Receita paga hoje 4º lote de restituição do IR 2019

A Receita Federal paga nesta segunda-feira (16), a partir das 9 horas, o quarto lote de restituição do Imposto de Renda 2019. O lote também inclui restituições residuais de 2008 a 2018. Nessa etapa, 2.819.522 contribuintes têm direito à restituição, totalizando o valor de R$ 3,5 bilhões. Para consultar se foi contemplado, o contribuinte deve acessar o site da Receita, o aplicativo ou ligar para o Receitafone, no número 146.

Reforma da Previdência avança no Senado

O prazo para que os senadores apresentem emendas ao texto principal da Reforma da Previdência termina nesta segunda-feira (16). A estimativa do relator, Tasso Jereissati, é que deverá levar até 48 horas para apresentar seu parecer sobre os pedidos de mudança. Já as emendas para a Proposta de Emenda à Constituição paralela podem ser apresentadas até quarta-feira (18). Após a apresentação das emendas, ambos os projetos retornarão à Comissão de Constituição e Justiça para a palavra final do relator. A expectativa é que o projeto principal da reforma seja votado em 24 de setembro no plenário em 1º turno.

Eduardo republica vídeo contra CPI da ‘Lava Toga’

O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) compartilhou em uma rede social um vídeo que compila críticas à chamada CPI da ‘Lava Toga’, que parte do Senado defende para investigar integrantes do Supremo Tribunal Federal, como o presidente Dias Toffoli. No vídeo, a youtuber conservadora Paula Marisa, que se define como ‘integrante da milícia virtual jacobina’, afirmou que a CPI não fará uma ‘limpa no Judiciário’, pode ‘trancar a pauta da reforma da Previdência no Senado’ e até ‘acabar com a Lava Jato’. A postagem de Eduardo é a primeira manifestação pública dele após o irmão e senador Flávio Bolsonaro (PSL-RJ) se tornar alvo críticas por se posicionar contra a abertura da CPI.

Internado, Bolsonaro reage bem à nova dieta

O presidente Jair Bolsonaro continua mostrando melhora em seu quadro de saúde. A equipe médica informou que iniciaria no domingo (15), redução na alimentação por veias a que está submetido, segundo nota do hospital onde está internado, em São Paulo. A viagem, prevista para o dia 22, para discursar na Assembleia-Geral da ONU não está descartada, segundo o governo. Bolsonaro, de 64 anos, foi operado no domingo passado para correção de uma hérnia incisional no abdômen, em um procedimento considerado bem-sucedido pelos médicos.

Moro visita Bolsonaro no hospital: ‘O homem é forte’

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, visitou na tarde deste domingo (15) o presidente Jair Bolsonaro no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo. O ex-juiz chegou sem sem ser visto e não falou com a imprensa, que está na porta. Acompanhado de sua mulher, Rosângela Moro, o ministro ficou menos de meia hora e depois postou uma foto no Twitter. “Visita ao sr. Presidente e à sra. Primeira-dama. Conversa agradável. Presidente recupera-se muito bem. O homem é forte”, diz o post.

Após tragédia, Badim ainda tem 57 pacientes internados

Em nota divulgada à imprensa na tarde deste domingo (15), o Hospital Badim informou que está com um total de 57 pacientes internados em unidades hospitalares públicas e privadas do Rio de Janeiro. Duas altas foram registradas desde o último comunicado, publicado no sábado (14), o que eleva para 20 o número de pacientes que foram liberados para casa. Já o número de familiares e colaboradores internados no momento continua o mesmo: 20. O hospital efetuou a transferência dos pacientes durante o incêndio da última quinta-feira (12), quando 11 pessoas morreram.

Badim: retirada de pacientes começou 8 minutos após incêndio

Imagens das câmeras de segurança do Hospital Badim que pegou fogo na última quinta-feira, 12, no Rio obtidas pelo Fantástico, da TV Globo, mostram que cerca de oito minutos se passaram entre o curto-circuito no gerador da unidade e o início da movimentação para a retirada de pacientes do local. A cronologia de imagens exibida no programa começa às 17h45, no subsolo onde ficava o equipamento. O incêndio deixou 11 idosos mortos, além de pessoas afetadas pela inalação de fumaça tóxica. As câmeras mostram três pessoas conversando próximo ao local em que ficava o gerador. Ali havia equipamentos embalados em sacos plásticos, materiais de obra, uma moto e um carro estacionados. Há ainda tanques para óleo diesel. De acordo com o Fantástico, o Badim tinha quatro tanques com capacidade para 250 litros de óleo diesel cada. Não há informação de quantos litros havia no dia da tragédia.

