Cidades da Serra de SC registram neve

A neve finalmente chegou em Santa Catarina! O primeiro registrou aconteceu nas cidades de Bom Jardim da Serra e São Joaquim, na Serra, por volta de 20h20 desta quinta-feira (20). O fenômeno acontece por conta da chegada de uma massa de ar de origem polar que também trouxe o frio intenso. Antes de chegar a Santa Catarina, o fenômeno, causado por uma massa de ar polar que avança pela região sul do Brasil, já causava neve na Argentina. Nesta quarta-feira (19), cidades como Cordoba, Mendonza e San Luis registraram o fenômeno e também chuva congelada. Na madrugada desta quinta, a menor temperatura, segundo a Epagri/Ciram, foi registrada em Bom Jardim da Serra, no início da manhã desta quinta, com -1,7 °C. Esta sexta-feira(21) é de frio intenso com temperaturas negativas em muitas cidades de Santa Catarina. Fez -8,20ºC no Morro da Igreja, entre Urubici e Bom Jardim da Serra por volta das 5h, mas as temperaturas podem cair ainda mais nas próximas horas. Árvores ficaram congeladas e teve geada no amanhecer desta sexta.

Ainda há chance de neve, mas em outras regiões catarinenses e não mais na Serra.

Em Urupema, por volta das 6h, fazia -7,53 no Morro das Antenas, segundo uma das estações da Epagri/Ciram, órgão de monitoramento do clima no estado. No Centro, o termômetro de rua registrava -6ºC no mesmo horário. Em duas praças de São Joaquim, na Serra, água foi colocada em árvores pela prefeitura e com o frio intenso, os galhos acabam congelando. O efeito criado atraí os turistas. O mesmo foi feito na praça do Centro de Urupema. O frio intenso na região exige cuidado também pois pode danificar canos e mangueiras que estiverem expostos. Em Dionísio Cerqueira, no Extremo-Oeste, na divisa com o Paraná e fronteira com a Argentina, por exemplo, fez 0ºC. A temperatura foi a mesma em cidades do Meio-Oeste e também na Serra. O frio intenso segue e nesta sexta-feira a temperatura máxima em Santa Catarina é de 14ºC no Sul do estado e na Grande Florianópolis. No Norte deve fazer 12ºC e no Oeste , 11ºC. Já na Serra, a máxima deve ser de 8ºC. O estado está sob a influência de uma massa de ar polar. Na sexta-feira (21), o frio continua em Santa Catarina com mais força e com possibilidade de neve pela manhã. A partir da tarde volta a ter tempo seco e no fim de semana não tem mais chance de neve, mas sim de geada.

Cascavel e Palmas, no Paraná, amanhecem com temperaturas negativas; há expectativa de neve no estado

O Paraná amanheceu, nesta sexta-feira (21), com cidades com temperaturas negativas e mínimas abaixo de 12ºC em todas as regiões do estado. A expectativa é de neve, mas até a última atualização da reportagem, o fenômeno não tinha sido confirmado em nenhum município. De acordo com o Sistema Meteorológico Simepar, o ar gelado permanece em todas as cidades, mas o frio mais intenso ocorre nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul do estado. Até as 5h, a menor temperatura do estado era de -2,8ºC, em Palmas, na região sul, ainda conforme o Simepar. Cascavel, na região oeste, também amanheceu com mínima negativa de -1ºC. Por volta das 7h40, a sensação térmica em Foz do Iguaçu, na região oeste, era de -1ºC. A mínima na cidade nesse horário era de 1ºC. “No leste (litoral e RMC), parte dos Campos Gerais e no norte ainda há registro de garoa/chuva fraca”, destacou o meteorologista Samuel Braun. Curitiba amanheceu com 4ºC, e a máxima não deve passar de 7ºC. Em Guarapuava, na região central, os termômetros marcaram 2ºC nas primeiras horas da manhã. Uma massa de ar polar que está sobre a região sul do país provoca quedas de temperaturas no Paraná, e há uma possibilidade pequena de neve ainda nesta sexta-feira.

