Vacina de Oxford imuniza contra a variante brasileira de covid-19

A vacina de Oxford produzida em parceria com a farmacêutica AstraZeneca é eficaz contra a variante brasileira do novo coronavírus. A confirmação é da coordenadora dos centros de pesquisa da vacina de Oxford no Brasil e diretora do Instituto para a Saúde Global da Universidade de Siena (Itália), a médica carioca Sue Ann Costa Clemens.  De acordo com a pesquisadora, o imunizante desenvolvido pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica AstraZeneca, e que no Brasil está sendo produzido pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), demonstrou eficácia em neutralizar a variante P.1 do novo coronavírus.

A variante brasileira, identificada em janeiro, em Manaus, reage de forma idêntica à variante britânica ao imunizante de Oxford. A declaração se baseia em pesquisa que ainda não foi revisada por outros cientistas e nem publicada em revista, mas está disponível online. O estudo contou com a colaboração de pesquisadores da Fiocruz Amazônia e do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). De acordo com  Sue Ann, os pesquisadores esperavam que a variante brasileira se comportasse como a sul-africana, mas “testes indicaram que ela tem comportamento semelhante à britânica, em que há, sim, impacto na neutralização [do novo coronavírus]”. No mês passado, a Universidade de Oxford já havia anunciado que a vacina é eficaz contra a variante do Reino Unido. A médica observa que a eficácia fica acima dos 70% nos casos leves e chega a 100% quando se trata de casos graves e hospitalização.

Apesar de se verificar uma pequena perda de neutralização na comparação com as cepas mais comuns, ainda assim o efeito das vacinas não ficou comprometido em relação à P.1, situação similar à observada para a cepa britânica (conhecida como B.1.1.17). O trabalho avaliou a capacidade da cepa originada no Amazonas de escapar de anticorpos – não somente os induzidos por vacinas, mas também do soro de convalescente (anticorpos gerados por quem teve a infecção há mais tempo), e os chamados anticorpos monoclonais, que são um tipo de remédio biológico. Segundo Sue Ann, “as cepas brasileira e britânica se comportam de maneira muito semelhante. No caso da variante britânica, a eficácia caiu pouco, de 80% para 75%. Temos que esperar os estudos de efetividade aqui, mas acreditamos que vá ser um índice parecido para a P.1. É um resultado muito positivo”, avaliou.

Governadores pedem compra de medicamentos para kit intubação   

O Fórum Nacional de Governadores informou hoje (18) que enviou uma carta ao Ministério da Saúde para alertar sobre o baixo estoque de medicamentos do chamando “kit intubação”, utilizado para intubar de pacientes que estão em tratamento contra a covid-19 em unidades de tratamento intensivo (UTIs) e precisam de respiradores artificiais. Os governadores pediram a compra emergencial de bloqueadores neuromusculares, anestésicos e sedativos pelo período mínimo de 60 dias e a distribuição para todos os estados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

No documento, os governadores afirmam que o monitoramento feito pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) mostra que 11 medicamentos do kit estão em falta ou com estoque para 20 dias em 10 estados. No caso dos bloqueadores neuromusculares, 18 estados registram falta ou estoque baixo, que também deve durar 20 dias.

Em nota, o Ministério da Saúde informou que 24 estados e o Distrito Federal enviaram à pasta informações sobre o consumo de medicamentos para intubação. O ministério informou que foi solicitada nesta quinta-feira a compra de 665.507 medicamentos para o período de 15 dias, conforme consumo médio mensal. Mais cedo, o Ministério da Saúde informou que foram liberados 1.639 leitos de UTI adulto e oito leitos de UTI infantil para 64 municípios localizados em São Paulo e em Goiás. Os leitos serão exclusivos para pacientes com quadro grave de covid-19. O valor do repasse mensal será de R$ 79 milhões.

Covid-19: Anvisa discute fornecimento de anestésicos para internados

O desabastecimento de anestésicos e de outros medicamentos utilizados para intubação de pacientes com covid-19 foi tema de reunião, nesta quinta-feira (18), entre representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), de entidades que representam o setor de hospitais privados e da Associação Médica Brasileira (AMB).

De acordo com as entidades, há um déficit importante no estoque destes medicamentos em todo país. Para reverter este cenário, a Anvisa tem adotado medidas de flexibilização para que esses insumos sejam disponibilizados aos serviços, sem prejuízo de sua eficácia, qualidade e segurança.

A agência reguladora informou ainda que disponibiliza um painel com informações sobre a fabricação, importação e distribuição de anestésicos, sedativos, bloqueadores neuromusculares e agentes adjuvantes, entre outros medicamentos, empregados para a manutenção da vida de pacientes infectados pelo SARS-CoV-2.

Covid-19: governo do Paraná quer comprar 16 milhões de vacinas

O governo do Paraná informou hoje (18) que formalizou a demanda para adquirir 16 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. De acordo com a administração estadual, o montante pode chegar a 33 milhões de doses, a depender da capacidade de produção dos laboratórios.