Suspeito de comandar tráfico do PCC é preso

A Polícia Civil de São Paulo prendeu na manhã de domingo o traficante André de Oliveira Macedo, conhecido como ‘André do Rap’, em uma mansão em Angra dos Reis, na Costa Verde fluminense. André é acusado de comandar o esquema de envio de drogas do Primeiro Comando da Capital (PCC) do Porto de Santos à Europa e estava foragido desde 2014. Um helicóptero que estava alugado pelo traficante foi apreendido pela polícia.

Corpo de Roberto Leal, morto aos 67, será sepultado em SP

O corpo do cantor português Roberto Leal, cujo nome de batismo é António Joaquim Fernandes, será sepultado nesta segunda-feira (16) à tarde no Cemitério Congonhas, zona sul de São Paulo. O artista de 67 anos morreu de falência múltipla de órgãos no domingo (15), na capital paulista, onde estava internado desde 9 de setembro. Ele teve recentemente um câncer de pele, que evoluiu e atingiu o fígado. Vivendo no Brasil há décadas, ele deixa mulher e três filhos. O velório acontece entre 7h e 14h na Casa de Portugal, que fica na Liberdade, zona central de São Paulo.

EUA podem responder a ataque na Arábia Saudita

O presidente americano, Donald Trump, disse no domingo (15) que os Estados Unidos estão preparados para responder ao ataque contra infraestruturas petroleiras na Arábia Saudita, que Washington atribui ao Irã, enquanto o governo saudita tenta retomar as operações das plantas danificadas no ataque com drones. É a primeira vez que o presidente americano menciona uma resposta em potencial ao ataque de sábado, que obrigou a Arábia Saudita a reduzir sua produção de petróleo pela metade.

FUTEBOL

Fluminense bate Corinthians e deixa zona de rebaixamento

O Fluminense encerra o primeiro turno do Campeonato Brasileiro fora da zona de rebaixamento. O time tricolor encarou o Corinthians no estádio Mané Garrincha, em Brasília), e venceu por 1 a 0, no domingo. Paulo Henrique Ganso fez o gol da partida, com enorme contribuição do goleiro Cássio. Aos 40min do primeiro tempo, Ganso arriscou de fora da área e mandou em cima de Cássio, que tentou encaixar, mas deixou a bola passar por ele e cruzar a linha.

Internacional faz jogo veloz e aplica um 3 a 1 no Atlético Mineiro

Uma semana depois do Grêmio golear o Cruzeiro no Independência, outra equipe gaúcha venceu com facilidade mais um time mineiro. O Internacional, em jogo seguro , veloz e muito eficiente, derrotou o Atlético-MG por 3 a 1, gols de William Pottker, duas vezes, Neílton, com Bruninho descontando para o Galo.

Em atuação de gala, Grêmio goleia Goiás e cola no G6

O Grêmio passeou na Arena e comemorou o seu aniversário em grande estilo. O tricolor gaúcho venceu o Goiás por 3 a 0. Com a vitória, o Grêmio vai para 28 pontos e sobe para 8ª posição. Os Esmeraldinos ficam estacionados na 15ª colocação e com 21 pontos.

São Paulo empata e perde chance de ir ao G4

O São Paulo finalizou muito, porém não conseguiu sair com a vitória neste domingo. No Morumbi, o Tricolor empatou em 1 a 1 com o CSA, em partida válida pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Héctor Bustamante abriu o placar para a equipe alagoana e Reinaldo empatou no fim para os mandantes. Com o resultado, o São Paulo foi a 32 pontos, ultrapassando o Corinthians e chegando na quinta posição, porém perdendo a chance de terminar o primeiro turno no G4.

Em duelo de poucas chances, Bahia e Fortaleza empatam

Em jogo morno na Fonte Nova, Bahia e Fortaleza apenas empataram por 1 a 1. Com o resultado, o Tricolor fica na 7ª colocação, com 31 pontos. Enquanto isso, o Leão é o 14º, com 22 pontos.

Com a equipe reserva, Athletico-PR perde para Avaí

Com um time alternativo, em função do segundo jogo da final da Copa do Brasil na próxima quarta-feira, o Athletico Paranaense perdeu para o Avaí na manhã deste domingo, pela 19ª rodada do Campeonato Brasileiro. Jonathan marcou o único gol da partida.