Saúde autoriza liberação de estoque de vacinas para primeira dose

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, autorizou a utilização imediata de todas as vacinas contra a covid-19 que foram entregues aos estados e municípios. Inicialmente, a orientação do Ministério da Saúde foi pela manutenção de estoques para aplicação da segunda dose dos imunizantes, mas, diante da confirmação de entregas semanais pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e pelo Instituto Butantan, a medida foi tomada para ampliar o número de vacinados em todo o país.

A recomendação também vale para as 5 milhões de doses que serão entregues neste final de semana pelos dois órgãos. Segundo a pasta, a liberação das doses que seriam mantidas em estoque estava em estudo há duas semanas e foi implementada após o aceleramento da produção nas duas instituições brasileiras com a chegada de Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) importado.

“Com a liberação para aplicação de imediato de todo o estoque de vacinas guardadas nas secretarias municipais, vamos conseguir dobrar a aplicação esta semana, imunizando uma grande quantidade da população brasileira, salvando e protegendo mais vidas” disse o ministro.

Em carta, centenas de economistas pedem vacinação e medidas de distanciamento social para combater a pandemia

Centenas de economistas, entre eles ex-ministros da Fazenda e ex-presidentes do Banco Central, como Armínio Fraga, Pedro Malan, Ilan Goldfajn e Afonso Celso Pastore, assinam uma carta de alerta sobre o agravamento da pandemia no Brasil e cobram vacinação e distanciamento social como medidas de combate à Covid-19. A informação sobre a carta foi publicada pelo colunista do jornal O Globo Merval Pereira. O documento será entregue a representantes dos Três Poderes. O documento “O País exige respeito; a vida necessita da ciência e do bom governo carta aberta à sociedade referente a medidas de combate à pandemia” lembra que o Brasil é, hoje, o epicentro mundial da Covid-19 e reforça a necessidade de que as políticas públicas se baseiem em evidências cientificas.

“Estamos no limiar de uma fase explosiva da pandemia e é fundamental que a partir de agora as políticas públicas sejam alicerçadas em dados, informações confiáveis e evidência científica. Não há mais tempo para perder em debates estéreis e notícias falsas”, afirmam. A carta cita dados econômicos como a contração do Produto Interno Bruto (PIB) de 2020 e a elevada taxa de desemprego e afirma que a situação só será superada com o controle da doença.

“Esta recessão, assim como suas consequências sociais nefastas, foi causada pela pandemia e não será superada enquanto a pandemia não for controlada por uma atuação competente do governo federal”. Os economistas que assinam a carta afirmam que a saída da crise requer vacinação em massa e que infelizmente o Brasil está atrasado. O documento também cobra o reforço urgente de medias de distanciamento social enquanto se busca aumentar o número de doses de vacina disponíveis e pedem o incentivo ao uso de máscaras. Nas últimas semanas membros da equipe econômica, chefiada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, vêm defendendo a vacinação em massa como saída para a retomada da economia.

Auxílio emergencial: A carta reforça que medidas como auxilio emergencial se fazem necessária” “Em paralelo, não devemos adiar mais o encaminhamento de uma reforma no sistema de proteção social, visando aprimorar a atual rede de assistência social e prover seguro aos informais”. O documento também a necessidade de outras medidas de apoio às pequenas e médias empresas. Na quinta-feira (18) o governo enviou ao Congresso Nacional a medida provisória com as regras para o pagamento da nova rodada do auxílio emergencial. A MP, segundo o governo, permitirá que 45,6 milhões de famílias sejam contempladas na nova rodada do auxílio. O texto define que:

  • a nova rodada terá quatro parcelas;
  • a primeira parcela será paga em abril;
  • o valor de cada parcela vai variar de R$ 150 a R$ 375, de acordo com a composição de cada família.

Vacina de Oxford tem 79% de eficácia contra casos sintomáticos de Covid-19, apontam testes nos EUA, no Chile e no Peru

A vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pela farmacêutica AstraZeneca teve 79% de eficácia na prevenção de casos sintomáticos da doença, anunciaram a empresa e a universidade nesta segunda-feira (22). Entre participantes com mais de 85 anos, a eficácia foi de 80%. A vacina também se mostrou segura e teve 100% de eficácia contra casos graves e contra aqueles que necessitam de hospitalização dos pacientes.