O Paraná tem 11 milhões de pessoas. Seriam necessárias pelo menos pouco mais de 20 milhões de doses para imunizar o conjunto dos cidadãos, excluindo o público para quem ainda não há confirmação da eficácia da vacina, como crianças.

A intenção de compra foi formalizada em oito cartas para diferentes companhias. Caso a compra seja efetivada, as doses não ficarão no estado, mas serão destinadas ao Programa Nacional de Imunização (PNI), coordenado pelo Ministério da Saúde.

Consórcio: O total de doses adquiridas pode ser maior. O governador do Paraná, Ratinho Júnior (PP) participou de reunião com os governadores do Sul, Carlos Moisés (SC) e Eduardo Leite (RS), onde foi discutida a criação de um consórcio e adoção de medidas conjuntas.

Foi debatida a possibilidade de formar um fundo com recursos dos três estados para fortalecer o consórcio como comprador na disputa por doses no mercado internacional. Uma intenção avaliada foi a de integrar “listas de espera” de fabricantes, em razão da alta demanda internacional.

A atuação do consórcio deve ser estendida também à compra de insumos. Aí entram equipamentos relacionados à oferta de oxigênio e medicamentos utilizados na intubação de pacientes. No encontro, o governador Ratinho Júnior admitiu que os três estados estão com escassez destes produtos.

Casos e mortes: Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul estão entre os estados com mais casos de covid-19 do Brasil. Segundo a atualização diária do Ministério da Saúde sobre a pandemia de ontem, o Paraná era o terceiro (775.070), Rio Grande do Sul o quarto (763.794) e Santa Catarina o sexto (746.620). Os três estados já tiveram, respectivamente, 14.198, 15.819 e 9.121 pessoas mortas pela doença desde o início da pandemia.

Covid-19: Brasil tem 287,5 mil mortes e 11,78 milhões de casos

A quantidade de pessoas que não resistiram à covid-19 subiu para 287.499. Ontem, o número estava em 284.775. Em 24 horas, foram registradas 2.724 mortes. Foi o 2º dia com mais óbitos, atrás apenas do recorde de terça-feira (16), quando foram acrescidas às estatísticas 2.841 vidas perdidas. Ainda há 3.170 mortes em investigação por equipes de saúde. Isso porque há casos em que o diagnóstico sobre a causa só sai após o óbito do paciente.

O número de casos confirmados desde o início da pandemia chegou a 11.780.820. O total de casos confirmados em um dia foi o 3º mais alto desde o início da pandemia, com 86.982. O resultado ficou atrás apenas do recorde de ontem (90.303) e do dia 7 de janeiro (87.843). Ontem, o total de pessoas infectadas até o momento estava em 11.693.838. As informações estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado na noite de hoje (18). A atualização é elaborada a partir das informações levantadas pelas autoridades estaduais e locais de saúde sobre casos e mortes provocados pela covid-19.

O número de pessoas recuperadas chegou a 10.339.432. Já a quantidade de pacientes com casos ativos, em acompanhamento por equipes de saúde, ficou em 1.153.889. Os dados em geral são menores aos domingos e segundas-feiras pela menor quantidade de trabalhadores para fazer os novos registros de casos e mortes. Já às terças-feiras eles tendem a ser maiores já que neste dia o balanço recebe o acúmulo das informações não processadas no fim-de-semana.

Covid nos Estados

O ranking de estados com mais mortes pela covid-19 é liderado por São Paulo (66.178), Rio de Janeiro (34.695), Minas Gerais (21.303), Rio Grande do Sul (16.117) e Paraná (14.389). Já as Unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.156), Amapá (1.206), Roraima (1.269), Tocantins (1.755) e Sergipe (3.210).

Boletim epidemiológico 18.03.2021
Ministério da Saúde
Vacinação

Até o início da noite de hoje, haviam sido distribuídas 25,2 milhões de doses de vacinas. Deste total, foram aplicadas 12,9 milhões de doses, sendo 9,6 milhões da 1ª dose e 3,3 milhões da 2ª dose.

 SC: Estado confirma 752.060 casos, 707.004 recuperados e 9.247 mortes

Há 752.060 casos confirmados de Covid-19, sendo que 707.004 estão recuperados e 35.809 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta quinta-feira, 18. O novo coronavírus causou 9.247 mortes no estado até esta data. Com isso, a taxa de letalidade é de 1,23%. Em relação ao último boletim, subiu em 356 o número de casos ativos e há 126 óbitos a mais. Registrou-se uma alta de 5.440 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados aumentou 4.958.

>>> Confira aqui o boletim diário desta quinta-feira, 18
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

As 295 cidades catarinenses têm casos confirmados, e 287 registraram ao menos um óbito. O Governo do Estado estima que haja 294 com casos ativos. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, que soma 72.728 casos. Em seguida, estão Florianópolis (65.847), Blumenau (39.308), Chapecó (29.792), São José (28.921), Criciúma (25.606), Palhoça (22.725), Balneário Camboriú (20.119), Brusque (19.293) e Itajaí (19.086).

