Fase restrita de pagamentos pelo Pix começa hoje

A partir de hoje (3), um grupo limitado de clientes poderá pagar e receber recursos pelo Pix, novo sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central (BC). A ferramenta entra em fase restrita de funcionamento, para ajustes e correções de eventuais problemas, enquanto o BC faz a migração do serviço do ambiente de testes para o ambiente real. O Pix funcionará em horários determinados para um grupo de 1% a 5% dos clientes de cada instituição financeira aprovada para operar a ferramenta. Os clientes autorizados a participar da fase restrita já foram comunicados pela instituição correspondente.

O novo sistema entrará em operação para todos os clientes no próximo dia 16. Na fase restrita, o Pix funcionará das 9h às 22h, de segunda a quarta-feira. Às quintas, o serviço reabrirá às 9h e só terminará de funcionar às 22h das sextas-feiras, para permitir o teste durante a madrugada. A partir da próxima segunda (9), as instituições financeiras poderão elevar gradualmente o número de clientes aptos a participar do Pix, até que o sistema entre plenamente em operação, no próximo dia 16, com a possibilidade de fazer pagamentos e recebimentos 24 horas por dia por toda a população.

Registros: Desde 5 de outubro, os clientes podem registrar as chaves digitais de endereçamento. Segundo o balanço mais recente do BC, até a última quinta-feira (29) mais de 50 milhões de chaves tinham sido cadastradas. Como cada pessoa pode ter mais de uma chave, o número exato de pessoas registradas é desconhecido. As chaves funcionarão como um código simplificado que associará a conta bancária ao número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) ou do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), e-mail, número do celular ou uma chave aleatória de 32 dígitos. Em vez de informar o número da agência e da conta, o cliente apenas informa a chave para fazer a transação. Uma pessoa física pode criar até cinco chaves por conta corrente. Para empresas, o limite aumenta para 20.

Instantaneidade: Por meio do Pix, o cliente pode pagar e receber dinheiro em até dez segundos, mesmo entre bancos diferentes. Diferentemente da Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou do Documento de Ordem de Crédito (DOC), que têm restrições de horário, o Pix funciona 24 horas por dia. Por questões de segurança, cada instituição financeira definirá um valor máximo a ser movimentado, mas o BC estuda criar modalidades para a venda e compra de imóveis e de veículos que permitam a movimentação instantânea de grandes quantias. Para as pessoas físicas e para os microempreendedores, as transações serão gratuitas, exceto nos casos de recebimento de dinheiro pela venda de bens e de serviços. As pessoas jurídicas arcarão com custos. As tarifas dependerão de cada instituição financeira, mas o BC estima que será R$ 0,01 a cada dez transações. O Pix servirá não apenas para transferências instantâneas de dinheiro, como poderá ser usado para o pagamento de boletos, de contas de luz, de impostos e para compras no comércio. Com a ferramenta, será possível o cliente sacar dinheiro no comércio, ao transferir o valor desejado para o Pix de um estabelecimento e retirar as cédulas no caixa.

Ampliação: Na última quinta-feira (29), o BC ampliou as funcionalidades do sistema. Com o Pix Cobrança, os comerciantes poderão emitir um QR Code (versão avançada do código de barras fotografada por smartphones) para que o consumidor faça o pagamento imediato por um produto ou serviço. Além disso, será permitido fazer cobranças em datas futuras, com atualizações de juros, multas ou descontos, como ocorre com os boletos. O BC também obrigou as instituições financeiras que oferecerem o Pix aos usuários recebedores a usar interface de programação padronizada pelo órgão. A medida foi tomada para evitar que um empresário não consiga migrar a conta para outra instituição por causa dos custos de adaptação a um novo sistema de programação.

EUA: polarização e votos pelo correio podem gerar batalha jurídica

A eleição presidencial dos Estados Unidos (EUA) nesta terça-feira (3) tem todos os ingredientes para uma prolongada batalha jurídica pelo seu resultado: um eleitorado altamente polarizado, um número recorde de votos pelo correio e alguns ministros da Suprema Corte que parecem prontos para intervir se a disputa for acirrada e contestada. O único elemento que falta, que levaria os dois lados ao tribunal, seria um resultado apertado em um Estado-pêndulo, onde a preferência da maioria do eleitorado oscila entre um partido e outro. “Se o resultado final depender da Pensilvânia ou da Flórida, eu acho que teremos a batalha jurídica das nossas vidas”, disse Jessica Levinson, professora de lei eleitoral da Loyola Law School, de Los Angeles.

