Governo anuncia pacote de emprego para jovens

O prometido programa de emprego Verde Amarelo, anunciado na segunda-feira pelo governo pretende gerar 1,8 milhão de postos de trabalho até o fim de 2022 e irá beneficiar apenas os jovens de 18 a 29 anos que ainda não tiveram nenhum emprego com carteira assinada. O teto da remuneração na modalidade criada por Medida Provisória será de 1,5 salário mínimo (R$ 1.497).

Previdência será promulgada nesta terça

O Congresso deve promulgar nesta terça-feira a proposta de emenda à Constituição da reforma da Previdência, e inseri-la oficialmente no texto constitucional. O próximo passo para os senadores, após a promulgação da emenda, é votar a chamada PEC Paralela, antes de enviá-la para a Câmara. A matéria trata de pontos retirados ou ignorados na reforma, com destaque para a inclusão de servidores estaduais e municipais nas novas regras.

Presidente acaba com o seguro DPVAT

O presidente Jair Bolsonaro editou na segunda-feira (11) uma medida provisória que acaba com o seguro obrigatório de danos pessoais causados por veículos automotores terrestres ou por sua carga a pessoas transportadas ou não, o DPVAT. O governo afirmou que a MP ‘tem o potencial de evitar fraudes no DPVAT, bem como amenizar/extinguir os elevados custos de supervisão e de regulação do DPVAT por parte do setor público’.

Partido que Bolsonaro vai criar já tem nome

O partido que Jair Bolsonaro vai criar ao deixar o PSL já tem nome: Aliança Pelo Brasil. Decidido a deixar a legenda pela qual se elegeu, o presidente da República vai encampar a empreitada de fundar uma sigla do zero. O anúncio será feito em uma reunião nesta terça-feira, com os deputados do PSL, a partir das 16h, em Brasília.

Governo informa que cobrará contribuição previdenciária de quem receber seguro-desemprego

O secretário de Previdência do Ministério da Economia, Rogério Marinho, informou nesta segunda-feira (11) que o governo passará a cobrar contribuição previdenciária de quem receber seguro-desemprego. De acordo com o secretário, a contribuição vai variar de 7,5% a 11%, e a medida permitirá ao beneficiário contar o tempo de recebimento do seguro-desemprego para a aposentadoria. Marinho deu as informações no Palácio do Planalto, onde participou do lançamento do programa Verde Amarelo, que, segundo o governo, prevê gerar 1,8 milhão de empregos para jovens entre 18 e 29 anos.

CCJ pode votar PEC da prisão após 2ª instância

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados adiou ontem a Proposta de Emenda à Constituição que trata da possibilidade de prisão após condenação em segunda instância. A votação ficou marcada para esta terça-feira, às 9h. Após a decisão do STF de derrubar a prisão após condenação em segundo grau, a ala lavajatista do Congresso começou a articular a tramitação das PECs sobre esse assunto que tramitam na Câmara e no Senado.

Para Maia, STF “não transferiu” responsabilidade sobre segunda instância ao Parlamento

Vídeo: O Estadão/Reprodução – YouTube

Justiça negou busca da PF na casa de Dilma

Na representação para a Operação Appius, deflagrada na quinta, 7, a Polícia Federal em São Paulo pediu autorização para fazer buscas na residência da ex-presidente Dilma Rousseff, mas o juízo da 6.ª Vara Federal Criminal não concordou. Recentemente, a petista foi alvo de um pedido de prisão temporária, no âmbito de uma investigação da Lava Jato junto ao Supremo Tribunal Federal, mas a solicitação também foi negada, pelo ministro Edson Fachin.

Juíza manda tirar tornozeleiras de ex-tesoureiros do PT

A justiça do Paraná determinou a remoção das tornozeleiras eletrônicas que monitoram os passos dos ex-tesoureiros do PT Delúbio Soares e João Vaccari Neto, ambos condenados em segunda instância na Operação Lava Jato. A decisão foi baseada pelo novo entendimento do STF (Supremo Tribunal Federal) sobre a prisão após sentença em segunda instância. Delúbio e Vaccari cumpriam a pena em regime diferenciado, chamado semiaberto ‘harmonizado’ com tornozeleira eletrônica, desde março e setembro deste ano, respectivamente. Na prática, ambos poderiam viver em casa na capital paranaense desde que trabalhassem durante o dia. O monitoramento dos presos era feito por tornozeleiras eletrônicas, agora retiradas pela 1ª Vara de Execuções Penais de Curitiba.

