Bolsonaro confirma Braga Netto na Casa Civil

O presidente Jair Bolsonaro oficializou na quinta-feira (13) trocas no primeiro escalão do seu governo. Aliado desde a campanha eleitoral, Onyx Lorenzoni deixará a Casa Civil para assumir o Ministério da Cidadania, no lugar de Osmar Terra. O general Walter Braga Netto, chefe do Estado Maior do Exército e que comandou a intervenção federal no Rio de Janeiro em 2018, substituirá Onyx no cargo. Com a formalização da mudança, todos os ministros com assento no Palácio do Planalto terão origem militar.

‘Não importa o número da camisa’, diz Onyx

Após deixar a Casa Civil e ser anunciado como novo ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni disse nesta 5ª feira (13.fev.2020) que “não importa o número da camiseta” e sim, continuar no “time” do presidente Jair Bolsonaro. “O time Bolsonaro é humilde, é unido e é forte. E aqui não importa o número da camiseta. O presidente me entrega hoje uma nova missão que vou cumprir com o mesmo zêlo, a mesma dedicação e com o mesmo empenho para melhorar e transformar a vida dos brasileiros e das brasileiras”, disse em vídeo publicado nas redes sociais.

Mudança de cargos divide opiniões no Congresso

As recentes mudanças na Esplanada dividem opiniões no mundo político, e a mais comentada é a ida do general Braga Netto para substituir Onyx Lorenzoni no comando da Casa Civil. Para o vice-líder do PSL na Câmara, Bibo Nunes (RS), a escolha do militar foi acertada e necessária. “Foi uma excelente decisão do presidente Jair Bolsonaro. Além da capacidade técnica, demonstrada, principalmente, durante a intervenção federal na segurança do Rio de Janeiro, o general é um homem de diálogo, um conciliador”, elogiou.

Dólar alto afeta pão, remédio e carro

O ministro da Economia, Paulo Guedes, disse nesta semana que uma taxa de câmbio mais alta é ‘boa para todo mundo’ e que o dólar mais barato estava prejudicando as exportações. No entanto, alguns setores da economia já sentem o impacto da nova cotação do dólar, que nos últimos dias se estabeleceu acima dos R$ 4,30. Saiba os ramos em que o dólar alto significa preços mais caros ao consumidor.

Dólar vai a R$ 4,38, mas fecha em queda após BC agir

A taxa de câmbio teve um respiro nesta quinta-feira, com o dólar fechando em leve baixa ante o real depois de sucessivos recordes históricos, após o Banco Central fazer oferta líquida de swap cambial pela primeira vez em um ano e meio com a moeda disparando acima de 4,28 reais. O dólar à vista fechou em baixa de 0,34%, a 4,3356 reais na venda. Na máxima do dia, alcançada na primeira hora de pregão, a divisa alcançou 4,3840 reais na venda, novo pico histórico intradiário.

Governador Ratinho Junior esteve em Rio Negro, nesta quinta-feira (13)

O governador Carlos Massa Ratinho Junior esteve nesta quinta-feira (13), em Rio Negro. Ratinho Junior inaugurou a “nova Escola Municipal Ana Zorning”, e o Ginásio de Esportes “Prefeito Otacílio Belém” e também confirmou recursos para pavimentação. Mais cedo o governador esteve em Campina Grande do Sul, na Região Metropolitana, onde também entregou a nova sede do Colégio Estadual Bandeirantes.

Bolsonaro: Sérgio Camargo volta para a Palmares

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta quinta-feira (13/2) que Sérgio Camargo voltará ao cargo na Fundação Palmares. Nesta quarta-feira (12/2), o Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou uma liminar da Justiça Federal e autorizou a nomeação dele para a Fundação. Ele, que se identifica como jornalista, provocou reações ao defender a extinção do Dia da Consciência Negra. Com a decisão do STJ, que acatou um recurso da Advocacia-Geral da União (AGU), Sérgio pode juridicamente voltar ao cargo. O chefe do Executivo foi perguntado se Regina Duarte apoia a decisão, mas não respondeu. “Ele volta pra lá. O que acontece com a Regina Duarte? Com todos os ministros, eles podem indicar e eu tenho poder de veto. Acontece com todo mundo. Eu acho que o garoto que foi liberado ontem é uma excelente pessoa, elogiou Bolsonaro, na saída do Palácio da Alvorada.

Anuncie na Rede Nova de Comunicação

Justiça devolve mandatos a acusados de ‘mensalinho’

Dos cinco deputados estaduais do Rio de Janeiro que foram presos na Operação Furna da Onça, braço da Lava Jato, dois conseguiram nesta quinta-feira na Justiça um mandado de segurança para reassumirem suas cadeiras na Assembleia Legislativa do estado, a Alerj: Marcos Abrahão (Solidariedade) e Chiquinho da Mangueira (PSC). A decisão foi do desembargador Rogério de Oliveira Souza, da 22ª Câmara Cível da capital. O magistrado considerou que a cassação dos mandatos dos parlamentares foi ilegal porque aconteceu sem respeitar os devidos trâmites para o afastamento.

