Confiança da indústria cresce 15,2 pontos na prévia de junho, diz FGV

O Índice de Confiança da Indústria, divulgado pela Fundação Getulio Vargas (FGV), teve um aumento de 15,2 pontos na prévia de junho deste ano, em comparação com o dado consolidado de maio deste ano. Com o resultado, o indicador atingiu 76,6 pontos, em uma escala de zero a 200 pontos. Caso a prévia se confirme no resultado consolidado de junho, essa será a maior alta mensal da história da pesquisa. O avanço da confiança em junho é resultado da melhora da avaliação dos empresários em relação ao presente e, principalmente, da confiança para os próximos três e seis meses. Segundo a FGV, o Índice de Expectativas, que mede a confiança no futuro, teve crescimento de 20,6 pontos, para 75,5 pontos, recuperando nos últimos dois meses mais da metade da queda observada em abril. O Índice de Situação Atual, que mede a confiança no presente, cresceu 9,2 pontos, para 77,8 pontos, o equivalente a um terço da perda de abril. O Nível de Utilização da Capacidade Instalada da Indústria (Nuci) teve crescimento de 5,9 pontos percentuais e chegou a 66,2%.

Auxílio Emergencial: Caixa paga 3ª parcela a 1,9 milhão de beneficiários do Bolsa Família com NIS final 4 nesta segunda

A Caixa Econômica Federal (CEF) paga nesta segunda-feira (22) a terceira parcela do Auxílio Emergencial para 1,9 milhão beneficiários do Bolsa Família qualificados no programa, cujo número do NIS termina em 4. Os pagamentos para esse grupo são feitos da mesma forma que o Bolsa. Para os demais trabalhadores aprovados no programa, as datas de pagamento da terceira parcela do benefício seguem indefinidas. O segundo e terceiro lotes de aprovados que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa, e que receberam a primeira parcela do Auxílio Emergencial após 30 de abril, o pagamento da segunda parcela também não foi definido. Ainda segundo a Caixa, foram processados pela Dataprev 106,3 milhões de cadastros, dos quais 64,1 milhões foram considerados elegíveis destes, 19,2 milhões de beneficiários do Bolsa Família, 10,5 milhões do Cadastro Único e 34,4 milhões de trabalhadores que se inscreveram por meio do site e do aplicativo do programa.

INSS prorroga atendimento remoto até 10 de julho

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) prorrogou até o dia 10 de julho o atendimento remoto aos seus segurados e beneficiários em razão da pandemia da covid-19. A portaria, que normatiza a prorrogação, foi publicada hoje (22) no Diário Oficial da União, e prevê o retorno gradual do atendimento presencial nas agências no dia 13 de julho. Com a reabertura, serão priorizados, nesta primeira fase, serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional. Segundo o INSS, o retorno destes serviços visa dar celeridade aos processos, uma vez que precisam essencialmente do atendimento presencial. Para isso, o segurado deve realizar o agendamento pelo site ou aplicativo do Meu INSS ou pelo telefone 135. “Segurados sem agendamento não serão atendidos nas agências, para evitar aglomerações, conforme determinações do Ministério da Saúde”, destacou o INSS, em comunicado. Os serviços que não estarão disponíveis de forma presencial neste primeiro momento continuam pelos canais remotos (Meu INSS e telefone 135).

Wassef não é mais advogado de Flávio Bolsonaro

Frederick Wassef não é mais advogado do senador Flávio Bolsonaro (Republicanos-RJ). Segundo Flávio, a decisão foi de Wassef e ocorreu contra sua vontade. “A lealdade e a competência do advogado Frederick Wassef são ímpares e insubstituíveis. Contudo, por decisão dele e contra a minha vontade, acreditando que está sendo usado para prejudicar a mim e ao Presidente Bolsonaro, deixa a causa mesmo ciente de que nada fez de errado”, escreveu o parlamentar em rede social neste domingo (21).

Wassef: Afirmar que Queiroz residia na minha casa é uma mentira

O advogado da família de Jair Bolsonaro, Frederick Wassef, proprietário da casa onde Fabrício Queiroz, ex-assessor de Flávio Bolsonaro, foi preso na ultima quinta-feira (18), negou em entrevista à rede de televisão CNN na noite deste domingo, 21, que estivesse escondendo Queiróz. “Afirmar que ele mora lá, reside lá, está há mais de um ano, é mentira.” Wassef disse que Queiróz “não era um foragido, não estava sendo procurado” e estava os últimos 50 dias no Rio de Janeiro. “Esteve o tempo inteiro à disposição da Justiça”, disse na entrevista na noite deste domingo. “Não há que falar em crime de obstrução da Justiça”, repetiu diversas vezes. Mas neste momento ele disse não poder responder as razões de o assessor estar em sua casa naquele momento. “Fazia pouquíssimos dias que Queiroz estava na localidade”, afirmou o advogado, ressaltando que não poderia dar maiores informações por causa do caso em andamento. Wassef afirmou que não falava com o Queiróz, nem por celular, por Email ou por outra forma. “Não tive contato direto.”

