Pfizer anuncia que vacina é segura e induz resposta imune em crianças de 5 a 11 anos

As empresas Pfizer e BioNTech anunciaram, nesta segunda-feira (20), que a vacina desenvolvida por elas contra a Covid-19 é segura e induziu uma resposta imune “robusta” em crianças de 5 a 11 anos. Os dados vêm de testes de fases 2 e 3 que estavam sendo conduzidos de forma simultânea pelas empresas. As crianças dessa faixa etária receberam uma quantidade menor da vacina: duas doses de 10 µg (microgramas) administradas com 21 dias de intervalo. Nos adolescentes a partir dos 12 anos, a dose era de 30 µg.

“As respostas de anticorpos nos participantes que receberam doses de 10 µg foram comparáveis às registradas em um estudo anterior da Pfizer-BioNTech em pessoas de 16 a 25 anos de idade imunizadas com doses de 30 µg”, disse a Pfizer em um comunicado à imprensa.

A empresa afirmou que a dose de 10 µg foi “cuidadosamente selecionada como a dose preferida para segurança, tolerabilidade e imunogenicidade [indução de geração de anticorpos] em crianças de 5 a 11 anos de idade. “Estes são os primeiros resultados de um ensaio fundamental de uma vacina contra a Covid-19 nessa faixa etária”, anunciou a Pfizer.

Brasil registra menor número de mortes por Covid em 24 horas desde novembro; 7 estados não tiveram óbitos

O Brasil registrou neste domingo (19) 239 mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, com o total de óbitos chegando a 590.786 desde o início da pandemia. É o menor número de mortes registradas em um dia desde 22 de novembro de 2020 (quando tivemos 181 vítimas). Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias ficou em 558 acima da marca de 500 pelo sexto dia seguido. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de -8% e aponta tendência de estabilidade pelo quinto dia, após 22 dias seguidos em queda.

Sete estados não registraram mortes em 24 horas, Os números estão no novo levantamento do consórcio de veículos de imprensa sobre a situação da pandemia de coronavírus no Brasil, consolidados às 20h deste domingo. O balanço é feito a partir de dados das secretarias estaduais de Saúde. Os números deste domingo, 19 de setembro:

Total de mortes: 590.786

Registro de mortes em 24 horas: 239

Média de novas mortes nos últimos 7 dias: 558 (variação em 14 dias: -8%)

Total de casos confirmados: 21.236.761

Registro de casos confirmados em 24 horas: 9.172

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 34.282 (variação em 14 dias: +64%)

Estados

Em alta (1 estado): RR

Em estabilidade (12 estados): AP, MG, TO, PR, ES, BA, RJ, AC, SC, PB, PA, SP

Em queda (12 estados e o DF): RS, AL, MT, GO, PE, DF, RO, PI, MA, CE, AM, MS, SE

Não divulgou (1 estado): RN

Os números da Covid-19 deste domingo, são dados do Consórcio de Veículos de Imprensa formados por Jornalistas de G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL. O Ministério da Saúde não informou os dados oficiais deste domingo (19).

Projeto da Uerj quer medir carga de coronavírus no ar em tempo real

Cientistas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) estão trabalhando em um projeto, com o objetivo de desenvolver equipamento de baixo custo, capaz de medir em tempo real a carga do novo coronavírus presente no ar, em diferentes ambientes. A iniciativa envolve dez pesquisadores, incluindo professores e alunos de pós-doutorado, mestrado e graduação. De acordo com Heitor Evangelista, que coordena a equipe, o monitoramento de microorganismos e partículas presentes no ar já é realizado com sucesso para diferentes finalidades. “Ninguém começou a fazer isso agora. Mas a maioria dos equipamentos disponíveis no mercado não é apropriada para vírus. São mais apropriados, por exemplo, para bactérias, fungos e pólen. No caso do novo coronavírus, estamos falando de um vírus de RNA, muito suscetível às condições ambientais. Para coletar ambientalmente, e levá-lo em boas condições de análise até o laboratório, é preciso um equipamento que possa eliminar as interferências ambientais. Ele deve ser armazenado em baixa temperatura, na ausência de luz. São várias condições, essenciais para manter o vírus viável e assim evitar falsos negativos”, explica o cientista.