Os dados significam que, nos testes, a vacina conseguiu reduzir em 79% a proporção de casos sintomáticos que ocorreriam se as pessoas não tivessem sido vacinadas. Da mesma forma, significa que conseguiu evitar todos os casos graves da doença, além de hospitalizações no grupo vacinado que ocorreriam se as pessoas não tivessem sido vacinadas.

Os testes, de fase 3, foram feitos com 32.449 voluntários nos Estados Unidos, no Chile e no Peru. Na fase 3, os cientistas analisam a segurança e a eficácia de uma vacina em larga escala, normalmente com milhares de voluntários. A vacina de Oxford é dada em duas doses. Nesses testes, elas foram aplicadas com 4 semanas de diferença, mas outros ensaios, anteriores, mostram que, se as doses forem dadas com um intervalo de até 12 semanas, a eficácia da vacina pode ser ainda maior. Esse intervalo de 12 semanas é o que está sendo feito na vacinação no Brasil.

Governo do Rio estuda antecipar feriados de abril para fim de março

O Governo do Estado do Rio de Janeiro estuda antecipar os feriados de abril para março, com o objetivo de reduzir a circulação de pessoas e prevenir o aumento de casos, internações e óbitos por covid-19. A proposta prevê criar um feriado prolongado entre 26 de março e 4 de abril. Além dos feriados de Tiradentes (21 de abril) e da Semana Santa, seria antecipado também o feriado estadual do Dia de São Jorge, comemorado em 23 de abril. A ideia foi discutida ontem (20) pelo governador em exercício, Claudio Castro, com representantes de empresários de diversos setores, como o comércio, a indústria e o turismo. Também participaram do encontro secretários estaduais da Casa Civil e Governo, os deputados federais Dr. Luizinho e Hugo Leal e os deputados estaduais Marcio Pacheco (líder do Governo), Rodrigo Amorim e Léo Vieira.

Representaram os empresários na reunião o presidente da Fecomércio, Antonio Florencio de Queiroz Junior; a presidente da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Ângela Costa; o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis, Paulo Michel; o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Pedro Hermeto; o presidente da Associação dos Supermercados do Rio, Pedro Paulo; e o presidente do MetrôRio, Guilherme Ramalho. Estiveram presentes ainda representantes da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), da Supervia, da Fetranspor, do Sindicato dos Bares e Restaurantes do Rio, da Associação de Empresas de Eventos, da Apresenta Rio e da Multiplan. Na manhã deste domingo, o assunto será tratado entre o governador e os prefeitos do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, e de Niterói, Axel Grael, em uma reunião no Palácio das Laranjeiras.

Colapso do sistema de saúde: A taxa de ocupação das unidades de terapia intensiva (UTIs) para pacientes com covid-19 no Sistema Único de Saúde tem crescido de forma consistente no estado do Rio de Janeiro. No último boletim do Observatório Covid-19 da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), de 16 de março, a taxa estava em 79% e, segundo a atualização de ontem do painel estadual de monitoramento da pandemia, esse percentual já chegou a 85,5%. Na capital, a situação é ainda pior, com 93% dos leitos de UTI ocupados. Qualquer percentual acima de 80% é considerado na zona de alerta crítico pela Fiocruz. A fundação recomendou, na semana passada, medidas para reduzir a circulação de pessoas e promover o distanciamento social em todo o território nacional, com o objetivo de conter o que se considera o maior colapso sanitário e hospitalar da história do Brasil, já que 24 estados e o Distrito Federal haviam superado os 80% de ocupação de leitos na última quarta-feira.