Em sessão do Congresso, Câmara mantém veto a reajuste de servidores

Por 165 votos contra o veto e 316 a favor, em sessão do Congresso Nacional, a Câmara dos Deputados manteve o veto presidencial a reajustes salariais de servidores públicos até 31 de dezembro de 2021. A medida abrange categorias de servidores que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus, como trabalhadores da educação, saúde e segurança pública, servidores de carreiras periciais, profissionais de limpeza urbana e de serviços funerários. O texto não previa reajuste automático, mas autorizava estados e municípios a fazê-lo com recursos próprios. Ficam de fora da restrição os aumentos aprovados antes do estado de calamidade pública, como o concedido aos militares das Forças Armadas. Na sessão do Congresso de ontem (19), senadores derrubaram o veto do presidente Jair Bolsonaro por 42 votos a 30. Para assegurar a derrubada de um veto é necessária maioria absoluta em ambas as Casas. Durante a sessão, o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), voltou a defender a manutenção do veto. O parlamentar alegou que, enquanto servidores públicos continuam com salários integrais pagos em dia, o setor privado enfrenta uma série de dificuldades como perda de vagas de trabalho e redução de jornadas. “A crise econômica não está acabando. Uma crise que já tirou mais de 100 mil vidas, que já tirou mais de 2 milhões de empregos, que já tirou a integralidade do salário de mais 9 milhões de brasileiros. A Câmara precisa dar uma resposta que, do meu ponto de vista, é defender a manutenção do veto”, argumentou. Antes da votação, Maia atuou na articulação com líderes partidários para garantir a votação necessária para manter o dispositivo.

Supremo restringe relatórios de inteligência de órgão do MJSP

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que a Secretaria de Operações Integradas, do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), deve suspender a produção de relatórios de Inteligência que envolvam informações sobre a vida pessoal de cidadãos. A Corte julgou uma ação protocolada pela Rede para questionar a realização de um suposto relatório de inteligência envolvendo policiais e professores que teria sido produzido pelo órgão. O conteúdo é sigiloso, mas trechos foram divulgados por um portal de notícias na internet no mês passado. Para o partido, o levantamento seria uma forma de investigar opositores ao governo. A maioria dos ministros seguiu voto proferido pela relatora, ministra Cármen Lúcia, na sessão de ontem (19). A ministra votou para suspender eventuais atos de produção ou compartilhamento de informações sobre a vida pessoal, escolhas pessoais e políticas de servidores públicos federais, estaduais e municipais que sejam integrantes de movimentos políticos. Pelo entendimento, relatórios de inteligência devem tratar de questões de interesse nacional e defesa das instituições. No mesmo sentido se manifestaram os ministros Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Luiz Fux, Ricardo Lewandowski, Gilmar Mendes, Marco Aurélio e o presidente da Corte, Dias Toffoli. Marco Aurélio divergiu e entendeu que o levantamento foi lícito e também registrou movimentos de apoiadores do governo por motivos de segurança. Em seu voto, apesar de acompanhar a maioria, Toffoli elogiou a atuação do ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça, e disse que ele foi transparente com o STF ao encaminhar todas as informações solicitadas para o julgamento. “Registro as menções feitas à atuação absolutamente correta do ministro da Justiça, André Mendonça. É necessário registrar, eu dou o testemunho de 20 anos que eu conheço esse servidor público da maior qualidade. Sua Excelência atuou da maneira mais correta e deu toda transparência a este STF”, disse o presidente do Supremo.

Alcolumbre adia votação do Fundeb

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, transferiu para a próxima terça-feira (25) a votação da proposta de emenda à Constituição (PEC) 26/2020, que torna permanente o Fundo de Desenvolvimento e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A votação estava prevista para ocorrer hoje (20), às 17h, mas a sessão do Congresso, que ocorreu durante toda a tarde na Câmara dos Deputados, impediu a abertura da sessão do Senado. A decisão de adiar a votação da PEC do Fundeb foi tomada por Alcolumbre após uma conversa com os líderes da Casa. Outro motivo para o adiamento foi garantir que o tema tenha bastante tempo para ser discutido. “Além de permitir a participação de todos os senadores no aperfeiçoamento do texto, o adiamento da apreciação da PEC do novo Fundeb ocorre porque parlamentares se estenderam em sessão do Congresso Nacional até agora”, disse Alcolumbre pelo Twitter.

