Bolsonaro recua e revoga decreto de armas 

O presidente Jair Bolsonaro revogou na terça-feira o decreto de armas que editou em maio para flexibilizar a posse e o porte no País. Ele decidiu enviar ao Congresso Nacional um projeto de lei para tratar de registro, posse e comercialização de armas de fogo e munição. Os atos estão formalizados em edição extra do Diário Oficial de ontem.

Governo envia novo projeto de armas após revogação

O presidente Jair Bolsonaro enviou ao Congresso Nacional nesta terça-feira, 25, projeto de lei em que pede aval aos parlamentares para que o Executivo decida, por conta própria, quem tem direito ao porte de arma. Nas últimas semanas, senadores e deputados contrários à medida disseram que o presidente não pode regular esse tema por decreto. Bolsonaro revogou nesta terça os decretos de maio que facilitavam posse e porte de armas no País. Mas, no lugar, editou três novos atos presidenciais sobre o assunto.

Presidente veta lista tríplice para agências reguladoras

O presidente Jair Bolsonaro sancionou com vetos, nesta 3ª feira (25.jun.2019), projeto aprovado pelo Congresso Nacional que cria o novo marco legal das agências reguladoras. A informação foi confirmada pela assessoria do Palácio do Planalto. Segundo o Planalto, Bolsonaro vetou o trecho do projeto que determinava a elaboração de uma lista tríplice para que o presidente indicasse os dirigentes das agências. Para o governo, a medida restringia “a competência constitucionalmente conferida ao chefe do Poder Executivo para fazer as indicações desses dirigentes”. A sanção com vetos será publicada no DOU (Diário Oficial da União) desta 4ª feira (26.jun.2019). O veto poderá ser mantido ou derrubado pelo Congresso.

STF mantém Lula preso até julgamento de HC

Depois de negarem um recurso da defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva contra uma decisão do Superior Tribunal de Justiça, na terça-feira (25) os ministros da 2ª Turma do STF não seguiram uma proposta do ministro Gilmar Mendes para que o petista ficasse em liberdade até o julgamento do habeas corpus que pede a suspeição do ex-juiz federal e atual ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro. A decisão sobre a ação que envolve Moro deve ser julgada em agosto.

Impeachment de Crivella é rejeitado no Rio

Os vereadores do Rio de Janeiro decidiram rejeitar ontem o afastamento do prefeito Marcelo Crivella. Para que o impeachment fosse aprovado, seriam necessários os votos de 34 dos 51 vereadores. Em sessão plenária, Crivella foi absolvido de três denúncias. Na votação da primeira, houve 13 votos pelo afastamento, 35 contrários e uma abstenção. O placar se repetiu na segunda. Na terceira, houve apenas 14 votos pelo afastamento e 34 contrários.

Doria ‘frustra’ Bolsonaro e nega Fórmula 1 no Rio

Em reunião realizada na tarde de terça-feira no Palácio dos Bandeirantes, o governador de São Paulo, João Doria, afirmou que ‘lamenta frustrar’ o presidente Jair Bolsonaro, mas que planeja manter a Fórmula 1 na capital paulista até 2040. Após Bolsonaro afirmar que há ‘99% de chance’ do GP do Brasil ser realizado no Rio de Janeiro a partir de 2021 (Interlagos tem contrato com a categoria até 2020), Doria fez questão de desmentir o presidente.

Além da F1, Doria disputa com Rio etapa da Fórmula E

Focados em manter na cidade o GP do Brasil de Fórmula 1 para além de 2020, a Prefeitura de São Paulo e o governo estadual estão em outra briga com o Rio de Janeiro. A capital paulista também quer sediar uma das etapas da Fórmula E, categoria de carros elétricos chancelada pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA).

Flordelis nega desavença entre filhos e marido

A líder evangélica e deputada federal Flordelis, afirmou na terça-feira que não havia nenhuma desavença entre ela e o marido, o pastor Anderson do Carmo, e nem entre o marido e os filhos. O pastor foi assassinado na madrugada do último dia 16, dentro de casa, em Niterói (RJ). Dois dos 55 filhos de Flordelis um biológico, Flávio, de 38 anos, de um casamento anterior, e Lucas, de 18 anos, adotado por ela e o pastor estão presos, investigados pelo homicídio.

Militar de voo presidencial brasileiro é preso com droga

Um sargento da Aeronáutica da tripulação que assumiria o voo do avião reserva do presidente Jair Bolsonaro foi detido ontem por transportar drogas na bagagem. A prisão ocorreu na escala na Espanha, durante o percurso para o Japão. O episódio, que criou desconforto ao Palácio do Planalto, levou o governo brasileiro a mudar a escala do presidente de Sevilha para Lisboa.

Filho de Huck e Angélica recebe alta após cirurgia

Benicio, de 11 anos, filho do casal Luciano Huck e Angélica, recebeu alta do hospital, no Rio de Janeiro, na tarde de terça-feira. Ele foi internado e passou por uma cirurgia neurológica no último fim de semana depois de sofrer um acidente. Segundo boletim médico, o garoto ‘evoluiu com excelente recuperação clínica do trauma cranioencefálico’ e ‘recebeu alta hospitalar para sua casa acompanhado de seus pais’. Benício será reavaliado pela equipe médica nos próximos dias.

LOTERIA

Mega-Sena acumulada sorteia R$ 6,2 milhões

Acontece nesta quarta-feira (26) o concurso 2.163 da Mega-Sena. A loteria está acumulada e deve pagar R$ 6,2 milhões para quem acertar as seis dezenas. O sorteio acontece às 20, horário de Brasília, e as apostas podem ser feitas até uma hora antes.