Weintraub pode ser deportado se tiver usado prerrogativa para entrar nos EUA

O agora ex-ministro da Educação Abraham Weintraub mal deixou o cargo e já foi para os Estados Unidos na última sexta-feira (19). No entanto, caso ele tenha usado a prerrogativa de funcionário do governo para entrar em território norte-americano, o apoiador de Jair Bolsonaro poderá ser deportado. Exonerado no posto de ministro no último sábado (20), Weintraub inclusive fez algumas publicações nas redes sociais, nas quais sua localização apontava para Miami, na Flórida. Vale lembrar que o governo dos Estados Unidos fechou as fronteiras do país para brasileiros por causa da Covid-19. A ressalva para entrada é permitida apenas para funcionários do governo com passaporte diplomático. Caso Abraham tenha usado desta premissa para conseguir a permissão, uma norma pode fazer com que o ex-ministro seja deportado. Aqueles que “contornarem a aplicação dessa proclamação através de fraude, deturpação intencional de um fato material ou entrada ilegal serão prioridades na remoção pelo Departamento de Segurança Interna”, descreve a norma. O MEC informou não saber qual foi o passaporte utilizado pelo ex-ministro para sair do Brasil, conforme apuração do O Globo. Indicado para uma vaga no Banco Mundial, Weintraub pode dizer que também saiu do País por conta do novo cargo. Entretanto, Abraham também poderia ser questionado por causa do seu posto na entidade internacional ainda não ter sido oficializada.

Brasil tem 50.667 mortes por coronavírus, mostra consórcio de veículos de imprensa (atualização das 8h)

O Brasil tem 50.667 mortes por coronavírus confirmadas até as 8h desta segunda-feira (22), aponta um levantamento feito pelo consórcio de veículos de imprensa a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. O consórcio divulgou no domingo (21), às 20h, o 14º balanço, com os dados mais atualizados das secretarias estaduais naquele momento. Desde então, GO e RR divulgaram novos dados. Veja os dados atualizados às 8h desta segunda-feira (22): 50.667 mortos e 1.087.185 casos confirmados.

 Coronavírus em SC: Estado confirma 17.582 casos e 246 mortes por Covid-19

Santa Catarina já registrou 17.582 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 14.377 estão recuperados e 2.959 continuam em acompanhamento. O número foi divulgado neste domingo, 21. O novo coronavírus já causou 246 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,4%. Entre os óbitos, estão de quatro mulheres: moradora de Brusque, de 82 anos, Concórdia, 52, Penha, 77 e Itajaí, 71. Todas com comorbidades. E cinco homens: morador de Itajaí, 40, anos, e Xaxim, 83, os dois sem registros de comorbidades. Morador de São José, 71, Palhoça, 61 e Itajaí, 64. Todos os três com comorbidades.

Paraná: Saúde confirma mais 880 casos e 9 mortes pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste sábado (20) 880 novas confirmações e nove mortes pelo novo coronavírus. O acumulado de casos é de 13.662 e 428 mortos em decorrência da doença. Há ajustes de município de residência e exclusão de caso por duplicidade detalhado ao final do texto. INTERNADOS: 420 pacientes estão internados neste sábado (20). 287 pacientes estão em leitos SUS (118 em UTI e 169 em leitos clínicos/enfermaria) e 133 em leitos da rede particular (50 em UTI e 83 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.110 pacientes em leitos UTI e enfermaria que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo coronavírus. Os dados são consultados do Sistema Estadual de Regulação de leitos, das secretarias municipais de saúde e de boletins epidemiológicos. Por isso pode ocorrer diferença ou a não inclusão de algum paciente internado. MORTES: A secretaria informa a morte de mais nove pacientes. Todos estavam internados. São três mulheres e seis homens, com idades que variam de 33 a 84 anos. Os óbitos ocorreram entre os dias 15 e 20 de junho.

RJ: Fernando Ferry pede demissão da Secretaria Estadual de Saúde nesta segunda

O secretário Estadual de Saúde, Fernando Ferry, anunciou sua demissão do cargo nesta segunda-feira (22). “Hoje estou pedindo exoneração do meu cargo de secretário de Estado de Saúde do Rio de Janeiro. Queria dizer que eu tentei. Eu agradeço ao governador por ter me dado esta oportunidade de tentar resolver estes graves problemas que estamos vendo na saúde. Eu só queria dizer mais uma coisa: peço desculpas à população. Mas a única coisa que eu tenho a falar: eu tentei. Obrigado e espero que vocês me desculpem”, disse Ferry em um vídeo gravado e enviado ao Bom Dia Rio. A equipe que atuava com Ferry também deve deixar a pasta. A TV Globo apurou junto a integrantes da equipe de Ferry que um dos motivos alegados para a demissão foi a pressão que ele vinha sofrendo para continuar pagando contratos com problemas.

