Brasil começa a aplicar vacina bivalente contra covid-19

Começa a ser aplicada hoje (27) em todo o país a vacina bivalente contra a covid-19. De acordo com o Ministério da Saúde, a vacina melhora a imunidade contra o vírus da cepa original e também contra a variante Ômicron e tem perfil de segurança e eficácia semelhante ao das vacinas monovalentes. “A vacina monovalente, como o próprio nome diz, tem um tipo só do vírus que causa a covid. Ela foi originalmente desenhada com aquele chamado vírus ancestral, o primeiro que apareceu na China no fim de 2019. Então, todas as vacinas que a gente tinha e usou até agora eram monovalentes, independentemente do laboratório fabricante”, explicou o diretor da Sociedade Brasileira de Imunizações, Juarez Cunha. Inicialmente, a vacina será aplicada somente nos chamados grupos de risco. Conforme divisão anunciada pelo ministério, a imunização será feita da seguinte forma: na fase 1, pessoas acima de 70 anos, imunocomprometidos, indígenas, ribeirinhos e quilombolas; na fase 2, pessoas com idade entre 60 e 69 anos; na fase 3, gestantes e puérperas; e na fase 4, profissionais de saúde.

“Essas populações, do que a gente tem nesses três anos de pandemia, são as pessoas que mais sofreram e mais sofrem com a doença. É importante termos um planejamento porque não tem vacina suficiente para incluir toda a população com a bivalente. A tendência é que, com o passar do tempo, a gente vá aumentando os grupos que vão receber.” No Brasil, duas vacinas bivalentes, ambas produzidas pelo laboratório Pfizer, receberam autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para uso emergencial. Elas são indicadas como dose única de reforço para crianças e adultos, após dois meses da conclusão do esquema vacinal primário, ou como última dose de reforço.

“Para quem é recomendada a bivalente? Só como reforço. Para pessoas que foram plenamente vacinadas com o esquema primário que, em geral, são duas doses ou dose única. Mesmo para aquelas que já fizeram a terceira e a quarta doses, dois reforços”, disse Juarez. “Essas pessoas que têm essa vacinação já feita, desde que tenham se passado quatro meses da última dose, podem receber a bivalente.” O ministério reforça que as vacinas monovalentes contra a covid-19 seguem disponíveis em unidades básicas de Saúde (UBS) para a população em geral e são classificadas como “altamente eficazes contra a doença”, garantindo grau elevado de imunidade e evitando casos leves, graves e óbitos pela doença. “A aplicação da bivalente não significa que as vacinas monovalentes não continuam protegendo. Elas continuam protegendo, mesmo para a variante Ômicron, mas, claro, tendo a possibilidade de uma vacina desenhada mais especificamente para a variante circulante, a tendência é termos melhor resposta.”

Bombeiros encontram última pessoa desaparecida em São Sebastião

O Corpo de Bombeiros confirmou, na tarde deste domingo (26), que foi encontrada a última pessoa desaparecida nos deslizamentos na Barra do Sahy, em São Sebastião, no litoral norte paulista. Com isso, o número de mortes devido aos temporais do último fim de semana chega a 65, sendo 64 em São Sebastião e uma em Ubatuba. Os bombeiros estão agora fazendo um levantamento para confirmar com as polícias Civil e Militar, assim como associações de moradores, se ainda há pessoas consideradas desaparecidas e, assim, decidir se encerram os trabalhos de resgate.

Temporais: No sábado 18) e domingo (19) da semana passada atingiram a região 682 milímetros de chuva, provocando enxurradas e deslizamentos. Vários bairros ficaram ilhados durante o carnaval devido aos danos causados à Rodovia Rio-Santos, só podendo ser acessados por helicópteros e barcos. A situação causou ainda falta de água e energia elétrica em diversos pontos do município. Nas primeiras horas, os trabalhos de resgate foram feitos pelos próprios moradores da Barra do Sahy, bairro mais atingido pelos deslizamentos, uma vez que as equipes dos bombeiros e da Defesa Civil tiveram dificuldade de acesso à área. Sobreviventes e corpos das vítimas foram levados para a sede de uma organização não governamental, até que as equipes profissionais de socorro pudessem alcançar o local. O último boletim divulgado pelo governo estadual, no fim da manhã deste domingo, informava que haviam sido identificados e liberados para sepultamento, os corpos de 55 pessoas – 20 homens, 17 mulheres e 18 crianças. As enxurradas e os deslizamentos de terra deixaram ainda 2.251 desalojados e 1.815 desabrigados na região. No Hospital Regional do Litoral Norte, em Caraguatatuba, estavam internadas, 11 pessoas feridas nos temporais.