Disputas eleitorais não são incomuns, mas elas geralmente acontecem em eleições locais ou estaduais, segundo especialistas em lei eleitoral. Este ano, nos meses anteriores ao pleito de 3 de novembro entre o presidente Donald Trump e o democrata Joe Biden, a pandemia do novo coronavírus alimentou centenas de desafios legais, envolvendo de assinaturas de testemunhas a carimbos postais e uso de caixas postais para depositar as cédulas. Duas decisões judiciais recentes sobre o prazo para a contagem dos votos pelo correio aumentaram a probabilidade de uma batalha legal pós-eleição se o resultado na Pensilvânia ou em Minnesota, outro estado crucial, for apertado, dizem especialistas em lei eleitoral. A 8ª Corte de Apelação dos EUA decidiu, em 29 de outubro, que o plano de Minnesota para estender o prazo para a contagem das cédulas enviadas pelo correio era uma manobra inconstitucional do secretário de Estado local, o democrata Steve Simon. Autoridades de Minnesota foram instruídas a “segregar” cédulas recebidas depois de 3 de novembro. Simon afirmou que as autoridades não apelariam à Suprema Corte, mas mais litígios nos tribunais inferiores determinarão se essas cédulas serão contadas.

Enquanto isso, em 28 de outubro, a Suprema Corte manteve uma decisão do tribunal superior da Pensilvânia, que permitiu que as autoridades contassem cédulas enviadas pelo correio postadas no dia da eleição e recebidas até três dias depois. Os juízes disseram que não havia tempo suficiente para revisar a decisão. Como em Minnesota, autoridades da Pensilvânia segregarão essas cédulas, preparando uma potencial batalha legal se a eleição for acirrada. Qualquer batalha legal disputada diante da Suprema Corte terá maioria conservadora de 6 x 3 após a confirmação de Amy Coney Barrett, em 26 de outubro. Três dos ministros foram indicados por Trump. O presidente disse, em setembro, que queria sua indicada confirmada porque a eleição acabaria na Suprema Corte. “Acho que é muito importante que tenhamos nove ministros”.

Líderes se reúnem nesta terça em busca de acordo para votação de veto à desoneração da folha

Líderes de partidos da Câmara e do Senado se reúnem na tarde desta terça-feira (3) para tentar chegar a um acordo sobre a votação da desoneração da folha de pagamentos de setores da economia. O presidente do Congresso Nacional, Davi Alcolumbre (DEM-AP), afirmou que pretende colocar em o tema em discussão na sessão desta quarta-feira (4), mas líderes partidários ainda precisam chegar a um acordo sobre a pauta da sessão. Ao sancionar a medida provisória que permitiu a redução da jornada de trabalho e do salário durante a pandemia do novo coronavírus, o presidente Jair Bolsonaro vetou o trecho que previa a prorrogação até 2021 da desoneração da folha de pagamentos de empresas.

Atualmente, a desoneração contempla 17 setores da economia que empregam 6 milhões de pessoas, como os de call center; comunicação, tecnologia da informação, transporte, construção civil, têxtil, entre outros. Apesar de o trecho sobre a desoneração da folha ter sido vetado, a palavra final caberá aos parlamentares. Deputados e senadores podem derrubar o veto e restabelecer o texto enviado à sanção. A lei atual prevê que o benefício da prorrogação será concedido até o fim de 2020. Se o veto for derrubado, a desoneração será prorrogada até o fim de 2021.

A desoneração da folha de pagamentos permite que empresas optem por contribuir para a Previdência Social com um percentual que varia de 1% a 4,5% sobre a receita bruta em vez de recolher 20% sobre a folha de pagamento. A derrubada do veto encontra resistência no governo. O ministro da Economia, Paulo Guedes, afirmou na semana passada que sem a criação de um novo imposto não pode levar adiante a discussão sobre desonerar a folha de pagamentos. No entanto, o líder do governo no Congresso, senador Eduardo Gomes (MDB-TO), disse nesta segunda-feira (2), em entrevista à rádio CBN, que a criação de um novo imposto está fora da pauta.

