Presidente do TSE apresenta sala de totalização de votos

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, apresentou ontem (28) a representantes das entidades fiscalizadoras das eleições a chamada sala de totalização, em que servidores da Justiça Federal farão o monitoramento da soma dos votos nas Eleições 2022. O local, formado por divisórias de vidro, montadas dentro do Centro de Divulgação das Eleições (CDE), no terceiro andar do TSE, estará aberto, a partir das 16h30 do próximo domingo (2), para que as entidades fiscalizadoras das eleições possam acompanhar o andamento da totalização de votos. “É uma sala aberta, uma sala clara, não é nem uma sala secreta, nem uma sala escura”, afirmou Moraes, referindo-se a boato de que haveria contagem de votos em uma sala secreta no TSE.

A Seção de Totalização, como é oficialmente chamada, é composta por diversos computadores e telas nas quais os servidores do TSE monitoram o sistema de totalização de votos – um conjunto de programas desenvolvidos pela Justiça Eleitoral especificamente para somar os boletins de urna impressos. “Essas pessoas não contam votos, essas pessoas monitoram o ambiente de informática para que os sistemas, já lacrados, sejam executados de forma adequada, sem sobressaltos”, explicou Júlio Valente, secretário de Tecnologia da Informação do TSE. O presidente do TSE reforçou que a contagem é feita pelos sistemas desenvolvidos e lacrados pela Justiça Eleitoral e cujos códigos foram previamente inspecionados pelas entidades fiscalizadoras das Eleições 2022. “A sala de totalização acompanha justamente para evitar algum problema na rede, para evitar alguma sobrecarga”, acrescentou o ministro.

Diversos representantes de partidos e de algumas das dezenas entidades fiscalizadoras das eleições, como a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o Ministério Público (MP), a Polícia Federal (PF), o Tribunal de Contas da União (TCU), da Controladoria-Geral da União (CGU) e o ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, estiverem presentes, nesta manhã no TSE, para conhecer a sala de totalização. Também compareceram os membros de missões de observação internacionais. Todos assistiram a uma apresentação do secretário Júlio Valente sobre o funcionamento da sala de totalização. De acordo com ele, nenhum questionamento foi feito durante a apresentação. O TSE convidou também todos os candidatos a presidente e vice-presidente da República a participarem da apresentação da Seção de Totalização na manhã desta quarta-feira (4), mas nenhum dos candidatos ou candidatas compareceu ao local.

PL divulga documento com ilações sobre sistema eleitoral; TSE rebate e diz que afirmações são ‘falsas e mentirosas’

O PL divulgou nesta quarta-feira (28) um documento sem assinatura em que faz ilações levantando suspeitas infundadas sobre o sistema eleitoral. Em nota, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) declarou que são afirmações falsas e mentirosas, sem nenhum amparo na realidade. O presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, determinou que o documento seja enviado para o inquérito das fake news para apuração da responsabilidade criminal dos autores. E também à corregedoria eleitoral, para apuração de responsabilidade do PL e de seus dirigentes em desvio de finalidade no uso de recursos do fundo partidário.

Nota à imprensa do Tribunal Superior Eleitoral

“As conclusões do documento intitulado ‘resultados da auditoria de conformidade do PL no TSE’ são falsas e mentirosas, sem nenhum amparo na realidade, reunindo informações fraudulentas e atentatórias ao Estado Democrático de Direito e ao Poder Judiciário, em especial a Justiça Eleitoral, em clara tentativa de embaraçar e tumultuar o curso natural do processo eleitoral.

Diversos dos elementos fraudulentos constantes do referido ‘documento’ são objetos de investigações, inclusive nos autos do Inquérito n. 4.781/DF, em tramitação no Supremo Tribunal Federal, relativamente à fake news e, também, já acarretaram rigorosas providências por parte do Tribunal Superior Eleitoral, que decidiu pela cassação do diploma de parlamentar na hipótese de divulgação de fatos notoriamente inverídicos sobre fraudes inexistentes nas urnas eletrônicas (Recurso Ordinário Eleitoral n. 0603975-98.2018.6.16.0000/PR).

