Com conta de luz mais cara, consumidores procuram formas de economizar

Com a conta de luz mais cara, os consumidores brasileiros têm buscado soluções para diminuir o uso de energia elétrica e economizar no final do mês. O mais recente aumento na tarifa começou a valer no último dia 1º, quando foram acrescidos R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, com a criação da bandeira de escassez hídrica. A cobrança extra será feita até 30 de abril de 2022 e encarecerá a conta de energia, em média, em 6,78%, segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A bandeira de escassez hídrica substitui a bandeira vermelha 2, em vigor desde junho e que sofreu reajuste de 52% em julho. Segundo o governo, a bandeira foi criada em razão da escassez de chuvas nas usinas hidrelétricas. Diante desse cenário, a opção é buscar novos hábitos para diminuir o consumo de energia ao máximo. O site Consumo Consciente Já traz diversas dicas para ajudar o brasileiro a reduzir o valor pago na conta dos meses seguintes.

A página é uma iniciativa da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), juntamente com o Ministério de Minas e Energia (MME) e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e faz parte de uma campanha de consumo consciente de eletricidade. Hábitos simples como retirar da tomada os aparelhos de som e televisores já ajudam a aliviar a pressão sobre a conta de luz. É que, mesmo em stand by, eles consomem energia. Também é importante não deixar a TV ou outro aparelho ligado sem necessidade, o que também vale para carregadores de celulares. Outra dica importante é escolher máquinas com selo Procel ou classificação A do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), que mostra que o aparelho é mais econômico. Essa opção vale para todos os equipamentos que utilizam energia elétrica, como geladeiras, micro-ondas, ferros de passar, secadores de cabelo; televisores, aparelhos de ar condicionado, etc.

Brasília: Esplanada dos Ministérios será fechada no 7 de setembro

Devido às manifestações a favor e contra o governo de Jair Bolsonaro, previstas para amanhã, 7 de Setembro, feriado do Dia da Independência, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) adotou diversas medidas para garantir a segurança da população. Uma delas é o policiamento em toda a região central de Brasília. A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) realizará linhas de revistas pessoais e bloqueios nas principais vias da Esplanada dos Ministérios e nas proximidades da Torre de TV. O desvio no transito começou na noite de ontem. Conforme adotado em outros atos, o acesso à Praça dos Três Poderes será restrito. Alguns objetos estão proibidos (veja Itens proibidos), e o uso de drones no espaço aéreo é limitado. Os eventos serão monitorados pelo Centro Integrado de Operação de Brasília (Ciob), que reúne 29 órgãos, instituições e agências do Governo do Distrito Federal (GDF) voltadas à segurança, à saúde, à mobilidade e à fiscalização.

Chefe do Planejamento do Comando de Policiamento de Trânsito (CPTran), major Keldison ressalta a importância da tolerância entre os grupos que participarão dos atos. “Pedimos que seja mantido o respeito entre as pessoas e movimentos, dando espaço às manifestações de forma democrática, pois temos espaço suficiente para que todos exerçam seus direitos de manifestação e de livre expressão”, destaca o militar. Os atos serão realizados em dois locais: Esplanada dos Ministérios e Torre de TV. Os manifestantes a favor do governo ficarão na Esplanada. Treze grupos foram cadastrados pelo Núcleo de Atividades Especiais (Nucae). O ponto de encontro será na Biblioteca Nacional e, de lá, seguirão pelos ministérios, podendo chegar até a ligação entre as vias S1 e N1. Prédios públicos e monumentos estarão fechados com gradil e haverá bloqueio policial. Os manifestantes contrários ao governo podem se concentrar no estacionamento da Torre de TV, a partir das 8h, ao lado da Praça das Fontes. Em caminhada, eles seguirão, a partir das 10h, até o Memorial dos Povos Indígenas. A PMDF fará a segurança do perímetro e acompanhará todo o trajeto.

