Inadimplência e endividamento atingem maiores valores em 12 anos

O percentual de famílias inadimplentes, aquelas com dívidas em atraso, atingiu 30% em setembro. É a primeira vez que o índice chega a esse percentual e, portanto, é o valor mais alto da série histórica da pesquisa iniciada em 2010 pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em agosto, o número de inadimplentes subiu para 29,6%. Na comparação com setembro de 2021, o indicador cresceu 4,5 pontos percentuais, já que o percentual era de 25,5% na ocasião. A parcela de famílias endividadas, ou seja, com qualquer dívida (em atraso ou não) também bateu recorde no país em setembro: 79,3%. Em agosto, o percentual era de 79%. Em setembro do ano passado, 74%.

O endividamento das famílias mais pobres, ou seja, aquelas que ganham menos de dez salários mínimos, chegou a 80,3%. É a primeira vez que a parcela supera os 80%. “Embora os atrasos tenham crescido no mês e no ano entre os consumidores nas duas faixas de renda, as dificuldades de pagamento de todos os compromissos do mês são mais latentes entre as famílias de menor renda”, disse a economista da CNC Izis Ferreira. Entre as mulheres, o percentual de endividamento é maior (80,9%) do que entre os homens (78,2%). As famílias que não têm condições de pagar suas dívidas ficaram em 10,7%, abaixo dos 10,8% de agosto, mas acima dos 10,3% de setembro do ano passado. Entre os tipos de dívida que mais cresceram em relação a setembro do ano passado estão cartões de crédito (que subiu de 84,6% para 85,6% do total de dívidas), carnês de loja (de 18,8% para 19,4%) e cheque especial (de 4,6% para 5,2%).

Clientes da Caixa relatam instabilidade em aplicativo e site

Clientes da Caixa Econômica Federal relatam, desde o início da manhã, problemas com o aplicativo e o site do banco. Segundo relatos nas redes sociais, não está sendo possível fazer transferências via Pix ou outros tipos de envios de valores ao longo desta segunda-feira (10). De acordo com os clientes, ao tentarem transferir valores, tem aparecido a seguinte mensagem: “Transação indisponível. Efetue novo acesso e tente novamente em alguns instantes”. O site Downdetector, que monitora reclamações de serviços, relata problemas de clientes da Caixa desde as 8h, com pico por volta das 14h, quando ocorreram 195 queixas simultâneas. Por volta das 17h20, o volume de reclamações continuava acima do normal, porém em menor intensidade, com 24 reclamações.

De acordo com a página, a média habitual corresponde a três reclamações por minuto. Do total de queixas registradas hoje, 60% estão relacionadas a dificuldades no Pix, 24% representam problemas no login no site do banco e 16% em outras operações na página. Em nota, a Caixa negou problemas no Pix, mas confirmou instabilidade no internet banking. Segundo a instituição, o problema está sendo resolvido durante a tarde. “A Caixa informa que o serviço de Pix no aplicativo Caixa Tem está operando em normalidade nesta segunda-feira. Por meio do internet banking, houve uma breve intermitência no início da tarde para envio de valores. O processo está em normalização para todos os clientes”, informou a assessoria de imprensa do banco.

Ocorrências: Essa não é a primeira vez nas últimas semanas em que clientes enfrentam problemas com aplicativos e sistemas eletrônicos de instituições financeiras. No último dia 29, correntistas relataram instabilidade no Pix em diversos bancos. Na ocasião, o BC informou que os sistemas funcionavam normalmente. No último dia 5, o aplicativo do Nubank apresentou problemas. No mesmo dia, o banco informou que a ferramenta teve oscilações temporárias provocadas por atualizações de rotina.

Certidão de quitação eleitoral volta a ser emitida

A partir desta segunda-feira (10), o eleitor já pode voltar a emitir a certidão que comprova estar quite com as obrigações eleitorais. O documento pode ser emitido pela internet, no portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e dos tribunais regionais eleitorais, bem como nos celulares, por meio do aplicativo e-Título. A emissão ficou suspensa na semana posterior ao primeiro turno das eleições, de 3 a 9 de outubro, conforme as normas eleitorais. Isso ocorrerá de 31 de outubro a 7 de novembro, após o segundo turno de votação.