Novo terremoto atinge a Turquia e causa uma morte e o desabamento

Um novo terremoto, de magnitude 5,2, atingiu a Turquia nesta segunda-feira (27), deixando uma pessoa morta e causando o desabamento de mais dezenas de prédios. O epicentro do novo tremor aconteceu na cidade de Yesilyurt, na região de Malatya, no leste, também afetado pelo terremoto de 6 de fevereiro. De acordo com o prefeito da cidade, Mehmet Cinar, mais prédios desabaram. Cinar disse que a prefeitura ainda está contabilizando o número de edifícios afetados. A magnitude do novo terremoto foi de 5,2, de acordo com o Centro de Pesquisas Geológicas dos Estados Unidos (USGS), que monitora terremotos em todo o mundo em tempo real. Já a agência turca de monitoramento de tremores (Afad) afirma que a magnitude do tremor foi de 5,6. Nos dois casos, a força do tremor é significantemente menor que a do terremoto do dia 6 de fevereiro, que alcançou magnitude 7,8 e é um dos piores da história da região e destruiu milhares de prédios e cidades na região central da Turquia e no norte da Síria. Mas o epicentro novo terremoto ocorreu em uma profundidade considerada pequena e que pode elevar os efeitos do tremor. A Afad fala de 6,5 quilômetros abaixo do solo, e o USGS, de 10 quilômetros.

John Kerry chega ao Brasil para reunião com Marina Silva, na pauta discutir combate ao desmatamento

O assessor especial do governo Joe Biden para o clima, John Kerry, se reunirá nesta segunda-feira (27) com a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva. Segundo a embaixada dos Estados Unidos no Brasil, a visita de Kerry ao país tem como objetivo discutir dois assuntos centrais: questões climáticas e combate ao desmatamento. No início do mês, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou interesse em colaborar financeiramente com o Fundo Amazônia. Kerry chegou à Brasília neste domingo (26) e se reunirá com parlamentares, ministros e empresários ao longo desta semana. Além da ministra do meio ambiente, Kerry também deve se reunir com o vice-presidente da República e ministro da Indústria e Comércio, Geraldo Alckmin, com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, com a ministra dos povos indígenas, Sônia Guajajara e com o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Aloizio Mercadante. A previsão é que a reunião com Marina Silva e Alckmin ocorra no Palácio Itamaraty nesta segunda-feira (27). Mais tarde, autoridades devem se reunir em um jantar na Embaixada dos Estados Unidos.

Presidente se reúne com ministros e Petrobras para discutirem retomada de impostos

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, se reúne na manhã desta segunda-feira (27), no Palácio do Planalto, com os ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Fazenda, Fernando Haddad, e com o Presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. A reunião ocorre em meio à discussão sobre a retomada ou não de impostos federais (Pis e Cofins) incidentes sobre a gasolina e o etanol. A desoneração dos impostos sobre esses dois combustíveis, feita por meio de medida provisória, termina nesta terça-feira (28). Óleo diesel, biodiesel e gás natural tiveram o benefício estendido até 31 de dezembro.

O governo avalia se prorroga ou não a isenção , em razão do impacto da medida nos cofres públicos. As alas econômica e política do governo Lula divergem sobre a retomada dos impostos. Enquanto a Fazenda quer aumentar a arrecadação federal, o núcleo político teme o efeito negativo de um aumento nos preços na imagem do presidente. Caso Lula decida não prorrogar a desoneração – e se nenhuma medida for tomada em substituição a ela – o litro da gasolina deve subir R$ 0,69 e o do álcool, R$ 0,24, segundo a Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom).