Vacinas: A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro prevê realizar amanhã a maior entrega de vacinas contra covid-19 aos municípios desde o início da imunização no estado. Serão distribuídas 759,1 mil doses da vacina CoronaVac (618,2 mil para a primeira dose e 130,9 mil para a segunda dose) e 10 mil doses da vacina Covishield, da Oxford/AstraZeneca. Desde o início da vacinação, o estado do Rio de Janeiro já recebeu 2.716.120 de doses de vacinas, sendo 2.425.120 da CoronaVac e 391 mil da Covishield. Do total de imunizantes recebidos pelo estado do Rio de Janeiro, 1.869.210 haviam sido distribuídos às cidades fluminenses até quarta-feira.

Até as 9h de hoje (21), 850 mil pessoas receberam ao menos a primeira dose de uma das duas vacinas contra covid-19, segundo o Vacinômetro do governo estadual. A segunda dose já foi aplicada em 294 mil pessoas. De acordo com o painel Monitora Covid-19, da Fundação Oswaldo Cruz, o número de pessoas vacinadas com a primeira dose corresponde a 6,29% da população fluminense, sendo 2,18% o percentual de pessoas que receberam também a segunda dose.

SC: Estado tem todas as regiões no nível gravíssimo de acordo a Matriz de Risco atualizada.

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado, 20, os dados da Matriz de Risco Potencial em relação ao novo coronavírus. O mapa aponta que todas as regiões catarinenses permanecem em nível gravíssimo (cor vermelha) pela quarta semana seguida.

>>> Matriz completa neste link 

Das 16 regiões, apenas a região do Extremo Sul continua com nota máxima em todos os quesitos analisados. As outras regiões apresentaram uma redução, principalmente, no índice de transmissibilidade. “Isso não quer dizer que tenhamos chegado à diminuição na curva, pois os leitos ainda estão em situação gravíssima no Estado. Quer dizer que há uma estabilização. Se isso vai aumentar ou diminuir na próxima semana depende do nosso comportamento também perante o contágio”, reforçou a cientista de dados Bianca Vieira.

O Governo de Santa Catarina segue atuando na gestão contra a pandemia – com a ativação de novos leitos e a criação de Centro Integrados de Ações contra o Coronavírus nas macrorregiões do Estado, como no Oeste e Grande Florianópolis.

Brasil registra 12 milhões de casos de covid-19

O Brasil registrou 11.998.233 casos confirmados de covid-19 desde o início da pandemia, segundo o boletim epidemiológico divulgado neste domingo (21) pelo Ministério da Saúde. Em 24 horas, foram registrados 47.774 novos casos. Foram registrados 10.449.933 casos de pessoas que se recuperaram da doença. O número de mortes, segundo o boletim, foi de 284.042, com 1.290 óbitos registrados em 24 horas. Há ainda 1.254.258 casos em acompanhamento.

Boletim epidemiológico 21.03.2021

Normalmente, os casos são menores aos domingos e segundas-feiras em função da dificuldade de alimentação pelas secretarias estaduais de Saúde. Já às terças-feiras, eles podem subir mais em função da atualização dos registros acumulados.

O estado de São Paulo lidera em número de casos e de mortes, com 2.306.326 e 67.558, respectivamente. No número de casos, o segundo e terceiro lugares são ocupados por Minas Gerais (1.033.562) e Paraná (796.589). Os estados com menos casos são Acre (65.446), Roraima (87.554) e Amapá (92.010). Entre o número de mortes, Rio de Janeiro (35.131) e Minas Gerais (22.007) estão em segundo e terceiro lugar. Os estados com menor número de óbitos são Acre (1.181), Amapá (1.222) e Roraima (1.281).

SC: Estado confirma 764.299 casos, 720.386 recuperados e 9.539 mortes

Santa Catarina chegou a 764.299 casos confirmados de Covid-19, sendo que 720.386 se recuperaram e 34.374 estão em acompanhamento. O número foi divulgado neste domingo, 21. Até esta data, 9.539 óbitos foram causados pelo coronavírus. A taxa de letalidade atual é de 1,25%.

