Evo Morales renuncia à presidência da Bolívia 

Evo Morales renunciou neste domingo (10) ao cargo de presidente da Bolívia. O anúncio foi feito pela televisão, em rede nacional. Minutos depois, o vice-presidente Álvaro García Linera, também anunciou sua renúncia. ‘O golpe de Estado se consumou’, disse Linera. De acordo com a Constituição boliviana, o presidente do Senado seria o próximo na linha de sucessão. Mas não se sabe se ele assumirá a presidência, devido à oposição generalizada ao partido de Morales. Antes da renúncia, Morales disse que convocaria novas eleições.

Deputados discutem prisão após 2ª instância

O Congresso Nacional terá seu funcionamento adiantado para esta segunda-feira (11) e terça-feira (12) por conta do encontro da cúpula dos Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul), que ocorre a partir de quarta-feira (13). Enquanto na Câmara haverá o debate sobre prisão após condenação em 2ª instância, no Senado a reforma da Previdência será promulgada.

Planalto lança programa para gerar empregos

O governo aposta no sucesso do programa Trabalho Verde Amarelo, que será lançado nesta segunda-feira (11) no Palácio do Planalto, para responder às críticas do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a atuação da equipe econômica no combate ao desemprego. O programa prevê a redução de encargos para estimular as empresas a contratarem jovens (18 a 29 anos) e pessoas acima de 55 anos que não estejam aposentadas. A meta é gerar 4 milhões de vagas até 2022, reduzindo a taxa de desemprego de 12% para 10%.

2º dia do Enem tem perguntas sobre agrotóxicos e vacinas

O segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no domingo (10) trouxe questões que abordaram alternativas ao uso de agrotóxicos na produção de alimentos e a importância da vacinação para combater doenças. Milhares de candidatos em todo o Brasil fizeram as provas de duas áreas do conhecimento, com 90 questões de Matemática e suas Tecnologias e Ciências da Natureza e suas Tecnologias.  

Weintraub: ‘Identificamos quem vazou o Enem’

Meia hora depois do encerramento do segundo dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o ministro da Educação Abraham Weintraub disse em coletiva de imprensa que “este foi o melhor Enem da história do Brasil se levarmos em consideração a qualidade da prova”. Ao lado do presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Alexandre Lopes, o ministro afirmou que a ausência de supostas questões ideológicas tem relação com a “postura republicana do Governo Bolsonaro”. A taxa de abstenção do exame deste ano foi de 27,19%, segundo o MEC, a menor da história. O ministrou garantiu que os casos de vazamento da prova nos dois dias foram pontuais e não geraram impacto aos estudantes.

Enem: como usar a nota nas universidades públicas

Mais de 100 universidades espalhadas pelo Brasil oferecem vagas pelo Sisu. Algumas instituições possuem notas mínimas para determinados cursos. A exigência principal, porém, é que o estudante não pode zerar a nota de redação do Enem. No primeiro semestre de 2019, foram ofertadas 235.461 vagas em 6.435 cursos de 129 instituições públicas. Já no segundo semestre, foram 59.028 vagas em 1.731 cursos de 76 instituições.

Navios da Marinha chegam a Suape para reforçar o combate ao óleo que atinge o litoral

Os dois maiores navios da Marinha do Brasil chegaram, nesse domingo (10), ao Porto de Suape, no Grande Recife, para reforçar o combate ao vazamento de óleo no Nordeste. Uma das bases da operação “Amazônia Azul, Mar Limpo é Vida” fica em Suape. A partir do estado, as tropas, veículos e helicópteros que chegaram com as embarcações serão distribuídos pela costa nordestina.

Toffoli critica radicalismo e diz que Judiciário saberá agir

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, reagiu na noite deste domingo, 10, aos discursos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que, após ser solto na última sexta-feira, 8, tem convocado a esquerda a confrontar instituições consolidadas no País. “O Judiciário e a Justiça são feitos para a pacificação social. Se alguém quer se valer da Justiça para uma luta social, não vai conseguir. A Justiça não tolerará uma crise institucional e saberá agir a tempo e a hora”, afirmou, sem mencionar nomes. Para Dias Toffoli, “radicalismo não leva a lugar nenhum”. O que se espera é que as pessoas tenham serenidade e pensem no Brasil”. O presidente do Supremo declarou, ainda, que “a nação brasileira é devedora das Forças Armadas para a construção do Brasil e para a unidade nacional, assim como o Judiciário”. E completou: “O Judiciário saberá agir no momento certo”. Toffoli deu, na última semana, o voto de minerva que permitiu a presos condenados

Caso Marielle: PF suspeita de propina para delegado

Em um relatório enviado ao Ministério Público do Rio de Janeiro, a Polícia Federal pede a investigação do delegado Rivaldo Barbosa, da Polícia Civil do Rio, sob a suspeita de ter recebido propina de R$ 400 mil para obstruir as investigações sobre os assassinatos da vereadora Marielle Franco (PSOL) e do motorista Anderson Gomes. Em uma conversa telefônica, Barbosa surge como o recebedor do valor para atrapalhar a resolução do crime. No domingo, o relatório da PF foi publicado pelo UOL.

Presidente da Assembleia Legislativa de SC vai passar por cirurgia após acidente de trânsito

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Julio Garcia, deixou o hospital nossa Senhora dos Prazeres, em Lages, na Serra de Santa Catarina, no início da tarde deste domingo (10), após sofrer um acidente de trânsito na última sexta-feira (8). Ele segue para Florianópolis onde, nesta segunda-feira (11), vai realizar nova cirurgia de reparação no tornozelo direito, procedimento já previsto anteriormente pelos médicos. O estado geral de saúde do presidente é bom, informou ainda a assessoria de imprensa do político. Já a esposa do presidente da Alesc, Adalgisa Scheer, passa bem e permanece em observação no hospital em Lages. O acidente ocorreu na BR-282 em Lages. Garcia se deslocava para um compromisso familiar quando houve a batida, por volta das 17h45 no km 226, segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF). Os dois veículos envolvidos colidiram de frente.

Hong Kong: policial atira em manifestante

Um policial atirou em um manifestante encapuzado durante enfrentamentos na manhã de segunda-feira em Hong Kong (noite de domingo, 10, no Brasil), em um evento transmitido ao vivo pelo Facebook, e uma fonte policial confirmou que munição letal foi disparada no local. Nas imagens vê-se um agente tentando dominar fisicamente uma pessoa com uma jaqueta branca no bairro de Sai Wan Ho, em um cruzamento bloqueado pelos manifestantes. Outro homem encapuzado, vestido de preto, se aproxima e o policial claramente atira em seu corpo. O homem não identificado cai de imediato, levando as mãos ao lado esquerdo do corpo. Seu estado de saúde é ignorado. Segundos depois, o mesmo agente faz outros dois disparos e as imagens mostram um segundo encapuzado caindo no chão, embora o vídeo não deixe claro a natureza de seus ferimentos.

Irã anuncia descoberta de campo de petróleo

O presidente do Irã, Hassan Rohani, anunciou neste domingo (10.nov.2019) a descoberta de 1 novo campo de petróleo no sul do país, com mais de 50 bilhões de barris de óleo bruto. O achado pode aumentar em 1/3 o tamanho das reservas comprovadas de petróleo do país persa. O anúncio de Rouhani é feito no momento em que o Irã se vê pressionado pelas sanções americanas, depois de os EUA terem abandonado, no ano passado, o acordo nuclear antes firmado com potências mundiais. Rouhani fez o anúncio em 1 discurso na cidade desértica de Yazde e explicou que o campo está localizado no sul do Irã, precisamente na província de Khuzestan, centro da indústria petrolífera nacional. Segundo ele, mais de 53 bilhões de barris seriam adicionados às reservas comprovadas do Irã, atualmente em cerca de 150 bilhões.

Chile anuncia processo para nova Constituição por meio de uma Constituinte e plebiscito

O governo chileno anunciou na noite deste domingo (10) o início do processo para uma nova Constituição através de um “Congresso Constituinte”, com “ampla participação cidadã e um plebiscito que o ratifique”. A manobra atende a uma das principais demandas surgidas nos protestos que ocorrem no país. O ministro do Interior, Gonzalo Blumel, confirmou o anúncio após uma reunião na casa do presidente, Sebastián Piñera, com os líderes do “Chile Vamos”, coalizão política que reúne quatro partidos de centro-direita e direita, que até agora eram os mais reticentes a uma mudança profunda da Carta Magna, herdada da ditadura de Augusto Pinochet (1973-1990).

FUTEBOL

JOGO DE HOJE

Brasileirão

20h00 – Botafogo x Avaí

Flamengo  derrota o Bahia e abre 10 pontos na liderança 

O Flamengo está mais perto do que nunca do título brasileiro de 2019. Neste domingo, 10, o clube rubro-negro venceu o Bahia no Maracanã por 3 a 1, com gols de Reinier, Bruno Henrique e Gabigol e abriu 10 pontos para o segundo colocado, o Palmeiras. O próximo jogo do escrete de Jorge Jesus é na próxima quarta, às 21h30, contra o Vasco.

Gabigol iguala 21 gols de Zico em um único Brasileirão

Enquanto o Flamengo vai ficando cada vez mais perto de se tornar campeão do Brasileirão 2019 , seus jogadores continuam somando números notáveis na grande temporada sob o comando de Jorge Jesus. Neste domingo, 10, diante do Bahia, não foi diferente: Gabigol igualou um recorde de 37 anos que pertencia a Zico, maior ídolo da história do Rubro-Negro carioca.

Fortaleza derrota o Ceará no Clássico-Rei

Neste domingo, Fortaleza e Ceará fizeram o Clássico-Rei na Arena Castelão, em Fortaleza (CE), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro. E os comandados de Rogério Ceni saíram com a vitória pelo placar de 1 a 0. Wellington Paulista marcou o único gol do jogo.

Grêmio vence a Chapecoense com gol de bicicleta

Na Arena Condá, a Chapecoense perdeu para o Grêmio por 1 a 0. Com o resultado, a Chape fica cada vez mais afundada na zona de rebaixamento com 22 pontos, na penúltima colocação. O Grêmio foi para 56 pontos e está no 4º lugar.

Vasco vence CSA com tranquilidade e se afasta da zona de rebaixamento

O Vasco reencontrou o caminho das vitórias ao bater o CSA por 3 a 0, no Rei Pelé. A equipe de Luxemburgo soube se defender e foi letal quando subiu ao ataque para garantir os três pontos e se afastar da zona da confusão. Raul e Oswaldo Henriquez marcaram para o Gigante da Colina.

Athletico derrota o São Paulo no Morumbi com falha de Volpi

O São Paulo manteve a má fase ao perder o segundo jogo seguido no Estádio do Morumbi. O Athletico venceu com gol de Marcelo Cirino, que contou com uma falha do goleiro Tiago Volpi, e chegou ao 6º lugar, com 50 pontos a equipe tricolor está em 5º, com 52.

Internacional vence e aprofunda crise no Fluminense

Diante de um Beira-Rio vazio, o Fluminense foi derrotado pelo Internacional por 2 a 1 e segue lutando contra o rebaixamento. A equipe comandada por Marcão mostrou dificuldades para criar oportunidades claras e não conseguiu reagir para buscar o empate após sair atrás do placar. Pelo lado do Colorado, William Pottker garantiu a vitória anotando os dois gol do time da casa. Wellington Nem descontou para o clube das Laranjeiras.

Empate em clássico empaca o Atlético-MG e mantém Cruzeiro perto do Z4

Em um clássico onde a eficiência não apareceu e a criatividade foi rara, Cruzeiro e Atlético Mineiro viram o 0 a 0 ser o placar natural para o que aconteceu em campo no Mineirão.