Saúde anuncia chegada de mais 2,3 mi de doses da vacina da Pfizer

O Ministério da Saúde afirmou nesta 5ª feira (27.mai.2021) que o Brasil receberá “nos primeiros dias de junho” mais 2,3 milhões de doses da vacina contra a covid-19 produzida pelas farmacêuticas Pfizer e Biontech. O órgão divulgou a notícia através de comunicado oficial. Depois do recebimento destas vacinas, o país deve ultrapassar a marca 5,2 milhões de imunizantes entregues pela fabricante norte-americana. Na 4ª feira (26.mai), o Brasil recebeu mais 629.400 doses da vacina.

O governo federal comprou 200 milhões de doses do imunizante norte-americano em 2021. A expectativa é que todas elas sejam entregues ainda neste ano. A vacina da Pfizer/BioNTech já tem o registro definitivo para uso no Brasil pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e tem mais de 90% de eficácia comprovada contra o coronavírus. Segundo o Ministério da Saúde, até esta 5ª feira, cerca de 100 milhões de doses de vacinas dos laboratórios contratados já foram distribuídas pelo órgão às unidades da Federação.

Brasil aplicou a 1ª dose de vacina contra covid em 20,6% da população

O Brasil aplicou a 1ª dose de vacinas contra a covid em 43.924.403 pessoas até às 21h30 de 5ª feira (27.mai.2021). Dessas, 21.649.654 receberam a 2ª dose. Ao todo, 65.603.232 doses foram administradas no país. Os dados são das plataformas coronavirusbra1 e covid19br, que compilam dados das secretarias estaduais de Saúde. O número de vacinados com ao menos uma dose equivale a 20,6% da população, conforme a projeção para 2021 de habitantes do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Os que receberam as duas doses são 10,1%. Dos que tomaram a 1ª dose, 49% já receberam também a 2ª e estão imunizados. As vacinas que estão sendo aplicadas no Brasil são a CoronaVac, Oxford-AstraZeneca e a da Pfizer. Todas requerem duas doses para uma imunização eficaz.

Anvisa alerta para riscos do uso indiscriminado de paracetamol

O uso indiscriminado de paracetamol para alívio de dores e febre após a vacinação contra covid-19 pode levar a eventos adversos graves, incluindo hepatite medicamentosa e morte. O alerta é da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a Agência, o paracetamol deve ser usado com cautela, “sempre observando a dose máxima diária e o intervalo entre as doses, conforme as recomendações contidas na bula, para cada faixa etária”.

A Gerência-Geral de Monitoramento de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária recomenda aos profissionais de saúde e à população que notifiquem à Anvisa os casos de reações indesejadas após o uso do medicamento. As principais reações observadas após a vacinação contra covid-19 são febre e dores de cabeça e no corpo, que variam de leves a moderadas. Mas é bom lembrar que esses efeitos devem desaparecer em poucos dias.

Notificação: A ocorrência de quaisquer efeitos indesejados após a utilização de paracetamol e de outros medicamentos deve ser imediatamente registrada por meio do VigiMed, sistema da Anvisa destinado às notificações de eventos adversos, tanto por cidadãos quanto por serviços de saúde. Já as suspeitas de desvios de qualidade (queixas técnicas) referentes a fármacos em instituições de saúde devem ser registradas por meio do Notivisa. A Anvisa orienta ser de suma importância que a notificação contenha um conjunto de informações, como a identificação detalhada do medicamento suspeito, dados do fabricante, concentração e lote, bem como a dose e o seu tempo de uso.

Recomendações: Confira abaixo as informações sobre a dose máxima diária de paracetamol para cada faixa etária, conforme a bula do medicamento:  Adultos e crianças acima de 12 anos: dose máxima de 4 gramas em um dia. Crianças entre 2 e 11 anos: não devem ser utilizados mais de 50-75 mg/kg em um dia (24 horas). Para crianças abaixo de 11 kg ou 2 anos ou com menos de 20 kg: consulte o médico antes de usar. Para mais informações sobre as recomendações de uso dos medicamentos, consulte a bula disponível no Bulário Eletrônico da Anvisa.

