Rússia anuncia nova abertura de corredores humanitários na Ucrânia

Militares russos vão suspender ataques nesta segunda-feira (07) na Ucrânia para a formação de corredores humanitários. A informação é do portal russo Interfax. Os corredores estariam sendo montados em Kharkiv, Mariupol e Sumy a pedido pessoal do presidente francês Emmanuel Macron. O ministro da Defesa da Rússia teria dito que quem deixar Kiev será transportado de avião para a Rússia e que a evacuação será monitorada por drones.

Esta seria a terceira tentativa de cessar-fogo para a passagem da população. Em Mariupol, por exemplo, a ação foi cancelada por dois dias consecutivos em razão de ataques. Separatistas pró-Rússia e a Guarda Nacional da Ucrânia acusaram-se mutuamente. A Rússia diz que abrirá corredores humanitários a partir das 10h do dia 7 de março para permitir a evacuação de civis de várias cidades ucranianas que enfrentam intensos combates, incluindo a capital Kiev e a cidade portuária sitiada Mariupol.

Outras duas tentativas de cessar-fogos foram frustrados

Militares Ucranianos ajudando a população – RNC – Divulgação

Após uma fracassada tentativa de formar um corredor humanitário no sábado, uma nova promessa de cessar-fogo para retirada de civis de Mariupol e Volnovakha foi frustrada pela continuidade dos ataques. Separatistas pró-Rússia e a Guarda Nacional da Ucrânia trocaram acusações sobre essa 2ª promessa frustrada.

A televisão ucraniana mostrou um soldado do Regimento Azov da Guarda Nacional que disse que as forças russas e pró-russas que cercaram Mariupol continuaram bombardeando áreas que deveriam ser seguras. Já a agência de notícias Interfax citou um funcionário da administração separatista de Donetsk que acusou as forças ucranianas de não observar o cessar-fogo.

O oficial separatista disse que apenas cerca de 300 pessoas deixaram a cidade. As autoridades ucranianas disseram anteriormente que planejavam evacuar mais de 200.000 pessoas de Mariupol.

Mulher e crianças mortas em bombardeio

Uma mulher e duas crianças morreram no domingo (6) em um ataque de morteiro russo à rota de fuga que os moradores de Irpin, a noroeste de Kiev, estão usando para escapar do avanço das tropas invasoras. Irpin é um subúrbio da capital e está sob forte ataque russo. Muitos moradores têm tentado fugir para Kiev por uma estrada que passa por uma ponte derrubada. A explosão ocorreu num trecho da estrada logo após a passagem da ponte.

Rússia já lançou 600 mísseis na Ucrânia, informa oficial dos EUA

Desde o início da invasão ao território ucraniano, a Rússia já disparou cerca de 600 mísseis contra o país vizinho. O número equivale a aproximadamente 95% do poder de combate russo acumulado dentro da Ucrânia. As informações foram dadas por um alto funcionário da defesa dos Estados Unidos neste domingo (6). Os EUA observaram combates contínuos em Kherson e Mykolaiv no domingo e as forças russas ainda estão tentando cercar a capital Kiev, além das cidades de Kharkhiv, Chernihiv e Mariupol, segundo o funcionário.

As ofensivas, porém, foram recebidas com forte resistência ucraniana, o que acabou por retardar o ataque russo, liderado pelas forças de Vladimir Putin. O oficial norte-americano disse ainda que acredita que o povo ucraniano, na maior parte do país, ainda tem acesso a meios de comunicação, como a internet. Ele afirmou também que os EUA não observaram um ataque anfíbio perto de Odessa e não avaliam que haja possibilidade de uma investida iminente por lá.

Zelensky apela ao povo russo que combata a guerra

Presidente Zelensky – RNC – Divulgação

O presidente da Ucrânia, Wolodymyr Zelensky, fez novo pronunciamento neste domingo (3), em que se dirigiu ao povo russo e pediu que eles se posicionem contra a guerra. “Ciadãos russos, essa não é só a luta pela paz na Ucrânia, mas pela riqueza que vocês tinham no seu país.

Se ficarem calados, a miséria que vai falar por vocês no futuro. Não fiquem calados”, declarou o presidente. Ele voltou a afirmar que não se trata de uma operação militar nem é ocasional, mas uma invasão planejada. Segundo ele, os soldados russos capturados pelas forças ucranianas forneceram informações que reforçam essa tese.