Em um ano e meio de trabalho, a equipe já desenvolveu dois equipamentos: o CoronaTrack e o CoronaTrap. Por enquanto, as análises ainda não ocorrem em tempo real. Uma vez capturadas, as amostras de aerossóis presentes precisam ser encaminhadas até um laboratório. Segundo Heitor Evangelista, os resultados ficam prontos em 24 horas. “Temos observado, na prática, aquilo de que teoricamente se fala há muito tempo. Os ambientes internos oferecem maior risco que os ambientes externos”, observa o pesquisador. O CoronaTrack foi testado em lugares variados como praias, feiras públicas, restaurantes e na estação Central do Brasil. O CoronaTrap, desenvolvido mais recentemente, será usado durante as próximas semanas nas escolas públicas que retomaram as aulas. A vantagem desse segundo equipamento é não precisar mais ser movimentado pelo ambiente, além de ter capacidade para monitorar uma área com maior abrangência.

O coronavírus é capturado e armazenado em uma câmara escura climatizada, que o mantém sem contato direto com a luz e evita sua deterioração em função da temperatura, da radiação solar ou da umidade do ar. A equipe já fez pedido de depósito de patente para o CoronaTrack e planeja, em breve, fazer o mesmo para o CoronaTrap. A pesquisa vem sendo conduzida no Laboratório de Radioecologia e Mudanças Globais (Laramg) da Uerj e é financiada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), vinculada ao governo fluminense, que atua no fomento à ciência, à tecnologia e à inovação. Também já contou com apoio da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA), entidade ligada à Organização das Nações Unidas (ONU).

SC: Estado confirma 1.169.031 casos, 1.144.950 recuperados e 19.075 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 1.169.031 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 1.144.950 estão recuperados e 5.006 continuam em acompanhamento. O dado foi divulgado neste domingo, 19. O coronavírus causou 19.075 óbitos no estado até agora. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,63%.

Na comparação com o boletim anterior, diminuiu em 26 o número de casos ativos e há 8 óbitos adicionais. Aos casos confirmados se somaram 214, enquanto a estimativa de recuperados aumentou 232.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 19
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja 56 municípios com o número de casos ativos zerado. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a de Xanxerê (168 para cada 100 mil habitantes). Em seguida, estão Grande Florianópolis (111) e Foz do Rio Itajaí (96). As que menos têm são Médio Vale do Itajaí (18), Alto Uruguai Catarinense (22) e Carbonífera (24).

Dos 1.479 leitos de UTI Adulto existentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina, há 929 ocupados, sendo 348 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19. A ocupação é de 62,8%.

SC: Pela segunda semana consecutiva, apenas região Nordeste é classificada em risco gravíssimo

A Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, 18, pelo Governo de Santa Catarina mostra que pela segunda semana consecutiva apenas a região Nordeste está classificada com risco gravíssimo (cor vermelha) para Covid-19. Outras quatro regiões apresentam risco grave (cor laranja) e 11 risco potencial alto (cor amarelo). Foi observada uma melhora em relação à classificação do boletim divulgado na semana passada. Na ocasião, além da região Nordeste em estado gravíssimo, sete regiões apresentaram risco grave e oito risco potencial alto.

Como observado nas últimas semanas, o quesito de capacidade de atenção permanece sendo o destaque positivo, com 13 regiões em risco moderado, (cor azul). Apenas as regiões Nordeste e Planalto Norte, no gravíssimo, e Xanxerê, no grave, apresentam níveis mais preocupantes em relação à ocupação de leitos de UTI. As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Carbonífera, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio Oeste e Serra Catarinense. Já as em risco grave são Extremo Sul, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê.

