Bolsonaro definirá futuro de Vélez nesta segunda

O presidente Jair Bolsonaro voltou a dizer que o destino do ministro da Educação, Ricardo Vélez, será decidido nesta segunda-feira (8). Em uma reunião com jornalistas no Palácio do Planalto, na última sexta (5), ele já tinha dito que segunda seria o dia do ‘fico ou não fico’. O ministro enfrenta sucessivas crises desde o início do governo e viu um aumento do desgaste nas últimas semanas, com disputas internas, mais de 15 exonerações, medidas polêmicas e recuos.

Presidente ironiza pesquisa que mostra rejeição

O presidente Jair Bolsonaro ironizou resultado da pesquisa Datafolha em publicação no Twitter. O levantamento divulgado no domingo (7) pela ‘Folha de S. Paulo’ aponta que o militar tem a pior avaliação em 1º mandato após 3 meses de governo. O presidente foi questionado sobre a pesquisa ao sair do Palácio da Alvorada. Respondeu que não irá ‘perder tempo para comentar pesquisa do Datafolha’. ‘Tem um item lá de que Lula e Dilma são mais inteligentes do que eu. Valeu, Datafolha’, disse Bolsonaro.

Otimismo com economia cai após posse, diz pesquisa

A porcentagem de brasileiros que creem em uma melhora da economia nos próximos meses caiu ao longo dos primeiros três meses completos do governo Bolsonaro, segundo pesquisa do instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira 8. Considerando uma série histórica iniciada em 1997 (no governo de Fernando Henrique), é a primeira vez que o centro de estatísticas capta uma queda nesse tipo de expectativa no início do mandato de um presidente. O levantamento mostra que, após atingir níveis recordes antes da posse, a parcela de pessoas que declararam acreditar em uma melhora da situação econômica no futuro breve caiu de 65%, em dezembro, para 50%. Ao mesmo tempo, a porcentagem dos que acreditam em uma piora do cenário dobrou, indo de 9% para 18%. Ao todo, 59% dizem acreditar em uma melhora na situação econômica pessoal, enquanto 11% esperam por uma piora. Pouco antes de Bolsonaro assumir, 29% dos brasileiros diziam acreditar que o desemprego melhoraria – enquanto, hoje, o número subiu para 47%,

 

198 deputados votariam a favor da reforma da Previdência

Apesar dos problemas de articulação no governo, levantamento do jornal ‘O Estado de S. Paulo’ indica que o apoio à reforma da Previdência cresceu na Câmara dos Deputados nas últimas semanas. De acordo com jornal, 198 deputados votariam a favor da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) no plenário. O número é maior do que o verificado no levantamento anterior, publicado em 21 de março. Na ocasião, 180 deputados se mostraram favoráveis ao projeto.

Lula comenta prisão após um ano: ‘Farsa judicial’

Ao completar um ano preso no domingo, em artigo, o ex-presidente Lula disse ter a consciência tranquila sobre sua inocência. O petista se diz vítima de uma ‘farsa judicial’ em decorrência de um movimento político iniciado pelos derrotados nas eleições presidenciais de 2014, que chegou em 2018 com o objetivo de impedir sua candidatura à Presidência ‘a qualquer custo’.

Delegado: ‘Tudo indica’ que família foi fuzilada por engano

O músico e segurança Evaldo dos Santos Rosa, de 51 anos, morreu no domingo (7) ao ser baleado pelo Exército. Os militares dispararam pelo menos 80 tiros contra o carro em que ele estava com a família, em Guadalupe, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. Segundo o delegado Leonardo Salgado, da Delegacia de Homicídios do Rio de Janeiro, ‘tudo indica’ que os militares atiraram por engano, pois confundiram o veículo com o de assaltantes. Outras quatro pessoas estavam no veículo.

Brumadinho: sobe número de mortos identificados

A Defesa Civil de Minas Gerais informou que o número de mortos identificados na tragédia da mineradora Vale, em Brumadinho, na região metropolitana de Belo Horizonte, subiu para 224. Até o sábado (6), 69 pessoas permaneciam desaparecidas e 395 foram localizadas. Os trabalhos das equipes do Corpo de Bombeiros continuam na região onde ocorreu o rompimento da barragem da mina Córrego do Feijão, no dia 25 de janeiro.

IR: Receita abre consulta a lote da malha fina

A Receita Federal abre nesta segunda-feira consulta ao lote residual de restituição do Imposto de Renda Pessoa Física de abril. Ao todo, serão desembolsados R$ 210 milhões para 91,3 mil contribuintes que estavam na malha fina das declarações de 2008 a 2018, mas regularizaram as pendências com o Fisco. A lista com os nomes estará disponível a partir das 9h no site da Receita. A consulta também pode ser feita pelo Receitafone (número 146) e por aplicativo para tablets e smartphones.

FUTEBOL

São Paulo elimina Palmeiras e vai a final

Em um jogo marcado por muito equilíbrio e tensão, o São Paulo eliminou o Palmeiras nos pênaltis, neste domingo, em pleno Allianz Parque, pela semifinal do Campeonato Paulista, e foi à final após 16 anos – a última havia sido em 2003. O empate sem gols no tempo regulamentar foi marcado pelo uso do VAR, que anulou um tento para cada lado.

Vasco bate Bangu e pega Fla na final do Carioca

No domingo, o Cruz-Maltino venceu com dificuldades o Bangu pelo placar de 2 a 1, no Maracanã, pela semifinal do Carioca. Os gols da partida foram marcados por Bruno César (de pênalti) e Yan Sasse para os vascaínos. Yaya Banhoro diminuiu para os Alvirrubros. Com o resultado, o time comandado por Alberto Valentim vai duelar contra o Flamengo na final e lutará pelo 25º título da competição em sua história.

Mineiro: Galo goleia e encara Cruzeiro na final

Confirmando o favoritismo, o Atlético-MG se garantiu em mais uma final de Campeonato Mineiro ao golear o Boa Esporte por 4 a 0, gols de Luan, Elias, Victor, contra, e Geuvânio, que marcou pela primeira vez com a camisa do clube. Sem muito esforço, o Galo se impôs ao Boa e garantiu ainda no primeiro tempo sua classificação à decisão estadual contra o seu maior rival, o Cruzeiro, que eliminou o América-MG.

Gaúcho: Grêmio vence e final terá Gre-Nal

O Grêmio venceu o São Luiz por 3 a 0 neste domingo, na arena, e avançou à final do Campeonato Gaúcho. O adversário será o Internacional. Os gols do Tricolor foram marcados por Alisson, André e Everton. Sem Luan, afastado para buscar melhores condições físicas, a equipe de Renato Gaúcho mostrou volúpia e pouco sofreu. Antes do Gre-Nal, o Grêmio enfrentará o Rosario Central na quarta-feira, novamente na arena. Os gaúchos precisam vencer para ter chance de avançar às oitavas de final da Libertadores da América.

JOGO DE HOJE

Campeonato Paulista

20h00 – Santos x Corinthians