Em comparação com o dia anterior, há 68 óbitos a mais. Registrou-se uma alta de 3.103 na quantidade de confirmados. Já a estimativa de recuperados aumentou 3.341. Registrou-se uma diminuição de 306 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 21
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Há casos confirmados em todos os 295 municípios catarinenses, e há 287 com pelo menos um óbito. Estima-se que haja casos ativos em 293. O local com a maior quantidade de pessoas que já contraíram Covid-19 é Joinville, que registra 73.994 casos. Em seguida, estão Florianópolis (66.719), Blumenau (39.793), Chapecó (30.214), São José (29.256), Criciúma (26.009), Palhoça (23.095), Balneário Camboriú (20.321), Itajaí (19.518) e Brusque (19.497).

SC: Com mutirão no fim de semana, Estado acelera imunização contra a Covid-19 

Fotos: Doia Cercal / Secom

A Secretaria de Estado da Saúde convocou os municípios catarinenses e a resposta foi imediata: um verdadeiro mutirão de vacinação contra a Covid-19 foi realizado em todas as regiões. Durante a semana, o secretário André Motta Ribeiro fez um apelo para que as secretarias municipais de Saúde imunizassem o maior número de catarinenses. Milhares de idosos a partir dos 75 anos foram vacinados.

“É fundamental o comprometimento dos municípios. Para nossa alegria todos aderiram, mobilizaram equipes e aplicaram milhares de doses que estavam represadas”, ressaltou o secretário de estado da Saúde, André Motta Ribeiro, que anunciou também a liberação do Ministério da Saúde para que os lotes encaminhados sejam usados integralmente na aplicação da primeira dose.

No sábado e domingo, 20 e 21 de março, as secretarias municipais de Saúde promoveram diferentes estratégias de vacinação para acelerar a aplicação das doses na população de idosos com 75 anos ou mais. Algumas ativaram postos de vacinação em sistema drive-thru, outras abriram postos de saúde ou viabilizaram a aplicação da vacina em locais de fácil acesso. Dona Solenir Faustino Brusque foi vacinada no município de Palhoça. E conta que não via a hora de poder tomar a vacina contra a Covid-19. “Como eu estava esperando este momento”, comentou, aliviada.

Assim como ela, milhares de idosos catarinenses puderam ser vacinados contra a Covid-19. Conforme balanço preliminar, em São José, outro município da Grande Florianópolis, foram aplicadas 2.781 doses da vacina contra a Covid-19, apenas no sábado. Na Capital, 3.498 doses foram aplicadas. No município de Canoinhas, no Planalto Norte, foram outras 1.000 doses em apenas um dia e, em Palhoça, 1.149 doses. Em Chapecó, foram informadas a aplicação de 1.860 doses no sábado e em Tubarão 1.839. O balanço completo da vacinação do fim de semana será divulgado na tarde desta segunda-feira, 22.

De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive), a ação só foi possível por conta da união de esforços e porque o Estado conseguiu encaminhar, na última sexta, 19, mais 73.700 doses da vacina Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan, para o abastecimento de todos os municípios.

Novas doses

A distribuição das doses de vacina continuará acelerada em Santa Catarina. Nesta segunda-feira, 22, a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, com o apoio das forças de segurança e salvamento, começa a distribuição das 146.750 novas doses da vacina contra a Covid-19 que chegaram ao estado no último sábado, 20. Desta vez, serão distribuídas 5.750 doses da AstraZeneca/Fiocruz e 141 mil doses da Coronavac/Butantan.

Às 7h, o avião do Corpo de Bombeiros Militar decola de Florianópolis com as doses que vão abastecer as centrais de Lages, Joaçaba, Videira, Chapecó, São Miguel do Oeste, Xanxerê e Concórdia. No mesmo horário, o veículo da Dive segue com as doses da regional de Rio do Sul. A partir das 8h, as regionais de Joinville, Grande Florianópolis, Criciúma, Blumenau e Itajaí retiram as vacinas na Central Estadual. Sendo que Joinvile ficará responsável pelas doses de Jaraguá do Sul e Mafra e Criciúma pelas doses de Tubarão e Araranguá. Todos os veículos serão escoltados pela Polícia Militar. “Conseguiremos, mais uma vez, distribuir as doses da vacina em tempo recorde. Isso só está sendo possível porque o Governo do Estado e os municípios agiram de forma integrada na aceleração da Campanha de Vacinação contra a Covid-19”, ressalta João Augusto Brancher Fuck, diretor da Dive.

