BRUMADINHO

Mortos chegam a 58 em tragédia de MG; buscas continuam

O número de mortes em decorrência da ruptura da barragem da mineradora Vale em Brumadinho (MG) aumentou para 58 pessoas, na noite de domingo (27). O total de desaparecidos subiu para 305, enquanto 192 pessoas foram resgatadas vivas. O Corpo de Bombeiros mantém as buscas na região atingida e ainda acredita na possibilidade de encontrar sobreviventes, embora o total de pessoas encontradas com vida, 192, tenha permanecido estável no domingo. Nas últimas 24 horas, nenhum sobrevivente foi encontrado. Até o momento, 19 corpos foram reconhecidos no IML.

Chance de achar sobreviventes é ‘bem pequena’, diz comandante

Dois dias após o acidente com uma barragem da Vale em Brumadinho (MG), as condições de resgate pioraram, e nenhum sobrevivente foi encontrado. Segundo o comandante da operação do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Eduardo Angelo, a chance de se localizar pessoas com vida a partir de agora é “bem pequena”. Neste domingo, as equipes de busca encontraram uma dificuldade adicional. A ameaça de ruptura de outra barragem, desta vez com água, suspendeu as operações de resgate por cerca de dez horas.

Famílias lotam hospitais em busca de sobreviventes

Dois dias após o acidente com uma barragem da Vale em Brumadinho (MG), as condições de resgate pioraram, e nenhum sobrevivente foi encontrado. Segundo o comandante da operação do Corpo de Bombeiros, tenente-coronel Eduardo Angelo, a chance de se localizar pessoas com vida a partir de agora é “bem pequena”. Neste domingo, as equipes de busca encontraram uma dificuldade adicional. A ameaça de ruptura de outra barragem, desta vez com água, suspendeu as operações de resgate por cerca de dez horas.

Avião de Israel com 130 soldados chega a Minas Gerais

A aeronave israelense com 130 técnicos, especialistas, médicos e equipamentos para ajudar nas buscas por vítimas em Brumadinho chegou neste domingo (27.jan.2019) ao aeroporto de Confins, a 40 quilômetros de Belo Horizonte. O avião pousou em Minas Gerais por volta das 21h30. De acordo com o Ministério de Desenvolvimento Regional, os israelenses serão levados de helicóptero até o campo de futebol da cidade do interior mineiro. A ajuda foi oferecida pelo primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, depois de conversar por telefone com o presidente brasileiro neste sábado (26.jan). Os aparelhos enviados serão usados para detectar pessoas soterradas.

MP cobra Vale por plano de resgate a animais

O Ministério Público Estadual de Minas Gerais (MP-MG) recomendou à mineradora Vale que, ainda na tarde deste domingo (27), seja elaborado um plano emergencial de localização, resgate e cuidado dos animais atingidos pelo derramamento da lama de rejeitos da mina do Córrego do Feijão, que se rompeu na sexta-feira (25), em Brumadinho(MG). De acordo com MP-MG, o plano de resgate deve ser assinado por profissional habilitado e submetido ao Comando da Operação de Resgate, que reúne o Corpo de Bombeiros e a Defesa Civil do estado. O plano deve prever a composição de equipe técnica qualificada para realizar ações de busca, resgate e cuidados de animais, além da disponibilização de equipamentos, maquinários, veículos aéreos ou terrestres e de suprimentos necessários.

Bloomberg via Getty Images
Bloomberg via Getty Images

Justiça já mandou bloquear R$ 11 bilhões da Vale

A justiça brasileira já bloqueou 11 bilhões de reais da Vale para compensar os prejuízos e danos ambientais provocados pelo rompimento de uma barragem em Brumadinho, a 60 km de Minas Gerais, informaram fontes oficiais. O Ministério Público de Minas Gerais informou que no sábado à noite a justiça congelou 5 bilhões de reais. Este valor é adicionado a duas ações de sexta-feira, uma de 5 bilhões e outra de um bilhão, após a tragédia que até o momento deixou dezenas de mortos e desaparecidos.

Papa Francisco lamenta tragédias no México e no Brasil

O papa Francisco expressou seu pesar neste domingo (27), no Panamá, pelas vítimas da explosão de um ducto no México e pelo colapso de uma barragem em Brumadinho, em Minas Gerais, tragédias que deixaram até o momento mais de 100 mortos. “Desejo expressar meus sentimentos de pesar pelas tragédias que atingiram o estado de Minas Gerais, no Brasil, e o estado de Hidalgo, no México”, disse Francisco durante a oração do Ângelus, na Cidade do Panamá. “Peço a misericórdia de Deus para todas as pessoas falecidas e, ao mesmo tempo, rezo pelos feridos e expresso meu afeto e meu apoio espiritual a suas famílias e a toda a população”, afirmou o papa Francisco.

Bolsonaro passa por cirurgia nesta segunda

A cirurgia para retirada da bolsa de colostomia do presidente Jair Bolsonaro foi confirmada e acontece na manhã desta segunda-feira em São Paulo, onde Bolsonaro se internou no domingo. Segundo o cirurgião Antônio Luiz Macedo, que o acompanha, o procedimento será feito sob anestesia geral e deve levar cerca de três horas. Ele diz que o presidente permanecerá internado no hospital por pelo menos dez dias. O vice Hamilton Mourão assumirá a Presidência durante a cirurgia e nas 48 horas após o procedimento. Depois desse período, o presidente despachará de uma sala no próprio hospital.