Vacinação em SC: COES decide realizar grande ação contra Covid-19 neste fim de semana

Fotos: Doia Cercal / Secom

O Centro de Operações de Emergência em Saúde (COES) do Governo de Santa Catarina decidiu, em reunião realizada nesta quinta-feira, 18, promover uma grande ação de vacinação dos idosos durante este fim de semana, 20 e 21 de março. Para isso, a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai enviar, nesta sexta-feira, 19, mais 73.700 doses da vacina Coronavac às 17 unidades descentralizadas de Vigilância Epidemiológica (UDVEs) das Regionais de Saúde de Santa Catarina. As UDVEs serão responsáveis por encaminhar as doses para os 295 municípios catarinenses.

“Nosso esforço neste momento é em manter a agilidade na entrega das doses recebidas e intensificar a vacinação em todas as regiões. Precisamos imunizar o grupo prioritário para conter o avanço da pandemia. Contamos com os catarinenses para que se vacinem no momento em que forem chamados e mantenham todas as medidas de prevenção”, destacou o governador Carlos Moisés.

As 73.700 doses que serão encaminhadas nesta sexta-feira, 19, são as que chegaram ao estado na última quarta, 17, e estavam armazenadas na Central Estadual de Rede de Frio. A outra metade já havia sido encaminhada entre os dias 17 e 18 de março. A previsão é que o Estado receba nova remessa de doses no fim de semana.

“Considerando a situação epidemiológica da Covid-19 no estado, o COES achou prudente acelerar a vacinação dos idosos, que é um público vulnerável e que possui um alto risco de desenvolver formas graves da doença. Por isso, iremos encaminhar essa nova remessa de vacinas para que todos os idosos acima de 75 anos possam ser imunizados no fim de semana. Além disso, será possível iniciar a vacinação dos idosos de 70 a 74 anos, que serão convocados pelos municípios de acordo com a quantidade de doses disponíveis”, esclarece Eduardo Macário, superintendente de Vigilância em Saúde de SC.

Distribuição começa 10h30: A distribuição será iniciada pela manhã e, assim como nas outras vezes, será realizada via terrestre e aérea. Às 10h30, o avião do Corpo de Bombeiros Militar decola de Florianópolis com as doses das centrais regionais de Lages, Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia. Às 11h, o caminhão da DIVE segue com as doses de Rio do Sul. Nesse mesmo horário, as centrais regionais de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí fazem a retirada na central estadual. A regional de Criciúma ficará responsável pelas doses das centrais de Araranguá e Tubarão e a regional de Joinville pelas de Jaraguá do Sul e Mafra. Todos os veículos serão escoltados pela Polícia Militar.

O Conselho de Secretarias Municipais de Saúde de Santa Catarina (COSEMS/SC) participou da reunião do COES, que definiu a estratégia de intensificação da vacinação para esse fim de semana, e vai articular com todos os municípios para que promovam, de forma imediata, a aplicação das doses. Para o maior alcance da campanha, é fundamental que os municípios promovam diferentes estratégias de vacinação, de forma a evitar aglomerações, mas buscando vacinar o maior número possível de pessoas. Todos que forem se imunizar devem levar um documento de identidade para comprovação da idade e usar a máscara, além de respeitar o distanciamento social. Essas atitudes devem ser mantidas mesmo após a aplicação da segunda dose da vacina, que ocorrerá em um prazo máximo de 28 dias.

Doses recebidas: Santa Catarina recebeu um total de 730.840 doses das vacinas Oxford/AstraZeneca e Coronavac/Butantan. As doses foram encaminhadas ao estado nesta ordem:

18.01.2021 – 144.040 doses Butantan/Coronavac – Distribuído (D1: 19/01 e D2: 02/02)

24.01.2021 – 47.500 doses Oxford/Astrazeneca – Distribuído (D1: 25/01)

25.01.2021 – 21.600 doses Butantan/Coronavac – Distribuído (D1: 02/02 e D2: 19/02)

07.02.2021 – 85.000 doses Butantan/Coronavac – Distribuído (D1: 08/02 e D2: 25/02)

24.02.2021 – 59.500 doses Oxford/Astrazeneca – Distribuído (D1: 25/02)

24.02.2021 – 48.200 doses Butantan/Coronavac – Distribuído (D1: 25/02 e D2: 10 e 11/03)

03.03.2021 – 91.200 doses Butantan/Coronavac – Distribuído – metade 45.600 (D1: 03 e 04/03 e D2: 17 e 18/03)

10.03.2021 – 86.400 doses Butantan/Coronavac – Distribuído – metade 43.200 (D1: 10 e 11/03)

17.03.2021: 147.400 doses Butantan/Coronavac – Distribuído (D1: 17 e 18/03 | D1: 19/03)

D1: Primeira Dose | D2: Segunda Dose

Paraná: Estado tem 6.446 novos casos de Covid-19. Já foram aplicadas 724.029 doses da vacina

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta quinta-feira (18) mais 6.446 casos de Covid-19 e 198 óbitos pela doença no Paraná. Os dados do monitoramento mostram que o Estado soma 776.410 diagnósticos e 14.278 mortes desde o início da pandemia. Há ajustes ao final do texto. Os casos confirmados divulgados neste informe são de março (6.097), fevereiro (195) e janeiro (50) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: abril (1), maio (1), junho (2), julho (5), agosto (3), setembro (2), outubro (2), novembro (39) e dezembro (49).