Líderes mundiais alertam para risco à democracia e insurreição no Brasil

Os atos planejados para o dia 7 de setembro, organizados por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), ameaçam a democracia e representam uma “insurreição” no Brasil. O alerta faz parte de uma carta aberta assinada por líderes de todo o mundo e que deixam claro que a comunidade internacional não irá tolerar qualquer ruptura democrática. Nos últimos dias, entidades estrangeiras já indicaram que estavam preocupadas com os atos do 7 de setembro e que temiam que a data agravasse a tensão política no país. Haverá um monitoramento por parte da Comissão Interamericana de Direitos Humanos, enquanto organismos estrangeiros também se mobilizam para acompanhar a situação.

Já o governo americano emitiu um alerta de segurança a seus cidadãos que estejam no Brasil, nesta data. Há poucas semanas, o governo de Joe Biden havia enviado sinais claros ao Palácio do Planalto sobre o risco de uma ruptura ou de uma narrativa de fraude eleitoral. Agora, líderes, ex-presidentes, parlamentares e personalidades de mais de 25 países apontam para os riscos que a data pode representar. “Nós, representantes eleitos e líderes de todo o mundo, estamos soando o alarme: em 7 de setembro de 2021, uma insurreição colocará em risco a democracia no Brasil”. disseram.

Preocupação: A carta é assinada por nomes como o ex-chefe de governo espanhol José Luis Rodriguez Zapatero, o ex-presidente da Colômbia, Ernesto Samper, além Noam Chomsky, o vencedor do prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, e políticos europeus, como o grego Yanis Varoufakis, o britânico Jeremy Corbyn e o francês Jean Luc Melanchon. Congressistas americanos também fazem parte dos signatários, além de deputados suíços, alemães e mesmo da Nova Zelândia. “Estamos seriamente preocupados com a ameaça iminente às instituições democráticas do Brasil – e estamos vigilantes para defendê-las antes e depois de 7 de setembro. O povo brasileiro tem lutado por décadas para proteger a Democracia de um regime militar. Bolsonaro não deve ter permissão para roubá-la agora”, diz o texto.

Bolsonaro recebe ex-assessor de Trump no Alvorada

O ex-assessor do ex-presidente dos EUA Donald Trump e fundador da rede social Gettr, Jason Miller, foi recebido pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e pelo deputado Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) no Palácio da Alvorada, nesse domingo (5.set.2021). Miller está no Brasil para divulgar a plataforma que ele criou depois que o seu ex-chefe foi banido do Facebook e do Twitter. Na 6ª feira (3.set), Miller participou da Cpac (Conferência da Ação Política Conservadora, na sigla em inglês), um dos principais encontros ultraconservadores do mundo. No Brasil desde 2019, o evento foi organizado por Eduardo Bolsonaro no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília. Segundo o Estadão, no Alvorada, o trio falou sobre futebol, liberdade de expressão, situação dos EUA e a viagem de Bolsonaro ao país norte-americano, em setembro. O presidente brasileiro vai participar da Assembleia-Geral da ONU, de 21 a 27 deste mês, em Nova York. Antes, Miller aproveitou sua estada no Brasil para se reunir com o ex-ministro das Relações Exteriores Ernesto Araújo e com o assessor especial para Assuntos Internacionais da Presidência da República, Filipe Martins.

STF autoriza transferência de Roberto Jefferson para hospital

O ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes autorizou hoje (4) a transferência do ex-deputado Roberto Jefferson do presídio Bangu 8 para o Hospital Samaritano Barra da Tijuca, na zona oeste do Rio de Janeiro. Moraes, entretanto, manteve a prisão preventiva de Jefferson e determinou que ele permaneça apenas no hospital e seja monitorado por tornozeleira eletrônica. Na decisão, o ministro reconhece a necessidade de tratamento médico fora do estabelecimento prisional, diante de um quadro de infecção urinária e dores na lombar. Ele já foi atendido duas vezes no Pronto Socorro do Complexo Penitenciário de Gericinó. Em diversas manifestações, a defesa do ex-deputado vem relatando sobre a saúde frágil do ex-parlamentar. Entretanto, Moraes alega que a manutenção da prisão preventiva é “necessária e imprescindível à garantia da ordem pública e à instrução criminal”. Quando for atestado pelos médicos que Jefferson está bem, ele voltará ao estabelecimento prisional.