A maior parte das doses da AstraZeneca/Fiocruz serão destinadas à vacinação dos povos e comunidades tradicionais ribeirinhas e quilombolas. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), essa população será contemplada com a vacina produzida pela Fiocruz, pois o intervalo de aplicação entre a primeira e a segunda dose é de 12 semanas (3 meses), o que facilita o cumprimento do esquema vacinal, tendo em vista que o acesso a essas comunidades pode demandar um pouco mais de tempo e planejamento.

As demais doses, 141 mil (Coronavac/Butantan) e 900 (AstraZeneca/Fiocruz), serão destinadas integralmente à vacinação dos idosos acima de 70 anos e dos trabalhadores da saúde. Desta vez, também seguindo recomendação do MS, o estado fará a distribuição de 100% das doses recebidas da AstraZeneca/Fiocruz e Coronavac/Butantan para aplicação da primeira dose (D1), pois há garantia de nova remessa de doses, no prazo adequado para que o esquema vacinal seja finalizado.

Paraná confirma 2.139 casos da Covid-19. Estado já aplicou 745.046 doses da vacina

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (21) 2.139 casos confirmados e 53 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 791.390 casos confirmados e 14.779 mortos em decorrência da doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de março (2.079, com casos retroativos), fevereiro (11) e janeiro (05) de 2021 e dos seguintes meses de 2020: março (1), junho (1), julho (2), novembro (4) e dezembro (36).

VACINA – O Paraná já aplicou 745.046 doses, sendo 553.135 da primeira dose e 191.911da segunda dose até o final da manhã de sexta-feira (19). Portanto, 553.135 paranaenses já foram vacinados.

Clique aqui. 

INTERNADOS – 2.833 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados. São 2.258 pacientes em leitos SUS (906 em UTI e 1.352 em leitos clínicos/enfermaria) e 575 em leitos da rede particular (286 em UTI e 289 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 2.627 pacientes internados, 848 em leitos UTI e 1.779 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos.

MORTES – A secretaria estadual informa a morte de mais 53 pacientes. São 24 mulheres e 29 homens, com idades que variam de 27 a 93 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 27 de fevereiro a 21 de março de 2021. Os pacientes que morreram residiam em Foz do Iguaçu (8), Cascavel (7), Guarapuava (4), Pato Branco (4), Carambeí (3), Castro (2), Irati (2), Mandirituba (2), Tapejara (2) e Umuarama (2)

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Bandeirantes, Carlópolis, Colorado, Coronel Vivida, Guaíra, Guaratuba, Jandaia do Sul, Mangueirinha, Nova Fátima, Paula Freitas, Rio Bonito do Iguaçu, São Jorge D’Oeste, Telêmaco Borba, Ubiratã, União da Vitória, Vitorino e Wenceslau Braz. O monitoramento registra 5.199  casos de residentes de fora, 114  pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Indígenas se mobilizam contra notícias falsas sobre covid-19

Aldeias indígenas de todo país têm se mobilizado contra a propagação de notícias falsas em relação à segurança das vacinas contra a covid-19. No Amazonas, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) desenvolveu um material informativo para conscientizar a população indígena e reforçar a mensagem de que a vacinação salva vidas.

Ao todo, seis áudios produzidos pela organização alertam sobre a disseminação de informações falsas e explicam de forma simples e rápida como as vacinas funcionam, destacando que, antes de serem disponibilizadas à população, elas passaram por uma série de testes minuciosos e extremamente cuidadosos, para que chegassem até as pessoas de forma a garantir uma imunização segura. Ao final de cada informativo, um convite: faça sua parte, tome a vacina, proteja a si mesmo e toda a comunidade. A ideia é estimular o compartilhamento dos áudios para o máximo de “parentes” indígenas por meio dos aplicativos de mensagens.

Após atraso inicial, nanossatélite brasileiro é lançado com sucesso

Após ter o lançamento adiado por 24 horas em decorrência de uma falha técnica, o nanossatélite brasileiro NanoSatC-Br2 foi lançado com sucesso nesta segunda-feira (22), às 3h07, a partir do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão. A desacoplagem do foguete Soyuz-2.1A – que leva no total 38 satélites, sendo o maior da Coreia do Sul – deve acontecer por volta de 7h (horário de Brasília).