VACINA – O Paraná já aplicou 724.029 doses da vacina contra a Covid-19. São 535.424 da primeira dose e 188.605 da segunda, até o final da manhã desta quinta-feira. Portanto, 535.424 paranaenses já foram vacinados.

Confira os números da imunização no Estado.

INTERNADOS – O boletim informa que 2.616 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 2.167 em leitos SUS (906 em UTI e 1.261 enfermaria) e 449 em leitos da rede particular (234 em UTI e 215 em enfermaria). Há outros 2.791 pacientes internados, 865 em leitos UTI e 1.926 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS  A secretaria estadual da Saúde informa a morte de mais 198 pacientes. São 88 mulheres e 110 homens com idades que variam de 21 a 96 anos. Os óbitos ocorreram entre 27 de janeiro e 18 de março de 2021.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Curitiba (20), Maringá (10), Cascavel (9), Guarapuava (8), Londrina (8), Ponta Grossa (8), Foz do Iguaçu (6), Paranaguá (6), São José dos Pinhais (6), Ibaiti (5), Apucarana (4), Guaratuba (4), Marialva (4), Pinhais (4), Rolândia (4), Toledo (4),  Campina da Lagoa (3), Colombo (3), Dois Vizinhos (3), Jaguapitã (3), Palmas (3), Sarandi (3),  Almirante Tamandaré (2), Altônia (2), Arapongas (2), Araucária (2), Catanduvas (2), Cerro Azul (2), Cianorte (2), Clevelândia (2), Itapejara D´Oeste (2), Nova Prata do Iguaçu (2), Paiçandu (2), Paranavaí (2), Paula de Freitas (2) e Wenceslau Braz (2).

O informe registra, ainda, a morte de uma pessoa em cada um dos seguintes municípios: de Alto Paraná, Andirá, Arapoti, Astorga, Atalaia, Balsa Nova, Barracão, Brasilândia do Sul, Cafelândia, Cambé, Campo Largo, Capitão Leônidas Marques, Carambeí, Colorado, Corbélia, Cornélio Procópio, Corumbataí do Sul, Curiúva, Imbituva, Indianópolis, Itaperuçu, Jacarezinho, Janiópolis, Mandaguari, Mariluz, Medianeira, Nova Olímpia, Peabiru, Planalto, Pontal do Paraná, Porto Amazonas, Prudentópolis, Quitandinha, Realeza, Salto do Lontra, São João, São José da Boa Vista, São Pedro do Ivaí, Telêmaco Borba, Terra Rica, Três Barras do Paraná e Ventania.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento contabiliza 5.129 casos de pessoas que não moram no Estado. Destas, 111 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Vítima de covid-19, senador Major Olimpio tem morte cerebral

O senador Major Olímpio (PSL-SP) teve morte cerebral hoje (18), após pouco mais de duas semanas lutando contra a covid-19. A informação foi divulgada pela família do parlamentar na conta de Twitter dele. “Com muita dor no coração, comunicamos a morte cerebral do grande pai, irmão e amigo, Senador Major Olimpio”, diz a publicação na rede social.

No último dia 2, o próprio Olimpio havia informado, também pelo Twitter, que estava contaminado pelo coronavírus. Na ocasião, disse que sentia apenas sintomas leves. “Com isso, não será possível a minha presença nas sessões do Senado nos próximos 14 dias. Continuarei trabalhando como sempre, mas remotamente. Deus os abençoe!”, publicou naquele dia.

No entanto, no dia seguinte, o senador foi internado devido à piora do quadro de saúde. Dois dias depois, no dia 5 de março, Olimpio foi levado à unidade de terapia intensiva, onde veio a falecer hoje.

Carreira: Major da reserva da Polícia Militar de São Paulo, Sérgio Olimpio Gomes ocupou cargos eletivos tendo como uma das principais pautas a defesa dos interesses da categoria dos policiais. Foi deputado estadual na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo por dois mandatos consecutivos, de 2007 a 2014. Em 2015 assumiu como deputado federal e em 2018 foi eleito senador pelo PSL, cargo que ocupava desde 2019. Nascido em 20 de março de 1962, ele tinha 58 anos.

Autoridades lamentam morte do senador paulista Major Olímpio

Autoridades de diferentes Poderes da República manifestaram pesar pela morte do senador Major Olimpio (PSL-SP), 58 anos, ocorrida nesta quinta-feira (18). Olimpio teve morte cerebral após pouco mais de duas semanas lutando contra a covid-19. Ele estava internado em São Paulo. A informação foi divulgada pela família do parlamentar na conta de Twitter dele. Em nota oficial, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), lamentou a notícia, que classificou como “devastadora”. Ele destacou a boa relação que tinha com o parlamentar paulista.

