Propaganda eleitoral no rádio e TV recomeça na sexta-feira

Os dois candidatos a presidente da República e os 24 a governador que disputam o segundo turno das eleições podem retomar na sexta-feira (7) a propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV. A propaganda será veiculada nas emissoras que operam em VHF e UHF, bem como nos canais de TV por assinatura administrados pelo Senado, a Câmara dos Deputados, as assembleias legislativas, a Câmara Legislativa do Distrito Federal ou as câmaras municipais. Deverão ser utilizados recursos de acessibilidade, como legendas em texto, janela com intérprete de Libras e audiodescrição sob responsabilidade dos partidos, federações e coligações.

No segundo turno, o tempo de propaganda é dividido igualmente entre os candidatos. A propaganda será veiculada até o dia 28 de outubro, 2 dias antes da votação, marcada para 30 de outubro. Pelas normas eleitorais, a propaganda para presidente da República será veiculada na TV de segunda-feira a sábado, das 13h às 13h10, e das 20h30 às 20h40. No rádio, a propaganda para presidente vai ao ar de 7h às 7h10 e de 12h às 12h10. O primeiro a se apresentar será o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, por ter obtido maior número de votos no primeiro turno.

A partir daí é feita a alternância com o presidente Jair Bolsonaro, que tenta a reeleição e ficou em segundo lugar. Nos 12 estados em que a disputa para governador será definida no segundo turno, os candidatos poderão veicular propaganda de 7h10 às 7h20 e das 12h10 às 12h20 no rádio. Na televisão, o horário eleitoral para governador será de 13h10 às 13h20 e das 20h40 às 20h50. Os candidatos têm 25 minutos de inserções por cargo, de segunda-feira a domingo, para veicular peças de 30 segundos a 60 segundos ao longo da programação.

Ministros do STF prestam homenagem aos 34 anos da Constituição

O Supremo Tribunal Federal (STF) realizou ontem (6) uma sessão em homenagem aos 34 anos de promulgação da Constituição. Nos discursos, os ministros destacaram o papel da Carta Magna, que entrou em vigor em 5 de outubro de 1988, no reconhecimento de direitos e garantias individuais. A presidente do Supremo, ministra Rosa Weber, disse que a Constituição trouxe conquistas democráticas para construção de uma sociedade livre, estabilidade institucional e participação popular. “Esta Suprema Corte reverencia cotidianamente a Constituição Cidadã no desempenho de sua atividade precípua de prestar a jurisdição constitucional, incumbida que é de guardá-la por expresso mandamento nela contido”, disse.

O decano do STF, ministro Gilmar Mendes, afirmou que o Supremo sempre preservou a autonomia do Congresso e do Poder Executivo. “Só mesmo aqueles que habitam numa espécie de metaverso do mundo institucional podem acreditar na cantilena que o Supremo Tribunal Federal usurpa algo do Congresso Nacional”, afirmou. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti, também participou da sessão e disse que a promulgação da Constituição representa o triunfo sobre a repressão dos direitos humanos. “Desejo celebrar e exaltar o meritório trabalho desempenhado pelos constituintes, bem como a valorosa tarefa cumprida pela advocacia, os ministros do STF e pelos juristas’, completou. Além da sessão solene, o Supremo fará uma exposição de telas alusivas aos 34 anos de proclamação e o lançamento de um selo comemorativo e de um documentário.

Câmara aprova instalação de barreiras sanitárias em terra indígena

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira (5) a medida provisória que determina a instalação de barreiras sanitárias para tentar evitar a disseminação da covid-19 em áreas indígenas. A matéria segue para o Senado e precisa ser aprovada até o dia 17 para não perder a validade. O texto atribui à Funai a responsabilidade de planejar e operacionalizar as ações de controle das barreiras sanitárias. Além disso, caberá ao órgão o pagamento de diárias aos integrantes dessas barreiras até 31 de dezembro de 2022, data final de vigência da medida.

A MP prevê que as barreiras sanitárias devem ser compostas por servidores públicos federais, por militares, ou por servidores públicos dos estados e municípios que componham a estrutura, desde que autorizados pelos respectivos governadores e prefeitos. Para o relator da MP, deputado Airton Faleiro (PT-PA), “as inúmeras ameaças registradas contra servidores e colaboradores da Funai que atuam na proteção de terras indígenas com presença de índios isolados e de recente contato justificam a necessidade de apoio contínuo das forças policiais de segurança pública”.

Produção da indústria brasileira recua 0,6% em agosto, diz IBGE

A produção industrial brasileira caiu 0,6% em agosto deste ano na comparação com o mês anterior, o que eliminou o avanço de 0,6% registrado em julho. Os dados são da Pesquisa Industrial Mensal (PIM), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A indústria também registra quedas de 0,1% na média móvel trimestral de 1,3% no acumulado do ano e de 2,7% em 12 meses. Por outro lado, foi observada uma alta de 2,8% na comparação de agosto deste ano com o mesmo período do ano passado. A queda de julho para agosto foi puxada por oito das 26 atividades pesquisadas, com destaques para produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (-4,2%), produtos alimentícios (-2,6%), indústrias extrativas (-3,6%) e produtos têxteis (-4,6%).

“Com esse resultado, o setor industrial ainda se encontra 1,5% abaixo do patamar pré-pandemia, ou seja, fevereiro de 2020, e 17,9% abaixo do nível recorde alcançado em maio de 2011”, explica o pesquisador André Macedo. Por outro lado, 18 atividades industriais tiveram alta e impediram um resultado mais negativo para a indústria brasileira, entre eles máquinas e equipamentos (12,4%) e veículos automotores (10,8%). Duas das quatro grandes categorias econômicas da indústria tiveram queda: bens de consumo semi e não duráveis (-1,4%) e bens intermediários, isto é, os insumos industrializados usados no setor produtivo (-1,4%). As altas ficaram por conta dos bens de consumo duráveis (6,1%) e dos bens de capital, isto é, as máquinas e equipamentos usados no setor produtivo (5,2%).

Sinal do 5G chega a capitais da Região Norte

A partir de hoje (6), cinco capitais da Região Norte começam a ter sinais da internet 5G sendo transmitidos pelas antenas das operadoras. Com isso, a quinta geração da tecnologia completa a primeira etapa prevista em edital, disponibilizando o serviço a todas as 27 capitais do país. O sinal começa a ser ligado em Belém (PA), Macapá (AP), Manaus (AM), Porto Velho (RO) e Rio Branco (AC), mas o prazo para que as operadoras liguem todas as estações previstas – uma antena para cada 100 mil habitantes – se encerrará no dia 28 de novembro. Segundo o conselheiro Moisés Queiroz Moreira – do Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi) –, serão 57 antenas em Belém; 18 em Macapá; 84 em Manaus; 21 em Porto Velho; e 15 no Rio Branco.

Com a nova tecnologia, a transmissão de dados fica mais veloz, estável e com menor tempo de resposta (latência). As frequências para o 5G foram leiloadas em novembro de 2021, tendo como previsão inicial a de que o serviço seria disponibilizado em todas as capitais até 31 de julho, e que nas demais cidades do país a ativação seria gradual até 2029. “Foi um trabalho exitoso nessa fase inicial, apesar de difícil e de [envolver] aprendizado, porque não tínhamos total conhecimento dos problemas que poderiam aparecer”, disse o conselheiro, referindo-se à conclusão da primeira etapa de entrega da faixa de 3,5 GHz, a ser explorada por três operadoras (Vivo, TIM e Claro) em todas as capitais do país.

Segundo o coordenador do Gaispi, Henrique Gomes Pinheiro, as operadoras instalaram, até o momento, “mais do que o dobro” de antenas previstas no edital do 5G. “O mínimo era de 2.528 estações [para as três operadoras]. No entanto, 5.275 já foram instaladas”, disse ele, ao informar que, com isso, o 5G já está presente em 5% das 93 mil estações instaladas no país. Ele acrescentou que o serviço disponibilizado nas 27 capitais alcança 24% da população brasileira e tem potencial de chegar a 50 milhões de pessoas.

Celebração de dia de Nossa Senhora Aparecida voltará a ser presencial

No próximo dia 12 de outubro, Dia de Nossa Senhora Aparecida, a tradicional celebração de fiéis voltará a ser presencial em Aparecida do Norte (SP), após 2 anos de pandemia. A expectativa da prefeitura é que mais de 2 milhões de visitantes e romeiros cheguem à cidade para as celebrações. Os preparativos já começaram e neste início da novena há missas todas as noites até o dia 11 deste mês.

Nesta tarde, a partir das 15h30, está prevista uma carreata. A arquidiocese também está promovendo uma campanha de arrecadação de alimentos e itens de higiene para serem destinados a entidades sociais. E do dia 8 ao 10 de outubro, haverá a volta do festival de música, com presenças confirmadas de Daniel, Elba Ramalho, Luiza Possi, entre outros artistas. As atividades, orientações aos romeiros e a programação completa podem ser conferidas no site a12.com/santuario

Operação investiga remessas de dinheiro ilícito ao exterior

A Receita Federal, em parceria com a Polícia Civil de São Paulo, deflagrou hoje (5) a Operação Fractal. É para desmantelar um bilionário esquema de remessa de dinheiro ilícito ao exterior, feito em diversas etapas e por vários operadores. São cumpridos 52 mandados de busca e apreensão no estado de São Paulo contra operadores suspeitos de atuar no sistema. Até ser remetido para fora do país, por meio de operações com criptomoedas, o dinheiro passa por dezenas de empresas inidôneas, estruturadas em níveis que se assemelham a um fractal [objetos em que cada parte é semelhante ao objeto como um todo].

Segundo informações da Receita Federal, são empresas que possuem atividades diversas que vão desde serviços odontológicos, gravação de som e de edição de música, filmagem de festas e eventos, administração de obras, serviços de pré-impressão, comércio varejista de mercadorias em geral, manutenção e reparação de máquinas e equipamentos, intermediações comerciais e lavanderias.

Algumas dessas empresas, apesar de se denominarem “Grupo Empresarial”, possuem atividades completamente diferentes, também possuem titulares diferentes, que não têm qualquer ligação com as outras companhias, não podendo constituir um grupo de fato. A fraude consiste em um complexo esquema de rede de empresas fantasmas cujo objetivo é ocultar ou dissimular a origem ilícita de valores creditados em suas contas bancárias, que posteriormente são repassados a terceiros, principalmente a empresas operadoras de câmbio e de criptomoedas.

Adolescente fere a tiros três estudantes de escola pública do Ceará

Um adolescente de 15 anos de idade, aluno de uma escola estadual de Sobral (CE), entrou armado no estabelecimento de ensino e baleou ao menos três estudantes na manhã de hoje (5). Dois jovens foram atingidos na cabeça e o terceiro foi alvejado na perna. Socorridas pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), as vítimas foram levadas para a Santa Casa de Sobral. Ainda não se sabe o estado em que se encontravam. Segundo veículos de imprensa locais, um dos jovens baleados na cabeça chegou ao hospital em estado grave. De acordo com a Secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social, o revólver usado no crime pertence a um homem próximo à família do jovem e que obteve a arma na condição de colecionador, atirador ou caçador (CAC).

Ainda segundo a pasta, policiais militares apreenderam o autor dos disparos por tentativa de homicídio e o conduziram à delegacia de Sobral. Em depoimento, o adolescente teria contado ser alvo de bullying e que premeditou o crime para se vingar dos três adolescentes baleados. A Polícia Civil instaurou um inquérito para apurar o caso. Em sua conta pessoal no Twitter, a governadora Izolda Cela informou que determinou que as forças de segurança estaduais deem uma “resposta rápida” sobre o caso, “inclusive sobre a origem da arma utilizada no crime”. A Secretaria estadual da Educação anunciou que já colocou psicólogos e assistentes sociais à disposição dos parentes de estudantes da Escola de Ensino Médio Professora Carmosina Ferreira Gomes. O pai do adolescente e o suposto dono da arma também foram conduzidos à delegacia e ouvidos.

Previsão de temporais com granizo no Sul, Sudeste e Centro-Oeste

Climatempo: Uma baixa pressão atmosférica se intensifica sobre o Paraguai estimulando a formação de fortes áreas de instabilidade que avançam para o Sul do Brasil. No decorrer desta quinta-feira, estas áreas de instabilidade se espalham sobre o Sul, avançam também sobre São Paulo e Mato Grosso do Sul provocando temporais. Um ciclone extratropical deve se formar na noite desta quinta-feira a partir destas áreas de instabilidade que passam sobre o Sul do Brasil e vão para o oceano. Áreas de instabilidade também crescem sobre o Sudeste, o Centro-Oeste e o Norte do Brasil, enquanto uma frente fria se afasta do litoral capixaba O ar seco predomina no Nordeste e poucas nuvens crescem sobre esta Região.

Previsão do tempo para 06/10/2022 – quinta-feira

Toda a Região Sul fica em alerta para temporal no decorrer desta quinta-feira, com risco de granizo e ventos de 80km/h. Em alguns locais, as rajadas podem chegar aos 100 km/k. Chove muito em todo Sul, mas os maiores acumulados devem ocorrer no centro-oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Paraná.

Nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste, o sol aparece por várias horas na maioria das áreas, faz calor e ocorrem pancadas de chuva com raios à tarde e à noite. Alerta para temporais em São Paulo, no Triângulo Mineiro, em Mato Grosso do Sul, no sul de Goiás e de Mato Grosso. A chuva mais volumosa deve ocorrer no sul de Mato Grosso do Sul. A região do Grande Rio e o litoral sul do Rio De Janeiro só devem ter chuva à noite. No litoral norte fluminense e na região dos Lagos, o sol aparece entre muitas nuvens. Dia com sol, calor e sem previsão de chuva no norte de Minas Gerais, norte de Goiás e no nordeste de Mato Grosso.

A Região Nordeste tem um dia com sol forte e muito calor. Temperaturas em torno dos 40°C ocorrem no Piauí, no oeste da Bahia e no interior do Maranhão. Algumas pancadas de chuva ocorrem em todo o litoral do Nordeste, na zona da mata e no agreste. Sol, calor e pancadas de chuva com raios a partir da tarde em quase toda a Região Norte. O sol predomina o dia todo no Tocantins, no centro-leste e nordeste do Pará e no Amapá.

Alertas meteorológicos para 06/10/2022 – quinta-feira

Atenção para o risco de chuva forte nas capitais Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Campo Grande,  Goiânia, Cuiabá, Rio Branco, Boa Vista.

Alerta especial: perigo de chuva volumosa, temporal, ventania e granizo no centro-oeste do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e no centro-oeste e sul do Paraná .

Alerta para temporais no sul, centro-leste e norte do Rio Grande do Sul , no, sul, leste e nordeste de Santa Catarina, no centro, leste e norte do Paraná, no estado de São Paulo, Triângulo Mineiro, sul de Goiás, sul de Mato Grosso, em Mato Grosso do Sul.

Atenção para o risco de chuva moderada forte, com raios e vento por vezes forte no centro-oeste e sul de Minas gerais, no centro de Goiás, no centro, oeste e sudeste de Mato Grosso, em Rondônia (exceto região de Porto Velho, no Acre, no sul e oeste do Amazonas, no centro e norte de Roraima.

Atenção para chuva moderada no litoral de Alagoas, Pernambuco e Paraíba.

Atenção para o ar seco, com umidade relativa do ar entre 21% e 30% no Tocantins, no interior da Bahia, no centro, sul e leste do Maranhão, no interior do Piauí, no centro-sul do Ceará, no sertão da Paraíba e de Pernambuco.

Brasil registra mais 109 mortes por Covid; média móvel aponta alta

O Brasil registrou nesta quarta-feira (5) 109 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, totalizando 686.640 desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de mortes nos últimos 7 dias é de 95. Em comparação à média de 14 dias atrás, a variação foi de +42%, indicando tendência de alta pelo segundo dia.

Total de mortes: 686.640

Registro de mortes em 24 horas: 109

Média de mortes nos últimos 7 dias: 95 (variação em 14 dias: +42%)

Total de casos conhecidos confirmados: 34.743.598

Registro de casos conhecidos confirmados em 24 horas: 8.056

Média de novos casos nos últimos 7 dias: 6.676 (variação em 14 dias: -4%)

No total, o país registrou 8.056 novos diagnósticos de Covid-19 em 24 horas, completando 34.743.598 casos conhecidos desde o início da pandemia. Com isso, a média móvel de casos nos últimos 7 dias foi de 6.676. A variação foi de -4% em relação a duas semanas atrás. Em seu pior momento, a média móvel superou a marca de 188 mil casos conhecidos diários, no dia 31 de janeiro deste ano. Ceará, Paraíba, Piauí, Rio Grande do Norte, Roraima e Tocantins não divulgaram atualização dos dados até às 20h desta quarta-feira. As informações são do Consórcio de Imprensa formados por Jornalistas de G1, O Globo, Extra, Estadão, Folha e UOL.

Futebol: Brasileirão – 30ª rodada – Série A

Corinthians só empata com lanterna Juventude  

Juventude e Corinthians ficaram no empate por 2 a 2 na noite desta terça-feira, no Estádio Alfredo Jaconi, na abertura da 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Um resultado que não muda muito a situação do Ju, lanterna da competição, longe de sair da zona de rebaixamento e com estreia do técnico interino Lucas Zanella, mas frustra o Timão, que vinha de duas vitórias seguidas na Neo Química Arena e, mais uma vez, não conseguiu bom desempenho fora de casa.

Bragantino vence Cuiabá de virada e encerra jejum de vitórias no Brasileirão

Foram nove partidas sem comemorar uma vitória. Mas, na noite desta quarta-feira, 5, o Red Bull Bragantino pôs fim ao jejum. Venceu o Cuiabá por 2 a 1, de virada, no estádio Nabi Abi Chedid, e pôs fim à sequência negativa. O Dourado, por outro lado, sofre o segundo revés seguido e permanece na zona de rebaixamento.

Goiás arranca empate com Ceará nos acréscimos  

tudo igual na Arena Castelão! Ceará e Goiás empataram em 1 a 1 diante da torcida alvinegra. Mendoza abriu o placar no início do segundo tempo. Após confusão em lance com Mendoza e muita reclamação com a arbitragem, Vina foi expulso aos 15 e o Vovô ficou com um jogador a menos. Nos acréscimos, Nicolas balançou as redes. Após longa revisão do VAR, o empate foi confirmado o empate.

Atlético-GO vence o Fluminense de virada 

O Atlético-GO conquistou uma vitória espetacular de virada em cima do Fluminense por 3 a 2, na noite desta quarta-feira, no Antônio Accioly, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Após Arias abrir o placar de pênalti e Cano ampliar, o Dragão foi valente e buscou os três pontos em casa com gols de Churín, também de pênalti, Baralhas e Marlon Freitas. Com o resultado, o Atlético-GO chegou aos 28 pontos e aparece na 18ª posição. O time está a três pontos do Coritiba, primeiro time fora do Z-4, mas que ainda joga na rodada e tem um jogo a menos que foi adiado contra o São Paulo. O Fluminense segue com 51 pontos e na terceira posição do Brasileirão.

Athletico-PR e Fortaleza empatam

Athletico-PR e Fortaleza empataram em 1 a 1, na noite desta quarta-feira (5), com gols de Pablo e Galhardo, na Arena da Baixada. O Athletico-PR chegou a marcar outro no primeiro tempo, que foi anulado após revisão do VAR. O Leão faz um bom returno: em 11 jogos, são sete vitórias, dois empates e duas derrotas. O Athletico-PR tem 48 pontos, em sexto colocado. O Fortaleza tem 38 pontos, em nono.

Flamengo pressiona, mas Inter segura empate no Maracanã

O Flamengo ficou no 0 a 0 com o Inter na noite desta quarta-feira. O time de Dorival Júnior pressionou ao longo da partida para sair com uma vitória no último teste do time titular antes da final da Copa do Brasil. Porém, parou no sistema defensivo gaúcho. Principalmente, em uma noite iluminada de Keiller. O goleiro defendeu pelo menos quatro situações de gol. Pedro perdeu, pelo menos, duas dentro da pequena área. O Colorado incomodou poucas vezes, mas também parou em Santos ou na falta de pontaria. Com o resultado, o Inter fica em segundo lugar do Brasileirão com 54 pontos, enquanto o Flamengo aparece em quinto, com 49.

Atlético-MG vence o Santos na Vila Belmiro  

O Atlético-MG venceu o Santos por 2 a 1 na noite desta quarta-feira, na Vila Belmiro, pela 30ª rodada do Brasileirão. Após um primeiro tempo de pouca emoção, a segunda etapa concentrou os momentos mais importantes. O Galo vencia o Peixe com um gol de Hulk até os 42 minutos, quando Marcos Leonardo empatou de pênalti. No lance seguinte, os mineiros tiveram penalidade a seu favor, e Nacho marcou. Com essa vitória, o Atlético-MG foi a 46 pontos e manteve a sétima colocação, a dois pontos do Athletico-PR, que abre o G-6. O Peixe, com 37, está em 13º, a sete pontos da zona do rebaixamento, mas ainda pode perder posição até o fim da rodada.

Jogos desta quinta-feira no Brasileirão

QUINTA-FEIRA (06)

Palmeiras x Coritiba – Allianz Parque 19h

América-MG x São Paulo – Independência 20h

Avaí x Botafogo – Ressacada 20h

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – TSE (Tribunal Superior Eleitoral)

  • As Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná em cumprimento a Legislação Eleitoral estarão fora do ar até o dia posterior a eleição de 2022. 

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

Comercial da Rede Nova de Comunicação  3642-7495