No dia 13 de agosto, a Polícia Federal (PF) prendeu Roberto Jefferson, em cumprimento a mandado expedido pelo ministro Alexandre de Moraes, relator do inquérito das fake news no STF. A prisão foi justificada após publicações nas redes sociais de supostos ataques aos ministros da Corte e ao Estado Democrático de Direito. Enquanto estiver em tratamento no hospital, Jefferson não poderá receber visitas sem prévia autorização judicial, à exceção de seus familiares; contatar os investigados nos inquéritos das fake news e da incitação à manifestações; acessar redes sociais, inclusive por meio de sua assessoria de imprensa; ou conceder entrevistas. Caso alguma dessas medidas seja desrespeitada, o ex-deputado será encaminhado de volta para o presídio.

Covid-19: Brasil registra 266 mortes e 12,9 mil casos em 24 horas

O Brasil registrou, em 24 horas, 266 mortes e 12.915 novos casos de covid-19, segundo o último boletim epidemiológico divulgado neste domingo (5) pelo Ministério da Saúde. Até agora foram registrados 20.890.779 de casos confirmados da doença e 583.628 óbitos.Segundo o boletim, há 19.862.438 casos de pessoas que se recuperaram da covid-19, o equivalente a 95,1% do total. Há ainda 444.713 casos em acompanhamento e 3.474 mortes em investigação.

A atualização consolida dados sobre casos e mortes enviados por secretarias estaduais de Saúde. Os dados em geral são menores aos domingos e às segundas-feiras em razão da dificuldade de alimentação do sistema pelas secretarias estaduais. Às terças-feiras os resultados tendem a ser maiores pela regularização dos registros acumulados durante o fim-de-semana.

O estado de São Paulo é o que concentra o maior número de casos e de mortes por covid-19, com 4,29 milhões e 146.5 mil, respectivamente. Entre os casos, a segunda unidade da Federação com maior número de casos é Minas Gerais (2,08 milhões) e a terceira é o Paraná (1,46 milhão). Os estados com menos casos são Acre (87.875), Amapá (122,5 mil) e Roraima (122,4 mil). Em número de mortes, o segundo estado com maior número de mortes é o Rio de Janeiro (63.234) e o terceiro Minas Gerais (53.323). Os estados com menos mortes são Acre (1.814), Roraima (1.956) e Amapá (1.959).

Boletim Covid 19- 05.092021

SC: Estado confirma 1.161.207 casos, 1.131.535 recuperados e 18.788 mortes

O Governo do Estado relatou que há um total de 1.161.207 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus em Santa Catarina, sendo que 1.131.535 se recuperaram e 10.884 estão em acompanhamento. O número foi divulgado neste sábado, 4. Desde o início da pandemia, 18.788 mortes foram causadas pela doença respiratória. A taxa de letalidade é de 1,62%.

>>> Confira aqui o boletim diário deste sábado, 4
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 29 municípios não tenham caso ativo algum. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 298 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Xanxerê (284) e Nordeste (270). As que menos têm são Carbonífera (73), Alto Uruguai Catarinense (77) e Extremo-Sul (88). Atualmente, há 1.519 leitos de UTI Adulto ativos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todo o estado, dos quais 959 estão ocupados, sendo 403 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus. A taxa de ocupação de UTI Adulto é de 63,1%.

Matriz de Risco aponta duas regiões em nível gravíssimo

Matriz de Risco Potencial divulgada neste sábado, 04, pelo Governo de Santa Catarina mostra que duas regiões, Nordeste o e Planalto Norte, estão classificadas com o risco gravíssimo (cor vermelha) para a Covid-19. Outras quatro regiões apresentam risco grave e dez, risco potencial alto.

Na semana passada, apenas a região Nordeste havia sido classificada com o risco gravíssimo. A melhora ocorreu em relação às regiões com risco grave (cor laranja). Eram nove regiões classificadas nesta situação e, na matriz divulgada neste sábado, apenas quatro: Foz do Rio Itajaí, Grande Florianópolis, Oeste e Xanxerê.