Sisu divulga hoje lista de aprovados

A lista de aprovados em primeira chamada nas universidades públicas por meio do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) será divulgada nesta segunda-feira na internet. Os convocados deverão se matricular nas respectivas instituições entre os dias 30 de janeiro e 4 de fevereiro. Entre esta segunda-feira e 4 de fevereiro ficará aberta a inscrição para a lista de espera. O Sisu oferece, neste primeiro semestre, 235.461 vagas em 129 instituições de todo o Brasil.

Corpo de Wagner Montes é cremado no RJ

A atriz Sonia Lima, o filho, Diego Montez, e o enteado, Wagner Montes Filho, se despediram no domingo do deputado e apresentador Wagner Montes, que morreu no sábado (26), aos 64 anos, vítima de choque séptico e sepse abdominal. Wagner estava internado há dois meses por conta de infecção urinária. O corpo foi velado na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e cremado no Cemitério do Caju.

Venezuela: Guaidó aumenta pressão sobre Maduro

O presidente da Venezuela, Nicolas Maduro, rejeitou ontem um ultimato internacional para convocar eleições dentro de oito dias e disse que o líder da oposição, Juan Guaidó, violou a Constituição do país ao declarar-se presidente. O opositor aumentará a pressão com a convocação de uma marcha de apoio ao seu governo e a promessa de anistia para os militares que colaborarem com o governo de transição.

Bomba em igreja nas Filipinas deixam 27 mortos

Pelo menos 27 pessoas morreram e 77 ficaram feridas neste domingo (27/01) após duas explosões na catedral católica da cidade de Jolo, no sudeste da Filipinas. A primeira explosão aconteceu dentro do recinto religioso durante a missa dominical e a segunda no exterior da catedral, declarou a porta-voz da Polícia Nacional, Kimberly Molitas. “Condenamos fortemente este ataque atroz que tirou vidas humanas seja qual for o propósito dos responsáveis”, informou em comunicado o diretor da Polícia Nacional, Oscar Albayalde, que apontou para um possível ataque de grupos terroristas.

Espanha: garoto que morreu em poço é enterrado

O menino Julen Roselló, de 2 anos, foi enterrado no domingo (27) na cidade de Málaga, na Espanha. Uma multidão foi ao cemitério para expressar apoio aos pais da criança. No último dia 13 de janeiro, Julen caiu em um poço abandonado que tem mais de 10 metros de profundidade e 25 cm de diâmetro. O caso mobilizou a atenção da Espanha, que criou uma megaoperação de resgate para encontrar o menino. O seu corpo foi encontrado pelos socorristas no último sábado.

FUTEBOL

Exames apontam fratura no pé de Neymar

Após sair de campo machucado na semana passada, o atacante Neymar passou por exames que apontaram um traço de fratura no quinto metatarso do pé direito, na mesma região que ele operou antes da Copa do Mundo de 2018 e ficou afastado dos gramados por três meses. Nesta segunda-feira, o médico da Seleção Brasileira, Rodrigo Lasmar, chega à capital francesa e vai avaliar a situação do jogador. O risco de uma nova cirurgia não está descartado.

Marrony decide, Vasco vence o Americano e segue 100% no Carioca

Foi mais difícil do que precisava, mas o Vasco venceu, na noite deste domingo, o Americano, em São Januário. Com o placar de 1 a 0, a equipe segue com 100% de aproveitamento na Taça Guanabara. Marrony foi o autor do gol que sacramentou a grande fase do jovem pela equipe.

Flamengo vence o Botafogo de virada com dois de Bruno Henrique

No Nilton Santos, o time de Abel Braga visitou o Botafogo e venceu de virada por 2 a 1, com dois gols do atacante que fez sua primeira partida com a camisa rubro-negra. O time da casa saiu na frente com João Paulo, que desviou finalização de fora da área de Jean e ‘matou’ o goleiro Diego Alves. No segundo tempo, Bruno Henrique e Gabigol vieram para o jogo e esquentaram a partida.

Palmeiras bate o São Caetano e vence a segunda seguida no Paulistão

O Palmeiras venceu sua segunda partida consecutiva no Campeonato Paulista. Na noite deste domingo, o Verdão visitou o São Caetano no Anacleto Campanella e venceu por 2 a 0, com gols de Miguel Borja e Luan.

Santos se impõe e vence clássico contra o São Paulo

Na tarde deste domingo, no Pacaembu, o Santos fez a alegria das mais de 20 mil pessoas presentes e venceu o São Paulo, por 2 a 0, com gols de Luiz Felipe e Derlis González. O resultado manteve a zaga do Peixe zerada no Campeonato Paulista – até aqui, foram sete gols marcados e nenhum sofrido – e quebrou a invencibilidade de dois jogos do Tricolor no estadual. O Alvinegro é líder isolado do Grupo A e o rival segue no topo do Grupo D.