Sem estar quite com a Justiça Eleitoral, o eleitor pode ficar impedido de se inscrever em concurso ou de tomar posse em cargo público, por exemplo. Quem já tem emprego público pode ficar sem receber vencimentos, remuneração, salário ou proventos, entre outras vedações. A emissão de passaporte, por exemplo, também exige a regularidade eleitoral, embora não seja necessário apresentar a certidão. Para ficar quite com a Justiça Eleitoral é preciso ter votado em todas as eleições passadas ou justificado as ausências. O eleitor também não pode ter deixado de atender aos chamados para trabalhar como mesário. Caso esteja irregular, é necessário regularizar a situação por meio de multas.

Certidão: Para emitir a certidão basta entrar no portal do TSE e, no menu à direita, clicar em Quitação Eleitoral, na aba Todos os Serviços. Em seguida, é só preencher alguns dados pessoais e emitir a certidão, que é sempre gratuita. O TSE alerta que alguns sites aplicam golpes e cobram pelo serviço, violando o Código de Defesa do Consumidor. No e-Título, basta clicar em Minhas Opções e depois em Quitação Eleitoral. A certidão aparecerá automaticamente caso tudo esteja regular.

TCU pede que Ministério da Defesa envie resultado de fiscalização nas urnas eletrônicas no 1º turno

O Tribunal de Contas da União (TCU) pediu em despacho ao Ministério da Defesa que o governo encaminhe uma cópia dos resultados da auditoria feita pelos militares nas urnas eletrônicas usadas no primeiro turno das eleições, no último dia 2. O pedido foi sugerido pelo subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, Lucas Rocha Furtado, e autorizado pelo ministro Bruno Dantas – relator da auditoria que o próprio Tribunal de Contas desenvolve nas urnas eletrônicas. O despacho foi assinado no domingo (9) e divulgado nesta segunda (10).

No pedido, Furtado afirma que “para a completude do trabalho de auditoria deste Tribunal, é imprescindível o acompanhamento da atuação de agentes chaves que de alguma forma participem do processo eleitoral”. “Acrescento que a Constituição Federal, em seu art. 5º, XXXIII, admite o sigilo em raras hipóteses, uma delas quando a informação seja imprescindível à segurança do Estado, e, neste caso, é a segurança do Estado que sairá fortalecida com a divulgação de tais informações”, diz o subprocurador ao fim do documento. Os documentos não explicitam um prazo para que o Ministério da Defesa encaminhe o documento ao TCU. No ofício, Furtado sugere apenas que o relatório com as conclusões da pasta seja requisitado “com a urgência que o caso requer”.

MPF cobra explicações sobre supostos crimes contra crianças do Pará denunciados sem provas por Damares

O Ministério Público Federal do Pará (MPF) cobrou nesta segunda-feira (10) informações ao Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos sobre os supostos crimes sexuais cometidos contra crianças no Marajó, arquipélago do nordeste do estado. A denúncia, feita sem apresentar provas, foi dita pela ex-titular da pasta, a senadora eleita Damares Alves (PL). A denúncia de supostos crimes sexuais cometidos contra crianças no Marajó foi feita pela ex-ministra em discurso durante um culto na Assembleia de Deus, em Goiânia (GO), neste último domingo (9).

Segundo Damares Alves, crianças do Marajó são traficadas para o exterior e são submetidas a mutilações corporais e a regimes alimentares que facilitam abusos sexuais. O Ministério Público informou também que Damares Alves falou que explodiu o número de estupros de recém-nascidos e que no Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos há imagens de crianças de oito dias de vida sendo estupradas. O ofício do MPF foi encaminhado à Tatiana Barbosa de Alvarenga, secretária executiva do Ministério da Mulher, Família e dos Direitos Humanos. O pedido do MPF quer que a secretária executiva do Ministério da Mulher apresente informações sobre os supostos casos descobertos por Damares Alves, “indicando todos os detalhes que a pasta possua, para que sejam tomadas as providências cabíveis”.