As regiões em risco alto são Alto Vale do Itajaí, Alto Vale do Rio do Peixe, Alto Uruguai Catarinense, Carbonífera, Extremo Sul, Extremo Oeste, Laguna, Médio Vale do Itajaí, Meio-Oeste e Serra Catarinense. A exemplo da semana passada, a região do Extremo Sul Catarinense se destaca positivamente no índice de transmissibilidade, sendo a única do Estado em nível moderado (azul)

Como a Matriz classifica o risco das regiões: A matriz continua organizada em quatro dimensões de prioridade atuais, que são Gravidade, Transmissibilidade, Monitoramento e a Capacidade de Atenção. A variável de óbitos na semana por 100 mil habitantes continua como Gravidade, por ser a informação epidemiológica mais precisa. A dimensão traz também a tendência de internação por Síndrome Respiratória Aguda Grave para avaliação por 100 mil habitantes

A taxa de transmissibilidade (Rt) é agrupada com o número de infectantes por 100 mil habitantes na dimensão de Transmissibilidade. Já a dimensão de Monitoramento avalia as variáveis de cobertura vacinal em maiores de 18 anos com segunda dose ou dose única completa, bem como a variação de número de casos semanal. A capacidade de atenção permanece como taxa de ocupação de leitos de UTIs adulto SUS reservado para Covid-19.

Boletim da Sesa registra 1.589 novos casos e 43 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou neste domingo (5) mais 1.589 casos confirmados e 43 mortes, referentes aos meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas, em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Há ajustes ao final do texto. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.461.549 casos confirmados e 37.502 mortos pela doença. Os casos confirmados divulgados nesta data são de setembro (679), agosto (660), julho (31), junho (135), maio (79), abril (1) e março (4) de 2021.

INTERNADOS – 1.004 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. São 727 pacientes em leitos SUS (438 em UTI e 289 em leitos clínicos/enfermaria) e 277 em leitos da rede particular (143 em UTI e 134 em leitos clínicos/enfermaria). Há outros 1.305 pacientes internados, 670 em leitos UTI e 635 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos da rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 43 pacientes. São 10 mulheres e 33 homens, com idades que variam de 24 a 94 anos. Os óbitos ocorreram entre 7 de abril a 5 de setembro de 2021. Os pacientes que foram a óbito residiam em: Curitiba (13), Cascavel (4), Foz do Iguaçu (3) e Colorado (3). A Sesa registra ainda a morte de uma pessoa que residia em cada um dos seguintes municípios: Toledo, São Mateus do Sul, Sengés, Quatro Barras, Pato Branco, Palotina, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Mamborê, Loanda, Lapa, Guarapuava, Florestópolis, Contenda, Conselheiro Mairinck, Colombo, Campina Grande do Sul, Cambé, Barbosa Ferraz e Araucária.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 6.498 casos de residentes de fora do Estado, 220 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando aqui.

Alemanha quer negociar com Talibã novas retiradas do Afeganistão

A Alemanha quer conversar com o Talibã sobre como retirar seus trabalhadores contratados que ficaram no Afeganistão, afirmou a chanceler Angela Merkel neste domingo (5), acrescentando que é um bom sinal que o aeroporto de Cabul possa ser utilizado para voos novamente. A chefe de política externa da União Europeia já disse que o bloco está pronto para negociar com o novo governo do Talibã em Cabul, mas o grupo islâmico precisa respeitar os direitos humanos, principalmente os das mulheres, e não permitir que o Afeganistão se torne uma base para o terrorismo.

“Precisamos conversar com o Talibã sobre como podemos continuar a retirar pessoas que trabalharam para a Alemanha do país e em segurança”, disse Merkel. Organizações internacionais de ajuda humanitária também deveriam ser autorizadas a trabalhar para melhorar a situação no país, acrescentou a chanceler alemã. O Talibã ainda não apontou um governo mais de duas semanas após sua volta ao poder. O governo do grupo entre 1996 e 2001 foi marcado por punições violentas e pela proibição do acesso à educação e ao trabalho para meninas e mulheres, e muitos afegãos e governos estrangeiros temem um retorno a tais práticas.

Número de mortos pelo furacão Ida sobe para pelo menos 50

O número de mortos na passagem do furacão Ida na Região Nordeste dos Estados Unidos subiu para pelo menos 50 pessoas, com muitos esperando boas notícias sobre os desaparecidos nas inundações.Nova York confirmou 17 mortes, quatro no Condado de Westchester e o restante na cidade de Nova York, onde quase todas as vítimas ficaram aprisionadas em apartamentos ilegais em porões, que estão entre as últimas opções acessíveis para moradores de baixa renda na área, afirmou um porta-voz para a governadora Kathy Hochul.

