Câmara aprova intervenção federal no Rio

A Câmara dos Deputados aprovou por 340 votos a 72 na madrugada desta terça-feira (20) o decreto que autoriza a intervenção federal na Segurança Pública do Rio. A matéria segue agora para o Senado, que deve apreciá-la ainda nesta terça. Por se tratar de um decreto presidencial, a intervenção já está em vigência. Coube ao plenário apenas dizer se aceitava ou revogava a decisão tomada pelo governo, sem ter o direito de fazer modificações.

Intervenção se torna alvo de cobiça de outros estados

A intervenção federal na segurança pública do Rio de Janeiro é vista como um tiro alto do Palácio do Planalto. “É uma faca de dois gumes”, definiu, ao HuffPost Brasil, o líder do Solidariedade, Wladimir Costa (PA), após reunião com o presidente Michel Temer. Segundo ele, o presidente pode ter acertado. “Algo precisava ser feito. Agora é ver se vai dar certo”, diz. Costa acrescenta que a expectativa do presidente é que a medida dê resultado imediatamente. No entanto, o deputado ressalta que ainda é incerto o que vai acontecer. A ação do governo em relação ao Rio gerou debate sobre oportunismo do governo, já que a principal bandeira de Temer, a reforma da Previdência, enfrenta dificuldade para decolar.

STF decide sobre mães presas

O Supremo Tribunal Federal pode decidir nesta terça-feira se mulheres grávidas e mães de crianças de até 12 anos que estejam em prisão provisória (ou seja, que não foram condenadas) terão o direito de deixar a cadeia e ficar em prisão domiciliar até seu caso ser julgado.

Ex-assessor de Lula pagou por obras, diz empresário

Em depoimento ao juiz federal Sergio Moro, na segunda-feira, um empresário cuja construtora participou das obras do sítio Santa Bárbara, em Atibaia (SP), disse que o responsável pelos pagamentos de seus serviços foi Rogério Aurélio Pimentel, ex-assessor especial da Presidência da República no governo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

PGR se manifesta contra recurso de Lula no STF

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, enviou nesta segunda-feira (19) parecer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contrário ao pedido protocolado pela defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para rever a condenação pela Justiça Federal no caso do tríplex do Guarujá (SP). As informações são da Agência Brasil. No parecer, a procuradora sustenta que não cabe ao STF reanalisar as provas que justificaram a condenação de Lula. “O agravante, ao utilizar-se do termo reavaliação, busca realizar um jogo de palavras de modo a requerer, na verdade, o reexame de matéria de prova. Uma simples leitura do acórdão recorrido bem demonstra a impossibilidade de avaliar suas conclusões, sem uma imersão pelo conjunto probatório dos autos”, argumentou.

Tramitação da reforma da Previdência é suspensa

A tramitação da reforma da Previdência no Congresso está interrompida devido à intervenção na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro. A Constituição determina que nenhuma emenda ao seu texto pode ser feita durante uma intervenção federal. Como forma de compensar a paralisação, foram anunciados 15 projetos na área econômica que devem ser votados no Legislativo ainda em 2018.

Trump apoia maior controle na compra de armas

O presidente americano Donald Trump disse na segunda-feira (19) que apoia um projeto que visa melhorar a verificação dos antecedentes criminais dos compradores de armas de fogo. O anúncio foi feito pela Casa Branca, em resposta ao tiroteio que deixou 17 mortos em uma escola da Flórida.

STJ confirma multa ao Facebook de R$ 4 milhões

A Justiça negou recurso do Facebook contra multa de R$ 3,96 milhões aplicada sobre a empresa após ela não cumprir determinação de quebra de sigilo de usuários que foram alvo de investigação policial. O caso envolve investigação sobre organização criminosa voltada à importação, à fabricação, à distribuição e à comercialização de anabolizantes e medicamentos sem licença.

ESPORTES

Corinthians só empata em amplia jejum

O Corinthians não conseguiu reagir no início da semana que terminará com o clássico contra o Palmeiras. Na noite de ontem, o time derrotado por Santo André e São Bento em seus compromissos anteriores, não passou de um empate por 1 a 1 com o Red Bull Brasil no Moisés Lucarelli.

Grêmio e outros grandes que ameaçaram cair nos Estaduais

Grêmio foi derrotado pelo Veranópolis na última rodada e segue na lanterna do Campeonato Gaúcho. Para evitar a queda, o Tricolor precisa vencer dois jogos na competição. Os adversários na sequência são: Novo Hamburgo, Juventude e São Paulo-RG e o Internacional.