Como a Matriz classifica o risco das regiões: A matriz é organizada em quatro dimensões de prioridade: Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes se denomina Gravidade e é a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão também aborda a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave por 100 mil habitantes.

A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade. Já a de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção, por sua vez, é a taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.

Paraná confirma mais 2.122 casos e 53 óbitos em decorrência da Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (19) mais 2.122 casos confirmados e 53 mortes, referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.484.369 casos confirmados e 38.239 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de setembro (1.761), agosto (175), julho (28), junho (115), maio (41), abril (1) de 2021 e outubro (1) de 2020.

INTERNADOS – 804 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 584 pacientes em leitos SUS (334 em UTI e 250 em leitos clínicos/enfermaria) e 220 em leitos da rede particular (122 em UTI e 98 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.396 pacientes internados, 737 em leitos UTI e 659 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 53 pacientes. São 262 mulheres e 27 homens, com idades que variam de 23 a 95 anos. Os óbitos ocorreram entre 21 de outubro de 2020 a 19 de setembro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (12), Ponta Grossa (6), São José dos Pinhais (5), Ortigueira (3), Foz do Iguaçu (3), Maringá (2), Londrina (2) e Cascavel (2).

A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Sabáudia, Rosário do Ivaí, Prudentópolis, Pinhais, Paraíso do Norte, Moreira Sales, Laranjeiras do Sul, Lapa, Imbaú, Iguaraçu, Francisco Beltrão, Fazenda Rio Grande, Diamante do Norte, Colombo, Centenário do Sul, Campo Mourão, Bituruna e Arapongas.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.174 casos de residentes de fora do Estado, 217 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Mais 348.660 vacinas contra a Covid-19 chegaram neste domingo ao Paraná

O Paraná recebeu neste domingo (19) mais 348.660 vacinas contra a Covid-19 da Pfizer/BioNTech. Os lotes foram enviados em três horários distintos. O primeiro desembarcou no Aeroporto Internacional Afonso Pena, em São José dos Pinhais, às 13h55, no voo AD4830. Na sequência, às 14h35, no voo G31106, o segundo lote, e às 15h30, no voo LA4791, a carga destinada ao Estado foi finalizada. Ainda não há confirmação se as vacinas são destinadas a primeira ou segunda dose. A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) aguarda a divulgação do Informe Técnico do Ministério da Saúde para definir a descentralização dessas doses para as Regionais de Saúde.

Os imunizantes foram encaminhados para o Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar), onde serão conferidos e armazenados até que sejam distribuídos. Somente neste final de semana, o Estado recebeu 712.460 vacinas, que devem ser distribuídas aos municípios nos próximos dias. Além dessas doses, outras 164.700 estão previstas para chegar no período da manhã desta segunda-feira (20). Desse total, 450 são imunizantes da Janssen e 164.250 da AstraZeneca/Fiocruz.

VACINAÇÃO – Segundo os dados do Vacinômetro nacional, 12.398.967 doses já foram aplicadas no Estado. Destas, foram 7.886.055 D1, 322.479 doses únicas (DU) e 4.191.301 D2. Entre D1 e DU, o Paraná já atingiu 94,12% da população adulta estimada em 8.720.953 pessoas.

Ator Luis Gustavo morre aos 87 anos

Morreu ontem (19) o ator Luis Gustavo Blanco, aos 87 anos de idade. Segundo o sobrinho, o também ator Cássio Gabus Mendes, Luis Gustavo faleceu vítima de um câncer. “Descanse na luz e na paz! Obrigado por tudo, meu amado tio”, escreveu Gabus Mendes em uma publicação no Instagram, acompanhada de uma foto em preto e branco de Luiz Gustavo mais jovem. Filho de espanhóis, Luis Gustavo nasceu na Suécia em 1934.