Fies encerra hoje inscrições para o 1º semestre

O ministério da Educação prorrogou até as 23h59 desta sexta-feira (14) as inscrições para alunos que pretendem ingressar na universidade através do Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (FIES). O prazo inicial era até a última quarta-feira (12). O Fies é uma forma de o estudante financiar um curso superior da rede privada e com avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), por meio do MEC e com taxa zero de juros. (Via Estadão)

Cai para 6 as suspeitas de coronavírus no Brasil

Caiu de 11 para 6 o número de casos suspeitos de infecção pelo coronavírus no Brasil, segundo informou o Ministério da Saúde na quinta-feira. Ainda não houve nenhum caso confirmado no País e não há a circulação do vírus em nenhum país da América do Sul. Já houve o registro de 40 casos suspeitos que foram analisados e descartados.

Fotos indicam que miliciano pode ter sido executado

Imagens registradas logo após a autópsia no corpo do miliciano Adriano Magalhães de Nóbrega, morto no último domingo (9) na Bahia, reforçam a suspeita de que o ex-capitão do Bope teria sido executado. As fotos dos exames foram obtidas e publicadas pela revista ‘Veja’. As imagens mostram marcas no peito, no tórax, na testa e no queixo do ex-policial militar, que era apontado como chefe da milícia do Rio das Pedras e do chamado ‘Escritório do Crime’, investigado no inquérito que apura o assassinato da vereadora Marielle Franco.

Juiz ordena que corpo de miliciano vá para o IML

A Justiça do Estado do Rio de Janeiro determinou nesta quinta-feira (13) que o corpo do ex-policial militar Adriano Magalhães da Nóbrega, que está em um laboratório de embalsamento em São João de Meriti, na Baixada Fluminense, seja transferido para o Instituto Médico-Legal (IML) do Rio em 24 horas. A ordem partiu do juiz Guilherme Schilling Pollo Duarte, do 4º Tribunal do Júri do Rio, responsável por um processo em que Nóbrega é réu. A mulher do ex-policial, Júlia Mello, foi quem pediu ao juiz a transferência do corpo, alegando que ele corre risco de se decompor, pois, segundo ela, está guardado em lugar inadequado. O magistrado afirmou que, no processo em que Nóbrega é réu, o único efeito da morte dele será a declaração da extinção de punibilidade. A eventual suspeita de execução não será apurada nele.

Argentino é flagrado transportando sogra no porta-malas, em Florianópolis

Uma irregularidade no mínimo inusitada foi flagrada na manhã desta terça-feira (13) na SC-401 em Santo Antônio de Lisboa, em Florianópolis. Os policiais militares rodoviários abordaram um Renault Duster de uma família argentina e flagraram a sogra do condutor no porta-malas do veículo. De acordo com a PMRv (Polícia Militar Rodoviária), a família quis economizar e, para não andar com dois carros, escolheram a matriarca, que tem baixa estatura, para ficar no porta-malas. Além disso, uma criança também estava sendo transportada sem a cadeirinha. O motorista foi autuado e liberado após sanar as irregularidades. Para poder seguir viagem, a família se dividiu, utilizando serviço de carros por aplicativo. A corporação destacou que, além de ser uma infração de trânsito, a prática coloca vidas em risco.

F1 2020: em busca de conquista histórica, Mercedes lança seu novo carro para a temporada

A Mercedes deu fim ao mistério e divulgou na manhã desta sexta-feira na Inglaterra o seu carro para a disputa da temporada de 2020 da Fórmula 1. Vencedora dos últimos seis campeonatos de pilotos e construtores, a escuderia alemã quer manter o reinado e ainda se tornar a primeira a conquistar por sete vezes seguidas os dois mundiais. O time será novamente representado pelo hexacampeão Lewis Hamilton e pelo finlandês Valtteri Bottas.

FUTEBOL

Fortaleza ‘encara’ Independiente na Argentina, mas acaba derrotado

O quesito eficiência foi preponderante ao aspecto do volume de jogo no encontro pela primeira fase da Copa Sul-Americana entre Independiente e Fortaleza nesta quinta-feira (13) em Avellaneda. Apesar da boa partida feita em seu primeiro compromisso internacional, o Tricolor do Pici perdeu por 1 a 0 e precisa buscar a reversão no compromisso de volta agendado para o próximo dia 27 de fevereiro às 21h30 (horário de Brasília) na Arena Castelão.

Cruzeiro empata com o São Raimundo-RR e avança para a segunda fase da Copa do Brasil

O Cruzeiro cumpriu o que se esperava dele e passou da primeira fase da Copa do Brasil ao superar o São Raimundo-RR, nesta quinta-feira, 13 de fevereiro. O maior campeão do mata-mata nacional, porém, não teve vida fácil , conseguindo a vaga na segunda fase graças à força do regulamento, que permitiu que o empate por 2 a 2, gols de Veracruz e Stanley para o time de Roraima, com Edu e Alexandre Jesus marcando para a Raposa, garantisse o seguimento na competição.

Ponte Preta vence o Novo Hamburgo e avança na Copa do Brasil

A Ponte Preta está classificada para a segunda fase da Copa do Brasil. Mesmo com a vantagem do empate, a Macaca venceu o Novo Hamburgo por 2 a 1, no Estádio do Vale, nesta quinta-feira. A equipe de Campinas enfrentará o Vila Nova na próxima fase da competição.