Atentado terrorista em Viena deixou quatro vítimas e um agressor mortos

Mais uma pessoa ferida nos tiroteios registrados na noite de segunda-feira em Viena, capital da Áustria, morreu nesta terça (3), segundo o Ministério do Interior do país. O número de mortos após os ataques é de quatro. “Infelizmente, uma pessoa morreu no hospital. Até agora, o saldo são dois homens e duas mulheres mortos”, disse um porta-voz do ministério. O primeiro-ministro, Sebastian Kurz, classificou a ação como um ataque terrorista. Um dos agressores foi morto. Ele estava com um rifle automático e usava um falso colete de bombas. Segundo o redator-chefe do jornal “Falter”, o homem tinha 20 anos e era de origem albanesa. Seu nome não divulgado. Ele estava em uma lista de 90 extremistas austríacos que tinham a intenção de viajar para a Síria. O atirador era simpatizante do grupo Estado Islâmico, segundo o ministro do Interior, Karl Nehammer.

Tiroteios em rua de sinagoga

Os tiroteios começaram por volta das 20h (16h em Brasília) perto de uma rua que tem uma sinagoga e diversos bares (leia mais no fim da reportagem). Os policiais disseram que as trocas de tiros ocorreram em seis lugares diferentes. Ainda de acordo com as autoridades locais, os criminosos estariam armados com fuzis. O Ministério do Interior disse que ao menos uma pessoa foi presa, e um dos autores está foragido. De acordo com o prefeito Michael Ludwig, 14 feridos precisaram de atendimento em hospitais da cidade, e sete deles estão em estado grave. Nas redes sociais, a polícia de Viena pediu que as pessoas permanecessem em casa. O sistema público de transporte foi interrompido e não haverá aulas nesta terça.

Fiocruz espera que vacinação contra covid-19 comece até março de 2021

A presidente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Nísia Trindade, espera que comece até março do ano que vem a imunização contra a Covid-19 com a vacina desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca. A Fiocruz assinou um acordo, em agosto, para transferência de tecnologia e produção dessa vacina no Brasil. Segundo Nísia, a produção deve começar entre janeiro e fevereiro. “A nossa expectativa é que possamos encaminhar todo esse processo da vacina que precisa ter a validação da pesquisa. Entre os meses de janeiro e fevereiro estaremos iniciando a produção. Todo trabalho acompanhado pela agência Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e, assim, temos toda a esperança que possamos, no primeiro trimestre de 2021, iniciar esse processo de imunização, como um dos instrumentos importantes para que nós possamos lidar com essa pandemia e todos os impactos na nossa sociedade”, disse Nísia.

Nísia destacou que a vacina é fundamental, mas é uma das ações de saúde pública que a Fiocruz vem desenvolvendo. “No nosso caso, primeiro, nós afirmamos a importância da vacina como instrumento de saúde pública e a importância que o mundo tenha até mesmo mais de uma vacina, dadas as condições dessa doença, em que há ainda tantas perguntas sem respostas”, disse. A presidente explicou que o acordo com a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca e define uma encomenda tecnológica, assegurando ao Brasil 100 milhões de doses de vacina no primeiro semestre de 2021, que é fruto de uma prospecção realizada na Fiocruz, pela Secretaria de Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde e de uma ação interministerial que culminou com encaminhamento de uma medida provisória pela Presidência da República para o Congresso Nacional.

Eleições: Novos prefeitos encontrarão “cenário desafiador” nas cidades

Os prefeitos que assumirão a administração de suas cidades a partir de 1º de janeiro de 2021 encontrão mais dificuldades que os seus antecessores. A economia brasileira estará em recuperação após a recessão mais aguda da história, provocada pela pandemia de covid-19. No rastro da crise, queda de arrecadação e aumento do desemprego. As despesas não deverão dar trégua, ainda sob ameaça de mais gastos por causa de novas infecções. “Num primeiro momento, eles vão enfrentar um cenário de terra arrasada”, prevê Ricardo Macedo, professor do curso de Ciências Econômicas do Ibmec no Rio de Janeiro. “Quem assumir uma prefeitura, além de ter poucos recursos, tem que descobrir novas fontes de receita.

