Bolsonaro sobre lei anticrime: ‘Não posso sempre dizer não ao Parlamento’

O presidente Jair Bolsonaro publicou nesta quarta (25), em rede social, que ‘não pode sempre dizer não ao Parlamento’ pois estaria ‘fechando portas’, em referência ao projeto de lei anticrime sancionado na última terça (24). A manutenção do chamado ‘juiz de garantias’, incluído no texto pela Câmara de Depurados, contraria a  propostos do ministro Sergio Moro e gerou polêmica com a Associação dos Magistrados Brasileiros e o líder do Podemos no Senado, Alvaro Dias.

Alexandre de Moraes: Lei anticrime revoluciona o combate ao crime organizado

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), disse nesta quarta-feira, 25, que, com a sanção do projeto de lei anticrime, o Judiciário “poderá revolucionar o combate ao crime organizado, com a rápida aplicação de penas alternativas para os crimes leves, sem violência ou grave ameaça, e a instalação de Varas Colegiadas envolvendo a criminalidade organizada violenta”. A lei, sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, prevê que os os tribunais de Justiça e os Tribunais Regionais Federais poderão instalar varas criminais colegiadas especializadas no julgamento de crimes referentes a organizações criminosas  e extermínio de pessoas. “A aprovação das varas colegiadas regionalizadas possibilitará a instalação de uma rede nacional de inteligência contra as facções criminosas, revolucionando o combate ao crime no Brasil”, escreveu o ministro em sua conta pessoal no Twitter.

Batida entre carro e caminhão bloqueia BR-376, em São José dos Pinhais

Uma batida entre um carro e um caminhão bloqueou a BR-376, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, na manhã desta quinta-feira (26). Segundo a Arteris Litoral Sul, concessionária que administra o trecho, a batida aconteceu por volta das 6h30, na altura do km 617, no sentido Curitiba. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), ninguém ficou ferido. A rodovia ficou completamente interditada por cerca de 15 minutos. Depois, duas pistas foram liberadas para a passagem dos carros, e uma pista permaneceu bloqueada para o atendimento da ocorrência. Segundo a concessionária, às 7h30, a fila de veículos era de três quilômetros.

Weintraub compartilha post que chama Bolsonaro de ‘traidor’

O ministro da Educação, Abraham Weintraub compartilhou, por meio de sua conta no Twitter, nesta quarta-feira (25/12), uma mensagem que diz que o presidente Jair Bolsonaro “traiu todos os brasileiros”. A mensagem, publicada pelo youtuber Nando Moura, fez críticas a criação do juiz de garantias, um dos itens aprovados pelo Congresso no chamado pacote anticrime. Pelo Twitter, o youtuber afirmou que “Bolsonaro não traiu apenas Sérgio Moro, mas todos os brasileiros”. A mensagem foi retuitada por Weintraub, que apagou minutos depois e não fez mais comentários sobre o assunto. “Erro” Logo após o compartilhamento, Weintraub foi a público novamente pelo Twitter afirmar que a mensagem tinha sido um “erro”. O ministro da Educação apontou uma falha de conexão com a internet como o motivo da falha de comunicação. “Estou em viagem, em um navio, com internet intermitente. Fico horas sem internet. Dei RT sem querer em um post. Evidentemente que foi um erro.”, escreveu.

Bolsonaro brinca com drone no Natal

O presidente Jair Bolsonaro aproveitou o feriado de Natal para estrear um novo “brinquedo”. Na manhã desta quarta-feira (25/12), o chefe do Executivo operou um drone no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência da República. A aeronave sobrevoou a área onde o presidente mora por alguns minutos, passando pela Bandeira Nacional e pelo local onde ficam os visitantes e a imprensa, do lado de fora. O voo surpreendeu até integrantes da segurança do Alvorada. “Águia operando drone” foi a informação repassada aos servidores, revelando que o equipamento estava sendo controlado pelo próprio presidente da República, chamado de “águia” pelos seguranças.

Netanyahu deixa comício após disparo de míssil

O primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu teve de deixar um comício eleitoral após relatos de iminentes disparos de mísseis na Faixa de Gaza. ‘Um projétil foi disparado da Faixa de Gaza para o território israelense, sendo interceptado pelo sistema de defesa’, afirmou o Exército.

Chile declara estado de alerta devido a incêndio

O governo chileno declarou estado de alerta, após o incêndio de grandes proporções na cidade de Valparaíso nesta 3ª feira (24.dez.2019). Segundo o ministro da Agricultura do Chile, Antonio Walker, o fogo destruiu mais de 200 casas da região, afetando mais de 600 famílias. A Comissão Nacional de Florestas do Ministério da Agricultura informou, por meio do Twitter, que pelo menos 150 hectares foram consumidos pelas chamas e que os habitantes foram retirados da área.

