Um adolescente atacou alunos com golpes de machadinha no Instituto Estadual Educacional Assis Chateubriand, em Charqueadas, na Região Carbonífera, nesta quarta-feira (21). O tenente Mauro Guterres Lemos, comandante do Corpo de Bombeiros de São Jerônimo, informa que são seis estudantes entre 12 e 14 anos feridos.  Conforme a assessoria do Hospital de Charqueadas, após serem atendidas, todas as vítimas foram liberadas.

Após desferir golpes contra os alunos, o jovem, que portava um galão com combustível, teria tentado atear fogo a uma sala de aula. Segundo o chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários, Maurico Naatz, os ferimentos nas vítimas são nas mãos, costas, pernas. A Secretaria Estadual de Educação afirma que nenhum dos atingidos teve ferimentos graves. O Hospital de Charqueadas ainda não tem posicionamento oficial.

Quando ele começou a atacar, o professor veio e conseguiu tirar (a machadinha) da mão dele relatou um adolescente.

O estudante ficou ferido nas costas, recebeu atendimento e já foi liberado. Comandante do Corpo de Bombeiros de São Jerônimo, o tenente Mauro Guterres Lemos afirmou que o autor ateou fogo em uma sala de aula. O princípio de incêndio foi controlado com extintor, pelos próprios professores.

Vitimou seis crianças: dois meninos de 14 anos, duas meninas de 12 anos, uma de 13 e uma de 14. Nenhuma delas corre risco de vida. Foram três delas com cortes mais profundas, que já foram atendidas. Estive no hospital e conversei com os médicos afirmou.

O acesso à escola está bloqueado. A instituição informou que não haverá aula nesta quinta-feira (22).

Ele entrou dentro da escola com a machadinha e um galão de gasolina relatou o chefe do Corpo de Bombeiros Voluntários, Maurico Naatz.

Foto: Léo Saballa Jr/RBS TV

Ele disse ainda que não há informação sobre o vínculo do agressor com o colégio. Os alunos foram liberados das atividades escolares.

Todas as vítimas foram encaminhadas ao hospital. Estão em estado regular, mas bem nervosos pelo fato que aconteceu na escola. Todas estão fora de risco, mas com ferimentos. A comunidade escolar está bem agitada com esse fato, disse Naatz.

A Brigada Militar informou que foi acionada por volta das 13h10min e faz buscas ao agressor. O vice-governador e secretário da Segurança Pública, Ranolfo Vieira Junior, que responde interinamente pelo comando do Estado, chegou à cidade por volta das 15h20min acompanhado do secretário da Educação do RS, Faisal Karam, e do comandante-geral da Brigada Militar, coronel Mario Ikeda. Em entrevista à Rádio Gaúcha, Ranolfo que as vítimas estariam fora de risco:

A princípio, agora está tudo sob controle afirmou.

Segundo a BM, o efetivo empregado nas buscas ao autor é de 30 policiais militares. De acordo com a comandante do Comando Regional de Policiamento Ostensivo (CRPO) Centro-Sul, coronel Bianca Burguer, o agressor não foi reconhecido pela comunidade escolar. A polícia tem imagens de câmeras de monitoramento da escola, que estão sendo analisadas para tentar identificar o criminoso. O agressor estaria sozinho.