Novo sistema de pagamentos do BC, Pix será gratuito a pessoas físicas

Novo sistema de pagamentos instantâneos que entrará em vigor em 16 de novembro, o Pix será gratuito para pessoas físicas, disse hoje (20) o diretor da Organização do Sistema Financeiro do Banco Central (BC), João Manoel de Mello. Ele negou que a gratuidade represente um tabelamento por parte da autoridade monetária. “Isso [a gratuidade do Pix para pessoas físicas] não significa de modo algum que haja movimento de tabelamento por parte do Banco Central. Há diversos outros pontos do ecossistema abertos a todos os provedores de serviços de pagamento com capacidade de remuneração”, disse o diretor na abertura de um fórum promovido pelo BC para discutir a adoção do novo sistema. Segundo Mello, o BC editará uma norma específica para detalhar onde o uso do Pix pode ser tarifado para pessoas jurídicas. Ele não deu prazos para a publicação da regra, mas disse que a demora na regulamentação está causando ansiedade nos operadores de mercado. O diretor informou ser importante levar em conta que existem meios eletrônicos de pagamento semelhantes funcionam sem cobrança de tarifa para pessoas físicas. De acordo com ele, a regulação do BC apenas procurará dar tratamento igual aos diversos sistemas de pagamento. De acordo com a autoridade monetária, o Pix custa R$ 0,01 para cada dez transações, mas o custo será assumido pelas pessoas jurídicas que aderirem ao sistema.

Operação: Como vai funcionar…

Nova ferramenta que funcionará 24 horas por dia reduz o tempo de liquidação de pagamentos entre estabelecimentos com conta em bancos e instituições diferentes, o Pix entrará em operação em 16 de novembro. O cadastro das Chaves Pix combinação com telefone celular, CPF, CNPJ e e-mail necessária para operar a carteira digital – começará em 5 de outubro. As datas foram anunciadas no fim de julho. As transações poderão ser feitas por meio de QR Code (versão avançada do código de barras lida pela câmera do celular) ou com base na chave cadastrada. O Pix trará agilidade em relação a sistemas atuais de pagamento, como a transferência eletrônica disponível (TED), que leva até duas horas para ser compensada, e o documento de ordem de crédito (DOC), liquidado apenas no dia útil seguinte. No caso de empresas, a plataforma traz vantagens em relação ao pagamento por cartão de débito. Isso porque o consumidor pagante não precisará ter conta em banco, como ocorre com os cartões. Bastará abastecer a carteira digital do Pix para enviar e receber dinheiro.

PGR decide apurar supostos pagamentos da JBS ao advogado Frederick Wassef

A Procuradoria-Geral da República (PGR) decidiu instaurar nesta quinta-feira (20) um procedimento de apuração sobre supostos pagamentos feitos pela empresa JBS ao advogado Frederick Wassef, que trabalhou para a família Bolsonaro. A PGR quer saber se esses pagamentos tiveram efeito no acordo de colaboração premiada firmado pela Procuradoria com os executivos da empresa. De acordo com nota divulgada pela PGR, serão solicitadas informações ao Ministério Público do Rio de Janeiro, que teria identificado os pagamentos por meio do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf). “Eventual irregularidade poderá reforçar os indícios de omissão nos acordos de colaboração premiada dos executivos da companhia”, diz o texto da nota. O caso foi divulgado pela revista “Crusoé”. Wassef teria recebido R$ 9 milhões da JBS e tentado atuar junto à Procuradoria.

