Terceira dose da Pfizer aumenta proteção contra covid em até seis vezes, diz estudo de Israel

Uma terceira dose da vacina contra covid da Pfizer aumentou significativamente a proteção contra casos graves e hospitalizações entre idosos acima de 60 anos em Israel, em comparação com aqueles que receberam duas aplicações. A descoberta foi anunciada no domingo pelo ministério da Saúde do país. Ao detalhar estatísticas apresentadas pelos institutos de pesquisa em saúde e epidemiologia Gertner e KI, funcionários do ministério disseram que, entre os idosos, a proteção contra infecções observada 10 dias após a terceira dose foi quatro vezes maior do que a fornecida após a segunda. Considerando casos graves e internações, a defesa após uma terceira injeção foi de cinco a seis vezes superior. A faixa etária acima dos 60 anos é particularmente vulnerável ao coronavírus e foi a primeira a receber o imunizante quando a campanha de vacinação começou em Israel.

Nas últimas semanas, o ministério da Saúde vem dizendo que a imunidade contra a covid diminuiu com o tempo entre quem já recebeu a vacina, tanto idosos quanto jovens. A maioria das pessoas vacinadas que ficaram gravemente doentes no país tinha mais de 60 anos e problemas de saúde subjacentes. Israel começou a administrar terceiras doses para maiores de 60 anos em 30 de julho. Na última quinta-feira, o país reduziu para 40 anos a idade de elegibilidade para a dose de reforço, além de incluir na programação mulheres grávidas, professores e profissionais de saúde abaixo dessa faixa etária. As terceiras doses são administradas apenas para aqueles que receberam a segunda injeção há pelo menos cinco meses.

Os Estados Unidos anunciaram planos de oferecer doses de reforço a todos os americanos, citando dados que mostram proteção decrescente. Canadá, França e Alemanha também anunciaram campanhas de reforço. Lutando contra um surto da variante Delta desde junho, Israel tem atualmente uma das maiores taxas de infecção per capita do mundo. Quase 1,5 milhão de pessoas, dos 9,3 milhões de habitantes do país, receberam uma terceira aplicação da vacina. No Brasil, o governo federal já sinalizou que deve aplicar a dose de reforço, mas disse aguardar os resultados do estudo sobre a injeção extra conduzido pelo Ministério da Saúde, previstos para outubro, para definir a estratégia. A adoção dessa medida divide especialistas, mas o registro de infecções e mortes entre vacinados fez o debate ganhar força nas últimas semanas.

Coppe cria plataforma para ajudar no diagnóstico da covid-19

A plataforma digital CovidScan foi desenvolvida para apoiar profissionais de saúde na identificação e diagnóstico da covid-19 e começou a ser testada na Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). A plataforma foi desenvolvida pela Petrec, empresa criada no Laboratório de Métodos Computacionais em Engenharia (Lamce) do Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ). Segundo a Petrec, a CovidScan é um módulo da plataforma HealthScan. A ideia não é ficar centrado somente na covid-19, mas ampliar o uso para outras patologias. O diretor-executivo da Petrec, Josias José da Silva, disse que os pesquisadores vão manter a parte de inteligência artificial (IA) em nuvem, de forma que ela vai se aprimorando e aprendendo cada vez mais ao longo dos anos, à medida que o uso também vai se ampliando em outras unidades. A computação em nuvem é uma tecnologia que permite a distribuição dos seus serviços de computação e o acesso online sem a necessidade de instalar programas. “A gente consegue, com o tempo, estar aumentando a inteligência [artificial]”, disse.

