Mutirão nacional de renegociação de dívidas começa hoje

De hoje (1º) até 30 de novembro, pessoas físicas com dívidas em atraso poderão renegociar os débitos no Mutirão Nacional de Negociação de Dívidas e Orientação Financeira. Promovida pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), pelo Banco Central, pela Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e pelo Senado, a iniciativa também promoverá cursos de educação financeira. Os interessados devem fazer o registro no site consumidor.gov.br, criado pela Senacon e com a adesão de mais de 160 instituições financeiras. Após concluir o registro, o devedor deve escolher a instituição com a qual deseja negociar, relatar o problema e fazer o pedido. O banco ou a financeira tem até 10 dias para analisar a requisição e apresentar uma proposta.

A novidade desta edição está no desenvolvimento de um site específico para o devedor preparar a negociação. No endereço mutirao.febraban.org.br, é possível pegar orientações antes de inserir a proposta na plataforma da Senacon. Entre as informações que podem ser obtidas na página estão a lista das dívidas, quando vale a pena participar do mutirão e a parcela do orçamento que pode ser destinada ao pagamento das dívidas. A página da Febraban também tem um link para o Registrato, sistema do Banco Central que divulga um extrato das informações de uma pessoa com instituições financeiras, inclusive a lista de dívidas em seu nome. O site também fornece o Índice de Saúde Financeira (ISF) de cada devedor.

Educação financeira: Segundo a Febraban, o foco na educação financeira representa um dos principais diferenciais do mutirão deste ano. O objetivo é preparar os consumidores para a negociação em si, evitando que o usuário chegue em desvantagem na hora de lidar com as instituições financeiras e reduzindo o risco de reincidência dos devedores. Poderão fazer parte do mutirão dívidas sem bens dados em garantia, que estejam em atraso e em nome de uma pessoa natural e tenham sido contraídas de bancos ou financeiras. Segundo o Banco Central, o acordo de cooperação técnica entre o órgão e a Febraban para desenvolver ações coordenadas de educação financeira integra a Agenda BC#, lista com as prioridades e as estratégias da autoridade monetária.

Jornalistas brasileiros são agredidos em Roma

Jornalistas brasileiros que estão cobrindo a Cúpula do G20 foram agredidos, neste domingo (31/10), por seguranças presidenciais e policiais italianos durante uma caminhada do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) pelas ruas de Roma. O presidente brasileiro também tratou os profissionais da imprensa com hostilidade. Após falar com apoiadores, Bolsonaro começou um passeio e, ao tentar chegar mais próximo do presidente, a equipe da GloboNews foi agredida por seguranças e policiais italianos. O jornalista da TV brasileira relatou que, ao perguntar o motivo de o presidente não ter participado de alguns eventos do G20 com outros líderes, recebeu um soco no estômago e foi empurrado com violência por um segurança.

“É a Globo? Você não tem vergonha na cara”, respondeu Bolsonaro. Um jornalista do UOL filmou a agressão à equipe de TV brasileira e um segurança presidencial o empurrou e levou o celular, jogando-o numa rua próxima ao local. O jornalista do UOL relatou que, diante da confusão, Bolsonaro desistiu do passeio menos de 10 minutos depois, e retornou para a Embaixada. Ao ser questionado sobre o motivo dele não ir à COP26, em Glasgow, Bolsonaro novamente foi hostil. “Não te devo satisfação”, disse.

Abraji e ANJ repudiam agressão

A Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) repudiou o “ataque à imprensa envolvendo a maior autoridade do país. Segundo a entidade, “ao não condenar atos violentos de seus seguranças e apoiadores a jornalistas que tão somente estão cumprindo seu dever de informar, o presidente da República incentiva mais ataques do gênero, em uma escalada perigosa e que pode se revelar fatal”. Já a Associação Nacional de Jornais (ANJ) declarou que “a violência contra os jornalistas, na tentativa de impedir seu trabalho, é consequência direta da postura do próprio presidente, que estimula com atos e palavras a intolerância diante da atividade jornalística”.