Pesquisadores desenvolvem aparelho que detecta amostras de coronavírus

Pesquisadores do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), e da startup Omni-electronica desenvolveram uma tecnologia que permite capturar amostras do novo coronavírus no ar para monitorar a segurança de ambientes com grande concentração de pessoas. Chamado de Spiri, o sistema já existia e foi criado por ex-alunos da Escola Politécnica da USP, que fundaram a startup. Em princípio, a função era monitorar a qualidade do ar nos locais fechados. Os pesquisadores fizeram testes, durante dois meses, com amostras do ar no Hospital das Clínicas, com duas, seis e oito horas. “Temos uma base de dados bastante robusta sobre a qualidade do ar em ambientes internos, sabemos como são transmitidos os vírus respiratórios e como as infecções se intensificam nos meses de inverno. Quando começou a pandemia do novo coronavírus, ficou bem claro para nós que a disseminação em ambientes internos era o cenário mais provável, embora isso ainda não fosse muito falado, nem mesmo pela Organização Mundial da Saúde [OMS]”, disse o responsável pela Omni-electronica e coordenador do estudo, Arthur Aikawa. Segundo as informações, o Spiri tem sensores integrados que captam o ar e enviam os dados para uma central que gera laudos online em tempo real e, assim, os técnicos instruem o cliente sobre como melhorar a circulação do ar. Para isso é preciso fazer uma assinatura do aparelho instalado. Os resultados do estudo estão sendo preparados para publicação em periódico científico. De acordo com Aikawa, o protocolo empregado no Spiri é capaz de garantir a circulação adequada do ar, evitar a concentração de vírus respiratórios no ambiente e fazer os testes regulares para verificar se houve circulação do vírus no local. Segundo o pesquisador, com a instalação do aparelho em locais estratégicos, como estações de trem e metrô, é possível planejar um retorno mais seguro às atividades econômicas. “Os testes do novo coronavírus nesse protocolo são possíveis, mas difíceis de fazer em larga escala por questões de tempo e custo. São cinco dias apenas para o laboratório dar o resultado. O Spiri sozinho, porém, é um indicador em tempo real para saber se estão sendo tomadas as precauções necessárias para que o ambiente fique menos propício para transmissão de vírus”, ressaltou.

Saúde atualiza dados da pandemia; 3,5 milhões de casos registrados

O Brasil passou dos 3,5 milhões de casos confirmados de covid-19. O número foi divulgado na atualização diária de hoje (20) do Ministério da Saúde (MS). Nas últimas 24 horas, foram notificadas 45.323 novas pessoas infectadas. Com isso, o número total de casos acumulados atingiu 3.501.975. Ontem, o painel registrava 3.456.652 casos acumulados. De acordo como balanço, o total de mortes chegou a 112.304. Foram 1.204 óbitos acrescidos às estatísticas entre ontem e hoje pelas secretarias de saúde estaduais. Ontem, o sistema do MS marcava 111.100 vidas perdidas para a covid-19. Ainda há 3.187 mortes em investigação. A atualização do Ministério registrou ainda 736.264 pessoas em acompanhamento. O número de recuperados passou de 75%, e contabiliza 2.653.407 de pacientes que não apresentam mais sinais da doença e são considerados “recuperados”.

Veja na tabela outros índices divulgados pela pasta:

LETALIDADE
(número de mortes pelo total de casos)
MORTALIDADE
(quantidade de óbitos por 100 mil habitantes)
INCIDÊNCIA
(número de casos por habitantes)
3,2% 53,4
a cada 100 mil
1.666,4
a cada 100 mil

 

Estados

Os estados com mais mortes são: 

1º – São Paulo (27.905)

2º – Rio de Janeiro (15.074)

3º – Ceará (8.245)

4º – Pernambuco (7.303)

5º – Pará (6.027)

As unidades da federação com menos óbitos são: 

1º – Tocantins (547)

2º – Roraima (576)

3º – Acre (595)

4º – Amapá (626)

5º – Mato Grosso do Sul (686).

Comparação internacional

O Brasil segue na 2ª colocação no ranking de casos e mortes. A liderança é dos Estados Unidos, que, segundo o mapa da universidade Johns Hopkins, chegou a 5.565.928 pessoas infectadas e 174.051 mortes. Já quando considerada a incidência (casos por 1 milhão de habitantes) e mortalidade (óbitos por 1 milhão de habitantes), conforme o Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde divulgado ontem, o Brasil fica na 8ª posição, com índices de, respectivamente, 2.722 e 98. O país subiu um posto na lista de países por mortalidade em relação à semana passada, quando estava em 9º.

