MG relata suspeita de coronavírus; ministério desmente

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais notificou como suspeita de coronavírus uma paciente que está internada em Belo Horizonte. Ela chegou no último sábado de uma viagem à China, onde mais de 300 pessoas foram contaminadas. O Ministério da Saúde, entretanto, não considera a notificação em Minas como caso da pneumonia indeterminada relacionada à China. De acordo com o órgão federal, o caso de MG não se enquadra na definição de caso suspeito da Organização Mundial de Saúde, que hoje pode classificar o vírus como ‘emergência de saúde pública global’.

China suspende voos e trens em cidade de vírus

As autoridades da China decidiram fechar nesta quarta-feira, 22, todos os transportes em Wuhan, cidade de 11 milhões de habitantes onde começou o surto do coronavírus, que já tem 17 mortos e mais de 540 infectados no país asiático. O governo vai impedir qualquer saída, até novo informe público, exceto por motivos especiais. Estão incluídos na medida o aeroporto, a estação de trem, os transportes públicos urbanos, o metrô, o ferry e as viagens de longa distância. O governo local já havia alertado moradores para evitarem grandes aglomerações. Autoridades alertaram que o vírus pode sofrer mutações, complicando esforços para conter o avanço da doença em meio ao período mais agitado de viagens no calendário chinês. A estimativa é de que 400 milhões de se desloquem a partir de sábado, 25, por causa do ano-novo chinês.

Morte de Macacos liga o alerta para febre amarela no Paraná

Quarenta macacos morreram por febre amarela no Paraná entre julho do ano passado e esta quarta-feira (22), segundo boletim divulgado pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesa). Somente na última semana, conforme o boletim, foram sete mortes registradas. Outros 104 casos da doença em macacos estão sendo investigados. Veja a lista dos municípios onde ocorreram as mortes no fim da reportagem. Os macacos não transmitem a febre amarela para humanos, segundo a secretaria. A doença é transmitida pelo mosquito contaminado com vírus. No entanto, segundo a Sesa, 15 casos suspeitos da doença em humanos no Paraná estão sendo investigados.

MG monitora casos de contaminação por cerveja antes de outubro

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou, na tarde desta quarta-feira (22), que monitora dois casos de pessoas que apresentaram os sintomas da intoxicação por dietilenoglicol antes de outubro deste ano. O fato chama atenção pois as autoridades trabalham, até o momento, somente com contaminações a partir do décimo mês de 2019. Ou seja, o parâmetro de tempo usado para definir o que é ou não caso suspeito pode ser ampliado para além de outubro do ano passado.

Lei anticrime começa a valer hoje

A Lei Anticrime, que altera uma série de dispositivos legais e gera novidades no ordenamento jurídico, entra em vigor nesta quinta-feira (23) em meio a questionamentos de diversos artigos e risco de sofrer mudanças significativas ao ser analisada pelo STF. Um dos artigos de maior relevância, o que cria a figura do juiz das garantias, teve sua aplicação suspensa, por decisão do ministro Luiz Fux, do STF. No entanto, outros pontos, que também suscitam dúvidas, começam a valer imediatamente. Um dos principais é a extensão do tempo-limite para prisão, que passa de 30 para 40 anos.

Bolsonaro embarca nesta quinta para primeira viagem oficial à Índia

O presidente Jair Bolsonaro embarca na manhã desta quinta-feira (22) para sua primeira viagem oficial à Índia. No país, ele participará das comemorações pelo Dia da República e terá encontros com empresários e líderes políticos, entre os quais o primeiro-ministro Narendra Modi e o presidente Ram Nath Kovind. Convidado de honra do governo indiano para os festejos da República no domingo (26), em Nova Déli, Bolsonaro também deverá ir a Agra para conhecer o Taj Mahal, um dos principais pontos turísticos do país.

Moro elogia suspensão de juiz de garantias

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, elogiou nesta 4ª feira (22.jan.2020) a decisão do vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, de suspender, por tempo indeterminado, o juiz de garantias. O juiz de garantias foi criado a partir da iniciativa de deputados que analisaram na Câmara o pacote anticrime, sancionado pelo presidente Jair Bolsonaro. A nova figura do Judiciário deve ser responsável pelo acompanhamento da investigação, recebimento da denúncia e autorização de medidas como prisões preventivas ou temporárias, quebra de sigilos bancário e fiscal, bloqueio de bens e operações de busca e apreensão. Em 15 de janeiro, o presidente do Supremo, Dias Toffoli, em plantão, havia adiado a implantação da medida, em decisão liminar (provisória), por 6 meses.

Maia critica decisão de Fux: ‘Desrespeitosa’

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse nesta 4ª feira (22.jan.2020) que a decisão do vice-presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), ministro Luiz Fux, de suspender o juiz de garantias da Lei Anticrime foi “desnecessária e desrespeitosa” com o Congresso e “com o presidente [Dias] Toffoli“, do Supremo. Ao Poder360, Rodrigo Maia afirmou: “Espero o retorno do presidente Toffoli [que está em férias] para restabelecer o diálogo e o equilíbrio na relação entre os Poderes”. Nesta 4ª feira (22.jan), Luiz Fux suspendeu, por tempo indeterminado, a medida criada a partir da iniciativa de deputados que analisaram na Câmara o pacote anticrime apresentado pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. A proposta foi escrita pela presidente do grupo, deputada Margarete Coelho (PP-PI), em conjunto com o deputado Paulo Teixeira (PT-SP).

Regina Duarte faz selfies e marca reuniões na Cultura

Convidada para comandar a cultura no governo Jair Bolsonaro, a atriz Regina Duarte pareceu ‘animada’, fez selfies, conheceu possíveis colegas de trabalho e marcou reuniões de trabalho, segundo pessoas que acompanharam o primeiro dia de ‘teste’ dela em Brasília. A atriz, no entanto, não teria feito longos discursos ou dado sinais claros sobre se ‘casará’ com o governo o que, no jargão adotado por ela e Bolsonaro, significa aceitar o cargo de chefe da Cultura.

MPF recomenda suspensão das inscrições do Sisu

O Ministério Público Federal enviou nesta ontem uma recomendação ao governo para que suspenda as inscrições no Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que terminam amanhã. O órgão citou os erros nas notas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para basear o pedido.

Caso Flordelis: celular de pastor foi usado após crime

O aparelho celular do pastor Anderson do Carmo, marido da deputada federal Flordelis, assassinado em junho de 2019, foi conectado horas após o crime ao wi-fi da casa do senador Arolde de Oliveira (PSD). A informação foi revelada pela TV Globo. Segundo a reportagem, o aparelho foi ativado com um chip em nome da empresária Yvelise de Oliveira, mulher do senador, e conectado ao wi-fi da casa onde mora o casal, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro. Em nota, o senador disse que está indignado e perplexo e que a matéria pode ter como objetivo macular sua imagem.

ONU pede investigação sobre invasão a dono da Amazon

Especialistas da ONU pediram na quarta-feira uma investigação sobre o roubo de informações do celular do presidente de Amazon, Jeff Bezos, que teria sido hackeado após receber uma mensagem de uma conta atribuída ao príncipe saudita Mohamed bin Salman, alegação que Riad considera ‘absurda’. A invasão gerou a publicação de imagens íntimas do presidente da Amazon, também proprietário do jornal ‘The Washington Post’ para o qual trabalhava Jamal Khashoggi, jornalista crítico do governo saudita, assassinado em 2 de outubro de 2018 no consulado de seu país na Turquia.

LOTERIA

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 35 milhões

Acontece nesta quinta-feira (23) o concuro 2.227 da Mega-Sena. Nesta semana, a loteria realiza três sorteios em vez de dois, como de costume. O primeiro foi na terça-feira (21), o segundo é hoje e o terceiro será no sábado (25). As apostas podem ser feitas até às 19h, uma hora antes do sorteio.

FUTEBOL

Time do MT desiste de contratar goleiro Bruno

O Operário de Várzea Grande (MT) desistiu de contratar o goleiro Bruno. O recuo nas negociações foi confirmada através de nota oficial divulgada pela diretoria do clube. Bruno, de 35 anos, foi condenado pela Justiça a mais de 20 anos de prisão pelo sequestro, assassinato e ocultação de cadáver da ex-namorada e modelo Eliza Samudio, ocorrido em 2010. Atualmente ele cumpre sua pena no regime semiaberto.

Campeonato Carioca

Madureira vence time reserva do Botafogo e chega a duas vitórias no Carioca

O Madureira foi superior ao time reserva do Botafogo durante toda a partida. Com ataques mais rápidos e intensos, o time do subúrbio da cidade do Rio de Janeiro ameaçou mais o gol de Diego Cavalieri e balançou primeiro as redes alvinegras com Emerson Carioca. No segundo tempo, o ritmo do Botafogo caiu, enquanto o Madureira manteve-se superior na partida e marcou mais um gol com Ygor Catatau, dando números finais à partida: Madureira 2 x 0 Botafogo.

Em duelo de garotos, Flamengo bate o Vasco e aumenta invencibilidade contra rival

Rubro-Negro leva a melhor no Maracanã com gol de Lucas Silva, chega a 15 jogos sem perder para o rival e já divide liderança do Grupo A. Time de Abel Braga segue sem vencer e cai para penúltimo na Chave B.

Campeonato Paulista

Palmeiras cresce no segundo tempo e goleia o Ituano

Depois de uma primeira parte ruim, de poucas oportunidades, o Palmeiras despertou na segunda etapa, aproveitou as chances e goleou o Ituano por 4 a 0, nesta quinta-feira, no estádio Novelli Júnior, em Itu. Marcos Rocha, Lucas Lima, Zé Rafael, de letra, e Willian marcam.

São Paulo vence o Água Santa por 2 x 0

Na noite desta quarta-feira, na estreia do Campeonato Paulista, o Tricolor venceu o Água Santa por 2 a 0, no Morumbi, com gols de Pablo e Daniel Alves. Durante toda a partida, os donos da casa mostraram a cara do técnico Fernando Diniz, com muita posse de bola e, diferentemente do ano passado.