Leia a íntegra da nota divulgada pela Abraji: Neste domingo (31.out.2021), ao menos cinco equipes de reportagem foram agredidas durante a cobertura de um dos passeios do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), em Roma, na Itália, onde esteve para participar da reunião do G20. Segundo relato do colunista do UOL, Jamil Chade, o episódio de violência começou antes mesmo da aparição de Bolsonaro, com uma produtora da Globo sendo intimidada por pessoas que aguardavam o presidente, e a repórter da Folha de S.Paulo, Ana Estela de Sousa Pinto, sendo empurrada de forma violenta por um segurança. Jair Bolsonaro retornava para o centro de Roma, quando decidiu se encontrar com apoiadores nas proximidades da embaixada brasileira. Após um breve discurso do presidente, diversos outros jornalistas também foram empurrados e agredidos por profissionais que faziam a segurança no local.

Ainda segundo o relato do colunista do UOL, minutos depois de o presidente deixar a embaixada, uma equipe de reportagem da GloboNews foi agredida por um segurança. O correspondente Leonardo Monteiro foi empurrado e recebeu um soco no estômago, no momento em que perguntou o porquê de o presidente não ter participado de alguns eventos do G20. De acordo com o G1, Monteiro também foi tratado com hostilidade por Bolsonaro. Ao tentar registrar a violência, Jamil Chade foi empurrado e agarrado pelo braço, além de ter o celular apreendido e jogado na rua. A Folha de S.Paulo também tentou gravar a agressão, mas, segundo esta matéria da enviada especial, outro agente teria tentado arrancar o celular da repórter e a ameaçado. No relato da jornalista, entre as vítimas, estaria ainda uma equipe da BBC Brasil. Ao questionar Bolsonaro sobre por que ele não participaria da Cúpula do Clima (Cop-26), em Glasgow, na Escócia, Jamil Chade ouviu em resposta: “Não te devo satisfação”. Acostumado a cobrir visitas de presidentes do Brasil ao exterior, o repórter afirmou nunca haver passado por situação semelhante. “É patético o fato de a imprensa ser agredida na cobertura de um presidente em Roma para o G20, em um domingo à tarde”.

A Abraji repudia mais esse ataque à imprensa envolvendo a maior autoridade do país. Ao não condenar atos violentos de seus seguranças e apoiadores a jornalistas que tão somente estão cumprindo seu dever de informar, o presidente da República incentiva mais ataques do gênero, em uma escalada perigosa e que pode se revelar fatal. Atacar o mensageiro é uma prática recorrente do governo Bolsonaro que, assim como qualquer outra administração, está sujeito ao escrutínio público. É dever da imprensa informar à sociedade atos do poder público, incluindo viagens do presidente no exercício do mandato. E a sociedade, por meio do art 5º da Constituição, inciso XIV, tem o direito do acesso à informação garantido. Diretoria da Abraji, 31 de outubro de 2021

Veja a nota publicada pela ANJ:

A Associação Nacional de Jornais (ANJ) repudia com veemência e indignação as agressões sofridas por jornalistas brasileiros na cobertura das atividades do presidente Jair Bolsonaro em Roma. A violência contra os jornalistas, na tentativa de impedir seu trabalho, é consequência direta da postura do próprio presidente, que estimula com
atos e palavras a intolerância diante da atividade jornalística.

É lamentável e inadmissível que o presidente e seus agentes de segurança se voltem contra o trabalho dos jornalistas, cuja missão é informar aos cidadãos. A agressão verbal e a truculência física não impedirão o jornalismo brasileiro de prosseguir no seu trabalho. A ANJ espera que os atos de violência cometidos contra os jornalistas sejam apurados e os culpados, punidos. A impunidade nesse e em outros episódios é sinal de escalada autoritária. Brasília, 31 de outubro de 2021.

Políticos repudiam agressões a jornalistas durante caminhada de Bolsonaro em Roma

Políticos repudiaram as agressões a jornalistas por seguranças que escoltavam o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) durante passeio em Roma, na Itália, onde ele participou de encontro de líderes do G20, neste domingo (31). Conforme relatou a repórter Ana Estela de Sousa Pinto, do jornal Folha de S.Paulo, também alvo de violência na ocasião, Bolsonaro não deu atenção aos acontecimentos, olhando fixamente para a frente durante todo o trajeto. Assessores do presidente em nenhum momento pediram calma ou intercederam.

“Bolsonaro estimula agressões a jornalistas dentro e fora do Brasil. Indesejado aqui e desprezado lá. Um verdadeiro pária. Ninguém quer ficar perto”, disse o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), à reportagem.

“Nada mais me surpreende em relação à postura desse governo. Respeito a pessoas e à imprensa é premissa de respeito às liberdades. Para bom entendedor…”, afirmou Gilberto Kassab, presidente do PSD.

