Esperança contra o covid-19: Brasil testará tratamento com “Plasma”

O consórcio do Albert Einstein, Sírio-Libanês e Universidade de São Paulo recebeu autorização da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) para começar a fazer testes clínicos com o plasma do sangue de pessoas que se recuperaram do coronavírus em pacientes em estado grave. Nos Estados Unidos, a agência que regulamenta medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), também autorizou o tratamento experimental. Chamado de plasma convalescente, rico em anticorpos, ele já vem sendo usado por décadas para tratar doenças infecciosas, como o ebola e a influenza. Também mostrou eficiência na epidemia da Sars. “Se a terapia funcionar como nós estamos esperando, dentro dos parâmetros que nós estamos esperando, ela deve ser útil para evitar que um grande número de pessoas vá para a UTI.

Cientistas da USP criam ventilador pulmonar de baixo custo

Pesquisadores da Poli-USP (Escola Politécnica da Universidade de São Paulo) estão desenvolvendo 1 ventilador pulmonar de baixo custo, que poderá ser fabricado apenas com componentes disponíveis no mercado brasileiro. Batizado de Inspire, o ventilador pretende suprir grande demanda do aparelho hospitalar devido à pandemia do coronavírus. “A cadeia de produção instalada deste tipo de equipamento talvez não consiga sustentar a demanda da população brasileira nas próximas semanas”, destacou 1 dos coordenadores do projeto, o professor Raul González Lima, especialista em Engenharia Biomédica.

China chama de ‘racista’ tuíte irônico de Weintraub

A Embaixada da China no Brasil se manifestou, na madrugada desta segunda-feira, 6, contra uma publicação do ministro da Educação, Abraham Weintraub. Em sua conta oficial no Twitter, o ministro insinuou que a China vai sair “fortalecida” da crise atual causada pelo novo coronavírus, apoiado por seus “aliados no Brasil”, associando a origem da covid-19 ao país asiático.

76% dos brasileiros apoiam isolamento, diz Datafolha

Pesquisa Datafolha divulgada nesta 2ª feira (6.abr.2020) indica que 76% dos brasileiros defendem que as pessoas devem ficar em casa como forma de conter o número de infecções causadas pela covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Outros 18% consideram que o isolamento deve acabar.

Maia diz que governo é guiado por ‘gabinete do ódio’

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia, disse em entrevista à TV Band no domingo (5.abr.2020) que o governo Bolsonaro é guiado pelo “gabinete do ódio” comandado por Olavo de Carvalho. Afirmou ainda que empresários brasileiros “patrocinam” robôs favoráveis ao grupo para espalhar notícias falsas nas redes sociais. “Toda semana eles tentam criar uma nova narrativa para enfraquecer o Parlamento, para enfraquecer o ministro Mandetta. (…) Acho que a sociedade nesse momento começa a entender que há muitas informações falsas, muitas mentiras, mas, mais do que isso, muita irresponsabilidade, que tem sido, infelizmente, muitas vezes comandada pelo próprio presidente da República”, disse Maia.

Brasil tem 486 mortes e mais de 11 mil casos

O Ministério da Saúde divulgou na tarde de domingo (5), o novo balanço dos casos de Covid-19 no Brasil. O país tem 11.130 casos confirmados da doença (aumento de 852 casos de sábado para domingo) com 486 mortes 54 novos óbitos em 24 horas (aumento de 12,5%). No sábado, havia 432 mortes e 10.278 casos confirmados. Com isso, a taxa de letalidade do coronavírus no país subiu para 4,4%.

Paraná tem 445 casos confirmados e 10 mortes

Subiu para 445 o número de casos confirmados do novo coronavírus no Paraná, segundo boletim publicado pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa) neste domingo (5). Na comparação com o levantamento de sábado (4), 44 novos casos foram diagnosticados. A Sesa confirmou ainda três novas mortes causadas pela Covid-19 no estado. Ao todo, 10 pessoas morreram por causa do novo coronavírus no Paraná.

SC atualiza os números de casos confirmados por Covid-19, chegam a 379. E 10 mortes no estado

O número de pacientes confirmados com a doença passou de 356 para 379 no domingo (05). São 23 novos casos em um dia. Florianópolis é a cidade com mais casos, 94. O estado também tem o registro de 10 mortes por Covid-19.

