Informe de rendimentos para o IR deve ser entregue até 28 de fevereiro

Termina no dia 28 de fevereiro, último dia útil do mês, o prazo para as empresas enviarem aos funcionários o informe com os rendimentos referentes a 2022. O prazo também vale para bancos e corretoras de valores, que devem disponibilizar o documento referente aos rendimentos de aplicações financeiras dos seus clientes.Os informes são necessários para preencher a declaração de Imposto de Renda da Pessoa Física 2023. As informações são necessárias para que a Receita Federal possa cruzar os dados e determinar quanto cada contribuinte pagou de imposto ao longo do ano passado e saber se houve sonegação ou não. Os documentos não precisam, necessariamente, ser enviados pelos Correios, podendo ser disponibilizados pela internet e em aplicativos de internet banking. O empregador ou o banco que não fornecerem os comprovantes dentro do prazo ou disponibilizarem com erros estarão sujeitos a pagamento de multa.

No informe do empregador, devem constar os valores de todos os salários de 2022, além do 13º salário, e outros rendimentos recebidos eventualmente, como participação nos lucros. Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem obter seus comprovantes de rendimentos pela internet no site ou aplicativo do Meu INSS. A partir deste ano, o período de entrega das declarações do Imposto de Renda da Pessoa Física vai de 15 de março a 31 de maio. Segundo a Receita, a alteração tem por objetivo permitir que desde o início do prazo de entrega todos os contribuintes já possam usufruir da declaração pré-preenchida.

Mercado financeiro eleva projeção da inflação de 5,79% para 5,89%

A previsão do mercado financeiro para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerada a inflação oficial do país, subiu de 5,79% para 5,89% para este ano. A estimativa consta do Boletim Focus, pesquisa divulgada semanalmente pelo Banco Central (BC) com a expectativa de instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.Para 2024, a projeção da inflação ficou em 4,02%. Para 2025 e 2026, as previsões são de inflação em 3,78% e 3,7%, respectivamente. A previsão para este ano está acima do teto da meta de inflação que deve ser perseguida pelo BC. Definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), a meta é de 3,25% para este ano, com intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual para cima ou para baixo. Ou seja, o limite inferior é de 1,75% e o superior de 4,75%. Da mesma forma, a projeção do mercado para a inflação de 2024 também está acima do centro da meta prevista, fixada em 3%, mas ainda dentro do intervalo de tolerância de 1,5 ponto percentual. Em janeiro, puxado principalmente pelo aumento de preços de alimentos e combustíveis, o IPCA ficou em 0,53%, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Juros: Para alcançar a meta de inflação, o Banco Central usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, definida em 13,75% ao ano pelo Comitê de Política Monetária (Copom) . A taxa está nesse nível desde agosto do ano passado, e é o maior nível desde janeiro de 2017, quando também estava nesse patamar. Para o mercado financeiro, a expectativa é de que a Selic encerre o ano em 12,75% ao ano. Para o fim de 2024, a estimativa é de que a taxa básica caia para 10% ao ano. Já para o fim 2025 e 2026, a previsão é de Selic em 9% ao ano e 8,75% ao ano, respectivamente.

Quando o Copom aumenta a taxa básica de juros, a finalidade é conter a demanda aquecida, e isso causa reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança. Desse modo, taxas mais altas também podem dificultar a expansão da economia. Mas, além da Selic, os bancos consideram outros fatores na hora de definir os juros cobrados dos consumidores, como risco de inadimplência, lucro e despesas administrativas. Quando o Copom diminui a Selic, a tendência é de que o crédito fique mais barato, com incentivo à produção e ao consumo, reduzindo o controle sobre a inflação e estimulando a atividade econômica.

Governo cria Grupo de Trabalho para discutir combate a discursos de ódio e extremismo

O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania institui um grupo de trabalho (GT) para apresentação de estratégias de combate ao discurso de ódio e ao extremismo e para a proposição de políticas públicas em direitos humanos sobre o tema. A portaria foi publicada ontem (22) no Diário Oficial da União e entra em vigor em 1º de março. A ex-deputada federal Manuela D´Ávila presidirá os trabalhos. Ela e outros 23 representantes da sociedade civil participarão do GT. O advogado e professor Camilo Onoda Caldas será o relator. Também integrarão o grupo nomes como o do influenciador Felipe Neto e da antropóloga Débora Diniz. Os demais representantes da sociedade civil são: Christian Ingo Lenz Dunker; Esther Solano; Felippe Mendonça; Guilherme Stolle Paixão e Casarões; João Cezar de Castro Rocha; Isabela Oliveira Kalil; Letícia Maria Costa da Nobrega Cesarino; Dolores Aronovich Aguero; Lusmarina Campos Garcia; Magali do Nascimento Cunha; Marcos Xukuru; Michel Gherman; Nina Santos; Patrícia Campos Mello; Pedro Rodrigues Curi Hallal; Rosane da Silva Borges; Ricardo Campos; Ronilso Pacheco; Rosana Pinheiro-Machado; e Rodney William Eugênio.