O governador do Maranhão, Flávio Dino (PSB), se manifestou nas redes sociais. “Minha solidariedade aos jornalistas agredidos em Roma por uma comitiva de arruaceiros que está, mais uma vez, envergonhando o Brasil perante o mundo. Nosso país está cheio de problemas enquanto tal comitiva se dedica a passeios e arruaças de rua em capital de outro país. Absurdo”, escreveu.

Operação deixa 25 suspeitos de roubo mortos no sul de Minas

Varginha (MG)/Divulgação/Polícia Militar de Minas Gerais
PM Militar de Minas Gerais – Divulgação

Uma operação conjunta da Polícia Militar (PM) de Minas Gerais e da Polícia Rodoviária Federal (PRF) deixou 25 suspeitos de assaltos a banco mortos na manhã de hoje (31) em Varginha, no sul de Minas. Segundo a PM, no momento da aproximação com os suspeitos, houve intensa troca de tiros. De acordo com a capitã Layla, porta-voz da PM de Minas Gerais, essa é possivelmente a maior operação no país de combate ao chamado “novo cangaço”.

“Muitos infratores estariam na tentativa de roubo a banco na data provavelmente de amanhã ou hoje e foram surpreendidos por nosso serviço de inteligência integrado com a Polícia Rodoviária Federal. Foi uma ação conjunta PRF e PM que resultou na apreensão de forte armamento, além de explosivos, coletes balísticos, fuzis, escopetas calibre 12, muita munição”, disse a policial, em vídeo publicado na conta oficial da corporação no Facebook. “Ações como essa sempre serão pautadas dentro da legalidade e a gente só fez aqui foi responder à altura ao risco que nossos policiais militares sofreram”, completou a porta-voz.

Sobe para sete o número de mortos em desabamento de caverna em SP

O Corpo de Bombeiros de São Paulo confirmou, no início da noite de hoje (31), o sétimo óbito no desabamento em uma gruta onde ocorria treinamento de bombeiros civis no município de Altinópolis, na região de Ribeirão Preto. Duas pessoas ainda permanecem desaparecidas.

Segundo a corporação, 28 pessoas participavam do curso para bombeiro civil, realizado no local pela empresa Real Life Treinamentos, quando o teto da gruta Duas Bocas caiu. Desse total, uma pessoa foi retirada ferida da caverna, duas ainda estão desaparecidas, sete morreram, e 18 saíram ilesas. Unidades de resgate da capital paulista foram enviadas ao local, inclusive bombeiros com cães farejadores. Cerca de 75 bombeiros e 20 viaturas trabalho na operação.

Brasil inicia 2ª etapa da campanha de vacinação contra febre aftosa

Cerca de 78 milhões de bovinos e bubalinos com até 2 anos de idade são o alvo da segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2021, que começa nesta segunda-feira (1º). A doença, que também afeta caprinos, ovinos e suínos, traz prejuízos e restrições na comercialização de produtos pecuários.

O último foco da doença no Brasil ocorreu em 2006. Desde 2018, todo o território brasileiro é reconhecido internacionalmente como livre de febre aftosa (zonas com e sem vacinação) pela Organização Mundial da Saúde Animal (OIE). Das 19 unidades da Federação que fazem a vacinação neste período, no Amazonas e em Mato Grosso participam apenas os municípios que ainda não têm reconhecimento de áreas livres de febre aftosa sem vacinação.

Zonas livres de aftosa sem vacinação: Nos estados reconhecidos como livres de febre aftosa sem vacinação – Acre, Paraná, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina, parte do Amazonas e Mato Grosso, é proibida a aplicação e comercialização desse imunizante. Conforme o Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância para a Febre Aftosa (Pnefa) 2017-2026, a meta é que todo o território brasileiro seja considerado livre de febre aftosa sem vacinação até 2026. Atualmente, em torno de 70 países têm esse reconhecimento pela OIE.