Coronavírus em SC: Estado confirma 129.072 casos, 117.156 recuperados e 1.960 mortes por Covid-19

Santa Catarina tem 129.072 pacientes com confirmação de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 117.156 se recuperaram e  9.956 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado nesta quinta-feira, 20. A Covid-19 causou 1.960 mortes no estado desde o início da pandemia. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,52%. Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina e 196 têm registro de ao menos um óbito. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, com 10.863 casos. Na sequência estão Blumenau (7.662), Balneário Camboriú (5.398), Florianópolis (5.139), Chapecó (4.925), Itajaí (4.543), Criciúma (4.235), Brusque (3.849), São José (3.649) e Palhoça (3.536). A taxa de ocupação dos leitos de UTI pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 74%. Isso significa que, dos 1.478 leitos existentes no estado, 384 estão livres e 1.094 estão ocupados, sendo 474 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Secretaria da Saúde registra 84 óbitos por Covid-19 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde confirmou nesta quinta-feira (20) mais 2.338 diagnósticos e 84 óbitos pela infecção causada pelo novo coronavírus. O Paraná soma agora 111.014 casos e 2.861 mortos em decorrência da doença. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto. INTERNADOS – Nesta quinta-feira, 913 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 752 em leitos SUS (380 em UTI e 372 em leitos clínicos/enfermaria) e 173 em leitos da rede particular (71 em UTI e 102 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.158 pacientes internados, 532 em leitos UTI e 626 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2. ÓBITOS – As 84 pessoas que tiveram óbitos relatados neste informe estavam internadas. São 36 mulheres e 49 homens, com idades que variam de 37 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 01 de julho a 20 de agosto. Os pacientes que faleceram residiam em Curitiba (38), São José dos Pinhais (4), Piraquara (4), Colombo (3), Foz do Iguaçu (3), Maringá (3), São Pedro do Ivaí (3), Londrina (2), Pinhais (2), Ponta Grossa (2), São José da Boa Vista (2). Além disso, houve uma ocorrência em cada dos municípios de Ângulo, Apucarana, Arapongas, Araucária, Bandeirantes, Campo Largo, Colorado, General Carneiro, Itaperuçu, Jandaia do Sul, Mauá da Serra, Nova Prata do Iguaçu, Quatro Barras, Rebouças, Ribeirão do Pinhal, Rio Bom, Santa Cecília do Pavão e União da Vitória.

INTERNACIONAL

Joe Biden aceita oficialmente a nomeação como candidato a presidente dos EUA pelo Partido Democrata

Joe Biden aceitou oficialmente nesta quinta-feira (20) a nomeação como candidato do Partido Democrata a presidente dos Estados Unidos. “É com grande honra e humildade que eu aceito sua nomeação”, disse Biden. Biden fez críticas duras ao governo do presidente Donald Trump, que disputará a reeleição pelo Partido Republicano. Sem mencionar diretamente o nome do opositor, o democrata disse que os EUA passam por uma “temporada de escuridão”. “Muita raiva, muito medo, muita divisão. Aqui e agora, eu dou a vocês minha palavra: se confiarem em mim a Presidência, vou trazer o nosso melhor, não o pior”, afirmou. “Ele [Trump] acorda todos os dias acreditando que seu trabalho que é feito todo para ele, nunca para você. É essa a América que você quer, para sua família, seus filhos?”, questionou Biden. O candidato também prometeu trabalhar duro “para aqueles que não apoiaram” a candidatura democrata. “É esse o trabalho de um presidente, representar todos nós, não só a base ou um partido.” Biden criticou a “falta de planos” de Trump no combate à pandemia do novo coronavírus e disse que o presidente falhou em sua “obrigação mais básica”: proteger os americanos da doença. Ele afirmou também que baixaria uma ordem nacional de uso de máscaras e mencionou indiretamente a perda do filho, Beau Biden, morto em 2015 por um tumor cerebral.