Imagens: A plataforma CovidScan reúne tomografias de pulmão e raios X de tórax. Silva explicou que a partir dessas imagens, a CovidScan utiliza padrões que tanto aumentam como reduzem a densidade pulmonar. “A gente consegue definir qual a parte do pulmão que tem esses acometimentos que tanto reduzem como aumentam essa densidade, e também a quantidade percentual do volume do pulmão total”. Segundo Silva, isso é feito atualmente “no olho” e a máquina consegue definir com precisão qual é o percentual do pulmão que está acometido com aquela enfermidade. “Esse é o objetivo da plataforma”. As imagens são classificadas por tipo de patologia, com o objetivo de facilitar o prognóstico médico. A comparação das imagens do pulmão do paciente com imagens previamente classificadas pode colaborar com o médico no diagnóstico da doença e na tomada de decisão, seja pela internação imediata, ou no tratamento mais adequado.

Testes iniciados: O sistema foi configurado no mês passado na Fiocruz e a fundação depende da liberação de uma porta do tomógrafo pelo fabricante do equipamento para começar os testes práticos no dia a dia médico, o que deve ocorrer na próxima semana. As imagens são classificadas por tipo de patologia, com o objetivo de facilitar o prognóstico médico. A comparação das imagens do pulmão do paciente com imagens previamente classificadas pode colaborar com o médico no diagnóstico da doença e na tomada de decisão, seja pela internação imediata, ou tratamento mais adequado. O trabalho tem a colaboração do professor Alexandre Evsukoff da Coppe.

Brasil registra 20,5 milhões de casos de covid e 574,5 mil mortes

O Ministério da Saúde divulgou hoje (22) novos números sobre a pandemia de covid-19 no país. De acordo com levantamento diário feito pela pasta, o Brasil tem no acumulado 20,5 milhões de casos confirmados da doença e 574,5 mil mortes registradas. O número de recuperados soma 19,4 milhões. Em 24 horas, o ministério registrou 14,4 mil novos casos e 318 mortes.

Nos estados

São Paulo se mantém como a unidade federativa com maior número tanto de óbitos (e 144,2 mil) quanto de casos (4,2 milhões). Em seguida estão Minas Gerais (2 milhões de casos e 52,4 mil óbitos); Paraná (1,4 milhão casos e 36,9 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (1,3 milhão de casos e 33,9 mil óbitos).

SC: Estado confirma 1.144.220 casos, 1.113.263 recuperados e 18.503 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.144.220 pacientes com teste positivo para Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 1.113.263 se recuperaram e 12.454 estão em acompanhamento. O número foi divulgado neste domingo, 22. O coronavírus causou 18.503 mortes no estado até agora. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,62%. Em comparação com a última atualização diária, diminuiu em 450 o número de casos ativos e há 9 novos óbitos. O total de confirmados aumentou 571, enquanto 1.012 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 22
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 23 municípios sem casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 426 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Xanxerê (296) e Nordeste (278). As que menos têm são Carbonífera (75), Extremo-Sul (76) e Alto Uruguai Catarinense (91). Atualmente, há 1.527 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 1.009 estão ocupados, sendo 448 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 66,1%.

SC: Estado tem sete regiões em risco alto, sete em grave e duas em gravíssimo

A Matriz de Risco Potencial divulgada no último sábado, 21, pelo Governo de Santa Catarina mostra que apenas duas regiões permanecem classificadas com o risco gravíssimo (cor vermelha). Nordeste e Xanxerê estão no nível máximo de atenção para a Covid-19. Outras sete regiões estão em risco grave (cor laranja) e as demais em risco alto (cor amarela).

As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Extremo Sul, Grande Florianópolis, Laguna e Meio-Oeste. A região da Foz do Rio Itajaí, que na semana passada estava em nível gravíssimo, foi para um nível mais baixo e agora está na cor laranja. A região de Xanxerê, subiu o nível de risco potencial de uma semana para outra.

:: Confira como ficou a Matriz de Risco Potencial deste sábado

De acordo com a cientista de dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Bianca Vieira, os efeitos da vacinação são percebidos em todas as regiões e é visível uma capacidade de atenção equilibrada.

Como a Matriz classifica o risco das regiões: A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes continua como Gravidade, por ser a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão traz também a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave para avaliação por 100 mil habitantes. A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade.

Já a dimensão de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção permanece como taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19. A oferta de leitos de UTI Covid ponderada por 100 mil habitantes ainda não será considerada nesta versão da Matriz.