Atraso por falha: Segundo informou a agência espacial russa Roscosmos – responsável pela missão -, uma avaria no foguete Soyuz que transportava 38 satélites, entre eles o brasileiro, foi identificada pelo corpo técnico do cosmódromo momentos antes do lançamento, na madrugada de sábado (20). “Esses atrasos são muito comuns. Anomalias climáticas ou outros eventos que podem influenciar no lançamento estão sempre sendo monitorados. É uma pena, mas o processo todo requer muita segurança”, afirmou Michele Melo, assessora de Inteligência da Agência Espacial Brasileira (AEB), durante o programa especial da TV Brasil sobre o lançamento adiado. Na ocasião, o ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, frisou a importância das medidas e checagens de segurança durante as missões. “Segurança em primeiro lugar, sempre!”, afirmou o ministro.

OMS: câncer de mama supera o de pulmão e já é o mais comum no mundo

O número de novos casos de câncer de mama em 2020 representou 11,7% do total de todos os diagnósticos da doença no ano e superou o câncer de pulmão, que até então afetava o maior número de pessoas. No entanto, o câncer de pulmão continua a ser maior causa de mortes. De acordo com a Agência Internacional para a Investigação do Câncer, da Organização Mundial da Saúde (OMS), em 2020 foram diagnosticados mais de 2,2 milhões casos de câncer de mama, 11,7% do total, sendo o que mais pessoas atinge no mundo.

A diferença para o câncer de pulmão – que era o mais diagnosticado – não é muita, segundo a agência. Com 11,4% do total, o câncer de pulmão é o segundo mais encontrado, mas continua a ser aquele que mais pessoas mata. Em 2020 foi responsável pela morte de quase 1,8 milhão de pessoas, 18% do total de mortes por câncer. E se o da mama foi o mais diagnosticado em 2020, é apenas o quinto na lista dos que mais matam, depois do pulmão, colorretal, fígado e estômago.

Uma das razões para que o câncer de mama tenha se tornado de maior incidência pode estar relacionado, dizem os especialistas, a fatores sociais como o envelhecimento da população, a maternidade cada vez mais tardia ou outras situações como a obesidade, o sedentarismo, consumo de álcool ou dietas inadequadas. Essas informações foram dadas ao jornal El País pelo médico Álvaro Rodriguez-Lescure, presidente da Sociedade Espanhola de Oncologia. De acordo com os dados da OMS, é possível verificar que o câncer de próstata foi, no ano passado, o terceiro mais diagnosticado. A doença é, no entanto, a oitava em relação ao número de mortes. No ano passado perderam a vida com câncer de próstata 370 mil pessoas.

Inundações na Austrália desalojam 18 mil pessoas

As autoridades australianas informaram que cerca de 18 mil pessoas foram retiradas de suas casas nos últimos dias, devido às inundações registradas na costa leste do país, consideradas as piores em mais de cinco décadas. Pelo menos 15 mil pessoas foram retiradas da costa norte-central da Nova Gales do Sul, enquanto 3 mil vivem em bairros na parte ocidental de Sidney, disse a chefe do governo do estado da Nova Gales do Sul, Gladys Berejiklian. Muitas das áreas inundadas no auge da pandemia da covid-19 tinham sido também afetadas pelos incêndios florestais em 2019 e 2020, bem como por uma seca severa.

“Não conheço nenhum momento da história do nosso estado em que tenhamos tido este tipo de clima extremo em tão rápida sucessão de tempo e no meio de uma pandemia”, disse Berejiklian aos jornalistas. “Estamos nos preparando para uma semana muito difícil”, acrescentou a governante de Nova Gales do Sull, o estado mais populoso da Austrália, observando que até agora não foram relatadas mortes ou ferimentos graves. No fim de semana, as autoridades australianas declararam 38 localidades, incluindo vários bairros da parte ocidental de Sydney, como zonas de catástrofe natural, após chuvas torrenciais que inundaram estradas e casas.