Variante indiana: São Paulo inicia triagem de passageiros em Congonhas

A prefeitura de São Paulo iniciou hoje (27) a triagem dos passageiros que desembarcam no aeroporto de Congonhas, na capital paulista. A medida, tomada em conjunto com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), pretende barrar a entrada da variante indiana do novo coronavírus em São Paulo. Serão monitorados principalmente os passageiros que chegam de voos provenientes do Maranhão e do Rio de Janeiro, onde já foram identificados casos de pessoas infectadas com a variante. Para isso, equipes da Secretaria Municipal da Saúde vão atuar no aeroporto das 6h às 23h. Ass equipes vão medir temperatura e questionar se os passageiros apresentam algum sintoma gripal. Além disso, serão feitas ações de prevenção e de orientação sobre a covid-19. Os passageiros não são obrigados a aceitar terem suas temperaturas medidas ou responder ao questionário.

Caso algum passageiro com sintomas de covid-19 seja identificado, ele será encaminhado imediatamente para uma Unidade Básica de Saúde (UBS), próxima ao aeroporto. O objetivo da prefeitura é que até a próxima terça-feira (1º) os testes possam ser feitos no próprio aeroporto. Hoje, pela manhã, uma mulher sintomática, que desembarcou em Congonhas, foi encaminhada para a UBS para fazer os testes para detecção da covid-19. Além do aeroporto de Congonhas, a prefeitura diz estar também monitorando passageiros no Campo de Marte, aeroporto que abriga principalmente helicópteros e opera aviação civil, executiva e táxi aéreo.

Terminais rodoviários: A prefeitura de São Paulo também tem feito a triagem dos passageiros nos terminais rodoviários do Tietê, Jabaquara e Barra Funda. “De ontem para hoje, nós fizemos o monitoramento de 500 pessoas nesses terminais. Também teremos uma atenção para os motoristas no terminal de cargas da Vila Maria”, disse o prefeito Ricardo Nunes.

Variante indiana: A variante indiana do coronavírus, chamada de B.1.617, foi identificada ontem (26) em um passageiro de 32 anos que desembarcou no Aeroporto Internacional de Guarulhos no dia 22 de maio, vindo da Índia. O passageiro vive em Campo dos Goytacazes (RJ). Segundo a prefeitura, dois passageiros que estavam nesse mesmo voo são de São Paulo estão sendo monitorados, mas encontram-se sem sintomas. Antes disso, outros seis casos da variante indiana no Brasil já haviam sido identificados na tripulação de um navio que estava ancorado no Maranhão.

Mais de 456,6 mil pessoas já perderam a vida por covid-19 no Brasil

Desde o início da pandemia de covid-19, 456.674 pessoas perderam a vida para a doença no Brasil. Entre ontem e hoje, foram registrados 2.245 óbitos – ontem, o número estava em 454.429. Ainda há 3.759 mortes em investigação. O termo é empregado pelas autoridades de saúde para designar casos em que um paciente morre, mas a causa continua sendo apurada mesmo após a declaração do óbito.

Boletim epidemiológico 27.05.2021

Já o total de pessoas infectadas desde o início da pandemia chegou a 16.342.162. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 67.467 casos de covid-19. Ontem, o painel de informações do Ministério da Saúde trazia 16.274.695 casos acumulados. O país tem ainda 1.099.196 casos ativos, em acompanhamento. O número de pessoas que pegaram covid-19, mas se recuperaram totalizou 14.786.292, o que corresponde a 90,5% do total de pessoas infectadas com o vírus. Os dados são no balanço diário do Ministério da Saúde sobre a pandemia, que foi divulgado na noite desta quinta-feira (26). A atualização é produzida com base em informações disponibilizadas pelas secretarias estaduais de Saúde. Os números são em geral mais baixos aos domingos e segundas-feiras em razão da menor quantidade de funcionários das equipes de saúde para fazer a alimentação dos dados. Já às terças-feiras os resultados tendem a ser maiores pelo envio dos dados acumulados.

Covid nos Estados

Entre os estados com maior número de mortes por covid-19, o primeiro é São Paulo, com 109.850. Em seguida, vêm Rio de Janeiro, com 50.125; Minas Gerais, com 39.784; Rio Grande do Sul, com 27.868; e Paraná, com 25.966.

Já na parte de baixo da lista, com menos vidas perdidas para a pandemia, estão Roraima, com 1.612 óbitos; Acre, com 1.652; Amapá, com 1.683; Tocantins, com 2.825; e Alagoas, com 4.679.

Vacinação

Até o momento, foram distribuídas a estados e municípios 96,5 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Deste total, foram aplicadas 60,8 milhões de doses, sendo 41,3 milhões da primeira e 19,5 milhões da segunda dose.