Boletim Covid-19 aponta 1.694 casos e 52 mortes pela doença no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (22) mais 1.694 casos confirmados e 52 mortes, referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.435.683 casos confirmados e 36.747 mortes em decorrência da doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de agosto (752), julho (4), junho (43), maio (311) abril (129), março (291), fevereiro (92) e janeiro (61) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: junho (1), julho (2), novembro (5) e dezembro (3).

INTERNADOS – 1.079 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 757 pacientes em leitos SUS (439 em UTI e 318 em leitos clínicos/enfermaria) e 322 em leitos da rede particular (153 em UTI e 169 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.557 pacientes internados, 740 em leitos UTI e 817 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 52 pacientes. São 22 mulheres e 30 homens, com idades que variam de 21 a 91 anos. Os óbitos ocorreram de 24 de junho de 2020 a 22 de agosto de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (16), Piraquara (4), Foz do Iguaçu (4), Ponta Grossa (3), Tuneiras do Oeste (2) e Arapongas (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Três Barras do Paraná, Toledo, São Miguel do Iguaçu, Sapopema, Sabáudia, Rancho Alegre D’Oeste, Quatiguá, Prudentópolis, Paranavaí, Paranacity, Nova Prata do Iguaçu, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Londrina, Imbaú, Guaratuba, Faxinal, Cruzeiro do Oeste, Cruz Machado, Cascavel e Alvorada do Sul.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.667 casos de residentes de fora do Estado, 216 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Chegam ao Paraná 107.640 doses de imunizantes contra a Covid-19

Chegaram no Paraná, na noite deste domingo (22), 107.640 doses do imunizante Cominarty, produzidos pela Pfizer/BioNTech. Esta é a segunda parte do 42° lote de vacinas contra Covid-19 enviado pelo Ministério da Saúde, que contempla 435.290 novas doses para o Estado. A primeira parte, com 95,4 mil doses de Coronavac (Instituto Butantan/Sinovac), chegou ao Paraná no domingo pela manhã. A terceira e última parte, com 232.250 da Covishield (AstraZeneca/Oxford/Fiocruz), são esperadas para a noite de segunda-feira (23).

O lote aterrissou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, na região metropolitana de Curitiba, às 19h10, e na sequência foi encaminhado para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar). Lá, será organizado e reunido às doses de Coronavac já recebidas para posterior encaminhamento às 22 Regionais de Saúde do Estado. As doses da Pfizer são divididas entre primeiras e segundas doses, além da reserva técnica. Serão 63.180 unidades para D1, avançando a vacinação do público em geral de 18 a 59 anos, e 33.895 para D2 de pessoas que já começaram seu ciclo vacinal. Os demais 10% vão para reserva técnica. Das Coronavac, 85.860 doses serão divididas igualmente entre D1 e D2 para a população em geral – sendo 42.930 para primeira e 42.930 para a segunda dose. Os outros 10% serão destinados para reserva técnica. As doses da AstraZeneca, por sua vez, são integralmente destinadas para aplicação da segunda dose, com 10% de reserva técnica.

FAB substitui aeronave que leva ajuda humanitária ao Haiti

A Força Aérea Brasileira (FAB) confirmou que a aeronave KC-390 Millennium que decolou hoje (22) para levar ajuda humanitária ao Haiti precisou ser substituída. O motivo informado foi uma questão técnica. Segundo a FAB, o avião cargueiro fez um pouso, que já estava programando, na Base Aérea da Serra do Cachimbo, no sul do Pará. Antes de checar ao Haiti, o avião ainda fará uma escala em Boa Vista. O novo horário de decolagem passou para amanhã (23), às 8h, devido às restrições de horário para pouso em Porto Príncipe capital do Haiti. Partindo da Base Aérea de Brasília, o KC-390 decolou na manhã de hoje levando cerca de 7 toneladas de materiais e equipamentos de emergência, além de 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos do Ministério da Saúde. A missão tem por objetivo ajudar o Haiti a amenizar os problemas decorrentes de terremotos que atingiram o país desde o dia 14 de agosto, resultando em mais de 2 mil mortes e 10 mil feridos até o momento.