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral, ministro Alexandre de Moraes, determinou a imediata remessa do documento ao Inquérito nº 4.781/DF, para apuração de responsabilidade criminal de seus idealizadores – uma vez que é apócrifo –, bem como seu envio à Corregedoria Geral Eleitoral para instauração de procedimento administrativo e apuração de responsabilidade do Partido Liberal e seus dirigentes, em eventual desvio de finalidade na utilização de recursos do fundo partidário.”

Propaganda eleitoral gratuita, comícios e debates terminam hoje

Termina nesta quinta-feira (29) o prazo para a realização de comícios, debates no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita. O TSE, no entanto, informa que, no caso de comícios de encerramento de campanha, eles poderão ser prorrogado por mais duas horas. Hoje é também a data limite para que os tribunais regionais eleitorais divulguem, na internet, os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos daquele de funcionamento da junta eleitoral. A partir desta quinta-feira, começa o prazo que permite ao juízo eleitoral ou ao presidente da mesa receptora, expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou eleitor que venha a sofrer violência moral ou física na sua liberdade de votar.

Amanhã será o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral. Será também o último dia para a publicação do edital de convocação de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de fiscais e delegados dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, “para acompanhar a emissão da Zerésima [comprovante de que não há nenhum voto na urna] do Sistema de Gerenciamento da Totalização”..

Eleições: confira prazos previstos pelo TSE até o primeiro turno

O momento de os brasileiros exercerem um dos mais importantes atos de cidadania se aproxima. É por meio do voto, neste domingo (2), que os cidadãos elegerão parlamentares e mandatários que vão implementar políticas públicas com reflexo para o futuro do país. Nesta reta final, é importante ficar atento a alguns dos prazos previstos no calendário eleitoral aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Desde ontem (27), nenhum eleitor pode ser preso ou detido “salvo flagrante delito ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou por desrespeito a salvo-conduto”, conforme previsto pelo Código Eleitoral.

Amanhã (29), três dias antes do primeiro turno, será o último dia para a realização de comícios, debate no rádio e na televisão e da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. O TSE informa, no entanto, no caso dos comícios de encerramento de campanha agendados para quinta-feira, o evento poderá ser prorrogado por mais duas horas, até as 2h da madrugada de sexta-feira (30). Nesta quinta-feira também termina o prazo para os tribunais regionais eleitorais divulgarem, na internet, os pontos de transmissão de dados que funcionarão em locais distintos do local de funcionamento da junta eleitoral.

Salvo-conduto: Também é a partir de amanhã que começa o prazo para o juízo eleitoral ou o presidente da mesa receptora expedir salvo-conduto em favor de eleitora ou eleitor que venha a sofrer violência moral ou física em sua liberdade de votar. A sexta-feira é o último dia para divulgação paga, na imprensa escrita, de anúncios de propaganda eleitoral. Será também o último dia para a publicação do edital de convocação de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil e de fiscais e delegadas dos partidos políticos, das federações de partidos e das coligações, para acompanhar a emissão da Zerésima, o comprovante de que não há nenhum voto na urna, do Sistema de Gerenciamento da Totalização.

Fim da propaganda: No sábado (1º), véspera da eleição, chega ao fim o período de propaganda eleitoral do primeiro turno. A medida vale tanto para o uso de alto-falantes e carros de som como para distribuição de panfleto, caminhada, carreata ou passeata. No mesmo dia, serão definidas as seções eleitorais que serão submetidas a auditorias da votação eletrônica. Chega, então, o dia 2 de outubro: o domingo no qual os brasileiros manifestarão sua preferência sobre quem presidirá o país pelos próximos quatro anos, bem como aqueles que governarão estados e legislarão no Senado e nas câmaras estaduais, distrital e federal.

O início da votação será às 8h e o término às 17h, no horário de Brasília. Diferentemente do que ocorreu em eleições passadas, neste pleito o horário de votação será uniformizado em todo o país, ou seja: as regiões em que há fuso horário vão seguir o horário de Brasília. Com um sistema eleitoral eletrônico confiável e seguro, o Brasil dará início à apuração assim que as eleições terminarem, e a expectativa é de conhecer o resultado em poucas horas. A depender dos números apurados, um eventual segundo turno para presidente ou governadores será no domingo, dia 30 de outubro.

