Ministros se reúnem na Amazônia com governantes 

Começa nesta segunda-feira (2) a viagem da comitiva ministerial que vai se reunir com os governadores da Região Amazônica. Os encontros devem ocorrer em duas etapas: em Belém, nesta segunda-feira, e em Manaus, na terça-feira. Na semana passada, os governadores dos estados que compõem a Amazônia Legal entregaram ao presidente Bolsonaro propostas para um planejamento estratégico que leve ao desenvolvimento sustentável da região.

Queimadas na Amazônia quase triplicam em agosto

De acordo com dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), os focos de incêndio neste mês de agosto na Amazônia foram quase o triplo do registrado no ano passado. Foram 30.901 focos de incêndio até este sábado, 31, ante 10.421 em agosto do ano passado alta de 196%. O total de focos também supera a média histórica para o mês, de 25.853, para o período entre 1998 e 2018. É ainda o mais alto desde agosto de 2010 ano de seca histórica severa, que teve 45.018 focos.

Presidente Bolsonaro passará por nova cirurgia

O presidente Jair Bolsonaro passará por uma nova cirurgia, de médio porte, marcada para 8 e 9 de setembro, em São Paulo. A operação será devido ao surgimento de uma ‘hérnia na incisão cirúrgica’ em cirurgia anterior, feita em Bolsonaro para retirada da bolsa de colostomia e reconstrução intestinal. Bolsonaro já passou por três cirurgias desde que levou uma facada em 6 de setembro de 2018, em ato de campanha eleitoral em Juiz de Fora (MG).

Suspeitos de hackear autoridades podem ser soltos

Um mês após a decretação da prisão preventiva, a Polícia Federal informou à Justiça Federal que já não há necessidade de manter presos dois dos quatro suspeitos de hackear altas autoridades da República. Segundo uma fonte com acesso à decisão, a PF informou que a soltura de Suelen Priscila de Oliveira e de Danilo Cristiano não ofereceria risco à investigação. Com a manifestação da PF, a expectativa é que a soltura possa ser expedida nesta segunda-feira.

PF suspeita que hacker vendeu mensagens

A Polícia Federal acredita ter encontrado um indício que pode ajudar a desvendar a principal dúvida que ainda paira sobre os suspeitos de hackear as principais autoridades do País: se eles venderam as mensagens que obtiveram de forma ilegal. Numa conversa trocada via aplicativo, Walter Delgatti Neto, que confessou chefiar o grupo, diz a Danilo Cristiano Marques, seu suposto “testa de ferro”, que “acabou a tempestade”, “veio a bonança”. A conversa consta num relatório de 13 páginas em que a PF sustenta para a necessidade da manutenção das prisões de Delgatti e Gustavo Henrique Santos, o DJ de Araraquara também suspeito de participar dos crimes.

Morre Alberto Goldman, ex-governador de SP, aos 81 anos

Morreu no domingo (1º), o ex-governador de São Paulo e deputado federal Alberto Goldman. Ele estava internado desde o dia 19 no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O líder tucano tivera uma hemorragia durante uma operação no crânio. Ex-comunista, Goldman aderiu á social-democracia e se tornou um de seus maiores nomes no país. O velório será realizado nesta segunda-feira (2), na Assembleia Legislativa, e o enterro está previsto para as 15h no Cemitério Israelita do Butantã.

Semana será decisiva para o futuro do Reino Unido

Parte dos parlamentares britânicos vai correr contra o relógio nesta semana, considerada por muitos como a última chance de interferir nos rumos do Brexit – o processo de saída do Reino Unido da União Europeia. É que nesta semana acaba o recesso e os parlamentares voltam a Westminster, mas o premiê Boris Johnson suspendeu as atividades do Parlamento entre a segunda semana de setembro e 14 de outubro, pouco antes do fim do prazo para o Reino Unido deixar a União Europeia, marcado para 31 de outubro.