Confira o comunicado da FAB: “Uma aeronave KC-390 Millennium da Força Aérea Brasileira (FAB) decolou na manhã deste domingo (22), de Brasília (DF) com destino a Porto Príncipe, capital do Haiti. O pouso técnico na Base Aérea do Cachimbo, localizada no sul do Pará, ocorreu normalmente e já estava previsto originalmente na rota. Por uma questão técnica, houve a necessidade da troca por outra aeronave do mesmo tipo, realizando-se a transposição da carga e dos passageiros naquela localidade. A aeronave prossegue para Boa Vista (RR), ainda hoje, conforme previsto. Entretanto, a decolagem da FAB para o Haiti foi reprogramada para 8h (local) de segunda-feira (23) devido às restrições de disponibilidade de horários para pouso em Porto Príncipe”.

Prefeitura de Corumbá pede ajuda para combater incêndios no Pantanal

A prefeitura de Corumbá (MS) pediu ajuda aos governos federal e de Mato Grosso do Sul para combater as queimadas no Pantanal. Com o período de seca, os incêndios florestais aumentaram na região e estão se aproximando de áreas habitadas. Nos últimos dias, a cidade chegou a ficar encoberta pela fumaça das queimadas. Segundo o prefeito Marcelo Iunes, a seca deste ano está maior que em 2020. Ele também pediu ajuda da bancada de parlamentares do estado para que uma base do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (ibama) permaneça no município de forma permanente. “Pela legislação, a preservação do Pantanal é atribuição do estado e da União, mas não podemos e não vamos ficar de braços cruzados esperando uma solução. Precisamos de novo da união de todos, inclusive dos nossos deputados estaduais para evitar uma tragédia ainda maior na nossa natureza”, afirmou.

Porto Murtinho; Em Porto Murtinho (MS), também na região pantaneira, imagens postadas nas redes sociais pelo Corpo de Bombeiros mostram o trabalho de combate aos incêndios. Homens da corporação enfrentam altas temperaturas para apagar as chamas e evitar que o fogo se alastre ainda mais pela região.

Incêndio atinge área de parque estadual na região metropolitana de SP

Um incêndio atinge uma área de mata do Parque Estadual do Juquery, localizado entre as cidades de Franco da Rocha e Caieiras, na região metropolitana de São Paulo. O parque abrange 2 mil hectares de área, com vegetação de cerrado. De acordo com o Corpo de Bombeiros, quatro caminhões com água foram encaminhados para combater o fogo. Ainda não se sabe a área atingida pelas chamas e nem as causas do incêndio, mas um dos fatores pode ter sido o tempo seco predominante na região neste domingo (22).

Baixa unidade do ar: A tarde de hoje começou com sol forte e temperatura em ascensão na capital paulista. De acordo com as estações meteorológicas do Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura de São Paulo, os termômetros marcam 28°C em Perus, na zona norte e 27°C em São Mateus, na zona leste. A umidade relativa do ar nesses locais é de 28% e 31%, respectivamente. Com base no monitoramento feito pela equipe do CGE, às 11h30, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC), decretou estado de atenção por baixa umidade do ar em toda a capital paulista. Segundo a previsão dos meteorologistas do CGE, as próximas horas continuam com céu claro, sol forte e tempo estável, com a umidade permanecendo em declínio e a temperatura em elevação.

Comandante da PM incentiva ato pró-Bolsonaro e ataca o STF; Doria diz que militar será afastado

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), afastou o comandante da PM Aleksander Lacerda. Lacerda estava a frente do Comando de Policiamento do Interior (CPI) 7, em Sorocaba (SP). O governador afirmou para a CBN o afastamento do comandante. Segundo uma reportagem do Estado de São Paulo, o coronel da PM fez postagens em rede social em defesa de protesto a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e atacou o Supremo Tribunal Federal (STF). O regulamento da corporação proíbe policiais de participarem ou promoverem atos político-partidários.

