R$ 1 milhão) e Franco da Rocha (R$ 5 milhões), na Região Metropolitana de São Paulo, e Várzea Paulista (R$ 1 milhão), Campo Limpo Paulista (R$ 1 milhão), Jaú (R$ 1 milhão), Capivari (R$ 1 milhão), Monte Mor (R$ 1 milhão) e Rafard (R$ 1 milhão), no interior do estado.

Família de Moïse será incluída em programa municipal de assistência

A família de Moïse Kabagambe será incluída em programas públicos de assistência. A decisão foi tomada pela secretária municipal de Assistência Social do Rio, Laura Carneiro, durante visita à casa da família. “Desde o primeiro momento a prefeitura se colocou à disposição da família. Eles já estiveram com o prefeito Eduardo Paes e, agora, pediram que viesse para ouvi-los ainda mais e estarão sendo incluídos nos nossos programas socioassistenciais, tanto de transferência de renda, como de acolhimento e acompanhamento da família em vulnerabilidade”, declarou Laura Carneiro. A secretária conversou com Ivana Lay, mãe de Moïse, e com os irmãos do jovem, Djojo Baraka, 21 anos, e Kevin, 7 anos, no apartamento, de 35 metros quadrados, onde vive a família. Além da preocupação financeira, já que Moïse ajudava no sustento da casa, existe o temor de que a violência atinja a família, refugiada no Brasil para escapar dos horrores da guerra no Congo.

Inquérito: O Ministério Público do Trabalho no Rio de Janeiro (MPT-RJ) instaurou Inquérito Civil para apurar a morte de Moïse. Segundo informações da família, o jovem de 24 anos foi morto após cobrar duas diárias atrasadas. A investigação do MPT vai analisar a relação trabalhista entre as partes. A denúncia aponta para o possível trabalho sem o reconhecimento de direitos trabalhistas, podendo configurar, inclusive, trabalho em condições análogas à de escravo, na modalidade trabalho forçado, de xenofobia e de racismo. O inquérito corre em paralelo com as investigações criminais. Na manhã deste sábado (5), está marcado um protesto em frente ao quiosque Tropicália, reunindo defensores da causa negra e dos direitos humanos. Estão previstos protestos em outras cidades do Brasil e do exterior.

Sargento que matou vizinho vai responder por homicídio doloso

A juíza Ariadne Villela Lopes, da 5ª Vara Criminal de São Gonçalo, atendeu a um pedido do Ministério Público e transformou hoje (4) a  prisão em flagrante do sargento da Marinha, Aurélio Alves Bezerra, 41 anos, em prisão preventiva e alterou a acusação de homicídio culposo para doloso, quando há a intenção de matar. Na noite de quarta-feira (2), o militar matou seu vizinho Durval Teófilo Filho, 38 anos, na hora em que a vítima chegava em casa e se preparava para abrir o portão, procurando a chave de casa na mochila.

Durval tinha deixado o supermercado onde trabalhava como repositor de estoques em Niterói pouco depois das 22 h. O sargento, que estava de carro, atirou três vezes contra a vítima, alegando que Durval mexeu em algo na região da barriga e iria assaltá-lo, confundindo-o com um bandido. Um dos tiros de pistola automática atingiu a barriga e provocou hemorragia interna. O sargento em seguida desceu do carro, perguntou se a vítima estava armada e obteve como resposta que ele também morava no condomínio. Com a ajuda de vizinhos, que ajudaram a colocar Durval no carro do militar, Bezerra foi para o Hospital Estadual Alberto Torres, onde a vítima morreu logo após ser socorrida.

Durante audiência de custódia, a magistrada, atendeu a pedido do Ministério Público e transformou a acusação de homicídio culposo, quando não há a intenção de matar, para doloso, quando existe a intenção de matar. “[A decisão] não viola os princípios do contraditório e da ampla defesa, considerando-se que o acusado ou imputado no processo penal defende-se dos fatos e não da capitulação legal a eles imputada”, escreveu a juíza. O corpo de Durval Teófilo foi enterrado hoje à tarde no Cemitério São Miguel, em São Gonçalo. Em meio a protestos, carregando cartazes com a inscrição “Vidas negras importam” e gritos de justiça, centenas de pessoas compareceram ao enterro. Os parentes e colegas de trabalho disseram que Durval era uma pessoa doce e sempre pronta a atender aos outros.