Recomendações: Segundo o Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Mapa), os criadores devem adquirir as vacinas em revendas autorizadas e mantidas entre 2°C e 8°C, desde a aquisição até o momento da utilização – incluindo o transporte e a aplicação, já na fazenda. Devem ser usadas agulhas novas para aplicação da dose de 2 mililitros na tábua do pescoço de cada animal, preferindo as horas mais frescas do dia, para fazer a contenção adequada dos animais e a aplicação da vacina. Além de vacinar o rebanho, o produtor deve também declarar ao órgão de defesa sanitária animal de seu estado. A declaração de vacinação deve ser feita de forma online ou, quando não for possível, presencialmente nos postos designados pelo serviço veterinário estadual nos prazos estipulados. Em caso de dúvidas, o criador deve procurar o órgão de defesa sanitária animal da sua região.

Covid-19: Brasil tem 21,8 milhões de casos acumulados e 607 mil mortes

O balanço divulgado neste domingo (31) pelo Ministério da Saúde registra 6.761 novos diagnósticos de covid-19 em 24 horas. Esse dado eleva para 21.810.855 o número de pessoas infectadas pela doença desde o início da pandemia no país. Ontem (30), o painel de estatísticas marcava 21.804.094 casos acumulados.

As mortes pelo novo coronavírus ao longo da pandemia aproximam-se de 608 mil. Em 24 horas, as autoridades de saúde notificaram 130 novos óbitos, totalizando 607.824. Ontem, o painel de informações marcava 607.694 mortes acumuladas. O balanço apontou também 206.259 pacientes em acompanhamento e 20.996.772 recuperados da doença.

Covid-19 nos estados

Boletim Covid 31.10.2021

Os estados com mais mortes são os seguintes: São Paulo (151.975), Rio de Janeiro (68.347), Minas Gerais (55.552), Paraná (40.509) e Rio Grande do Sul (35.496). As unidades da Federação com menos óbitos são Acre (1.845), Amapá (1.991), Roraima (2.029), Tocantins (3.877) e Sergipe (6.029).

SC: Estado confirma 1.216.691 casos, 1.190.847 recuperados e 19.663 mortes

Santa Catarina tem 1.216.691 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.190.847 estão recuperados e 6.181 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado neste domingo, 31. A doença respiratória causou 19.663 óbitos no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade é de 1,62%.

>>> Confira aqui o boletim diário deste domingo, 31
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

A estimativa do Governo do Estado é que 56 municípios não tenham caso ativo algum. Atualmente, a regional de saúde com mais casos ativos proporcionalmente à população é a de Xanxerê, com 132 para cada 100 mil habitantes. Na sequência, aparecem Extremo-Oeste (109) e Grande Florianópolis (107). As que menos têm são Alto Vale do Rio do Peixe (33), Meio-Oeste (42) e Alto Uruguai Catarinense (50).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 64,3%. Isso significa que, dos 1.329 leitos existentes no estado para adultos, 854 estão ocupados, sendo 283 por pacientes com confirmação ou suspeita de infecção por coronavírus.

Matriz de Risco para Covid-19 em SC aponta nove regiões no nível moderado

Mantendo pela quarta semana consecutiva uma tendência de redução das taxas de transmissão e do registro de casos graves e mortes por Coronavírus no Estado, a Matriz de Risco Potencial Regionalizado divulgada neste sábado, 30, aponta nove regiões como risco potencial moderado (cor azul) e oito regiões como risco potencial alto (cor amarela).

Houve melhora nos indicadores das regiões Carbonífera, Extremo Sul, Grande Florianópolis, Laguna, Meio Oeste, Serra Catarinense e Vale do Itapocu, que na semana anterior estavam classificadas como nível alto (amarelo), e passaram a ser classificadas como nível moderado (azul), se juntando as regiões do Alto Vale do Itajaí e Alto Vale do Rio do Peixe, que se mantiveram no nível moderado (azul). Já nas regiões da Foz do Rio Itajaí e Oeste, que na semana anterior estavam classificadas como nível moderado (azul), passaram a ser classificadas como nível Alto (amarelo), por apresentarem uma manutenção dos indicadores de gravidade e uma elevação no número de casos confirmados ao longo da semana.

>>> Clique aqui para fazer o download da matriz

As regiões em risco alto são Alto Uruguai Catarinense, Extremo Oeste, Foz do Rio Itajaí, Médio Vale do Itajaí, Nordeste, Oeste, Planalto Norte e Xanxerê.