Em Nova Jersey há 27 pessoas mortas por conta da tempestade e quatro pessoas estão desaparecidas, afirmou um porta-voz para o governador Phil Murphy. Entre os desaparecidos estão dois estudantes universitários vistos pela última vez em Passaic, Nova Jersey, na quarta-feira, quando o dilúvio histórico provocado pelo Ida teria arrastado os dois na enchente do Rio Passaic.

GP da Holanda 2021

Verstappen festeja vitória em casa no GP da Holanda de Fórmula 1

O piloto holandês Max Verstappen venceu neste domingo (5) o Grande Prêmio da Holanda e tomou a liderança do Campeonato de Pilotos da Fórmula 1 diante de um exército de torcedores que celebraram o triunfo do herói nacional com bandeiras na arquibancada.  O piloto da RBR, de 23 anos, dominou a prova desde a largada, o primeiro GP na Holanda em 36 anos, e terminou a corrida com pouco mais de 20 segundos de vantagem sobre o heptacampeão mundial da Mercedes, Lewis Hamilton.

Valtteri Bottas, companheiro de equipe finlandês de Hamilton, fechou o pódio e chegou ao terceiro lugar na tabela do campeonato. Hamilton ganhou um ponto de bonificação pela volta mais rápida da prova, mas Verstappen agora lidera o campeonato com 224,5 pontos contra 221,5 de Hamilton. A vitória foi a sétima de Verstappen em 13 corridas, faltando nove para o final da temporada, e acabou em uma grande festa no circuito localizado à beira de uma praia. “Como você pode ouvir, é incrível”, disse Verstappen para o rugido da multidão. “As expectativas eram muito altas para o fim de semana e nunca é fácil cumpri-las, mas estou muito feliz por vencer aqui e assumir a liderança do campeonato.”

Anvisa paralisa jogo entre Brasil e Argentina; partida é encerrada

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) paralisou na tarde deste domingo (5) o jogo entre Brasil e Argentina pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, após 5 minutos do início da partida. Posteriormente, o árbitro decidiu encerrar o jogo. A decisão de paralisar o jogo foi tomada após quatro jogadores argentinos entrarem em campo, mesmo com a determinação da agência de que teriam de cumprir isolamento no hotel para serem deportados para a Argentina. Sem citar os nomes dos jogadores, a agência informou que os jogadores teriam descumprido as regras sanitárias brasileiras segundo as quais “viajantes estrangeiros que tenham passagem, nos últimos 14 dias, pelo Reino Unido, África do Sul, Irlanda do Norte e Índia, estão impedidos de ingressar no Brasil”. Diante da situação, há possibilidades de os jogadores serem deportados do país. “Após reunião com as autoridades em saúde, confirmou-se, após consulta dos passaportes dos quatro jogadores envolvidos, que os atletas descumpriram regra para entrada de viajantes em solo brasileiro, prevista na Portaria Interministerial nº 655, de 2021”, informou, em nota, a Anvisa, referindo-se aos viajantes que chegaram ao Brasil em voo de Caracas/Venezuela com destino a Guarulhos.

A Anvisa informa que considera a situação “risco sanitário grave”, motivo pelo qual orientou as autoridades em saúde locais “a determinarem a imediata quarentena dos jogadores, que estão impedidos de participar de qualquer atividade e devem ser impedidos de permanecer em território brasileiro”. Apesar das identidades não terem sido reveladas, Emiliano Martinez e Emiliano Buendia, do Aston Villa (Inglaterra), entraram em campo contra o Brentford no dia 28 de agosto, enquanto Lo Celso e  Cristian Romero, do Tottenham (Inglaterra) ficaram no banco contra Watford no dia seguinte. Os quatro declararam que não estiveram nos últimos 14 dias no Reino Unido. O jogo estava previsto para começar às 16h na Neo Química Arena, em São Paulo pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo. O Brasil lidera a competição de forma isolada com 21 pontos.

A Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) publicou em suas redes sociais que o árbitro encerrou a partida entre Brasil e Argentina e a partida está suspensa. O árbitro e um comissário da partida levarão um relatório à Comissão Disciplinar da Fifa, que determinará quais serão os próximos passos. “Estes procedimentos seguem estritamente as regulamentações vigentes”, informou a entidade. “As Eliminatórias da Copa do Mundo são uma competição da Fifa. Todas as decisões que se tratam da sua organização e e o desenvolvimento são poderes exclusivos dessa instituição.” Em nota, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) lamentou profundamente o ocorrido. “A CBF defende a implementação dos mais rigorosos protocolos sanitários e os cumpre na sua integralidade. Porém ressalta que ficou absolutamente surpresa com o momento em que a ação da Agência Nacional da Vigilância Sanitária ocorreu, com a partida já tendo sido iniciada, visto que a Anvisa poderia ter exercido sua atividade de forma muito mais adequada nos vários momentos e dias anteriores ao jogo.” Na nota, a CBF informe que que em nenhum momento, o presidente interino da entidade, Ednaldo Rodrigues, ou outro dirigente da confederação, interferiu em qualquer “ponto relativo ao protocolo sanitário estabelecido pelas autoridades brasileiras para a entrada de pessoas no país”. “O papel da CBF foi sempre na tentativa de promover o entendimento entre as entidades envolvidas para que os protocolos sanitários pudessem ser cumpridos a contento e o jogo fosse realizado.”

JOGOS PARALÍMPICOS DE TÓQUIO

Brasil conquista pódio duplo nos 200 metros feminino T11

O Brasil fez dobradinha no pódio da corrida de 200 metros rasos, classe T11, na Paralimpíada de Tóquio. Thalita Simplício quase levou o ouro, mas acabou com a prata por uma diferença de milésimos. A atleta Brasileira marcou 24s94, mas foi superada por muito pouco pela chinesa Cuiqing Liu, detentora do recorde mundial e prata nos Jogos Paralímpicos do Rio de Janeiro de 2016 e de Londres de 2012. Jerusa Geber chegou na 3ª colocação e conquistou o bronze, em mais um pódio duplo para o país hoje, juntamente com os 400 metros rasos masculinos, categoria T47. Ela fez o tempo de 25s19.

Débora Menezes leva a prata na classe K44 do parataekwondo

A paulista Débora Menezes conquistou no sábado (4) a medalha de prata na Paralimpíada de Tóquio. A disputa da categoria acima de 58kg da classe K44 (deficiência físico-motora) ocorreu contra a uzbeque Guljonoy Naimova, que venceu a brasileira por 8 a 4. O duelo foi realizado no Centro de Convenções Makuhari Messe, na cidade de Chiba. A disputa foi a reedição da final do Campeonato Mundial de taekwondo em Antalya, na Turquia (2019). À época, a paulista venceu a atleta do Uzbequistão por 7 a 3 e levou o título.

Vôlei brasileiro feminino leva o bronze na Paralimpíada

A seleção brasileira feminina de vôlei sentado venceu no sábado (4) o Canadá por 3 sets a 1 e conquistou medalha de bronze na Paralimpíada de Tóquio. O confronto aconteceu no Centro de Convenções Makuhari Messe, na cidade de Chiba. As brasileiras saíram na frente, vencendo o primeiro set por 25 a 15. As canadenses reagiram, e fecharam o segundo set por 26 a 24. Na sequência, só deu Brasil, que obteve êxito no terceiro set, por 26 a 24, e no quarto, por 25 a 14.

Multicampeão Daniel Dias é eleito para Conselho de Paratletas

O multimedalhista Daniel Dias foi eleito membro do Conselho dos Atletas do Comitê Paralímpico Internacional (IPC, na sigla em inglês). O anúncio foi feito neste sábado (4) pela entidade máxima do esporte paralímpico. O paulista, dono de 27 medalhas em paralimpíadas, representará os paratletas até a próxima edição dos Jogos, em Paris 2024. Além do brasileiro, outros cinco atletas representarão a classe: a italiana Martina Caironi (atletismo), a cubana Omara Durand Elias (atletismo), o japonês Takayuki Suzuki (natação), a holandesa Jitske Visser (basquete em cadeira de rodas) e a iraniana Zahra Nemati (Tiro com arco). O pleito ocorreu entre os dias 19 de agosto e 3 de setembro deste ano. Vinte e dois atletas se candidataram, em votação em que 2447 competidores exerceram o poder de voto. Para se candidatarem, os paratletas, obrigatoriamente, teriam que ter participado das últimas duas edições dos Jogos, Londres 2012 e Rio 2016.