Ainda conforme a reportagem, Aleksander atacou o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, por não dar prosseguimento no pedido de impeachment feito pelo presidente contra o ministro do STF Alexandre de Moraes. O governador de São Paulo, e o ex-deputado, e atual secretário estadual, Rodrigo Maia, também foram criticados pelo policial. “Aqui no estado de São Paulo não teremos manifestações de policiais militares na ativa de ordem política. São Paulo tem a melhor Polícia Militar do país, a mais bem treinada, a mais bem equipada. São Paulo tem orgulho da polícia ligar e do seus policiais e do seus colaboradores. E também do seu comando da Polícia Militar na figura do coronel Alencar. E nós aqui, conjuntamente, não admitiremos nenhuma postura de indisciplina como foi feita pelo Coronel Aleksander e agora ele está afastado da Polícia Militar a partir desta manhã”, disse o governador.

Governadores de todo o país se reúnem nesta segunda para debater defesa da democracia

Governadores de 23 estados e do Distrito Federal confirmaram presença em uma reunião nesta segunda-feira (23) para debater, entre outros pontos, a escalada da crise entre os poderes. Alguns governadores estarão presencialmente no Palácio do Buriti, sede do governo do Distrito Federal, mas a maioria vai participar por videoconferência. A reunião do Fórum Nacional de Governadores acontecerá três dias após o presidente Jair Bolsonaro pedir o impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF) . Também na sexta, a Polícia Federal deflagrou operação que investiga a incitação a atos violentos e ameaçadores contra a democracia.

Coordenador do fórum, o governador do Piauí, Wellington Dias (PT), afirmou ao G1 que inicialmente a agenda prioritária do encontro seria a pauta econômica, com destaque para a reforma tributária. Mas, em meio à tensão, o grupo aproveitará a reunião para marcar posição sobre o momento político. “O fórum já conseguiu, por meio de líderes estaduais da Câmara e do Senado, fazer crescer uma compreensão mais racional da conjuntura, e isso ajuda a criar um ambiente onde a gente possa dialogar com o Judiciário. Não é razoável é o rumo que o país está tomando”, afirmou Dias. Dos 27 governadores, apenas três não tinham confirmado presença até a tarde deste sábado (21): O governador do Paraná, Ratinho Jr (PSD); O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), e o governador do Tocantins, Mauro Carlesse (PSL).

Dez partidos repudiam pedido de impeachment contra Alexandre de Moraes

Após dez ex-ministros da Justiça e da Defesa divulgarem um manifesto em repúdio ao pedido do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) de impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), agora foi a vez de dez partidos políticos divulgarem também notas de repúdio à atitude do presidente.

Leia a íntegra da nota divulgada pelo PDT, PSB, Cidadania, PCdoB, PV, Rede e PT: Nota pública dos partidos políticos em solidariedade ao STF. Os partidos abaixo assinados reafirmam seu compromisso com a garantia da ordem democrática, a defesa das instituições republicanas e o respeito às leis e à Constituição Federal de 1988, que tem o Supremo Tribunal Federal (STF) como guardião. E se solidarizam com os ministros Alexandre de Moraes e Luís Roberto Barroso, alvos de uma campanha difamatória que chegou às raias da violência institucional com um inepto e infundado pedido de impeachment contra Moraes por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro.

São os ministros que lá estão os responsáveis por garantir os direitos e as liberdades fundamentais sem os quais nenhuma democracia representativa é possível. E eles devem ser protegidos em sua integridade física e moral. Não é com ações como essas que Bolsonaro se fará respeitar. No Estado de Direito, cabe recurso de decisões judiciais das quais se discorda, como bem destacou o próprio STF em nota cujos termos subscrevemos. Esgotadas as possibilidades recursais, as únicas atitudes possíveis são acatar e respeitar. Qualquer tentativa de escalada autoritária encontrará pronta resposta desses partidos. Não por outra razão, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), já deixou claro que não antevê “fundamentos técnicos, jurídicos e políticos” para impeachment de ministros do STF e alertou que não se renderá “a nenhum tipo de investida para desunir o Brasil”. Como registra Pacheco, os atores políticos devem concorrer para a pacificação nacional.