“Essas pessoas [do Exército russo] queriam acabar com nossas cidades. Tivemos acesso a documentos. Por isso que está ocorrendo essa atrocidade. Estão lançando bombas, artilharia, mísseis. Isso não é uma improvisação”, disse. Zelensky afirmou que os ataques da Rússia sobre o país estão violando regras internacionais.

“Isso será um crime militar histórico”, destacou. No pronunciamento, o presidente ucraniano comentou que sua gestão está planejando medidas de estímulo econômico e de apoio à população com vistas à reconstrução do país. “Já sabemos como vamos reconstruir e reformar a nossa Ucrânia. Criamos fundos para este fim, um para infraestrutura, um para crédito e um de auxílio para negócios pequenos, além de vários programas que estamos criando”, informou.

Na Rússia, diversos atos vêm sendo promovidos contra a guerra. Mas o presidente Vladimir Putin tem endurecido. Os protestos têm sido duramente reprimidos. Nesta semana, aprovou uma nova lei censurando conteúdos críticos à guerra, com pena de prisão de até 15 anos. No sábado (5), o negociador ucraniano David Arakhamia disse que as negociações aconteceriam nesta segunda, sem fornecer mais detalhes. Já os russos foram menos assertivos.

“A terceira rodada pode de fato acontecer nos próximos dias, é possível que seja na segunda-feira, dia 7”, disse o negociador russo Leonid Slutsky, segundo a agência Interfax. As delegações ucranianas e russas já tiveram duas rodadas de negociações desde o início da ofensiva, no dia 24 de fevereiro. No último encontro, os países concordaram com a criação de corredores humanitários para a retirada de civis, que não foi respeitada pelo 2º dia consecutivo.

Mais de 4.600 pessoas são presas na Rússia em protestos

Pelo menos 4.640 pessoas foram detidas no domingo (6) em 65 cidades russas por participação em protestos contra a invasão à Ucrânia, informou a agência France Presse a partir de dados da ONG OVD-Info, que monitora as manifestações no país. Com isso, subiu para cerca de 13.000 o número total de manifestantes presos na Rússia desde 24 de fevereiro, quando a Ucrânia foi invadida.

Nascidos até 1968 podem agendar saque de valores esquecidos

A partir de hoje (7), as pessoas nascidas até 1968 ou empresas abertas antes desse ano poderão pedir o saque de recursos esquecidos em instituições financeiras. O processo deve ser feito no site Valores a Receber, criado pelo Banco Central (BC) para consulta e agendamento da retirada de saldos residuais.

A consulta foi aberta na noite de 13 de fevereiro. Na ocasião, o próprio sistema informou a data e o horário em que usuários com recursos a sacar devem retornar ao site para fazer o agendamento. O processo vai até sexta-feira (11). Quem perder o prazo ou o horário poderá fazer repescagem no sábado (12), das 4h às 24h. O usuário que perder a repescagem só poderá retornar a partir de 28 de março. Após o pedido de saque, a instituição financeira terá até 12 dias úteis para fazer a transferência. A expectativa é que pagamentos realizados por meio de Pix ocorram mais rápido.

Para agendar o saque, o usuário deverá ter conta nível prata ou ouro no Portal Gov.br. Identificação segura para acessar serviços públicos digitais, a conta Gov.br está disponível a todos os cidadãos brasileiros. O login tem três níveis de segurança: bronze, para serviços menos sensíveis; prata, que permite o acesso a muitos serviços digitais; e ouro, que permite o acesso a todos os serviços digitais. Segundo o balanço mais recente do BC, cerca de 114 milhões de pessoas e 2,7 milhões de empresas acessaram o sistema de consultas criado para o resgate do dinheiro. Desse total, 25,9 milhões de pessoas físicas e 253 mil empresas descobriram que têm recursos a receber.

Confira abaixo o passo a passo para a retirada do dinheiro:

Passo 1: Acessar o site valoresareceber.bcb.gov.br na data e no período de saque informado na primeira consulta. Quem esqueceu a data pode repetir o processo, sem esperar o dia 7 de março.