 SC: Estado confirma 958.906 casos, 921.496 recuperados e 15.073 mortes

Santa Catarina chegou a 958.906 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, dos quais 921.496 estão recuperados e 22.337 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 27. Desde o início da pandemia, 15.073 óbitos foram causados pela Covid-19. A taxa de letalidade é de 1,57%. Em comparação com o dia anterior, houve mais 67 óbitos registrados. Aos casos confirmados se somaram 2.380, enquanto a estimativa de recuperados aumentou 2.369. Registrou-se uma diminuição de 56 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quinta-feira, 27
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

As 295 cidades catarinenses já têm registro de casos confirmados, e 292 registraram ao menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 288 municípios tenham casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é Meio-Oeste, que tem 793 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Alto Uruguai Catarinense (522) e Serra (456). A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 95,5%. Isso significa que, dos 1.538 leitos existentes no estado para adultos, 1.469 estão ocupados, sendo 953 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Santa Catarina vai definir estratégia para ampliar vacinação contra a Covid-19 por faixa etária

Foto: Peterson Paul / Secom

Pauta prioritária do governador Carlos Moisés, em Brasília, o cronograma de vacinação contra a Covid-19 tem novidade importante. A boa notícia confirmada ao chefe do Executivo estadual após reunião da Comissão de Intergestores Tripartite nesta quinta-feira, 27, é que estados e municípios estão liberados para avançar na imunização por faixa etária. Poderá adotar a estratégia, quem não apresente ou tenha diminuída a demanda para vacinação dos grupos com maior risco, conforme o Plano Nacional de Imunização (PNI). A Comissão Tripartite, com secretários e gestores de saúde de estados, municípios e da União, deliberou que as Comissões de Intergestores Bipartite (CIB) já podem pactuar imediatamente a estratégia, garantindo percentual de doses para a continuidade da vacinação dos grupos prioritários.

O governador comemorou a notícia e determinou agilidade para que, assim que definidos os critérios, o Estado, com a parceria dos municípios, possa distribuir doses da vacina para mais catarinenses. “Esse é o nosso maior desejo: acelerar a vacinação e garantir que cada vez mais catarinenses tenham acesso às doses. Imediatamente, vamos construir, em conjunto, a melhor estratégia para fazer o cronograma avançar”, frisa o governador, que também esteve reunido com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, tratando das ações de enfrentamento à pandemia e do envio de mais doses de vacinas para Santa Catarina. De acordo com o secretário de Estado da Saúde, André Motta Ribeiro, nesta sexta-feira, 28, ocorrerá uma primeira reunião, no âmbito da Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), para discutir o modelo que será adotado em Santa Catarina. “Conforme a determinação do governador Carlos Moisés, já começaremos a definir como será o trabalho. É fundamental que tenhamos agilidade para garantir o fluxo da vacinação e, a partir das orientações do Ministério da Saúde, a expansão do cronograma para a população catarinense”, reitera Motta Ribeiro.

Paraná confirma 194 óbitos e 5.677 novos casos de Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (27) mais 5.677 casos confirmados e 194 mortes pela Covid-19 no Paraná. Os números são referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da doença mostram que o Estado soma 1.073.391 casos confirmados e 25.819 óbitos. Há ajustes ao final do texto. Os casos confirmados divulgados nesta data são de janeiro (3), fevereiro (29), março (44), abril (143) e maio (5.441), e dos seguintes meses de 2020: maio (2), julho (1), agosto (1), outubro (1), novembro (1) e dezembro (11).