Boletim da Saúde confirma mais 1.313 casos e seis óbitos pela Covid-19 no Paraná

A secretaria estadual da Saúde divulgou neste domingo (31) mais 1.313 casos confirmados e seis mortes em decorrência da Covid-19 no Paraná. Os números incluem meses ou semanas anteriores e não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Paraná soma 1.549.090 casos e 40.291 mortos pela doença, desde o início da pandemia. Os casos confirmados divulgados neste domingo são de outubro (732), setembro (312), agosto (112), julho (56), junho (57) e maio (44) de 2021. Os óbitos são de outubro (4), agosto (1) e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – Há 359 pacientes com diagnóstico confirmado internados. São 289 pacientes em leitos SUS (178 em UTI e 111 em enfermaria) e 70 em leitos da rede particular (43 em UTI e 27 em enfermaria). Há outros 1.010 pacientes também internados, 574 em leitos UTI e 436 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão na rede pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – Os seis pacientes que tiveram falecimento relatado no informe são três mulheres e três homens, com idades que variam de 41 a 79 anos. Os óbitos ocorreram entre 14 de junho a 29 de outubro de 2021. Os pacientes residiam em Ponta Grossa (2) e um em cada um dos municípios de Curitiba, Cascavel, Campo Mourão e Araucária.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 6.193 casos de residentes de fora do Estado, sendo que 218 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo

G20 anuncia compromisso de limitar aquecimento global a 1,5°C

Os líderes das 20 maiores economias do planeta anunciaram o compromisso de limitar o aquecimento global a 1,5°C e a encerrar os subsídios para a produção de carvão mineral. As conclusões constam do documento final da reunião de cúpula do G20, que terminou hoje (31) em Roma. O acordo foi firmado no mesmo dia em que começou a 26ª edição da Conferência das Nações Unidas para Mudanças Climáticas (COP26), em Glasgow, na Escócia. Responsável por 80% das emissões globais de gás carbônico, os países do G20 pretendem interromper, ainda neste ano, os financiamentos de novas usinas de carvão. Em relação à eliminação do material como fonte de energia, os líderes do grupo não estipularam um prazo para que isso ocorra, porque não houve consenso.

Apesar da intenção de segurar o processo de aquecimento global, o G20 não estabeleceu uma data para a neutralidade de carbono, quando todas as emissões deverão ser compensadas por medidas de produção de oxigênio, como o reflorestamento. O documento final informou somente que esse objetivo deve ser alcançado “por volta da metade do século”. O encontro não teve a participação de China e Rússia, dois países dependentes do carvão como fonte de energia. Atualmente, a China enfrenta uma escassez de carvão mineral que vem encarecendo o custo da energia na segunda maior economia do planeta. Também dependente da energia do carvão, a Índia participou da reunião e defendeu a meta de neutralidade de carbono apenas para 2060.

Ouçam a Terra e os pobres, diz papa em apelo a líderes na COP26

O papa Francisco fez um apelo aos líderes mundiais presentes na cúpula da COP26 da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre mudanças climáticas neste domingo (31) para que ouçam “o grito da Terra e o grito dos pobres”. Francisco, que fez da proteção do meio ambiente uma pedra angular de seu pontificado, disse em sua bênção na Praça São Pedro que esperava que a reunião em Glasgow fornecesse “respostas eficientes e oferecesse esperança concreta às gerações futuras”. Foi a segunda vez em três dias que o papa fez um apelo aos participantes da reunião da ONU para que concordassem com ações e não com meras palavras na cúpula climática, que começa neste domingo.

Na sexta-feira (29), ele disse à rádio BBC que o encontro estava acontecendo em um momento crucial porque a pandemia de covid-19, a crise ambiental e os problemas de abastecimento de alimentos estavam juntos criando uma “tempestade perfeita” que corria o risco de provocar rupturas na sociedade. Ele ressaltou essas preocupações no domingo, pedindo à multidão que visita uma exposição na Praça São Pedro sobre sua encíclica “Laudato Si” (Louvado Seja) de 2015 sobre o meio ambiente feita por um fotógrafo de Bangladesh. Os cientistas dizem que o país será um dos mais afetados pela elevação do nível do mar. O papa, de 84 anos, havia dito várias vezes que esperava participar da COP26, mas o Vaticano anunciou em 8 de outubro que sua delegação seria chefiada pelo secretário de Estado, Cardeal Pietro Parolin, sem explicar os motivos para a ausência do papa.