Passo 2: Fazer login com a conta Gov.br (nível prata ou ouro). Se o cidadão ainda não tiver conta nesse nível, deve fazer logo o cadastro ou aumentar o nível de segurança (no caso de contas tipo bronze) no site ou no aplicativo Gov.br. O BC aconselha ao correntista não deixar para criar a conta e ajustar o nível no dia de agendar o resgate. Confira aqui como aumentar o nível do login Gov.br.

Passo 3: Ler e aceitar o termo de responsabilidade

Passo 4: Verificar o valor a receber, a instituição que deve devolver o valor e a origem (tipo) do valor a receber. O sistema poderá fornecer informações adicionais, se for o caso. A primeira etapa da consulta só informava a existência de valores a receber, sem dar detalhes.

Passo 5: Clicar na opção indicada pelo sistema:

“Solicitar por aqui”: para devolução do valor via Pix em até 12 dias úteis. O usuário deverá escolher uma das chaves Pix e informar os dados pessoais e guardar o número de protocolo, caso precise entrar em contato com a instituição.

“Solicitar via instituição”: a instituição financeira não oferece a devolução por Pix. O usuário deverá entrar em contato pelo telefone ou e-mail informado para combinar com a instituição a forma de retirada: Transferência Eletrônica Disponível (TED) ou Documento de Crédito (DOC). Importante: na tela de informações dos valores a receber, o cidadão deve clicar no nome da instituição para consultar os canais de atendimento.

Calendário

Para evitar excesso de procura no site, o Banco Central escalonou o pedido de saque conforme a idade do correntista ou a data de fundação da empresa. A cada semana, um público diferente será atendido. O prazo de agendamento para pessoas nascidas entre 1968 e 1983 ou empresas fundadas nesse período será de 14 a 18 de março, com repescagem em 19 de março. Quem nasceu a partir de 1984 ou abriu empresa nesse ano, a data vai de 21 e 25 de março, com repescagem em 26 de março. As repescagens também ocorrerão aos sábados no mesmo horário, das 4h às 24h. Quem perder o sábado de repescagem poderá pedir o resgate a partir de 28 de março, independentemente da data de nascimento ou de criação da empresa. O BC esclarece que o cidadão ou empresa que perderem os prazos não precisam se preocupar. O direito a receber os recursos são definitivos e continuarão guardados pelas instituições financeiras até o correntista pedir o saque.

Nesta primeira fase, estão sendo liberados R$ 3,9 bilhões esquecidos em instituições financeiras. Em maio, haverá uma nova rodada de consultas, com mais R$ 4,1 bilhões disponíveis. Além dos valores residuais em bancos, o cidadão pode ter outras fontes de dinheiro esquecido, como cotas de fundos públicos, revisão de benefícios da Previdência Social, restituições na malha fina do Imposto de Renda e até pequenos prêmios de loterias.

Pix bate recorde de transações diárias

A plataforma online de transações financeiras Pix bateu novo recorde na última sexta-feira (4). Nesse dia, foram realizadas 58.531.277 operações em tempo real. No mês de fevereiro, foram realizadas 1,1 bilhão de transações. O maior número de operações foi registrado em dezembro do ano passado, com 1,4 bilhão. Em janeiro, foi registrada queda, com 1,3 bilhão de operações.

Os dados do Banco Central mais atualizados sobre o Pix, referentes a fevereiro, davam conta de 408,6 milhões de chaves ativas no Brasil. Desse total, 153 milhões eram aleatórias, 100,9 milhões com CPF, 87,8 milhões com número de telefone celular e 59,9 milhões com e-mail. Os mais de 400 milhões de chaves são relativas a 122 milhões de usuários no país, sendo 113,6 milhões de pessoas e 8,4 milhões de pessoas jurídicas, como empresas e associações civis.

Lira suspende retorno presencial das atividades da Câmara

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), suspendeu a resolução que determinava o retorno às atividades presenciais da Casa. Com isso, os debates, votações e deliberações da Câmara seguirão no sistema remoto. Os parlamentares deverão utilizaro sistema Infoleg para registrar sua presença e inserir os votos em sessões deliberativas.

No ato em que determina a manutenção do sistema remoto, Lira justifica a decisão com a intenção de reduzir riscos de contaminação pelo novo coronavírus, no momento em que as taxas de contaminação seguem altas, impulsionadas pela variante Ômicron. “Essa medida visa a diminuir a circulação de pessoas nas dependências desta Casa Legislativa, preservando a saúde não só dos parlamentares, mas também dos servidores e dos colaboradores, considerando os efeitos da pandemia”, diz a decisão.