A República se sustenta em três Poderes independentes e harmônicos entre si. É preciso respeitar cada um deles em sua independência, sem intromissão, arroubos autoritários ou antidemocráticos. Há remédios constitucionais para todos os males da democracia. O Brasil vive um momento de grave crise econômica e sanitária. Em meio à tragédia da Covid, que já conta o maior número de mortos da história recente, a população enfrenta o desemprego, a inflação galopante e a fome, sob risco de um apagão energético e crescente desconfiança dos agentes econômicos. São esses os verdadeiros problemas que devem estar no foco de todos os homens públicos. E a eles só será possível responder dentro das regras democráticas, com diálogo institucional e convergência de propósitos. É o que a sociedade espera de nós. Assinam esta nota: Carlos Lupi – PDT; Carlos Siqueira – PSB; Roberto Freire – Cidadania; Luciana Santos – PCdoB; Luiz Penna – PV; Heloísa Helena e Wesley Diógenes – REDE Sustentabilidade; Gleisi Hoffmann – PT

Leia a íntegra da nota divulgada pelo DEM, PSDB e MDB:

A democracia é o único caminho a ser seguido. Mais uma vez, reafirmamos o nosso compromisso com a democracia, a independência e a harmonia entre os Poderes, e o nosso total respeito à Constituição Federal. Diante dos últimos acontecimentos, manifestamos nossa solidariedade ao ministro Alexandre de Moraes, alvo de injustificado pedido de impeachment – claramente revestido de caráter político – por parte do presidente da República, Jair Bolsonaro. É lamentável que em momento de tão grave crise socioeconômica, o Brasil ainda tenha que lidar com a instabilidade política e com o fantasma do autoritarismo. O momento exige sensibilidade, compromisso e entendimento entre as lideranças políticas, as instituições e os Poderes.

A pandemia causada pelo coronavírus trouxe reflexões preocupantes para o dia a dia do país, onde as incertezas geradas pela atuação do governo federal contribuem para o aumento dos índices de desemprego, com a alta da inflação, e com o crescimento da fome. Acreditamos que apenas o diálogo será capaz de guiar esse percurso em busca de soluções para as crises econômica, de saúde, e social que assolam o país. E para isso, é imprescindível que as instituições tenham capacidade de exercer suas funções com total liberdade e isenção. Essa é a garantia que o país precisa para seguir fortalecendo sua democracia e os anseios da nação. ACM Neto (DEM), Baleia Rossi (MDB) e Bruno Araújo (PSDB).

Começou ontem (22), o alargamento da faixa de areia da Praia Central em Balneário Camboriú

Uma obra gigantesca, de R$ 66,8 milhões, que fará com que a Praia Central de Balneário Camboriú, no litoral de Santa Catarina, volte a ter as mesmas características dos anos 1960. Começou neste domingo (22) o transporte da areia para obra de recuperação da faixa de areia da praia, que passará dos atuais 25 metros, em média, para 70 metros. “É uma obra que vai permitir, além da proteção da orla contra o avanço das marés, a criação de espaços privilegiados para os moradores e os visitantes. Espaços ao ar livre para esporte, lazer, uma nova ciclovia, paisagismo diferenciado, enfim, equipamentos que, no projeto de reurbanização que está sendo feito, vão transformar e renovar a Praia Central, o principal cartão-postal de Balneário Camboriú”, pontua o prefeito Fabrício Oliveira.