SP: Doria deve anunciar quarentena por mais 15 dias

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), deve anunciar nesta segunda-feira, 6, que o decreto que determina a quarentena em São Paulo irá ser estendido por mais 15 dias até 23 de abril. A decisão de dobrar o período inicial de confinamento em todo estado, iniciado no último dia 24 por duas semanas, é amparada por projeções de aumento no número de casos confirmados e mortes acusadas pelo novo coronavírus nas próximas duas semanas, e será anunciada após reunião do secretariado marcada para a manhã de segunda-feira.

Rio: prefeitura fecha bares e acaba festa com 60 pessoas

A prefeitura do Rio fechou, na madrugada deste domingo, três bares que funcionavam sem autorização em Curicica, na Zona Oeste da cidade. Um deles, promovia em seu interior e na via pública, evento com música que reunia cerca de 60 pessoas no momento da chegada das equipes. O fechamento faz parte das medidas para evitar aglomerações e conter o avanço do novo coronavírus. Além de desrespeitar o fechamento obrigatório de comércios não essenciais, os estabelecimentos não possuíam alvará de funcionamento da Fazenda municipal.

Guedes diz a varejistas que feriados serão antecipados

Com o objetivo de minimizar os impactos econômicos com o isolamento social, o governo decidiu antecipar os feriados deste ano para o período de quarentena. A informação foi dada no sábado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, durante uma videoconferência com empresários do setor varejista. O ministro explicou ainda que a alteração já foi autorizada há algumas semanas, mas não soube, no entanto, dar mais detalhes. A medida visa compensar o período de comércio com portas fechadas.

Rainha pede coragem e determinação aos ingleses

A rainha Elizabeth 2ª preparou no domingo (5) um raro discurso televisivo, pedindo coragem e determinação aos súditos na luta contra a pandemia de Covid-19. ‘Espero que nos próximos anos todos possam se orgulhar de como lidaram com esse desafio’, afirma a monarca de 93 anos. Este é apenas o 4º pronunciamento do tipo nos 68 anos de reinado de Elizabeth 2ª.

Com Covid-19, Boris Johnson é internado para exames

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, foi internado neste domingo, 5, para ser submetido a exames, de acordo com a versão oficial. Segundo Downing Street, trata-se de uma medida preventiva, já que ele tem apresentado persistentes sintomas da covid-19 dez dias depois de testar positivo para o vírus. Boris Johnson, de 55 anos, tornou-se no dia 27 de março

Trump: ‘Não queremos que outros consigam máscaras’

O presidente norte-americano Donald Trump afirmou no sábado (4.abr.2020) que “não quer outros países conseguindo máscaras”. Os equipamentos de proteção estão em escassez no mercado internacional devido à pandemia do novo coronavírus. Outros países acusam os EUA de “roubar” contratos ao oferecer valores mais altos pelos produtos médicos. Governadores da região nordeste do Brasil afirmaram que uma carga de respiradores artificiais foi barrada em Miami. A embaixada norte-americana negou.

Papa Francisco celebra missa de Ramos 

Após realizar o ritual da a oração Urbi et Orbis, para a Cidade de Roma e o Mundo em uma Praça de São Pedro vazia e escura, o Papa Francisco celebrou neste domingo, 5, a missa de domingo de ramos na basílica vaticana, também, vazia em razão das restrições médicas feitas contra o novo coronavírus. Apenas 12 pessoas acompanharam a benção papal. Entre elas: Guido Marini, mestre de cerimônias litúrgicas, alguns diáconos, um único cardeal, e um reduzido coral.

Ex-presidente da CBF José Maria Marin retorna ao Brasil

Por conta da idade avançada (87 anos) e dos riscos do novo coronavírus, José Maria Marín retornou ao Brasil. O ex-presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) desembarcou domingo no aeroporto de Viracopos, em Campinas, no interior de São Paulo, vindo de um voo de Nova York. O dirigente estava detido há cinco anos nos EUA e cumpria prisão domiciliar por fraude bancária, organização criminosa e lavagem de dinheiro.