Desde a década de 1960, atuava na televisão, na extinta TV Tupi. Em 1976 começou a fazer papeis em produções da Rede Globo. Participou de diversas novelas, como Elas por Elas (1982), Ti-Ti-Ti (1985), O Beijo do Vampiro (2002) e Joia Rara (2013). Fez carreira também no teatro e no cinema. Entre os personagens mais lembrados que o ator interpretou nas novelas destacam-se o detetive Mário Fofoca, Beto Rockfeller e o costureiro Victor Valentim. No programa humorístico Sai de Baixo, que foi ao ar de 1996 a 2002, Luis Gustavo era o síndico de um edifício no Largo do Arouche, em São Paulo.

Protesto faz com que presidente e comitiva entrem pelos fundos de hotel em Nova York

A chegada do presidente da República, Jair Bolsonaro, no Hotel Intercontinental Barclay (NY), para participar da Assembleia-Geral das Nações Unidas (ONU), foi conturbada. Esperado por diplomatas e seguranças na frente do local, o chefe do Executivo desviou o caminho e entrou pela porta dos fundos do estabelecimento. Por volta das 19h (horário de Brasília) deste domingo (19/9), autoridades informaram à imprensa que Bolsonaro já estava no local, mas que optou pela entrada traseira em obediência a uma determinação do Serviço Secreto americano. É possível que a decisão das forças de seguranças estadunidenses foi tomada para evitar embates no estabelecimento. Isso porque, na frente do hotel, à espera do presidente, havia um protesto organizado por manifestantes contrários ao governo. O grupo segurava faixas com as frases “Stop Bolsonaro” (Pare Bolsonaro) e “You are not welcome here” (você não é bem vindo aqui), enquanto gritava “criminoso” e “genocida”. Apesar de estar acostumado com a manifestação de pessoas contrárias ao seu governo, Bolsonaro pode ter notado uma grande diferença no cenário ao ser informado do protesto. Diferente de quando esteve na cidade para participar presencialmente da Assembleia-Geral de 2019, a atual recepção de boas-vindas do presidente foi marcada pela falta de apoiadores.

Sem poder entrar em restaurantes de NY, Bolsonaro e Comitiva comem pizza na rua

Imagens Redes Sociais – Reprodução

Com as rígidas restrições em locais públicos de Nova York por causa da pandemia de covid-19, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e seus ministros tiveram a primeira refeição em solo americano no meio da rua. O presidente está nos Estados Unidos para participar da 76ª Assembleia-Geral da ONU, que começa na próxima terça (21). Em imagem publicada pelo ministro do Turismo, Gilson Machado, ele aparece ao lado de Bolsonaro comendo pizza em uma calçada. Com eles estão o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga; da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres; da Casa Civil, Luiz Eduardo Ramos; e o presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães.

Com a rigidez em Nova York e por parte da ONU com os protocolos contra a covid-19, a participação de Bolsonaro na Assembleia chegou a ser uma dúvida nos últimos dias. A Organização, no entanto, se pronunciou dizendo que não exigiria comprovante de vacinação de chefes de Estado. Apesar de o Planalto ter imposto sigilo de 100 anos ao cartão de Bolsonaro – o que torna impossível saber se ele já foi vacinado contra a covid-19 ou não – o mandatário afirma que não tomou vacina e continua defendendo o uso de medicamentos sem eficácia contra a doença. Mais cedo, quando chegou ao hotel em que está hospedado, em Nova York, Bolsonaro e seus ministros apareceram sem máscara.

No centenário de Paulo Freire, Senado faz sessão em homenagem ao educador

O centenário do educador e filósofo Paulo Freire, que em 19 de setembro de 2021 completaria 100 anos, será comemorado em sessão especial do Senado na segunda-feira (20), às 16h. A homenagem ao Patrono da Educação Brasileira foi sugerida pelo senador Jean Paul Prates (PT-RN). Paulo Freire nasceu em 19 de setembro de 1921 no Recife (PE) e é reconhecido pelo método de alfabetização desenvolvido na década de 1960 e aplicado com sucesso entre cortadores de cana-de-açúcar em Angicos, no Rio Grande do Norte. Preso e depois exilado por 15 anos durante a ditadura militar, Freire espalhou sua pedagogia crítica pelo mundo. Autor da obra Pedagogia do Oprimido, Paulo Freire é o terceiro teórico mais citado em trabalhos na área de humanas, em nível mundial.