Candidato ao 2º turno não poderá ser preso a partir de sábado

A partir do próximo sábado (15), e até 48 horas após o pleito marcado para o dia 30 deste mês, nenhum dos candidatos que disputam o segundo turno das eleições poderá ser preso, a não ser que seja pego em flagrante delito. A outra exceção é se pesar condenação por crime inafiançável, caso no qual a polícia poderá cumprir a ordem de prisão determinada pela Justiça. Também pode ser preso quem descumprir o salvo-conduto dos candidatos. A regra que veda a prisão de candidatos nos 15 dias antes das eleições vale também para fiscais eleitorais, mesários e delegados de partidos. A norma também se aplica a eleitores, porém, com intervalo menor, de cinco dias antes até 48 horas após o pleito.

A norma e as exceções constam do Artigo 236 do Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). A lógica do dispositivo, herdado de normas eleitorais mais antigas, é impedir que alguma autoridade utilize o seu poder de prisão para interferir no resultado das eleições. No caso de prisão de algum candidato, a partir do próximo sábado, a previsão é que o detido seja levado à presença de um juiz para que seja verificada a legalidade do ato. Caso seja constatada alguma ilegalidade, o responsável pela prisão pode ser responsabilizado. A pena prevista é de quatro anos de reclusão.

Defesa Civil emite alerta de chuvas volumosas em SC 

O alto volume de chuvas em Santa Catarina nesta segunda (10) e terça-feira (11) deixam a Defesa Civil em alerta máximo. São esperados acumulados que variam de 70 a 150 mm, o que pode ser ainda maior em algumas regiões, especialmente no Oeste e Extremo-Oeste catarinense. O risco para ocorrências associadas à chuva intensa, persistente e volumosa, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos, é moderado na área amarela, alto na área laranja e muito alto na área em vermelho n mapa abaixo. O motivo é a  atuação de uma frente fria combinada ao fluxo de ar quente e úmido vindo da região amazônica, que intensifica a chuva em todas as áreas do Estado. Já a Epagri/Ciram afirma que a chuva pode superar os 200 mm.

Passageiros enfrentam longas filas para tentar embarcar em Congonhas

No início da tarde de hoje (10) o saguão do Aeroporto de Congonhas ainda estava lotado e com longas filas, reflexo da interdição da pista ontem (9). Às 13h32 de ontem um avião de pequeno porte estourou um pneu mantendo a pista principal interditada até as 22h18, provocando o cancelamento de diversos voos. A influenciadora digital Letícia Kava disse que estava dentro de outro avião no momento do acidente. Segundo ela, a tripulação e os passageiros do voo com destino a Curitiba ficaram algumas horas dentro da aeronave sem informações se seria possível decolar ou não. “A gente ficou no avião desde o meio dia e pouco até as 15h. O piloto não recebia notícias”, disse.

Segundo a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), somente ontem foram cancelados 73 voos que deveriam sair do aeroporto e 67 previstos para chegar no terminal. Hoje, o aeroporto seguiu operando com dificuldades e dezenas de voos, entre partidas e chegadas, foram cancelados ou tiveram grandes atrasos. O acidente está sendo investigado pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes (Cenipa) da Aeronáutica. Cinco pessoas estavam no avião quando a aeronave saiu da pista e parou na área de taxiamento (deslocamento em solo das aeronaves) do aeroporto. Ninguém ficou ferido.

Polícia Rodoviária Federal lança aplicativo exclusivo para peregrinos

Os romeiros que estiverem em peregrinação ao Santuário Nacional de Aparecida, no interior de São Paulo, poderão contar com um aplicativo exclusivo lançado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF). A ferramenta atenderá os fiéis utilizando a Rodovia Presidente Dutra. Inicialmente o aplicativo servirá aos romeiros e depois será utilizado para diversas rotas de peregrinação em todo o Brasil.

