Ucrânia vai decretar estado de emergência em todo país 

A Ucrânia deve decretar estado de emergência em todo seu território, afirmou nesta quarta-feira (23) o principal dirigente de segurança do país, Oleksiy Danilov. Nas regiões de Donetsk e Luhansk já há estado de emergência desde 2014. Danilov afirmou que o decreto vai ter duração de 30 dias, e pode ser prorrogado por outros 30. Separatistas pró-russos controlam partes de Donetsk e Luhansk desde 2014. A Rússia reconheceu as regiões como Estados independentes e aprovou o uso de tropas russas no exterior nesta semana.

A Ucrânia começou nesta quarta-feira (23) a recrutar reservistas com idades entre 18 e 60 anos, após um decreto do presidente Volodymyr Zelensky, informaram as Forças Armadas, que também relataram que um soldado foi morto após bombardeios de separatistas pró-Rússia, no leste do país. O período de serviço dos reservistas é de um ano. Não há ainda informações sobre o número de pessoas que atendeu à convocação.

Putin recebe luz verde para enviar tropas ao leste da Ucrânia

O Parlamento russo concedeu ontem terça-feira (22/02) ao presidente Vladimir Putin a permissão para enviar forças militares para cumprir “missões de paz” em Donetsk e Lugansk, as duas “repúblicas” separatistas no leste da Ucrânia, formalmente reconhecidas pelo líder russo no dia anterior. A votação dá luz verde à mobilização das Forças Armadas para as duas regiões. Ao todo, Moscou já enviou mais de 150 mil soldados para a fronteira com a Ucrânia. Iniciado há oito anos, o conflito entre separatistas e forças de defesa ucranianas já fez mais de 14 mil vítimas.

A decisão do Conselho da Federação, a câmara alta do Parlamento russo, deve acirrar ainda mais as tensões entre Moscou e o Ocidente. As ações de Putin em relação à Ucrânia geraram uma enxurrada de críticas internacionais e destravaram novas sanções contra a Rússia. Segundo parlamentares, a permissão para o envio de tropas ao exterior passa a valer imediatamente: “Ao aprovarmos o emprego das Forças Armadas no exterior, presumimos que elas serão forças de paz, voltadas para a manutenção da paz e estabilidade nas [autoproclamadas] repúblicas”, afirmou a líder do Conselho da Federação, Valentina Matvienko.

Papa condena ‘falta de sentido para violência’

Imagem: Vatican News – Divulgação

O Papa Francisco disse nesta quarta-feira (23) que a ameaça de guerra na Ucrânia causou grande dor no coração dele, e que ele condena ações que desestabilizam a coexistência entre nações e não levam em conta o direito internacional. Ele pediu para que os políticos “façam um exame de consciência sério ante Deus” sobre os efeitos de suas ações. A Quarta-Feira de Cinzas deverá ser um dia de jejum e orações pela paz, afirmou.

Ele condenou a “falta de sentido diabólica da violência” e pediu à Virgem Maria para salvar o mundo da loucura da guerra. “Tenho uma grande dor no meu coração por causa da situação que se deteriora na Ucrânia, faço um apelo a todos os lados para que se abstenham de qualquer ação que possa causar mais sofrimento às populações, desestabilizando a coexistência entre nações e descreditando a lei internacional”, disse.

Presidente do BC diz que redução de impostos não resolve inflação

O presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, disse hoje (22), que a redução de impostos “estruturalmente” não ajuda a reduzir a inflação. O tema veio à tona diante do anúncio do ministro da Economia, Paulo Guedes, de que o governo avalia reduzir em até 25% a alíquota do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), tributo federal que incide sobre os artigos industrializados, nacionais ou importados, à venda no país. Guedes participou do mesmo evento, seminário do banco BTG Pactual, na capital paulista, pela manhã.

“Você abaixa um imposto ou faz alguma coisa que abre mão de receita para obter um preço do produto mais baixo naquele momento, estruturalmente você não está ajudando a inflação. Você pode ter um queda no curto prazo, mas, na parte de expectativa de inflação, isso vai se incorporar e esse elemento tende a prevalecer estruturalmente, falando no médio e longo prazo”, declarou ao ser questionado sobre o tema. Ele destacou que essa análise leva em conta não apenas o Brasil, mas outros países que adotaram medidas semelhantes, como a Colômbia.

Ainda sobre inflação, o presidente do BC disse que projeta uma aceleração da queda da inflação ainda no primeiro semestre. “Quando a gente olha 12 meses, entre abril e maio, essa é a nossa visão”, disse.  Campos Neto rejeitou a ideia de que tenha dito que esses seriam os meses de pico. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no acumulado dos últimos 12 meses, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresenta alta de 10,38%, patamar superior aos 10,06% registrados no período imediatamente anterior.

Campos Neto disse que o BC analisa a inflação no setor de serviços. “Subiu mais rápido e foi mais disseminada, e a inflação industrial não caiu e, em parte, aumentou até a difusão”, disse. Ele credita parte desse movimento inflacionário à cadeia de energia. Em relação ao setor de serviços, o presidente do Banco Central disse que busca entender o que pode ter levado ao aumento dos preços. “Tentamos ver o que era recomposição de margem, o que tinha de salário. Estamos olhando a inflação de serviços mais de perto. A gente já esperava que ela fosse subir. O último número nos surpreendeu negativamente”, disse.

Criptomoedas: O presidente do Banco Central comentou ainda a aprovação em comissão do Senado do projeto de lei que busca regular o mercado de criptomoedas no Brasil. Hoje, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado aprovou, em caráter terminativo, a proposta que reconhece e regula o mercado no país. Caso não haja recurso para votação em plenário, o texto poderá seguir direto para a Câmara dos Deputados.

“Tem algum outro PL [projeto de lei] na Câmara, mas a gente entende que pode ter alguma forma de apensamento de projetos. É importante esse projeto, é um primeiro projeto, que fala das corretoras”, disse, considerando positiva a aprovação. Ele lembrou que o tema dominou boa parte de uma reunião recente com bancos centrais de diversos países. “Vejo uma certa preocupação, mas também vejo novas portas se abrindo para inovação financeira, para um sistema descentralizado que seja capaz de gerar inclusão, então a gente precisa colocar tudo em perspectiva.”

Número de mortes em Petrópolis chega a 197

O número de mortes devido ao forte temporal que atingiu Petrópolis, na região serrana fluminense, chegou a 197, segundo o Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro. A chuva mais forte foi no dia 15 de fevereiro e provocou enxurradas ne deslizamentos de terra em vários pontos do município. Desde então, a cidade tem sofrido com o mau tempo. A previsão para hoje (23), segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, é de novas pancadas de chuvas na região.

Os bombeiros seguem, dia e noite, com trabalhos de busca e resgate, desde o dia 15, de acordo com informações da corporação. Vinte e quatro pessoas foram resgatadas com vida nas primeiras horas do desastre. Polícia Civil e Ministério Público Estadual também continuam os trabalhos de identificação e liberação de corpos, além das buscas por desaparecidos. Até ontem, mais de 800 pessoas estavam abrigadas em escolas de Petrópolis.

Fachin toma posse no TSE com discurso em defesa da urna eletrônica

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Edson Fachin tomou posse como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na noite desta terça-feira (22). Na mesma cerimônia, Alexandre de Moraes, também ministro do STF, foi empossado como vice-presidente da Corte. Em seu discurso, Fachin defendeu a condução das eleições majoritárias de 2022 pelo TSE com uso de urnas eletrônicas. “Há muitos desafios a serem enfrentados. O primeiro é proteger e prestigiar a verdade sobre a integridade das eleições brasileiras”. Ele deve conduzir grande parte do processo de preparação para o pleito, mas as eleições ocorrerão já sob a presidência do ministro Alexandre de Moraes, que assume o posto em agosto.

Ainda durante a cerimônia, Fachin afirmou que cabe ao TSE “repelir a cegueira moral e incentivar a elevação do espírito cívico e condutas de boa fé que abrem portas ao necessário comportamento respeitoso e dialógico”. O presidente da Corte e seu sucessor estarão à frente do tribunal após votação na Câmara dos Deputados de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que buscava tornar obrigatório o voto impresso no país. A proposta, defendida pelo presidente Jair Bolsonaro, foi rejeitada na Câmara e não foi ao Senado. “Dentro desse contexto, as investidas maliciosas contra as eleições constituem em si ataques indiretos à própria democracia, tendo em consideração que o circuito desinformativo impulsiona o extremismo. O Brasil merece mais, a Justiça Eleitoral brada por respeito e alerta: não se renderá”, afirmou Fachin.

A cerimônia contou com a presença, por videoconferência, dos presidentes do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, e do Senado, Rodrigo Pacheco. Bolsonaro não compareceu à posse e foi representado pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, que também participou remotamente. O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil  (OAB), José Alberto Simonetti, fez, em seu discurso, uma defesa do TSE e da democracia e teceu críticas às fake news. O ministro da Corte e corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Mauro Campbell Marques, foi outro a discursar em defesa do sistema eleitoral vigente e da atuação do tribunal.

Perfis: Natural de Rondinha (RS), Edson Fachin é ministro titular do TSE desde 16 de agosto de 2018, mas é integrante como ministro substituto desde junho de 2016. É doutor em direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Tem pós-doutorado no Canadá e é autor de diversos livros e artigos publicados. Tomou posse como ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) em junho de 2015. Alexandre de Moraes nasceu em São Paulo (SP). É ministro efetivo do TSE desde 2 de junho de 2020, após atuar como ministro substituto desde abril de 2017. Possui doutorado em direito do Estado, livre-docência em direito constitucional e é autor de livros e artigos acadêmicos em diversas áreas do direito. Atuou como promotor de Justiça, advogado, professor de direito constitucional, consultor jurídico e ministro da Justiça. Tomou posse como ministro do STF em março de 2017.

Composição: O TSE é formado por, no mínimo, sete ministros. Três deles são do STF, um dos quais é o presidente da Corte; dois ministros são do Superior Tribunal de Justiça (STJ), um dos quais é o corregedor-geral da Justiça Eleitoral; e dois juristas vêm da classe dos advogados, nomeados pelo presidente da República.

Veiculação de propaganda partidária gratuita começa no sábado

Começa no próximo sábado (26) a veiculação de propaganda partidária gratuita em rádio e televisão em âmbito nacional. Extinta desde 2017, a propaganda partidária foi retomada pelo Congresso Nacional no ano passado. Com isso, as propagandas dos partidos políticos voltam neste primeiro semestre. Pelo calendário divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o PSOL será o primeiro partido político a veicular a propaganda. Já nos dias 1º e 10 de março, serão difundidas as propagandas do PDT e do MDB, respectivamente. A íntegra do calendário está disponível no site da Corte Eleitoral. As propagandas serão veiculadas das 19h30 às 22h30, às terças-feiras, às quintas-feiras e aos sábados, por iniciativa e sob a responsabilidade dos partidos. A propaganda será realizada em todo território nacional. Segundo a norma estabelecida pelo TSE, ao menos 30% do tempo deve ser destinado à participação feminina na política.

Divisão: A divisão do tempo de cada partido foi feita de acordo com o desempenho de cada sigla nas eleições de 2018. Ao todo, serão 305 minutos de propaganda divididos entre 23 partidos. Legendas como o PT, MDB, PL e PSDB terão acesso ao maior tempo de exposição: 20 minutos e 40 inserções para cada partido. Os partidos que elegeram mais de 20 deputados federais terão direito a 20 minutos semestrais para inserções de 30 segundos nas redes nacionais e de igual tempo nas estaduais. Para essa veiculação, no entanto, é necessária a solicitação formal dos partidos.

Já as siglas que têm entre 10 e 20 deputados eleitos poderão utilizar dez minutos por semestre para inserções de 30 segundos, tanto nas emissoras nacionais quanto nas estaduais. Bancadas compostas por até nove parlamentares terão cinco minutos semestrais para a exibição federal e estadual do conteúdo partidário. De acordo com TSE, as transmissões vão ocorrer em bloco, tanto em rede nacional quanto estadual, por meio de inserções de 30 segundos, no intervalo da programação normal das emissoras.

Será permitida a veiculação de, no máximo, três inserções nas duas primeiras horas e de até quatro na última hora de exibição. Além disso, poderão ser reproduzidas até dez inserções de 30 segundos por dia para cada rede. É vedada, entretanto, a divulgação de inserções sequenciais, devendo ser observado o intervalo mínimo de 10 minutos entre cada uma delas. A propaganda partidária é exibida no primeiro e no segundo semestre dos anos não eleitorais e apenas no primeiro semestre dos anos em que houver eleição.

Propaganda eleitoral: Com o objetivo de conquistar votos, a propaganda eleitoral começará a ser veiculada em agosto. Também exibida em âmbito nacional, não há necessidade de solicitação formal para a veiculação do horário eleitoral gratuito. Após o pedido de registro das candidaturas, que termina em 15 de agosto, será possível definir o tempo a que cada partido, coligação majoritária e federação terá direito. A definição é feita pelo TSE até o dia 21 de agosto.

Com a utilização de recursos publicitários, as peças serão exibidas – em âmbito nacional – nas campanhas para presidente e vice-presidente da República, e estadual quando os cargos em disputa são para senador, governador, deputado federal, deputado estadual e deputado distrital. A distribuição do tempo de propaganda entre as candidaturas registradas é de competência das legendas, federações e coligações. As siglas devem respeitar aos percentuais destinados às candidaturas femininas (mínimo de 30%) e de pessoas negras (definidos a cada eleição).

Proibições: Está proibida a divulgação de propaganda de candidatos a cargos eletivos e a defesa de interesses pessoais ou de outros partidos, bem como a utilização de imagens ou de cenas incorretas ou incompletas, de efeitos ou de quaisquer outros recursos que distorçam ou falseiem os fatos ou a sua comunicação. O TSE também proibiu a utilização de matérias que possam ser comprovadas como falsas ou a prática de atos que resultem em qualquer tipo de preconceito racial, de gênero ou de local de origem, além de qualquer prática de atos que incitem a violência.

Além disso, é vedada a veiculação de propaganda com o objetivo de degradar ou ridicularizar candidatas e candidatos, assim como a divulgação ou compartilhamento de fatos sabidamente inverídicos ou gravemente descontextualizados que atinja a integridade do processo eleitoral. Segundo a Corte Eleitoral, eventuais mentiras espalhadas intencionalmente para prejudicar os processos de votação, de apuração e totalização de votos poderão ser punidos com base em responsabilidade penal, abuso de poder e uso indevido dos meios de comunicação.

MPRJ denuncia três acusados pelo assassinato de Moïse Kabagambe

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou, ontem (21), três pessoas pela morte de Moïse Kabagambe, jovem congolês que foi brutalmente espancado em um quiosque na Barra da Tijuca no dia 24 de janeiro. Foi pedida a prisão preventiva de Fábio Pirineus da Silva, Aleson Cristiano de Oliveira Fonseca e Brendon Alexander Luz da Silva. Eles foram presos no dia 2 de fevereiro.

Segundo o MPRJ, o trio cometeu homicídio com crueldade e tratou Moïse como se fosse “um animal peçonhento”, desferindo golpes com um taco de beisebol, socos, chutes e tapas. Ainda de acordo com a denúncia, o crime foi praticado por motivo fútil, decorrente de uma discussão, e foi utilizado recurso que impossibilitou a defesa da vítima, já que o jovem foi derrubado e imobilizado enquanto era espancado e depois teve os pés e as mãos amarrados.

Os três vão responder na Justiça por homicídio triplamente qualificado. “Os denunciados Fábio, Brendon e Aleson, ao agredirem a vítima com tamanha violência e por longo tempo, mesmo quando ela já estava indefesa, concorreram eficazmente para a morte de Moïse”, diz o MP.

O MPRJ pediu a conversão da prisão temporária dos denunciados em preventiva e que uma audiência preliminar analise a conduta dos indiciados Jailton Pereira Campos, Matheus Vasconcelos Lisboa e Viviane Mattos Faria, pelo crime de omissão de socorro à vítima. Segundo o MPRJ, Maicon Rodrigues Gomes não foi indiciado pelo mesmo crime por ter buscado auxílio policial. O inquérito deve ser encaminhado à Vara da Infância e Juventude, para que seja analisada a conduta de um menor de 18 anos envolvido no caso.

Presidente da Câmara espera votar PL sobre cassinos nesta quarta-feira

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-Al) disse hoje (22) que pretende colocar em votação hoje (23), o projeto de Lei (PL) 442/9 que legaliza os jogos no Brasil, como cassinos, bingos, apostas eletrônicas, jogos lotéricos federais e estaduais e jogo do bicho. A proposta é polêmica, mas, na avaliação de Lira, o texto já foi suficientemente debatido e a Casa está pronta para se manifestar favoravelmente ou não à proposta. “Não vamos fazer juízo de valor. São jogos que já existem no Brasil e acontecem como contravenção ou de maneira não oficial todos os dias. São jogos online que patrocinam a seleção brasileira, times de futebol, que patrocinam veículos de comunicação, jogo do bicho, bingo e a possibilidade de cassinos resorts”, disse.

A proposta ainda não tem um relator. O texto aprovado por uma comissão especial, em 2016, prevê que esse tipo de jogo será liberado em todo o território nacional. Segundo o projeto, os cassinos deverão obrigatoriamente ser instalados em resorts como parte de complexo integrado de lazer, cujo tamanho variará segundo a população do estado em que se localizar. O texto diz que será liberado por estado ou no Distrito Federal: um cassino para os estados que têm população de até 15 milhões de habitantes; dois estabelecimentos para aqueles que têm população entre 15 e 25 milhões de habitantes; e três estabelecimentos, no máximo, por estado ou no Distrito Federal, quando a população for maior que 25 milhões. A proposta também proíbe que o mesmo grupo possua dois cassinos no mesmo estado e mais do que cinco em todo o território nacional.

No caso do bingo, o texto permite sua exploração em caráter permanente apenas em casas de bingo, jóquei clube ou em estádio de futebol, ficando proibidos os jogos de bingo eventuais, exceto se realizados por entidades filantrópicas, religiosas e Santas Casas para arrecadar fundos para sua manutenção. Além de liberar os jogos, a proposta também abre a possibilidade de estados explorarem jogos lotéricos. Nesse caso, caberá aos estados regulamentar o funcionamento da loteria estadual e do jogo de bicho, cuja exploração já tenha sido licenciada pela União. Já aos municípios caberá o licenciar o funcionamento de casas de bingo, cuja exploração já tenha sido licenciada pela União

Covid-19: Fiocruz entrega 550 mil doses de vacina 100% brasileira

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) disponibilizou as primeiras doses da vacina contra a covid-19 da marca Oxford/AstraZeneca totalmente produzidas no Brasil. Com isso, a fabricação do imunizante não dependerá mais de insumos de outros países. A Fiocruz entregou um lote de 550 mil doses ao Ministério da Saúde. A entrega faz parte do contrato celebrado entre as instituições e que prevê a disponibilização de 105 milhões de doses. Deste total, 45 milhões devem ser 100% fabricadas no Brasil.

O envio das primeiras doses foi marcado por um ato simbólico na porta do Ministério a Saúde. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, classificou a data como “marcante” para o Brasil por representar a liberdade da dependência externa. “É um grande salto para o nosso país. Isso representa uma grande aposta no fortalecimento do complexo industrial da saúde, que é indissociável, para um país que há 30 anos apostou em construir o maior sistema de acesso universal e gratuito do mundo”, disse Queiroga.

A presidente da Fiocruz, Nísia Trindade, chamou o episódio de um “marco da autossuficiência brasileira”, que evidencia a atuação do Estado brasileiro e do Sistema Único de Saúde no combate à pandemia. “Termos realizado uma transferência tecnológica desse porte em tão pouco tempo para atender a uma emergência sanitária só reafirma o papel estratégico de instituições públicas como a Fiocruz para o desenvolvimento do país e garantia de acesso com equidade a um bem público”, afirmou Trindade.

Transferência tecnológica: O processo de produção da vacina 100% no Brasil fez parte do acordo de transferência de tecnologia entre a Fiocruz e o consórcio Oxford/AstraZeneca. O acordo teve início no ano passado quando a fundação ficou responsável pela finalização e pelo envase da vacina, mas ainda com o Ingrediente Farmacêutico Ativo (IFA) oriundo da China. Com a transferência de tecnologia, a Fiocruz obteve o conhecimento para começar a fabricação do IFA em solo nacional. O desenvolvimento teve início no ano passado. Foi preciso ainda obter autorizações juntamente à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Covid-19: 105,7 mil casos e 816 mortes são registradas em 24 horas

Nas últimas 24 horas, foram registrados 105.776 casos de pessoas infectadas pelo novo coronavírus. Conforme levantamentos de secretarias estaduais e municipais de saúde, foram notificadas também 816 mortes em decorrência de complicações associadas à doença.

Com as novas estatísticas, o total de brasileiros que pegaram covid-19 ao longo da pandemia subiu para 28.351.327. Ontem, o painel de informações da pandemia mantido pelo Ministério da Saúde trazia 28.245.551 casos acumulados. A quantidade de casos em acompanhamento de covid-19 está em 2.199.923. O termo é dado para designar casos notificados nos últimos 14 dias que não tiveram alta nem evoluíram para morte.

Boletim epidemiológico do Ministério da Saúde atualiza os números da pandemia no Brasil.
Ministério da Saúde

.
Com as novas mortes confirmadas, a quantidade de vidas perdidas para a pandemia chegou a 645.420. Ontem, o sistema de dados da pandemia totalizava 644.604 óbitos Ainda há 3.116 mortes em investigação. Isso acontece quando há o registro de óbito do paciente, mas ainda não se sabe se a causa foi covid-19 – o que demanda exames e procedimentos posteriores. Até hoje, 25.505.984 pessoas se recuperaram da covid-19. O número corresponde a 90% dos infectados desde o início da pandemia.

Os dados estão no balanço diário do Ministério da Saúde, divulgado nesta terça-feira (22). Nele, são consolidadas as informações enviadas por secretarias municipais e estaduais de saúde sobre casos e mortes associados à covid-19. Os números, em geral, são menores aos domingos, segundas-feiras e nos dias posteriores a feriados em razão da redução de equipes para a alimentação dos dados. Às terças-feiras e dois dias depois dos feriados, em geral, há mais registros diários pelo acúmulo de dados.

Estados

Segundo o balanço do Ministério da Saúde, no topo do ranking de estados com mais mortes por covid-19 registradas até o momento está São Paulo, com 163.493 óbitos. Em seguida, vem o Rio de Janeiro (71.347), Minas Gerais (59.139), Paraná (42.105) e Rio Grande do Sul (37.978). Já os estados com menos óbitos resultantes da pandemia são Acre (1.962), Amapá (2.098), Roraima (2.125), Tocantins (4.093) e Sergipe (6.230).

SC: Estado confirma 1.593.501 casos, 1.544.741 recuperados e 21.243 mortes

Há, em Santa Catarina, 1.593.501 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.544.741 estão recuperados e 27.517 continuam em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 22. Desde o início da pandemia, 21.243 mortes foram causadas pela Covid-19. Esses números colocam a taxa de letalidade em 1,33%.

Há 33 óbitos a mais na comparação com o boletim anterior. A quantidade de casos confirmados aumentou 6.784 e outras 6.784 pessoas passaram a ser consideradas recuperadas, segundo estimativa do Governo do Estado. Registrou-se uma diminuição de 33 no número de casos ativos.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça-feira, 22
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 287 municípios com casos ativos. Considerando dados proporcionais à população, a regional com a maior quantidade de casos ativos atualmente é a Oeste (847 para cada 100 mil habitantes). Em seguida, estão Serra (709) e Meio-Oeste (546). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (156), Laguna (241) e Carbonífera (259).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 79,4%. Isso significa que, dos 1.044 leitos existentes no estado para adultos, 829 estão ocupados, sendo 252 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Programa InvestSC apoia resort temático e sustentável na região de Campo Alegre

O Programa InvestSC, que comemora seu primeiro ano de atuação prospectando novos investimentos, abre as portas para mais um novo empreendimento, desta vez no Planalto Norte. Com uma previsão de aporte de cerca de R$ 500 milhões e geração de 270 empregos diretos e indiretos, o resort temático e sustentável será construído na região de Campo Alegre. Os detalhes foram apresentados por representantes do projeto ao secretário de Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon e à diretoria de Empreendedorismo e Competitividade.

Artes BHB S/A

“Este investimento reforça mais uma vez a confiança do setor produtivo no Estado. O InvestSC representa as portas abertas na atração e aceleração de investimentos com o apoio aos novos negócios. Este projeto turístico significa novas oportunidades para Campo Alegre e toda a região do Planalto Norte, fortalecendo o desenvolvimento e o turismo em nosso Estado”, afirma o secretário da SDE, Luciano Buligon.

O Resort 

Com uma área de aproximadamente de dois milhões de metros quadrados, o empreendimento propõe recriar a época medieval e contará com dois hotéis, um SPA, um observatório estelar, 16 lojas comerciais em uma vila medieval com vista para os dois castelos, uma igreja e um centro corporativo com anfiteatro para eventos. O projeto prevê atrações como: esqui, patinação no gelo, trenó de montanha, tirolesa, arborismo, trilhas de caminhada e de mountain bike, entre outras atividades.

Sócio e um dos idealizadores do projeto, Hildemar Alves da Motta, explica que criou o resort temático com objetivo de levar pessoas a região, oferecendo algo inovador e que tivesse um grande apelo popular. “Conheci o empresário Carlos Rodolfo Hantschel que me apresentou uma montanha com 1200 metros de altitude na divisa entre a Mata Atlântica e as florestas de araucária, com nascentes, cachoeiras, uma fauna riquíssima e flora exuberante. Numa vista de 360º, o nascer e o pôr do sol, geram imagens incríveis, a observação estelar é magnífica. O inverno proporciona temperaturas de quase zero graus e, no verão, se eleva acima dos 30 graus, um turismo para todo o ano”, relembra Hildemar.

Projeto Sustentável 

De acordo com o projeto, o resort terá a preservação de 100% da mata nativa, as construções serão feitas em área rochosa onde não há crescimento de árvores, terá a produção de energia eólica e o transporte dos hóspedes pelo resort será feito por meio de bondinhos elétricos terrestres. Todo o lixo orgânico, gerado no empreendimento, será destinado à compostagem e o insumo reciclável destinado para entidades sociais no município de Campo Alegre. As madeiras usadas nas instalações são cernes de árvores caídas na floresta do empreendimento, retiradas com toda a legalidade exigida, tratadas e aplicadas na decoração.

A expectativa é, um ano antes da inauguração do resort, oferecer cursos profissionalizantes gratuitos no setor de turismo para moradores de Campo Alegre e região. A partir de agora, o projeto conta com o apoio do Programa InvestSC que vai oferecer todo o apoio para a implementação. A reunião de apresentação foi realizada com a presença dos sócios do empreendimento, Hildemar Motta, Rolf Brietzig, Carlos e Tais Hantschel. O encontro foi coordenado pela Diretoria de Empreendedorismo e Competitividade (Diec) da SDE.

Para Fernando Raupp, secretário executivo de Assuntos Internacionais (SAI), o projeto de resort temático demonstra que Santa Catarina está aberta não só para investimentos de natureza industrial ou comercial, mas também para lazer e entretenimento. “O InvestSC vem mostrando sua  potencialidade, auxiliando empresários que querem se estabelecer em Santa Catarina, abrindo as portas e mostrando o que precisa ser feito para que os estabelecimentos possam vir com segurança para o Estado”, destaca.

Paraná: Secretaria da Saúde confirma mais 11.001 casos e 31 óbitos pela Covid-19

A secretaria estadual da Saúde divulgou nesta terça-feira (22) mais 11.001 casos e 31 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus no Paraná. Os números não representam a notificação das últimas 24 horas. Os dados acumulados do monitoramento mostram que o Estado soma 2.277.795 casos de Covid-19 e 41.876 óbitos pela doença.

Os casos confirmados divulgados nesta terça-feira são de fevereiro (9.698) e janeiro (1.178) de 2022; dezembro (5), novembro (21), outubro (20), setembro (11), agosto (16), julho (2), junho (1), maio (3), março (1), fevereiro (4) e janeiro (2) de 2021; dezembro (13), novembro (24) e julho (2) de 2020. Os óbitos são de fevereiro (29) e janeiro (2) de 2022.

INTERNADOS – O informe relata que 169 pacientes com diagnóstico confirmado estão internados, todos em leitos SUS (75 em UTI e  94 em enfermaria). Há outras 1.027 pessoas internadas, 412 em leitos UTI e 615 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Elas estão na rede pública e particular e são consideradas casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Secretaria da Saúde informa a morte de mais 31 pacientes. São 14 mulheres e 17 homens, com idades que variam entre 39 e 100 anos. Os óbitos ocorreram entre 16 de janeiro e 21 de fevereiro de 2022.

Os pacientes que foram a óbito residiam em Cascavel (6), Londrina (4) e Apucarana (2). Também é registrada a morte de uma pessoa em cada um dos seguintes municípios: Toledo, São José das Palmeiras, Siqueira Campos, Salgado Filho, Reserva do Iguaçu, Rebouças, Ponta Grossa, Piraquara, Maringá, Marechal Cândido Rondon, Laranjal, Imbituva, Guaíra, Guarapuava, Curitiba, Coronel Domingos Soares, Clevelândia, Chopinzinho e Araucária.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento registra 10.436 casos de não residentes no Estado, sendo que 229 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo

Universidades estaduais do Paraná recebem 23,8 mil inscrições no SiSU 2022

As universidades estaduais do Paraná que ofertam vagas pelo Sistema de Seleção Unificado (SiSU) receberam nesta edição 23.840 inscrições. No total foram disponibilizadas 3.790 vagas em cursos de graduação. O resultado da chamada regular foi divulgado nesta terça-feira (22) no site do SiSU (AQUI). Os aprovados em primeira chamada terão até o dia 8 de março para efetivar a matrícula nas respectivas instituições escolhidas

A Universidade Estadual de Londrina (UEL) recebeu 6.955 inscrições para 616 vagas; na Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) foram 2.798 inscritos para 725 vagas; a Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP) teve 2.710candidaturas para 307 vagas; a Universidade Estadual de Maringá (UEM) recebeu 5.182 inscritos para 622 vagas e a Universidade Estadual do Paraná (Unespar) registrou 6.195 inscrições para 1.520 vagas.

CRONOGRAMA – Os classificados devem ficar atentos aos documentos solicitados pelas instituições de ensino superior para a efetivação da matrícula, que vai até 8 de março. Todas as informações estarão disponíveis no sistema, no momento das inscrições.

LISTA DE ESPERA – Os candidatos que não foram selecionados na chamada regular, ou que foram aprovados para a segunda opção de curso, podem integrar a lista de espera. A partir desta terça-feira, até 8 de março, eles devem indicar esse interesse. Após esse prazo, no dia 10 de março, inicia-se a convocação pelas instituições dos candidatos em espera.

INSCRITOS – Para a primeira edição do SiSu neste ano foram ofertadas 221.790 vagas em 6.146 cursos de graduação, em 125 instituições públicas de ensino superior do país.

Carros na pista: F1 abre testes de pré-temporada em Barcelona

Chegou a hora dos carros da F1 voltarem à pista. Na manhã desta quarta-feira (23) os carros aceleram para o primeiro dia de testes de pré-temporada em Barcelona, o princípio das atividades terá temperatura abaixo dos 20°C, céu aberto e nenhuma chance de chuva. O dia de testes conta com dois turnos, o teste no período da manhã e o da tarde.

Diferente do ano passado, 2022 contará com seis dias de teste, sendo três em Barcelona, da quarta, 23, até a sexta, 25, e mais três no Bahrein. Esta será a primeira prova real para todos os novos carros, sendo três dias fundamentais para todos. Como é habitual, cada equipe terá apenas um carro, dividindo o tempo entre seus pilotos.

https://twitter.com/redbullracing/status/1496440258598252547?s=20&t=IV3GmWfmcSUlAcuxTGZa-Q

Fluminense vence em estreia na Pré-Libertadores

O Fluminense deve comemorar muito a vitória de virada por 2 a 1 sobre o Millonarios na noite de terça-feira na Colômbia, em um lotado El Campín. Placar que deixa o time a um empate da classificação para a última fase da Pré-Libertadores. o Tricolor volta a campo no sábado, às 17h (de Brasília), contra o Vasco no Estádio Nilton Santos, pela nona rodada do Campeonato Carioca. O jogo de volta contra o Millonarios será na próxima terça, às 21h30, em São Januário.

Carioca: Botafogo e Flamengo duelam para encostar no líder Fluminense

A noite de hoje (23) será clássico no Campeonato Carioca. Botafogo e Flamengo duelam a partir das 20h (horário de Brasília) em busca da vitória para encostar no líder Fluminense e tentar passar o Vasco na classificação da Taça Guanabara (primeiro turno). As duas equipes somam 16 pontos cada, contra 21 do Tricolor e 19 do Cruzmaltino. O embate no estádio Nilton Santos, válido pela oitava rodada.

Decisão entre Palmeiras e Athletico-PR na Recopa Sul-Americana acontece hoje

O jogo de ida da decisão da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e Athletico-PR acontece nesta quarta-feira (23), às 21h30, na Arena da Baixada, em Curitiba. O título da Recopa Sul-Americana será decidido com o mando do Palmeiras no Allianz Parque, dia 02 de março, às 21h30.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495