Caixa libera saque da 2ª parcela do auxílio para nascidos em março

A Caixa libera hoje (2) as transferências e os saques da segunda parcela do auxílio emergencial para 2,7 milhões de beneficiários nascidos em março. A liberação do saque e a transferência da poupança social da Caixa para outros bancos está sendo feita de acordo com o mês de nascimento dos beneficiários. Os recursos estão sendo transferidos automaticamente para as contas indicadas. No último sábado (30), foi liberado o saque e a transferência para os beneficiários nascidos em janeiro. Hoje é a vez dos nascidos em março. Amanhã (3), a liberação será para os nascidos em abril, e assim por diante até o sábado, dia 13 de junho, para os nascidos em dezembro, com exceção do domingo (7). A transferência dos valores será feita para quem indicou contas para recebimento em outros bancos ou poupança existente na Caixa. Com isso, esses beneficiários poderão procurar as instituições financeiras com quem têm relacionamento, caso queiram sacar. Segundo a Caixa, mais de 50 bancos participam da operação de pagamento do auxílio emergencial.

Pesquisa Ibope  diz que 90% dos brasileiros apoiam regulamentação de redes sociais para combater ‘fake news’.

Uma pesquisa feita pelo Ibope a pedido da ONG Avaaz e divulgada nesta terça-feira (2) mostra que 90% dos eleitores brasileiros apoiam a regulamentação das plataformas de redes sociais para combater as “fake news”. O levantamento foi feito por telefone, entre os dias 28 e 30 de maio. Foram entrevistadas cerca de mil pessoas com mais de 16 anos de idade, em todos os estados e no Distrito Federal. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.

Proposta contra fake news pode ser votada hoje no Senado

Está prevista para esta terça-feira a votação, no Senado, do projeto sobre fake news. Um dos autores da proposta, senador Alessandro Vieira, do Cidadania de Sergipe, afirmou que o objetivo é combater as notícias falsas espalhadas nas redes sociais. Vieira argumenta que o projeto mira nas ferramentas que são utilizadas criminalmente, em especial as contas falsas e as redes ilegais de disparo, e defendeu que a proposta não atinge a liberdade de expressão. No entanto, entidades ligadas à sociedade civil, como a Coalizão Direitos na Rede, que reúne organizações de defesa de direitos digitais, pedem cautela e cobram mais tempo de debate sobre o tema.

Aras concorda em prorrogar investigação sobre interferência de Bolsonaro na PF

O procurador-geral da República, Augusto Aras, concordou com pedido de mais 30 dias feito pelo Polícia Federal ao STF (Supremo Tribunal Federal) no inquérito que apura suposta interferência do presidente Jair Bolsonaro na autonomia da corporação. A PF havia pedido ao ministro do STF Celso de Mello, relator do processo, mais 30 dias para concluir as investigações. O decano solicitou 1 parecer à Procuradoria Geral da República, que diz ser favorável à prorrogação.

Celso de Mello rejeita pedido para apreensão do celular de Bolsonaro

O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), rejeitou o pedido de apreensão do celular do presidente Jair Bolsonaro. O pedido havia sido feito por partidos de oposição e tinha como objetivo a apuração na suposta interferência do presidente na Polícia Federal (PF). As informações são do portal Uol. Segundo o ministro, o pedido não foi atendido “por ausência de legitimidade ativa dos noticiantes”.

Grupo de hackers divulga dados sigilosos do Presidente, dos filhos e apoiadores

O grupo de hackers Anonymous Brasil vazou na noite desta segunda-feira (1/06), no Twitter, dados pessoais de diversas autoridades da República. entre os quais estão, o presidente Jair Bolsonaro, seus filhos, ministros, empresário e politicos bolsonaristas. O grupo Anonymous é um grupo de hackers que atacam sites. Podem invadir e divulgar criminosamente arquivos na internet. Os hackers vazaram supostos dados cadastrais, como endereços e telefones pessoais e de vários contatos de familiares e outros, além de informações sobre suposto patrimônio dos atingidos. Pouco depois da publicação, a rede social apagou as postagens. O Twitter também baniu o perfil do Anonymous Brasil, por violar as regras da empresa.