“Lamento a notícia devastadora sobre o falecimento, nesta tarde (18), do senador Major Olimpio, mais uma vítima da covid-19. Conheci Olímpio na Câmara dos Deputados, quando exercemos mandatos de deputados federais na legislatura passada. Entramos juntos no Senado Federal em 2019, ele de São Paulo e eu de Minas. Brincávamos nos corredores da Casa sobre a política do café-com-leite, momento da história do nosso país vivido em nossos estados. Pensávamos diferente em diversas situações, mas gostávamos e respeitávamos um ao outro. No dia de hoje perdemos todos. Perdemos um companheiro de trabalho, perdemos um trabalhador, perdemos um amigo. Perdemos mais um brasileiro”, escreveu Pacheco.

Durante a sessão do Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente da Corte, ministro Luiz Fux, disse que ligou para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, e manifestou solidariedade à Casa pela morte de Major Olimpio. “Foi um parlamentar combativo em relação aos valores morais, institucionais do estado de direito e da legalidade democrática”, afirmou. O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), também se manifestou. “É com profundo pesar que recebo a notícia do falecimento do senador Major Olimpio na tarde desta quinta-feira. Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos.”

O vice-presidente Hamilton Mourão usou as redes sociais para se manifestar sobre a morte. “Com pesar, solidarizo-me com a família e amigos do nosso Senador Major Olimpio, enviando-lhes minhas condolências. Força e fé.” Também pelo Executivo, alguns ministros se manifestaram, como o titular das Comunicações, Fábio Faria. “Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos do Senador Major Olimpio. Que Deus os conforte neste momento difícil.” O presidente Jair Bolsonaro não se manifestou.

Bolsonaro: AGU entrou com ação contra restrições nos estados

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (18), durante sua live semanal nas redes sociais, que a Advocacia Geral da União (AGU), com supervisão do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP), ingressou com uma ação direta de inconstitucionalidade (Adin) no Supremo Tribunal Federal (STF) contra as medidas de restrição à circulação de pessoas adotadas por governos estaduais e prefeituras para conter o avanço da pandemia. O presidente destacou que a ação questiona especificamente três decretos estaduais, mas não informou quais eram as unidades da federação.

“Bem, entramos com uma ação hoje. Ação direta de inconstitucionalidade junto ao Supremo Tribunal Federal exatamente buscando conter esses abusos. Entre eles, o mais importante, é que a nossa ação foi contra decreto de três governadores. Que, inclusive, no decreto, o cara bota ali toque de recolher. Isso é estado de defesa, estado de sítio que só uma pessoa pode decretar: eu. Mas, quando eu assino o decreto de defesa de sítio, ele vai para dentro do parlamento”, afirmou.

Na opinião do presidente, não deve haver restrições à circulação nem ao funcionamento das atividades econômicas. Além da vacina, as medidas são recomendadas por autoridades sanitárias como uma das principais formas de se combater a disseminação do vírus e o consequente colapso nos sistemas de saúde. “Isso é uma hipocrisia de governadores e prefeitos que fazem isso aí”, disse o presidente. “Tem gente que quer ir visitar um parente que está passando mal de noite e é impedido, é multado. Isso é um abuso. Essas pessoas que baixam esses decretos são projetos de ditadores”, acrescentou.

Em abril do ano passado, o STF decidiu que estados e municípios podem tomar as medidas que acharem necessárias para combater o novo coronavírus, como isolamento social, fechamento do comércio e outras restrições. Com a decisão, os governadores e prefeitos também passaram a definir os serviços essenciais que poderiam funcionar durante as diferentes fases da pandemia. Antes, somente um decreto do presidente poderia fazer a definição. Além da ação no STF, o presidente informou que o governo vai apresentar um projeto de lei ao Congresso Nacional, com urgência constitucional, para definir o que é atividade essencial, de modo a limitar a autonomia de governadores e prefeitos para definir essa questão. “Mandei um projeto para a Câmara definindo o que é atividade essencial. Atividade essencial é toda aquela que serve para o cidadão botar o pão na mesa. Então, basicamente, tudo passa a ser atividade essencial”.

Bolsonaro envia MP do Auxílio Emergencial ao Congresso

O governo enviará, “por vias administrativas”, a medida provisória (MP) que institui o novo auxílio emergencial para a população mais vulnerável. Um ato simbólico para a entrega do texto estava previsto para ocorrer presencialmente no Senado Federal, com a participação do presidente Jair Bolsonaro e do presidente da Casa, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), mas foi cancelado após o anúncio da morte do senador Major Olímpio (PSL-SP), por complicações da covid-19. A informação foi dada pela Secretaria Especial de Comunicação Social da Presidência da República.