Podemos abre procedimento disciplinar contra deputado Arthur do Val

O Podemos, partido do deputado estadual Arthur do Val (SP), decidiu abrir procedimento disciplinar interno contra ele por declarações sexistas sobre as mulheres ucranianas, refugiadas da guerra. As declarações, divulgadas na última sexta-feira (4), foram enviadas por ele em um grupo de WhatsApp e logo vazaram para a imprensa. O partido considerou as falas do deputado “gravíssimas e inaceitáveis”. “Gravíssimas e inaceitáveis são as declarações do deputado estadual Arthur do Val, que foram divulgadas na imprensa. Não se resumem ao completo desrespeito à mulher, seja ucraniana ou de qualquer outro País, mas de violações profundas relacionadas a questões humanitárias, em um momento em que esse povo enfrenta os horrores da guerra”, afirmou o partido, em nota. “O Podemos repudia com veemência as declarações e, com base nelas, instaura de imediato um procedimento disciplinar interno para apuração dos fatos. Até este momento o partido não havia conseguido contato com o deputado, que estava em voo”, finalizou o Podemos.

Declarações: Arthur do Val, que é pré-candidato ao governo de São Paulo, foi à Ucrânia em meio ao conflito instaurado no país e chegou a postar uma foto nas redes sociais onde estaria ajudando a produzir coquetéis molotov para o combate contra os Russos. Ao deixar o país, na fronteira com a Eslováquia, o deputado enviou um áudio a amigos, elogiando a beleza das refugiadas. Em seguida, afirmou que pretende voltar ao Leste Europeu e disse que as mulheres são “fáceis” por serem pobres.

“Assim que essa guerra passar eu vou voltar pra cá. E detalhe, elas olham. E são fáceis, porque elas são pobres. E aqui minha carta do Instagram, cheio de inscritos, funciona demais. Não peguei ninguém, a gente não tinha tempo, mas colei em dois grupos de minas e é inacreditável a facilidade”. Ele descreveu a fila dos refugiados da Ucrânia como superior, em termos de aparência, à “fila da melhor balada do Brasil na melhor época do ano”. Além disso, disse que a recepcionista do hotel onde ficou hospedado teria “dado em cima” dele. “Meu Deus, não é possível que isso está acontecendo”, afirmou em seguida, em tom de admiração.

Reações no Brasil: As declarações do deputado causaram indignação no Brasil assim que vieram a público. Pelo Twitter, a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, classificou o deputado como “nojento, baixo, sujo” e pediu a cassação do seu mandato. A Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) afirmou, em nota, que o episódio será tratado “com rigor e seriedade pelas esferas de investigação do Parlamento”. “A Alesp se solidariza com as mulheres, em especial as ucranianas, e reforça sua luta em defesa e proteção de todas, representadas por conquistas históricas, ações efetivas e leis em vigor”, finalizou, em nota. A rejeição ao deputado foi tamanha que motivou uma nota de repúdio do senador Marcos do Val (Podemos-ES). Na nota, além de condenar as declarações, ele esclarece o seu não parentesco com Arthur. “Aproveito para reforçar a todos que, eu e o deputado, Arthur do Val, nem de longe, temos qualquer parentesco. Apenas a coincidência do mesmo sobrenome”.

“Momento de empolgação”: Ao desembarcar em São Paulo, na manhã de hoje (5), Arthur do Val, foi questionado pela imprensa sobre suas declarações. Ele afirmou ter cometido “um erro em um momento de empolgação”. “Não é isso que eu penso. O que eu falei foi um erro em um momento de empolgação. A impressão que está passando aqui é que eu cheguei lá, tinha um monte de gente, e eu falei ‘quem quer vir comigo que eu vou comprar alguma coisa’. Não é isso. Eu fui pra fazer uma coisa, mandei um áudio infeliz e a impressão que passou é que fui fazer outra coisa”. Ele afirmou que a “missão” que motivou sua viagem foi em um contexto e o áudio que enviou a amigos, assim que saiu da Ucrânia, era em um contexto diferente. “Não foi a melhor das posturas, mas é um áudio privado”, acrescentou.

