Nascidos de 1968 a 1983 podem agendar saque de valores esquecidos

A partir de hoje (14), as pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas abertas nesse período poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.

A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (18). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer uma repescagem no sábado (19), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março. Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais. Segundo o BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1: Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2: Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.

Passo 3: Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4: Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5: Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor por meio de Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix, informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC).

Importante: Na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.

Calendário: Para evitar excesso de procura no site, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido. O prazo de agendamento para pessoas nascidas até 1968 ou empresas fundadas antes desse ano ocorreu de 7 a 11 de março, com repescagem no último sábado (12). Para quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h. Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perder os prazos não precisa se preocupar.

O direito a receber os recursos é definitivo e eles continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque. Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis. Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias.

INSS volta a agendar atendimento presencial

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) retoma hoje (14) o serviço de agendamento presencial nas agências de todo o país. A modalidade , que permite marcar um horário para ser atendido, foi suspensa em função da pandemia de covid-19.

O agendamento pode ser feito pelo site e pelo aplicativo Meu INSS e o telefone 135. Nos casos em que o cidadão não tem acesso à internet ou ao telefone, o agendamento pode ser feito diretamente nas agências.

Caso prefira o atendimento eletrônico, o cidadão continua tendo à disposição cerca de 91 serviços que podem ser solicitados de forma digital, sem a necessidade de comparecimento pessoal ao INSS. As agências também vão retomar o atendimento presencial para retirar dúvidas dos usuários, sem a necessidade de prévio agendamento.

Em meio a ataques Rússia e Ucrânia fazem novas negociações 

Autoridades russas e ucranianas fazem nesta segunda-feira (14) uma nova rodada de negociações, agora por videoconferência, em meio a denúncias de novos ataques à capital ucraniana, Kiev, e um constante bombardeio em Mariupol, no sul do país. Esta segunda-feira (14), começou com um ataque contra um edifício residencial em Kiev, que deixou ao menos uma pessoa morta e 12 feridos. As equipes de resgate afirmaram que o prédio fica na zona norte da capital ucraniana.

O governo local também afirmou que houve bombardeios contra a fábrica de aviões Antonov, onde duas pessoas morreram, segundo as autoridades ucranianas. Além de Kiev, sirenes de alertas de ataque aéreo soaram antes do amanhecer em diferentes regiões da Ucrânia, como Lviv, Odessa, Ivano-Frankivsk e Tcherkássi.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelenski, insistiu no domingo que a Otan deve impor uma zona de exclusão aérea após o ataque à cidade de Lviv, a 25 quilômetros da fronteira com a Polônia, deixando 35 mortos, na contagem ucraniana -os russos falam em 180 mercenários estrangeiros mortos. O último relatório de inteligência do Ministério da Defesa da Grã-Bretanha aponta que a Rússia teria estabelecido um bloqueio naval do mar Negro para isolar a Ucrânia do comércio marítimo internacional.

Rússia teria pedido ajuda da China

Devido ao progresso lento, a Rússia teria pedido ajuda à China, com o fornecimento de equipamento militar para atuar no conflito, afirmaram autoridades americanas dos EUA, provocando preocupação na Casa Branca de que Pequim possa intervir mais diretamente na guerra. Moscou também pediu a Pequim assistência econômica para enfrentar as sanções impostas por boa parte do mundo ocidental, informou o jornal New York Times, que citou fontes do governo que pediram anonimato.

O conselheiro de segurança nacional dos EUA, Jake Sullivan, que se encontra com o principal diplomata da China, Yang Jiechi, em Roma nesta segunda-feira, afirmou que “haverá consequências no caso de esforços em larga escala para evitar sanções”.

Questionado sobre o pedido de ajuda militar da Rússia, um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores em Pequim negou e acusou os Estados Unidos de “desinformação”. “Apoiamos e encorajamos todos os esforços que conduzam a uma solução pacífica da crise”, disse.

Papa Francisco: Em nome de Deus, eu te peço: pare com esse massacre’

O Papa Francisco pediu o fim da guerra na Ucrânia, durante a oração do Ângelus neste domingo (13), na Praça São Pedro, no Vaticano. Para uma praça lotada com fieis levando bandeiras da Ucrânia, o Papa falou sobre os ataques à cidade de Mariupol, no leste do país. “Esta semana, a cidade de Mariupol, cidade que leva o nome da Virgem Maria, tornou-se uma cidade mártir na angustiante guerra que assola a Ucrânia. Com dor no coração, junto minha voz à das pessoas comuns que imploram o fim da guerra. Em nome de Deus, que os gritos dos que sofrem sejam ouvidos e que cessem os bombardeios e os ataques. Deus, eu te peço: pare com esse massacre!”

