Saiba como encontrar seu local de votação para o dia das eleições

No dia 2 de outubro, primeiro turno das eleições, mais de 156 milhões de eleitores estarão aptos a comparecer às urnas para eleger o presidente da República, governadores, senadores e deputados federais, estaduais e distritais. Faltando uma semana para o pleito, o eleitor pode consultar com antecedência o local de votação e evitar eventuais transtornos. No site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o cidadão pode fazer a busca, devendo informar o número do CPF ou do título de eleitor, a data de nascimento e o nome da mãe. O resultado indicará os números da zona eleitoral, da seção eleitoral e o endereço do local de votação. A mesma busca também pode ser feita nos sites dos tribunais regionais eleitorais. Pelo aplicativo e-título, além de saber o local de votação, o eleitor também pode ativar a localização do celular e ser guiado até sua zona eleitoral por meio de um mapa virtual.

Para o eleitor que tem sua biometria cadastrada, o e-título também serve como documento de identificação para votar, substituindo o título de papel ou outro documento de identificação com foto. Segundo o TSE, cerca de 118 milhões de pessoas, número correspondente a 75% do eleitorado, estão cadastradas pela biometria. Quem tiver interesse pode baixar gratuitamente a ferramenta, que está disponível nas lojas de aplicativos dos sistemas operacionais Apple e Android. Em 1° de outubro, dia anterior ao primeiro turno, o download do aplicativo será suspenso e liberado somente no dia seguinte ao pleito. No segundo turno, será possível baixar o aplicativo somente até 29 de outubro, data anterior ao segundo turno. A última opção para consultar o local de votação é utilizar o Chatbot do TSE. Para acessar o assistente virtual, o eleitor pode salvar o número +55 61 9637-1078 na lista de contatos do WhatsApp e iniciar a conversa virtual com o aplicativo.

Conheça as novas funcionalidades do e-Título, o aplicativo que facilita a vida do eleitor

O aplicativo e-Título, que é uma versão digital do título de eleitor, está com novas funcionalidades. O e-Título, aplicativo com informações sobre o título de eleitor, passou a mostrar agora vídeos com todos os detalhes do funcionamento das urnas. Basta clicar no canto esquerdo da tela inicial do e-título e clicar na opção “conheça a urna”. “Como funciona a urna eletrônica por dentro, como funciona o teclado da urna eletrônica, como é o terminal do mesário da urna, como funcionam os programas na urna, a urna eletrônica é segura”, diz Mariana Cartaxo, diretora de projetos, sobre o aplicativo. Dentro do aplicativo é possível saber o local de votação. É só clicar em onde votar. O aplicativo mostra um mapa que direciona o eleitor até a seção eleitoral. Também dá para emitir a certidão de quitação eleitoral e nada consta criminal. No canto esquerdo da tela, o eleitor acessa uma sessão inteira de apurações com o que é fato e o que é mentira sobre as eleições. E clicando no tira-dúvidas no Whatsapp, um assistente virtual vai trazer informações sobre todo o processo eleitoral.

“Eu acho muito mais prático baixar o título no celular, ter tudo na palma da mão, do que ir atrás do documento, na pasta. Ajudei minha mãe a instalar o aplicativo, meu pai também. Está todo mundo já conectado”, acrescenta Mariana. Até o momento, mais de 30 milhões de eleitores baixaram o aplicativo. Mas ainda falta muita gente. Pelo menos 156 milhões de pessoas estão aptas a votar nestas eleições. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pede que o eleitor aproveite esses últimos dias antes do primeiro turno para baixar o aplicativo. No dia da eleição, não será possível emitir o e-título. O e-título é gratuito. Basta preencher os dados pessoais com as informações já fornecidas à Justiça Eleitoral. Nome, data de nascimento, número do CPF e filiação, e responder às perguntas para confirmar a identidade do eleitor. Depois, é só criar uma senha. O e-título já é um dos aplicativos mais baixados no Brasil. “A gente tem notado tanto um aumento das emissões do próprio aplicativo quanto uma maior visualização das notificações que o TSE encaminha. Elas contém informações importantes sobre o processo eleitoral , e agente tem notado um maior interesse nessas informações por parte do eleitorado. O TSE tem sempre buscado maior transparência no processo eleitoral . Para isso, ele vem produzindo materiais para explicação ao eleitor, e um deles é sobre o funcionamento da urna eletrônica”, explica Iuri Camargo Kisovec, assessor de Gestão de Identificação do TSE.

Mais de 1,2 milhão de pessoas com deficiência vão às urnas em outubro

No dia 2 de outubro, 163 mil seções com acessibilidade devem receber 1,2 milhão de eleitores com deficiência em todo o Brasil, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Há ainda 476 pessoas que concorrem a algum cargo no pleito de 2022. Mais da metade (264) são candidatos com deficiência física, seguidos pelas deficiências visual (115) e auditiva (59). Entre os candidatos,13 são pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).No Amapá, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) desenvolve o projeto Votar Sem Barreiras, idealizado pelo servidor Militão Souza, que integra a Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão. “Tenho uma deficiência de comunicação, com a minha fala, e isso cria uma barreira muito grande em relação às outras pessoas. Não é todo mundo que quer me ouvir. Eu enfrentei muitas barreiras para poder trilhar o meu caminho”, contou o técnico.

Além de seminários e palestras realizadas internamente com a equipe do tribunal, o projeto leva a urna eletrônica para diversos municípios do estado para que pessoas com deficiência possam experimentar o instrumento antes do dia da votação. “Tinha muita gente nervosa, que nunca tinha manejado a urna eletrônica, era a primeira vez. É uma oportunidade”, conta Militão, reforçando que muitos disseram estar mais confiantes para exercer o direito ao voto. O modelo da urna usada no domingo de eleição possui teclado em braile, identificação da tecla número cinco nos teclados; sinal sonoro em que são informados número e nome dos candidatos escolhidos pelo eleitor (o recurso deve ser acessado por meio de fone de ouvido fornecido pela Justiça Eleitoral); e Língua Brasileira de Sinais (Libras). Para o recurso sonoro, o eleitor pode ajustar o volume do som e a velocidade da reprodução da fala.

Direitos e deveres: O voto no Brasil é obrigatório para brasileiros que tenham 18 anos e menos de 70 anos. De acordo com a Constituição Federal de 1988, ele é facultativo apenas para jovens com idade entre 16 e 18 anos, maiores de 70 anos e analfabetos. Pessoas com deficiência alfabetizadas, portanto, têm o direito e dever de votar. Nesses casos, o alistamento eleitoral pode ser facultativo nas situações em que a deficiência física ou intelectual ou condição da pessoa torne extremamente oneroso o exercício do voto. A necessidade de quitação eleitoral permanente é analisada por um juiz com base na documentação apresentada, a qual deve comprovar a dificuldade, como laudos médicos, por exemplo. Além de locais de votação acessíveis e recursos de acessibilidade na própria urna, pessoas com deficiência têm direito a acompanhante, sendo permitido, inclusive, digitar os números na urna. O acompanhante, no entanto, não poderá estar a serviço da Justiça Eleitoral, de partido político ou de federação de partidos. O TSE destaca que, como o voto é um ato personalíssimo, a pessoa com deficiência deve manifestar a vontade de votar e de ser acompanhada.

Rússia: Atirador deixa 13 mortos e 20 feridos em escola 

Um atirador abriu fogo em uma escola no centro da Rússia nesta segunda-feira (26). Treze pessoas morreram, a maioria delas crianças, e outras 20 ficaram feridas, segundo a polícia. O crime aconteceu em uma escola na cidade de Izhevsk, capital da região de Udmurtia, na parte oeste da Rússia. Além de alunos da escola, um segurança também morreu. Segundo a agência de notícias russa Tass, o atirador estava armado com duas pistolas. Ainda não há mais informações sobre ele.

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, se pronunciou sobre o episódio. Putin “lamentou profundamente” o crime, que chamou de “ataque terrorista desumano”. A escola onde ocorreu o crime atende cerca de mil alunos. Tiroteios em escolas russas têm sido comuns nos últimos anos. Em maio de 2021, um adolescente matou sete crianças e dois adultos ao abrir fogo em uma escola primária na cidade de Kazan, que foi uma das cidades sede da Copa da Rússia em 2018 e fica a cerca de 300 km de Izhevsk. Ele se matou depois.

Juros altos e inflação aumentam risco de distratos imobiliários

O desempenho do mercado imobiliário em 2022 esconde um risco. Embora estejam no menor nível em quase dez anos, os distratos continuam a representar perigo para quem compra imóvel na planta. Os juros altos e a inflação podem resultar em dor de cabeça em momentos de mudanças econômicas.  A aquisição de imóveis na planta representa uma categoria à parte no mercado imobiliário. Por meio dessa modalidade, o comprador financia a construção do imóvel, pagando intermediárias que, somadas, equivalem à entrada. Após a conclusão da unidade, contrai um financiamento no banco para pagar o resto.

Esse procedimento traz dois riscos embutidos. As intermediárias são corrigidas pelo Índice Nacional da Construção Civil (INCC), que costuma ser mais volátil que os demais índices de inflação. “As incorporadoras escolhem o INCC porque quem compra na planta está, na verdade, financiando a construção do próprio imóvel”, explica Marcelo Tapai, especialista em direito imobiliário e sócio do escritório Tapai Advogados.

Mesmo em desaceleração, o INCC continua acima da inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA). Nos 12 meses terminados em agosto, o INCC acumula 11,17%, contra 8,73% do IPCA. “Quem compra imóvel na planta precisa ter uma reserva financeira porque a intermediária vai subir mais do que a inflação que incide sobre a renda, principalmente em momentos de crescimento do mercado imobiliário, como o atual”, diz Tapai.

Selic: Após o término da construção, o mutuário precisa estar atento a outro risco. De março do ano passado a setembro deste ano, o Banco Central (BC) elevou a taxa Selic (juros básicos da economia) de 2% para 13,75% ao ano. Quem tinha planejado contrair financiamento imobiliário com juros baixos está passando dificuldades para encaixar a prestação no orçamento com os juros maiores. “Se a pessoa não fez um planejamento financeiro, pode não conseguir arcar com o financiamento e devolver o imóvel”, adverte Tapai. Ele ressalta que, embora tenha parado de elevar a Selic na reunião de quarta-feira (22), o Banco Central deixou a possibilidade de voltar a subir a taxa caso a inflação volte a acelerar. ()

Por enquanto, o consumidor está sentindo menos o impacto do aumento da Selic porque os bancos estão demorando a repassar a alta da Selic para o crédito habitacional. Segundo dados da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc), os juros médios dos financiamentos imobiliários saltaram de 2,5% para 9,8% ao ano desde março do ano passado. “Os financiamentos atuais estão majoritariamente ligados aos recursos investidos da caderneta de poupança. Como a remuneração para o investidor é fixa, isso impede que os juros subam tanto quanto a Selic ou como o IPCA. Então, acredito que o momento deve continuar positivo para o setor imobiliário nos próximos anos”, afirmou o presidente da Abrainc, Luiz França, na última quarta-feira, ao apresentar as estatísticas do mercado imobiliário no primeiro semestre.

Alerta de temporais e chuva forte no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Climatempo: Nuvens muito carregadas se formam desde cedo sobre o PR e MS. Estas instabilidades avançam sobre SP, sul de Minas e extremo sul do Rio De Janeiro, provocando chuva forte e temporais. A Região Centro-Oeste continua em atenção para chuva forte ao longo do dia. No Nordeste, tempo mais instável no sul da Bahia, mas pouca chuva nas demais áreas da Região. Já no Norte do Brasil, dia de sol, calor e chuva à tarde.  Nesta segunda-feira, áreas de instabilidades associadas a circulação dos ventos aumenta o risco de chuva forte e temporais em São Paulo, Mato Grosso do Sul e no Paraná. Essa chuva também avança para o extremo sul de Minas e do Rio de Janeiro.

Vai ser um dia com muita nebulosidade e chuva em vários momentos nas capitais, Curitiba, São Paulo e Campo Grande. As temperaturas ficam baixas. Já em Goiânia, Brasília, Belo Horizonte e Cuiabá, a chuva forte acontece ao longo do dia, intercalando aberturas de sol.  No Rio de Janeiro, a maior parte da chuva se concentra no período da noite, mas na capital vai ser um dia marcado por variação de nebulosidade. Em Vitória, chove pela manhã de forma passageira e o sol volta brilhar forte no período da tarde. Á noite, volta a chover de forma isolada. As instabilidades persistem na região de Florianópolis, no Vale do Itajaí e em Porto Alegre, mas é mais nebulosidade do que chuva. Nestas regiões, as temperaturas ficam amenas.

Não chove em parte do interior nordestino e o calor persiste. A umidade relativa do ar ainda continua baixa nas horas mais quentes do dia, com índices abaixo de 30%. Ainda venta bastante em grande parte do Nordeste com rajadas de 40 a 50 km/h no Maranhão, Piauí, norte da Bahia e interior da Paraíba e Pernambuco e rajadas de até 60km/h no litoral do Ceará.  O sul da Bahia continua muito instável com chuva moderada a forte em vários momentos do dia. Já na Região Norte, o calor e alta umidade ainda provocam chuva forte em Roraima, no norte e leste do Tocantins e no centro e sul do Pará. Nas demais áreas da Região, dia de sol e pouca chuva.

Covid-19: Brasil registra 1.226 casos e 23 mortes em 23 mortes

O Brasil registrou 1.226 casos e 32 mortes por covid-19 em 23 horas, segundo o boletim divulgado neste domingo (25) pelo Ministério da Saúde. Desde o início da pandemia foram registrados 34,63 milhões de casos e 685.805 óbitos. Há 138.551 casos em acompanhamento e 33,8 milhões de pessoas que se recuperaram da doença, o que representa 97,6% dos infectados pela covid-19.

O boletim não teve dados atualizados deDistrito Federa, do Maranhão, de Minas Gerais, de Mato Grosso, de Pernambuco, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Norte, de Santa Catarina e de Tocantins. O Mato Grosso do Sul não teve o número de óbitos atualizado.

Estados

Entre as unidades da Federação, São Paulo lidera no número de casos e mortes, com 6.08 milhões e 174.603, respectivamente. Em relação aos casos, o estado do Sudeste é seguido por Minas Gerais (3,88 milhões) e Paraná (2,75 milhões). Os menores números de casos estão no Acre (149.668), Roraima (175.007) e Amapá (178.261). Com exceção de São Paulo, o segundo e terceiro estado com maiores números de mortes são Rio de Janeiro (75.665) e Minas Gerais (63.768). Os menores índices são Acre (2.029), Amapá (2.163) e Roraima (2.173)

Boletim epidemiológico covid-19

.

CPB promove Festival Paralímpico em 98 cidades do Brasil

O Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) promoveu, neste domingo (25) em 98 cidades do Brasil, a 4ª edição do Festival Paralímpico, evento que tem o objetivo de difundir o Movimento Paralímpico (por meio de atividades recreativas e lúdicas que simularam modalidades paralímpicas). Em cada um dos locais que sediaram o Festival Paralímpico, os participantes tiveram a oportunidade de experimentar três práticas esportivas. Já as crianças puderam ter experimentações com goalball, vôlei sentado, canoa havaiana, surfe adaptado, rúgbi, tiro com arco, entre outros esportes adaptados. “O Festival Paralímpico representa a essência do esporte.

Promovemos a interação entre 15 mil crianças, com e sem deficiências, em 98 cidades do país. E tenho certeza de que muitos desses participantes se tornarão atletas de alto rendimento no futuro, a partir dessa inclusão e iniciação feitas pelo CPB”, declarou o Presidente do CPB, Mizael Conrado. O maior movimento dia foi no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, que teve cerca de mil inscritos em atividades que simularam vôlei sentado, badminton e atletismo. Uma das presentes foi Letícia Barbosa, de 14 anos, que é biamputada de pernas. “É muito gratificante ver crianças com deficiências praticando esportes. Então, é muito importante ter um evento como esse. Pode ser o início de futuros atletas”, declarou a jovem, que estuda na Escola Paralímpica de Esportes do CPB e pratica vôlei sentado desde 2021.

Brasileiro: São Paulo goleia Avaí por 4 a 0 no Morumbi

Na única partida do Campeonato Brasileiro disputada neste final de semana, o São Paulo goleou o Avaí por 4 a 0, na noite deste domingo (25) no estádio do Morumbi, e ganhou confiança para a disputa da decisão da Copa Sul-Americana, no próximo sábado (1º de outubro) contra o Independiente Del Valle (Equador). Além disso, a equipe comandada pelo técnico Rogério Ceni alcançou os 37 pontos, subindo para a 10ª posição da classificação, se afastando da zona do rebaixamento, onde o Leão da Ilha permanece com 28 pontos, na 17ª posição.

 Os jogos da 28ª rodada do Campeonato Brasileiro

Os outros confrontos da 28ª rodada do brasileirão terá jogos na terça-feira (27) e finaliza na quarta-feira (28).

Confira abaixo todos os jogos. 

TERÇA-FEIRA (27)

Santos x Athletico-PR – Vila Belmiro 21h

QUARTA-FEIRA (28)

Fluminense x Juventude – Maracanã 19h

Corinthians x Atlético-GO – Neo Química Arena 19h

Fortaleza x Flamengo – Castelão 19h

Coritiba x Ceará – Couto Pereira 19h

Cuiabá x América-MG – Arena Pantanal 21h

Atlético-MG x Palmeiras – Mineirão 21h45

Internacional x Bragantino – Beira-Rio 21h45

Goiás x Botafogo – Serrinha 21h45

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495