Jogos de Inverno começam em Pequim 

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Pequim 2022 começou na noite de sexta-feira (horário local), após preparativos afetados pela pandemia de covid-19 e pelas críticas aos direitos humanos na China que levaram vários países a montar um boicote diplomático.

Realizado no primeiro dia da primavera pelo calendário chinês, o evento começou com uma apresentação de dançarinos acenando com hastes verdes brilhantes para transmitir a vitalidade da temporada, seguida por uma explosão de fogos de artifício brancos e verdes que soletravam a palavra “Primavera”. Jaqueline Mourão e Edson Bendilatti desfilaram como porta-bandeiras do Brasil na cerimônia de abertura da Olimpíada, representado a delegação nacional com 11 atletas.

A cerimônia desta sexta-feira (4) começou logo após o presidente chinês, Xi Jinping, e o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, entrarem no icônico estádio Ninho de Pássaro.

Confira a agenda de competições de 04/05 de fevereiro (horários de Brasília)

Biatlo – Disputa de medalhas 🥇
06h – Revezamento Misto 4 x 6Km

Curling
Duplas Mistas
09h05 – Grã-Bretanha x Itália
09h05 – Noruega x China
09h05 – República Tcheca x Suíça
09h05 – EUA x Canadá

Esqui Estilo Livre – Disputa de medalhas 🥇
07h – Classificatórias – Moguls
08h30 – Final – Moguls

Hóquei no gelo
05h40 – República Tcheca x Suécia
05h40 – Japão x Dinamarca
10h10 – Estados Unidos x Rússia

Luge
08h10 -Individual Masculino – Primeira descida
09h50 – Individual Masculino – Segunda descida

Patinação de velocidade – Disputa de medalhas 🥇
05h30 – 3.000m Feminino – Final
08h – 500m Feminino – classificatórias
08h38 – 1000m Masculino – classificatórias
09h23 – Revezamento 2000m Misto – Quartas de final
09h53 – Revezamento 2000m Misto – Semifinal
10h18 – Revezamento 2000m Misto – Final B
10h26 – Revezamento 2000m Misto – Final

Salto com esqui – Disputa de medalhas 🥇
03h20 – Pista normal individual – Masculino – classificatórias
07h45 – Pista normal individual – Feminino – classificatórias
08h35 – Pista normal individual – Feminino – Final

Flamengo x Fluminense: Clássico carioca acontece neste domingo (6)

Pela quarta rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca, Flamengo e Fluminense se enfrentam neste domingo (6), no Nilton Santos, às 16h (horário de Brasília). Ambos venceram no meio de semana e chegam motivados para o Fla-Flu. O Rubro-Negro estreou o técnico Paulo Sousa na vitória por 3 a 0 sobre o Boavista. O atacante Vitinho foi um dos destaques, além do também estreante Marinho, que balançou as redes. Para o Flamengo, valerá a quebra de uma sequência negativa em confrontos contra o Fluminense: apenas uma vitória nos últimos cinco jogos.

Do lado do Tricolor, o time venceu o Audax no meio da semana por 1 a 0 com reservas em campo. A partida ficou marcada pelo primeiro gol de Germán Cano com a camisa do Flu, que estreia na Libertadores no dia 22, contra o Millonarios, na Colômbia.

Paulista: Ituano x Corinthians

Em busca de uma resposta após a demissão do técnico Sylvinho, o Corinthians visita o Ituano, neste domingo (6), às 18h30, no estádio Novelli Júnior, pela quarta rodada do Paulistão. O Timão lidera o Grupo A do Campeonato Paulista com quatro pontos, tendo empatado contra a Ferrovíaria na estreia, vencido o Santo André e depois perdido em casa para o Santos.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495