Jornalista americano é morto na Ucrânia

Um jornalista norte-americano foi morto a tiros por forças russas na cidade ucraniana de Irpin, na região de Kiev, e outro ficou ferido, informou o chefe da Polícia Regional de Kiev, Andriy Nyebytov, neste domingo (13). Primeiro, Nyebytov disse que Brent Renaud trabalhava para o The New York Times, mas depois explicou que este já havia trabalhado para o jornal e que não estava mais no veículo. Segundo o Times, o jornalista tinha 51 anos. Nyebytov disse que Renaud foi baleado pelas forças russas em Irpin, mas não deu mais detalhes do incidente.

Documentarista e produtor de TV premiado, o americano Brent Renaud, morto nos arredores da capital da Ucrânia neste domingo (13), tinha experiência na cobertura de diversos conflitos pelo mundo. Ao longo de sua carreira, colaborou com veículos de comunicação como o The New York Times, a HBO, o Discovery Channel e a NBC. Os irmãos Renaud venceram prêmios importantes como Peabody Award, IDA Award, Overseas Press Club Awards, Columbia Dupont Awards e Edward R. Murrow. Outro jornalista foi ferido. No momento, estamos tentando tirar a vítima da zona de combate, disse Nyebytov em comunicado. Ele também não identificou o jornalista ferido.

China confina 17 milhões após registrar recorde de casos de Covid-19

Milhões de cidadãos foram colocados em confinamento no domingo (13) na China, após o país registrar o maior número de casos de Covid-19 em dois anos. A política de “zero covid”, que o governo impôs desde o começo da pandemia, causa cansaço entre a população e há dúvidas sobre a sua eficácia.  No domingo, o país asiático registrou 3.939 casos de Covid-19, o número mais alto nos últimos 24 meses no país.

As populações de várias cidades foram confinadas por surtos do vírus, informou a Comissão Nacional de Saúde. Na região de Shenzhen, na fronteira com Hong Kong, 17 milhões de pessoas foram isoladas depois que 66 casos foram identificados. Outras 19 províncias enfrentam surtos das variantes ômicron e delta do coronavírus. Yanji, uma cidade de 700 mil pessoas na fronteira norte-coreana, também entrou em quarentena. E na cidade de Jilin, os habitantes de centenas de bairros foram parcialmente confinados, anunciou um funcionário municipal no domingo.

Covid-19: Brasil registra 29,3 milhões de casos e 655 mil óbitos

O Brasil acumula 29,3 milhões de casos confirmados de covid-19 e 655 mil mortes, segundo boletim epidemiológico divulgado neste domingo pelo Ministério da Saúde. Os casos de recuperados somam 27,7 milhões (94,5% dos casos). Em 24 horas, foram registrados 18,6 mil casos e 133 óbitos.

Boletim epidemiológico da covid-19
Divulgação/ Ministério da Saúde

O boletim epidemiológico deste domingo não atualizou dados do Mato Grosso, do Tocantins e do Distrito Federal, cujas secretarias de estado de Saúde não repassaram as informações. O estado de São Paulo tem o maior número de casos acumulados desde o início da pandemia, com 5,1 milhões de casos e 166 mil óbitos.

Em seguida estão Minas Gerais (3,2 milhões de casos e 60,3 mil óbitos), Paraná (2,3 milhões casos e 42,6 mil óbitos) e Rio Grande do Sul (2,2 milhões de casos e 38,7 mil óbitos). Os estados com menor número de casos é o Acre (123.376), Roraima (154.566) e Amapá (160.210). Em número de mortes, São Paulo tem 166.093; Rio de Janeiro, 72.221 e Minas Gerais, 60.248. Os estados com menor número de óbitos são Acre (1.989), Amapá (2.118) e Roraima (2.139).

SC: Estado confirma 1.647.470 casos, 1.617.640 recuperados e 21.557 mortes

Santa Catarina já registrou 1.647.470 casos confirmados de Covid-19, dos quais 1.617.640 estão recuperados e 8.273 permanecem em acompanhamento. O dado foi divulgado neste domingo, 13. O novo coronavírus causou 21.557 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,31%.

Em comparação com o dia anterior, diminuiu em 752 o número de casos ativos e houve 3 óbitos adicionais registrados. A quantidade de casos confirmados cresceu 365 e outras 1.114 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 13
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Casos de infecção pelo novo coronavírus já foram confirmados em todos os 295 municípios de Santa Catarina e 294 têm registro de ao menos um óbito. A estimativa do Governo do Estado é que 23 municípios não tenham caso ativo algum. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 260 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Serra (206) e Meio-Oeste (192). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (54), Alto Vale do Itajaí (59) e Médio Vale do Itajaí (73).

