Flávio Bolsonaro nega defender milícia

Filho mais velho do presidente Jair Bolsonaro, o deputado estadual e senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) disse ontem, em entrevista ao SBT, que é “contra milícias”, e que frases que ele havia dito sobre o tema, em um debate na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro em 2007 foram tiradas de contexto. Ele descartou não assumir seu mandato como forma de amenizar a repercussão das investigações que miram suas movimentações financeiras.

Servidores podem definir documentos secretos

Com o decreto assinado pelo presidente interino, general Hamilton Mourão, que muda as regras de uso da Lei de Acesso à Informação, 1.288 servidores públicos podem ser escalados para conferir sigilo a dados públicos. A LAI foi sancionada em 2011 por Dilma Rousseff. Desde que entrou em vigor, em maio de 2012, garante o acesso dos cidadãos a dados públicos no Brasil.

CGU: mudança na Lei de Acesso visa reduzir burocracia

A Controladoria-Geral da União (CGU) alegou nesta quinta-feira (24) que as mudanças nas regras de aplicação da Lei de Acesso à Informação (LAI) visam diminuir a burocracia no Executivo. Em nota, o órgão contestou críticas no sentido de que as alterações vão trazer efeitos nocivos para a transparência sobre documentos e dados públicos. “Ressaltamos que tal assertiva não procede, visto que as mudanças ora propostas têm por intuito simplificar e desburocratizar a atuação do Estado.”

Começam a ser pagas hoje aposentadorias com reajuste

Aposentados e pensionistas do INSS começam a receber nesta sexta-feira (25) os benefícios reajustados. Os primeiros a receber são os segurados que recebem até um salário mínimo. O valor foi de R$ 954 para R$ 998, aumento de 4,61% sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro em 1º de janeiro. Os aposentados podem consultar o valor dos benefícios com reajustes pela internet.

São Paulo celebra 465 anos hoje

Shows com artistas de diversos gêneros musicais, festas de coletivos urbanos, e intervenções vão ocupar o Vale do Anhangabaú e a Praça da República nesta sexta-feira durante as comemorações do aniversário da capital paulista. Alguns serviços funcionam em horário diferenciado devido ao feriado municipal.

Sisu: após problemas, MEC prorroga inscrição

Há três dias com o registro de lentidão no acesso ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação comunicou ontem que vai prorrogar até as 23h59 de domingo (27) o prazo para inscrição no sistema. O prazo inicial terminava nesta sexta-feira. Na quinta-feira, os candidatos continuaram relatando dificuldade de acessar o site e relatam falha de segurança.

Fuvest divulga aprovados no vestibular 2019

A Fundação Universitária para o Vestibular (Fuvest) divulgou nesta quinta-feira, 24, a lista com nomes dos candidatos aprovados no processo seletivo para a Universidade de São Paulo (USP) em 2019. A lista de preenchimento das 8.362 vagas está publicada no site www.fuvest.br . Os candidatos aprovados devem realizar a matrícula virtual e presencial, explica a Fuvest. A Pró-Reitoria de Graduação da USP elaborou vídeos explicativos sobre a etapa virtual,

Bolsonaro pode examinar prova do Enem previamente

O novo presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Marcus Vinícius Rodrigues, disse nesta quinta-feira, 24, que o instituto vai discutir a possibilidade de o presidente Jair Bolsonaro avaliar as questões do Enem antes de a prova ser aplicada. “O presidente foi legitimamente eleito com 62 milhões de votos. Isso vai ser conversado, dentro dos aspectos legais”, afirmou Rodrigues ao tomar posse do cargo. Ele afirmou que ele próprio, como presidente do Inep, tem autoridade para ver a prova, mesmo que isso não seja a praxe.

Venezuela: Maduro aceita proposta de diálogo

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, concordou ontem com a proposta do Uruguai e do México de iniciar uma nova rodada de diálogos com a oposição para solucionar o atual impasse político do país. A Venezuela vive, desde a quarta-feira, com dois presidentes Maduro, apoiado pelas forças de segurança do país, e Juan Guaidó, líder da oposição respaldado pelos Estados Unidos, Brasil e outros países das Américas. A tensão é sentida nas ruas. Revoltas no contexto de protestos contra o governo deixaram mais de 20 mortos desde segunda-feira.

Chris Brown processa mulher que o acusou de estupro

Chris Brown entrou com processo contra a mulher que o acusou de estupro nesta semana em Paris, o que levou à prisão do rapper, segundo o site da revista The Hollywood Reporter. A defesa do cantor afirma que a denúncia da mulher foi “caluniosa”. A jovem de 24 anos que acusou Brown de estupro, identificada apenas como Karima, afirmou ao tabloide francês Closer em 22 de janeiro que o cantor, seu segurança e um outro homem a estupraram em um quarto de hotel alguns dias antes.

Espanha: resgate desce 73m em busca de menino preso em poço

Já dura onze dias a operação de resgate pelo menino Julen Roselló, o caso que mobiliza e comove a Espanha. Ninguém esperava no domingo passado, 13 de janeiro, que a chamada de emergência pedindo um resgate se tornaria uma missão tão complicada. Julen, de dois anos, caiu num poço estreito e profundo na cidade de Totalán, na província de Málaga, e as buscas por ele desde então mobilizam mais de 300 pessoas que trabalham contra o relógio e com a esperança de um milagre. Nesta quinta-feira, 24 de janeiro, a equipe de resgate formada por oito mineiros conseguiu finalmente descer 73 metros abaixo da terra em busca da criança. A seguir, detalhamos algumas das questões cruciais que tornam esse caso uma situação tão inédita e comovente para o país.

FUTEBOL

São Paulo e Vasco disputam título da Copinha

A maior competição das categorias de base do esporte mais popular do Brasil chega à sua final nesta sexta-feira. O título de campeão da 50ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior será disputado entre São Paulo e Vasco, às 15h30, no Pacaembu.

Copa América: Brasil pega ‘grupo da sorte’

A Conmebol sorteou, na quinta-feira, os grupos da Copa América 2019, que será realizada entre junho e julho, no Brasil. A Seleção Brasileira, que já sabia que seria cabeça de chave do Grupo A, conheceu os seus adversários na primeira fase: o Peru, a Venezuela, e a Bolívia, com quem duelará na estreia do torneio no Morumbi, no dia 14 de junho, às 21h30.