Reino Unido tira Portugal de lista de quarentena 

O Reino Unido retirou Portugal de sua lista de quarentena contra a covid-19 nessa quinta-feira (20), mas disse que as infecções em alta em outros locais obrigarão os viajantes procedentes da Áustria, Croácia e de Trinidade e Tobago a se isolarem durante duas semanas. O ministro dos Transportes, Grant Shapps, anunciou no Twitter a mais recente de uma série de ajustes na política de quarentena, agora que o Reino Unido tenta evitar importar infecções novas de focos no exterior. “Dados mostram que agora podemos acrescentar Portugal àqueles países incluídos nos corredores de viagem”, disse. Shapps afirmou que toda a política britânica de viagens passa por revisões constantes e pode mudar rapidamente, alertando que as pessoas só devem viajar se estiverem dispostas a se submeter a uma quarentena caso as regras mudem durante suas férias. Ele anunciou que a Áustria, Croácia e Trinidad e Tobago estão sendo adicionados à lista de quarentena, e que os passageiros procedentes desses países terão que se isolar durante 14 dias depois que chegarem a partir das 3h locais deste sábado (22). Destino turístico popular entre os britânicos, Portugal havia expressado frustração pelo fato de o Reino Unido ter se recusado a descartar as restrições de quarentena – o que atingiu duramente sua economia dependente do turismo. As indústrias turística e de aviação do próprio Reino Unido também foram gravemente afetadas pela pandemia do novo coronavírus. França e Espanha, outros destinos de viagem muito procurados, já foram sujeitas a restrições de quarentena no auge da temporada de verão.

Médicos lutam para salvar opositor russo Navalny internado com sintomas de envenenamento

Médicos russos faziam o possível para salvar a vida do líder da oposição Alexei Navalny, internado na UTI de um hospital da Sibéria, com sintomas de envenenamento, segundo informações de sua equipe. Uma ambulância aérea decolou na madrugada desta sexta-feira (21) de Nuremberg, no sul da Alemanha, para buscar o ativista, informou a imprensa alemã. Alemanha e França ofereceram “toda a ajuda médica” necessária. A chanceler alemã, Angela Merkel, se declarou “chocada” e o presidente francês, Emmanuel Macron, disse se sentir “extremamente preocupado”. Ambos pediram “clareza” e transparência”, respectivamente, sobre o estado de saúde do opositor. Navalny, um dos maiores críticos do Kremlin, viajava de Tomsk, na Sibéria, a Moscou em um avião que precisou fazer um pouso de emergência quando o líder da oposição começou a se sentir mal. “Os médicos estão fazendo tudo o que podem, eles estão realmente lutando para salvar sua vida”, disse Anatoli Kalinitshenko, vice-diretor do hospital de Omsk, onde o opositor foi internado na Unidade de Terapia Intensiva e colocado em um respirador. A porta-voz do ativista, Kira Yarmysh, que viajava com ele, disse à rádio Echo de Moscou que ele foi vítima de um “envenenamento intencional”. “Acreditamos que Alexei foi envenenado com algo misturado em seu chá. Essa foi a única coisa que ele bebeu pela manhã”, postou no Twitter.

Johnson & Johnson testará vacina em 60 mil voluntários

A Johnson & Johnson pretende testar sua vacina experimental contra o novo coronavírus em até 60 mil voluntários, em um ensaio clínico em estágio final previsto para começar em setembro, de acordo com banco de dados de ensaios clínicos do governo dos Estados Unidos (EUA). O teste será conduzido em cerca de 180 locais nos EUA e em outros países, incluindo o Brasil e o México, de acordo com a informação publicada no clinictrials.gov. “Podemos confirmar que o planejamento e o recrutamento estão em andamento para nosso programa de Fase 3, que está sujeito aos dados provisórios dos testes das fases 1 e 2 e à aprovação dos reguladores”, disse um porta-voz da Johnson & Johnson. “Nosso programa de Fase 3 pretende ser o mais robusto possível, pode incluir até 60 mil participantes e será conduzido em locais com altas taxas de incidência”, acrescentou. No caso do Brasil, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já autorizou a realização de testes clínicos em estágio avançado com a potencial vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Janssen, a unidade farmacêutica da Johnson & Johnson. De acordo com a Anvisa, os testes no Brasil serão feitos com 7 mil voluntários distribuídos nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais, Bahia e Rio Grande do Norte. O porta-voz da J&J disse que a empresa está usando dados epidemiológicos para decidir onde os estudos devem ser realizados, e tomará uma decisão em breve. O ensaio de Fase 3 provavelmente será encerrado no fim de setembro, com as primeiras vacinas disponíveis para uso no início de 2021, afirmou.