O lançamento aconteceu às vésperas da Novena e Festa da Padroeira, que é realizada de 3 a 12 de outubro, levando em conta o fim das restrições de público nas celebrações, e a expectativa de que o número de romeiros caminhando na Rodovia Presidente Dutra em direção ao Santuário aumente 60% em relação ao ano passado.

Disponível para Android e IOS, o programa permite que o usuário tenha acesso a informações, como rota de interesse, pontos de apoio, restaurantes e rede hoteleira. Por meio do aplicativo, o viajante também poderá atualizar informações sobre as condições da rodovia, ocorrência de acidentes, condições climáticas, entre outras. Ao final do percurso, o usuário poderá gerar relatório de  conclusão da viagem, emitido pelo Santuário Nacional e pela PRF, pelo aplicativo.

Covid-19: Brasil registra 26 mortes e 4,6 mil casos em 24h

As secretarias estaduais e municipais de Saúde registraram 4.682 novos casos de covid-19 na últimas 24 horas em todo o país. De acordo com os órgãos, foram confirmadas também 26 mortes por complicações associadas à doença no mesmo período. Os dados estão na atualização do Ministério da Saúde divulgada nesta segunda-feira (10), com exceção das informações do Ceará e Mato Grosso do Sul, que não foram atualizadas pelos governos estaduais, segundo a própria pasta federal, que sistematiza os registros. Com as novas informações, o total de pessoas infectadas pelo novo coronavírus durante a pandemia já soma 34.724.189.

O número de casos em acompanhamento de covid-19 está em 111.194. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta e nem resultaram em óbito. Com os números de hoje, o total de óbitos alcançou 686.877, desde o início da pandemia. Ainda há 3.189 mortes em investigação. As ocorrências envolvem casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demanda exames e procedimentos complementares. Até agora, 33.926.118 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a mais de 97% dos infectados desde o início da pandemia. Aos sábados, domingos e segundas-feiras, o número registrado diário tende a ser menor pela dificuldade de alimentação dos bancos de dados pelas secretarias municipais e estaduais de Saúde. Às terças-feiras, o quantitativo, em geral, é maior pela atualização dos casos acumulados nos fins de semana.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (175.123), Rio de Janeiro (75.757), Minas Gerais (63.817), Paraná (45.369) e Rio Grande do Sul (41.129). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (2.029), Amapá (2.163), Roraima (2.173), Tocantins (4.205) e Sergipe (6.439).

Anvisa autoriza ampliação da validade de vacina da Pfizer

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou hoje (10) a ampliação do prazo de validade de vacinas Comirnaty (Pfizer/Wyeth) contra a covid-19. Segundo o órgão, o prazo será de 15 meses para o imunizante destinado a adultos, que é identificado com a tampa roxa. A Anvisa informou que a medida vale para vacinas com validade inicial de nove e 12 meses, que passarão a ter seis e três meses adicionais, respectivamente.

A medida foi feita a partir da aprovação da gerência de produtos biológicos da agência. “Também foi considerado que as medidas indicadas pela empresa Pfizer/Wyeth permitem a manutenção da rastreabilidade e identificação quanto ao prazo de validade dos lotes já distribuídos da vacina”, afirmou o órgão. A vacina Comirnaty na versão pediátrica (tampas laranja e vinho) não tiveram alterações e continuam com prazo de validade de 12 meses.

Especialistas destacam segurança da vacinação completa contra pólio

A vacinação contra a poliomielite foi capaz de erradicar a doença de continentes inteiros, evoluiu com a chegada de tecnologias mais avançadas e já mantém a doença longe das crianças brasileiras há mais de 30 anos. Mesmo assim, a queda das coberturas vacinais têm sido motivo de preocupação de pesquisadores da área, que garantem que o esquema vacinal completo proposto pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI) protege as crianças contra a paralisia infantil e praticamente anula a possibilidade de ocorrem eventos adversos graves. No Brasil, todos os bebês devem receber a vacina inativada contra a poliomielite (VIP) aos 2 meses, 4 meses e 6 meses de idade.

