China confina quase 30 milhões de pessoas por surto recorde de covid-19

Quase 30 milhões de pessoas foram confinadas na China nesta terça-feira (15), depois que o país registrou o maior surto de covid-19 em dois anos: as autoridades determinaram testes em uma escala que não era observada desde o início da pandemia. O país registrou 5.280 casos de covid-19 nas últimas 24 horas, o maior número desde a primeira onda da pandemia no início de 2020, de acordo com dados da Comissão Nacional da Saúde (CNS).

Ao menos 13 cidades enfrentam um confinamento total e várias adotaram fechamentos parciais. Com as restrições draconianas, o país conseguiu conter as infecções após a primeira onda da doença no fim de 2019 na cidade de de Wuhan, mas enfrentou recentemente vários focos vinculados à variante ômicron. É o sexto dia consecutivo em que o balanço de casos diários supera mil contágios. Os números são pequenos em comparação com outros países, mas dentro da estratégia chinesa de “covid zero” até o menor foco é enfrentado com medidas severas.

A província de Jilin (nordeste do país) foi a mais afetada, com mais 3.000 casos nesta terça-feira, de acordo com a CNS. A capital provincial Changchum, com nove milhões de habitantes, assim como outras cidades, estão em confinamento total. O governador de Jilin prometeu fazer o possível para “alcançara a covid zero comunitária em uma semana”, informou a imprensa estatal. A metrópole tecnológica de Shenzhen (sul), com 17 milhões de habitantes e próxima de Hong Kong, também está confinada.

As medidas provocaram o fechamento de várias fábricas na cidade, entre elas a gigante taiwanesa Foxconn, principal fornecedora da Apple. A Bolsa de Hong Kong registrou queda de 6,20% nesta terça-feira, enquanto Xangai fechou em baixa de 4,95%. Dezenas de voos domésticos a partir dos aeroportos de Pequim e Xangai foram cancelados. “O recente surto de covid e as novas restrições, em particular o confinamento em Shenzhen, pesarão sobre o consumo e causarão interrupções no abastecimento a curto prazo”, afirmou Tommy Wu, da Oxford Economics, em um comunicado.

Covid-19: Brasil já confirmou dois casos da Deltacron, diz ministro

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, confirmou, hoje (15), que o Brasil já registra dois casos de pessoas infectadas por uma variante do novo coronavírus, a Deltacron. A nova cepa combina características genéticas da Ômicron e da Delta e vem sendo monitorada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) desde o início do mês, quando os primeiros casos foram identificados na França. “Nosso serviço de vigilância genômica já identificou dois casos no Brasil. Um no Amapá, outro no Pará”, disse o ministro a jornalistas, ao chegar ao ministério.

Queiroga destacou que, em um contexto de pandemia, no qual um vírus se espalha com maior facilidade entre a população, se replicando velozmente, as probabilidades dele sofrer mutações aumentam. Segundo ele, isso demonstra a importância da população se vacinar. “Esta variante [a Deltacron] é considerada de importância e requer o monitoramento”, acrescentou Queiroga, assegurando que, mesmo com a “desaceleração” do surgimento de novos casos da covid-19 em todo o país, as autoridades sanitárias devem continuar vigilantes.

“Tudo que acontece nos outros países, nós observamos. Monitoramos todos os casos, e isto é fruto do fortalecimento da capacidade de vigilância genômica no Brasil – [fruto] dos fortes investimentos que o governo federal fez após a pandemia”, acrescentou o ministro. De acordo com o Ministério da Saúde, entre a tarde de domingo (13) e o fim da tarde de ontem (14), foram confirmados 11.287 novos casos de covid-19 no país, e 171 mortes em decorrência da doença. Aos sábados, domingos e segundas-feiras, os números contabilizados tendem a ser menores que os dos demais dias da semana devido à dificuldade das secretarias de saúde dos estados e municípios repassarem informações. Mesmo assim, os resultados gerais indicam uma melhora da situação.

Com este cenário, vários estados e municípios já flexibilizaram medidas de controle sanitário, como a obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção. “O STF [Supremo Tribunal Federal] delegou a estados e municípios a prerrogativa de, de maneira complementar à União, dispor a respeito do uso de máscaras. Não se trata de obrigar as pessoas a não usar máscaras, mas sim de desobrigar o uso. E isto depende do cenário epidemiológico [local]. É preciso fazer isto de forma inteligente. Por exemplo, mesmo o número de casos estando desacelerando, é recomendável continuarmos usando as máscaras em hospitais. Pessoas imunocomprometidas e indivíduos que passaram por um transplante também”, finalizou o ministro.

Ministro pede ao Senado para rebaixar covid-19 à situação de endemia

A possibilidade de o país flexibilizar o estado de emergência sanitária foi o assunto de uma reunião entre o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD – MG) e o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta terça-feira (15). “Diante da sinalização, manifestei ao ministro preocupação com a nova onda do vírus, vista nos últimos dias na China. Mas me comprometi a levar a discussão aos líderes do Senado”, publicou o presidente do Senado em sua rede social.Queiroga, que na semana passada, encontrou o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) para tratar do mesmo assunto, também deve se reunir com o presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luiz Fux, sobre o tema.

Balanço: Segundo dados da da última sexta-feira (11), divulgados pela pasta, 91% da população brasileira acima de 12 anos já tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19. Desse total, 84,38% completou o esquema vacinal e apenas 36,48% das pessoas acima de 18 anos receberam a dose de reforço. Nas últimas semanas, alguns municípios e estados revogaram o uso de máscara em ambientes abertos e fechados. Desde o início da pandemia, em março de 2020, o país já registrou 656 mil mortes para o novo coronavírus e aproximadamente 29,4 milhões de infectados.

Covid-19: Brasil tem 29,4 milhões de casos e 655,6 mil mortes

O Brasil registrou, desde o início da pandemia, 655.585 mortes por covid-19, segundo o boletim epidemiológico divulgado hoje (15) pelo Ministério da Saúde. O número total de casos confirmados da doença é de 29.432.157. Em 24 horas, foram registrados 52.094 casos. No mesmo período, foram confirmadas 336 mortes de vítimas do vírus. Ainda segundo o boletim, 27.968.811 pessoas se recuperaram da doença e 807.761 casos estão em acompanhamento.

Estados

São Paulo lidera o número de casos, com 5,1 milhões, seguido por Minas Gerais (3,27 milhões) e Paraná (2,38 milhões). O menor número de casos é registrado no Acre (123,3 mil). Em seguida, aparece Roraima (154,6 mil) e Amapá (160,2 mil). Em relação às mortes, São Paulo tem o maior número de óbitos (166.182), seguido de Rio de Janeiro (72.254) e Minas Gerais (60.370). O menor número de mortes está no Acre (1.990), no Amapá (2.119) e em Roraima (2.140).

Boletim epidemiológico da covid-19
Divulgação/ Ministério da Saúde

Vacinação

Até hoje, foram aplicadas 386,4 milhões de doses de vacinas contra a covid-19, sendo 171,1 milhões com a primeira dose e 147,5 milhões com a segunda dose. A dose única foi aplicada em 4,7 milhões de pessoas. Mais 60,5 milhões receberam a dose de reforço.

SC: Estado confirma 1.651.040 casos, 1.622.544 recuperados e 21.587 mortes

O Governo de Santa Catarina informou que há 1.651.040 casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus, sendo que 1.622.544 se recuperaram e 6.909 estão em acompanhamento. O balanço foi divulgado nesta terça-feira, 15. A Covid-19 causou 21.587 mortes no estado desde o início da pandemia. A taxa de letalidade atual é de 1,31%.

Houve um recuo de 255 no número de casos ativos e há 20 óbitos a mais em comparação com o dia anterior. Aos casos confirmados se somaram 2.993, enquanto a estimativa de recuperados cresceu 3.228.

>>> Confira aqui o boletim diário desta terça-feira, 15
>>> Confira o detalhamento dos óbitos por data
>>> Saiba mais sobre as fontes e os conceitos dos dados

O Governo do Estado estima que haja 24 municípios sem casos ativos. A região com a maior quantidade de casos ativos hoje, proporcionalmente à população, é a Oeste, que tem 213 para cada 100 mil habitantes. Em seguida, estão Meio-Oeste (157) e Serra (156). As que menos têm são Foz do Rio Itajaí (48), Médio Vale do Itajaí (52) e Alto Vale do Itajaí (54).

A taxa de ocupação dos leitos de UTI Adulto pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em Santa Catarina é de 74,9%. Isso significa que, dos 792 leitos existentes no estado para adultos, 593 estão ocupados, sendo 53 por pacientes com confirmação ou suspeita de Covid-19.

Mafra recebe novo ônibus escolar do Governo do Estado

Créditos: Divulgação

O transporte escolar de Mafra conta com mais um reforço para segurança e conforto dos alunos. O Prefeito Emerson Maas e a Secretária Municipal de Educação, Jamine Emmanuelle Henning receberam das mãos do Governador Carlos Moisés, as chaves do novo ônibus, com capacidade para 60 lugares, que vai incorporar a frota da educação do município.

Mafra foi uma das 23 cidades catarinenses contempladas com ônibus escolar. A entrega aconteceu na tarde desta terça-feira, 15, em cerimonia realizada em Florianópolis.

Credibilidade e gratidão. Essas foram as palavras do Prefeito ao receber as chaves. “Somos gratos ao Governo do Estado por mais uma vez contemplar Mafra com essa destinação. Consideramos como resultado da credibilidade que a gestão vem transmitindo para as esferas estadual e federal”, declarou.

Paraná: Saúde registra mais 3.519 casos e 44 óbitos pela Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde divulgou nesta terça-feira (15) mais 3.519 casos confirmados e 44 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 2.375.716 casos confirmados e 42.491 mortos pela doença.

Os casos são de março (1.992), fevereiro (854) e janeiro (623) de 2022; dezembro (2), novembro (1), outubro (6), setembro (1), julho (2), junho (7), maio (10), abril, (1), fevereiro (10) de 2021; e julho (2) de 2020. Os óbitos são de março (29), fevereiro (10) e janeiro (4) de 2022; e junho (1) de 2021.

INTERNADOS – 81 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados em leitos SUS (40 em UTIs e 41 em leitos clínicos/enfermaria) e nenhum em leitos da rede particular (UTI ou leitos clínicos/enfermaria). Há outros 576 pacientes internados, 254 em leitos de UTI e 322 em enfermarias, que aguardam resultados de exames. Eles estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos de infecção pelo Sars-CoV-2.

ÓBITOS – A Sesa informa a morte de mais 44 pacientes. São 21 mulheres e 23 homens, com idades que variam entre 7 e 100 anos. Os óbitos ocorreram entre 13 de junho de 2021 e 15 de março de 2022. Os pacientes que foram a óbito residiam em Goioerê (9), Curitiba (7), Londrina (6), Ponta Grossa (3), Lapa (3), Tibagi, Porto Vitória, Pinhais, Pato Branco, Paranaguá, Palmeira, Paiçandu, Maringá, Marialva, Jussara, Itaguajé, Irati, Foz do Iguaçu, Cambira, Cambará e Astorga.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Sesa registra 10.709 casos de residentes de fora do Estado – 231 pessoas foram a óbito.

Confira o informe completo clicando AQUI

Informe semanal da dengue confirma o primeiro óbito pela doença no Paraná

O boletim semanal da dengue publicado nesta terça-feira (15) pela Secretaria de Estado da Saúde confirma o primeiro óbito do novo período sazonal da doença, que iniciou no dia 1º de agosto e deve seguir até julho de 2022. Trata-se de um paciente do sexo masculino, com 58 anos de idade, com comorbidade e residente no município de Nova Esperança, de abrangência da 15ª Regional de Saúde de Maringá. Os dados do 29º Informe Epidemiológico apresentam 27.887 casos notificados da doença, com 2.811 casos confirmados, que correspondem a 10% do total. Existem 4.970 em investigação (18%). Em relação ao informe anterior, houve um aumento de 15% das notificações e de 64% de casos confirmados.

Desde o mês de fevereiro, 28 municípios têm confirmado casos de forma contínua. Entre eles estão Ampére, Arapongas, Cafelândia, Cascavel, Catanduvas, Cianorte, Cornélio Procópio, Cruzeiro do Oeste, Dois Vizinhos, Esperança Nova, Francisco Beltrão, Iracema do Oeste, Japurá, Lobato, Londrina, Maringá, Marmeleiro, Marumbi, Matelândia, Medianeira, Nova Esperança, Nova Santa Rosa, Pérola, Pinhal de São Bento, Realeza, Salto do Lontra, São Jorge do Ivaí e Umuarama. “A atenção está voltada para a Covid-19, mas não podemos esquecer das outras doenças, principalmente quando falamos de dengue. Infelizmente, ocorreu o primeiro óbito pela doença e por isso devemos redobrar os cuidados”, ressaltou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Confira o informe completo clicando AQUI.

Campanha nacional de vacinação contra a gripe começa em 4 de abril

O Ministério da Saúde inicia no dia 4 de abril a campanha nacional de vacinação contra a gripe. A meta é imunizar cerca de 76,5 milhões de pessoas até o dia 3 de junho, data prevista para encerramento da campanha. Em nota, o ministério alerta para a importância da vacinação dos grupos prioritários para evitar surtos da doença, que pode sobrecarregar os serviços de saúde e até levar à morte. Segundo a pasta, 80 milhões de doses da vacina Influenza trivalente, produzidas pelo Instituto Butantan e eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, estarão disponíveis no Sistema Único de Saúde (SUS). No caso das crianças de 6 meses a menores de 5 anos que já receberam ao menos uma dose da vacina Influenza ao longo da vida, deve-se considerar o esquema vacinal com apenas uma dose em 2022. Para as crianças que serão vacinadas pela primeira vez, a orientação é agendar a segunda aplicação da vacina contra gripe para 30 dias após a primeira dose.

A campanha nacional ocorrerá em duas etapas. Na primeira, entre os dias 4 de abril e 2 de maio, serão vacinados idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. A segunda etapa, que vai de 3 de maio a 3 de junho, tem como público-alvo crianças de 6 meses até 4 anos, 11 meses e 29 dias; gestantes e puérperas; povos indígenas; professores; pessoas com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; membros de forças de segurança e salvamento e das Forças Armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; trabalhadores portuários; funcionários do sistema prisional; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa e pessoas privadas de liberdade.

Governo vai antecipar 13º salário de aposentados e pensionistas do INSS

O governo federal decidiu repetir, neste ano, a antecipação do pagamento do 13º salário de aposentados e pensionistas da Previdência. A medida já foi adotada em 2020 e 2021 nestes anos, foi justificada pelos impactos econômicos da pandemia de Covid. O anúncio deve ser feito nesta quinta-feira (17). Segundo o modelo desenhado até o momento, a primeira parcela do 13º será paga em abril, e a segunda, em maio. Tradicionalmente, o 13º das aposentadorias e pensões do INSS é pago no segundo semestre.

Outra medida anunciada pelo governo será a liberação de um saque de R$ 1 mil do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) para trabalhadores com carteira assinada. Uma medida provisória deve ser assinada nos próximos dias. Segundo o Ministério da Economia, o objetivo da medida é incrementar a renda dos beneficiários, injetando R$ 52,7 bilhões na economia do país e favorecendo o processo de recuperação econômica após o impacto da pandemia do novo coronavírus. A medida não tem impacto orçamentário, já que haverá somente a antecipação do pagamento do benefício, sem acréscimo na despesa prevista para o ano.

Aneel aprova empréstimo milionário de R$ 10,5 bi para distribuidoras de energia

Com prejuízos acarretados pela crise energética do ano passado, as distribuidoras de energia receberão R$ 10,5 bilhões em empréstimos bancários divididos em duas parcelas. O valor foi aprovado hoje (15) pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), em reunião extraordinária. Os recursos serão emprestados por um pool (conjunto) de bancos públicos e privados e têm como objetivo diluir os impactos financeiros da escassez hídrica em 2021 e reduzir a alta da energia neste ano. Em contrapartida, os consumidores pagarão o empréstimo em parcelas, por meio de um encargo na conta de luz que será cobrado a partir de 2023. Na reunião desta terça-feira, a Aneel também aprovou a liberação da primeira parcela, de R$ 5,3 bilhões. O dinheiro será depositado na Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) e rateado entre as distribuidoras pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE), conforme o prejuízo de cada empresa com a escassez hídrica.

O valor da primeira parcela cobrirá R$ 2,33 bilhões do adiamento de cobranças da conta de luz pelas distribuidoras e R$ 1,68 bilhão do bônus para os consumidores que economizaram energia no segundo semestre do ano passado. Também serão cobertos R$ 790 milhões de importação de energia no auge da crise hídrica, em julho e agosto de 2021; e R$ 540 milhões do saldo negativo das bandeiras tarifárias que arrecadaram menos que o necessário. Estimada em R$ 5,2 bilhões, a segunda parte do empréstimo ainda passará por consulta pública e não tem previsão de quando será regulamentada pela Aneel.

Essa parcela cobrirá o custo do leilão emergencial para contratação de energia de usinas termelétricas para fornecimento a partir de 1º de maio deste ano. Segundo a Aneel, o prazo total do financiamento e os juros do empréstimo ainda serão definidos com os bancos que participarão da operação. O órgão prevê que o dinheiro chegue às distribuidoras na primeira quinzena de abril. No início de fevereiro, a área técnica da Aneel tinha sugerido que o valor do empréstimo ficasse em R$ 10,8 bilhões: R$ 5,6 bilhões na primeira parcela e R$ 5,2 bilhões na segunda. A diretoria do órgão aprovou valor um pouco menor, porque as chuvas no centro-sul elevaram o nível dos reservatórios neste ano e reduziram-se os prejuízos.

Ministro do STJ mantém júri popular de acusado de matar Marielle

O ministro Rogério Schietti, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), negou ontem (14) um recurso do policial militar reformado Ronnie Lessa e manteve a submissão dele a júri popular. Ele é acusado de ser um dos executores do assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. A decisão foi tomada no mesmo dia em que o crime completou quatro anos. Em 14 de março de 2018, Marielle Franco e Anderson Gomes foram baleados dentro do carro em que transitavam na região central do Rio de Janeiro. No STJ, a defesa de Lessa havia pedido sua absolvição sumária ou o afastamento da decisão judicial que remeteu o caso a júri popular. Ele responde pelo crime de homicídio qualificado, incluindo as qualificantes de motivo torpe e emprego de recurso que impossibilitou a defesa da vítima.

Schietti, contudo, não acolheu o pedido. O ministro considerou que a decisão de envio do caso a júri popular foi adequada e fartamente justificada. Entre as evidências apresentadas, ele apontou registros de que Lessa estaria monitorando Marielle antes do dia do crime – por exemplo, em pesquisas online sobre os locais em que a vereadora costumava atuar, o seu partido político (PSOL) e os endereços que frequentava, entre outros indícios. “Essas são algumas das provas citadas na pronúncia, mantida em segundo grau, que consubstanciam lastro mínimo, judicializado, da admissibilidade da acusação a ser desenvolvida em plenário do júri. As instâncias ordinárias justificaram a suspeita que recai sobre o agravado, acerca de crime contra a vida”, escreveu o ministro.

Presidente da Ucrânia discursa hoje para o Congresso americano

Nesta quarta-feira é esperado um discurso do presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, para o Congresso americano. O evento deve aumentar a pressão de alguns congressistas sobre o presidente americano, Joe Biden, para a adoção de medidas mais fortes contra a Rússia.

A capital da Ucrânia, Kiev, está sob toque de recolher de 35 horas após explosões atingirem prédios residenciais. As negociações entre delegações russas e ucranianos prosseguirão nesta quarta-feira. Cercada por tropas russas, Kiev está em alerta para ataques aéreos. Será permitido que as pessoas circulem apenas para entrar em abrigos antiaéreos. Nas primeiras horas desta quarta, um prédio residencial de 12 andares perto do centro de Kiev foi atingido por um bombardeio russo, de acordo com o serviço de emergência da Ucrânia.

A Rússia disse nesta quarta que as “negociações de paz” com a Ucrânia não são fáceis, mas que há alguma esperança de chegar a um compromisso e que a “neutralidade para a Ucrânia” está sendo seriamente discutida. “As negociações não são fáceis por razões óbvias”, disse o ministro das Relações Exteriores, Sergei Lavrov, à RBC News. “Mas, no entanto, há alguma esperança de chegar a um compromisso.”

Autoridade ucraniana diz que vê espaço para acordo com Rússia

Um alto funcionário ucraniano disse nesta terça-feira (15) que as conversações com a Rússia sobre o fim da guerra são muito difíceis, mas disse que há “certamente espaço para um acordo”, acrescentando que as negociações continuarão hoje quarta-feira (16). É um processo de negociação muito difícil. Existem contradições fundamentais, mas certamente há espaço para acordos”, disse Mykhailo Podolyak, assessor do presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, no Twitter.

As conversas foram retomadas por meio de uma videoconferência na terça-feira. Autoridades ucranianas mostraram esperança de que a guerra possa terminar mais cedo do que o esperado, dizendo que Moscou pode estar aceitando seu fracasso em impor um novo governo a Kiev pela força. Em uma sugestão de possível compromisso, Zelenskiy disse que a Ucrânia está preparada para aceitar garantias de segurança que ficam aquém de seu objetivo de longo prazo de se tornar membro da Otan, ao qual Moscou se opõe.

Cinegrafista e jornalista da rede americana Fox News morrem após ataque na Ucrânia

O cinegrafista Pierre Zakrzewski, do canal americano Fox News, e a jornalista ucraniana Oleksandra “Sasha” Kuvshynova, morreram após um ataque na Ucrânia, informou a emissora ao g1 nesta terça-feira (15). Zakrzewski e Kuvshynova foram atingidos no mesmo ataque que o correspondente da emissora, Benjamin Hall, sobre o qual se divulgou nesta segunda (14) que estava ferido (veja vídeo abaixo). Kuvshynova, de origem ucraniana, colaborava com a equipe da emissora como consultora. No domingo, um outro jornalista americano morreu baleado, também na região de Kiev.

Jornalista americano é morto na Ucrânia

Zakrzewski, Kuvshynova e Hall estavam viajando em um carro em Horenka, na região de Kiev, quando foram atingidos. A emissora informou que Hall foi hospitalizado com seus ferimentos, mas até o momento nenhuma atualização foi divulgada sobre sua condição.  Zakrzewski, que morava em Londres, trabalhava na Ucrânia desde fevereiro., e foi descrito pela CEO da Fox News, Suzanne Scott, como um veterano da rede “que cobriu quase todas as histórias do Iraque ao Afeganistão e à Síria durante”. “Sua paixão e talento como jornalista eram incomparáveis”, escreveu em um comunicado. “Ele era profundamente comprometido em contar as histórias e sua bravura, profissionalismo e ética de trabalho eram reconhecidos entre os jornalistas de todos os meios de comunicação.” Kuvshynova

Kuvshynova tinha 24 anos e trabalhava como consultora Sasha estava servindo como consultor para nós na Ucrânia. Suzanne Scott, disse em uma mensagem enviada à equipe que Sasha estava ajudando as equipes a navegar pela cidade, reunir notícias e conversar com fontes. “Trabalhando 24 horas por dia, ela ajudou a compartilhar a história da Ucrânia com o mundo e somos gratos a ela por isso”, escreveu. “Nossos correspondentes e nossos produtores dizem que ela era trabalhadora, engraçada, gentil e corajosa, o que você tem que ser para fazer esse tipo de trabalho.”

Prédio de 12 andares é atingido na Ucrânia

Um prédio de 12 andares da cidade de Kiev foi atingido por artilharia e colapsou parcialmente. Pessoas que estavam no prédio foram retiradas —pelo menos 37 saíram, e há pelo menos dois feridos. A cidade está com uma ordem de toque de recolher que começou na terça-feira

Líderes de países da União Europeia voltam para a Polônia

A delegação que incluía os primeiros-ministros da Polônia, República Tcheca e Eslovênia voltaram para a Polônia depois de visitarem a cidade ucraniana de Kiev. Participaram da viagem as seguintes autoridades: Mateusz Morawiecki, primeiro-ministro da Polônia; Petr Fiala, primeiro-ministro da República Tcheca; Janez Jansa, primeiro-ministro da Eslovênia. Eles foram a Kiev de trem para demonstrar apoio aos ucranianos durante a invasão do país pelas tropas russas.

Forças ucranianas destroem helicópteros russos no aeroporto de Kherson

Novas imagens de satélite do Planet Labs mostra a destruição de  vários helicópteros militares russos no Aeroporto Internacional de Kherson nesta terça-feira (15). É o ataque mais destrutivo conhecido que os militares ucranianos realizaram contra as forças russas durante a guerra, com pelo menos três aeronaves destruídas no aeroporto. Veículos militares vistos perto do aeroporto também foram atingidos.

Em outra imagem, mostra uma grande nuvem de fumaça vinda do aeroporto. O ataque militar no aeroporto foi captado pelo Fire Information for Resource Management System (Firms) da Nasa, que rastreia grandes incêndios em todo o mundo. De acordo com os dados sensoriais coletados, o ataque militar ocorreu por volta das 13h42 no horário local (8h42 horário de Brasília).

América-MG faz história e garante vaga nos grupos da Libertadores

O América-MG fez história na noite desta terça-feira (15), pois superou a pressão da torcida que compareceu ao estádio Monumental, em Guayaquil (Equador), e bateu o Barcelona por 5 a 4 na disputa de pênaltis, após empate por 0 a 0 nos 90 minutos, para se classificar pela primeira vez na história para a fase de grupos da Copa Libertadores. Com a classificação garantida, cabe agora ao América-MG aguardar o sorteio dos grupos da Libertadores, que está programado para ser realizado no dia 25 de março.

Ceará derrota Tuna Luso e se classifica na Copa do Brasil

Com gols de Vina e Cléber, o Ceará bateu a Tuna Luso por 2 a 0, na noite desta terça-feira (15) no estádio do Castelão, e chegou à 3ª fase da Copa do Brasil.

Copa do Brasil: Atlético-GO bate Nova Venécia e alcança 3ª fase

O Atlético-GO avançou para a terceira fase da Copa do Brasil após derrotar o Nova Venécia por 2 a 1, nesta terça-feira (15) no estádio Antonio Accioly. A vitória final do Atlético-GO foi garantida ainda antes do intervalo. Aos 44, Shaylon voltou a brilhar, aproveitando rebote para bater de esquerda e superar o goleiro Harrisson.

Vasco e Flamengo se enfrentam em busca de vaga na final do Carioca

A fase final do Campeonato Carioca terá seu primeiro capítulo na noite desta quarta-feira (16), com o jogo entre Vasco e Flamengo disputado a partir das 20h (horário de Brasília) no estádio do Maracanã. O Rubro-Negro chega às semifinais da competição com uma pequena vantagem na partida. Por causa da melhor campanha na primeira fase, ele avança para a decisão mesmo com empates nas duas partidas. A volta será no próximo domingo (20), a partir das 16h.

Fonte: Agência Nacional/EBC – Agência Senado – Agência Câmara dos Deputados – Agências de Notícias dos estados de SC e Paraná  

Anuncie de forma simples, objetiva e descomplicada

 3642-7495