ESPORTES

FÓRMULA 1

Equipe Williams de Fórmula 1 anuncia venda para grupo de investimentos

Chefe do time, Claire Williams diz que operação garante futuro de uma das escuderias mais vitoriosas da história da Fórmula 1. Uma das equipes mais tradicionais e vitoriosas da história da Fórmula 1, a Williams foi vendida para o grupo de investimentos Dorilton Capital. Segundo a chefe do time, Claire Williams, filha do fundador Frank Williams, a operação garante o funcionamento e o futuro da organização num longo prazo. Fundada em 1969, a Williams iniciou sua trajetória utilizando chassis de outros fabricantes, mas se tornou construtora nos anos 1970. A partir de 1979, com a participação de investidores sauditas, a Williams se tornou uma das potências da F1, tendo conquistado em 1980 seus primeiros títulos de construtores e pilotos, com Alan Jones. No início da década, a equipe foi bi de construtores (1981) e novamente campeã de pilotos (1982, com Keke Rosberg). Outros momentos importantes foram as parcerias com Honda e Renault para fornecimento de motores, coroadas com os títulos de pilotos em 1987 (Nelson Piquet), 1992 (Nigel Mansell), 1993 (Alain Prost), 1996 (Damon Hill) e 1997 (Jacques Villeneuve). No período, a Williams foi campeã de construtores em 1986, 1987, 1992, 1993, 1994, 1996 e 1997. Com a venda da Williams, por mais que o futuro financeiro do time esteja garantido, termina uma era, já que Frank Williams sempre disse que sua organização manteria as características de ser independente e “garagista”, ou seja, com tudo sendo tocado em família. A Williams foi uma das primeiras equipes a anunciar a assinatura do novo Pacto de Concórdia, documento que rege as ações comerciais da Fórmula 1. Isso garante a escuderia na categoria pelo menos até a temporada de 2025.

FUTEBOL

Vasco vence Ceará e vai à liderança do Brasileirão

O Vasco é o novo líder do Campeonato Brasileiro. A equipe carioca venceu o Ceará por 3 a 0 e pulou na dianteira da tabela, com os mesmos nove pontos do Internacional, mas com melhor saldo de gols. Apesar de um jogo a menos, o time do técnico Ramon Menezes venceu a terceira partida consecutiva nesta quinta-feira (20) em Fortaleza. O próximo adversário dos cruzmaltinos, no domingo (23), será o Grêmio, em São Januário. Nos outros dois jogos da rodada realizados nesta noite o São Paulo empatou em 1 a 1 com o Bahia, enquanto o Santos derrotou o Sport por 1 a 0.

No Morumbi, o duelo dos tricolores terminou sem vencedores. Os baianos saíram na frente com Rossi, aos 20 do primeiro tempo. Minutos antes, Gilberto perdeu um pênalti, defendido pelo goleiro Tiago Volpi. Na segunda etapa, o técnico Fernando Diniz colocou Luciano para estrear com a camisa são-paulina. Aos 39, o atacante correspondeu as expectativas, empatando de cabeça.

Quem também está subindo na tabela é o Santos. Jogando fora da Vila, na Ilha do Retiro, em Recife, o Peixe superou o Sport por 1 a 0. O gol do triunfo do Alvinegro praiano veio dos pés de Marinho, aos 30 do segundo tempo. A equipe de Cuca saltou para a quinta posição do campeonato e enfrenta o Palmeiras, ao meio-dia de domingo, na próxima rodada do Brasileirão.