Argentina em quarentena atinge mil mortes por covid-19

As mortes por coronavírus na Argentina chegaram a mil nesse domingo (21), de um total de 41.204 casos confirmados. O país mantém isolamento obrigatório para combater os efeitos da pandemia que afeta a população mundial. O governo argentino disse que 12.728 pessoas se recuperaram do vírus. “Quanto aos casos confirmados, 1.046 são importados, 15.528 são contatos próximos de casos confirmados, 17.095 são casos de circulação comunitária e o restante está sob investigação epidemiológica”, mostrou relatório do Ministério da Saúde. Na Argentina, há uma quarentena severa que começou no fim de março e vai até 28 de junho, mais grave na capital e em grandes regiões urbanas, a fim de impedir a propagação do novo coronavírus. Os números de contágio na Argentina registram níveis muito mais baixos do que no Brasil, onde se estima que estejam concentradas mais da metade das infecções na América Latina.

Trump pretende acabar em seis meses com programa de imigração Dreamers

O governo Donald Trump está determinado a encerrar em seis meses o programa Dreamers, que protege os imigrantes que entraram ilegalmente nos Estados Unidos (EUA) quando crianças, disse o chefe interino do Departamento de Segurança Interna. A administração Trump considera o programa ilegal, e a Suprema Corte dos EUA – que na semana passada decidiu contra o encerramento do plano – não discordou, afirmou o secretário do departamento, Chad Wolf, ao programa Meet the Press da NBC. “Em nenhum momento dessa decisão eles disseram que o programa era legal. Eles simplesmente não gostaram da lógica e dos procedimentos que usamos”, disse Wolf. A Suprema Corte dos EUA bloqueou na quinta-feira (18) os esforços de Trump para acabar com a política de Ação Diferida para Chegadas de Infância (Daca) adotada pelo ex-presidente Barack Obama, que protege cerca de 649 mil imigrantes da deportação. A posição da Suprema Corte confirmou as decisões dos tribunais de primeira instância, que entenderam que a determinação de Trump de acabar com o programa em 2017 era ilegal, mas não impede Trump de tentar novamente encerrá-lo. Donald Trump disse no sábado (20) que seu governo reenviaria os planos para acabar com a política, mas não deu detalhes.

Após decreto de Crivella, Ferj adia jogos do Carioca para sexta e sábado

A confusão instaurada no futebol fluminense pelo decreto do prefeito do Rio, Marcelo Crivella, que impedia a realização de eventos esportivos na cidade até a próxima quinta-feira ganhou mais um capítulo, provavelmente o definitivo. Diante da insegurança jurídica provocada pela resolução, a Federação do Estado do Rio de Janeiro (Ferj) adiou as partidas ainda não disputadas da quarta rodada da Taça Rio foram adiadas para a sexta-feira e o próximo sábado. As partidas afetadas são Vasco x Macaé, Madureira x Resende, Botafogo x Cabofriense, Fluminense x Volta Redonda. “Mas até o presente momento o novo ato municipal ainda não foi devidamente editado e publicado, o que inviabiliza a adoção de todos os procedimentos necessários à realização, com a devida segurança, dos próximos jogos programados”, afirmou a Ferj em comunicado.

Atleta do Palmeiras testa positivo para covid e fica fora de reapresentação

O Palmeiras realizou na última semana a primeira rodada de exames para covid-19 no elenco. Por meio de nota oficial postada em seu site oficial na noite deste domingo, o clube confirmou o teste positivo de um atleta, que não participará da reapresentação na Academia de Futebol. Na última quinta-feira, no Hospital Sírio-Libanês, foram testados 30 jogadores. Apenas um atleta teve resultado positivo e já foi preventivamente afastado das avaliações presenciais a serem feitas a partir da terça, no centro de treinamento – o atleta não teve sua identidade divulgada. Outros três jogadores também tiveram resultado positivo durante o período sem atividades, mas já estão recuperados e, depois de realizarem uma série de exames cardiorrespiratórios complementares, foram liberados para as avaliações. Os quatro não apresentaram sintomas e Gustavo Gomez é o único que ainda não fez os exames.

Premier League: Everton e Liverpool empatam em retorno dos times do Campeonato Inglês

Pela 30ª rodada do Campeonato Inglês, o Everton e o Liverpool empataram em um jogo sem gols para nenhum dos dois lados. Com o resultado, os Reds ainda mantém 13 pontos de vantagem para o vice-líder Manchester City, que tem uma partida a menos.

Fonte: Agência Brasil/EBC