Bolsonaro se encontra hoje com Trump

Em entrevista à emissora americana Fox News, o presidente Jair Bolsonaro rebateu na segunda-feira (18) acusações de que teria ligações com milícias e com um dos policiais apontado como responsável pelos disparos que mataram a vereadora Marielle Franco em março de 2018. À Fox, Bolsonaro também falou sobre seu encontro com o presidente Donald Trump, marcado para esta terça-feira (19) na Casa Branca. O brasileiro afirmou ainda ver ‘com bons olhos’ a construção de um muro na fronteira com o México, um dos principais projetos da administração Trump.

Bolsonaro diz contar com EUA para ‘libertar Venezuela’

O presidente Jair Bolsonaro disse, em discurso em Washington DC nesta 2ª feira (18.mar.2019), que quer contar com a ajuda dos EUA para “libertar o povo da Venezuela”. Para ele, o país vizinho é 1 exemplo do porquê do Brasil “não aguentar mais a esquerda”“A Venezuela não pode continuar como está e contamos com os EUA para que não continue”, disse o presidente.

Com o pai nos EUA, Carlos toca agenda de Bolsonaro

Na ausência do presidente Jair Bolsonaro, que está em Washington, o vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) está em Brasília nesta segunda-feira, 18, para, segundo ele, cumprir missões dadas pelo pai. Embora não ocupe cargo no governo, Carlos postou nas redes sociais fotos do seu tour. Ele despachou na Câmara dos Deputados e no Palácio do Planalto. “Em Brasília. Dentre muito o que conversar com amigos Deputados Federais e desenvolvendo linhas de produção solicitadas pelo Presidente Jair Bolsonaro”, relatou no microblog. Os primeiros compromissos foram no Legislativo. O vereador foi aos gabinetes do irmão, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), e do deputado Hélio Lopes (PSL-RJ). Na Câmara, estava acompanhado do subchefe de Articulação e Monitoramento da Casa Civil, José Vicente Santini. Carlos não quis falar com a imprensa.

Brasil assina acordo para que EUA usem base no Maranhão

O governo brasileiro assinou nesta 2ª feira (18.mar.2019) o Acordo de Salvaguardas Tecnológicas, que permite o uso comercial da base de Alcântara, no Maranhão, com projetos que envolvam tecnologia dos Estados Unidos. O lugar é 1 dos centros de lançamentos de foguetes da FAB (Força Aérea Brasileira). Apesar da assinatura, os EUA não ficam autorizados desde já a utilizar a base. A medida precisa ser chancelada pelo Congresso Nacional. A parceria entre os 2 países é discutida desde 2000, quando o então presidente brasileiro Fernando Henrique Cardoso (PSDB) assinou 1 acordo com o americano George W. Bush.

Senado: pedido para Lava Toga será protocolado hoje

O senador Alessandro Vieira (PPS-SE) disse que irá protocolar até o final da manhã desta terça-feira o requerimento de criação da comissão parlamentar de inquérito para investigar o ‘ativismo judicial’ em tribunais superiores, chamada de CPI da Lava Toga. O documento tem 28 assinaturas e ganhará a 29ª na terça. De acordo com Vieira, autor do requerimento, o senador Flavio Arns (Rede-PR) assinará o pedido pela manhã. Vieira aguarda ainda a resposta oficial de senadores do PT, que na última semana pediram mais tempo para pensar antes de assinar o requerimento.

Ex-governador do Paraná, Beto Richa volta a ser preso

O ex-governador do Paraná Beto Richa (PSDB) voltou a ser preso na manhã desta terça-feira (19), desta vez em uma operação do Ministério Público do Paraná (MP-PR) que investiga desvio de recursos que deveriam ser usado na construção de escolas. Parte desse dinheiro, segundo as investigações, teria ido parar em campanhas eleitorais do tucano. Esta é a terceira vez que o tucano é detido. Ele também já havia sido preso em uma outra investigação do MP paranaense e em um desdobramento da Operação Lava Jato, mas foi solto por ordem da Justiça.

Bolsonaro isenta de visto Austrália, Canadá, EUA e Japão

Turistas de 4 países – Austrália, Canadá, Estados Unidos e Japão – estão dispensados de visto para viajar para o Brasil. De acordo com o decreto, o visto é apenas para ‘turismo, negócios, trânsito, realização de atividades artísticas ou desportivas ou em situações excepcionais por interesse nacional’. A estadia dos estrangeiros que preencherem esse quesito sem visto será de 90 dias, com possibilidade de prorrogação por mais 90.