” Em sua opinião, o poder público municipal tem que fiscalizar mais, renegociar dívidas, e recuperar receitas “pra fazer o caixa fluir”. Os novos administradores municipais começarão o mandato fazendo conta de menos. Conforme previsto em lei, os municípios, assim como estados e Distrito Federal, deixarão de receber o auxílio emergencial pago pela União após nove meses de pandemia. Até dezembro de 2020, esses entes federativos terão recebido R$ 79,19 bilhões do governo federal.

“O socorro da União aos municípios não tem como se repetir em 2021. É um ano de muito desafio na parte fiscal”, descreve José Ronaldo de Castro Souza Júnior, do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). “Os gestores municipais estão sem quase nenhuma disponibilidade de caixa para políticas públicas, investimentos e gastos que não sejam pagar salários”, descreve. O consultor da área de estudos técnicos da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) Eduardo Straz também usa o termo “desafio” para falar da situação dos municípios no primeiro ano de mandato dos novos prefeitos. “A sociedade via cobrar fomento de emprego e renda e já vai votar pensando nisso”, alerta aos candidatos – lembrando que até o período de transição e de preparação da nova administração vai ser mais curto por causa do adiamento das eleições em mais de um mês entre outubro e novembro.

Ministro da Saúde segue internado em Hospital das Forças Armadas

Diagnosticado há 12 dias com covid-19 e hospitalizado há três, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, segue internado no Hospital das Forças Armadas. O novo boletim do Ministério da Saúde divulgado por volta das 17h desta segunda-feira, 2, informa que Pazuello segue em repouso e já não apresenta quadro de desidratação. “Não houve nenhuma nova intercorrência. Pazuello está bem e disposto, mas continuará sendo monitorado pela equipe médica”, diz a nota. A pasta, no entanto, não informa previsão sobre quando o ministro deve ser liberado. Ele passará a noite de hoje no hospital, segundo a assessoria.

Pazuello foi internado na noite de sexta-feira, 30, no DF Star, um dos mais conceituados de Brasília. Neste dia, a nota do ministério trazia uma expectativa de que ele seria liberado “brevemente”. Mas, com o acompanhamento médico, a decisão foi de permanecer na unidade. Ele ficou neste endereço até domingo,1, quando teve alta. Mas, em vez de ir casa, no entanto, o ministro foi encaminhado para o Hospital das Forças Armadas. Pouca informação foi divulgada para explicar o motivo dessa transferência. Segundo o ministério, a razão foi “para análise da equipe médica que o acompanha desde o início do tratamento para covid-19” e também que “o procedimento é regulamentar para o tratamento que teve início em unidade de saúde militar”. Antes de ir para o DF Star, na sexta-feira, Pazuello estava cumprindo isolamento em um hotel de trânsito dos oficiais, no Setor Militar Urbano, na capital federal, e sentiu febre e dor de cabeça. O ministro da Saúde costumava comparecer a eventos públicos sem máscara antes de contrair a doença.

Tom Veiga, o ‘Louro José’ será velado no Rio e enterrado em São Paulo

O intérprete do Louro José, Tom Veiga, será velado amanhã no Rio de Janeiro. O evento será fechado apenas para familiares e amigos. O enterro do artista acontecerá na próxima quarta (4) em São Paulo. As informações foram confirmadas pela Globo News nesta segunda (2). Tom foi encontrado morto em seu apartamento no último domingo (1) após seus amigos não conseguirem entrar em contato com ele. Ele sofreu um AVC hemorrágico.

Tom foi homenageado por Ana Maria Braga no ‘Mais Você’ desta segunda, assim como pela equipe do programa. André Marques e Luciano Huck também deram depoimentos emocionados. “Fiquei pensando como ia chegar aqui para dar bom dia para vocês, e dói muito”, disse Ana Maria, no programa. “[Me sinto] assim como uma mãe [que] perde um filho, um companheiro… porque um filho da gente é um companheiro, e ele era isso.”