INTERNADOS – O informe relata que 2.860 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.217 pacientes em leitos SUS (985 em UTI e 1.232 em enfermaria) e 643 em leitos da rede particular (324 em UTI e 319 em enfermaria). Há outros 2.937 pacientes internados, 1.103 em leitos UTI e 1.834 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e rede particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 194 pacientes. São 81 mulheres e 113 homens, com idades que variam de 30 a 98 anos. Os óbitos ocorreram de 06 de março a 27 de maio de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (35), Londrina (22), Foz do Iguaçu (13), Castro (7), Francisco Beltrão (5), Ibiporã (4), Maringá (4), Matinhos (4), Pinhais (4), Ponta Grossa (4), Araucária (3), Fazenda Rio Grande (3), Paiçandu (3), Pato Branco (3), Piraquara (3), Almirante Tamandaré (2), Alto Paraná (2), Bandeirantes (2), Campina da Lagoa (2), Campo Largo (2), Campo Mourão (2), Cascavel (2), Guarapuava (2), Mandaguari (2), Paranaguá (2), Paranavaí (2), Sarandi (2) e Sertanópolis (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Abatiá, Adrianópolis, Alvorada do Sul, Andirá, Arapoti, Bela Vista do Paraíso, Califórnia, Campina Grande do Sul, Capitão Leônidas Marques, Centenário do Sul, Colombo, Colorado, Coronel Vivida, Cruzeiro do Sul, Diamante do Norte, Engenheiro Beltrão, Figueira, Florestópolis, Guaratuba, Itaperuçu, Jaguariaíva, Jandaia do Sul, Loanda, Mandaguaçu, Mariluz, Matelândia, Nova Cantu, Nova Esperança, Nova Fátima, Nova Laranjeiras, Nova Santa Bárbara, Palmas, Palmeira, Perobal, Piraí do Sul, Pitanga, Pontal do Paraná, Porecatu, Prudentópolis, Pérola, Salgado Filho, Santa Cecília do Pavão, Santa Helena, Santa Terezinha de Itaipu, Sapopema, Sulina, São José dos Pinhais, São João do Caiuá, São Pedro do Ivaí, Toledo e Umuarama.

AJUSTES – Total de exclusão: 7 casos e óbitos residente no Paraná

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 5.864 casos de residentes de fora, sendo que 147 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Bolsonaro vai ao STF contra lockdown e toque de recolher em estados e cidades

O presidente da Repúblca, Jair Bolsonaro, decidiu recorrer ao STF (Supremo Tribunal Federal) contra os decretos estaduais e municipais que preveem lockdown e toques de recolher em razão da pandemia da covid-19. O presidente pede que sejam declaradas inconstitucionais as medidas de governadores e prefeitos. A ADI (Ação Direta de Inconstitucionalidade) foi apresentada pela AGU (Advocacia-Geral da União), entidade que representa juridicamente o presidente e servidores federais. A ação é assinada por Bolsonaro e pelo advogado-geral da União, André Mendonça.

De acordo com a CNN, em nota, a AGU afirma que Bolsonaro não está questionando decisões anteriores do STF, que reconheceu direito de governadores e prefeitos decretarem medidas sanitárias de restrição ao deslocamento, mas sim que “algumas dessas medidas não se compatibilizam com preceitos constitucionais inafastáveis”. A AGU diz ainda que a intenção da ação é invalidar juridicamente esses decretos, mas, também, que sejam considerados “os devastadores efeitos que medidas extremas e prolongadas trazem para a subsistência das pessoas, para a educação, para as relações familiares e sociais, e para a própria saúde  física e emocional da população”.

Ao Exército, Pazuello diz que não foi a ato político com Bolsonaro

Alvo de processo disciplinar aberto pelo Comando do Exército, o general Eduardo Pazuello, ex-ministro da Saúde, apresentou nesta quinta-feira, 27, sua defesa e disse não ter participado de um ato político ao lado do presidente Jair Bolsonaro, no domingo, no Rio. Pazuello afirmou, na justificativa, ter sido convidado pelo presidente para um passeio de moto, quando foi surpreendido com o pedido para subir em um carro de som, ao lado do presidente. Com esse argumento, o general da ativa negou ter cometido uma transgressão às normas do Exército.

O general da ativa destacou, ainda, que não é filiado a nenhum partido e disse que o País não vive um período eleitoral. A informação foi antecipada pela CNN e confirmada pelo Estadão. Em transmissão ao vivo pelas redes sociais, na noite de ontem, Bolsonaro adotou a mesma linha de defesa de Pazuello, na tentativa de livrar o general de uma punição mais severa. “É um encontro que não teve nenhum viés político, até porque eu não estou filiado a partido político nenhum ainda”, afirmou Bolsonaro na live. “Foi um movimento pela liberdade, pela democracia, em apoio ao presidente. Não tinha nenhuma bandeira vermelha, nenhuma foice ou martelo”, emendou o presidente, em sintonia com a justificativa apresentada por Pazuello.

Supremo anula delação premiada de Sérgio Cabral

A maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) votou hoje (27) para anular a delação premiada do ex-governador do Rio de Janeiro Sergio Cabral, que está preso desde novembro de 2016. Por 7 votos a 4, os ministros acolheram recurso protocolado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) para invalidar a colaboração, que foi fechada com a Polícia Federal (PF) e tinha sido homologada individualmente pelo ministro Edson Fachin.