O grupo também será composto por cinco representantes do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, sendo um da Secretaria Nacional de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos; um da Secretaria Nacional dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+; um da Assessoria de Participação Social e Diversidade; um da Assessoria Especial de Comunicação Social; e um da Assessoria Especial de Educação e Cultura em Direitos Humanos. Ainda serão convidados a participar do grupo de trabalho representantes da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, da Advocacia-Geral da União e dos ministérios da Educação; da Igualdade Racial; da Justiça e Segurança Pública; das Mulheres; e dos Povos Indígenas. Os trabalhos terão duração de 180 dias, podendo ser prorrogados, e a participação dos representantes será considerada prestação de serviço público relevante, ou seja, não remunerada.

Dino determina novo inquérito sobre mortes de Marielle e Anderson

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou ontem (22) que determinou a instauração de um novo inquérito da Polícia Federal para ampliar a colaboração com as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, que conduzia o veículo em que ela estava. O crime completa cinco anos no dia 14 de março e ainda não houve conclusão sobre mandantes e motivações. “Estamos fazendo o máximo para ajudar a esclarecer tais crimes”, disse o ministro, ao anunciar a medida nas redes sociais. Dino publicou imagens de uma portaria do Setor de Inteligência da Polícia Federal no Rio de Janeiro, segundo o qual o delegado Guilhermo de Paula Machado Catramby é o responsável pelo caso.

A portaria instaura o inquérito determinando que as investigações apurem todas as circunstâncias que envolvem os crimes. As investigações da Polícia Civil e do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro apontaram o sargento reformado e expulso da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) Ronnie Lessa como o autor dos disparos, com colaboração do ex-policial militar Élcio Queiroz. Eles estão presos preventivamente desde 2019 e respondem por duplo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emboscada e recurso que dificultou a defesa da vítima) e pela tentativa de homicídio contra uma assessora de Marielle, que também estava no veículo e sobreviveu.

Governo libera R$ 430 mi para ações contra seca no Rio Grande do Sul

Afetado pela estiagem, o Rio Grande do Sul receberá R$ 430 milhões do governo federal. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva autorizou ontem (22) a liberação dos recursos em reunião com ministros no Palácio da Alvorada.O dinheiro será destinado às áreas de agricultura, desenvolvimento social e defesa civil. No encontro, o governo avaliou as demandas de prefeitos, deputados, vereadores e entidades de trabalhadores do campo sobre ações emergenciais para enfrentar a seca no Rio Grande do Sul. Hoje (23), uma comitiva de ministros viaja ao estado para avaliar os estragos da estiagem. A Região Sul do Brasil tem mais de 300 municípios em situação de emergência, das quais quase 200 com reconhecimento oficial.

A expectativa é de que, durante a viagem, sejam anunciadas medidas de auxílio aos atingidos pela seca, entre elas, uma linha de crédito emergencial para pequenos e médios produtores. No início de fevereiro, uma comitiva gaúcha esteve em Brasília em busca de ajuda para o estado. Além do ministro da Integração e do Desenvolvimento Social, Waldez Góes, devem integrar a comitiva ao Rio Grande do Sul os ministros do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira; da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro; do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta, além do presidente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Edgar Pretto.

Instituto apontou, há 4 anos, alto risco em 161 casas de São Sebastião

Um relatório apresentado em dezembro de 2018 pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo, mostrava que havia em São Sebastião 161 moradias em áreas de risco alto para deslizamentos. O documento apontou ainda que 2.043 moradias estavam em áreas de risco médio ou baixo para deslizamentos no município.O documento do IPT não listou na área da Barra do Sahy, no litoral Norte, um dos locais mais afetados pelos temporais ocorridos no último domingo (19), nenhuma construção em situação de risco alto ou muito alto. Isso mostra, segundo o diretor técnico do IPT, Fabrício Mirandola, que o pode ter tido uma ampliação da ocupação irregular desde a publicação do relatório. Ele destaca ainda que, pelo relato dos moradores, as vítimas foram atingidas pela lama quando deixavam as residências. “Parte das pessoas que foram atingidas não estavam mais dentro das casas, elas estavam nas ruas e nas vielas, saindo, fugindo das moradias. Quando a gente tem esse processo de liquefação do solo, esse material tende a seguir o caminho das ruas, porque a rua normalmente segue o caminho natural da água”, disse.