Brics: presença do presidente chinês no Brasil vai aprofundar parcerias

O presidente da China, Xi Jinping, estará no Brasil na quarta-feira (13) e depois (14) para participar da cúpula do Brics, bloco que reune o Brasil, a Rússia, Índia, China e África do Sul. Segundo representantes do governo chinês, a viagem à América Latina vai “injetar novo ímpeto no desenvolvimento das relações sino-gregas e sino-europeias, bem como servirá para aprofundar a parceria entre os membros do Brics e melhorar a governança global”. No Brasil, Xi Jinping manterá conversas bilaterais com outros líderes mundiais e assinará acordos de cooperação. A visita ocorre menos de um mês depois de o presidente Jair Bolsonaro visitar a China. A ideia é aprofundar o intercâmbio, a confiança política e ampliar a cooperação em diversas áreas.

Bruno Covas inicia 2º ciclo de quimioterapia

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, vai iniciar nesta terça-feira o segundo ciclo quimioterapia infusional para tratamento de câncer metastático no aparelho digestivo. O procedimento deve durar cerca de 30 horas. Covas está internado desde o dia 23 de outubro. Covas não deixou o cargo e tem enviado vídeos a secretários e às redes sociais. Sua equipe mantém as costuras para viabilizar sua reeleição, mesmo com ele internado.

Prefeitura de SP desiste de ‘Bandeira 3’ para táxis

A gestão Bruno Covas (PSDB) desistiu de criar a “Bandeira 3″ para os táxis de São Paulo. A medida havia sido anunciada na semana passada, mas recebeu resistência de parte da categoria. Nesta segunda-feira, 11, a Prefeitura recuou e informou que a portaria será revogada. Pelo texto original, os taxistas poderiam aplicar a Bandeira 3 somente se pegassem o passageiro em bolsões específicos na saída de shows ou grandes eventos. A tarifa seria opcional e a cobrança era 30% maior do que o valor da Bandeira 2. Em nota, a Prefeitura afirmou que o fim da portaria será publicado na terça-feira, 12, no Diário Oficial do Município. ”

Óleo no Nordeste: governo autoriza consumo de peixe

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou resultado de exames feitos em amostras de pescado do litoral do Nordeste, em áreas atingidas pelo vazamento de óleo. A análise mostra que o produto está em condições apropriadas para o consumo humano. Foram analisados os níveis de indicadores para contaminação por derivados de petróleo. Os resultados, segundo o ministério, revelam níveis baixos detectados em peixes e lagostas e que não representam riscos para o consumo humano.

Evo Morales aceita asilo político no México

Um dia após renunciar à presidência da Bolívia, Evo Morales confirmou na segunda-feira que está deixando seu país rumo ao México, que lhe concedeu asilo político. Algumas horas antes do anúncio, o governo do mexicano Andrés Manuel López Obrador havia anunciado a concessão do asilo. Morales viaja em um avião da Força Aérea do México, fazendo escala em Lima, o que foi facilitado por autoridades peruanas.

Casa de Evo Morales é saqueada e incendiada

O agora ex-presidente da Bolívia, Evo Morales, teve sua casa saqueada no último domingo (10.nov), mesmo dia em que renunciou ao cargo. O mesmo aconteceu com a casa de sua irmã. Segundo Evo, os imóveis foram invadidos e incendiados. “Bolívia e o mundo testemunham o golpe”, disse, em comunicado na sua página do Twitter. Vídeos e fotos do saque circulam nas redes sociais, com quadros jogados no chão e cômodos revirados. Além das casas de Morales e da irmã, as moradias de governadores e de outros integrantes do governo também teriam sido invadidas. Durante a noite desse domingo (10.nov), grupos e gangues foram às ruas para saquear e depredar lojas e outros estabelecimentos. Os ataques foram registrados na capital La Paz e em Santa Cruz.

