Congresso retoma trabalhos com mensagem do presidente

O Congresso Nacional retomará os trabalhos legislativos nesta segunda-feira (3), após o recesso de fim de ano. Em sessão solene conjunta da Câmara e do Senado, marcada para as 15h, será lida a mensagem encaminhada pelo presidente da República ao Parlamento, com as prioridades do Executivo para 2020. A expectativa para este ano é que a mensagem priorize duas reformas, a tributária e a administrativa. Como Bolsonaro se recupera de uma cirurgia, a mensagem será entregue pelo ministro Onyx Lorenzoni.

STF retorna atividades desfalcado e dividido

O Supremo Tribunal Federal retoma hoje as atividades do primeiro semestre deste ano. A Corte volta sob tensão, dividida em razão da criação do juiz das garantias. Aprovada pelo Congresso, a medida é alvo de decisões divergentes do presidente da Suprema Corte, Dias Toffoli, e do ministro Luiz Fux. Além disso, o Supremo retorna do recesso desfalcado. O ministro Celso de Mello passou por uma cirurgia e ficará afastado dos trabalhos até março.

Itamaraty anuncia repatriação de brasileiros na China

O ministério das Relações Exteriores informou no fim da tarde de domingo (2) que o governo está adotando as medidas necessárias para trazer de volta os cidadãos brasileiros que se encontram na província de Hubei, especificamente na cidade de Wuhan, na China, região de origem da epidemia do coronavírus. Assim que chegarem ao Brasil, eles deverão ser submetidos a quarentena, sob a orientação do Ministério da Saúde. Mais cedo, um grupo de brasileiros na China fez um apelo ao governo de Jair Bolsonaro para a retirada.

Estudante relata ansiedade de brasileiros em Wuhan

De repente, o mundo está voltado para a cidade onde você mora, todas as notícias estão voltadas para você”, diz o paulista Calebe Guerra, 28. Ele dá entrevista à BBC News Brasil de dentro do apartamento onde mora em Wuhan, na província de Hubei, na China, e de onde quase não sai mais. Mas gostaria de sair e ter, pelo menos, a opção de voltar a seu país de origem, como é o caso de outros cidadãos estrangeiros que moram na China. Por causa do surto do coronavírus, cujo epicentro é a província de Hubei, a cidade de Wuhan, onde vivem 11 milhões de pessoas, está fechada. Ninguém pode sair, a não ser por meio de negociações entre outros países e a China.

Coronavírus: mortes já superam as da SARS na China

O número confirmado de mortes pela epidemia de um novo coronavírus subiu para 362, informaram nesta segunda-feira as autoridades de saúde chinesas. O total de infectados passa de 17.400 em todo o mundo. Dessa forma, o impacto do novo coronavírus supera o número de mortes causadas pela epidemia de Sars em 2002-2003, que provocou a morte de 349 pessoas na China continental.

Avanço do coronavírus faz Bolsa despencar na China

As Bolsas da China continental registraram nesta segunda-feira baixas expressivas de mais 7%, o maior recuo diário desde 2015, em um momento de pânico nos mercados pela epidemia do novo coronavírus no gigante asiático. O índice composto da Bolsa de Xangai fechou em queda de 7,72%, a 2.746,61 pontos, enquanto a Bolsa de Shenzhen, a segunda maior da China, terminou em contração de 8,41%, a 1.609,00 pontos.

Esfaqueador de Londres esteve preso recentemente

Um homem morto pela polícia no domigo (2) depois de esfaquear três pessoas no sul de Londres havia sido libertado da prisão em janeiro, informou a Polícia Metropolitana. Sudesh Amman, 20 anos, havia sido libertado há cerca de uma semana depois de cumprir metade de sua sentença de três anos e quatro meses por crimes relacionados ao terrorismo. Ele estava sob vigilância ativa da política na hora do ataque no bairro de Streatham High Road.

ESPORTES

Tênis – Aberto da Austrália 2020

Djokovic vira sobre Thiem, vence o Aberto da Austrália pela oitava vez e volta a ser número 1

Novak Djokovic mostrou que se Rafael Nadal é o rei em Roland Garros, quem manda no Aberto da Austrália é ele. Mesmo diante das adversidades, em uma partida em que esteja por muitos momentos abaixo de seu nível técnico e mental, o sérvio virou sobre Dominic Thiem de forma incrível por 3 sets a 2, parciais de 6/4, 4/6, 2/6, 6/3 e 6/4, em 4h de confronto, para chegar ao seu oitavo título na competição. De quebra, ainda volta a ser número 1 do mundo e alcança o 17º título de Grand Slam em sua carreira.

Futebol

Clássico catarinense termina em briga generalizada

O clássico entre Figueirense e Avaí terminou com cenas lamentáveis no estádio Orlando Scarpelli, em Florianópolis. Ao ser substituído, o meia Bruno Silva, com passagens por Fluminense e Botafogo, provocou a torcida do Figueirense e gerou uma confusão. A torcida do Figueirense invadiu o gramado e começou a depredar o estádio. Policiais entraram em ação para retirar os torcedores do gramado, deixando o jogo parado por cerca de 22 minutos. O Avaí bateu o Figueirense por 2 a 0.

Red Bull domina no 1º tempo e vence o Palmeiras

Neste domingo, a equipe do Palmeiras foi completamente dominada no 1º tempo e caiu por 2 a 1 para o Red Bull Bragantino, no Nabi Abi Chedid, pela 4ª rodada da competição.

Botafogo elimina o Vasco da Taça Guanabara

Botafogo e Vasco, contra as previsões, fizeram um clássico empolgado no Nilton Santos. A vitória acabou com o Glorioso, que contou com gol de Igor Cássio para vencer pela contagem mínima. A derrota elimina o Cruz-Maltino da Taça Guanabara.

Atlético-MG empata com o Tombense e é vaiado

O Atlético-MG decepcionou mais uma vez o seu torcedor ao empatar dentro do Independência pela segunda vez seguida. O Galo ficou no 1 a 1 com o Tombense, gols de Matheus Lopes para a equipe do interior, e Marquinhos, empatando para o alvinegro.

Jogos de Hoje

Campeonato Paulista

  • 20h: São Paulo x Novorizontino

Campeonato Carioca

  • 20h: Resende x Flamengo

Super Bowl

Chiefs vence 49ers e ganha Super Bowl

O Super Bowl LIV foi emocionante, histórico, cheio de viradas e com um jejum de 50 anos se encerrando para o Kansas City Chiefs que venceu o San Francisco 49ers por 31 a 20 e se tornou campeão e dono do troféu Vince Lombardi. Mahomes comandou campanhas espetaculares no último quarto quando sua equipe perdia por 20 a 10 e com as parcerias de Tyreek Hill, Travis Kelce, Sammy Watkins e Damien Williams, a franquia do Arrowhead Stadium fez história e marcou seu nome e o do técnico Andy Reid nos livros da NFL.