Atualmente, há 816 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 562 estão ocupados, sendo 71 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 68,9%.

Publicado decreto sobre desobrigatoriedade do uso de máscaras em Santa Catarina

decreto que traz novas regras em relação ao uso de máscaras em Santa Catarina foi publicado no Diário Oficial do Estado neste sábado 12. Na prática, o que era obrigatório se torna uma recomendação de saúde pública. A liberação reflete as decisões de gestão que foram tomadas desde o início de março de 2020 e que permitiram um cenário epidemiológico estável. O decreto traz a vacinação como a principal ação de enfrentamento à Covid-19 e reforça medidas de prevenção necessárias para conter a disseminação do coronavírus.


Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom

:: Leia mais: Uso de máscaras deixa de ser obrigatório em Santa Catarina a partir de sábado, 12 de março

O Estado foi um dos primeiros a decretar ações preventivas ao Coronavírus, qualificou as estruturas hospitalares, aumentou o número de leitos de UTI para mais de 1.100 no auge da contaminação e ofereceu treinamento para os profissionais de saúde. Santa Catarina ainda mantém índices de vacinação acima dos 82% de esquema primário completo (duas doses ou dose única) e possui a menor taxa de letalidade do Brasil, 1,31%.

Saúde confirma mais 1.504 casos e cinco óbitos por Covid-19 no Paraná

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgou neste domingo (13) mais 1.504 casos e cinco mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os números não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.370.673 casos e 42.428 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de julho (1) de 2020; fevereiro (1), junho (2), julho (2), agosto (1), setembro (1), outubro (4) e novembro (1) de 2021; janeiro (443), fevereiro (342) e março (706) de 2022. Os óbitos são de junho (1) de 2021 e março (4) de 2022.

INTERNADOS – 77 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados, todos em leitos SUS (40 em UTI e 37 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 606 pacientes internados, 259 em leitos UTI e 347 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais cinco pacientes, todos homens, com idades que variam de 42 a 83 anos. Um óbito ocorreu dia 13 de junho de 2021 e os demais em 11 e 12 de março de 2022. Os pacientes que foram a óbito residiam em Cascavel (3), Pinhais (1) e Foz do Iguaçu (1).

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde contabiliza 10.690 casos de não residentes no Estado – 231 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo.

Atenção primária, saúde mental e retomada das cirurgias são prioridades no pós-Covid-19

Há dois anos, a Covid-19 chegou ao Estado desafiando a reorganização do Sistema Único de Saúde (SUS). A pandemia ainda não tem previsão de término, mas a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já projeta algumas ações pós-Covid-19 para fortalecer e ampliar os serviços para a população. A retomada das cirurgias eletivas e a ascensão da Saúde Mental e Atenção Primária – porta de entrada do cidadão ao SUS –, são alguns dos focos principais nesta fase. A Covid-19 levou muitos usuários a deixar de dar continuidade aos tratamentos médicos de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) por medo de contrair a doença.

Agora o desafio é fazer com que esses usuários voltem a frequentar os serviços. Investir no atendimento primário é uma tarefa a ser encarada nos próximos anos. “A pandemia trouxe muitos desafios para a saúde no Paraná, todos atendidos com êxito pelo Governo. Agora além de dar continuidade ao atendimento aos pacientes da Covid-19 com excelência, precisamos reforçar o atendimento primário, regionalizar ainda mais os serviços e trazer maior segurança e comodidade aos usuários do SUS”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto. Levar a saúde para perto da população é um dos principais objetivos desde o início do Governo.

No ano passado, a Sesa iniciou a primeira etapa de distribuição de novos carros para a Estratégia da Saúde da Família (ESF). Por meio deste programa é possível reforçar o atendimento domiciliar aos idosos e pacientes com doenças crônicas, como o diabetes e hipertensão, além do monitoramento aos acamados e estratégias de vacinação extramuro. Nesta primeira etapa de entrega, foram disponibilizados 1.237 carros aos 399 municípios. Além disso, o governador Ratinho Junior anunciou nesta semana o repasse de mais de R$ 250 milhões aos 399 municípios do Paraná para construção, reforma e ampliação de UBS e hospitais, além da aquisição de 744 veículos voltados ao transporte de pacientes e incremento do custeio hospitalar.