Eleições 2022: saiba para quem o voto é obrigatório e facultativo

Mais de 156 milhões de eleitores, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), escolherão, no próximo domingo (2), os nomes que vão ocupar os cargos de presidente da República, governador, senador e deputado federal, estadual ou distrital. Você sabe para quem o voto é obrigatório e quem pode optar por não votar? O parágrafo 1º do Artigo 14 da Constituição estabelece duas categorias do eleitorado para as quais o voto é obrigatório ou facultativo nas eleições. Conforme o dispositivo, o alistamento eleitoral e o voto são obrigatórios para os eleitores maiores de 18 anos, sendo facultativo para os analfabetos e os maiores de 70 anos, bem como para os maiores de 16 e menores de 18 anos.

Para o TSE, o voto, mesmo para quem o direito de não votar, é fundamental. “O exercício da cidadania começa pela escolha dos representantes da população para os cargos dos Poderes Executivo e Legislativo nas esferas federal, estadual ou municipal. Por isso, é muito importante que todos os eleitores – mesmo aqueles para os quais o voto é facultativo – compareçam às urnas eletrônicas no domingo (2), primeiro turno das eleições gerais, e no dia 30 de outubro (em eventual segundo turno) para contribuir com a definição do destino do país”, ressalta o tribunal.

Números: De acordo com dados da Justiça Eleitoral, divulgados em 15 de julho, houve aumento de 6,21% do eleitorado desde as últimas eleições gerais do país, em 2018. À época, o número de eleitores habilitados a votar era de 147.306.275. Nas Eleições 2022, são 2.116.781 jovens de 16 e 17 anos aptos a votar de maneira facultativa. Em 2018, essa faixa etária atingiu 1.400.617. Esse número corresponde aos eleitores com 16 e 17 anos que terão essa idade no dia 2 de outubro, data do primeiro turno do pleito.

Também em relação a 2018 houve crescimento de 51,13% nessa faixa etária do eleitorado. Segundo a Justiça Eleitoral, o aumento é resultado, principalmente, das ações promovidas durante a Semana do Jovem Eleitor. Somente nos quatro primeiros meses de 2022, o Brasil ganhou mais de 2 milhões de eleitores jovens. O eleitorado acima de 70 anos também aumentou. O salto foi de 23,82%, passando de 12.028.608 em 2018 para 14.893.281 em 2022. Esse número representa 9,52% de todo o eleitorado habilitado a votar em 2 de outubro.

Nove estados anunciam Lei Seca no dia das eleições

Pelo menos nove estados anunciaram que vão restringir a venda de bebidas alcoólicas no dia das eleições para evitar perturbações durante a votação. Nestes estados, a Lei Seca vai valer para o próximo domingo (2), primeiro turno do pleito, e em 30 de outubro, no caso de um segundo turno. Até o momento, Acre, Amazonas, Ceará, Roraima, Rio Grande do Norte, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Paraná e Tocantins já anunciaram a proibição. As demais unidades da federação ainda avaliam a possibilidade de adoção da Lei Seca.

No Amazonas e no Ceará a proibição começará a partir à 0h de domingo e permanecerá até às 18h do mesmo dia. Em Roraima, a Lei Seca valerá das 23h de sábado (1º) até às 19h de domingo. No Mato Grosso do Sul, fica proibida a venda de bebidas em bares, restaurantes, lojas de conveniência, hotéis e lanchonetes. A restrição será aplicada entre as 3h e 16h de domingo. Os estados informaram que vão fiscalizar o descumprimento da Lei Seca. Quem não respeitar a proibição poderá ser preso em flagrante por desobediência e descumprimento de ordens da Justiça Eleitoral.