Furacão Dorian chega às Bahamas na categoria 5 e com ventos de 295 km/h

Furacão Dorian chegou às Bahamas com ventos de 295 km/h, de acordo com o Centro Nacional de Furacões (NHC) em Miami. O furacão, de classificação 5, a mais alta existente, chegou às Ilhas Ábaco no norte das Bahamas às 12h40 no horário local (13h40 em Brasília). Moradores de Ábaco já sofrem com enchentes, e há relatos de casas destruídas. Segundo a agência Reuters, as casas da ilha são construídas para suportar ventos de pelo menos 241 km/h menos do que as rajadas de vento provocadas pelo furacão. Alarmes de carros soaram por toda a ilha, onde já se vê metais retorcidos.

Ataques deixam feridos e levam ao fechamento de aeroporto na capital da Líbia

O único aeroporto em funcionamento na capital da Líbia foi fechado neste domingo (1º) após ser atingido por ataques de artilharia durante a noite. Houve relatos conflitantes sobre o número de feridos no aeroporto de Mitiga. Um oficial de imprensa do Governo de Acordo Nacional de Trípoli (GNA) disse que quatro pessoas foram feridas, incluindo três peregrinos do haj. A Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (UNSMIL) disse que quatro projéteis atingiram as partes civis do aeroporto, incluindo uma pista, resultando em danos a um avião que transportava dezenas de peregrinos, o que feriu dois tripulantes.

Fórmula 1

Sem clima para celebrar primeira vitória na Fórmula 1, Leclerc dedica triunfo a amigo morto

O fim de semana foi agridoce para Charles Leclerc na Bélgica. Ao mesmo tempo em que o piloto da Ferrari conquistou, neste domingo, sua primeira e tão desejada vitória na Fórmula 1, o sábado foi de tristeza com a morte do amigo Anthoine Hubert, após a um violento acidente na primeira corrida da Fórmula 2 em Spa-Francorchamps. Sem clima para celebrar e visivelmente abatido, Leclerc não celebrou o triunfo, mas dedicou a conquista ao amigo francês.

FUTEBOL

Flamengo vence o Palmeiras e retoma liderança

Com uma exibição de gala, o Flamengo arrasou o Palmeiras por 3 a 0, neste domingo, no Maracanã lotado. O nome do jogo foi o atacante Gabigol, autor de dois tentos. O primeiro, aos 12 da primeira etapa, foi em uma linda ‘cavadinha’, encobrindo o goleiro Weverton em sua saída. O segundo foi na etapa complementar, cobrando pênalti sofrido pelo lateral Rafinha. Quem completou o placar foi Arrascaeta, aos 38 do primeiro tempo, fuzilando Weverton de cabeça após cruzamento preciso de Rafinha.

Gustagol marca no fim e Corinthians vence o Galo

Com um gol de Gustagol já perto dos acréscimos, o Corinthians conseguiu uma magra vitória sobre o Atlético Mineiro, em Itaquera, para celebrar o aniversário no G4 do Brasileiro. Já perto dos acréscimos, Gustagol, que saiu do banco, resolveu a partida. O goleiro Cleiton errou em saída de jogo, Vital aproveitou e mandou para o atacante encerrar o jejum de gols, que durava desde maio, e garantir a vitória corintiana no dia do aniversário do clube.

Fábio pega pênalti e Cruzeiro bate o Vasco

O Cruzeiro recebeu o Vasco no Mineirão pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro e somou três pontos após vencer por 1 a 0. O gol foi de Maurício, de 19 anos.

Fortaleza vence e passa Goiás na tabela 

O Fortaleza contou com gols de Juan Quintero e Osvaldo para vencer o Goiás, que teve um jogador expulso, no Castelão, por 2 a 0.

JOGO DE HOJE

Brasileirão

20h00 – Fluminense x Avaí

Classificação – Campeonato Brasileiro – Série A

R EQUIPE SG
J – JogosV – VitóriasE – EmpatesD – DerrotasGP – Gols próGC – Gols contraSG – Saldo de golsPTS – Pontos