Calendário da CBF para 2021 inicia quatro dias após Brasileirão 2020

Apenas quatro dias separam o término da temporada 2020 e o início dos campeonatos estaduais de 2021. O curto intervalo foi a saída encontrada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para reorganizar o futebol nacional do próximo ano, sem que ele respingue em 2022. Mesmo que a pandemia do novo coronavírus (covid-19) seja controlada no país, o calendário já foi impactado, podendo, inclusive, complicar os clubes em quase metade do Campeonato Brasileiro, por coincidir com o cronograma da seleção brasileira, também apertado. A última rodada da Série A de 2020 está marcada para 24 de fevereiro do ano que vem. Profissionais de Futebol (Fenapaf), Felipe Augusto Leite, revelou que a 28ª rodada do Brasileirão deste ano, inicialmente marcada para 3 de janeiro de 2021, já havia sido adiada para os dias 6 e 7 do mesmo mês, de forma que os jogadores pudessem ter período de descanso ainda nesta temporada. O cronograma de 2021 começa a valer no dia 28 de fevereiro, para a primeira das 16 datas que a CBF reservou aos torneios estaduais, cujos términos serão até 23 de maio. Nesse intervalo, estão previstas a Supercopa do Brasil  jogo único e o início da Copa do Brasil, ambas em 10 de março. A final do torneio nacional – mata-mata – foi agendada para 27 de outubro.

Coritiba demite técnico Barroca após quarta derrota consecutiva

Caiu o primeiro técnico no Campeonato Brasileiro. O Coritiba anunciou, no fim da manhã desta quinta-feira (20), a demissão de Eduardo Barroca. Além do treinador, o diretor executivo Rodrigo Pastana também foi desligado do clube. O Coxa é o lanterna do Brasileirão, com quatro derrotas em quatro partidas, marcou apenas um gol e sofreu seis. O revés diante do Corinthians por 3 a 1, na noite desta quarta-feira (19), decretou a saída de Barroca e Pastana. O técnico Eduardo Barroca foi contratado no fim de 2019 para comandar a equipe a partir de 2020. O treinador tinha a missão de substituir Jorginho, que conquistou o acesso do Coxa à Série A. Jorginho, no entanto, acabou não renovando contrato e Barroca foi a opção.

Goiás demite Ney Franco e diretor de futebol depois de três rodadas no Brasileirão

Após três rodadas sem vitória no Brasileirão e um dia depois de perder do Fortaleza em casa por 3 a 1, o Goiás demitiu o técnico Ney Franco. Além dele, também deixou o clube nesta quinta-feira o diretor de futebol Túlio Lustosa. Os dois foram desligados em uma reunião com a cúpula esmeraldina nesta noite. Por volta de 22h, o Goiás publicou uma nota confirmando as demissões e oficializando Harlei Menezes, ex-goleiro do clube, como novo diretor.

Liverpool e Leeds United fazem jogo de abertura da Premier League

A Premier League, a Liga Profissional do futebol inglês, divulgou nesta quinta-feira (20) o calendário de jogos da temporada 2020/2021. O jogo de abertura será em 12 de setembro, com atual campeão  Liverpool contra o Leeds United, no estádio Anfield. O adversário dos Reds voltou para a primeira divisão após 16 anos e é comandado pelo argentino Marcelo “Loco” Bielsa. O atual vice-campeão Manchester City só estreia na segunda rodada, contra Wolverhamptom, dia 19 de setembro, por ter disputado a fase final da Liga dos Campeõe no último dia 15, quando o time foi eliminado nas quartas pelo Lyon.  O City, do técnico Pep Guardiola jogará a primeira rodada contra o Aston Villa em data ainda a ser definida pela Premier League. O Manchester United, assim como o City, também dará o pontapé inicial a partir da segunda rodada. O clube chegou às  semifinais da Liga Europa, no último domingo (16), mas foi eliminado pelo Sevilla. Portanto, os Diabos Vermelhos vão estrear na segunda rodada, no dia 19 de setembro, contra o Crystal Palace. O jogo da rodada inicial contra o Bunrley será realizado mais a frente, em data ainda a ser confirmada pela Liga.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná