Nascidos a partir de 1984 podem agendar saque de valores esquecidos

A partir de hoje (21), pessoas nascidas a partir de 1984 ou empresas abertas após esse ano poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e  agendamento da retirada de saldos residuais. A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (25). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer uma repescagem no sábado (26), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março.

Após pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido. Para agendar o saque, o usuário deve ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais.

Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber. A maior parte dos recursos esquecidos, no entanto, é de pequeno valor. De acordo com levantamento do BC, saldos de até R$ 1 correspondem a 42,8% dos casos e montantes de até R$ 10 concentram 69,7% do total.

Ministro do STF revoga bloqueio após Telegram cumprir determinações

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes revogou neste domingo (20) a ordem de bloqueio ao aplicativo Telegram, após o cumprimento de determinações da Corte que estavam pendentes. Ontem (19), ele havia dado prazo de 24 horas para o cumprimento de uma lista de determinações que incluía a indicação de representante oficial do aplicativo no Brasil; o envio de informações sobre providências para combate à desinformação; e o cumprimento integral de decisões que determinaram retirada de conteúdo ou bloqueio de canal.

De acordo com a decisão deste domingo, o Telegram indicou Alan Campos Elias Thomaz como representante legal no Brasil. O aplicativo informou que ele tem acesso direto à alta administração da plataforma, “o que garantirá nossa capacidade de responder as solicitações urgentes do Tribunal e de outros órgãos relevantes no Brasil em tempo hábil”. Como medidas para combate à desinformação no Brasil, o Telegram citou o monitoramento dos 100 canais mais populares no país e o acompanhamento da mídia brasileira. O aplicativo destacou que vai estabelecer relações de trabalho com agências de checagem e restringir postagens públicas para usuários banidos por espalhar desinformação, além de atualizar termos de serviços e promover informações verificadas.

Em comunicado, o fundador do Telegram, Pavel Durov, voltou a se desculpar com a Corte brasileira. “Pedimos ao Tribunal que permita que o Telegram continue suas operações no Brasil, dando-nos a chance de demonstrar que melhoramos significativamente nossos procedimentos”. Para Alexandre de Moraes, o aplicativo efetivou o cumprimento de todas as decisões. “Diante do exposto, considerado o atendimento integral das decisões proferidas em 17/3/2022 e 19/3/2022, revogo a decisão de completa e integral suspensão do funcionamento do Telegram no Brasil”. O ministro também determinou que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e as demais empresas envolvidas suspendam as ações de bloqueio do aplicativo.

Leia a íntegra da decisão aqui.

Novo temporal em Petrópolis deixa pelo menos cinco mortos

Um novo temporal que atingiu Petrópolis, na região serrana fluminense, nesse domingo (20) deixou pelo menos cinco mortos. Uma pessoa foi resgatada com vida pelo Corpo de Bombeiros. Segundo a Defesa Civil Municipal, até o início da madrugada de hoje (21), haviam sido registradas 95 ocorrências, a maior parte deslizamentos. A nova chuva atingiu a cidade mais de um mês depois do temporal que deixou 233 mortos e quatro desaparecidos, em 15 de fevereiro deste ano. O local com maior índice de chuva até o início da madrugada de hoje havia sido São Sebastião, onde caíram 415 milímetros de precipitação.

Ainda segundo a Defesa Civil Municipal, mais de 400 pessoas tiveram que sair de suas casas e se deslocar para pontos de apoio nas localidades de Morin, Quitandinha, Amazonas, Vila Felipe, Sargento Boening, São Sebastião, Dr. Thouzet, Alto da Serra, Floresta, Independências e Siméria. “Foi um dia difícil, principalmente depois das 15h, quando Petrópolis foi novamente vítima de grande chuva. Foram mais de 300 milímetros que atingiram a cidade”, disse o prefeito Rubens Bomtempo, em vídeo publicado em sua rede social nos primeiros minutos de hoje.

Brasil registra 657.205 mortes por covid-19

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 657.205 mortes por covid-19, conforme mostra o boletim epidemiológico divulgado hoje (20), às 17h, pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença chegou a 29.630.484.

Em 24 horas, foram registrados 13.218 novos casos. No mesmo período, foram confirmadas 103 mortes de vítimas do SARS-CoV-2. O boletim indica ainda que 28.187.8353 pessoas se recuperaram da doença e 785.926 seguem em acompanhamento.

Covid-19 - 20.03.22
Divulgação/Ministério da Saúde

Estados

São Paulo tem o maior número de casos, com 5.182.658, seguido por Minas Gerais, com 3.296.877 registros, e Paraná com 2. 396.983. O Acre é o estado com menor número de casos. Lá, são 123.669. Antes, aparecem Roraima, com 154.827 casos e Amapá, 160.260 registros.

São Paulo tem também o maior número de mortes. O estado anotou 166.658 vítimas da covid-19, seguido do Rio de Janeiro com 72.495 e Minas Gerais com 60.560. Os menores números de óbitos estão no Acre com 1.990 e em Roraima 2.144. De acordo com o boletim, não foram atualizados os dados deste domingo no MT, DF, PB e TO (óbitos).

SC: Estado confirma 1.660.608 casos, 1.633.339 recuperados e 21.618 mortes

Santa Catarina chegou a 1.660.608 pacientes com teste positivo para Covid-19, sendo que 1.633.339 se recuperaram e 5.651 estão em acompanhamento. O dado foi divulgado neste domingo, 20. O coronavírus causou 21.618 óbitos no estado até agora. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,3%.

Em relação à última atualização diária, há 2 óbitos a mais. Aos casos confirmados se somaram 358, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 795. São 439 casos ativos a menos.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 20
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja 33 municípios com o número de casos ativos zerado. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 163 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Meio-Oeste (130) e Serra (129). As que menos têm são Alto Vale do Itajaí (37), Foz do Rio Itajaí (40) e Médio Vale do Itajaí (41).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 75,1%. Isso significa que, dos 881 leitos existentes no estado para adultos, 662 estão ocupados, sendo 76 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Coronavírus em SC: Matriz de Risco aponta 15 regiões em nível moderado e duas em alto

A matriz de risco potencial regionalizado divulgada no dia 19 de março aponta 15 regiões classificadas no nível Moderado (cor azul): Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio-Oeste, Oeste, Planalto Norte, Serra Catarinense e Xanxerê, e apenas duas regiões no nível Alto (cor amarela): Nordeste e Vale do Itapocu.

Em um comparativo com o relatório divulgado na semana anterior, oito regiões permaneceram estáveis no nível Moderado (azul): Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Carbonífera, Extremo Sul Catarinense, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna e Xanxerê, e houve melhora nos indicadores de sete regiões que estavam classificadas no nível Alto (amarelo) e passaram a ser classificadas no nível Moderado (azul): Alto Vale do Rio do Peixe, Extremo Oeste, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste, Oeste, Planalto Norte e Serra Catarinense. Em compensação, houve piora nos indicadores da região do Vale do Itapocu, que estava classificada no nível Moderado (azul) e passou a ser classificado no nível Alto (Amarelo), juntando-se à região Nordeste que se manteve estável no nível Alto de risco.

:: Matriz completa aqui 

Paraná: Sesa divulga 1.125 novos casos e 2 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (20) mais 1.125 casos confirmados e 2 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.386.249 casos confirmados e 42.569 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de março (593), fevereiro (68) e janeiro (458) de 2022; outubro (1), julho (1), junho (1) e novembro (1) e julho (1) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de março (1) de 2022 e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – 84 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (41 em UTIs e 43 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 463 pacientes internados, 217 em leitos de UTI e 246 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais dois pacientes. São 2 homens com idades de 42 e 59 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 de junho de 2021 e 19  de março de 2022. Os pacientes que foram a óbito residiam em: São José dos Pinhais (1) e Pinhais (1)

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra o total de 10.734 casos e 232 mortes de residentes de fora do Estado.

Confira o informe completo clicando aqui.

Presidente da Ucrânia pede a Israel armas e sanções contra a Rússia

Imagem: Presidente Volodymyr Zelensky – RNC

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, falou neste domingo (20) ao parlamento de Israel. Em seu depoimento, Zelensky comparou a invasão russa em seu país com a Segunda Guerra Mundial. Além disso, ele pediu armamentos e sanções mais duras por parte de Israel. “Entendemos como se uniram as histórias de ucranianos e judeus no passado e agora nessa época difícil. Nós vivemos em condições diferentes, mas temos a mesma ameaça, na terra de vocês (Israel) e na nossa terra [Ucrânia].

Eu gostaria que vocês pensassem sobre essa data, sobre a invasão da Rússia na Ucrânia. Esse dia entrou para a história como uma tragédia na Ucrânia. No dia 24 de fevereiro de 1920 foi criado um partido na Alemanha que começou a criar uma nação e destruir outra. Naquela época também aconteceu a entrada do povo russo na Ucrânia, que se tornou vítima na própria terra, assim como na Polônia, na Eslováquia, na República Tcheca e em outras dezenas de países”, afirmou Zelensky.

O mandatário ucraniano disse ainda que a invasão russa não é uma “operação militar”, como defende o presidente russo, Vladimir Putin, mas sim uma guerra de grande escala, que está direcionada para a destruição do povo e das cidades da Ucrânia. E disse ainda que isso acontece “diante dos olhos do mundo inteiro, por isso tenho direito de comparar nossa sobrevivência com a Segunda Guerra Mundial”. Zelensky ainda lembrou como os mísseis russos atacaram Kiev, destruindo também cemitérios de judeus, onde todos os anos milhares de peregrinos vão visitar. “Cada palavra minha vai chegar aos corações de vocês com ecos de dor. Até agora apelamos ao mundo inteiro, pedimos ajuda humanitária a muitos países, mas precisamos resposta para essa pergunta: Vocês podem pensar em proteger os judeus que moram na Ucrânia? Queremos saber porque Israel não aplicou sanções contra a Rússia”, disse.

Guerra na Ucrânia já provocou deslocamento de 10 milhões de pessoas

Aproximadamente dez milhões de pessoas fugiram de suas casas na Ucrânia devido à guerra “devastadora” da Rússia, disse o chefe do Alto Comissariado da Agência das Nações Unidas para os Refugiados (Acnur), Filippo Grandi, neste domingo (20). “A guerra na Ucrânia é tão devastadora que 10 milhões de pessoas fugiram, seja como deslocados internos ou refugiados no exterior”, disse o chefe do Acnur em sua conta no Twitter. Segundo o Acnur, 3.389.044 ucranianos deixaram o país desde o início da invasão russa em 24 de fevereiro. Só neste domingo (20), 60.352 seguiram o caminho do êxodo.

Ataque em fábrica causa vazamento de amônia na Ucrânia; área contaminada é de 2,5 km

Autoridades ucranianas confirmaram o vazamento de amônia em uma fábrica atacada pela forças russas na cidade de Sumy, contaminando uma área de 2,5 quilômetros ao redor da instalação. Um funcionário ficou ferido. O conflito na Ucrânia chega nesta segunda-feira ao 26º dia. O governador Dmytro Zvhyvytsky acusou as tropas russas pelo bombardeio e alertou que a cidade de Novoselytsia está em risco por conta da direção do vento, que pode levar a nuvem de gás tóxico para a região. O vazamento foi contido, mas equipes de emergência atuam na restauração do tanque de 50 toneladas de gás danificado.

Rússia diz ter efetuado mais disparos com mísseis hipersônicos contra a Ucrânia

Imagem: RS – Míssil Hipersônico – RNC Divulgação

A Rússia anunciou neste domingo (20) que utilizou mísseis hipersônicos pela segunda vez. “Um grande estoque de combustível foi destruído por mísseis de cruzeiro ‘Kalibr’ disparados do Mar Cáspio, bem como por mísseis balísticos hipersônicos disparados pelo sistema ‘Kinjal’ do espaço aéreo da Crimeia”, informou o ministério da Defesa russo em comunicado.

Este ataque ocorreu na região de Mykolaiv, o alvo destruído segundo a Rússia foi a principal fonte de abastecimento de combustível para veículos blindados ucranianos” implantados no sul do país.  Esses mísseis pertencem a uma família de novas armas desenvolvidas pela Rússia e que é descrito como “invencíveis”.

A Rússia tem intensificado desde sábado (19) sua ofensiva na Ucrânia e disse ter usado, pela primeira vez, mísseis hipersônicos Kinzhal. Lançados de caças MiF-31, têm capacidade de atingir alvos a 2 mil quilômetros de distância Atingem velocidade dez vezes maior que a do som e viajam a 6 mil quilômetros por hora, são capazes de realizar manobras. Esse tipo de míssil desafia todos os sistemas de defesa antiaérea.

Em Mariupol, uma cidade estratégica no sudeste da Ucrânia bombardeada há semanas e que sofre com falta de água, gás e eletricidade, as autoridades locais acusaram o exército russo de ter bombardeado no sábado uma escola de arte que servia de abrigo para várias centenas de pessoas, garantindo que muitos civis estavam presos sob os escombros. Os ocupantes russos lançaram bombas na escola de arte G12 localizada na margem esquerda de Mariupol, onde 400 habitantes – mulheres, crianças e idosos – haviam se refugiado, informou a prefeitura da cidade portuária.

Avião com 132 pessoas a bordo cai na China

Imagem: Redes Sociais – RNC Divulgação

Um avião do modelo Boeing 737-800 da China Eastern Airlines caiu nesta segunda-feira (21) no sul da China, segundo a agência de aviação civil do país. A aeronave transportava 132 pessoas de Kunming para Guangzhou. Ainda não há informação sobre o número de vítimas.

A queda aconteceu em Guangxi, região montanhosa no sul da China, e provocou um incêndio nas montanhas, segundo a TV estatal chinesa. A agência de aviação civil da China confirmou o episódio e informou que o voo fazia a rota entre as cidades de Kunming e Guangzhou. A aeronave, um Boeing 737-800, tem bom histórico de segurança de voo.

A Boeing informou que está coletando mais informações com autoridades locais para iniciar uma investigação sobre o caso. A TV estatal chinesa informou que a operação de resgate está a caminho do local. A emissora havia divulgado inicialmente que o avião transportava 133 pessoas, mas depois corrigiu para 132. Desse total, nove fazem parte da tripulação da aeronave. A queda aconteceu por volta das 14h30 no horário local. A China Eastern Airlines colocou seu site em preto e branco, como costuma fazer quando há acidentes envolvendo seus aviões.

A aeronave, um Boeing 737-800, tinha seis anos, de acordo com o site Flight Radar, que monitora voos em todo o mundo. Ainda segundo o site, o avião perdeu contato com as torres quando sobrevoava a cidade de Wuzhou, no sul do país. No momento, o voo estava a uma altitude de 29.100 pés.

Apenas 15 segundos mais tarde, a altitude registrada pelo Flight Radar caiu para 9.075 pés e, 20 segundos depois, para 3.225 pés. A aviação civil da China é considerada uma das mais seguras do mundo, e o último acidente no país ocorreu em 2010, quando 44 pessoas morreram na queda de um Embraer E-190, da Henan Airlines, quando o voo se aproximava do aeroporto de Yichun. As ações da Boeing caíram 8% nesta segunda-feira (21) após a notícia.

Ferrari faz dobradinha no GP do Bahrein de F1

GP do Bahrein: Charles Leclerc vence – RNC Divulgação

Charles Leclerc enfim fez as pazes com a vitória na F1. Neste domingo (20) de GP do Bahrein, o monegasco dominou com ritmo bastante veloz e garantiu a vitória quase que de ponta a ponta na primeira etapa da tempora da 2022. O competidor da Ferrari não apenas fez uma prova dominante como engatou uma emocionante briga com Max Verstappen, conseguindo segurar o atual campeão da temporada.

Em um final dramático, Carlos Sainz conseguiu terminar na segunda colocação, fazendo a primeira dobradinha da equipe desde 2019. Em um último ato, Lewis Hamilton completou o pódio em Sakhir. Com problemas no carro, Verstappen não apenas perdeu a segunda posição para Sainz como precisou abandonar a prova, com Pérez pulando para terceiro e precisando segurar Hamilton.

A Red Bull teve um fim de semana para esquecer. Após o abandono do atual campeão da categoria, o mexicano teve problema com o carro, rodou e caiu no pelotão, o que deu a chance de Lewis subir para terceiro e terminar o dia no pódio.

Confira o resultado do GP do Bahrein de Fórmula 1:
1) Charles Leclerc (Ferrari)
2) Carlos Sainz Jr. (Ferrari)
3) Lewis Hamilton (Mercedes)
4) George Russell (Mercedes)
5) Kevin Magnussen (Haas/Ferrari)
6) Valtteri Bottas (Alfa Romeo/Ferrari)
7) Esteban Ocon (Alpine/Renault)
8) Yuki Tsunoda (AlphaTauri/Red Bull)
9) Fernando Alonso (Alpine/Renault)
10) Zhou Guanyu (Alfa Romeo/Ferrari)
11) Mick Schumacher (Haas/Ferrari)
12) Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes)
13) Alexander Albon (Williams/Mercedes)
14) Daniel Ricciardo (McLaren/Mercedes)
15) Lando Norris (McLaren/Mercedes)
16) Nicholas Latifi (Williams/Mercedes)
17) Nico Hülkenberg (Aston Martin/Mercedes)
OUT) Sergio Pérez (Red Bull)
OUT) Max Verstappen (Red Bull)
OUT) Pierre Gasly (AlphaTauri/Red Bull)

A disputa da Fórmula 1 será retomada já no próximo final de semana. No domingo, dia 27, os carros vão para a pista na disputa do GP da Arábia Saudita, em Jeddah, às 14h. Os treinos começam na sexta-feira, dia 25.

Flamengo repete placar sobre o Vasco e avança para final do Carioca

Imagem: Redes Sociais – RNC Divulgação

O Flamengo repetiu, neste domingo (20) no estádio do Maracanã, o placar do primeiro jogo contra o Vasco na semifinal e garantiu vaga para a decisão do Campeonato Carioca para tentar o inédito tetracampeonato estadual.

Com um gol de Willian Arão aos 8 minutos do segundo tempo, o Rubro-Negro agora espera o vencedor do confronto entre Fluminense e Botafogo, que duelam na outra semifinal a partir desta segunda-feira (21).

Bragantino e Palmeiras empatam de olho no mata-mata do Paulista

Tudo igual no duelo entre os líderes dos Grupos C e D do Campeonato Paulista, já classificados às quartas de final. Neste domingo (20), Red Bull Bragantino e Palmeiras empataram por 1 a 1 no estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista (SP), pela 12ª e última rodada da primeira fase do Estadual.

Corinthians derrotou o Novorizontino

Em outro jogo deste domingo, o Corinthians derrotou o Novorizontino por 1 a 0 no estádio Jorge Ismael de Biasi, em Novo Horizonte (SP). O atacante Róger Guedes, aos 15 minutos do segundo tempo, decretou a vitória do Timão, que se despediu da primeira fase com 23 pontos, na ponta do Grupo A e com a segunda melhor campanha geral. Rebaixado com apenas três pontos e nenhum triunfo, o Tigre concluiu o Paulistão na lanterna e disputará a Série A2 (segunda divisão) no ano que vem.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495