Em 24 horas, Brasil registra 216 mortes por covid-19

O Brasil registrou 652.143 mortes causadas por complicações associadas à covid-19. De ontem (5) para hoje (6), foram registrados 216 óbitos. Ainda há 3.124 mortes em investigação. As mortes em investigação ocorrem pelo fato de haver casos em que o paciente faleceu, mas a investigação se a causa foi covid-19 ainda demandar exames e procedimentos posteriores. Já a soma de pessoas infectadas desde o início da pandemia chegou a 29.049.013. Em 24 horas foram confirmados 15.961 diagnósticos positivos para a covid-19.

A quantidade de casos em acompanhamento está em 1.398.499 O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte. Até hoje, 27.058.371 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 92,9% dos infectados desde o início da pandemia.

Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado neste domingo. Nele, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de Saúde sobre casos e mortes associados à covid-19. Os números em geral são menores aos domingos, segundas-feiras ou nos dias seguintes aos feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral há mais registros diários pelo acúmulo de dados atualizado.

Boletim Epidemiológico
Divulgação/ Ministério da Saúde

.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento estão São Paulo (165.288), Rio de Janeiro (71.956), Minas Gerais (59.984), Paraná (42.477) e Rio Grande do Sul (38.495). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.980), Amapá (2.113), Roraima (2.137), Tocantins (4.112) e Sergipe (6.268).

Vacinação

Até hoje, foram aplicadas 380 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 170 milhões com a primeira dose e 146 milhões com a segunda dose ou dose única. Outras 56,9 milhões de pessoas já receberam a dose de reforço.

SC: Estado confirma 1.631.882 casos, 1.597.951 recuperados e 21.459 mortes

O Governo do Estado informou que há 1.631.882 casos confirmados de Covid-19 em Santa Catarina, sendo que 1.597.951 estão recuperados e 12.472 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 6. A doença respiratória causou 21.459 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,31%.

São 1.863 casos ativos a menos em relação ao último boletim, e houve 8 óbitos adicionais registrados. O total de confirmados subiu 479, enquanto 2.334 pessoas passaram a se enquadrar nos critérios para serem consideradas recuperadas.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 6
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

Estima-se que haja 18 municípios com o número de casos ativos zerado. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 374 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Serra (362) e Meio-Oeste (264). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (71), Alto Uruguai Catarinense (82) e Alto Vale do Itajaí (93).

Atualmente, há 985 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 750 estão ocupados, sendo 170 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 76,1%.

Paraná: Secretaria da Saúde confirma mais 863 casos e três óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (6) mais 863 casos confirmados e três mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os casos não necessariamente representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.345.388 casos confirmados e 42.247 mortos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta data são de março (602), fevereiro (184) e janeiro (69) de 2022; dezembro (1), julho (1), junho (2) e maio (2) de 2021; e dezembro (1) e junho (1) de 2020. Os óbitos divulgados nesta data são de março (2) de 2022 e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – 130 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados em leitos SUS (52 em UTIs e 78 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 688 pacientes internados, 297 em leitos de UTI e 391 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais três pacientes. São três homens, com idades que variam entre 42 e 85 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 de junho de 2021 e 6 de março de 2022. Os pacientes que morreram residiam em Pinhais, Mangueirinha e Cascavel.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.634 casos de residentes de fora do Estado, 230 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando AQUI

Brasileiros estreiam nos Jogos Paralímpicos de Inverno

Neste domingo (7), a delegação verde-amarela estreou, em Pequim, nos Jogos Paralímpicos de Inverno. Entre os seis atletas que representam o país, destaque para Aline Rocha. No esqui cross-country, na prova longa feminina (15 km), disputado na cidade de Zhangjiakou, a 180 quilômetros da capital chinesa, a paranaense terminou a disputa em sétimo lugar, com o tempo de 50min45s7. 

“Foi difícil, mas foi muito bom. Sofri um pouquinho, porém estou muito feliz. Esta prova é a mais longa, então, eu fui mais controlada. Nas outras, irei forte do início ao fim, com a expectativa de ir melhor na de média distância (7,5km)”, analisou Aline, que ficou paraplégica após sofrer um acidente automobilístico aos 15 anos.