Clima já mudou, e adaptação é urgente, afirmam especialistas

A ação humana acumulada desde a Revolução Industrial, nos séculos 18 e 19, já produziu mudanças significativas no clima global, e adaptar moradias e cidades a essa realidade é uma necessidade que precisa de respostas urgentes, avaliam ambientalistas e pesquisadores ouvidos pela Agência Brasil. Eventos extremos, como as chuvas que deixaram mais de 50 vítimas no litoral norte de São Paulo durante o carnaval, tendem a ser mais frequentes, e o poder público precisa agir para reduzir a vulnerabilidade das populações a esses cenários, destacam.Nos últimos anos, recorrentes alertas dos pesquisadores do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas (IPCC) da Organização das Nações Unidas (ONU) indicaram que a influência humana levou o planeta à trajetória de aquecimento mais rápida em 2 mil anos e já produziu uma temperatura média que supera o período pré-industrial em mais de 1 grau Celsius (°C).

Especialistas estimam que a temperatura global pode subir 1,8°C até 2100, mesmo se forem cumpridas todas as metas estabelecidas em 2015 pelo Acordo de Paris, firmado para reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Sem o cumprimento de tais metas, cenários devastadores para a biodiversidade podem se concretizar com o aquecimento de até 3°C. Mas, além da extinção de espécies e do desequilíbrio de ecossistemas, os pesquisadores alertam que o aquecimento tornará mais frequentes episódios como temporais, inundações, secas e ondas de frio e calor. No Brasil, tais problemas atingirão em cheio cidades desiguais e com problemas de infraestrutura, sistema de geração de eletricidade dependente do regime de chuvas e economia que tem a agropecuária como setor de peso.

Eventos extremos: Estudiosa do tema e presidente do Instituto Talanoa, Natalie Unterstell é categórica ao alertar que “não existem catástrofes naturais nas cidades brasileiras”. A avaliação da pesquisadora pode causar estranhamento diante de recorrentes eventos com dezenas e até centenas de vítimas, mas ela esclarece que nada disso é natural. “É absolutamente catastrófico quando se sabe dos riscos climáticos e não se prepara para reagir, ou se prepara mal. Não há nenhuma naturalidade em desastres quando estamos falando de um ambiente urbano”, diz. “As mudanças climáticas têm, sim, um papel ao exacerbar esses riscos e exigem uma preparação maior. Ainda assim, pode haver danos residuais. Mas o que determina se vai ter tragédia, ou não, é como nós, humanos, nos preparamos para isso.”

São Sebastião (SP), 22/02/2023, Casas destruídas em deslizamentos na Barra do Sahy após tempestades no litoral norte de São Paulo.
Rovena Rosa/Agência Brasil

.A tempestade que atingiu as cidades paulistas na última semana foi a mais intensa já registrada por serviços meteorológicos no Brasil, com acumulado de 682 milímetros (mm) em 24 horas, segundo o Centro Nacional de Previsão de Monitoramento de Desastres (Cemaden). Isso equivale a dizer que, em cada metro quadrado da área mais atingida pelo temporal, caíram, em média, 682 litros de água da chuva — mais que a metade do volume de uma caixa d’água de mil litros em cada metro quadrado da cidade de Bertioga, onde a marca foi registrada. Em São Sebastião, município vizinho, o índice pluviométrico chegou a 626 mm em 24 horas. O recorde anterior de temporal mais intenso tinha sido registrado há apenas um ano, quando a cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro, foi inundada por 531 milímetros de chuva em 24 horas. A enxurrada deixou mais de 200 vítimas e devastou localidades como o Morro da Oficina, onde 90 pessoas morreram.

Natalie Unterstell lembra que os temporais já são o principal motivo de decretos de calamidade ou estado de emergência em municípios brasileiros e tendem a se tornar mais frequentes principalmente no Sudeste e no Sul do país. “Todos os cenários de mudança do clima apontam o aumento das chuvas, principalmente nos verões, para além do que se tinha faturado para construir nossas cidades e nossas casas. Essas tempestades vão ter papel preponderante nessas regiões nas próximas décadas”, afirma. A pesquisadora destaca que não existe mais a possibilidade de um cenário climático que não vá exigir adaptação nos próximos anos. O que está em jogo é quão drástica precisará ser a adaptação. “Será a 1,5°C, a 2°C, ou a 3°C? Quanto mais emissões, mais riscos e mais necessidades de adaptação.” “Temos ameaças muito diferentes projetadas para cada região do país. O que os modelos de mudança do clima nos informam é que, em geral, as regiões Norte e Nordeste vão ter um ressecamento maior, com menos chuvas e dias mais secos. São regiões em que as vazões de rios ficam comprometidas por isso. No Sul e Sudeste, é o contrário. Os modelos projetam para as próximas décadas aumento no volume das chuvas”, explica. “O Centro-Oeste se destaca como a região que deve ter o maior aumento de temperatura. A depender do grau de aquecimento global, chegando a 3°C na média da temperatura global, a região não vai elevar só 3°C, mas muito mais do que isso, e é uma região já muito quente.”

Comando de comissões e reforma tributária movimentam Congresso

Após 11 dias sem atividades por causa do carnaval, na semana que vem, tanto na Câmara dos Deputados como no Senado os gabinetes devem voltar a ficar movimentados com as últimas articulações em torno do comando das principais comissões permanentes.A escolha das presidências desses colegiados – pelos quais passam as propostas legislativas antes da votação final em plenário – quase sempre respeita critérios de proporcionalidade com o tamanho das bancadas dos partidos e blocos. Na Câmara, as atenções do PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, estão voltadas para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), a mais importante da Casa, além de outras como Educação, Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, além da Comissão de Fiscalização Financeira e Controle (CFFC).

Essas comissões também são disputadas por PP, MDB e PL, sendo a última a sigla do ex-presidente, Jair Bolsonaro. Entre outras comissões, pela facilidade de monitorar ações do governo federal, a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle também está nos planos do PL. Outro pleito da legenda é a relatoria do próximo Orçamento. Já no Senado, o PL tenta garantir ao menos a presidência da Comissão de Infraestrutura. Apesar de ter a maior bancada na Casa, com a derrota do bloco da minoria – PL, PP e Republicanos – para a presidência, a expectativa é de que o PL fique com a Comissão de Assuntos Socais (CAS), que tradicionalmente não é alvo de disputa acirrada.

Propostas: Em relação as pautas prioritárias, o destaque é o grupo de trabalho criado com 11 deputados para tentar destravar a reforma tributária, que há anos se arrasta sem avanços no Congresso. Liderado pelo deputado Reginaldo Lopes (PT-MG) e com relatoria do deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), na próxima semana – na terça-feira (28) e na quarta-feira (1) –, o grupo deve se reunir para iniciar as atividades oficialmente com a apresentação do plano de trabalho e, no dia seguinte, para dar andamento à discussão. O ato de criação do grupo estima que os trabalhos sejam concluídos em até 90 dias. Nesse período estão previstas audiências públicas e reuniões com órgãos e entidades da sociedade civil organizada, profissionais, juristas e autoridades. A expectativa é de que um texto esteja pronto para votação entre dois e três meses. Para dar agilidade ao debate, a equipe econômica do governo, comanda por Fernando Haddad, defende a aprovação da reforma em duas etapas. A primeira teria foco na mudança da tributação sobre o consumo e expectativa de aprovação ainda no primeiro semestre. Já a segunda, a ser apresentada no segundo semestre, traria mudança dos impostos sobre a renda.

Semana começa com temporais no Sul e no Sudeste

A semana começa com muitas nuvens espalhadas pelo Sul, Sudeste, Centro-Oeste e por todo o extremo norte do país. Na metade sul, a nebulosidade está associada à uma frente fria que está no oceano, entre o Paraná e São Paulo e também uma região de baixa pressão que fortalece ainda mais as nuvens carregadas. Poucas nuvens se espalham pelo Rio Grande do Sul e entre Minas Gerais e o interior do Nordeste.

Região Sul: O ar seco avança pelo RS e deixa o tempo firme em grande parte do estado, ainda há condições de chuva que pode ser volumosa na serra gaúcha. Chove fraco também no norte e no noroeste do estado. Agora Santa Catarina e Paraná merecem atenção especial neste início de semana. Uma frente fria no oceano e uma área de baixa pressão entre o litoral paranaense e o litoral paulista, mantêm as nuvens carregadas e a chuva pode ser volumosa até quarta-feira. É alto o risco de alagamentos e deslizamentos no Vale do Itajaí-SC, no Vale do Ribeira – PR/SP, na região de Curitiba. No interior destes dois estados, chance de granizo.

Região Sudeste: Uma frente fria se desloca pela costa de SP reforçando as instabilidades no litoral, a previsão é de acumulados altos de chuva, além de temporais, ventanias e queda de granizo. Os municípios afetados pelas chuvas anteriores devem ficar em alerta máximo. Atenção vale também para o Vale do Ribeira – PR/SP, capital paulista, Vale do Paraíba – SP e sul de Minas. No interior paulista, em toda a metade sul de Minas, no litoral do Espírito Santo e na maior parte do Rio De Janeiro, chuvas isoladas à tarde, que podem ser de moderada intensidade. No norte fluminense, centro-norte mineiro e interior capixaba, a semana começa com sol e tempo seco.

Região Centro-Oeste: O dia será marcado por temporais e pancadas pontualmente fortes em toda a Região, com destaque para o leste e o sul do MS onde o potencial para temporais e queda granizo é elevado. No Distrito Federal, tempo firme neste início de semana. As outras áreas da Região têm pancadas de chuva isoladas, especialmente à tarde. O tempo segue bem abafado.

Região Nordeste: O tempo firme predomina no interior de PE, da PB e no sul da BA. Já na costa norte, a chuva vem intensa no norte do MA, PI, CE, RN e na PB, a ZCIT é a principal responsável por essas instabilidades e o potencial para transtornos, como pontos de alagamento é alto nestas áreas. Com chuva ou com sol, temperaturas elevadas e tempo abafado.

Região Norte: Dia com alto potencial para temporais em toda a Região, com previsão de chuva volumosa no AC, AM, PA, AP e no norte do TO, o calor, alta umidade e a presença da ZCIT são os principais responsáveis pelas instabilidades.

Alertas meteorológicos para 27/02/2023 – segunda-feira

  • Alerta para temporais Santa Catarina, Paraná, São Paulo, sul e leste do Mato Grosso do Sul, Acre, Amazonas, Pará, Amapá, Tocantins, Maranhão e Piauí.
  • Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento na maior interior de Santa Catarina e do Paraná, na maior parte de São Paulo, sul de Minas Gerais e do Rio de Janeiro, centro-norte de Mato Grosso do Sul, a maior parte de Mato Grosso e de Rondônia, em Roraima e no Rio Grande do Norte.
  • Capitais com tempo firme: Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre. As Rajadas de vento podem chegar aos 40km/h no litoral do Rio Grande do Sul.
  • Alerta para o Litoral norte de São Paulo: Os últimos dias foram de chuvas isoladas no litoral de São Paulo, porém, a preocupação aumenta neste início de semana. A presença de uma frente fria no oceano e a circulação de baixa pressão na costa de São Paulo devem manter muitas nuvens carregadas em toda a faixa litorânea, e há condições para chuva persistente. Vale destacar que a quantidade de água não deve ser semelhante àquela registrada no evento do dia 18/02, porém, ainda não houve tempo firme e calor suficiente para que toda a água que caiu evaporasse, portanto o litoral norte segue com solo encharcado e qualquer chuva, por menor que seja, pode causar mais transtornos.

Como substituto, Felipe Drugovich fica a um passo de estrear na F1

A uma semana do início da temporada de Fórmula 1, o brasileiro Felipe Drugovich se vê mais próximo de estrear na principal categoria do automobilismo mundial. Neste domingo (26), a Aston Martin confirmou, em comunicado nas redes sociais, que o piloto de 22 anos, campeão da Fórmula 2 em 2022, correrá o Grande Prêmio (GP) do Bahrein, no próximo domingo (5), caso o titular Lance Stroll não se recupere a tempo, depois de fraturar os punhos em um acidente de bicicleta no último dia 20.Drugovich já assumiu o volante da Aston Martin durante o período de testes no Bahrein, que terminou neste sábado. No total, somando as sessões de quinta e sábado, ele deu 117 voltas no circuito. “Minha meta para esta semana era aprender o máximo a cada volta que eu completasse e me certificar de tirar o máximo dessa oportunidade, tanto para mim quanto para a equipe. Eu desfrutei muito desse tempo no volante do AMR23 (modelo da Aston Martin para a temporada) e acho que consegui progredir bem ao longo de três dias”, afirmou o piloto em declaração à assessoria da equipe. Drugovich vem tendo como companheiro na Aston Martin o espanhol Fernando Alonso, bicampeão da categoria no começo do século 21. Caso de fato corra no próximo fim de semana, o paranaense será o 33º piloto do Brasil a participar de uma prova na Fórmula 1.

A Fifa entregará nesta segunda-feira os prêmios de melhor jogador e melhor jogadora do mundo

A Fifa entregará nesta segunda-feira os prêmios de melhor jogador e melhor jogadora do mundo. A edição 2023 do Fifa The Best tem na disputa pelo troféu masculino Benzema, Mbappé e Messi, e, pelo feminino, Mead, Morgan e Putellas. A cerimônia de gala da Fifa, em Paris, começa às 17h (de Brasília), e terá transmissão ao vivo do sportv e live no ge. Também serão entregues troféus para os melhores goleiro e goleira, melhores técnicos no futebol masculino e feminino, além do prêmio Puskás, dedicado ao gol mais bonito da temporada. A Fifa também divulgará os vencedores do troféu Fair Play e do prêmio de torcedor, assim como as seleções masculina e feminina, com os 11 melhores por posição. Apenas um brasileiro concorre a um dos troféus a serem entregues nesta segunda-feira: o atacante Richarlison, do Tottenham, é um dos finalistas do Prêmio Puskás. O jogador concorre ao prêmio pelo golaço marcado com a camisa da Seleção na estreia na Copa do Mundo, diante da Sérvia, quando balançou as redes com um voleio. Ele terá como rivais o francês Payet, com um gol pelo Olympique de Marselha, e o polonês Marcin Oleksy, que tem uma perna amputada e concorre com um gol Warta Poznan.

Santos busca empate no fim contra o Corinthians

Santos e Corinthians empataram por 2 a 2, neste domingo, na Vila Belmiro, pelo Paulistão. O Timão ficou em vantagem duas vezes, mas permitiu a igualdade em um pênalti bobo nos minutos finais. O resultado complica a vida do Peixe na luta para se classificar ao mata-mata. O Santos não depende mais de suas forças para chegar às quartas. O Peixe tem os mesmos 14 pontos do Botafogo-SP, mas aparece em terceiro no Grupo C por ter uma vitória a menos (4 a 3). Com isso, o time precisa vencer o Ituano, domingo, às 16h, em Itu, e contar que o São Paulo não perca para o Pantera, em Ribeirão Preto.

Palmeiras vence a Ferroviária no Paulistão

O Palmeiras venceu a Ferroviária por 2 a 1 neste domingo, no Allianz Parque, em jogo da penúltima rodada da fase de grupos do Paulistão. Com gols de Gabriel Menino (e assistência de Veiga) e de Raphael Veiga, o Verdão não teve muita dificuldade para se manter como único invicto do torneio e para recuperar a liderança geral do torneio, que tem o time de Araraquara na zona de rebaixamento e ainda com chance de classificação. O Palmeiras agora soma 27 pontos no Paulistão, com oito vitórias e três empates em 11 partidas. A Ferroviária continua na zona de rebaixamento e também com chance de classificação. Com apenas oito pontos, a equipe de Araraquara não depende mais só dela para evitar a queda para a Série A2 do torneio estadual, mas ainda pode avançar às quartas de final.

Carioca: Vasco e Boavista fecham hoje a 9ª rodada

Vasco e Boavista fecham a 9ª rodada da Taça Guanabara nesta segunda-feira. As duas equipes se enfrentam em São Januário, a partir de 19h30 (de Brasília). O Vasco entra em campo para se afirmar no G-4 e se aproximar de uma vaga nas semifinais do Campeonato Carioca. O time é o quinto colocado, com 14 pontos. Em caso de vitória passará o Botafogo e subirá para a terceira posição, antes do clássico contra o Flamengo, no próximo domingo.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495