O novo benefício, de acordo com a MP, terá valor médio de R$ 250, pagos em quatro parcelas mensais a partir de abril. Serão 45,6 milhões de famílias contempladas, em um investimento de aproximadamente R$ 43 bilhões do Orçamento da União. A instituição do novo auxílio foi viabilizada após a promulgação da Emenda Constitucional 109/2021, na segunda-feira (15).  O texto é resultado da aprovação da proposta de emenda à Constituição Emergencial, a PEC Emergencial. Aprovada no Senado no dia 4 de março e confirmada pela Câmara dos Deputados na madrugada de sexta-feira (12), a norma abre caminho para o governo federal ultrapassar o limite do teto de gastos, sem comprometer a meta de resultado fiscal primário e sem afetar a chamada regra de ouro.

Do total de R$ 43 bilhões para o auxílio emergencial 2021, R$ 23,4 bilhões serão destinados ao público já inscrito em plataformas digitais da Caixa (28.624.776 beneficiários), R$ 6,5 bilhões para integrantes do Cadastro Único do Governo Federal (6.301.073 beneficiários) e mais R$ 12,7 bilhões para atendidos pelo Programa Bolsa Família (10.697.777 beneficiários). A operação para pagamento das parcelas do auxílio seguirá o modelo utilizado em 2020, com operacionalização pela Caixa Econômica Federal.

Os integrantes do Bolsa Família serão contemplados com o benefício conforme o calendário habitual do programa, enquanto os demais receberão na Conta Social Digital (Caixa TEM), que pode ser movimentada por um aplicativo de celular. O Ministério da Cidadania continua responsável pelo processamento e pela análise dos pedidos, além de enviar para a instituição financeira a relação de beneficiários elegíveis ao pagamento do benefício. O auxílio emergencial 2021 será limitado a uma pessoa por família, sendo que mulher chefe de família monoparental terá direito a R$ 375, enquanto o indivíduo que mora sozinho – família unipessoal – receberá R$ 150.

Caixa diz que calendário do novo auxílio emergencial está pronto

O calendário de pagamento da nova rodada do auxílio emergencial está pronto, anunciou hoje (18) o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães. As datas de pagamento, no entanto, dependem de validação do presidente Jair Bolsonaro, que entregará ao Congresso Nacional as medidas provisórias que autorizam a retomada do benefício social. Em entrevista coletiva para explicar o lucro de R$ 13,169 bilhões do banco em 2020, Guimarães informou que, desta vez, a instituição financeira está mais preparada tecnologicamente para retomar o pagamento nas agências e por meio do aplicativo Caixa Tem, de modo a evitar aglomerações.

“Do ponto de vista técnico, estamos preparados desde 2020, fazendo esse equilíbrio entre o pagamento nas agências e no digital, tendo como objetivo básico ajudar as pessoas a receber os recursos e evitar aglomeração”, declarou Guimarães. Ele explicou que o pagamento a 45,6 milhões de beneficiários seguirá o modelo adotado no segundo semestre do ano passado, com calendários escalonados para os trabalhadores informais e com o cronograma habitual do Bolsa Família para os participantes do programa social.

Novas agências: Recentemente, o banco anunciou a contratação de 5.570 empregados e terceirizados para reforçar o atendimento em todo o país e de 87 técnicos em Tecnologia da Informação (TI) para trabalharem no Distrito Federal. O banco também pretende abrir 76 agências neste ano, das quais 52 nas regiões Norte e Nordeste. Para essas novas unidades, o banco contratará 506 profissionais. Segundo Guimarães, a abertura das unidades deu prioridade às áreas menos desenvolvidas do país. “Além disso, 52 [novas agências] estarão nas regiões Norte e Nordeste, que são regiões mais carentes. E, em especial, Pará e Maranhão, cada um recebendo 16 novas agências”.

Banco digital: O presidente da Caixa também anunciou que a instituição obteve autorização da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Sest) para montar seu banco digital (banco que atende apenas pela internet, sem agências físicas). Ele informou que o pedido à Sest foi feito em dezembro e a abertura do braço digital da instituição agora depende de diversas fases de autorização pelo Banco Central. De acordo com Guimarães, o banco digital nascerá com 107,2 milhões de clientes e será a maior fonte de pagamentos da Caixa, por causa das transações com débito e do Pix, sistema instantâneo de pagamentos criado pelo Banco Central em novembro.

Presidente do Banco do Brasil renuncia ao cargo

Depois de menos de seis meses no cargo, o presidente do Banco do Brasil (BB), André Brandão, renunciou nesta quinta-feira (18). A renúncia foi divulgada no início da noite, em fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), órgão responsável por regular as relações de companhias com ações na bolsa de valores com os investidores. A saída terá efeito a partir de 1º de abril.
Segundo o comunicado, Brandão apresentou o pedido de renúncia hoje ao presidente Jair Bolsonaro, ao ministro da Economia, Paulo Guedes e ao presidente do Conselho de Administração do BB, Hélio Lima Magalhães. O Palácio do Planalto e o Ministério da Economia ainda não informaram o nome do substituto.

Brandão tinha assumido o comando do Banco do Brasil em 22 de setembro do ano passado, sucedendo a Rubem Novaes. Nos quase seis meses de administração, a gestão concentrou-se em cortar custos. O presidente do BB implementou um programa de desligamento voluntário de cerca de 5 mil funcionários do banco e fechou 361 pontos de atendimento em todo o país, para economizar R$ 353 milhões em 2021 e R$ 2,7 bilhões até 2025. Em contrapartida, a gestão anunciou a abertura de 14 agências voltadas ao agronegócio.