Palmeiras vence o Santos

O Palmeiras levou a melhor no clássico contra o Santos, ao vencer em 1 a 0, no Allianz Parque, na 11ª e última e penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista. O jogo foi definido nos acréscimos do primeiro tempo, com pênalti convertido pelo meia Raphael Veiga.

São Paulo goleia Mirassol fora de casa

O domingo (13) foi feliz para a torcida do Tricolor paulista que viu o time golear o Mirassol fora de casa por 3 a 0, na 11ª rodada e penúltima rodada da fase classificatória do Campeonato Paulista.  Os gols foram marcados Reinaldo, de pênalti, Rigoni  e Toró. Com o triunfo, o São Paulo lidera o grupo B, com 20 pontos, e não pode mais ser alcançado pelos demais times da chave.

Vasco faz 3 a 0 no Resende e vai encarar Flamengo na semi do Carioca

Estão definidas as semifinais do Campeonato Carioca de 2022. Com a vitória do Vasco sobre o Resende por 3 a 0, pela 11ª e última rodada da Taça Guanabara (equivalente à primeira fase da competição), o Cruzmaltino assegurou o terceiro lugar, com 22 pontos e vai enfrentar o Flamengo. Já o Botafogo foi até Angra dos Reis e empatou com o Audax por 2 a 2, sendo ultrapassado pelo Vasco e terminando com 20 pontos, na quarta colocação. Com isso, o Glorioso será o adversário do Fluminense, campeão da Taça Guanabara.

Botafogo escapa da derrota e fará clássico com o Fluminense

Jogando no Estádio Jair Toscano, em Angra dos Reis, o Botafogo teve dificuldades diante do Audax. O Alvinegro ficou atrás do placar duas vezes, buscando a igualdade em ambas as ocasiões. O técnico interino Lúcio Flávio levou a campo uma escalação repleta de jovens jogadores que não vêm sendo titulares e a equipe teve problemas para encarar o adversário. Botafogo e Fluminense definem a segunda vaga na final a partir do dia 21 (uma segunda-feira), conforme anunciou a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj).

Paralimpíada de Inverno chega ao fim; Ucrânia é a 2ª com mais medalhas

Encerramento, Paralimpíada, Pequim 2022 - bandeira do Brasil
Divulgação: IPC

Neste domingo (13), foi realizada a cerimônia de encerramento dos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim, na China. A cerimônia, tradicionalmente mais enxuta do que a de abertura, contou apenas com a presença dos porta-bandeiras de cada país. O representante do Brasil foi o snowboarder gaúcho André Barbieri. A competição chegou ao fim com alguns resultados marcantes.

A China lidera o quadro de medalhas, com 61 pódios no total (18 ouros, 20 pratas e 23 bronzes). Antes de sediar os Jogos em 2022, o país só havia conquistado uma medalha na história, em 2018. Na segunda colocação do quadro ficou a Ucrânia, cuja delegação chegou ao país asiático já com o conflito armado com a Rússia em andamento. Os atletas ucranianos conquistaram, no total, 29 medalhas, sendo 11 ouros, 10 pratas e oito bronzes, registrando a melhor performance do país em todos os tempos.

O Brasil encerrou sua terceira participação em Jogos Paralímpicos de Inverno sem pódios, mas com motivos para comemorar. Com seis atletas, esta foi a maior delegação que o país já levou ao evento. Na última prova que contou com a presença de atletas brasileiros em Pequim, a equipe verde-e-amarela alcançou o oitavo lugar no revezamento misto do esqui cross-country. Os esquiadores Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Rocha e Robelson Lula conseguiram melhorar o resultado obtido em Pyeongchang, em 2018, quando o Brasil terminou em 13º lugar.

A evolução também chamou atenção por outro detalhe: há quatro anos, na Coreia do Sul, o Brasil competiu com apenas dois atletas, Aline e Cristian, que tiveram que esquiar dois trechos cada um. Desta vez, de forma inédita, a equipe estava completa, com cada esquiador sendo responsável por 2,5 km. Os brasileiros fizeram o tempo de 34min10s.

Aline Rocha e Cristian Ribera, aliás, também foram os responsáveis pelos melhores resultados individuais do Brasil em Pequim. Ambos esquiadores correram as provas do cross country de curta, média e longa distância. Aline alcançou o 10º lugar nas duas primeiras e o sétimo na terceira. Cristian terminou em 9º, 13º e 14º, respectivamente. Os resultados refletem o aumento nos investimentos para este ciclo. Agora, os atletas aguardam por uma performance ainda melhor – e quem sabe o primeiro pódio – na edição de 2026, que acontecerá em duas sedes na Itália: Milão e Cortina d’Ampezzo.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495