Na Paralimpíada de Tóquio 2020, Daniel disputou seis provas e conquistou três medalhas de bronze: nos 200 metros livre (S5), nos 100 metros livre (S5) e no revezamento 4×50 metros livre 20 pontos. O maior medalhista paralímpico da história do Brasil, de 33 anos, ainda terá uma missão no Japão, ele será o porta-bandeira na cerimônia de encerramento dos Jogos que acontecerá neste domingo (5), às 7h20 (horário de Brasília). Esta será a terceira vez que Daniel Dias levará a bandeira brasileira em Jogos Paralímpicos. O nadador também foi o porta-bandeira no encerramento dos Jogos de 2008 (Pequim) e na abertura dos Jogos de 2012 (Londres).

Os números no esporte paralímpico

Cobertura esportiva e números caminham juntos há muito tempo. Faz parte do fascínio por grandes histórias a capacidade de enquadrá-las em determinado recorte numérico e quantificar o peso de uma conquista. Às vezes é até mais simples que isso. Olimpíadas e Paralimpíadas nos oferecem a chance de nos entretermos com o acompanhamento diário do quadro de medalhas, um fenômeno curioso, já que ao mesmo tempo essa contagem não conta para nada, mas conta muito também. Não existe prêmio para o país “vencedor” dos Jogos – muitas vezes o critério para decidir esse título fictício inclusive varia. Mas amamos ver aqueles números mudando, compará-los com o de outros ciclos ou outros países. Quando os Jogos Paralímpicos de Tóquio se encerrarem neste domingo (5), o desempenho do Brasil vai ser contado por alguns destes números.

Primeiro, chegamos a 100 medalhas de ouro na história quando Yeltsin Jacques venceu os 1500 m classe T11 (para atletas cegos), no dia 31 de agosto. Na véspera do encerramento, duas novas marcas foram adicionadas quase simultaneamente. Primeiro, as meninas do vôlei sentado conquistaram o bronze diante do Canadá e confirmaram a 14ª modalidade diferente a subir no pódio pelo Brasil em Tóquio. O recorde anterior era de 13, no Rio de Janeiro, em 2016. Logo depois, com a vitória da seleção de futebol de cinco na final contra a Argentina, alcançamos o 22º ouro em Tóquio, superando a maior soma até então, que tinha sido registrada nos Jogos de Londres, em 2012. Ainda tentamos bater uma marca, mas com apenas mais um dia de competições, o panorama não é o mais otimista. Terminamos o sábado (4) com 71 pódios e nosso recorde é de 72, também na Rio 2016. No domingo (5), Vitor Tavares tentará o bronze no badminton, esporte estreante em Paralimpíadas.

Ele parece ser o mais próximo da medalha, embora tenhamos Yeltsin Jacques – ele de novo – e Edneusa de Jesus na disputa de duas das cinco maratonas paralímpicas. Uma marca, porém, não será alcançada. Não há mais provas o suficiente para passar a Ucrânia e alcançar o sexto lugar, que seria a melhor colocação na história do país. A atual sétima posição iguala Londres novamente, mas há de se ficar atento à Austrália, dois ouros atrás. Todos esses números arredondam as narrativas e aumentam a autoestima dos atletas brasileiros, seja individualmente ou como delegação. Porém, uma outra quantia terá impacto mais imediato na vida deles. Os medalhistas em modalidades individuais ganharão R$ 160 mil, R$ 64 mil ou R$ 32 mil por cada ouro, prata e bronze, respectivamente. Já os que fazem parte de equipes ganharão, cada um, R$ 80 mil (ouro), R$32 mil (prata) ou R$ 16 mil (bronze). Aí mora o real valor dos números que tanto gostamos de acompanhar.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495