As inundações também afetaram o transporte urbano, causaram a suspensão das aulas em cerca de 200 escolas e isolaram algumas localidades na costa norte-central da Nova Gales do Sul. O governo australiano não excluiu a utilização de soldados do Exército, se os governos regionais solicitarem. “Temos helicópteros prontos e apoio para operações de busca e salvamento”, disse o primeiro-ministro australiano, Scott Morrison, à estação de rádio 2GB, lembrando que o governo dará assistência financeira às pessoas afetadas pela catástrofe.

Internacional vira líder do Gaúcho com vitória sobre Novo Hamburgo

Com um gol do atacante Marcos Guilherme, o Internacional derrotou o Novo Hamburgo por 1 a 0, no estádio do Vale neste domingo (21), para assumir a liderança do Campeonato Gaúcho. O próximo compromisso do Colorado na competição será na quarta-feira (24), quando mede forças com o Caxias no Beira-Rio. No mesmo dia o Novo Hamburgo recebe o Brasil de Pelotas no estádio do Vale.

Outro jogos da rodada:

Domingo (21)
Pelotas 1 x 1 São Luiz
Caxias 2 x 1 Esportivo

Botafogo e Vasco empatam em clássico em São Januário

Botafogo e Vasco fizeram um jogo muito igual, neste domingo (21) no estádio de São Januário, que terminou com empate por 1 a 1. O clássico valeu pela 4ª rodada da Taça Guanabara do Campeonato Carioca.

Vitória do Madureira

Quem venceu neste domingo na competição foi o Madureira. Em partida realizada no estádio de Conselheiro Galvão, o Tricolor Suburbano superou a Portuguesa por 1 a 0, gol do atacante Luiz Paulo.

Com gols de Perotti, Chapecoense vence e continua líder do Catarinense

A Chapecoense derrotou o Juventus-SC por 2 a 0 na Arena Condá, neste domingo (21), em jogo válido pela 4ª rodada do Campeonato Catarinense, que começou no último sábado e que marcou a retomada da competição após interrupção causada pelo avanço do novo coronavírus (covid-19) em Santa Catarina.

Empate no Orlando Scarpelli

No clássico da rodada, Figueirense e Criciúma empataram sem gols no estádio Orlando Scarpelli. Com a igualdade sem gols na partida realizada em Florianópolis, o Figueira terminou a rodada na 7ª posição com cinco pontos conquistados, e o Tigre ficou na 11ª posição com apenas dois pontos.

Outros resultados da rodada:

Sábado (20)
Hercílio Luz 1 x 0 Marcílio Dias
Próspera 2 x 0 Metropolitano
Joinville 1 x 1 Concórdia AC

Domingo (21)
Brusque 2 x 0 Avaí

América-MG supera Cruzeiro e assume vice-liderança do Mineiro

O América-MG derrotou o Cruzeiro por 1 a 0 na tarde deste domingo (21) e assumiu a vice-liderança (com 12 pontos) do Campeonato Mineiro. Na partida realizada no estádio Independência, o lateral Joseph fez o gol da vitória.

Continuidade do Mineiro

Na próxima segunda-feira (22) acontece uma reunião para definir a continuidade, ou não, da competição em meio ao avanço da pandemia do novo coronavírus (covid-19) no Estado de Minas Gerais.

Ferroviária conquista bicampeonato da Libertadores Feminina

A Ferroviária fez história na noite deste domingo (21), pois derrotou o America de Cali (Colômbia) por 2 a 1 e garantiu o título da Libertadores Feminina. Com a vitória no estádio José Amalfitani, casa do Vélez Sarsfield, em Buenos Aires, a Ferrinha conquistou o segundo título continental de sua história (o primeiro foi em 2015). Além disso, o título da Ferroviária aumentou ainda mais o domínio do Brasil na Libertadores Feminina. Em 12 edições, são nove títulos de equipes brasileiras. Um grande personagem desta conquista é a técnica Lindsay Camila, pois, neste domingo, ela se tornou a primeira mulher a vencer a competição continental no papel de treinadora.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.