Equipe da NSC TV é  agredida  em  praia  de  Florianópolis

Profissionais faziam reportagem sobre desrespeito a regras de combate à pandemia quando foram cercados por populares. Dois profissionais da NSC TV foram agredidos na manhã desta segunda-feira (2) na praia do Campeche, em Florianópolis, enquanto faziam uma reportagem. A equipe registrava imagens de desrespeito ao decreto estadual que estipula regras contra a pandemia de coronavírus. No local, estavam a repórter Bárbara Barbosa e o cinegrafista Renato Soder. A ideia era apresentar a reportagem ao vivo da praia. Os profissionais foram cercados por pessoas que não queriam ser gravadas na praia, onde estavam descumprindo a determinação estadual que proíbe a permanência na faixa de areia. Florianópolis começa feriadão com 88% dos leitos de UTI do SUS para adultos ocupados. Algumas pessoas avançaram sobre a câmera, ameaçando quebrar o equipamento caso a equipe não parasse de gravar.

Postagem da governadora de SC que pedia uso de máscaras no feriadão é apagada

A assessoria da governadora em exercício de Santa Catarina, Daniela Reinehr (sem partido), apagou uma mensagem em uma rede social que pedia para a população usar máscaras e cuidar com a higienização durante o feriadão de Finados. Na tarde de sábado (31), a conta que leva o nome de Daniela publicou um texto na rede social lembrando os catarinenses sobre as regras sanitárias, como higienização das mãos e objetos. A mensagem também lembrava sobre a importância de usar a máscara para diminuir o contágio pela Covid-19.

“No feriado, todos gostam de relaxar. Só não podemos deixar de lado os cuidados com a higienização das mãos e dos objetos, além do uso da máscara, é claro. Vamos fazer a nossa parte em prol de #Santa Catarina! É hora de unir orações e forças para retomar o caminho do progresso”, dizia o texto. Horas depois, após a postagem receber críticas de alguns usuários da plataforma, a mensagem foi excluída da conta. Não houve mais publicações sobre o assunto. Nesta segunda-feira (2), a assessoria da governadora que confirmou que a conta é de Daniela e a exclusão foi feita pela equipe. O motivo não foi informado.

Brasil registra 179 mortes por covid-19 em 24 horas; total vai a 160.253

O Brasil tinha pelo menos 160.253 mortes por covid-19 até as 18h30 desta 2ª feira (2.nov.2020). São 179 vítimas a mais que no dia anterior. Os dados são do Ministério da Saúde. O país contabiliza 5.554.206 casos de covid-19, segundo a pasta. Acréscimo de 8.501 casos em 24 horas. Cerca de 4,9 milhões de pessoas se recuperaram da doença até o momento. Outras 395,5 mil estão em acompanhamento. O Brasil é o 2º país com mais mortes por covid-19. Só os Estados Unidos têm mais vítimas: 236.880, até às 18h30.

SC: Estado confirma 261.543 casos, 246.376 recuperados e 3.129 mortes por Covid-19

Santa Catarina já registrou 261.543 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 246.376 estão recuperados e 12.038 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta segunda-feira, 2. A doença respiratória causou 3.129 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,2%.

>>> Confira aqui o boletim diário desta segunda-feira, 2
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há casos confirmados em todos os 295 municípios catarinenses, e há 235 com pelo menos um óbito. A cidade com a maior quantidade de confirmações de infecção pelo novo coronavírus é Joinville, que contabiliza 24.628 casos, seguida por Florianópolis (20.947), Blumenau (14.285), São José (12.581), Itajaí (9.026), Palhoça (8.682), Balneário Camboriú (8.329), Criciúma (8.041), Chapecó (7.802) e Tubarão (6.305). Há 1.451 leitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 921 estão ocupados, sendo 238 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação geral é de 63,5% e há 530 leitos vagos atualmente.

Paraná registra mais 241 casos e 11 mortes pelo novo coronavírus

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta segunda-feira (2) mais 241 casos confirmados e 11 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 212.208 casos e 5.181 mortos em decorrência da doença.
INTERNADOS – 634 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 510 pacientes em leitos SUS (245 em UTI e 265 em leitos clínicos/enfermaria) e 124 em leitos da rede particular (41 em UTI e 83 em leitos clínicos/enfermaria).
Há outros 799 pacientes internados, 378 em leitos UTI e 421 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.
ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 11 pacientes, todos estavam internados. São cinco mulheres e seis homens, com idades que variam de 46 a 91 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.
Os pacientes que foram a óbito residiam em: Foz do Iguaçu (2), além de um óbito em cada um dos seguintes municípios: Antonina, Boa Vista da Aparecida, Ipiranga, Irati, Itaperuçu, Marechal Cândido Rondon, São Pedro do Ivaí, Sarandi e Toledo.