No recurso ao plenário, a PGR defendeu que a validade de acordos está condicionada à aceitação do Ministério Público e que estes não podem ser firmados somente com a PF. O acordo foi fechado no fim de 2019 após ter sido rejeitado pelo Ministério Público Federal (MPF) do Rio de Janeiro. O julgamento foi realizado virtualmente, modalidade na qual os ministros apresentam seus votos pelo sistema eletrônico sem se reunirem presencialmente. Cabral acumula diversas condenações no âmbito da Operação Lava Jato do Rio de Janeiro. Somadas, as penas superam os 300 anos de prisão pelos crimes de corrupção, que teriam sido cometidos durante o período em que ele estava no comando do estado.

Senado prorroga IPI zero em carros para pessoas com deficiência

Os senadores aprovaram nesta quinta-feira (27) a prorrogação da isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) na compra de automóveis por pessoas com deficiência e também por motoristas que fazem o transporte autônomo de passageiros. A isenção, de acordo com o projeto, iria até 2026. O projeto de lei (PL) segue para a Câmara dos Deputados. O relator, senador Romário (PL-RJ), leu seu parecer na quarta-feira (26), mas, por conta dos debates sobre a matéria, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, decidiu votar o texto apenas no dia seguinte. A matéria aprovada estende a isenção às pessoas com deficiência auditiva.

Entenda: Pela regra atual, a lei contempla taxistas, pessoas com deficiência física, visual, mental severa ou profunda e autistas, diretamente ou por intermédio de seu representante legal. Conforme a legislação vigente, o benefício fiscal terminaria no final de 2021, mas o PL prorroga a isenção do IPI até o fim de 2026. A lei 8.989/1995 concede isenção de IPI na compra de automóveis de passageiros de fabricação nacional, equipados com motor de cilindrada não superior a 2 mil centímetros cúbicos (cm³) de, no mínimo, quatro portas, movidos a combustível de origem renovável, sistema reversível de combustão ou híbrido e elétricos. O projeto amplia a isenção aos acessórios opcionais do carro, não cobertos pela lei de 1995. Os acessórios incluídos pelos senadores devem servir para a adaptação do veículo ao uso por pessoa com deficiência. Senadores tentaram aumentar o limite do valor do automóvel isento – atualmente de R$ 70 mil. Apesar de concordar com a mudança, o relator preferiu não incluir esse dispositivo no projeto.

Lei com penas mais duras contra crimes cibernéticos é sancionada

O presidente Jair Bolsonaro sancionou o Projeto de Lei nº 4.554/2020, que amplia penas por crimes de furto e estelionato praticados com o uso de dispositivos eletrônicos como celulares, computadores e tablets. O projeto altera o Código Penal e cria um agravante, com pena de reclusão de quatro a oito anos, para o crime de furto realizado com o uso desses aparelhos, estejam ou não conectados à internet, seja com violação de senhas, mecanismos de segurança ou com o uso de programas invasores. O texto foi aprovado no início do mês pelo Congresso Nacional e a sanção será publicada na edição desta sexta-feira (28) do Diário Oficial da União. A lei estabelece que, no crime de invasão de dispositivo informático previsto no Código Penal, tal penalidade passará a ser de reclusão, de um a quatro anos, e multa, aumentando-se a pena de um terço a dois terços se a invasão resultar em prejuízo econômico. Nessa circunstância, a pena aplicável era de detenção de três meses a um ano e multa.

A medida determina também que, se da invasão resultar a obtenção de conteúdo de comunicações eletrônicas privadas, segredos comerciais ou industriais, informações sigilosas, assim definidas em lei, ou o controle remoto não autorizado do dispositivo invadido, a pena passará a ser de reclusão, de dois a cinco anos, e multa. Até então, a pena em vigor neste caso era de reclusão, de seis meses a dois anos, e multa. Se o crime for praticado contra idoso ou vulnerável, a pena aumenta de um terço ao dobro, considerando-se o resultado. E, se for praticado com o uso de servidor de informática mantido fora do país, o aumento da pena pode ir de um terço a dois terços. No crime já existente de invadir aparelhos de informática para obter dados, modificá-los ou destrui-los, o projeto aumenta a pena de detenção de 3 meses a 1 ano para reclusão de 1 a 4 anos. A redação do tipo penal é alterada para definir que há crime mesmo se o usuário não for o titular do aparelho, condição comum no home office.