Já em Pequim, Cristian Ribera conseguiu ser o melhor entre os quatro brasileiros na prova longa (18 km) do esqui cross-country, com a 14ª colocação. Guilherme Rocha, Robelson Lula e Wesley dos Santos também disputaram a prova .Cristian concluiu o circuito em 52min29s1  O paulista Guilherme Rocha fechou a prova em 19º lugar, com o tempo de 55min18s9, seguido pelo paraibano Robelson Lula, 20º, (57min17s7). O também paulista Wesley dos Santos terminou a disputa na 22ª posição (58min23s5).

Snowboard: No snowboard cross, André Barbieri participou das qualificatórias na classe LL1, para atletas com deficiência em uma ou ambas as pernas. Nesta segunda-feira, 7, por volta de 00h30, o gaúcho disputará as finais da prova.

São Paulo 1 x 0 Corinthians

Com um gol relâmpago do argentino Calleri antes do primeiro minuto de jogo, o São Paulo bateu o Corinthians por 1 a 0, neste sábado à tarde, no estádio do Morumbi, e se aproximou da classificação as quartas-de-final do Campeonato Paulista.

Diante de quase 40 mil torcedores, o Tricolor teve uma aplicação tática durante toda a partida e, mesmo sem a posse de bola, pouco foi pressionado. A equipe soma agora 17 pontos, na liderança do Grupo B. O Corinthians está em situação idêntica, no Grupo A.

Palmeiras derrotou o Guarani

Com um time praticamente reserva, o Palmeiras derrotou o Guarani por 1 a 0 na tarde deste domingo, no Allianz Parque, pela 10ª rodada do Campeonato Paulista. Além de ser o líder na classificação geral, o time de Abel Ferreira é o único que não perdeu na competição. São seis vitórias seguidas em casa, sem sofrer gols.

A vitória levou o Palmeiras aos 20 pontos, na liderança isolada do Grupo C. O time alviverde está a uma vitória da classificação. O Guarani, por outro lado, ficou com dez pontos, fora da zona de classificação do Grupo A.

A vitória do Flamengo sobre o Vasco

Um gol de Arrascaeta aos 44 minutos do segundo tempo deu a vitória ao Flamengo sobre o Vasco, por 2 a 1, neste domingo à tarde, no Engenhão, em duelo válido pela 10ª rodada da Taça Guanabara. A suada vitória deu ao rubro-negro, com uma rodada de antecedência, a segunda posição, com 23 pontos, e a vantagem de jogar por dois empates nas semifinais.

O Vasco, com 19 pontos, segue em terceiro lugar, na frente do Botafogo. Os dois já estão classificados nas semifinais, porém, ainda com posições incertas. O Botafogo vai fechar a rodada, nesta segunda-feira, diante do lanterna Volta Redonda.

Outros jogos do carioca

Outros dois jogos foram realizados no domingo. Pela manhã, o Madureira perdeu em casa, por 3 a 1, para o Audax Rio, agora com 10 pontos, em nono lugar. O Madureira tem 10 pontos, em sétimo. À tarde, o Boavista goleou o Bangu por 4 a 1 chegando aos cinco pontos e saindo da lanterna. O time perdeu sete pontos e luta contra o rebaixamento. O lanterna é o Volta Redonda, com cinco pontos, e menor número de vitórias: 3 a 1.

Liga de Futebol Mexicano suspende todos os jogos da rodada

Era para ser apenas uma partida de futebol pela nona rodada do Campeonato Mexicano, no estádio La Corregidora de Querétaro, neste sábado (5). O time da casa perdia para o Atlas, quando, aos 18 minutos do segundo tempo, começou uma briga generalizada nas arquibancadas entre as torcidas. A violência não parou e o campo foi invadido, interrompendo a partida. A confusão deixou 22 feridos, segundo a Coordenação de Proteção Civil da região, sendo que dois deles estão em estado grave.

Pela internet, circulam imagens de espancamento. Mesmo desacordadas e sem já nenhuma reação, dois homens seguiam sendo agredidos com chutes e pauladas. Os agressores ainda deixaram as vítimas nuas. Por conta da barbárie, o presidente da Liga Mexicana de Futebol (LMX), Mikel Arriola, suspendeu todos os jogos da rodada e não descarta uma severa punição aos clubes (Queretáro e Atlas), como a desfiliação dos mesmos. Entretanto, o dirigente explica que o caso será avaliado por uma comissão disciplinar antes de qualquer sanção.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495