Diretor da BB Consórcios assume comando do Banco do Brasil

O novo presidente do Banco do Brasil (BB) será Fausto Ribeiro, atual diretor-presidente da BB Administradora de Consórcios. Ele sucederá a André Brandão, que renunciou hoje (18), depois de menos de seis meses no comando da instituição. O Ministério da Economia confirmou a indicação de Ribeiro nesta noite. Servidor de carreira do Banco do Brasil desde 1988, o futuro presidente assumirá o cargo em 1º de abril. Ele será o terceiro presidente da instituição no atual governo, depois de Rubem Novaes, que ficou no cargo de janeiro de 2019 a setembro de 2020, e de Brandão.

Indicado pelo ministro Paulo Guedes e pelo presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, Fausto Ribeiro tem passagens como gerente executivo em diretorias e em projetos específicos do Banco do Brasil. De maio de 2013 a junho de 2016, foi diretor geral da unidade do BB na Espanha.

Ribeiro ocupou a Gerência Executiva da Unidade de Canais de junho de 2016 a fevereiro de 2019 e a Gerência Executiva da Diretoria de Contadoria de março de 2019 a agosto de 2020. Desde setembro do ano passado, era diretor-presidente da subsidiária encarregada da área de consórcios. Graduado em direito e em administração de empresas, o futuro presidente do BB tem MBA Executivo em Finanças no Ibmec e pós-graduação em economia no Programa Minerva, na Universidade George Washington, nos Estados Unidos.

União Europeia apresentou Passaporte Covid

A União Europeia apresenta ontem (17) o chamado Passaporte Covid para facilitar as viagens na alta temporada e apoiar o setor de turismo – que sofre dificuldades em virtude das restrições da pandemia, com a lentidão com que avança a campanha de vacinação no bloco e dos riscos que representam as novas variantes do coronavírus.

“Temos que ser excepcionalmente cuidadosos porque agora estamos lidando com uma situação extremamente injusta no mundo, onde a probabilidade de oferta ou obtenção de uma vacina tem muito a ver com o país em que se vive, muito a ver com o nível de riqueza, o nível de influência que você ou seu governo tem nos mercados globais”, afirmou Mike Ryan, chefe de Emergências da Organização Mundial da Saúde.

Samia Suluhu toma posse como primeira mulher a liderar a Tanzânia

A vice-presidente da Tanzânia, Samia Suluhu Hassan, tornou-se hoje (19) a primeira mulher a ocupar o cargo de chefe de Estado nesse país da África Oriental, após a morte do presidente John Magufuli na quarta-feira (17). Ela tomou posse em cerimônia transmitida pela televisão, na capital econômica do país, Dar es Salaam. Participaram da cerimônia membros do governo e ex-presidentes, icomo Jakaya Kikwete. De acordo com a Constituição da Tanzânia, a vice-presidente deve ocupar agora a presidência do país até ao fim do mandato de Magufuli, em 2025.

Foi Suluhu Hassan quem anunciou a morte de Magufuli na noite de quarta-feira, em um discurso à nação que pôs fim a semanas de especulação sobre a ausência do chefe de Estado, reeleito em outubro, que não era visto desde fevereiro. Natural do arquipélago semiautônomo de Zanzibar, cujas relações com a Tanzânia continental são historicamente tensas, Suluhu Hassan já era a primeira vice-presidente da história do seu país, tendo concorrido ao lado de Magufuli quando ele chegou ao poder, em 2015.

“Posso parecer educada e posso não gritar quando falo, mas o mais importante é que todos compreendam o que estou a dizer e que que as coisas sejam feitas como eu digo”, afirmou Suluhu Hassan em 2020. Nascida em 27 de janeiro de 1960 em Zanzibar, com pai professor e mãe dona de casa, Suluhu Hassan é mestre em Desenvolvimento Económico Comunitário pela Universidade Livre da Tanzânia e pela Universidade do Sul de New Hampshire, nos Estados Unidos da América.

Nasa completa teste de foguete que pode levar humanos de volta à Lua

A Nasa finalizou nesta quinta-feira (18) um teste de oito minutos dos motores de um foguete construído pela Boeing para as missões Artemis, que têm o objetivo de levar de volta astronautas à Lua até 2024, mais de meio século depois da última caminhada lunar. A Nasa conduziu teste de fogo e calor do núcleo do foguete Sistema de Lançamento Espacial (SLS, na sigla em inglês) para simular um lançamento e disparar os motores enquanto o veículo estava ancorado em uma torre no Centro Espacial Stennis, no Estado norte-americano do Mississippi.

Os quatro motores RS-25 rugiram e se acenderam pelo tempo de duração do teste e preencheram os arredores e o céu com nuvens de fumaça branca. Depois que os motores foram desligados, foi possível escutar os funcionários da Nasa aplaudindo na transmissão ao vivo em vídeo.  Um teste anterior em janeiro foi encerrado após cerca de um minuto – tempo muito inferior aos quatro minutos necessários para que os engenheiros coletassem dados suficientes.

