Brasil perde 6 leitos por dia; no SUS, são 41 mil vagas a menos

O Brasil perdeu, nos últimos dez anos, seis leitos hospitalares por dia. São 23.088 vagas a menos, conforme estudo preparado pela Confederação Nacional dos Municípios e obtido pelo Estado. E mostra o descompasso entre público e privado. No Sistema Único de Saúde (SUS), foram fechadas 41.388 vagas, 12% do número apresentado em 2008. Já a rede particular apresentou tendência inversa e ampliou a capacidade em 18.300 leitos. A tendência de redução geral das vagas é explicada por especialistas, em parte, pela mudança no atendimento psiquiátrico. No passado, ele era centrado no ambiente hospitalar e, graças ao movimento antimanicomial, passou a ser feito prioritariamente nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps). “Dos 41 mil leitos fechados na década, 21 mil eram psiquiátricos”, afirma a consultora da CMN Carla Albert.

Locais de prova do Enem serão divulgados segunda-feira

A partir da próxima segunda-feira, 22, os 5,5 milhões de estudantes poderão checar seus locais de prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) confirmou que será liberado o acesso ao cartão de confirmação do Enem 2018 nessa data. O exame será realizado nos dias 4 e 11 de novembro. Um alerta aos estudantes: o horário de verão começará no dia 4. O cartão de confirmação, além de garantir o sucesso da inscrição do estudante, traz informações sobre a instituição onde o candidato fará a prova, como endereço, edifício e sala. O estudante poderá acessar o cartão pela página na internet do Inep: https://enem.inep.gov.br/participante.

Bolsonaro não irá a debates, diz presidente do PSL

O presidente do PSL, Gustavo Bebianno, disse na quinta que Jair Bolsonaro não participará de nenhum debate do 2º turno. Ele contou que o estado de saúde do candidato é de “absoluto desconforto” e que não deve ser submetido a “uma situação de alto estresse, sem nenhum motivo”. Mais cedo, médicos divulgaram um boletim em que destacavam a “melhora da composição corpórea, mas ainda exigindo suporte nutricional e fisioterapia”.

SP: Doria e França trocam insultos em debate

Em situação de empate técnico nas pesquisas de intenção de votos, os candidatos ao governo de São Paulo, João Doria (PSDB) e Márcio França (PSB), que tenta a reeleição, refletiram no primeiro debate do segundo turno, promovido pela TV Bandeirantes, o clima belicoso da campanha no horário eleitoral. Em meio às interrupções da plateia, o encontro foi um debate marcado por ataques diretos, inclusive com ofensas pessoais, em detrimento à apresentação de propostas. Enquanto o tucano acusou França de ser “carreirista” por atuar há 30 anos em cargos públicos e o chamou repetidas vezes de “esquerdista”, o governador disse que nunca apoiou o PT, que o ex-prefeito é um “traidor” e também foi beneficiado pelos governos petistas, com financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para suas empresas. Em um dos momentos mais tensos, Doria acusou França de constar na lista da Odebrecht com o condinome “Paris”. O governador então desafiou o oponente a provar. “Se você encontrar meu nome em alguma lista, João, eu renuncio ao meu mandato como governador”, disse. E acusou Doria de receber dinheiro do BNDES para comprar um jatinho. Outro momento de tensão foi quando França disse que Doria havia jurado pela honra do pai e dos filhos que cumpriria os quatro anos de mandato na prefeitura. “Não lhe autorizo a usar o nome do meu pai e nem do meu filho. Tenha decência”, rebateu o tucano. Foram inúmeras as trocas de ofensas e interrupções entre os antigos aliados – França apoiou a eleição de Doria à Prefeitura em 2016 – o que fez o debate andar em círculos. Inflamada pelo confronto, a plateia presente no estúdio da emissora se dividiu entre xingamentos, vaias e aplausos, o que levou o mediador, Fábio Pannunzio, a fazer reiteradas intervenções e ameaças de retirar correligionários do local.

Witze e Paes acusam-se mirando alianças no RJ

No primeiro debate do segundo turno entre os candidatos ao governo do Rio de Janeiro, transmitido pela TV Bandeirantes, Wilson Witzel (PSC) e Eduardo Paes (DEM) trocaram farpas sobre suas alianças políticas e tangenciaram a apresentação de propostas para o estado. O debate da Band entre candidatos ao governo do Rio começou quente. Paes fez a mesma pergunta que formulara em outros encontros. Provocou o adversário, Witzel, sobre sua decisão de deixar o Espírito Santo, onde atuava como juiz federal, depois de ter sido ameaçado. Disse que quem fugiu dos bandidos não tem condições de combater o crime. Wilson Witzel negou que tenha saído do estado por conta das ameaças.

Datafolha: Bolsonaro tem 59%, contra 41% de Haddad

Nova pesquisa do instituto Datafolha divulgada ontem mostra Jair Bolsonaro com 59% das intenções de voto, contra 41% de Fernando Haddad. Os números dizem respeito aos votos válidos, que desconsideram brancos, nulos e indecisos. O levantamento ouviu 9.128 pessoas entre os dias 16 e 18 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Presidente do PROS é procurado pela PF

A Polícia Federal procura o presidente nacional do PROS, Eurípedes Júnior, alvo da Operação Partialis, deflagrada nesta quinta, 18. A investigação mira suposto esquema de desvios de mais de R$ 2 milhões em contratos da prefeitura de Marabá (PA) para compra de gases medicinais no interior do Estado.

TRF-4 nega habeas corpus aos irmãos Richa

O Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) indeferiu a concessão de um habeas corpus preventivo em favor do ex-governador do Paraná Beto Richa e do seu irmão, ex-secretário de Infraestrutura e Logística do estado Pepe Richa. A decisão tem caráter liminar (provisório) e pode, ou não, ser confirmada pelo colegiado dos desembargadores. O pedido buscava assegurar liberdade aos dois irmãos políticos, investigados nas operações Piloto e Integração II, deflagradas durante a campanha eleitoral em atuação conjunta da Polícia Federal, do Ministério Público do Paraná e do Ministério Público Federal.

PR: avião vira durante tempestade

Um avião de pequeno porte virou no aeroporto de Maringá, no Paraná, no início da tarde de quinta-feira, em meio a uma tempestade com ventos de até 100 km/h. O piloto e o único passageiro que estavam no avião não sofreram ferimentos, mas um instrutor de voo do aeroclube ao lado do aeroporto se machucou quando se aproximou do local. Ele foi levado a um hospital e passa bem. (Via VEJA.com)

Consulado português suspende pedidos de nacionalidade

O Consulado Geral de Portugal em São Paulo suspendeu os novos pedidos de nacionalidade portuguesa até 2 de janeiro de 2019. Segundo órgão, a medida foi tomada devido à crescente demanda de brasileiros interessados no processo, que teria congestionado o serviço e causado lentidão.

Trump: jornalista saudita ‘provavelmente está morto’

O presidente americano Donald Trump disse que acredita que o jornalista saudita Jamal Khashoggi esteja morto. Ele falou ainda, que caso a responsabilidade da Arábia Saudita seja comprovada, haverá “graves consequências”.