Irã recua em acordo nuclear e anuncia enriquecimento de Urânio

Seguindo a crise diplomática iniciada com o assassinato do general Qassem Soleimani, o Irã anunciou neste domingo (5) que renuncia aos compromissos nucleares estabelecidos com seis potências mundias em 2015. Um porta-voz do governo disse que haverá mais enriquecimento de urânio do que o limite estabelecido anteriormente, mas que as medidas podem ser revertidas caso os Estados Unidos retirem as sanções sobre Teerã.

Trump ameaça com ‘represálias importantes’ se Irã lançar ataques

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou neste domingo Teerã com “represálias importantes” ante um eventual ataque iraniano contra instalações americanas no Oriente Médio. “Se fizeram alguma coisa, haverá grandes represálias”, ameaçou Trump a bordo do avião presidencial, ao retornar da Flórida para Washington. O presidente americano também ameaçou o Iraque com sanções “muito grandes” se aquele país obrigar as tropas americanas a deixarem seu território, após o Parlamento de Bagdá votar hoje em favor da expulsão das forças mobilizadas por Washington.

Funeral de Soleimani atrai multidão no Irã 

Uma maré humana tomou as ruas de Ahvaz neste domingo (5), no primeiro de três dias de homenagem nacional no Irã ao general Qassem Soleimani, morto na sexta-feira (3) num ataque americano no Iraque. Colocados no teto de um caminhão florido e cobertos com uma manta representando a Cúpula da Rocha de Jerusalém, os caixões de Soleimani e de Abu Mehdi al-Mouhandis, chefe militar iraquiano pró-Irã morto no mesmo ataque, percorreram muito lentamente o centro de Ahvaz, segundo imagens da televisão estatal iraniana.

Irã ameaça atacar Israel se EUA concretizarem ameaças

Um funcionário do alto escalão iraniano ameaçou neste domingo atacar Israel e reduzir Tel Aviv e Haifa “a pó” se os Estados Unidos concretizarem as ameaças mais recentes do presidente Donald Trump, que afirmou ter como alvos 52 sítios iranianos. A tensão entre Teerã e Washington aumentou após o assassinato do general iraniano Qasem Soleimani na última sexta-feira, durante um bombardeio americano em Bagdá. “Trump, você tuitou que atacará 52 alvos no Irã?”, contestou hoje Mohsen Rezai, ex-comandante em chefe dos Guardiões da Revolução e atual secretário do Conselho de Discernimento, posto-chave no sistema político iraniano. “Você tuitou que atacaria novamente se o Irã se vingasse?”, questionou Rezai, citado pela agência semioficial Isna. “Tenha como certo que o Irã reduzirá Haifa e os centros urbanos israelenses a pó, de forma que Israel seria eliminado da face da Terra.” “Se os Estados Unidos tomarem a menor medida após a nossa resposta militar, reduziremos Tel Aviv e Haifa a pó”, reiterou Rezai no Twitter.

Parlamento do Iraque decide retirada de tropas dos EUA no país

O Parlamento do Iraque aprovou neste domingo (5.jan.2020) uma resolução que pede ao governo que encerre as atividades de tropas estrangeiras no país. O objetivo é fazer com que os Estados Unidos retirem cerca de 5.000 soldados norte-americanos presentes em diferentes partes do território. A decisão não é de cumprimento obrigatório para o governo. Mas tem grande peso simbólico: foi aprovada a pedido do próprio primeiro-ministro iraquiano, Adel Abdul Mahdi, que estava presente na sessão.

Começam a valer limite de juro e novas regras do cheque especial

Começam a a valer a partir desta segunda-feira (6) o limite de 8% para a taxa mensal de juros do cheque especial e também novas regras que permitem a cobrança de tarifa pelos bancos para disponibilizar esse crédito. A cobrança de tarifa só será permitida nesse primeiro momento para novos contratos. Para quem já tem cheque especial, a mudança nas regras passará a valer a partir de 1º de junho. Essas alterações foram definidas em novembro do ano passado pelo Banco Central. Até então, não havia um limite para a taxa do cheque especial uma das modalidades de crédito mais caras do país e utilizadas sobretudo pela população de menor renda –, e os bancos só eram remunerados quando os clientes de fato faziam uso da modalidade.

MP-RJ quer ouvir ex-mulher de Bolsonaro

O Ministério Público do Rio de Janeiro quer ouvir o depoimento de uma das ex-mulheres do presidente Jair Bolsonaro na apuração sobre o suposto esquema de ‘rachadinha’ e uso de funcionários fantasmas na Câmara Municipal do Rio. Ana Cristina Valle foi chefe de gabinete do vereador Carlos Bolsonaro entre 2001 e 2008.