A Nasa almeja levar novamente os astronautas norte-americanos até a Lua até 2024, mas o programa SLS está três anos atrasado e com o orçamento estourado em quase 3 bilhões de dólares. O último astronauta a caminhar na Lua foi Eugene Cernan, em dezembro de 1972. O Sistema de Lançamento Espacial deve ir agora ao Centro Espacial Kennedy, na Flórida, para integração com a espaçonave Orion, da Lockheed Martin Corp.

Copa do Brasil: no sufoco, Vasco empata com Caldense e avança

O Vasco da Gama foi até o estádio Ronaldão, em Poço de Caldas, e empatou em 1 a 1 com a Caldense, nesta quinta-feira (18), para avançar para a segunda fase da Copa do Brasil. Na sequência do torneio, o time carioca enfrenta o Tombense, também de Minas Gerais.

Coritiba também se garante

Jogando no estádio Luthero Lopes, em Rondonópolis, o Coritiba fez 1 a 0 na equipe local pela primeira fase da Copa do Brasil e se garantiu na sequência da competição. O próximo adversário será o Operário, também do Paraná, com o Coritiba jogando em casa.

Criciúma segura empate com Marília

No estádio Kleber Andrade, em Cariacica, no Espírito Santo, Criciúma e Marília ficaram no empate em 0 a 0 na tarde desta quinta-feira (18). O resultado deu a vaga à segunda fase ao time de Santa Catarina. O mando de campo era dos paulistas. Mas, em virtude do decreto do Governo de São Paulo que proibiu atividades esportivas no estado a partir de segunda-feira (15), o jogo chegou a ser transferido para Varginha, em Minas Gerais. Só que, com o aumento dos casos no Estado, o confronto não pôde ser realizada no local. Por isso, o jogo ocorreu no Espírito Santo. Na segunda fase, o Criciúma enfrenta a Ponte Preta. O mando será do time do sul do Brasil, mas a data ainda não foi definida pela CBF.

Bragantino vence Mirassol e se classifica na Copa do Brasil

O Bragantino derrotou o Mirassol por 3 a 2, na noite desta quinta-feira (18) no estádio Kleber Andrade, em Cariacica (Espírito Santo), e avançou para a segunda fase da Copa do Brasil.

Classificação do Ypiranga-RS

Quem também garantiu vaga foi o Ypiranga-RS, que, jogando na Arena da Amazônia, empatou em 1 a 1 com o Penarol-AM. Jean Silva fez o gol da equipe do Rio Grande do Sul, enquanto Henrique marcou para o time do Amazonas.

Federação suspende rodada do Paulista e adia decisão de ir à Justiça

A quinta rodada do Campeonato Paulista, prevista para o fim de semana, está adiada. A decisão foi anunciada nesta quinta-feira (18) pela Federação Paulista de Futebol (FPF) em nota divulgada após uma reunião virtual da entidade com representantes dos clubes da Série A1 (primeira divisão) e dos sindicatos dos Atletas, dos Árbitros e dos Treinadores. São Paulo está na Fase Emergencial no combate à pandemia do novo coronavírus (covid-19) desde a última segunda-feira (15). Entre as restrições determinadas pelo governo paulista, atendendo a uma recomendação do Ministério Público Estadual, está a suspensão de eventos esportivos coletivos. A FPF contestou a decisão e se reuniu com o poder público e o MP, apresentando um protocolo sanitário mais rigoroso, mas não teve êxito na tentativa de manter a realização dos jogos durante os 15 dias de vigência da fase.

Na última terça-feira (16), federação e clubes informaram que não descartavam acionar a Justiça para garantir a manutenção do calendário, alegando “falta de argumentos científicos e médicos” que sustentem a paralisação. Segundo o comunicado desta quinta, porém, foi decidido “não ingressar neste momento com Mandado de Segurança”. A FPF vem tentando levar as partidas para fora de São Paulo e chegou a marcar o duelo entre São Bento e Palmeiras – que seria disputado na última quarta-feira (17) – para o estádio Independência, em Belo Horizonte.

O governo mineiro, porém, proibiu a realização de eventos de outros locais e o embate foi suspenso. Conforme a nota, a FPF “permanece em contato com autoridades estaduais, municipais, federações e CBF [Confederação Brasileira de Futebol] para tentar viabilizar a realização dos jogos da próxima semana”. Nesta quinta-feira, a prefeitura da cidade de São Paulo confirmou a primeira morte de uma pessoa com covid-19 (um jovem de 22 anos, que tinha obesidade e apresentava desconforto respiratório) que não conseguiu ser atendida por falta de vagas em unidades de terapia intensiva (UTIs). Só na capital, de acordo com o secretario estadual da Saúde, Jean Gorinchteyn, 88% dos leitos estão ocupados. No estado, nove em cada dez vagas de UTI estão sendo utilizadas em decorrência da pandemia.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.