É também detentor de mais de 40 títulos de doutor honoris causa. “Em um momento tão obscuro e tão triste pelo qual o nosso país está vivendo, que parece estar sem rumo, no qual a desinformação tomou conta do país, é importante e necessário fazermos essa homenagem ao centenário do educador e filósofo Paulo Freire. Não só para honrar toda a sua obra e legado, toda sua contribuição à educação brasileira e mundial, mas também para que possamos lembrar e alertar para a necessidade da educação na vida do povo brasileiro, da necessidade de uma política educacional duradoura e coerente”, justifica Jean Paul.

CPI recorreu à PF para obter documentos negados pela Precisa e pelo Ministério da Saúde

A operação da Polícia Federal de busca e apreensão na sede da Precisa Medicamentos, na sexta-feira (17), foi pedida pela CPI da Pandemia como instrumento para dar prosseguimento às apurações envolvendo a empresa, informaram senadores que integram a comissão parlamentar de inquérito. Eles informaram pelas redes sociais que a CPI tentou de “todas as formas” informações relativas ao contrato entre a Precisa e a Bharat Biotech laboratório indiano fabricante da vacina Covaxin mas não conseguiu. A Precisa fez intermediação entre o governo federal e o laboratório indiano. A operação foi e autorizada pelo ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). “A CPI tentou de todas as formas obter essas informações e não logrou êxito. Fez-se necessário, para prosseguimento das apurações, a utilização deste instrumento judicial. A operação, que foi autorizada pelo STF, destina-se à apreensão de informações relativas ao contrato entre a Precisa e a Bharat Biotech, assim como todos os documentos relacionados ao contrato”, esclareceu o vice-presidente da comissão, senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP).

Uma das linhas de investigação da CPI é justamente a que se refere à negociação do Ministério da Saúde com a Precisa Medicamentos para aquisição da vacina indiana Covaxin com contrato de R$ 1,6 bilhões. Apesar de ter licitado valor para pagamento, o contrato foi cancelado após a divulgação de possíveis irregularidades envolvendo as negociações. O senador Fabiano Contarato (Rede-ES) classificou as transações entre a empresa e o governo federal de “tenebrosas”. Ele disse que as negociações que envolvem a empresa precisam ser apuradas na sua integridade. “Há indícios sérios que precisam de investigação rigorosa e independente”, afirmou.

Rússia: tiroteio em universidade deixa pelo menos oito mortos

Pelo menos oito pessoas morreram hoje (20) em uma universidade russa, na cidade de Perm, a 1,3 mil quilômetros de Moscou, durante tiroteio praticado por um adolescente, que se acredita ser estudante da instituição. O autor do tiroteio foi morto pela polícia.

Além dos mortos, houve também vários feridos e alguns alunos saltaram pela janelas do edifício em pânico. O presidente russo, Vladimir Putin, atribui as ações à influência dos Estados Unidos, com o efeito da globalização. O uso e porte de armas na Rússia é rigoroso, mas esses atos são cada vez mais frequentes.

Vulcão Cumbre Vieja entra em erupção no Arquipélago das Canárias

Nos últimos dias, intensificaram-se os sinais de atividade sísmica nas Canárias, comunidade autônoma espanhola, que levou à retirada de animais e de 40 pessoas com problemas de mobilidade. O vulcão entrou em erupção no início da tarde, pelas 15h15 horas locais (14h15 GMT). A ilha está sob alerta amarelo. Várias imagens mostram uma coluna de fumaça sobre uma colina, e as redes sociais encheram-se de vídeos, com um deles a captar lava. “A erupção começou na zona de Cebeza de Vaca, em El Paso”, informou, em conta no Twitter, o governo local. As zonas mais próximas do vulcão começaram a ser evacuadas, apesar da zona onde a erupção está a ocorrer não ser habitada, confirmou o presidente das Canárias, Ángel Víctor Torres. Os serviços de emergência estão de prevenção para a eventualidade de terem de evacuar cerca de 1 milhão de pessoas, alertaram as autoridades.