Argentina registra aumento recorde de novos casos de covid-19

A Argentina registrou número diário recorde de novos casos de covid-19 de 41.080 nessa quinta-feira (27), em meio a uma segunda onda de infecções que tornou o país um dos mais afetados do mundo, pressionando o sistema de saúde local. A nação, de 45 milhões de habitantes registrou até agora um total de 3.663.215 casos e 76.135 mortes, segundo dados oficiais, tornando-se um dos países com mais mortes per capita junto com os vizinhos Uruguai, Paraguai e Brasil.

A Argentina iniciou um isolamento rígido de nove dias no sábado (22) para manter o vírus sob controle. Mas seu programa de vacinação tem sido mais lento do que o prometido pelo governo do presidente Alberto Fernández. As medidas atuais de lockdown incluem a suspensão das aulas presenciais, o toque de recolher noturno e serviço de restaurante apenas para retirada no local.

Bashar al-Assad conquista quarto mandato na Síria, com 95% dos votos

O presidente da Síria, Bashar al-Assad, conquistou seu quarto mandato com 95,1% dos votos, em uma eleição que irá aumentar ainda mais seu tempo no governo de um país arruinado pela guerra. Adversários do presidente reeleito e o Ocidente dizem que o governo foi marcado por fraudes. O governo de Assad afirma que a eleição mostra que a Síria está funcionando normalmente, mesmo depois de uma década de conflitos que mataram centenas de milhares e tiraram 11 milhões de pessoas – cerca de metade da população – de suas casas.

O chefe do Parlamento, Hammouda Sabbagh, anunciou o resultado em entrevista coletiva nessa quinta-feira (27), dizendo que o nível de comparecimento às urnas foi de 78%.  A eleição foi adiante apesar de um processo de paz liderado pela ONU, que havia solicitado que a votação acontecesse sob supervisão internacional e que pudesse ajudar a pavimentar o caminho para uma nova Constituição e acordo político. A vitória garante a Assad mais sete anos de governo e alonga a permanência de sua família no poder, por quase seis décadas. Seu pai, Hafez al-Assad, liderou a Síria por 30 anos, até a morte em 2000. Os anos de Assad na Presidência são marcados pelo conflito que começou em 2011, com protestos pacíficos antes de sair do controle e se tornar multilateral fragmentando o país.

EUA pedem que OMS conduza 2ª fase de estudo sobre origem de vírus

Os Estados Unidos (EUA) pediram nessa quinta-feira (27) que a Organização Mundial da Saúde (OM) conduza uma segunda fase de investigação sobre as origens do novo coronavírus, com especialistas independentes tendo acesso completo a dados originais e amostras na China. Uma equipe liderada pela OMS, que passou quatro semanas na cidade e nos arredores de Wuhan em janeiro e fevereiro com pesquisadores chineses, disse, em um relatório divulgado em março, que o vírus havia provavelmente sido transmitido a partir de morcegos para humanos por meio de outro animal, e que a “introdução por meio de um incidente em laboratório era considerada hipótese extremamente improvável”. O presidente dos EUA, Joe Biden, determinou que seus assessores encontrem respostas para a origem do vírus que causa a covid-19. Ele afirmou que agências de inteligência dos EUA estão analisando teorias rivais potencialmente incluindo a possibilidade de acidente em um laboratório na China.

O estudo inicial da OMS foi “insuficiente e inconclusivo”, disse a missão dos EUA na ONU em Genebra, em nota ontem, pedindo a condução do que chamou de segunda investigação oportuna, transparente e baseada em evidências, inclusive na China. “É fundamental que a China ofereça aos especialistas independentes acesso total aos dados originais e completos e às amostras relevantes para entendimento da fonte do vírus e dos estágios iniciais da pandemia”, acrescenta a declaração dos EUA. A China, por meio de um representante de sua embaixada nos Estados Unidos, disse que apoia “um estudo abrangente de todos os casos iniciais da covid-19 descobertos pelo mundo, e uma investigação minuciosa em bases secretas e laboratórios biológicos”. Mike Ryan, principal especialista em emergências da OMS, disse na reunião anual de ministros de Saúde na quarta-feira (26): “Fizemos consultas informais com muitos países-membros para ver o que acontece na próxima fase. E vamos continuar a fazer essas discussões nas próximas semanas”.