ESPORTES

Botafogo vence Avaí e deixa a zona de rebaixamento

Fechando a 32ª rodada do Campeonato Brasileiro, o Botafogo venceu o Avaí por 2 a 0 no Estádio Nilton Santos, nesta segunda-feira (11). O triunfo tira a equipe carioca da zona de rebaixamento e empurra o rival Fluminense. Os gols foram marcados pelo lateral direito Ricardo, contra, e por Diego Souza.

Alvo de racismo, Taison quer sair do Shakhtar Donetsk

Taison está decidido a deixar o Shakhtar Donetsk. A Goal apurou que ter sido alvo de racismo no domingo, durante o jogo diante do Dínamo de Kiev, foi a gota d’água para o atacante, que, na verdade, há meses está insatisfeito no clube ucraniano, visto que não foi vendido para o Milan em agosto. Nas últimas horas, em conversas com pessoas próximas, o brasileiro, que foi expulso ao protestar contra as manifestações racistas dos torcedores adversários, voltou a expôr internamente o desejo de sair da Ucrânia, onde chegou em 2010, quando foi negociado pelo Internacional com o Metalist.

Schumacher pediu silêncio sobre sua saúde

Corinna Betsch quebrou o silêncio sobre o estado de Michael. A esposa do heptacampeão falou em entrevista sobre os cuidados com o ex-piloto e como estão respeitando sua privacidade. O sete vezes campeão de Fórmula 1 sofreu um grave acidente no dia 29 de dezembro de 2013. Na época, esquiando em Meribel, na França, acabou caindo e bateu sua cabeça. Desde então, tem travado uma batalha pela vida. Pouco se sabe o atual estado do ex-competidor. Notícias esporádicas acabam surgindo na mídia, muitas vezes trazidas por amigos próximos como Jean Todt, que costuma visitar Michael. Entretanto, em uma entrevista a publicação ‘SHE’, Corinna quebrou o silêncio. “Ele fez tudo por mim. Nunca vou esquecer quem eu tenho que agradecer, e esse seria meu marido Michael Neste momento, está nas melhores mãos possíveis e nós estamos fazendo todo o possível para ajudá-lo, disso podem ter certeza”, disse. A última notícia que circulou sobre Schumacher foi uma ida do alemão a um hospital em Paris. Na capital francesa, o heptacampeão foi submetido a um tratamento secreto, com poucos detalhes divulgados.

Zverev vence Nadal com facilidade no ATP Finals

O alemão Alexander Zverev venceu com autoridade o espanhol Rafael Nadal na estreia do número 1 do tênis mundial no ATP Finals nesta segunda-feira em Londres. Zverev, número 7 do ranking da ATP e atual campeão do torneio que reúne os oito melhores tenistas da temporada, venceu por 6-2 e 6-4 em uma hora e 24 minutos de jogo. O número 1 lutou e tentou pressionar o adversário, mas Zverev manteve a vantagem fechando o segundo set em 6-4.

Mundial Sub-17: Brasil vence Itália e vai à semifinal

A Seleção Brasileira está classificada à semifinal da Copa do Mundo Sub-17. Em jogo realizado no Estádio Olímpico de Goiânia, o time de Guilherme Dalla Déa venceu a Itália por 2 a 0. O próximo jogo será contra a França, que atropelou a Espanha por 6 a 1.

Presidente do Santos acusa Rollo de ‘golpe’

O presidente do Santos, José Carlos Peres, concedeu entrevista coletiva na noite desta segunda-feira, na Vila Belmiro, após o retorno de Orlando Rollo. O vice-presidente retornou ao Peixe como presidente em exercício durante a suspensão de Peres por 15 dias, criticou a gestão e tenta mudar o Comitê de Gestão. “Uma das páginas mais negras do Santos numa tentativa de golpe. Ele é vice-presidente do Comitê de Gestão, por isso vai comparecer a cada 15 dias ou toda reunião. Terá direito a voto, direitos são esse, não são de permanência na Vila Belmiro. Não tem atividade administrativa para ter sala e despachar. Passou um ano fora e viria para integrar, seria bem-vindo, se não fosse mais uma atitude assim”, disse Peres.