Plano de privatizações terá Correios e mais 8 estatais

O governo federal anunciou que abriu estudos para privatizar nove empresas estatais, entre elas a Correios e Telebrás. O anúncio foi feito na quarta-feira pelo ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Uma lista que circulava ontem tinha 17 empresas, mas muitas das citadas não entraram na lista. Além da privatização das estatais, o governo ampliou o escopo de projetos que podem ser concedidos para a iniciativa privada. incluindo presídios, creches e parques nacionais como Jericoacoara, Iguaçu e Lençóis Maranhenses.

Onyx: governo estuda privatização da Petrobrás

O ministro Onyx Lorenzoni (Casa Civil) afirmou nesta 4ª feira (21.ago.2019) que a privatização da Petrobras passará por estudos. Ele foi questionado por jornalistas após reportagem publicada pelo jornal Valor Econômico relatar que o governo quer vender a estatal ainda este ano. As ações da empresa subiram quase 6% após a informação. “O governo faz estudos e trabalha de maneira objetiva. […] A Petrobras como 1 todo ainda passará por estudos da equipe do PPI [Programa de Parcerias de Investimentos], do Ministério de Minas e Energia, do próprio BNDES. Por tudo que ela significa, será feito algo muito criterioso como tem sido as ações de desestatização ou de privatizações do governo Bolsonaro”, disse.

Guedes confirma desejo de criar ‘nova CPMF’

Enquanto Câmara e Senado discutem propostas de reforma tributáriacom a criação de impostos únicos sobre o consumo, o ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou nesta quarta-feira, 21, a intenção do governo em também criar um imposto federal sobre transações financeiras nos moldes da extinta CPMF, como forma de compensar a desoneração da folha de pagamentos. “O próprio imposto sobre transações foi usado e apoiado por todos os economistas brasileiros no governo FHC. Ele tem uma capacidade de tributação muito rápida e muito intensa. Ele põe dinheiro no caixa rápido, e se ele for baixinho ele não distorce tanto”, defendeu, após reunião com o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Sem trabalho aos domingos, Senado aprova MP

O Senado aprovou na noite de quarta-feira (21) o texto da Medida Provisória da Liberdade Econômica, mas derrubou a autorização para o trabalho aos domingos e feriados. Essa permissão, que havia sido aprovada na Câmara dos Deputados, era defendida pelo governo, mas causou polêmica nas discussões do Senado. Como a MP perde a validade na próxima terça-feira (27), o governo preferiu recuar e concordar com a retirada da autorização para garantir a votação da medida a tempo.

Câmara aprova posse de arma no campo

A Câmara dos Deputados aprovou a flexibilização da posse estendida de armas de fogo em propriedades rurais. A medida, que vai a sanção do presidente Jair Bolsonaro, permite ao proprietário ou gerente de uma fazenda andar armado em toda a área da propriedade e não apenas na sede. O projeto foi aprovado por 320 votos a 61. A lei atual diz que o proprietário deve manter a sua arma ‘exclusivamente no interior da sua residência ou domicílio’. Pela proposta, a permissão fica ampliada para a ‘extensão do respectivo imóvel rural’.

Governo Bolsonaro perde um membro a cada 8 dias

Após a exoneração de Roberto Leonel, presidente do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf), Jair Bolsonaro segue com a alta rotatividade de cargos públicos em seus quase 250 dias na Presidência. Para além da dança das cadeiras na nova Unidade de Inteligência Financeira (UIF), o nome mais recente adicionado à lista de pelo menos 31 demissões uma a cada oito dias , de acordo com levantamento do Estado, é o do subsecretário-geral José Paulo Ramos Fachada, o “número 02” da Receita Federal.

PSDB arquiva pedidos de expulsão de Aécio

A Executiva Nacional do PSDB decidiu nesta quarta-feira (21), por ampla maioria, arquivar os pedidos de expulsão do deputado federal Aécio Neves (MG) do partido. Foram analisados dois pedidos: um do diretório estadual e outro do diretório municipal do PSDB de São Paulo. A cruzada contra Aécio é fruto do ‘novo PSDB’, marca encampada pelo governador de São Paulo, João Doria, após sua ascensão como principal líder do partido. Aécio é réu por corrupção passiva e obstrução de Justiça no STF. Ele é acusado de receber R$ 2 milhões em propina da JBS. O tucano nega as acusações.

Fogo é irresponsabilidade de Bolsonaro, dizem ONGs

O Observatório do Clima, grupo que reúne cerca de 50 organizações não governamentais do País, reagiu às insinuações feitas ontem pelo presidente Jair Bolsonaro – de que ONGs estariam envolvidas em relação às queimadas da Amazônia e afirmou que o recorde de focos de incêndio observados neste ano é apenas ‘o sintoma mais visível da antipolítica ambiental do governo de Jair Bolsonaro’.

MP econômica facilita o desmatamento 

A Medida Provisória 881, a chamada MP da Liberdade Econômica, possui dispositivos que autorizam ações de desmatamento automático por empreendedores, caso órgãos do meio ambiente venham a atrasar a emissão de licenças ambientais. Ficam dispensadas ainda de pedidos de licenças casos que sejam considerados de baixo impacto. As propostas pegaram de surpresa deputados e especialistas que acompanham o assunto e estavam voltados, até agora, ao texto da Lei Geral do Licenciamento Ambiental, que tramita na Câmara. A MP 881, que a rigor tem a missão de instituir a “Declaração de Direitos de Liberdade Econômica”, não vinha sendo acompanhada com detalhes sobre medidas para a área ambiental.

Lava Jato determina que Mantega use tornozeleira

O juiz Luiz Antonio Bonat, da 13ª Vara Federal de Curitiba, determinou que o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega use tornozeleira eletrônica. A determinação ocorreu na mesma decisão que autorizou o cumprimento de mandados de prisão e de busca e apreensão na 63ª fase da operação Lava Jato. A operação investiga quem foram os beneficiados com propina de R$ 118 milhões repassados pela Braskem, por meio do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht, entre 2005 e 2013. Mantega deve comparecer em até três dias à Justiça para colocar o equipamento.

PF encontra chaves para planilha da Odebrecht

Durante a deflagração da Operação Carbonara Chimica, 63.ª fase da Lava Jato, nesta quarta, 21, a Polícia Federal encontrou na residência do ex-vice-presidente Jurídico da Odebrecht Maurício Ferro quatro chaves de criptografia que podem dar acesso a pastas da Planilha do Setor de Operações Estruturadas da Odebrecht que até então estão inacessíveis para o Ministério Público. O Setor de Operações Estruturadas era o departamento de propinas da empreiteira. ‘Nós tivemos acesso, até agora, a uma parte do sistema que não estava criptografada. Agora, podemos ter acesso a novos arquivos nos quais pode haver detalhamento de pagamentos mais recentes que podem levar a novas investigações e ações penais’, disse o delegado Luciano Flores de Lima, superintendente regional da Polícia Federal no Paraná.

Moro envia Força Nacional a 5 estados 

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, autorizou, nesta quinta-feira (22), o emprego da Força Nacional de Segurança Pública em cinco estados (Goiás, Espírito Santo, Pará, Pernambuco e Paraná) por 120 dias para o início da execução do plano ‘Em Frente Brasil’, projeto piloto de enfrentamento à criminalidade violenta. A ação contempla as respectivas capitais e regiões metropolitanas dos estados selecionados.

RS: jovem ataca alunos com machadinha em escola

Um adolescente de 17 anos atacou com golpes de machadinha seis alunos e uma professora da Instituto Estadual Educacional Assis Chateubriand, em Charqueadas, a 60 quilômetros de Porto Alegre (RS), na tarde de quarta-feira. Os estudantes feridos são do sétimo ano: quatro meninas, entre 12 e 15 anos, e dois meninos de 14 anos. O agressor é ex-aluno da escola.

Autor de ataque no RS se inspirou em tragédia de Suzano

O adolescente de 17 anos, que atacou a escola estadual Assis Chateaubriand, em Charqueadas (RS), declarou à Polícia Civil que agiu sozinho e que se inspirou no massacre da escola Raul Brasil, em Suzano (SP), no qual oito pessoas foram mortas por dois jovens assassinos que depois se mataram. Na ação de hoje, seis pessoas ficaram feridas, mas sem risco de vida. As informações são do subchefe da Polícia Civil do Rio Grande do Sul, Fabio Motta Lopes, que ouviu o garoto antes de ele prestar o depoimento formal aos investigadores. “O nosso foco agora é tentar descobrir a motivação, que ainda não está clara. Mas ele disse de forma preliminar ter se inspirado no episódio de São Paulo e que tinha desavença com um menino da escola”, disse o delegado

Corpo de sequestrador de ônibus é sepultado no Rio

Cerca de 50 pessoas acompanharam, na tarde desta quarta-feira, 21, o enterro de William Augusto da Silva, de 20 anos, que na terça-feira, 20, sequestrou, na ponte Rio-Niterói, um ônibus com 39 pessoas que seguia de São Gonçalo (Região Metropolitana do Rio) para o Rio de Janeiro. Ele foi morto por um atirador de elite da Polícia Militar, após manter reféns por cerca de quatro horas. Ninguém mais se feriu. Silva foi enterrado às 17h25, no cemitério Parque da Paz, em São Gonçalo. Nenhum familiar nem amigo da família quis coversar com a imprensa. O velório e o enterro transcorreram sob muita comoção. A mãe e uma tia dele choravam compulsivamente, e a mãe precisou ser medicada. Após o enterro, a tia insistia em permanecer ao lado da sepultura: “Ele tem que ir embora comigo. Eu vou cuidar melhor dele”, repetia a mulher.

Alemanha dá 30 dias para novo acordo sobre Brexit

O primeiro tour de beija-mão de Boris Johnson pela Europa desde sua ascensão ao posto de primeiro-ministro do Reino Unido não foi em vão. Em Berlim, o conservador britânico obteve na quarta-feira da chanceler alemã, Angela Merkel, um prazo de 30 dias para apresentar uma fórmula capaz de evitar o Brexitsem acordo. Seu teste de fogo, porém, será o encontro em Paris nesta quinta-feira (22), com o presidente da França, Emmanuel Macron, menos disposto a dar uma chance a Johnson.

LOTERIA

Mega-Sena acumula e vai a R$ 35 milhões

A Caixa Econômica Federal sorteou na quarta-feira (21) o concurso 2.181 da Mega-Sena, mas nenhum apostador acertou as seis dezenas e o prêmio acumulou novamente. O sorteio do próximo concurso (2.182) acontece no sábado (24) e deve pagar R$ 35 milhões. Confira os números de ontem: 01 – 08 – 19 – 33 – 36 – 48.

FUTEBOL

Libertadores

Flamengo vence o Internacional e constrói boa vantagem para jogo de volta

A fase de Bruno Henrique segue espetacular. Convocado por Tite para a Seleção e decisivo no último clássico contra o Vasco, o atacante encheu de alegria a torcida do Flamengo que lotou o Maracanã nesta quarta-feira. Com dois gols no segundo tempo, ele foi fundamental para que a equipe vencesse o Internacional por 2 a 0 e construísse ótima vantagem nas quartas de final da Libertadores.

Boca Juniors ignora altitude e vence a LDU por 3 a 0 nas quartas da Libertadores

Sem tomar conhecimento do rival e da temida altitude de Quito, e jogando toda a segunda etapa com um a mais, o time argentino venceu a LDU por 3 a 0 nesta quarta-feira, no estádio Casa Blanca, e abriu ótima vantagem no duelo pelas quartas de final da Libertadores. Os gols de Ábila, Reynoso e Caicedo, contra, deixam o Boca com a mão na vaga: poderá até perder por dois gols de diferença no jogo de volta, na próxima quarta, na Bombonera.

JOGO DE HOJE

Copa Sul-Americana

21h30 – Corinthians x Fluminense