Governo quer liberar dinheiro de contas ativas do FGTS e do PIS/Pasep, diz Guedes

Com a economia brasileira estagnada, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou nesta quinta-feira, 30, os planos do governo de liberar saques de recursos de contas do PIS/Pasep e do FGTS, tanto ativas quanto inativas. “Vamos liberar os saques do PIS/Pasep e FGTS muito em breve, assim que saírem as reformas. Nas próximas três semanas, vamos anunciar muitas coisas”, afirmou. Como o Estadão/Broadcast antecipou, o governo já vinha estudando liberar os saques de PIS/Pasep e FGTS para aquecer a economia. O ministro disse que as “torneiras” de recursos não podem ser abertas sem mudanças fundamentais para evitar “voo de galinha”. “Na hora que você faz as reformas e libera isso, é como se fosse uma chupeta de bateria, você dá a chupeta com a certeza que o carro vai andar”, comparou. Segundo Guedes, o desenho para a liberação do PIS/Pasep está pronto, mas o governo decidiu analisar também a autorização de saques do FGTS, o que atrasou o processo. “Cada equipe está examinando isso, não batemos o martelo ainda”, ressalvou.

Presidente muda posição e diz que deve vetar bagagem gratuita

O presidente Jair Bolsonaro disse na quinta-feira em sua transmissão semanal nas redes sociais que sua tendência é vetar o dispositivo que proíbe a cobrança de bagagens de até 23kg em voos nacionais, incluído no texto da medida provisória que retirou limites de participação de capital externo em companhias aéreas. A declaração representa uma mudança de posicionamento do presidente sobre o tema.

Bolsonaro: ‘Achavam que eu iria resolver os problemas na raça’

O presidente Jair Bolsonaro falou com exclusividade à ‘VEJA’ sobre reformas, desemprego, reeleição, os filhos, o amigo enrolado Fabrício Queiroz, o guru Olavo de Carvalho, trapalhadas de ministros, Lula, o PT, sabotagens, tuitadas e o atentado que sofreu durante a campanha. Em uma das respostas, disse que as pessoas acreditavam que ele resolveria os problemas do país ‘no peito e na raça’. ‘Não é assim’, afirmou.

MPF questiona corte de verbas no Museu Nacional

O Ministério Público Federal enviou na quinta-feira um ofício ao secretário-executivo do Ministério da Educação em que pede informações sobre o impacto que o bloqueio de verbas para universidades e instituições federais de ensino poderá ter nas obras de recuperação do Museu Nacional destruído por um incêndio em setembro do ano passado. O museu é mantido pela a Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Agressor de Bolsonaro diz que ele ‘entregaria riquezas’

Adélio Bispo de Oliveira, autor do atentado contra o hoje presidente da República, Jair Bolsonaro, em Juiz de Fora (MG), afirmou durante avaliação psiquiátrica que tentou assassinar o então candidato porque, se eleito, Bolsonaro ‘entregaria nossas riquezas ao FMI, aos maçons e à máfia italiana’. O autor do ataque, cometido à faca, em 6 de setembro do ano passado, está preso em Campo Grande (MS).

No Brasil, Obama critica liberação de armas nos EUA

O ex-presidente dos Estados Unidos Barack Obama (2009-2017) disse na quinta-feira durante evento em São Paulo que uma de suas maiores frustrações à frente da Casa Branca foi não ter conseguido endurecer as regras para vendas de armas nos EUA. ‘A coisa mais difícil [na Presidência] foi o dia que teve um tiroteio em uma escola e 20 crianças foram vítimas, assim como professores. A regulamentação de armas nos EUA não faz sentido. Todo mundo pode comprar uma arma. Podem comprar pela internet, [inclusive] armas automáticas’, disse Obama em sua palestra.

STF rejeita ação de Lula que pede suspeição de Moro

O ministro Edson Fachin relator da operação Lava Jato no STF rejeitou o recurso dos advogados do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que questionava a atuação de Sérgio Moro na época em que era juiz. No processo, a defesa de Lula defende que a participação de Moro em eventos corporativos promovidos pelo, hoje, governador de São Paulo, João Doria (PSBD), seriam exemplos da falta de parcialidade do ex-juiz.

Eduardo Cunha é transferido para o Rio de Janeiro

O ex-deputado e ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha deixou o Complexo Médico Penal (CMP), em Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, nesta sexta-feira (31), para ser transferido para o Rio de Janeiro, onde continua cumprindo a pena de 14 anos e seis meses de prisão à qual foi condenado na Operação Lava Jato. Ele deixou o presídio paranaense às 8h desta sexta-feira. De acordo com a Polícia Federal (PF), Cunha ficará detido no Presídio Pedrolino Werling de Oliveira, conhecido como Bangu 8. Cunha estava preso no Paraná há mais de 2 anos e sete meses, desde outubro de 2016. Em março de 2017, ele foi condenado na 1ª instância a 15 anos e quatro meses de reclusão pelos crimes de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e evasão de divisas.

STF adia julgamento sobre venda de estatais

O Supremo Tribunal Federal transferiu para a próxima semana o julgamento sobre privatizações de empresas públicas ou mistas sem o aval do Congresso. Os votos do relator, Ricardo Lewandowski, bem como o do colegiado só serão proferidos em 5 de junho, próxima 4ª feira. No início da sessão desta 5ª feira (30.mai.2019), o presidente Dias Toffoli informou que hoje só seriam feitas as sustentações orais da AGU (Advocacia Geral da União) e da PGR (Procuradoria-Geral da República). Às 16h10 Toffoli suspendeu a sessão. O presidente da Petrobras, Roberto Castelo Branco, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, compareceram à sessão, que visava discutir os critérios para venda do controle acionário de estatais, e acompanharam as sustentações.

Dona da Sadia e Perdigão estuda fusão com Marfrig

Duas gigantes dos alimentos, BRF e Marfrig, estão negociando uma fusão. Fato relevante divulgado pela dona das marcas Sadia e Perdigão na quinta-feira prevê 90 dias de exclusividade com a Marfrig, prorrogáveis por mais um mês. A BRF, que enfrenta dificuldades financeiras e de operação neste momento, espera que a combinação reduza a exposição a riscos setoriais e gere ganhos de sinergia.