Obra em números: Volume de areia estimado: 2, 155 milhões de metros cúbicos. Média de metragem de largura da praia: 70 metros, atualmente tem 25m em média. Tamanho da Praia Central: 5,8 km. Areia a ser utilizada: jazida a 15 km da costa. Prazo previsto da obra: de seis a sete meses. Dinheiro investido: R$ 66,8 milhões garantidos por meio de empréstimo do Banco do Brasil.

Reino Unido convoca reunião do G7 para discutir crise no Afeganistão

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, disse ter convocado para a próxima terça-feira uma reunião virtual dos líderes do G7 para discutir a crise no Afeganistão e pediu aos governos que encontrem maneiras de evitar que as condições piorem. Militantes do Talibã tomaram o controle de Cabul no fim de semana passado, o que fez com que civis e aliados militares afegãos fugissem do país em busca de segurança. Muitos temem um retorno à interpretação austera da lei islâmica imposta durante o regime anterior do Talibã, que terminou há 20 anos. Os governos ocidentais estão discutindo como lidar com a situação em Cabul, onde milhares de civis desesperados para fugir tentam invadir o aeroporto.

“É vital que a comunidade internacional trabalhe em conjunto para garantir retiradas seguras, evitar uma crise humanitária e apoiar o povo afegão para garantir direitos conquistados nos últimos 20 anos”, disse Johnson no Twitter neste domingo. O Reino Unido detém a liderança rotativa do G7, que também inclui Estados Unidos, Itália, França, Alemanha, Japão e Canadá. O presidente dos EUA, Joe Biden, sob fogo cerrado dentro do país e no exterior após comandar a retirada das forças norte-americanas do Afeganistão, vai se reunir virtualmente com os líderes do G7 para coordenar políticas, discutir esforços de evacuação e assistência humanitária, disse a secretária de imprensa da Casa Branca, Jen Psaki, neste domingo. A reunião terá como base as ligações que Biden fez nesta semana para Johnson, Angela Merkel, Emmanuel Macron e o primeiro-ministro italiano Mario Draghi.

Ao menos 7 morrem após passagem de furacão no México

Pelo menos sete pessoas morreram depois que o furacão Grace passou pelo México, disse neste sábado o governador do Estado de Veracruz, Cuitláhuac García. Depois de atingir o leste do México com chuvas torrenciais e ventos fortes, Grace foi rebaixado na manhã de sábado para tempestade tropical, disseram as autoridades, embora ainda descarregando precipitações volumosas em vários Estados do país. O Grace, uma das tempestades mais fortes a atingir a costa do Golfo do México em anos, tocou a terra como um potente furacão de categoria 3 em Veracruz, causando quedas de energia e derrubada de árvores. Depois de entrar no país, foi rebaixado para a categoria 1. “Grace enfraqueceu rapidamente em terra, mas ainda assim causa chuvas muito fortes e inundações em partes do centro-leste do México”, disse o NHC, órgão nacional dos EUA. Meio milhão de clientes ficaram sem eletricidade após a passagem de Grace nos Estados do centro-oeste de Veracruz, Hidalgo, Puebla e San Luis Potosí, informou a comissão de eletricidade federal.

As autoridades locais exortaram a população a ficar em suas casas ou em abrigos montados em lugares altos, à medida que a tempestade se aproximava da área metropolitana de Valle de México, formado pela capital e dezenas de municípios que abrigam mais de 22 milhões de habitantes. As notas reafirmam o compromisso com a manutenção da democracia e classificam o pedido do presidente, protocolado no Senado, como algo “claramente revestido de caráter político”. Os dez partidos reúnem 43 dos 81 senadores com mandatos vigentes, incluindo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG). Um dos textos é assinado pelo PDT, PSB, Cidadania, PCdoB, PV, Rede e PT. A outra nota é assinada por MDB, DEM e PSDB. Em ambos os textos, os partidos destacam que os verdadeiros problemas do Brasil são a crise econômica, o desemprego, a inflação e, obviamente, a pandemia do Covid-19.

FUTEBOL – BRASILEIRÃO – SÉRIE A

A décima-sétima rodada do Brasileirão foi acirrada. Confira os resultados:

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495