Pesquisa: aprovação de Bolsonaro vai de 40% para 37%

Pesquisa do Ipespe, encomendada pela XP investimentos, divulgada nesta 2ª feira (18.mar.2019) mostra que o governo de Jair Bolsonaro é avaliado positivamente (ótimo ou bom) por 37% da população. O número variou negativamente dentro da margem de erro (3,2%) em relação ao último estudo, em fevereiro deste ano, quando a gestão era bem vista por 40% das pessoas. De acordo com o estudo, a avaliação negativa do governo (ruim ou péssimo) saltou de 17% para 24% no mesmo período. Foi a 1ª elevação de rejeição junto à população. Já o grupo de eleitores que veem o governo como regular se manteve em 32%, enquanto 8% não souberam ou não quiseram opinar. O estudo foi feito de 11 a 13 de março. O nível de confiança é de 95,45%.

Suzano: funcionários e estudantes voltam a colégio

Pela primeira vez, desde que houve o tiroteio na Escola Estadual Raul Brasil, em Suzano (SP), estudantes e funcionários retornaram na manhã de segunda-feira (18) ao colégio. Ainda em choque com o massacre, os jovens chegavam o local em grandes grupos de amigos ou acompanhados dos pais. Todos os alunos receberam uma rosa branca com uma mensagem de apoio, assinada pela dirigente regional. Alguns deixaram a flor no memorial que foi feito para as vítimas. A escola volta a receber alunos nesta terça, mas aulas seguem interrompidas.

PGR abre 18 ações contra políticos 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF na segunda-feira a abertura de 18 investigações envolvendo deputados federais e senadores do MDB, do PT e do Pros suspeitos de participação num esquema de pagamento e recebimento de propina na Petrobrás. Essa nova leva de pedidos de abertura de investigações decorre do conteúdo de duas colaborações premiadas ainda sob sigilo, homologadas pelo ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo.

Palocci relata propina a Lula e Sarkozy 

O ex-ministro da Fazenda Antonio Palocci admitiu à Justiça que houve pagamento de propina na compra de helicópteros e submarinos franceses em 2008. Na época, o Brasil assinou com a França acordos que firmavam a aquisição de 50 helicópteros e 5 submarinos. De acordo com Palocci, os desvios foram combinados pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o então presidente francês Nicolas Sarkozy. As afirmações foram feitas durante depoimento na segunda-feira (18) na 10ª Vara Federal de Brasília.

Utrecht: suspeito é preso após tiroteio que matou 3

Ao menos três pessoas morreram e cinco foram feridas, sendo três com gravidade, por disparos efetuados por um homem num bonde na cidade holandesa de Utrecht na manhã de segunda-feira. Segundo testemunhas, um homem sacou uma arma e começou a disparar de forma aleatória num bonde na praça 24 de Outubro, onde passam várias linhas do transporte público. Depois ele fugiu. A polícia divulgou algumas horas depois que deteve o principal suspeito, um homem de 37 anos, nascido na Turquia.

Ciclone pode ter deixado mais de mil mortos em Moçambique

O ciclone Idai, que atinge o sudeste da África desde a quinta-feira (14/03), deixou mais de 200 mortos no Zimbábue, em Moçambique e no Malawi, segundo números divulgados pela ONU. No Zimbábue, o balanço provisório das autoridades locais elevou o número de vítimas para 89. Em Moçambique, 84 pessoas morreram. Já no Malawi, o ciclone deixou outros 56 mortos.

Ex-presidente do Peru é preso nos EUA por embriaguez

O ex-presidente peruano Alejandro Toledo, que Lima tenta a extradição dos Estados Unidos por envolvimento no caso de subornos da Odebrecht, foi detido na noite de domingo por se embriagar em um restaurante na Califórnia, informou nesta segunda-feira a polícia local. Toledo, 73 anos, foi detido às 22H27 local de domingo, quando a polícia atendeu a um chamado sobre um homem bêbado em um restaurante na região de Palo Alto, disse à AFP a porta-voz do comissário do condado de San Mateo, detetive Rosemerry Blankswade.

FUTEBOL

Impasse deve deixar 52 jogos fora da TV

Palmeiras e Athletico-PR não entraram em acordo até o momento com o Grupo Globo pelos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro deste ano e, por isso, 52 partidas do campeonato nacional não terão transmissão em nenhum canal. Ambos os clubes não acertaram compromisso com TV Aberta (Globo) e pay-per-view (Premiere), apenas com TV fechada (Turner). Na temporada 2019, o torneio terá a estreia do Esporte Interativo na transmissão, o que dividirá os times e deixará a maior parte das partidas sem nenhuma emissora.