Covid-19: Brasil chega a 526,4 mil casos e 29,9 mil mortes

O balanço diário divulgado pelo Ministério da Saúde trouxe 12.247 novas pessoas infectadas pela covid-19, totalizando 526.447. O resultado marcou um acréscimo de 2,3% em relação a ontem (31), quando o número de pessoas infectadas estava em 514.200. A atualização do Ministério da Saúde registrou 623 novas mortes, chegando a 29.937. O resultado representou um aumento de 2,1% em relação a ontem, quando foram contabilizados 29.314 falecimentos por covid-19. Geralmente, os dados são menores aos domingos e segunda, quando há menos alimentação do banco de dados, e maiores na terça-feira, quando há acúmulo de novos dados do fim de semana. Do total de casos confirmados, 285.430 estão em acompanhamento e 211.080 foram recuperados. Há ainda 4.412 óbitos sendo analisados.

Coronavírus em SC: Estado confirma 9.498 casos e 146 óbitos por Covid-19

Santa Catarina já registrou 9.498 casos confirmados de Covid-19, dos quais 5.516 já estão recuperados e 3.836 permanecem em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta segunda-feira, 1º de junho. O novo coronavírus já causou 146 mortes no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,54%. Os óbitos mais recentes são os de um homem de Ponte Serrada (59 anos) e de duas mulheres, de Papanduva (57) e Navegantes (76). Esta última era a única dos três a não ter registro de comorbidades, mas integrava grupo de risco por ser idosa.

Coronavírus em SC: Governo do Estado define novo cronograma de funcionamento de transporte e educação

Com a assinatura do novo decreto nesta segunda-feira, 1º de junho, um novo cronograma para o retorno de atividades suspensas foi elaborado. O transporte coletivo municipal e intermunicipal poderá retornar a partir do dia 8 de junho. Já as aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal seguem suspensas até o dia 2 de agosto.

Transporte

De acordo com o decreto 630/2020, a partir do dia 8 de junho, os prefeitos poderão autorizar a liberação do transporte coletivo municipal de passageiros. Isso não significa a liberação automática e imediata em todo o território catarinense, pois os municípios precisam apresentar os critérios necessários para a retomada do serviço com segurança. O transporte coletivo intermunicipal de passageiros também será liberado no dia 8 de junho, e a Secretaria de Estado da Infraestrutura e Mobilidade (SIE) afirma que a retomada será feita por região e com base nos indicadores da Secretaria de Estado da Saúde. O transporte coletivo interestadual público ou privado e de veículos de fretamento vindos de outros estados segue suspenso até dia 2 de agosto de 2020, exceto casos expressamente autorizados pelas Secretarias da Infraestrutura e Mobilidade e da Saúde. A portaria com as normas para retomada do transporte coletivo de passageiros será publicada pela SIE até o fim desta semana.

Aulas presenciais

Seguem suspensas até 2 de agosto as aulas presenciais nas redes privada e pública, nas esferas municipal, estadual e federal, incluindo educação infantil, ensino fundamental, nível médio, educação de jovens e adultos (EJA), ensino técnico e ensino superior. Há uma exceção para as aulas presenciais de cursos superiores, que poderão ser autorizadas a partir de 6 de julho em caso de decisão conjunta dos secretários de Estado da Saúde e da Educação, considerando os índices de contágio da Covid-19. As atividades presenciais em estágios obrigatórios e as aulas práticas em laboratórios de cursos superiores poderão voltar a partir de 8 de junho. Todas as deliberações serão norteadas por critérios técnicos e científicos, balizados pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Paraná: Saúde divulga 214 confirmações e um óbito pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou neste domingo (31) mais 214 diagnósticos de Covid-19. Com isso, sobe para 4.687 o número de casos confirmados em 248 municípios paranaenses. O número total de residentes no Paraná que morreram em consequência da infecção causada pelo vírus Sars-CoV-2 chegou a 182. Um a mais do que o último informe. A paciente que faleceu tinha 89 anos, estava internada, residia em Londrina e foi a óbito no sábado (30).

Protesto em Curitiba termina em confronto com a polícia

Um ato contra o racismo terminou em confronto com a polícia no centro de Curitiba na noite desta segunda-feira. Uma bandeira do Brasil foi arrancada do Palácio Iguaçu e queimada pelos manifestantes, que entraram em confronto com a Polícia Militar.

Covid-19: prefeitura do Rio anuncia retomada da atividade econômica

A cidade do Rio de Janeiro inicia nesta terça-feira (2) a retomada gradual das atividades econômicas. Segundo o prefeito Marcelo Crivella, o plano de retorno tem seis fases para a volta do funcionamento e para o que ele chamou de vida com nova normalidade após a pandemia de covid-19. Ele disse que o planejamento foi aprovado por unanimidade pelo comitê de profissionais especializados na área de saúde que presta assessoria à prefeitura. O decreto municipal que tratará da reabertura será publicado no Diário Oficial de amanhã. Cada fase tem 15 dias e pode ser alterada, conforme o monitoramento. “Vai depender dos nossos parâmetros. Em alguns setores, hoje, já teríamos parâmetros para estar na fase 3 de algum setor econômico que não estamos adotando, exatamente para sermos bem prudentes e seguros”, explicou Crivella.

Trump promete enviar tropas para conter violência em protestos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta segunda-feira (1º) que irá alocar milhares de soldados armados e policiais nas ruas da capital norte-americana e prometeu fazer o mesmo em outras cidades se prefeitos e governadores não conseguirem reconquistar o controle das ruas. A morte de George Floyd, um homem negro, em Mineápolis sob custódia da polícia na semana passada provocou protestos generalizados pelos Estados Unidos. “Prefeitos e governadores devem estabelecer uma presença esmagadora de agentes da lei até que a violência seja contida”, disse Trump em pronunciamento nos jardins da Casa branca enquanto autoridades dispersavam manifestantes com gás lacrimogêneo a algumas quadras de distância. “Se uma cidade ou Estado se recusar a adorar as ações necessárias para defender a vida e a propriedade de seus residentes, então eu irei enviar os militares dos Estados Unidos e resolverei o problema rapidamente para eles”, disse o presidente.

EUA registram 743 mortes por covid-19 nas últimas 24 horas

Os Estados Unidos (EUA) registraram 743 mortos devido à covid-19 nas últimas 24 horas, elevando para mais de 105 mil o número de óbitos desde o início da pandemia, segundo contagem feita pela Universidade Johns Hopkins. Pelo menos 105.099 pessoas morreram no país, que registra o maior número de óbitos e de casos confirmados em todo o mundo. De acordo com os números contabilizados diariamente pela Universidade Johns Hopkins, sediada em Baltimore (leste), até a 1h30 desta terça-feira, os Estados Unidos notificaram mais de 1,8 milhão de casos de contágio.

 ESPORTES

F1 confirma oito primeiras corridas da temporada 2020

A Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira as datas das oito primeiras corridas da temporada 2020. O campeonato vai começar no dia 5 de julho, na Áustria, que receberá também a segunda prova, uma semana depois. Em seguida, o campeonato vai passar por Hungria, Inglaterra (duas provas), Espanha, Bélgica e Itália.

Patrocinadora rescinde contrato com o Corinthians 

A MarjoSports, empresa de atua no ramo de apostas esportivas, decidiu rescindir o contrato de patrocínio ao Corinthians por conta da crise econômica provocada pela pandemia de COVID-19. O fim da parceria foi anunciado pelo clube em nota oficial divulgada na manhã desta segunda-feira. Desde abril do ano passado a empresa exibia a sua marca nos ombros da camisa do Corinthians. O contrato tinha duração até dezembro deste ano.

 Flamengo diz que profissionais testaram negativo para Covid-19

O Flamengo realizou testes em todos no departamento de futebol e nenhum jogador ou membro da comissão técnica teve resultado positivo. O Rubro-Negro já realizou quatro baterias de testes. Nos primeiros dois, quatro jogadores tiveram resultado positivo. Todos já se recuperaram e estão trabalhando normalmente.

Fontes: Agência Nacional/EBC – Agência do Rádio Mais