Bolsonaro leva, (em tom de brincadeira), puxão de orelha de senhora na Catedral

O presidente Jair Bolsonaro fez, ajoelhado, uma oração neste domingo, 5, na Catedral Metropolitana de Brasília, onde também tirou selfies e cumprimentou apoiadores. Mais cedo, Bolsonaro visitou o general Villas Bôas, ex-comandante do Exército e atual assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). Uma senhora, após tirar selfie com o presidente, deu um puxão de orelha nele, em tom de brincadeira. O segurança rapidamente abaixou o braço da senhora. “Ela pode, ela pode”, disse Bolsonaro. O presidente também comprou água de um vendedor ambulante, paga por um de seus seguranças. Bolsonaro cumprimentou ainda rapidamente uma mulher que pedia dinheiro na rampa que dá acesso à Catedral.

Sem radares, mais acidentes são registrados em rodovias

Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) mostram que, no intervalo de tempo em que os radares móveis ficaram desligados no ano passado, o número de acidentes nas rodovias federais cresceu 4,8%, em comparação com o mesmo período de 2018. Entre 15 de agosto e 30 de novembro de 2019 período em que os radares ficaram desligados houve 24.020 acidentes nas estradas federais. Já no mesmo período de 2018 foram registrados 22.928. Também foram registradas mais mortes: 1.947 no ano passado, contra 1.929 em 2018, um aumento de 0,9%.

Polícia Civil distribui pulseiras de identificação em praias do Litoral Norte catarinense

A Polícia Civil distribuiu pulseiras de identificação de crianças em balneários do Litoral Norte entre sexta-feira (3) e domingo (5). Uma delegacia móvel percorreu as praias para acompanhar os policiais na distribuição. A ação foi realizada em Balneário Barra do Sul, Itapoá e São Francisco Sul. As pulseiras, que não saem na água, servem para informar os contatos dos pais da criança caso ela se perca na praia. O trabalho conta também com entrega de panfletos educativos aos pais e responsáveis. A ação faz parte da Operação Verão e segue com a distribuição das pulserinhas até o dia 12 de janeiro.

Globo de Ouro 2020

Em sua 77ª edição, o Globo de Ouro 2020 premiou os destaques cinematográficos do último ano na madrugada desta segunda-feira (6). Entre os principais destaques, ‘1917’ foi eleito o melhor filme de drama; Joaquin Phoenix ganhou o melhor ator por ‘Coringa’ e Renée Zellweger foi a melhor atriz pela atuação em ‘Judy Muito Além do Arco-Íris’.

Brad Pitt supera concorrência de peso e é melhor ator coadjuvante

Brad Pitt superou nada menos que Tom Hanks, Anthony Hopkins, Al Pacino e Joe Pesci para ganhar o Globo de Ouro de melhor ator coadjuvante. A atuação é do filme ‘Era Uma Vez… Em Hollywood’, de Quentin Taranino, que ganhou o prêmio de melhor direção.

FUTEBOL

Copinha: Palmeiras vence Petrolina e se classifica

O Palmeiras já está classificado à segunda fase da Copinha. Neste domingo (5), o time de Wesley Carvalho venceu o Petrolina por 2 a 0 e lidera o Grupo 17 ao lado da Ferroviária com 6 pontos. O time alviverde decide a liderança da tabela nesta quarta-feira (8) contra Ferroviária, às 21h30.

Fluminense vence Vilhenense-RO e encaminha classificação na Copinha

O Fluminense segue com 100% de aproveitamento na Copa São Paulo de Juniores. Na noite deste domingo, o Tricolor carioca conquistou a segunda vitória na edição 2020 do torneio. Diante do Vilhenense-RO em Itu, os comandados do técnico Eduardo Oliveira venceram por 2 a 0, com gols de Luan Freitas e Jhon Kennedy.

PSG alternativo atropela time da 6ª divisão na Copa da França

O Paris Saint-Germain visitou o ESA Linas-Montlhery no estádio Robert Bobin, em Bondoufle, e venceu com tranquilidade por 6 a 0, passando pela nona fase da Copa da França. Edinson Cavani foi o nome do jogo com dois gols e uma assistência. Pablo Sarabia também marcou duas vezes. Os outros gols foram de Adil Aouchiche e Eric Choupo-Moting.

Torcida do Ceará lança campanha contra contratação de Jean

O possível interesse do Ceará na contratação do goleiro Jean gerou uma reação negativa nas redes sociais. O assunto foi um dos mais comentados, com a hashtag #JeanNão. O atleta foi demitido do São Paulo depois de agredir sua esposa nos Estados Unidos.

Corinthians sondou Giuliano, mas salário impediu negociação

O Corinthians procurou informações sobre Giuliano, volante que apareceu com destaque no Inter e também defendeu o Grêmio, chegou a Seleção Brasileira e hoje está no Al-Nassr, da Arábia Saudita. O clube paulista, no entanto, sequer abriu negociação. A Gazeta Esportiva apurou que o salário do jogador de 29 anos está acima do teto estipulado para o elenco corintiano e a redução não seria possível.