Bolsonaro anuncia escritório brasileiro em Jerusalém

Após encontro com o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, o presidente Jair Bolsonaro anunciou no domingo (31) que o Brasil abrirá ‘um escritório em Jerusalém para a promoção do comércio, investimento, tecnologia e inovação’. A medida, que já havia sido ventilada sem detalhes pelo presidente brasileiro na semana passada, representa um recuo em relação à promessa de campanha de transferir a embaixada do país de Tel Aviv para Jerusalém, a exemplo do que fizeram Estados Unidos e Guatemala. Nesta segunda-feira (1º), segundo dia de visita oficial a Israel, Bolsonaro homenageia os militares israelenses que ajudaram no resgate de vítimas em Brumadinho (MG). À tarde, o presidente visita a basílica do Santo Sepulcro e o Muro das Lamentações.

Contra escritório em Israel, Palestina chama embaixador

A AP (Autoridade Palestina) convocou neste domingo (31.dom.2019) seu embaixador no Brasil, Ibrahim Alzeben, para consultas. A medida é uma reação à decisão do Brasil de abrir o escritório em Jerusalém. As informações são do jornal israelense Jerusalem Post. Ao Globo, o diplomata disse não saber quando deixará Brasília nem quanto tempo passará fora do Brasil. Disse não ter sido convocado oficialmente –a liderança da AP está na cúpula da Liga Árabe, na Tunísia. O embaixador afirmou que acredita ainda não ter recebido convocatória oficial porque a liderança da AP está na cúpula da Liga Árabe na Tunísia.

Governo está disposto a negociar visita a palestinos

O porta-voz da Presidência, general Otávio Rêgo Barros, afirmou neste domingo, 31, em Jerusalém, que o governo brasileiro está à disposição para negociar uma possível viagem aos territórios palestinos. Em declaração à imprensa no hotel onde o presidente Jair Bolsonaro está hospedado em Israel, o porta-voz evitou comentar o fato mais a fundo ou confirmar se viagens à Palestina ou a outras nações árabes são uma possibilidade para o governo. Questionado, contudo, sobre as queixas das autoridades palestinas sobre a falta de resposta do Brasil aos muitos convites para uma visita oficial, Rêgo Barros afirmou que a questão será discutida. “O nosso Ministério das Relações Exteriores vai buscar esse contato para aclarar algumas dúvidas e colocar-se a disposição para estabelecer um link para futuras viagens a esses países e a outros países”, disse.

Enem: pedido de isenção da inscrição começa hoje 

Estudantes que querem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio podem solicitar, a partir das 10h desta segunda-feira (1º) a isenção da taxa de inscrição. Para não pagar a taxa, os candidatos devem atender os critérios de isenção. O pedido é feito pela internet. A taxa do exame este ano é R$ 85. O pedido de isenção poderá ser feito até as 23h59 do dia 10 de abril. No dia 17 de abril, o Inep vai divulgar a lista daqueles cujo pedido foi aprovado. O Enem será aplicado nos dias 3 e 10 de novembro.

Treinador acusado de abuso é banido da ginástica

Quase um ano após vir à tona uma série de denúncias de abuso sexual envolvendo o seu nome, o ex-treinador da seleção brasileira masculina de ginástica artística Fernando de Carvalho Lopes foi banido do esporte. A decisão foi tomada no domingo pelo Pleno do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Ginástica. Não cabe recurso à decisão do tribunal no Brasil, mas os advogados de Fernando de Carvalho podem recorrer à Corte Arbitral do Esporte, na Suíça.

Planalto divulga vídeo em defesa do golpe de 1964

O Palácio do Planalto distribuiu neste domingo um vídeo em defesa do golpe de 1964. A narrativa do material usa a mesma definição adotada pelo presidente Jair Bolsonaro e alguns de seus ministros militares para classificar o fato histórico. Para eles, a derrubada de João Goulart do poder, que marcou o início do período de 21 anos de ditadura militar no Brasil, foi apenas um movimento para conter o avanço do comunismo no País.

Exército comemora golpe militar de forma sóbria

As Forças Armadas do Brasil prestaram homenagem neste domingo ao golpe de 1964 que levou a duas décadas de ditadura militar, após o presidente Jair Bolsonaro que argumenta que a intervenção militar salvou o país do comunismo – reverter uma proibição de 8 anos às celebrações. A medida gerou debate e sublinhou o apoio de Bolsonaro a um governo militar que executou centenas, torturou milhares, fechou o Congresso Nacional e deixou a maioria do brasileiros com memórias obscuras do período.