Campanha da Fraternidade 2023: Fraternidade e fome

Na cerimônia de lançamento oficial da Campanha da Fraternidade, realizada no auditório dom Helder Câmara e conduzida pelo assessor do Setor de Campanhas da CNBB, padre Jean Poul Hansen, foi apresentada a mensagem que o Papa Francisco, mantendo a tradição dos papas, enviou ao Brasil por ocasião da Campanha da Fraternidade 2023. Seu desejo expresso no texto é que a reflexão sobre o tema da fome, proposto pela CNBB aos católicos brasileiros no Tempo da Quaresma, seja “uma atitude constante de todos nós, que nos compromete com Cristo presente em todo aquele que passa fome”.

A intenção é que essa reflexão gere em todos, diz o Papa, “a consciência de que a partilha dos dons que o Senhor nos concede em sua bondade não pode restringir-se a um momento, a uma campanha, a algumas ações pontuais”. Na mensagem, o Papa recorda o convite que Deus faz a trilhar um “caminho de verdadeira e sincera conversão” e que a proposta da Campanha da Fraternidade tem o intuito de animar o povo fiel “nesse itinerário ao encontro do Senhor”, com a a proposta de voltar o olhar para os mais necessitados, “afetados pelo flagelo da fome”.

Por que uma CF sobre a fome?

Fotos: Luiz Lopes/Ascom CNBB.

O secretário-geral explicou porque a CNBB optou, pela terceira vez, por tratar o tema da fome. Segundo ele, uma das razões é o fato de o Brasil ter reingressado no Mapa da Fome da ONU. “Se a fome de  uma pessoa deve nos incomodar, como nos tornar indiferentes diante da fome de milhões de irmãos e irmãs?”, questionou.

Dom Joel disse que a CF mostra uma consequência do pecado, no caso a fome, à qual por meio dos exercícios quaresmais, a Igreja no Brasil convida a todos a enfrentar com ações fraternas e solidárias. “A CF segue um espirito indutivo de nos conduzir ao espírito quaresmal de conversão”, reforçou.

Dom Joel explicou que a Campanha se refere à fome  não apenas como fenômeno biológico das necessidades humanas mas com um flagelo social e humanitário. “São aquelas situações em que o modo com uma sociedade está organizada acaba por deixar seus filhos e filhas em estado de insegurança e indigência alimentar”, definiu. O secretário-geral da CNBB explicou que a Campanha segue um caminho metodológico que busca compreender as causas da fome, ouvir a Palavra de Deus para buscar o discernimento e encontrar caminhos de ação.

“Mais do que apenas constatar, compreender e denunciar a triste e vergonhosa atual situação de fome no Brasil, a CF nos convida ao agir, a fazer o que for possível, para que essa triste situação seja extinta. A Campanha da Fraternidade nos insere numa situação de maior urgência no agir”, disse dom Joel.

O lema bíblico “Dai-lhes vós mesmos de comer”, extraído do Evangelho de Mateus 14,16, de acordo com dom Joel, é  uma convocação à toda a sociedade brasileira (pessoas, comunidades, instituições e instâncias em todos os níveis) à solidariedade com quem passa fome. As ações, ressaltou o secretário-geral, vão do plano individual, como por exemplo evitar o desperdício de comida, à cobrança por políticas públicas de Estado de combate à fome.

O bispo recordou um trecho do texto-base que afirma que “alimentação é um direito e, como tal, deve ser garantida pelo Estado a todos os seus cidadãos”. “A fome não distingue idade, gênero, crença, ideologia ou qualquer outra condição. A fome atinge seres humanos, interpela a todas as consciências, questiona todos os argumentos e põe no chão todas as justificativas”, ressaltou.

Lideranças indígenas pedem proteção contra retaliações de garimpeiros

Atualmente, 18 líderes munduruku estão sob ameaça de morte, segundo levantamento dos próprios indígenas. Localizada no alto curso do Rio Tapajós, no Pará, a Terra Indígena (TI) Munduruku tem 2.382 mil hectares e é um dos três solos indígenas que concentram 95% do garimpo ilegal no país, juntamente com os territórios yanomami e kayapó. A área equivale a 2 mil campos de futebol. Na região, a atividade intensificou-se a partir de 2016.A recente desmobilização do garimpo em terras yanomami, em Roraima, aumenta o receio dos munduruku de que o problema se agrave ainda mais. Lideranças indígenas destacam que retaliações normalmente ocorrem após a retirada de garimpeiros. Na semana passada, lideranças yanomami do Amazonas denunciaram a entrada de garimpeiros na região do Pico da Neblina, procedentes de Roraima.

Entre as lideranças ameaçadas que tiveram de deixar suas casas por pressão de criminosos está Maria Leusa Munduruku, coordenadora da Associação das Mulheres Munduruku Wakoborũn. Ela conta que tomou a decisão de se esconder para se manter em segurança, pela primeira vez, durante o governo de Jair Bolsonaro. Desde 2018, sofre ameaças e já soma dois períodos em que teve que deixar tudo para trás. No primeiro deles, foi embora com o marido e os filhos. Da última vez, deixou o território com cerca de 35 pessoas de sua família. Em maio de 2021, Maria Leusa, que se tornou liderança quando ainda estava no ensino médio, viu a casa dela, no município de Jacareacanga, sudoeste do Pará, ser incendiada por invasores da TI.

Ibama e Funai revistam garimpeiros na saída de terra Yanomami

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) instalou no início desta semana uma barreira física no Rio Uraricoera, que é principal acesso aos garimpos instalados na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. A ação ocorreu em conjunto com a Funai.De acordo com o Ibama, a barreira consiste em um cabo de aço de 240 metros de comprimento, que atravessa o leito do rio. Com isso, as embarcações que deixam os garimpos são obrigadas a parar na base de operação na aldeia Palimiú para uma revista. “Dessa forma, agentes ambientais impedem a saída de minerais e equipamentos utilizados em atividades ilegais, além de bloquear o acesso de mais garimpeiros ao local”, informa o Ibama, em mensagem nas redes sociais. A barreira ficará no local por tempo indeterminado. Mais duas balsas estão posicionadas no meio do rio com agentes do Ibama e da Força Nacional, que permanecem 24 horas em vigilância para abordagem das embarcações.

Inca reforça pedido de doações de plaquetas depois do carnaval

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) está convocando voluntários para doarem sangue e plaquetas. De acordo com o instituto, esse período pós-carnaval é preocupante, já que, sem as doações devido às festas, seu estoque desse derivado do sangue fica zerado.O hemoderivado tem vida útil de apenas cinco dias, o que significa que a plaqueta doada na sexta-feira antes do carnaval (17) não pode mais ser utilizada. A plaqueta pode ser obtida em uma doação de sangue regular, quando é separada após o procedimento, ou em uma doação especial, quando é separada na hora da retirada. Nesse caso, os demais hemoderivados (glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plasma) e parte das plaquetas retornam ao corpo do doador após a separação. Esse derivado do sangue é importante para pacientes que tenham sido submetidos a transplante de medula, quimioterapia ou a alguma intervenção cirúrgica.

A campanha Bloco da Solidariedade foi criada em 2005 e costuma aumentar em 45% o número de doações no pós-carnaval, em relação à semana que antecede as festas. Neste ano, mesmo antes do carnaval, as doações de sangue já estavam 40% abaixo do ideal para o Inca. Doações podem ser feitas por qualquer pessoa, de 16 a 69 anos, que estejam em boas condições de saúde e que pesem mais de 50 kg. A orientação é evitar o consumo de alimentos gordurosos três horas antes da doação. Quem foi infectada pelo novo coronavírus deve esperar pelo menos 10 dias, contados a partir do fim dos sintomas. É necessário apresentar documento com foto. Adolescentes de 16 e 17 anos também devem comprovar consentimento formal dos responsáveis. Para doar plaquetas, é necessário agendamento prévio por meio de contato telefônico. O Banco de Sangue do Inca fica na Praça Cruz Vermelha, 23, 2º andar, centro do Rio de Janeiro. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 14h30, e aos sábados, das 8h às 12h. Mais informações pelos telefones: (21) 3207-1021 e (21) 3207-1580.

Risco de transtornos entre SP, MG e o RJ

Nesta quinta-feira, um cavado meteorológico, com contribuições da umidade marítima, favorece a formação de nuvens carregadas entre o Rio Grande do Sul, Santa Catarina e o Paraná. Além disso, a nebulosidade se espalha também entre São Paulo, Minas Gerais e Rio De Janeiro, no Amazonas e no Pará. Entre o norte mineiro e parte do interior da Bahia, céu claro, com poucas nuvens ao longo do dia.

Previsão do tempo para 22/02/2023 – quarta-feira

Região Sul: Nesta quinta-feira, tempo firme com sol no litoral sul gaúcho. Por outro lado, nas demais áreas da Região Sul do Brasil, há previsão para pancadas de chuva, com risco para temporais com granizo, bem como em Porto Alegre, Florianópolis e Curitiba. Apenas a faixa nas áreas da sul e litorâneas do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina, ficam fora do risco de tempestades, mas ainda assim pode chover com moderada a forte intensidade.

Região Sudeste: Nesta quinta-feira, o sol aparece ao longo do dia com poucas nuvens e não há previsão de chuva no norte de Minas Gerais. Sol com chuva rápida no norte fluminense e no estado capixaba, bem como em Vitória. Já nas demais áreas do Sudeste do país, há condições para pancadas de chuva, inclusive com risco para temporais em parte do estado de São Paulo, exceto no litoral e em alguns pontos do norte, como Franca, Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, onde a chuva pode ser de moderada a forte.

Região Centro-Oeste: No Centro-Oeste brasileiro, previsão de chuva em vários períodos do dia no centro-norte de Goiás e no Distrito Federal, bem como em Brasília. Nas demais áreas da Região, incluindo Cuiabá e Campo Grande, a expectativa é da chuva ocorrer a partir da tarde, podendo ser de moderada a forte intensidade, vir com raios e rajadas de vento. Potencial para tempestades em Goiás, do leste ao norte e em áreas do sul goiano, faixa leste e no sul do Mato Grosso do Sul, onde há risco para queda de granizo.

Região Nordeste: No Nordeste do país, a quinta-feira será de sol em parte do interior baiano. Nas demais áreas da Região, há previsão para pancadas de chuva, por influência da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) na costa norte do Brasil e da umidade marítima. Com alerta para temporais na maior parte do Maranhão e do norte do Piauí ao litoral da Paraíba, incluindo as capitais.

Região Norte: Na Região Norte, o estado de Roraima tem sol pela manhã, bastante calor e previsão de pancadas isoladas a partir da tarde, mas sem alertas. Nas demais áreas da Região, há condições para pancadas de chuva com moderada a forte intensidade e vir com descargas atmosféricas. Há risco para temporais, no Acre, inclusive Rio Branco. Na maior parte do Amazonas, Rondônia, leste e nordeste do Pará, parte do Amapá e em parte do Tocantins, bem como em suas capitais.

Alertas meteorológicos para 23/02/2023 – quinta-feira

  • Perigo para chuva volumosa e transtornos nas áreas de divisa entre São Paulo, Minas Gerais e o Rio de Janeiro.
  • Alerta temporais com granizo no centro-norte do estado gaúcho, em Santa Catarina e no Paraná. Além da faixa oeste e o sul do Mato Grosso do Sul, em Goiás, do leste ao norte e em áreas do sul goiano, faixa leste e no sul do Mato Grosso do Sul.
  • Alerta para temporais Na faixa oeste, centro-sul e Vale do Paraíba em São Paulo, sul de Minas Gerais, leste e nordeste do Pará, no Acre, norte de Rondônia, norte do Tocantins, a maior parte do Maranhão e do norte do Piauí ao litoral da Paraíba.
  • Atenção para chuva moderada a forte, com raios e rajadas de vento no litoral de São Paulo, no Mato Grosso do Sul, metade leste do Amazonas e em boa parte de Sergipe.
  • As Rajadas de vento variam de 40 a 60 km/h no litoral do Rio Grande do Sul e litoral sul de Santa Catarina.

F1: Drugovich substituirá Stroll na pré-temporada da Aston Martin

Felipe Drugovich vai pilotar o AMR23, novo carro da Aston Martin para a temporada 2023 de Fórmula 1, durante a pré-temporada que acontece de quinta-feira (23/2) a sábado (25/2) no Circuito Internacional do Bahrein. A Aston Martin confirmou na sua página oficial do Twitter que o piloto brasileiro de 22 anos substituirá Lance Stroll, que se machucou em um acidente de bicicleta na Espanha, durante os testes, e está se recuperando para tentar voltar na estreia da temporada, dia 5 de março, também em Bahrein. Drugovich vai dividir a direção do carro com Fernando Alonso. Na quinta-feira, por exemplo, Felipe está programado para pilotar o AMR23 pela manhã, enquanto Alonso vai assumir o comando à tarde. No post, a equipe informa que a agenda de testes de seus pilotos na sexta e no sábado ainda será confirmada. A primeira experiência do brasileiro dirigindo um Fórmula 1 foi em 1º de novembro do ano passado, quando ele participou de testes no circuito de Silverstone, pouco depois de ser confirmado como piloto reserva e de desenvolvimento da equipe em 2023 e menos de dois meses após se sagrar, com antecedência, campeão da Fórmula 2, em 10 de setembro de 2022.

https://twitter.com/AstonMartinF1/status/1628689493828968450?s=20

Pré-temporada F1 2023 começou

A espera acabou, a Fórmula 1 voltou, a categoria desembarcou no Circuito de Sakhir, no Bahrein, para os tradicionais testes de pré-temporada (também chamados de testes de inverno). De 23 a 25 de fevereiro, o público terá o primeiro vislumbre dos carros reais que voarão baixo nas 23 diferentes pistas do calendário de 2023 e uma vaga ideia de quem serão os favoritos ou menos cotados para entrar na briga por pódios, vitórias e o título.

Datas e horários (no fuso de Brasília)

23/02 | quinta-feira: de 4h00 às 13h30.
24/02 | sexta-feira: de 4h00 às 13h30.
25/02 | sábado: de 4h às 13h30.

Neste ano, as equipes terão um desafio menor: com só três dias de teste, ao invés dos seis de 2022, o tempo para avaliar os carros e correr atrás de potenciais modificações que venham a ser necessárias é bem menor. E apesar de o inverno ainda não ter terminado, Sakhir promete levar os carros ao limite devido ao calor e ao vento típicos da região. São nove horas e meia de atividade em pista a cada dia, dividas por um intervalo para o almoço – geralmente de 8h às 9h no horário de Brasília. Normalmente, as equipes colocam um de seus pilotos para pilotar no primeiro período e o outro para guiar o carro no período final do dia. As equipes podem dar quantas voltas quiserem pelo período desejado, quando serão analisados os desempenhos dos pilotos e dos carros, além de outras atividades, como treinos de pit stops. Há a possibilidade de encerrarem suas participações no dia precocemente por problemas inesperados ou estratégia.

Atlético-MG empata com Carabobo na fase prévia da Libertadores

O Atlético-MG empatou em 0 a 0 com o Carabobo (Venezuela), na noite desta quarta-feira (22) no estádio Olimpico de la UCV, em Caracas, em jogo válido pela segunda fase prévia da Copa Libertadores. Agora, as equipes voltam a se enfrentar na próxima quarta (1) no estádio do Mineirão para ver quem avança na competição.Quem se classificar pega o vencedor do duelo envolvendo Millonarios (Colômbia) e Universidad Católica (Equador). Mesmo sem contar com atacante Hulk, que foi cortado da partida após testar positivo para o novo coronavírus (covid-19), o Galo foi superior durante toda a partida, tendo como destaque o camisa 10 Paulinho. Porém, a equipe venezuelana fez um grande trabalho defensivo para segurar o empate até o minuto final.

Palmeiras vence Bragantino e mantém liderança geral do Paulistão

O Palmeiras manteve a liderança geral do Campeonato Paulista ao vencer o Bragantino por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, no fechamento da décima rodada. Após gol de Rony, no primeiro tempo, o Verdão sofreu pressão na segunda etapa, viu o rival finalizar mais, mas definiu o jogo com gol de Breno Lopes, nos acréscimos, e continuou com a primeira colocação do Grupo D e da competição – tomadas temporariamente pelo São Bernardo, que havia vencido o Ituano mais cedo em jogo adiado da oitava rodada. O Palmeiras vai para 24 pontos, na liderança do Grupo D e com o São Bernardo na cola, com 23 – os dois já estão classificados e vão se enfrentar nas quartas de final, faltando apenas definir o mando de campo. Já o Bragantino permanece com 14, em segundo no Grupo A, com o mesmo número do líder Botafogo e com um de frente sobre o terceiro colocado Santos.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral) – Climatempo

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495