Essa vacina é aplicada, de forma injetável, desde 2012, e seu uso trouxe mais segurança à imunização contra a pólio, porque o conteúdo da vacina é o vírus “morto”, inativado, o que afasta qualquer risco de replicação viral após a vacinação. Já imunizadas com essas três doses, as crianças brasileiras devem receber as famosas gotinhas da vacina oral contra a poliomielite (VOP), aos 15 meses e aos 4 anos de idade, como um reforço na imunização. A praticidade da vacina também faz com que seja a usada nas campanhas de vacinação em massa, como a realizada pelo Ministério da Saúde, entre 8 de agosto e 30 de setembro. Quando a vacina oral é administrada sem que a inativada tenha sido aplicada antes, há um risco extremamente raro de que o vírus atenuado, presente nas gotinhas, cause eventos adversos, como a própria paralisia, explica a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabela Ballalai.

A médica lembra que casos como esse também foram erradicados no Brasil desde que o esquema de vacinação passou a contar com as três doses da vacina inativada. “Desde que o Brasil iniciou a vacinação com as três primeiras doses [em 2012], não se viu mais nenhum caso de pólio vacinal. Antes disso, a incidência era de um caso a cada 2,450 milhões de doses aplicadas”, explica Isabela Ballalai. “O mais importante é que todas as crianças tenham tomado a VIP, porque elas vão ficar protegidas de vírus vacinal, vão ficar protegidas quando tomarem a VOP e vão ficar protegidas se a gente tiver um surto de qualquer um dos tipos de poliovírus”.

Ucrânia anuncia que foi alvo de novo bombardeio

Um dia após um dos piores ataques russos a Kiev, a Ucrânia anunciou nesta terça-feira (11) novos bombardeios a cidades estratégicas do país. Mísseis foram lançados contra Lviv – que fica próxima à fronteira com a Polônia -Zaporizhzhia, onde fica a maior usina nuclear da Europa. Segundo autoridades de Zaporizhzhia, no sul do país, ao menos 12 mísseis foram lançados contra a cidade, onde tropas russas e ucranianas travam uma batalha pelo controle da cidade. Uma pessoa morreu, segundo o serviço de emergência local.

Já o prefeito de Lviv disse que os bombardeios atingiram a infraestrutura civil da cidade, incluindo a eletrecidade. Ainda não havia registro de vítimas na cidade até a última atualização desta notícia. A Rússia também não havia se pronunciado sobre o novo ataque. Nesta terça-feira (11), a agência de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) afirmou que o bombardeio da Rússia a Kiev na segunda-feira (10) “aparentam ter alvejado infraestruturas civis”, o que indica violação de leis internacionais.

Santos goleia Juventude e afasta risco de queda

O Santos venceu o Juventude por 4 a 1, na noite desta segunda-feira (10), na Vila Belmiro. Lucas Braga marcou duas vezes, mas o destaque ficou por conta do golaço de cobertura de Marcos Leonardo. Madson, para o time alvinegro, e Bruno Nazário, para o clube gaúcho, também deixaram os seus na 31ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com a vitória, o Santos chega aos 40 pontos, ultrapassa o rival São Paulo e fica na 11ª colocação, com dez pontos de vantagem para o Cuiabá, que abre a zona de rebaixamento. Já o time alviverde, com apenas 20 pontos, amarga a lanterna do torneio e já está praticamente rebaixado.

Palmeiras empata com Atlético-GO 

O Palmeiras empatou com o Atlético-GO, em Goiânia (GO), nesta segunda-feira (10). O 1 a 1 faz com que o time alviverde se mantenha invicto como visitante, e com que a vantagem para o vice-líder, o Internacional, chegue a dez pontos: 66 a 56. Na última rodada, a diferença era de 12 pontos. O Atlético-GO, que briga na parte debaixo da tabela, ganhou um valioso ponto contra o melhor time da competição. Com 31, fica na 17ª posição e a um passo de deixar a zona de rebaixamento.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495