País tem atos contra e em defesa da ditadura

Manifestantes foram às ruas neste domingo em pelo menos nove capitais, além do Distrito Federal, para participar de atos contra ou em defesa do regime militar. Em São Paulo, os manifestantes fizeram um ato e uma caminhada no Parque do Ibirapuera, na zona sul da cidade. Também houve manifestações na avenida Paulista, que terminaram em tumulto entre grupos rivais.

Rapper indicado ao Grammy é assassinado nos EUA

O rapper Nipsey Hussle, indicado ao Grammy deste ano, foi morto a tiros em frente a sua loja de roupas no sul de Los Angeles No domingo, segundo a imprensa local. Outras duas pessoas ficaram feridas na ação. Hussle, de 33 anos, cujo nome verdadeiro é Ermias Asghedom, cresceu no sul de Los Angeles. O seu álbum de estreia, ‘Victory Lap’, foi indicado ao Grammy deste ano na categoria de Melhor Álbum de Rap, mas perdeu para ‘Invasion of Privacy’, da Cardi B.

Japão anuncia o nome da nova era imperial

O nome da era imperial que acompanhará o reinado do imperador Naruhito é ‘Reiwa’, cujos dois ideogramas podem significar ‘agradável’ ou ‘ordem’ e ‘harmonia’ ou ‘paz’, anunciou nesta segunda-feira o governo do Japão. ‘Significa o nascimento de uma civilização na qual reina uma harmonia entre os seres’, explicou em uma entrevista coletiva o primeiro-ministro Shinzo Abe. O nome Reiwa marcará o reinado de Naruhito, que começará em 1º de maio, quando seu pai, o imperador Akihito, abdicará do trono, o que dará fim à era Heisei (‘a paz prevalece em todas as partes’), que começou em janeiro de 1989.

Fórmula 1

Motor de Leclerc falha no fim, e Hamilton vence no Barein; Vettel erra e fica só em quinto

Tinha tudo para ser uma vitória histórica. Charles Leclerc fez tudo certo: liderou a maior parte da prova no Barein, superando o companheiro Sebastian Vettel com autoridade, mas… o sistema de recuperação de energia da unidade de potência do monegasco falhou nas voltas finais, e o piloto da Ferrari perdeu a vitória para Lewis Hamilton. O inglês liderou mais uma dobradinha da Mercedes, que teve Valtteri Bottas em segundo. O finlandês manteve a liderança do campeonato com 44 pontos, um a mais do que Hamilton. Leclerc ainda terminou em terceiro, ajudado por um safety car nas voltas finais e terminou com o ponto extra pela volta mais rápida.

Fla vence Vasco nos pênaltis e é campeão

Em um domingo no qual teve o ‘desfalque’ de Abel Braga (recuperando-se de uma cirurgia de ablação), o Flamengo, mesmo com uma equipe repleta de reservas, sagrou-se campeão da Taça Rio em uma final heroica contra o Vasco, no Maracanã. Após arrancar nos acréscimos o empate em 1 a 1 (Tiago Reis marcou para o cruz-maltino), o Rubro-Negro venceu por 3 a 1 nos pênaltis e chega com a moral elevada para a semifinal do Carioca.

Em jogo morno, São Luiz e Grêmio ficam no empate

Em Ijuí, o Grêmio mandou a campo um time completamente reserva e apenas empatou diante do São Luiz sem gols. O resultado deixou o duelo em aberto. A volta acontece no próximo domingo, na Arena, em Porto Alegre.

Corinthians vence Santos e fica em vantagem

Em um clássico com três falhas do setor defensivo, venceu quem errou menos. O Corinthians aproveitou melhor as oportunidades e derrotou o Santos por 2 a 1 no domingo, em Itaquera, no jogo de ida das semifinais do Campeonato Paulista. O zagueiro Manoel apareceu entre os zagueiros adversários e abriu o placar para o time da casa. Mas Cássio falhou e permitiu o Santos empatar com Derliz González com sete minutos de partida. Ainda na etapa inicial, Luiz Felipe afastou mal e a bola sobrou para Clayson garantir a vitória.

Jonatan Álvez sai do banco para dar vitória ao Inter

Pensando na Libertadores, o Internacional colocou um time misto para encarar o Caxias, no Centenário, pelo jogo de ida das semifinais do Gauchão e, após duelo equilibrado, venceu, por 2 a 1. Camilo e Jonatan Álvez marcaram para o Inter, enquanto Foguinho descontou para os donos da casa.