Tênis: Bruno Soares e Jamie Murray vencem ATP 250 de São Petersburgo

O brasileiro Bruno Soares conquistou, neste domingo (31), o ATP 250 de São Petersburgo (Rússia) ao lado do britânico Jamie Murray. Para garantir o título, a dupla do mineiro bateu na final o cazaque Andrey Golubev e o monegasco Hugo Nys por 2 sets a 0 (6-4 e 6-3) em 1h31 de jogo.

A dupla de Soares e Murray ocupa a 13ª posição do ranking mundial. O próximo compromisso da equipe é o Masters 1000 de Paris (França), cujo início está programado para a próxima segunda-feira (1). Este é o segundo título do brasileiro e do britânico na temporada, após a conquista do ATP 250 de Melbourne (Austrália) em fevereiro.

Djokovic se compromete a atuar nas duplas em volta à ação em Paris

O tenista Novak Djokovic se inscreveu nas chaves de simples e duplas no Masters de Paris, que acontece na próxima semana, com o sérvio número um do mundo retornando às quadras pela primeira vez desde sua derrota na final do US Open para o russo Daniil Medvedev. Djokovic, que está empatado com Roger Federer e Rafa Nadal com 20 títulos de Grand Slam, não joga desde que ficou próximo de vencer os quatro Slams do ano, perdendo em sets direto para Medvedev no complexo de Flushing Meadows, em Nova York.

O jogador de 34 anos será o principal cabeça-de-chave do Masters 1000 em Bercy, onde ele é pentacampeão, e também fará parceria com o compatriota Filip Krajinovic nas duplas para se preparar para a Copa Davis no final de novembro. “Ele jogará com Krajinovic, seu parceiro de Copa Davis”, disse o diretor do torneio, Guy Forget, a repórteres no último sábado (30). “Ele disse que se comprometeria a jogar a Copa Davis pelo seu país. E é por isso que ele quer jogar duplas aqui”, declarou.

Campeonato Brasileiro da Série A

São Paulo vence Inter 

Jogando no estádio do Morumbi, o São Paulo bateu o Internacional por 1 a 0, na noite deste domingo (31), e alcançou a 11ª posição da classificação, com 37 pontos, mantendo vivas as esperanças de conseguir a classificação para a próxima edição da Copa Libertadores. Já o Colorado termina a rodada na 6ª posição, com 41 pontos. O São Paulo volta a entrar em campo no próximo domingo (7), quando visita o Bahia. Um dia antes o Internacional disputa o clássico com o Grêmio.

Sport vence o Atlético-GO por 2 a 0

Outra equipe a triunfar na noite deste domingo foi o Sport, que bateu o Atlético-GO por 2 a 0 na Arena Pernambuco graças a dois gols de Mikael.

O triunfo deixa o Leão de Recife na 17ª posição, com 30 pontos. Já o Dragão termina a rodada na 10ª posição com 37 pontos.

Em jogo polêmico Palmeiras derrotara o Grêmio

Em jogo polêmico na noite na tarde deste domingo o Palmeiras derrotou o Grêmio por 3 a 1, em Porto Alegre, com gol anulado pelo VAR e outras polêmicas. No final do jogo a torcida do Grêmio invadiu o campo e destruiu a cabine do VAR em protesto. Ninguém foi preso ou detido. O Grêmio volta a entrar em campo na quarta-feira (3) contra o líder Atlético-MG. Quatro dias depois o Palmeiras faz clássico com o Santos.

Triunfo do Vozão: Ceará 1 x 0 Fluminense 

Quem também triunfou neste domingo foi o Ceará, que, mesmo com um jogador a menos na maior parte do tempo, bateu o Fluminense por 1 a 0 no Castelão graças a gol em cobrança de pênalti do meia-atacante Vina aos 4 minutos. Com a vitória o Vozão subiu para a 11ª posição com 36 pontos. Já o Fluminense permanece estacionado na 8ª posição com 39.

Confira os resultados da 29ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

JOGOS DA 29ª RODADA

Sábado, 30 de outubro
19h – Flamengo 1 x 0 Atlético-MG
19h15 – Juventude 0 x 0 Bahia
21h – América-MG 2 x 1 Fortaleza

Domingo, 31 de outubro
16h – Grêmio 1 x 3 Palmeiras
16h – Ceará 1 x 0 Fluminense
18h15 – São Paulo 1 x 0 Internacional
20h30 – Sport 2 x 0  Atlético-GO

Segunda-feira, 1º de novembro
20h – Cuiabá x Red Bull Bragantino
21h30 – Corinthians x Chapecoense

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná.

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495