Papa Francisco clama contra as “trevas” do mundo

O papa Francisco costuma aproveitar o dia de Natal para sacudir consciências. Da sacada da Basílica de São Pedro e antes da bênção Urbi et Orbi, a mais solene entre as dadas pelos pontífices, clamou contra as “trevas” do mundo. E repassou os lugares devastados por guerras, confrontos ou crises econômicas. O pontífice argentino, que acaba de completar 83 anos, pediu esperança “para todo o continente americano”, onde “várias nações estão passando por um período de turbulência social e política”.

Homem rouba banco e joga dinheiro nas ruas

David Wayne Oliver, 65 anos, roubou um banco nos Estados Unidos no último dia 23 e começou a distribuir o dinheiro pelas ruas de Colorado Springs, no Colorado. O homem foi preso ao dar dinheiro e desejar ‘Feliz natal’.

SP: polícia desconsidera denúncia sobre mistério de ossadas

A Polícia Civil desconsiderou uma denúncia anônima de que a ossada encontrada na rua Abílio Soares poderia ter sido removida a um aterro em Carapicuíba. Os ossos seriam de presos e assassinados pelo regime militar no Doi-Codi. Um laudo de 13 de dezembro descarta que a origem de dois ossos achados sejam humanos. A delegada do caso, Juliana Romangoli Elias, não explicou o motivo de não haver buscas no aterro de Carapicuíba.

Menino de 9 anos morre atacado por cães no Jabaquara

Um garoto de 9 anos, L.F., morreu vítima do ataque de quatro cachorros da raça pitbull na Avenida Rodrigues Montemor, 100, no Jabaquara, Zona Sul. Ele entrou em um pátio ao tentar resgatar uma pipa por volta das 15h30 da tarde nesta quarta (25) quando foi pego pelos cães. De acordo com informações publicadas nas redes sociais do Corpo de Bombeiros, um homem de 20 anos também foi atacado ao tentar salvar o garoto. Ele levado ao PS Saboya e seu estado de saúde está controlado. O policiais militares do 3º Batalhão da PM foram acionados para a ocorrência e balearam os cachorros, também na tentativa de socorrer a criança.

Mãe de bebê encontrada morta em piscina é assassinada em Joinville

A mãe da bebê de 1 ano e 11 meses encontrada morta em uma piscina na sexta-feira (20) foi assassinada nesta quarta-feira (25) em Joinville, no Norte de Santa Catarina. De acordo com a Polícia Civil, a mulher levou vários tiros na região do abdômen. Nenhum suspeito foi preso. De acordo com o delegado Elieser Bertinotti, tudo indica que a morte foi uma execução. A polícia ainda não sabe a motivação e possível autoria para o crime. O marido da vítima está preso desde sábado (21) suspeito da morte da enteada de 1 ano e 11 meses. No sábado, Maria Helena da Silva Francisco Neto chegou a afirmar à NSC TV que acreditava na inocência do marido.

OUÇA…

Mulher sofre queimaduras após celular pegar fogo

Uma mulher de 45 anos foi ferida após um celular da marca Motorola pegar fogo enquanto carregava em sua casa, na cidade de Salto (SP). Andreia Marques Jenkofsky teve o braço e o cabelo queimados depois de o aparelho de seu marido, Márcio Pereira Rodrigues, pegar fogo após ser deixado conectado à fonte durante a noite, sobre um criado-mudo ao lado da cama do casal. De acordo com ele, o carregador original estava sendo usado no momento do acidente e o dispositivo não apresentou problemas antes disso. Rodrigues disse ter sido acordado com um barulho e o clarão causados pela combustão, que causou um incêndio na cama, atingindo o colchão e o lençol. O caso foi publicado pelo G1 e, para o casal, deve servir de alerta para a população, uma vez que os dois achavam que esse era o tipo de coisa que só se via em vídeos nas redes sociais. A Motorola chegou a ser acionada, pedindo que o celular, cujo modelo não foi revelado, fosse enviado para análise em uma unidade da empresa em São Paulo.

CGU cassa aposentadoria de ex-chefe da Petrobras

A Controladoria-Geral da União cassou a aposentadoria do ex-presidente da Petrobras, José Sérgio Gabrielli. Para a CGU, a medida pôde ser tomada porque ele praticou infrações disciplinares quando ocupou o cargo. Gabrielli comandou a estatal entre 2005 e 2012, durante os governos dos ex-presidentes petistas Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff. O ato, assinado pelo ministro substituto da CGU Valmir Gomes Dias, foi publicado na edição desta terça-feira, 24, do Diário Oficial da União. Segundo a publicação, o ex-presidente da Petrobras descumpriu deveres de servidor público, como observar as normas legais e regulares e ser leal às instituições a que servir.

ESPORTES

NBA

‘Batalha de Los Angeles’: Clippers vence Lakers

O quinto jogo da rodada de Natal da NBA reuniu dois grandes craques no clássico de Los Angeles. O Clippers de Kawhi Leonard, que fez o 8º duplo-duplo da temporada, derrotou o Lakers de LeBron James por 111 x 106. Destaque para Patrick Beverley, que desarmou James no último lance da partida.

FUTEBOL

Corinthians deve fechar 2019 com pior déficit na década

O Corinthians deve fechar 2019 com seu pior resultado financeiro na década. A previsão do clube é de encerrar a temporada com déficit de R$ 144,8 milhões. Diversos fatores contribuíram para as contas no vermelho, como gastos acima do projetado com salários e compras de jogadores. Além disso, o Corinthians não conseguiu fazer nenhuma grande venda de atleta, frustrando o objetivo da diretoria.

Site vaza nova camisa do Cruzeiro

O lançamento oficial vai acontecer apenas em janeiro, mas o torcedor do Cruzeiro já sabe como serão os uniformes do time em parceria com a Adidas na temporada 2020. A segunda camisa, branca, já havia sido “vazada” no início de dezembro. Desta vez saíram imagens da camisa principal, azul. Quem publicou as fotos foi o site Footyheadlines, que tem um histórico de “vazar” uniformes de grandes equipes mundiais.

 

Palmeiras teria recebido ‘mala branca’ para rebaixar o Cruzeiro

O Campeonato Brasileiro chegou ao fim e acabou tendo um gigante, o Cruzeiro Esporte Clube, entre seus rebaixados pela primeira vez na história. O time mineiro encerrou a competição na 17ª colocação na tabela de classificação, não resistindo à péssima campanha de 2019. Na última rodada, o Cruzeiro dependia de uma vitória diante do Palmeiras e de um tropeço do Ceará, diante do Botafogo, em partida no Estádio Nilton Santos. O clube mineiro não teve jogo fácil, teve baixo desempenho em campo e acabou sendo derrotado pelo placar de 2×0.

Mercado da Bola

CSA confirma a contratação de Rodrigo Pimpão

CSA começa a reforçar a equipe de olho na temporada 2020, onde terá pela frente a disputa da Série B do Brasileiro. O CSA anunciou oficialmente a contratação de Rodrigo Pimpão na noite desta quarta-feira (25). O atacante chega para compor o setor ofensivo da equipe de Maceió na temporada 2020. Aos 32 anos, será uma das referências da equipe alagoana na luta pelo acesso para a Série A do Brasileirão.

Santos recusa proposta por Eduardo Sasha

O Santos recusou uma oferta de empréstimo do Al-Ettifaq, da Arábia Saudita, por Eduardo Sasha. Estafe de Carlos Sánchez cobra dívida antiga do clube e não descarta saída do uruguaio, que é observado pelo Grêmio. As informações são do portal Uol. A proposta por Eduardo Sasha foi negada. Os sauditas queriam pagar US$ 400 mil (R$ 1,6 milhão) pelo empréstimo de seis meses do atacante, autor de 14 gols no Brasileirão 2019. O acordo previa um valor fixado para transferência em definitivo. A ideia era pagar US$ 4 milhões (R$ 16,34 milhões) para tê-lo em definitivo. O Santos, no entanto, preferiu manter o centroavante em seu elenco para a próxima temporada. Ele tem contrato até dezembro de 2022.

Grêmio negocia com Coritiba para manter lateral da base e pode envolver André e Lima

O Grêmio está em negociações com o Coritiba para permanecer com o lateral-esquerdo Kazu, de 19 anos. As conversas caminham para uma prorrogação do empréstimo do jovem com a ida de dois jogadores para o Coxa. Além do centroavante André, outro nome envolvido nas tratativas é o meia Lima.

Jornal coloca Sampaoli e Hulk na mira do Espanyol

Na última colocação da La Liga, Espanyol quer ex-treinador do Santos e jogador do Shanghai SIPG para janeiro. A situação dramática do Espanyol na elite espanhola resultou na demissão do treinador Pablo Machín na última segunda-feira (23). Sem treinador e amargando a lanterna da competição, a equipe de Barcelona vai buscar o treinador Jorge Sampaoli e o atacante Hulk para a próxima janela de transferências. A informação é do diário Sport.