STF: Delegado da PF poderá ficar em silêncio em depoimento

A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia concedeu um salvo-conduto para permitir que o delegado da Polícia Federal Leopoldo Lacerda possa exercer o direito ao silêncio durante depoimento que prestará hoje (28) no inquérito que apura a suposta interferência da cúpula da PF na prisão do ex-ministro da Educação Milton Ribeiro. Na decisão, a ministra também garantiu ao delegado o direito de se recusar a assinar termos na condição de investigado ou testemunha, de não ser preso e não ser alvo de medidas restritivas de direitos. Ele também deverá ter livre acesso a advogados. O inquérito apura a suposta interferência nos trabalhos da Operação Acesso Pago, deflagrada em 22 de junho para apurar os crimes de tráfico de influência e corrupção na liberação de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC).

A investigação apura o motivo pelo qual Milton Ribeiro não foi conduzido de Santos para Brasília, onde passaria por audiência de custódia. Um dia após a prisão, em 23 de junho, Ribeiro foi solto por uma decisão da Justiça Federal. Mais cedo, em outra decisão, a ministra Cármen Lúcia negou pedido do delegado Rafael Soares Astini para suspender a investigação. No despacho, a ministra negou seguimento ao pedido de habeas corpus e disse que o caso não envolve a competência do Supremo.

Faturamento da indústria de máquinas e equipamentos cai em agosto

O faturamento da indústria de máquinas e equipamentos teve queda de 9% em agosto na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo balanço divulgado hoje (28) pela Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), a receita líquida total ficou em R$ 28,341 bilhões. De janeiro a agosto deste ano, o setor acumula queda de 5,1% na receita em relação ao mesmo período de 2021 e, na comparação com julho, uma queda de 4,4%. Na comparação mensal com ajuste sazonal, a queda chegou a 2,2%.

O consumo aparente de máquinas e equipamentos, resultado da soma das máquinas importadas com as produzidas localmente e direcionadas ao mercado interno, registrou crescimento na comparação com o mês anterior de 1,7% com ajuste sazonal. Na comparação com o mesmo mês do ano passado, o consumo registrou queda devido à diminuição das aquisições de máquinas produzidas localmente (-12,9%). O número de pessoas empregadas no setor registrou aumento de 0,6% em relação ao mês de julho deste ano, atingindo o patamar de 399 mil postos de trabalho ocupados. Na comparação com o mês de agosto do ano passado, o aumento do quadro foi de 16.891 trabalhadores.

“O maior número de contratação ocorreu no setor fabricante de máquinas para a construção civil. Também houve incremento nas fábricas de máquinas para a indústria de transformação, componentes para bens de capital e máquinas para a agricultura”, diz a Abimaq. “Os números vieram mais fracos no mercado doméstico, mas as exportações continuam surpreendendo com crescimento importante, contribuindo com 20% do faturamento. Ainda há espaço para incrementar mais do que essa taxa. A notícia negativa é mesmo com relação ao mercado doméstico, que acumula uma queda, não é heterogênea porque há segmentos com bom desempenho, mas a queda foi quase generalizada. O ano ainda tem setores com crescimento expressivo”, disse a economista da Abimaq, Cristina Zanella.

Furacão causa cancelamento de voos do Brasil para Orlando

Por causa da aproximação do furacão Ian nos Estados Unidos e com o consequente fechamento do aeroporto de Orlando, as companhias aéreas brasileiras Latam, Azul e Gol tiveram que cancelar voos com destino a Orlando, na Flórida. Segundo comunicado da Latam, os voos da companhia marcados para hoje (28) e amanhã (29) foram afetados. Com isso, os passageiros que haviam adquirido passagens para os voos de hoje LA8127 – de Orlando (MCO) para São Paulo (GRU); LA2474 – de Lima (LIM) para Orlando (MCO) e LA2473 – de Orlando (MCO) para Lima (LIM) podem optar por alterar a data da passagem sem multa e sem diferença tarifária. Eles também poderão alterar a rota sem multa e com diferença tarifária ou solicitar a devolução da passagem.

Essa flexibilidade, informou a companhia, vai se estender a todos os passageiros de voos entre Orlando ou Miami e o Brasil que acontecerem entre os dias 27 e 29 de setembro. Em todos esses casos, os passageiros vão poder optar por alterar a data de sua passagem sem multa e sem diferença tarifária ou mudar a rota sem multa e com diferença tarifária. A companhia também pede que os passageiros verifiquem o status de seu voo no site da companhia antes de irem ao aeroporto.

Aeroporto fechado: A Azul também publicou um comunicado em seu site informando que, por causa do furacão, o aeroporto de Orlando estará fechado entre hoje e amanhã. Segundo a empresa, foram cancelados os voos AD8706 (Viracopos-Orlando) e AD8707 (Orlando-Viracopos), previstos para hoje e amanhã. Em seu site, a companhia solicita aos clientes “que possuem voos nestas datas que se atualizem através dos canais oficiais e não se direcionem ao aeroporto nestas datas”. Segundo a companhia, é possível confirmar o status do voo pelo aplicativo ou no link Minhas Reservas do site, utilizando o código de reserva. Ela também informa que os clientes impactados serão reacomodados em outros voos da empresa assim que a operação no aeroporto de Orlando for retomada.

Segundo a Azul, os clientes que tiverem seus voos cancelados terão direito à flexibilização de regras e alteração da data da viagem, com mesma origem e destino, sem cobrança de taxas. Já a Gol informou que os voos de Brasília para Orlando previstos para ocorrer entre hoje e amanhã foram cancelados. Ela informou que, para suprir os cancelamentos, criou operações extras, que vão ocorrer nos dias 1º e 2 de outubro. “Clientes com voo marcado para o dia 28/09 foram automaticamente transferidos para 1º/10; os do dia 29/09, alocados em 2/10. Todos os passageiros estão sendo avisados da mudança pela Gol”, informou.

Covid-19: número de crianças internadas supera o de idosos

O sucesso da vacinação contra a covid-19 entre os idosos e a baixa cobertura das crianças menores de 5 anos causou uma inversão nos dados de internação pela doença, segundo um estudo do Observatório de Saúde na Infância (Observa Infância), da Fundação Oswaldo Cruz. Ambas as faixas etárias tiveram queda nos números de hospitalizações, mas, entre 14 de agosto e 10 de setembro, o número de crianças internadas representava quase o dobro do de idosos. O estudo se baseia em dados dos Boletins Epidemiológicos Especiais: Covid-19 (SVS/Ministério da Saúde), e aponta que, no período, 678 bebês e crianças com menos de 5 anos foram hospitalizadas por covid-19 no Brasil, enquanto as internações de idosos com mais de 60 anos somaram 387.

Os idosos são considerados grupo de risco para agravamento e hospitalização por covid-19, e o Observa Infância lembra que, de janeiro a junho de 2022, houve 90 mil internações de maiores de 60 anos, contra 7,8 mil internações de bebês e crianças menores de 5 anos. Os pesquisadores afirmam que, com o avanço da vacinação entre adolescentes, adultos e idosos, as taxas de hospitalização e mortalidade caíram em todas as faixas etárias, mas entre as crianças menores de 5 anos, a queda é mais lenta. Enquanto entre os idosos houve houve redução de 325% na média diária de óbitos por covid-19, para os menores de 5 anos essa queda foi de 250%. Esse cenário fez com que crianças menores de 5 anos passassem a responder por duas de cada cinco internações por covid-19 no Brasil, a partir de julho de 2022.

A vacinação de crianças de 3 e 4 anos só pode ser feita com a CoronaVac,,a partir da aprovação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), concedida em 13 de julho, para o uso emergencial da vacina. Até 23 de setembro, somente 2,5% da população com essa faixa etária havia recebido a vacina, e, segundo o Vacinômetro do Ministério da Saúde, o número de doses aplicadas nessas crianças não chega a 1 milhão. Para bebês de 6 meses a 2 anos, a Anvisa aprovou o uso da Pfizer pediátrica em 16 de setembro, mas a vacinação ainda não começou. “A cada dia que passamos sem vacinas aplicadas nessa faixa etária, mais de uma criança morre por covid-19 no Brasil”, afirma Cristiano Boccolini, pesquisador em Saúde Pública da Fiocruz.

Covid-19: Brasil tem 8.289 casos confirmados em 24 horas

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 685.881 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (27) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 34.646.577. Em 24 horas, foram registrados 8.289 casos. No mesmo período, foram confirmadas 46 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 33.829.648 pessoas se recuperaram da doença e 131.048 casos estão em acompanhamento.

Estados

De acordo com os dados divulgados, São Paulo lidera o número de casos, com 6,08 milhões, seguido por Minas Gerais (3,87 milhões) e Paraná (2,74 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (149,6 mil). Em seguida, aparece Roraima (175 mil) e Amapá (178,2 mil). Em relação às mortes, de acordo com os dados mais recentes, São Paulo apresenta o maior número (174.604), seguido de Rio de Janeiro (75.688) e Minas Gerais (63.776). O menor número de mortes está no Acre (2.029), Amapá (2.173) e Roraima (2.163).

Boletim da covid-19 de 27 de setembro de 2022
Divulgação/Ministério da Saúde
.

OMS: cerca de 15% dos trabalhadores no mundo têm transtornos mentais

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou ontem (28) que cerca de 15% dos trabalhadores adultos no mundo apresentam algum tipo de transtorno mental. A entidade, junto à Organização Internacional do Trabalho (OIT), cobra ações concretas para abordar questões relacionadas à saúde mental e o mercado de trabalho. A estimativa de ambas as organizações é que diagnósticos de depressão e ansiedade custam à economia global algo em torno de US$ 1 trilhão anualmente.

“Diretrizes globais da OMS sobre saúde mental no trabalho recomendam ações para enfrentar riscos como cargas de trabalho pesadas, comportamentos negativos e outros fatores que geram estresse no trabalho”, destacou a agência especializada em saúde.

Pela primeira vez, a OMS recomenda, por exemplo, treinamento gerencial para que se desenvolva a capacidade de prevenir ambientes de trabalho estressantes, além de habilitar gestores para responder a casos de trabalhadores com dificuldades no âmbito da saúde mental. “O bullying e a violência psicológica [também conhecida como mobbing] são as principais queixas de assédio em local de trabalho com impacto negativo na saúde mental. Entretanto, discutir ou dar visibilidade à saúde mental permanece um tabu em ambientes de trabalho de todo o mundo”, alerta a instituição.

Putin anunciará anexação de 4 áreas ucranianas

Em uma das maiores guinadas desde o início da guerra na Ucrânia, o presidente da Rússia, Vladimir Putin, vai anunciar na sexta-feira (30) a anexação das quatro regiões ucranianas que realizaram referendos de separação esta semana e que, juntas, representam 15% do território do país vizinho. O anúncio, segundo informou nesta quinta-feira (29) o Kremlin, acontecerá durante uma cerimônia de assinatura para adicionar Donetsk e Luhansk, no leste da Ucrânia, e Zaporizhzhia e Kherson, no sul, à Rússia. A anexação acontecerá uma semana depois do início de um referendo de quatro dias organizado e realizado por forças russas nas quatro regiões. Autoridades apoiadas pela Rússia afirmaram que os referendos mostraram que a maioria esmagadora é a favor de se juntar à Rússia.

Países da Europa, os Estados Unidos e a Ucrânia não reconheceram o referendo nem os resultados e também não devem reconhecer as novas anexações. Após a cerimônia de sexta-feira, Putin também fará um grande discurso e se reunirá com os administradores indicados por Moscou das regiões ucranianas, disse o Kremlin. Acordos serão assinados “com todos os quatro territórios que realizaram referendos e fizeram pedidos correspondentes ao lado russo”, declarou Peskov. A Ucrânia e o Ocidente rejeitaram as votações organizadas às pressas, realizadas sete meses após a invasão da Rússia, como fraudes ilegítimas.

Furacão Ian atinge a Flórida causando estragos

O furacão Ian chegou oficialmente à terra firme, pela costa sudoeste da Flórida, por volta das 16h05 pelo horário de Brasília, com ventos próximos a 240 km/h uma tempestade de categoria 4. Posteriormente caiu para categoria 3. Com ventos máximos sustentados de 201 km/h. Por volta de 23h de Brasília, chegou a categoria 2 com ventos máximos de 168 km/h. Todos os voos pelo Aeroporto Internacional de Jacksonville foram cancelados e o terminais de embarque foram fechados devido às restrições pelo tempo. Jacksonville se juntou ao Aeroporto Internacional de Orlando e ao Aeroporto Internacional de Tampa. O aeroporto de Tampa anunciou que nenhum voo partiria da pista de pouso na quinta-feira e não forneceu uma data de reabertura. Já Orlando informou que suas operações comerciais “devem ser retomadas na sexta-feira (30)”.

Geórgia, Carolina do Sul, Carolina do Norte e Virgínia estão em estado de emergência em antecipação ao furacão Ian. O governador da Geórgia, Brian Kemp, emitiu o estado de emergência na terça-feira e os governadores dos outros três estados divulgaram declarações na quarta-feira. Com as emissões, as unidades podem implantar recursos para se preparar para possíveis condições climáticas severas nos próximos dias. “O furacão Ian é uma tempestade grande e poderosa, e as previsões atuais indicam que pode impactar partes da Virgínia no final desta semana até o início da próxima semana”, comunicou o governador da Virgínia, Glenn Youngkin.

Em Minas, torcidas organizadas entram em confronto na Fernão Dias

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) foi acionada na manhã desta quarta-feira (28) para intervir em uma briga de torcidas organizadas do Cruzeiro e do Palmeiras, Km 592 da BR-381, a Rodovia Fernão Dias, no município de Cosmópolis de Minas. Segundo informações da PRF, o confronto entre torcedores deixou quatro baleados. Os feridos foram socorridos e atendidos em uma unidade de saúde de Oliveira (MG), e já foram liberados. Outro torcedor do Palmeiras foi encaminhado para atendimento na mesma cidade, mas seu estado de saúde não foi informado. Segundo as apurações da PRF, cinco ônibus com torcedores do Cruzeiro interceptados na BR-381, na altura do município de Perdões (MG) estão retornando, com escolta policial, para Belo Horizonte(MG). A equipe mineira, que disputa o Campeonato Brasileiro da Série B, enfrenta a Ponte Preta, em Campinas (SP). Era para lá que se dirigiam os ônibus de torcedores.

Já os torcedores do Palmeiras se dirigiam de ônibus de São Paulo para Belo Horizonte, onde o clube paulista enfrenta o Atlético Mineiro nesta quarta-feira. A partida será no Mineirão e é válida pelo Campeonato Brasileiro da Série A. A possível arma de fogo usada no confronto ainda não foi localizada pelas autoridades e ninguém foi detido até o momento. Equipes da PRF e da Polícia Militar de Minas Gerais ainda atuam na apuração da ocorrência, que segue em andamento. Nas redes sociais, a Máfia Azul, principal torcida organizada do Cruzeiro, publicou nota sobre o episódio, dizendo que sofreu uma emboscada.

“Hoje aconteceu um fato lamentável onde precisamos agir em legítima defesa para defender a integridade de todos que estão presentes para acompanhar o espetáculo de logo mais em Campinas, onde o Cruzeiro enfrenta a Ponte Preta. O planejamento de uma caravana é pensado com cautela e, nesse planejamento que escolhemos para hoje, foi sair às 6h do dia do jogo, pois, pelo tempo de viagem, sabíamos que a caravana que vinha de São Paulo e foi divulgada com saída à 0h, já teria chegado em BH, quando, no decorrer da viagem somos surpreendidos, por torcedores do Palmeiras na estrada, em uma emboscada, onde portavam até arma de fogo, que acabou ferindo ocupantes da nossa caravana”, diz a postagem.

Fortaleza vence o Flamengo nos acréscimos

Numa partida com reviravoltas e muita emoção no Castelão, o Fortaleza conquistou grande virada sobre o Flamengo e venceu por 3 a 2. O ex-flamenguista Pedro Rocha, duas vezes, e Caio Alexandre marcaram os gols da vitória. Gabigol descontou para os cariocas. Agora com 34 pontos, o Fortaleza volta a campo no próximo sábado, às 19h, na Serrinha, onde enfrenta o Goiás na condição de visitante. O Flamengo, que saiu do G-4 e caiu para o quinto lugar, recebe o Bragantino no Maracanã no mesmo horário.

Coritiba vence Ceará e se afasta da zona de rebaixamento

Com gol de Fabrício Daniel, o Coritiba venceu o Ceará por 1 a 0 na noite desta quarta-feira (28), em casa, e se afastou da zona de rebaixamento. Os dois times agora somam 31 pontos. O Ceará chegou a marcar um gol com Marcos Victor, que foi anulado. O Coritiba deixou de ter um pênalti a favor após análise do VAR. O Coritiba duela com o Palmeiras no dia 6 de outubro, fora de casa, às 19 horas, pela 30ª rodada. O Ceará encara o América-MG em casa, no dia 1º de outubro, às 15 horas, pela 29ª rodada.

Fluminense goleia o Juventude no Maracanã

O Fluminense não tomou conhecimento do lanterna Juventude na noite desta quarta-feira no Maracanã. Com dois gols em cada tempo, o Tricolor passeou em campo e goleou por 4 a 0. Samuel Xavier, Arias, Michel Araújo e Cano, artilheiro isolado do Campeonato Brasileiro com 16 gols, construíram o placar. Com a vitória, o Fluminense chegou a 51 pontos, ultrapassou o Inter e virou o novo vice-líder do Brasileirão, mas segue nove pontos atrás do líder Palmeiras, que venceu o Atlético-MG no Mineirão. Já o Juventude, estacionado nos 19 pontos, afunda-se ainda mais na lanterna.

Cuiabá vence América-MG 

O Cuiabá venceu o América-MG por 2 a 1, na noite desta quarta-feira (28), na Arena Pantanal, em Cuiabá (MT), e interrompeu a sequência invicta de nove partidas do rival mineiro. Sidcley e André Luís marcaram para o time anfitrião, enquanto Mastriani anotou para clube mineiro. Com a vitória, o Cuiabá passa a ter 30 pontos, mas não sai do Z-4. O time é agora a primeira equipe a ocupar a zona de rebaixamento. O América se mantém com 39, na oitava posição, e foi beneficiado por tropeços de adversários diretos.

Corinthians bate o Atlético-GO, volta a vencer após três jogos e entra no G-4

O Corinthians voltou a vencer no Campeonato Brasileiro. Após três rodadas, com dois empates e uma derrota, o Timão bateu o Atlético-GO por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, na Neo Química Arena, pela 28ª rodada. A vitória leva o Corinthians aos 47 pontos, na quarta colocação. Com apenas 22 pontos, o Atlético-GO continua na penúltima colocação.

Botafogo vence o Goiás

Goiás e Botafogo fizeram um jogo morno e decido por um gol no fim, aos 43 minutos do segundo tempo. Del Piage, que havia entrado dez minutos antes, arriscou de fora da área e marcou o gol da vitória alvinegra por 1 a 0 nesta quarta-feira (28), pela 28ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o Botafogo agora é o nono colocado e está a dois do América-MG, que fecha o G-8. A próxima missão, porém, será mais complicada, já que pega o líder Palmeiras, segunda-feira, às 20h, no Nilton Santos.

Palmeiras vence, amplia vantagem na ponta  

Depois de segurar a pressão do Atlético no primeiro tempo, o Palmeiras aproveitou uma das poucas chances que teve na partida desta quarta-feira, no Mineirão, e chegou a vitória graças ao gol do zagueiro Murilo. O resultado, pela 28ª rodada do Brasileirão, fez a equipe paulista aumentar a folga na ponta da tabela. São nove pontos de frente para o Fluminense, segundo colocado. Com a derrota, o Atlético completou seis jogos sem vencer como mandante, para a revolta da torcida que vaiou o time após a partida. Com a vitória, o Palmeiras chega a 60 pontos em 28 jogos no Brasileirão. O time de Abel Ferreira tem nove pontos de vantagem para o Fluminense, segundo colocado na tabela. Sem vencer em casa há mais de três meses, o Atlético segue estacionado na sétima posição, com 40 pontos.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495