Funcionária da Nike acusa Neymar de agressão sexual

Uma funcionária da empresa Nike acusa Neymar de agressão sexual, ocorrida em 2016. Este teria sido o motivo pelo qual a marca de produtos esportivos encerrou o contrato com o jogador do Paris Saint-Germain em agosto do ano passado sem alegar um motivo. O compromisso ainda tinha mais oito anos de duração. O jornal The Wall Street Journal teve acesso a documentos e entrevistou pessoas ligadas ao assunto. A funcionária da Nike disse a amigos e colegas que Neymar tentou forçá-la a fazer sexo oral em um quarto de hotel de Nova York, onde ela ajudava a coordenar eventos e fazia a logística para o atacante e sua comitiva. Funcionários da Nike, atuais e antigos, são citados nos documentos. Neymar nega a acusação. “Neymar Jr. se defenderá vigorosamente contra esses ataques infundados caso alguma reclamação seja apresentada, o que não aconteceu até agora”, disse a assessoria do atleta, que justificou o fim do contrato com a Nike por motivos comerciais.

Segundo matéria do jornal americano, a funcionário da Nike registrou uma reclamação para a empresa em 2018 e descreveu o incidente para o chefe de recursos humanos e conselho geral, de acordo com as pessoas e os documentos. A Nike contratou advogados da Cooley LLP para conduzir uma investigação a partir de 2019 e decidiu deixar de usar Neymar no marketing. A Nike encerrou seu relacionamento com Neymar em 2020 depois que o atleta não cooperou com a investigação de Cooley, segundo depoimentos. “A Nike encerrou seu relacionamento com o atleta porque ele se recusou a cooperar na investigação, após alegações de irregularidades apresentadas por um funcionário”, disse Hilary Krane, conselheiro geral da Nike, em resposta às perguntas do jornal.

Libertadores: mesmo com empate, Flamengo se classifica como líder

Mesmo jogando no estádio do Maracanã, o Flamengo não passou de um empate sem gols com o Vélez Sarsfield (Argentina) nesta quinta-feira (27). Mesmo com este resultado, pela 6ª rodada da fase de grupos da Libertadores, o Rubro-Negro garantiu a primeira posição do Grupo G com 12 pontos.

Libertadores: Palmeiras encerra participação da 1ª fase com goleada

Garantido nas oitavas de final e com a liderança do Grupo A assegurada, o Palmeiras encerrou a participação na primeira fase da Libertadores com goleada. Nesta quinta-feira (27), o Verdão atropelou o Universitario (Peru) por 6 a 0 no Allianz Parque, em São Paulo, chegando a 15 pontos, cravando a segunda melhor campanha entre as equipes classificadas para o mata-mata, um ponto atrás do Atlético-MG.

Athletico-PR passa fácil pelo Aucas e se classifica na Sul-Americana

O Athletico-PR será um dos representantes brasileiros nas oitavas de final da Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (27), o Furacão recebeu o Aucas (Equador) na Arena da Baixada, em Curitiba, e venceu por 4 a 0, assegurando a liderança do Grupo D, com 15 pontos. Os equatorianos, que entraram em campo sem chance de classificação, despediram-se na terceira posição da chave, com seis pontos.

Derrota para Jorge Wilstermann elimina Ceará na Copa Sul-Americana

O Ceará deu adeus precocemente à Copa Sul-Americana. Nesta quinta-feira (27), o Vozão foi derrotado por 1 a 0 pelo Jorge Wilstermann (Bolívia) no estádio Félix Capriles, nos 2,5 mil metros de altitude de Cochabamba, na última rodada do Grupo C. A vaga única da chave às oitavas de final ficou com o Arsenal de Sarandí (Argentina), que bateu o Bolívar (Bolívia), em casa, no estádio Julio Gondrona, por 3 a 1.

Champions: Portugal relaxa regras de combate à covid-19 para final

As autoridades portuguesas relaxaram as regras de segurança contra o novo coronavírus (covid-19) para os milhares de torcedores ingleses que viajam para o Porto para a final da Champions League (Liga dos Campeões) no próximo sábado (29), não exigindo mais que permaneçam em bolhas e suspendendo as restrições de circulação. “As fronteiras estão abertas. A cidade e o país estão se abrindo pouco a pouco. Dentro do que é possível, a liberdade [de circulação] não será condicionada”, disse o superintendente da Polícia do Porto, Cardoso da Silva, em entrevista coletiva nesta quinta-feira (27). “Não há restrições à circulação de torcedores”, afirmou. Porém, faltando apenas dois dias para a partida, Silva disse que o plano de contingência em vigor está sendo reavaliado constantemente e que ainda pode passar por algumas alterações.

Uma fonte da Polícia disse à Reuters que as autoridades portuguesas não tiveram tempo suficiente para se prepararem totalmente para a partida, já que a Uefa só anunciou que transferiria a decisão da Champions de Istambul (Turquia) para o Porto há cerca de duas semanas. Oito policiais britânicos especializados em lidar com torcedores de futebol estão em Portugal e trabalharão com a Polícia portuguesa para ajudar a garantir a ordem pública. Silva disse que cerca de 80 voos fretados com torcedores ingleses devem pousar no sábado para o confronto entre Manchester City (Inglaterra) e Chelsea (Inglaterra). Cerca de 180 ônibus levarão os torcedores ao estádio.

Conmebol pede que Argentina sedie a Copa América sozinha

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) informou nesta quarta-feira (27) que pediu à Argentina que sedie sozinha a Copa América deste ano após descartar a Colômbia como outra sede da competição na semana passada por causa de tumultos civis em andamento no país. O torneio programado para o período de 13 de junho a 10 de julho, adiado em um ano pela pandemia do novo coronavírus (covid-19), deveria ter duas sedes pela primeira vez em seus 105 anos de história, dividindo partidas entre a Colômbia e a Argentina. A Conmebol, entidade que organiza o futebol sul-americano, já havia decidido transferir jogos de competições continentais de clubes para fora da Colômbia por causa dos protestos, após jogadores sentirem os efeitos de gás lacrimogêneo lançado do lado de fora dos estádios durante a realização de partidas (como na vitória do Atlético-MG sobre o América de Cali na atual edição da Copa Libertadores).

Na noite da última quarta-feira (26), a Conmebol confirmou que abordou a Argentina a respeito da realização de todos os 28 jogos da Copa América, que envolve 10 nações sul-americanas, e disse que está esperando a aprovação das autoridades de saúde pública argentinas. “O Governo argentino apresentou à Conmebol um protocolo rígido para a Copa América 2021 ser realizada no país”, disse a Conmebol em um comunicado após um encontro entre o presidente da Argentina, Alberto Fernández, e o presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez. A entidade acrescentou que a proposta “continuará sob estudo rigoroso” de autoridades do Ministério da Saúde argentino.

Basquete: Flamengo volta a bater São Paulo e conquista NBB

A noite desta quinta-feira (27) marcou a conquista do heptacampeonato do Flamengo no Novo Basquete Brasil (NBB). Jogando no Maracanãzinho, o time carioca fez 93 a 85 no São Paulo e fechou a série melhor de cinco da decisão em 3 a 0. O resultado, além de confirmar a conquista de mais uma taça, representou o encerramento de uma temporada perfeita para o Rubro-Negro. Em 2021, o time conquistou 34 vitórias em 34 jogos disputados, sendo 23 no NBB. O time também ganhou as taças do Campeonato Estadual, no final de 2020, da Copa Super 8 e da Champions League das Américas em 2021.

UE e Japão apoiam Olimpíada com ajuda de vacinas da Europa

A União Europeia (UE) e o Japão apoiaram nesta quinta-feira (270 a realização da Olimpíada em Tóquio neste ano, já que vacinas produzidas no bloco ajudarão o Japão em sua luta contra uma quarta onda de infecções pelo novo coronavírus (covid-19). “Apoiamos a realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio de 2020 de uma maneira segura e protegida neste verão [japonês] como símbolo da união global para derrotar a covid-19”, disseram a UE e o Japão em um comunicado conjunto após uma cúpula. A campanha de vacinação continua lenta (apenas pouco mais de 5% da população já foi imunizada), e várias pesquisas mostram que a maioria do público japonês não quer que o país sedie os Jogos.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que o bloco autorizou a exportação de mais de 100 milhões de doses de vacinas ao Japão, o suficiente para inocular cerca de 40% da população. “Dizemos, é claro, que estamos ansiosos pelos Jogos Olímpicos”, disse a líder política em uma coletiva de imprensa, acrescentando que as remessas de vacina são um sinal forte do apoio da UE aos preparativos de um evento seguro. A Olimpíada começa em 23 de julho e dura duas semanas, e a Paralimpíada deve começar em 24 de agosto. Os espectadores estrangeiros foram proibidos, e uma decisão sobre plateias domésticas é esperada para o mês que vem.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.