Bolsonaro veta vídeo de diversidade do Banco do Brasil

Uma campanha publicitária do Banco do Brasil dirigida para o público jovem foi retirada do ar por recomendação do presidente Jair Bolsonaro. O episódio também envolveu a saída do diretor de comunicação e marketing do banco. Estrelada por atores negros e brancos, numa representação da diversidade racial e sexual do País, a peça começou a ser veiculada no dia 1º de abril e saiu do ar há cerca de duas semanas. Oficialmente, não foi apresentado um motivo para a retirada da propaganda.

Presidente retira sigilo de contas da União para controle

O presidente Jair Bolsonaro assinou ato nesta 5ª feira (25.abr.2019) em que dá a órgãos de controle “acesso livre” a toda a documentação que envolve a destinação de recursos da União. “A gente precisa ser transparente. Quantas vezes falei em abrir caixa preta do BNDES. Mas nós queremos agora algo aberto a toda a administração pública”, disse. “Com muito orgulho e satisfação eu uso aqui a minha compacto para assinar aqui 1 documento tão importante como esse.” Os órgão de controle são: MPF (Ministério Público Federal), TCU (Tribunal de Contas da União), CGU (Controladoria-Geral da União) e PF (Polícia Federal).

Facebook suspendeu Gentili por post com teor racista

Nesta quinta-feira, 25, Danilo Gentili reclamou no Twitter que seu perfil no Facebook foi suspenso por sete dias, devido a um post considerado racista feito em 2016. O apresentador do “The Noite”, do SBT, se defendeu dizendo que tudo não passou de uma brincadeira feita com a sua assistente de palco, Juliana Oliveira. “O lixo do Facebook acaba de me banir por sete dias por um post de 2016 onde eu brincava com a @jublackpower – detalhe: a ideia da brincadeira foi dela. Dezenas de pessoas me imputam crime de racismo no mesmo Facebook e não são banidas. Imputar crime: OK. Piada: Não pode”, acusou o apresentador do “The Noite”, do SBT.

Mourão sobre Carlos Bolsonaro: ‘Nunca se sentou comigo’

O jornal francês ‘Le Monde’ entrevistou o vice-presidente brasileiro, general Hamilton Mourão, atualmente no epicentro de um embate polêmico com um dos filhos do clã presidencial, o vereador Carlos Bolsonaro. ‘Ele nunca se sentou comigo para conversar’, disse o vice. Mourão falou ainda sobre seu papel no governo. ‘Sou um auxiliar, não sou um agente moderador, nem um intérprete do presidente’, assegurou.

Comissão da Previdência deve começar após 6 de maio

As atividades na comissão especial da reforma da Previdência, na Câmara dos Deputados, só devem começar após o dia 6 de maio, segundo o presidente da Casa, Rodrigo Maia. Ele anunciou na quinta-feira que a comissão será presidida pelo deputado Marcelo Ramos (PR-AM) e que a relatoria ficará a cargo do deputado Samuel Moreira (PSDB-SP).

STF garante entrevistas exclusivas de Lula

O ministro do Supremo Tribunal Federal Ricardo Lewandowski acatou na quinta-feira pedido da defesa do ‘El País’ e manteve a entrevista exclusiva que o ex-presidente Lula concede ao jornal e à ‘Folha de S.Paulo’ nesta sexta-feira (26) na superintendência da Polícia Federal em Curitiba. Anteriormente, a PF havia transformado a entrevista em uma espécie de coletiva de imprensa, permitindo que outros veículos participassem da conversa na condição de ouvintes, sem o consentimento prévio dos advogados do ex-presidente.

PGR pede 22 anos de prisão para Collor

Em alegações finais, a procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu ao STF que imponha ao senador Fernando Collor (PROS) uma pena de 22 anos, 8 meses e 20 dias, em ação penal no âmbito da operação Lava Jato. Raquel apontou a suposta participação do senador em propinas, que somadas, chegariam a R$ 50,9 milhões em contratos da BR Distribuidora, subsidiária da Petrobrás. Ele é acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Barroso: ‘Descrédito’ é fruto de decisões do próprio STF

O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal, avaliou na quinta-feira que o ‘momento de descrédito’ do Tribunal está relacionado à percepção da sociedade de que os ministros por vezes protegem uma ‘elite corrupta’. Em palestra na Universidade de Columbia, em Nova York, Barroso sugeriu que isso é fruto de decisões tomadas pelo próprio tribunal.

Notre-Dame: falha humana atrasou combate ao fogo

O responsável por checar os alarmes de incêndio da Catedral de Notre-Dame, em Paris, interpretou errado onde estaria o fogo no prédio, retardando o combate às chamas.Segundo a emissora francesa BFMTV, a falha humana no incidente do dia 15 teria sido percebida apenas no segundo alarme, vinte minutos depois, quando o teto da catedral já estava tomado pelas chamas.

Sri Lanka reduz número de mortos em atentados

As autoridades do Sri Lanka reduziram o balanço de mortos nos ataques no domingo de Páscoa em mais de cem, e anunciaram que a cifra é de 253 mortes e não 359 como informado anteriormente. Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira, o Ministério da Saúde informou que na conclusão das necropsias, os serviços médicos concluíram que alguns corpos de vítimas mutiladas foram contados várias vezes. O saldo oficial divulgado pela polícia foi reduzido em 106 pessoas após a comparação de necropsias e exames de DNA, disse o ministério em seu comunicado.

Kim Jong-un: paz depende de atitude dos EUA

Em uma reunião de cúpula com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, o líder norte-coreano Kim Jong-un disse que a paz e a segurança na Península Coreana dependem completamente da atitude futura dos Estados Unidos, noticiou a KCNA, agência de notícias estatal da Coreia do Norte. As declarações de Kim foram vistas como um modo de manter pressão para que os EUA sejam ‘mais flexíveis’, nas palavras dele, em aceitar o alívio das sanções americanas à Coreia.

MÚSICA

Rock in Rio 2019 tem ingressos esgotados

Todos os ingressos para o Rock in Rio 2019 estão esgotados. Segundo a organização do evento, 700 mil entradas foram vendidas para os sete dias de shows – o último dia a esgotar foi o de 28 de setembro, que tem como atração principal a banda americana Foo Fighters. A edição deste ano do festival será realizada nos dias 27, 28 e 29 de setembro e em 3, 4, 5 e 6 de outubro.