Nas 24 horas anteriores à erupção do Cumbre Vieja, um vulcão com 1.949 metros de altitude, a crise sísmica registrada ao longo da semana agravou-se, e a ilha foi sacudida por diversos abalos, o mais grave dos quais atingiu a magnitude de 3.8 às 11h16 deste domingo, hora local, a 10 quilômetros de profundidade. Desde sábado (18),registraram-se mais de mil abalos, cinco dos quais de grau 3 ou superior, todos sentidos pela população, em sinal ineqíivoco de movimentos de magma, sucessivamente mais superficiais. Um alerta de vigilância acrescida, de nível 2 em 4, tinha sido decretado quinta-feira (16), após a multiplicação de pequenos sismos sob o vulcão que “pode conhecer uma evolução muito rápida a curto prazo”, preveniu no dia anterior o governo regional do arquipélago em comunicado.

A lava está sendo expelida através de uma fissura na encosta do vulcão, e a atividade sísmica mantém-se, fazendo temer que a erupção possa agravar-se. Os avisos de vulcão seguem um nível de risco, subindo do verde para o amarelo, laranja e vermelho. O atual nível amarelo implica que os residentes das zonas de risco devem ficar preparados para ser evacuados. A eles foi também solicitado que relatem aos serviços de emergência quaisquer vestígios de gases, cinzas, mudanças no nível da água ou pequenos sismos. A erupção deste domingo é a primeira em La Palma desde outubro de 1971, quando o vulcão Teneguia expeliu lava durante três semanas. La Palma, com 85 mil habitantes, é uma das oito ilhas do Arquipélago das Canárias. No seu ponto mais próximo com a África, dista 100 quilômetros do Marrocos. As Canárias estão a 460 quilômetros da ilha da Madeira, em Portugal, e a 1.428 quilômetros da Ilha do Sal, em Cabo Verde.

Brasileirão: Confira os jogos da 21ª rodada

Confira os resultados da rodada:

JOGOS DA 21ª RODADA

Corinthians 1 x 1 América-MG

O Corinthians viu na noite desse domingo (19) o retorno de Willian, revelado pelo clube, à Itaquera. Para a tristeza da torcida alvinegra, a volta do ídolo foi com um tropeço, após o empate em 1 a 1 contra o América-MG.

São Paulo 2 x 1 Atlético-GO

Em dia marcado pela volta do atacante Calleri, o São Paulo bateu o Atlético-GO por 2 a 1 no Morumbi, na tarde deste domingo. Rigoni e Luciano marcaram pela equipe tricolor, enquanto Matheus Barbosa balançou as redes pela equipe de Goiás.

Atlético-MG 3 x 0 Sport

O Galo segue absoluto na liderança do campeonato após bater o Sport por 3 a 0 no Mineirão no sábado (18). Os gols da partida foram marcados pelo ataque estrelado da equipe minierira: Hulk, Diego Costa e Vargas deram os números da partida.

Santos 0 x 0 Ceará

Santos e Ceará ficaram no 0 a 0 na noite de sábado na Vila Belmiro. Parte da culpa pelo resultado ficou por conta do atacante Marinho. O santista teve a chance de marcar de pênalti pênalti, mas acabou escorregando na batida e isolando a bola.

Confira os resultados da 21ª rodada do Campeonato Brasileiro

Chapecoense 0 x 2 Palmeiras
Athetico-PR 2 x 1 Juventude
Atlético-MG 3 x 0 Sport
Bahia 1 x 0 RB Bragantino
Ceará 0 x 0 Santos
Internacional 1 x 0 Fortaleza
São Paulo 2 x 1 Atlético-GO
Corinthians 1 x 1 América-MG
Flamengo 0 x 1 Grêmio

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495