Congresso do Peru abre novo processo de impeachment contra Martín Vizcarra

O Congresso do Peru aprovou nesta segunda-feira (2) a admissibilidade de um novo processo de impeachment contra o presidente Martín Vizcarra, o segundo em menos de dois meses (leia mais sobre o primeiro processo mais adiante). Desta vez, o presidente é acusado de receber subornos de 2,3 milhões de soles (cerca de R$ 4 milhões) por obras em Moquegua, região na qual Vizcarra foi governador entre 2011 e 2014.

A admissibilidade da moção de vacância foi aprovada por 60 votos a favor a 40 contra e 18 abstenções. O debate e a votação do pedido de impeachment devem ocorrer na próxima segunda-feira (9), decidiu o Parlamento. Vizcarra nega as acusações e diz que o novo pedido de impeachment é uma tentativa de desestabilizar o país a sete meses do fim de seu mandato. “Não há uma prova das acusações, e outra vez tentam desestabilizar, mas não o governo. Um processo de vacância desestabiliza o país”, disse Vizcarra.

Grêmio amplia série invicta no Brasileiro e devolve Bragantino ao Z-4

Atuando em sua arena, em Porto Alegre, o Grêmio alcançou a quarta partida seguida de invencibilidade na Série A do Campeonato Brasileiro. Nesta segunda-feira (2), o Tricolor venceu o Red Bull Bragantino por 2 a 1, na partida que encerrou a 19ª rodada da competição.

A equipe gaúcha permanece em oitavo lugar, com 27 pontos. São três pontos e um jogo a menos que o Santos, sexto colocado e último time na zona de classificação à Libertadores. O Massa Bruta, estacionado nos 19 pontos, teve a sequência de três partidas sem derrotas (com duas vitórias seguidas) quebrada e retornou ao Z-4, na 18º posição. O time paulista é superado por Coritiba (16º) e Vasco (17º), que acumulam a mesma pontuação, por ter um triunfo a menos.

Palmeiras vence Atlético-MG com presença de novo técnico no estádio

Com o novo técnico, o português Abel Ferreira presente nos camarotes do Allianz Park, em São Paulo (SP), o Palmeiras superou o Atlético Mineiro por 3 a 0, nesta segunda-feira (2) de Finados, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. O interino, Andrey Lopes, deixa um Verdão mais ajustado para o treinador titular, com quatro vitórias em cinco jogos sob seu comando. Com o resultado, o Verdão segue na sétima posição com 28 pontos em 18 partidas. Já o Galo que podia alcançar a liderança da competição, permanece no terceiro lugar com 32 pontos.

Três dias após fazer 60 anos, Maradona é internado na Argentina

Três dias após ter completado 60 anos, o craque argentino Diego Armando Maradona foi internado em uma clínica nesta segunda-feira (2), em La Plata, capital da província de Buenos Aires. Segundo o diário Olé, da Argentina, o jornalista e amigo de Maradona Daniel Arcucci confirmou que o ídolo argentino sofre de anemia. Está descartada a possibilidade de Covid-19, pois o ex-jogador realizou testes que teriam dado negativo.

A última aparição pública de Maradona foi justamente na sexta, dia de seu aniversário, quando o time que comanda, Gimnasia y Esgrima, venceu o Patronato por 3 a 0, na rodada de abertura da Copa Liga Profissional, campeonato que dará uma vaga na Libertadores de 2021 e outra na Copa Sul-Americana de 2022. De acordo com a imprensa argentina, Maradona, que foi homenageado no estádio por conta de seu aniversário, já parecia debilitado, com dificuldade para levantar o braço esquerdo e precisando de ajuda para andar, tanto que não permaneceu para comandar seu time durante a partida. Maradona foi convencido pelos médicos na tarde desta segunda para ser internado e não apresentou resistência.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná