Repatriados da China passam por quarentena em Goiás 

O grupo de 58 brasileiros que retornou ontem da China e está hospedado na base aérea de Anápolis, em Goiás, já passou por todas as avaliações clínicas protocolares previstas pelo Ministério da Saúde e continua sem apresentar sintomas de contaminação pelo coronavírus. A informação foi divulgada no fim da tarde de domingo pelo Ministério da Defesa. O grupo é composto pelos brasileiros que estavam em Wuhan, na China, e foram trazidos de volta ao Brasil, além de tripulantes do voo e membros das equipes de saúde e comunicação envolvidos na operação.

Número de casos de coronavírus por dia se estabiliza 

A OMS (Organização Mundial da Saúde) afirmou que o número de contaminação diária do novo coronavírus ‘está se estabilizando’. O órgão divulgou no domingo (9) que há 2.676 novos casos confirmados a contagem de mortos pela doença é de 813. ‘No entanto, é muito cedo para qualquer previsão sobre a erradicação do coronavírus’.

Brasil tem 11 casos suspeitos de coronavírus

Sem registro de coronavírus, o Brasil tem 11 casos suspeitos da doença, informou neste domingo, 9, o Ministério da Saúde. São investigados 3 casos em São Paulo, 3 no Rio Grande do Sul, 2 no Rio de Janeiro e um em Santa Catarina, Paraná e Minas Gerais. Nenhuma suspeita foi confirmada até agora – e 28 casos analisados já foram descartados. Os casos estão sendo analisados pelo laboratório do Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo monitora 3 casos, um deles um paciente adulto em Barueri.

OMS indica risco de transmissão entre pessoas que não foram à China

A propagação do novo coronavírus fora da China poderia aumentar com a transmissão da doença por pessoas que nunca viajaram para o país, advertiu neste domingo (10) o diretor geral da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Houve casos preocupantes de propagação do #2019nCoV por pessoas sem antecedentes de viagem” à China, tuitou Tedros Adhanom Ghebreyesus, utilizando a denominação científica provisória do vírus.

Temporal gera alagamentos e caos em São Paulo

Uma forte chuva atingiu a capital no início da manhã desta segunda-feira (10). De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências Climática (CGE), o volume de água que atingiu a capital foi de 67 mm nas últias 24 horas, com dezenas de pontos de alagamentos registrados na grande São Paulo durante o início do dia, amaioria deles intransitáveis.

Investigado por assassinato de Marielle é morto na BA

O ex-policial militar Adriano Magalhães da Nóbrega, conhecido como ‘capitão Adriano’, foi morto em uma troca de tiros com a polícia na manhã de domingo, em Esplanada, no interior da Bahia. Foragido desde janeiro do ano passado, ele é apontado como chefe do ‘Escritório do Crime’, milícia suspeita pela morte da vereadora do Rio Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes, assassinados em março de 2018.

Adriano estava escondido em sítio de vereador 

Ex-capitão do Batalhão de Operações Especiais, Adriano Magalhães da Nóbrega, apontado pelo Ministério Público do Rio de Janeiro como chefe da milícia “Escritório do Crime”, foi localizado pela polícia em um sítio de propriedade do vereador Gilsinho da Dedé (PSL). A informação é do Portal G1. O miliciano reagiu à prisão, trocou tiros com os agentes e acabou morto na manhã deste domingo, 9, na cidade de Esplanada, no litoral baiano. Em entrevista, o parlamentar afirmou que soube da operação por um vizinho e negou conhecer o miliciano. Segundo Dedé, o terreno é cercado de arame, mas não há caseiro vigiando a propriedade.

Polícia encontra 13 celulares e 4 armas no esconderijo de Adriano

A Polícia da Bahia apreendeu 13 celulares e quatro armas – uma pistola, um revólver e duas espingardas – no imóvel usado por Adriano Magalhães da Nóbrega, o capitão Adriano, em Esplanada, no interior da Bahia. Segundo a polícia, Adriano foi morto em troca de tiros com policiais na manhã deste domingo, 9. Ele é acusado de chefiar a milícia “Escritório do Crime”, suspeita de ligação com a morte da vereadora Marielle Franco.

Sisu: lista de espera é publicada nesta segunda

Estudantes que fizeram a inscrição nas listas de espera de instituições de nível superior que usam o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) poderão conferir nesta segunda-feira (10) no site do programa a ordem de chamada para matrícula que será publicada pelo Ministério da Educação. A lista de espera é um mecanismo para alocar estudantes em vagas que não foram ocupadas durante a primeira chamada. A escolha de duas opções de curso assinaladas durante o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem), continua valendo.

Chefe da Secom nega conflito e irregularidades

O secretário especial de Comunicação Social da Presidência da República, Fabio Wajngarten, afirmou em entrevista ao programa ‘Poder em Foco’, do SBT, que chegou a pensar em deixar o governo após acusações de conflito de interesses entre sua função política e as atividades de uma empresa de comunicação e marketing da qual é sócio. Segundo ele, no entanto, a ideia de se afastar ‘ficou no passado’.

OSCAR

‘Parasita’ domina premiação e conquista 4 estatuetas

Realizado na madrugada desta segunda-feira (10), a 92ª edição do Oscar consagrou o filme ‘Parasita’. Com seis indicações, a produção sul-coreana conquistou quatro estatuetas, incluindo a de Melhor Filme. Esta foi a primeira vez que um filme estrangeiro ganha o prêmio mais importante da noite.

Melhor ator coadjuvante, Brad Pitt ganha seu 2º Oscar

Brad Pitt levou neste domingo (9) o Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel em “Era uma vez… em Hollywood”, com o qual arrasou em toda a temporada de prêmios. Pitt, que conquistou seu segundo Oscar, o primeiro em interpretação, superou Tom Hanks por “Um lindo dia na vizinhança”, Anthony Hopkins por “Dois papas” e Al Pacino e Joe Pesci por “O Irlandês”.

‘American Factory’ vence e frustra 1º Oscar brasileiro

Concorrendo como melhor documentário, ‘Democracia em Vertigem’ não foi o primeiro filme brasileiro a ganhar um Oscar. O grande vencedor foi ‘American Factory’, de Steven Bognar e Julia Reichert. O filme da cineasta Petra Costa foi o sétimo brasileiro a concorrer à estatueta mais cobiçada do cinema mundial.

FUTEBOL

Brasil derrota a Argentina e conquista vaga nas Olimpíadas 

Atual campeã olímpica, a seleção brasileira conquistou neste domingo (9) a classificação para defender o título nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Com uma atuação segura, o Brasil sub-23 derrotou a Argentina por 3 a 0, com gols de Paulinho e dois de Matheus Cunha.

Grêmio leva baile e perde para o Aimoré

O Grêmio foi derrotado por 2 a 1 pelo Aimoré, no Estádio Cristo Rei, em jogo válido pela 5ª rodada do primeiro turno do Campeonato Gaúcho. Com o resultado, o Tricolor terá o Internacional pela frente na semifinal do turno. A partida acontecerá no Beira-Rio.

Cruzeiro busca empate com o América-MG

Neste domingo, Cruzeiro e América-MG ficaram no empate por 1 a 1 no Mineirão e o tabu de quase 18 anos sem vitória do Coelho sobre a Raposa no estádio foi mantido. Com o resultado, os mandantes assumiram a liderança da competição, com dez pontos, enquanto os visitantes subiram para a terceira colocação, com oito.

Alberto Valentim não resiste a derrota em clássico e é demitido do Botafogo

A derrota de 3 a 0 para o Fluminense fez com que a diretoria do Botafogo demitisse o técnico Alberto Valentim. A rescisão foi confirmada na noite deste domingo (9), após treinador e dirigentes negociarem os valores envolvidos em contrato. Valentim assumiu o time alvinegro em outubro de 2019 e, em 17 jogos, venceu apenas sete.

Inter de Limeira derrota o Corinthians em Itaquera 

O time misto do Corinthians foi derrotado por 1 a 0 pela Inter de Limeira, neste domingo, em Itaquera, pela quinta rodada do Campeonato Paulista. O resultado mantém, mesmo com a derrota, o Timão na segunda posição do Grupo D, com cinco pontos. Do outro lado, o time comandado por Elano chega a nove e lidera a Chave C.

Santo André vence o São Paulo e amplia pressão em Diniz

O São Paulo foi derrotado pelo Santos André por 2 a 1, no Ramalhão, e saiu da zona de classificação no Grupo C do Campeonato Paulista. Fernandinho e Dudu Vieira marcaram os gols da vitória do Ramalhão. Daniel Alves descontou para o Tricolor. Com o resultado, o São Paulo caiu para terceiro lugar no Grupo C do Paulistão

Sem Neymar, PSG vence o Lyon pelo Francês

O Paris Saint-Germain recebeu o Lyon neste domingo e venceu por 4 a 2 pela 24ª rodada do Campeonato Francês. Sem Neymar, lesionado, a equipe da capital francesa até sofreu um pouco, mas conseguiu a vitória que mantém a distância na ponta em 12 pontos.